Curriculum Vitae

Marta Carla Valeixo Gomes Carlos

Data da última atualização »Last update : 11/09/2018


Marta Gomes é licenciada desde 1996 e Mestre desde 2002 na área de Psicologia Educacional pelo ISPA- Instituto Universitário. Atualmente, está a finalizar a tese de doutoramento na especialização de Psicologia Educacional com a orientação da Professora Doutora Vera Monteiro no ISPA-Instituto Universitário, tese essa, inserida no Projeto do Centro de Investigação em Educação (CIE - ISPA) intitulado Práticas avaliativas promotoras de aprendizagem: impacto no sucesso escolar dos alunos, na sua orientação motivacional e emoções, PTDC/MHC-CED/1680/2014. É Psicóloga Educacional desde 1996, tendo realizado diversos trabalhos em instituições educativas; Intervenção comunitária, câmaras municipais, etc.; no âmbito das necessidades educativas especiais; em projetos de intervenção com idosos, com crianças, pais e professores; na prevenção da SIDA e no trabalho com técnicos de saúde, pais, professores e adolescentes; é formadora e investigadora (na área da Psicologia Cognitiva anteriormente, na área da Psicologia da Educação atualmente). É docente no ISPA- Instituto Universitário desde 1997 e desde então, já lecionou nas unidades curriculares de Psicologia Cognitiva I e II do 1º ano do 1º ciclo, parte integrante do Mestrado Integrado em Psicologia; Psicologia da Educação I e II do 3º ano; Psicologia da Comunicação e da Linguagem do 3º ano ; Psicologia e Ética do 3º ano ; Métodos de Avaliação em Psicologia da Educação do 4º ano (2º ciclo) no Mestrado em Psicologia Educacional. É membro do Departamento de Psicologia da Educação no ISPA-Instituto Universitário e Professora Tutora no 3º ano da licenciatura em Ciências Psicológicas (1º ciclo, parte integrante do Mestrado Integrado em Psicologia).


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=3527229843765478


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Marta Carla Valeixo Gomes Carlos
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Gomes, Marta
Categoria profissional
Position
Assistente
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Psicologia.
Endereço profissional
Professional address
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Rua Jardim do Tabaco, 34
Lisboa
1149--041 Lisboa
Portugal
Telefone: (+351)218811700
Fax: (+351)218860954
Correio electrónico: martag@ispa.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
1999-2002 Mestrado
Master degree
Psicologia Educacional (2 anos » years) .
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.

1991-1996 Licenciatura
Licentiate degree
Psicologia Educacional (5 anos » years) .
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2016-2016 Curso de curta duração
Short course
Avaliação Psicológica de Crianças com Dificuldades de Aprendizagem.
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.

2011-2011 Curso de curta duração
Short course
Dislexia: Avaliação e Intervenção.
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.

2011-2011 Curso de curta duração
Short course
Hiperactividade e Défice de Atenção: Avaliação Psicológica em Crianças.
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.

2008-2008 Curso de curta duração
Short course
Estatística e Análise de Dados.
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.

2005-2007 Outros
Others
Programa de Doutoramento em Psicologia.
Faculdade de Psicologia Universidade de Lisboa, Portugal.

1997-1997 Curso de curta duração
Short course
Recrutar e Selecionar.
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Mai/2016-Actual Assistente

ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Out/2009-Actual Assistente
Out/2005-Set/2009 Assistente (PS)
Out/2002-Set/2005 Assistente
Out/1998-Set/2002 Assistente Estagiário
Fev/1997-Set/1998 Assistente Estagiário (PS)

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Out/2005-Set/2009 Bolsa para doutoramento

ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Jan/2002-Set/2005 Assistente





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)


ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Jan/2002-Set/2005
Linhas de investigação»Research fields:


Mecanismos Psicossociais no Desenvolvimento e na Aprendizagem






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Mecanismos Psicossociais no Desenvolvimento e na Aprendizagem




Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem).
Fala
Speaking
Inglês (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente).

Reading
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Ordem dos Psicólogoa, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Cláudio, Victor; Mateus, Maria; Guerreiro, Marta. 2000. A escola e a Sida.  In Sida, eu e os outros , ed. Cláudio, V. & Mateus, M., 223 - 235. . Lisboa: Climepsi.
Anteriormente assinava como Marta Guerreiro e presentemente como Marta Gomes.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Guerreiro, Marta; Matta, Isabel. 1999. "Efeitos do tipo de instrução/objectivo na memorização e recordação", Análise Psicológica, 1: 27 - 38.
Anteriormente assinava como Marta Guerreiro.
2. Almeida, Marta; Guerreiro, Marta; Mata, Lurdes. 1998. "O desenvolvimento de competências ortográficas e as interacções sociais", Análise Psicológica, 2: 321 - 329.
Anteriormente assinava como Marta Guerreiro.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Guerreiro, Marta; Matta, Isabel. 2003. "Verbalizar as experiências: Estilos e benefícios cognitivos decorrentes", Trabalho apresentado em 11º Colóquio de Psicologia e Educação, In Actas do 11º Colóquio de Psicologia e Educação, Lisboa.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Monteiro, Vera; Mata, Lurdes; Santos, Natalie; Sanches, Cristina; Gomes, Marta. Refletindo sobre a avaliação e o feedback no contexto escolar,Ciência 2018 - Encontro de Ciência e Tecnologia em Portugal,Lisboa,2018 (Comunicação).
2. Santos, Natalie; Mata, Lurdes; Monteiro, Vera; Sanches, Cristina; Gomes, Marta. Diferenças de género na perceção de competências e no desempenho a matemática em estudantes do ensino básico,6th International Congress of Educational Sciences and Development,Setúbal,2018 (Comunicação).
3. Gomes, Marta; Monteiro, Vera; Mata, Lurdes; Santos, Natalie; Sanches, Cristina. Questionário de Autorregulação – Académico (SRQ-A): Adaptação para crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico,14º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação,Lisboa,2018 (Poster).
4. Monteiro, Vera; Mata, Lurdes; Gomes, Marta; Sanches, Cristina; Santos, Natalie. Quality of teacher written feedback in elementary school,9th Biennial Conference of Earli SIG1: Assessment and Evaluation,Helsinqui,2018 (Comunicação).
5. Monteiro, Vera; Mata, Lurdes; Gomes, Marta; Sanches, Cristina; Santos, Natalie. Refletindo sobre a prática de dar e receber feedback em contexto escolar,14º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação,Lisboa,2018 (Comunicação).
6. Gomes, Marta; Monteiro, Vera; Mata, Lurdes; Santos, Natalie; Sanches, Cristina. Perfis motivacionais dos alunos do 1º ciclo e a sua relação com o desempenho na matemática,14º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação,Lisboa,2018 (Comunicação).
7. Santos, Natalie; Monteiro, Vera; Mata, Lurdes; Sanches, Cristina; Gomes, Marta. Questionário de emoções de realização: Validação para crianças do 1º ciclo do Ensino Básico,14º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação,Lisboa,2018 (Poster).
8. Monteiro, Vera; Mata, Lurdes; Gomes, Marta; Sanches, Cristina; Santos, Natalie. Conceções da avaliação e do feedback em contexto escolar,25º Colóquio AFIRSE Portugal,Lisboa,2018 (Comunicação).
9. Monteiro, Vera; Mata, Lurdes; Peixoto, Francisco; Gomes, Marta; Sanches, Cristina. Feedback! O que os professores e alunos têm a dizer sobre isto? ,14º Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,Braga,2017 (Comunicação).
10. Monteiro, Vera; Peixoto, Francisco; Mata, Lurdes; Gomes, Marta; Sanches, Cristina. Teacher’s support and students’ motivation and achievement,42nd Annual Conference Changing Perspectives and Approaches in Contemporary Teaching,Dubrovnic,2017 (Comunicação).
11. Gomes, Marta; Monteiro, Vera; Mata, Lurdes; Peixoto, Francisco; Sanches, Cristina. The Portuguese Academic Self-Regulation Questionnaire for Elementary Students: Adaptation and Analysis of its Psychometric Properties,14th European Conference on Psychological Assessment,,Lisboa,2017 (Poster).
12. Monteiro, Vera; Mata, Lurdes; Peixoto, Francisco; Sanches, Cristina; Gomes, Marta. Escala de autorregulação para a matemática para alunos dos 3º e 4º anos de escolaridade,3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses,Porto,2016 (Comunicação).
13. Monteiro, Vera; Mata, Lurdes; Peixoto, Francisco; Gomes, Marta; Sanches, Cristina. O que é e para que serve a avaliação em sala de aula? ,14º Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,Braga,2016 (Comunicação).
14. Gomes, Marta; Garcia Marques, L. O uso de imagens na redução das ilusões da memória, em crianças, pré-adolescentes e adolescentes,13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação,Lisboa,2015 (Poster).
15. Gomes, Marta; Garcia Marques, L. Contributos para o estudo de falsas memórias de crianças e adolescentes com listas de palavras associadas e o poder da exposição a imagens,Ciclo de Conferências 2014: A ciência que por cá se faz,Lisboa,2014 (Comunicação).
16. Gomes, Marta; Garcia Marques, L. Falsas memórias de crianças, pré-adolescenetes e adolescentes analisadas em listas de palavras associadas: As imagens fazem a diferença?,Ciclo de Conferências 2012: A ciência que por cá se faz,Lisboa,2012 (Comunicação).
17. Gomes, Marta; Garcia Marques, L. Uma memória fiel ou infiel ao estudo? Testagem de condições de codificação e recuperação da informação: Idade e efeitos da distintividade da informação,12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação,Lisboa,2012 (Comunicação).
18. Gomes, Marta; Garcia Marques, L. Falsas memórias em crianças, pré-adolescentes e adolescentes analisadas com listas de palavras associadas: Incluir imagens suprime a ilusão da memória? ,I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento,Lisboa,2011 (Comunicação).
19. Gomes, Marta; Garcia Marques, L. Falso reconhecimento e processos de monitorização diagnósticos na ilusão DRM em crianças: Decisões claras provêm da distintividade das imagens?,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação).
20. Gomes, Marta; Garcia Marques, L. Reducing False Memories in Younger and Older Children: The Effect of Distinctive Information on False Recall and False Recognition Providing Pictorial Enconding,11th European Congress of Psychology,Oslo,2009 (Poster).
21. Gomes, Marta; Garcia Marques, L. Ao encontro da metacognição: A redução do falso reconhecimento através do estudo de imagens e a promoção da heurística da distintividade em crianças,4º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental ,Lisboa,2009 (Comunicação).
22. Gomes, Marta; Marques, Leonel G. Studying pictures and meeting metacognition to reduce false recognition in children: The distinctiveness heuristic. ,11th European Congress of Psychology,Oslo,2009 (Comunicação).
23. Gomes, Marta; Garcia Marques, L. Individual differences in susceptibility to false-memory illusion among children: Is intelligence related? ,10th European Congress of Psychology,Praga,2007 (Comunicação).
24. Gomes, Marta; Marques, Leonel G. Diferenças individuais na produção de falsas memórias em crianças e a sua relação com a inteligência,6º Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia ,Évora,2006 (Comunicação).
25. Gomes, Marta; Matta, Isabel. Young children memories: Why to talk about experience?,12th European Conference on Quality in Early Childhood Education,Lefkosia,2002 (Comunicação).
26. Gomes, Marta; Matta, Isabel. O que a criança ouve, vê e recorda,11º Colóquio de Psicologia e Educação ,Lisboa,2002 (Comunicação).
27. Gomes, Marta; Matta, Isabel. Verbalizar ou não as experiências, estilos linguísticos dos adultos e os seus efeitos na memória das crianças em idade pré-escolar,11º Colóquio de Psicologia e Educação,Lisboa,2002 (Poster).








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
4

Livros e capítulos
Books and book chapters
1
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
2
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
2
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
1
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1

Total
Produção técnica
Technical production
27

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
27


Visualizações do curriculum [ 1390 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 23-03-2019 às 17:36:41
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (2)
 Co-authors listed in Degóis