Francisco José Rodrigues de Sousa
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
12/12/2018 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Francisco José Rodrigues de Sousa |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Sousa, Francisco |
Categoria profissional
Position |
Professor Auxiliar |
Endereço profissional
Professional address |
Universidade dos Açores Departamento de Ciências da Educação Delegação do Campus de Angra do Heroísmo, Rua Capitão João d Ávila, Pico da Urze 9700-042 Angra do Heroísmo Portugal Telefone: (+351)295402200 Correio electrónico: fsousa@uac.pt Homepage: http://sites.uac.pt/fsousa |
Sexo
Gender |
Masculino»Male |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
1999-2005 |
Doutoramento Phd |
Ramo de Educação, Especialidade de Desenvolvimento Curricular.
Universidade dos Açores,
Portugal.
|
1997 |
Provas de Aptidão Pedagógica/Capacidade Científica Evaluation of Pedagogic Readiness/Cientific Ability |
Desenvolvimento Curricular
(2 anos » years)
.
Universidade dos Açores,
Portugal.
|
1991-1992 |
Licenciatura Licentiate degree |
Professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico - Variante de Português e Inglês
(1 anos » years)
.
Universidade do Algarve,
Portugal.
|
1988-1991 |
Bacharelato Bachelor degree |
Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
(3 anos » years)
.
Universidade dos Açores,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2016-2016 |
Curso de curta duração Short course |
Fundamentals of Graphic Design.
California Institute of the Arts (via Coursera),
Estados Unidos.
|
2015-2015 |
Curso de curta duração Short course |
Design thinking - 2nd iteration.
Macromedia University of Applied Sciences/ iversity,
Alemanha.
|
2014-2014 |
Curso de curta duração Short course |
Conflict resolution & negotiation.
Pluris,
Portugal.
|
2010-2011 |
Curso de curta duração Short course |
Formação em Blended Learning FBL'01.
Universidade Aberta,
Portugal.
|
2007-2008 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Competências pedagógicas e didáticas em e-learning e TIC.
Aniconsulta (formação adjudicada pela Universidade dos Açores),
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Dez/2010-Actual |
Professor Auxiliar |
Dez/2005-Dez/2010 |
Professor Auxiliar |
Out/1997-Dez/2005 |
Assistente |
Jun/1993-Out/1997 |
Assistente Estagiário |
Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Jan/2015-Actual |
|
Membro da Comissão para a Formação Contínua de Professores na Universidade dos Açores |
Nov/2011-Actual |
|
Membro da Comissão Científica Departamental de Ciências da Educação |
Nov/2011-Actual |
|
Membro suplente do Conselho Científico da Universidade dos Açores |
Out/2011-Actual |
|
Membro do Conselho de Departamento de Ciências da Educação |
Jul/2014-Mai/2016 |
|
Membro, entre 2014 e 2016, de um grupo de trabalho com o objetivo de rever e preparar nova oferta formativa em cursos de pós-graduação |
Set/2014-2016 |
|
Membro da Comissão Científica do Mestrado em Ensino de História e Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
Jan/2015-Jul/2015 |
|
Coordenador, entre janeiro e julho de 2015, do Grupo de Trabalho para o Desenvolvimento do Ensino a Distância na Universidade
dos Açores |
Set/2014-Jul/2015 |
|
Membro de um grupo de trabalho com o objetivo de estudo de viabilidade e reformulação do mestrado em ensino de filosofia no
ensino secundário, em função do regime jurídico de habilitação profissional para a docência aprovado no Decreto-Lei nº 79/2014 |
Fev/2014-Jul/2014 |
|
Coordenador de um grupo de trabalho incumbido de proceder à revisão do curso de pós-graduação em e-learning |
Fev/2014-Jul/2014 |
|
Membro de um grupo de trabalho incumbido de proceder a um levantamento de necessidades de formação na área da educação junto
de potenciais públicos-alvo |
Jan/2014-Mar/2014 |
|
Membro de um grupo de trabalho incumbido de proceder a uma análise factual do funcionamento dos cursos de mestrado em educação
e em supervisão pedagógica |
Jun/2013-Dez/2013 |
|
Membro de um grupo de trabalho encarregue de reformular o curso de licenciatura em educação básica da Universidade dos Açores,
na sequência de avaliação externa anterior |
Jun/2013-Dez/2013 |
|
Pessoa Encarregada do Pedido (PEP) no âmbito do pedido de acreditação da Licenciatura em Educação Básica, Universidade dos
Açores |
Jun/2013-Dez/2013 |
|
Docente responsável pela coordenação da implementação da licenciatura em educação básica no âmbito do pedido de acreditação
da mesma |
Jan/2012-Jun/2013 |
|
Membro da equipa de autoavaliação e acompanhamento da avaliação externa do curso de licenciatura em educação básica |
Jan/2012-Jun/2013 |
|
Membro da equipa de autoavaliação e acompanhamento da avaliação externa do curso de mestrado em educação pré-escolar e ensino
do primeiro ciclo do ensino básico |
Set/2010-Jul/2012 |
|
Membro da comissão científica do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico (2ª edição realizada
no campus de Angra do Heroísmo) |
Set/2009-Jul/2011 |
|
Membro da Comissão Coordenadora do Currículo Regional da Educação Básica |
Mar/2006-Dez/2010 |
|
Consultor da Secretaria Regional da Educação dos Açores no âmbito do Projeto Qualis (autoavaliação de escolas) |
Jun/2009-Set/2009 |
|
Presidência do júri de seleção dos candidatos ao curso de mestrado em educação (2ª edição realizada no campus de Angra do
Heroísmo) |
Set/2003-Jul/2009 |
|
Consultor da Secretaria Regional da Educação dos Açores no âmbito do Currículo Regional da Educação Básica |
Jun/2008-Dez/2008 |
|
Membro de um grupo de trabalho incumbido de elaborar uma proposta de curso de especialização em e-learning na Universidade
dos Açores |
Mai/2008-Dez/2008 |
|
Membro de uma comissão ad-hoc com a missão de apreciar uma série de pedidos de admissão ao curso de mestrado em educação (Universidade
dos Açores) para efeitos de reconhecimento do curso de pedagogia aplicada ao ensino de enfermagem |
Out/2006-Dez/2008 |
|
Membro de uma comissão de acompanhamento da transição de oferta de ensino na Universidade dos Açores para um modelo compatível
com o chamado "processo de Bolonha" |
Jun/2008-Set/2008 |
|
Participação no júri de seleção dos candidatos ao curso de pós-graduação em necessidades educativas especiais |
Jun/2006-Set/2006 |
|
Presidência do júri de seleção dos candidatos ao curso de mestrado em educação (1ª edição realizada no campus de Angra do
Heroísmo) |
Jan/2006-Jul/2006 |
|
Membro de uma comissão de acompanhamento encarregue de gerir um curso de formação pedagógica inicial de formadores da responsabilidade
da Universidade dos Açores |
Dez/2005-Abr/2006 |
|
Membro de um grupo de trabalho incumbido de elaborar uma proposta de reestruturação da formação de professores à luz do "processo
de Bolonha" |
Set/2002-Jul/2005 |
|
Representante dos docentes não doutorados no Conselho de Departamento de Ciências da Educação |
Jan/2001-Dez/2001 |
|
Membro de uma sub-comissão encarregue de preparar a licenciatura em educação de infância por parte do (entretanto extinto)
Instituto Nacional para a Acreditação da Formação de Professores (INAFOP) |
Jun/1998-Set/1999 |
|
Membro de uma comissão encarregue de elaborar um autoestudo sobre o bacharelato de educadores de infância, para apreciação
no âmbito da avaliação externa desse mesmo curso |
Jul/1996-Jul/1999 |
|
Membro do Conselho Pedagógico da Universidade dos Açores |
Set/1997-Jul/1998 |
|
Representante dos docentes não doutorados no Conselho de Departamento de Ciências da Educação |
Jan/1998-Mar/1998 |
|
Membro de um grupo de trabalho encarregue de elaborar propostas de planos de estudos das futuras licenciaturas em educação
de infância e ensino do 1.º ciclo do ensino básico |
Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Set/2014-Actual |
|
-
Coordenador do curso de pós-graduação em e-learning |
Jan/2012-Nov/2013 |
|
-
Coordenador da Secção de Currículo e Didáticas do Departamento de Ciências da Educação |
Jun/2006-Jul/2013 |
|
-
Coordenador do curso de mestrado em educação no campus universitário de Angra do Heroísmo (duas edições) |
Jun/2009-Out/2011 |
|
-
Presidente do Conselho de Departamento de Ciências da Educação |
Jul/1996-Jun/1999 |
|
-
Diretor dos cursos de Bacharelato de Educadores de Infância e Licenciatura em Educação de Infância; gestão da transição entre
ambos. |
Atividades de Formação Profissional (Professional education activities)
Mar/1998-Jul
/
2015
|
|
Formação profissional»Professional education: - 1998-2000 - Membro da equipa de formadores do Projeto ANIMA (formação contínua de professores) - Registo de acreditação CCPFC/ACC-14255/99 - 1999 - Membro da equipa de formadores do Curso de formação contínua de professores 'Orientações Curriculares e Supervisão
Pedagógica na Educação Pré-Escolar' - Registo de acreditação CCPFC/ACC-13746/98 - 2007 - Formador responsável pela ação de formação 'O inspetor e o currículo - Que problemas? Que abordagens?' - Inspeção Regional
da Educação, Açores - 2009-2010 - Formador responsável pela ação de formação contínua de professores 'Projeto curricular de turma - de obrigação
burocrática a instrumento de gestão curricular' - Registos de acreditação CCPFC/ACC-53251/08 e DREAçores/AAFCM/041/2008 - 2010 - Formador responsável por uma sessão de formação básica para docentes universitários sobre a plataforma moodle - 2010 - Formador responsável pela oficina de formação contínua de professores 'Diferenciação curricular na sala de aula - fundamentos
e técnicas' - Registo de acreditação DREFAçores/AAFOF/013/2010 - 2011-2012 - Formador responsável pelo projeto de de formação contínua de professores 'A investigação-ação como instrumento
de desenvolvimetno profissional e promoção de um currículo relevante' - Registo de acreditação DREFAçores/MPCE/002/2011 - 2013-2014 - Formador responsável pelo curso online de formação contínua de professores 'Desburocratização do projeto curricular
de turma' - Registo de acreditação DREFAçores/AAFCM/035/2012 - 2014-2015 - Formador responsável pelo curso online de formação contínua de professores 'Desburocratização do projeto curricular
de turma' - Registo de acreditação DREFAçores/AAFCM/035/2012
|
Dez/2012-Dez
/
2012
|
|
Formação profissional»Professional education: - Módulo de um curso de formação pedagógica inicial de formadores
|
Dez/2008-Jan
/
2009
|
|
Formação profissional»Professional education: - Curso de formação pedagógica contínua de formadores sobre Desenvolvimento Curricular
|
Jan/2008-Jan
/
2008
|
|
Formação profissional»Professional education: - Curso de formação pedagógica contínua de formadores sobre Diferenciação Pedagógica na Formação
|
Mai/2007-Mai
/
2007
|
|
Formação profissional»Professional education: - Curso de formação pedagógica inicial de formadores
|
Abr/2006-Jun
/
2006
|
|
Formação profissional»Professional education: - Curso de formação pedagógica inicial de formadores
|
Nov/2005-Dez
/
2005
|
|
Formação profissional»Professional education: - Curso de formação pedagógica inicial de formadores
|
Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)
Jul/2015-Actual |
|
Atividade realizada»Activity: Gestor da página web do Departamento de Ciências da Educação e de uma área da plataforma moodle especificamente destinada
à disponibilização de informação para os docentes do referido Departamento |
Jul/2010-Dez/2010 |
|
Atividade realizada»Activity: Membro de um júri com a missão de deliberar sobre o pedido de reconhecimento de habilitações obtidas no estrangeiro por Adriana
Aparecida da Silva |
Out/2009-Dez/2010 |
|
Atividade realizada»Activity: Membro de um júri com a missão de deliberar sobre o pedido de reconhecimento de habilitações obtidas no estrangeiro por Rosalina
Carreiro |
Mai/2009-Dez/2010 |
|
Atividade realizada»Activity: Membro de um júri com a missão de deliberar sobre o pedido de reconhecimento de habilitações obtidas no estrangeiro por Adriana
Araújo |
Linhas de Investigação (Research fields)
1. |
Contextos e processos de desenvolvimento e aprendizagem |
|
Objectivos»Goals:
Linha de investigação desenvolvida no âmbito do CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança (anterior CESC - Centro
de Estudos da Criança), Universidade do Minho..
|
2. |
Diferenciação curricular (início do doutoramento) |
|
Objectivos»Goals:
Frequência de componente curricular no Teachers College, Columbia University, Nova Iorque.
|
3. |
Diferenciação curricular (continuação do doutoramento) |
|
Objectivos»Goals:
Definição do projeto; revisão de literatura..
|
4. |
Diferenciação curricular (continuação do doutoramento) |
|
Objectivos»Goals:
Investigação empírica; início da redação da tese..
|
5. |
Diferenciação curricular (conclusão do doutoramento) |
|
Objectivos»Goals:
Conclusão da redação da tese; requerimento de provas..
|
6. |
Critérios de avaliação no 1.º Ciclo do Ensino Básico (início da preparação de Provas de APCC) |
|
Objectivos»Goals:
Início da preparação de Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica.
|
7. |
Critérios de avaliação no 1.º Ciclo do Ensino Básico (continuação da preparação de Provas de APCC) |
|
Objectivos»Goals:
Continuação da preparação de Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica; prestação das provas..
|
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável Participation as responsible Researcher |
2009-2011 ENCUR - Enhancing Curriculum Relevance-ENCUR - Enhancing Curriculum Relevance |
Referência do projeto»Project reference: 2009-1-PT1-COM13-024231. Aprendizagem ao Longo da Vida
|
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2014-2016 Alimentos promotores de saúde em contexto escolar - mais conhecimento, melhor crescimento |
Referência do projeto»Project reference: Concurso "Literacia da Saúde". "Literacia da Saúde 2014 - Fundação Calouste Gulbenkian"
|
2009-2012 CPCIC-EB Contextos e Práticas Colaborativas de Investigação Curricular na Educação Básica |
Referência do projeto»Project reference: CESC P07-2009.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente). |
Fala Speaking |
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Pouco), Francês (Pouco). |
Lê Reading |
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente). |
Escreve Writing |
Português (Bem), Inglês (Bem). |
Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2000 |
Project Milestone Conference Attendance Fellowship ,
Teachers College, Columbia University.
|
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Set/2010 - Actual |
European Educational Research Association, Membro.
"Co-convenor" da rede 3 (Curriculum innovation).
|
Jan/2008 - Actual |
Instituto Açoriano de Cultura, Membro.
Sócio.
|
Jan/2005 - Actual |
Sindicato Nacional do Ensino Superior, Membro.
Sócio.
|
Jul/2011 - Out/2017 |
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Membro.
Membro da mesa da Assembleia Geral.
|
Jul/2011 - Out/2017 |
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Outros (especifique).
Coordenador Regional - Açores .
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Sousa, Francisco; Alonso, Luísa; Roldão, M. C. eds. 2013. Investigação para um currículo relevante ed. 1, ISBN: 978-972-40-5156-7. Coimbra: Almedina.
|
|
|
|
2. |
Sousa, Francisco. 2010. Diferenciação curricular e deliberação docente. ed. 1, ISBN: 978-972-0-34834-0. Porto: Porto Editora.
|
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Sousa, Francisco. 2018. Using action research and an imported conceptual framework to study the individual dimension of curriculum relevance. In (Participatory) Action Research: Principles, approaches and applications, ed. Joseph Calder & Jacob Foletta, 151 - 175. ISBN: 978-1-53613-041-6. New York: Nova Science Publishers.
|
|
|
|
2. |
Sousa, Francisco. 2018. Diferença e relevância no currículo: diferenciar em função da relevância? . In Currículo, entre o comum e o singular, ed. M. Aguiar, A. F. Moreira e J. A. Pacheco, 127 - 143. ISBN: 85-87987-09-7. Recife: ANPAE.
|
|
|
|
3. |
Sousa, Francisco. 2018. Is action research necessarily collaborative? Changing mutuality within a project. In Teacher learning through teacher teams, ed. Joke Voogt & Jules Pieters, 120 - 136. ISBN: 978-1-138-56516-6. Abingdon, Oxon: Routledge.
|
|
|
|
4. |
Sousa, Francisco. 2015. Currículo, conhecimento e a disciplina de Estudos Curriculares. In Currículo, internacionalização e cosmopolitismo: desafios contemporâneos em contextos luso-afro-brasil, ed. José Carlos Morgado; Geovana Lunardi Mendes; António Flávio Moreira; José Augusto Pacheco, 209 - 222. ISBN: 978-989-8557-58-2. Santo Tirso: De Facto Editores.
|
|
|
|
5. |
Sousa, Francisco; Castanho, Graça; Morgado, José C. 2014. Portugal – Teacher education with an Atlantic flavor. In Education, ed. P. M. Rabensteiner & G. Rabensteiner, 33 - 47. ISBN: 978-3-8340-1392-7. Baltmannsweiler: Schneider Verlag Hohengehren.
|
|
|
|
6. |
Sousa, Francisco. 2014. Nuances in the embedment of ESDGC in the Azorean curriculum. In A child's world: Contemporary issues in education, ed. Malcolm Thomas, 268 - 287. ISBN: 978-1-84521-561-3. Aberystwyth: CAA, Aberystwyth University.
|
|
|
|
7. |
Alonso, Luísa; Sousa, Francisco. 2013. Integração e relevância curricular. In Investigação para um currículo relevante, ed. Francisco Sousa, Luísa Alonso e Maria do Céu Roldão, 53 - 72. ISBN: 978-972-40-5156-7. Coimbra: Almedina.
|
|
|
|
8. |
Eugénio, Sandra; Oliveira, Mariana; Sousa, Francisco. 2013. O papel das narrativas na construção da identidade profissional. In Investigação para um currículo relevante, ed. Francisco Sousa, Luísa Alonso e Maria do Céu Roldão, 179 - 196. ISBN: 978-972-40-5156-7. Coimbra: Almedina.
|
|
|
|
9. |
Sousa, Francisco. 2013. Cultura e experiência enquanto ferramentas concetuais no trabalho curricular. In Estudos Curriculares: Um debate contemporâneo (pp. 65-79). Curitiba: CRV., ed. J. C. Morgado, L. Santos; M. Paraíso, 65 - 79. ISBN: 978-85-8042-775-2. Curitiba: CRV.
|
|
|
|
10. |
Sousa, Francisco. 2013. Portugal - The mirage of curricular autonomy. In Balancing curriculum regulation and freedom across Europe, ed. Wilmad Kuiper & Jan Berkvens, 189 - 210. ISBN: 978-90-329-2336-5. Enschede: CIDREE (Consortium of Institutions for Development and Research in Education in Europe).
|
|
|
|
11. |
Godinho, Ana I; Rodrigues, António F; Sousa, Francisco. 2012. Formação ambiental de educadores de infância: um desafio universitário para a promoção de culturas de aprendizagem. In Abordagens do ambiente em contexto educativo, ed. Rosalina Gabriel, 11 - 55. ISBN: 978-989-716-045-5. Parede: Princípia.
|
|
|
|
12. |
Pacheco, Cidália; Sousa, Francisco; Gabriel, Rosalina. 2012. "As crianças ainda são imaturas" - Perspetivas dos educadores de infância sobre a abordagem de temáticas ambientais nos jardins
de infância dos Açores. In Abordagens do ambiente em contexto educativo, ed. Rosalina Gabriel, 119 - 175. ISBN: 978-989-716-045-5. Parede: Princípia.
|
|
|
|
13. |
Sousa, Francisco. 2012. "Se já havia lá gente, eu acho que foi uma redescoberta": Procurando oportunidades de diferenciação curricular inclusiva em
uma escola portuguesa. In Como romper com as maneiras tradicionais de ensinar? Reflexões didático-metodológicas, ed. Andréa Rosana Fetzner, 49 - 80. ISBN: 978-85-7854-185-9. Rio de Janeiro: Wak.
|
|
|
|
14. |
Sousa, Francisco. 2011. The importance of curriculum theory and development in the construction of an inclusive approach to difference. In The importance of curriculum theory and development in the construction of an inclusive approach to difference, ed. Dan Potolea, Lucian Ciolan, Ioan Neacsu, Ileana Rusenescu, 31 - 59. ISBN: 978-606-591-228-1. Bucharest: Editura Universitara.
|
|
|
|
15. |
Sousa, Francisco. 2011. Formação pedagógica de formadores: O papel da Teoria e Desenvolvimento Curricular. In Formação pedagógica de formadores: O papel da Teoria e Desenvolvimento Curricular, ed. Susana Mira Leal e Susana Nunes Caldeira, 43 - 63. ISBN: 978-972-8612-74-0. Ponta Delgada: Universidade dos Açores.
|
|
|
|
16. |
Sousa, Francisco. 2011. A diferenciação como princípio de organização curricular. In IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares - Conferências, ed. Patricia Torriglia, Marcia Stremmer, Margareth Cisne e Vidalcir Ortigara, 401 - 432. ISBN: 978-85-87103-67-3. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina.
|
|
|
|
17. |
Sousa, Francisco. 2007. Currículo, saberes docentes e saberes discentes: Reflexões sobre a transitividade do verbo ensinar. In Globalização e (des)igualdades: Desafios contemporâneos, ed. José Augusto Pacheco, José Carlos Morgado e António Flávio Moreira, 201 - 217. ISBN: 978-972-0-34079-5. Porto: Porto Editora. |
|
|
|
18. |
Sousa, Francisco. 2007. Uma diferenciação curricular inclusiva é possível? Procurando oportunidades numa escola açoriana. In Investigação em Educação Inclusiva, ed. David Rodrigues, 93 - 119. ISBN: 978-989-95375-1-4. Lisboa: Universidade Técnica de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana.
|
|
|
|
19. |
Sousa, Francisco. 2000. Formar educadores para a diferenciação curricular e para a equidade: Uma preocupação da Universidade dos Açores. In Inovação, currículo e formação, ed. Maria do Céu Roldão e Ramiro Marques, 89 - 100. ISBN: 972-0-34732-5. Porto: Porto Editora. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Sousa, Francisco. 2018. "A importância do design no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem", Revista Internacional de Formação de Professores 3, 1: 227 - 244.
|
|
|
|
2. |
Sousa, Francisco. 2018. "O currículo para a educação pré-escolar entre o específico e o comum: o caso das OCEPE", Revista de estudos curriculares 9, 1: 24 - 44.
|
|
|
|
3. |
Silveira, Cristina; Sousa, Francisco. 2018. "Concepções de professores sobre currículo e cultura", Revista Transmutare 3, 1: 4 - 18.
|
|
|
|
4. |
Sousa, Francisco. 2016. "Is action research necessarily collaborative? Changing mutuality within a project", Educational Research and Evaluation 22, 3-4: 234 - 250.
|
|
|
|
5. |
Sousa, Francisco. 2016. "Reasserting curriculum design through virtual learning environments: The case of MAPE", European Journal of Curriculum StudiesEuropean Journal of Curriculum Studies 3, 1: 407 - 417.
|
|
|
|
6. |
Oliveira, Leandro; Poínhos, Rui; Sousa, Francisco; Silveira, Maria G. 2016. "Construção e validação de um questionário para avaliação da perceção sobre alimentos funcionais", Acta Portuguesa de Nutrição, 7: 34 - 37.
|
|
|
|
7. |
Sousa, Francisco. 2015. "O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e-learning: progressos e desafios", Da Investigação às Práticas 5, 1: 79 - 97.
|
|
|
|
8. |
Sousa, Francisco; Mira Leal, S; Cabral, Ana P. 2011. "Processos supervisivos e avaliação de professores: Tensões e expectativas em Portugal", Nuances - Estudos sobre Educação 20, 21: 16 - 42.
|
|
|
|
9. |
Morgado, José C; Sousa, Francisco. 2010. "Teacher evaluation, curricular autonomy and professional development: trends and tensions in the Portuguese educational policy", Journal of Education Policy 25, 3: 369 - 384.
|
|
|
|
10. |
Sousa, Francisco. 2010. "A investigação enquanto prática de deliberação curricular: o caso do projecto ICR", Interacções 6, 14: 32 - 56.
|
|
|
|
11. |
Sousa, Francisco; Roldão, M. C. 2009. "Projecto Qualis: Que lugar para as questões curriculares?", Arquipélago - Ciências da Educação, 10: 59 - 83. |
|
|
|
12. |
Sousa, Francisco; Balbino, Alice; Coelho, Ana M; Correia, Sónia. 2009. "A importância das histórias contadas pelas famílias no desenvolvimento das competências linguísticas: Um estudo com crianças
de quatro anos", Arquipélago - Ciências da Educação, 10: 259 - 279. |
|
|
|
13. |
Sousa, Francisco. 2007. "Curriculum making on the edge of Europe in the age of globalization: two alternative scenarios", Transnational Curriculum Inquiry 4, 2: 1 - 10.
|
|
|
|
14. |
Sousa, Francisco. 2005. "Educação, ruralidade, periferia e identidade: Notas para uma abordagem performativa.", Arquipélago – Ciências da Educação, 6: 81 - 106. |
|
|
|
15. |
Sousa, Francisco. 2004. "Tazos e Barbies: quando o currículo paralelo se cruza com o formal na educação de infância", Infância e Educação - Investigação e Práticas, 6: 73 - 88.
|
|
|
|
16. |
Sousa, Francisco. 2004. "“Pedagogia por competências” e “pedagogia por objectivos”: Que relação?", Revista de Estudos Curriculares 2, 1: 121 - 140. |
|
|
|
17. |
Sousa, Francisco. 2003. "Pequenas e grandes escolas, agrupamentos e respectivos projectos educativos: Alguns problemas na teorização sobre diferentes
realidades organizativas", Arquipélago – Ciências da Educação, 4: 11 - 38. |
|
|
|
18. |
Sousa, Francisco. 2000. "Reconstructing children’s experience when teaching and assessing them: Lessons from Dewey", Journal of Early Childhood Teacher Education 21, 3: 313 - 320.
|
|
|
|
19. |
Sousa, Francisco. 1998. "Decisão sobre os efeitos da avaliação: Uma situação dilemática a abordar na formação de professores do 1º ciclo do ensino
básico", INOVAÇÃO – Revista do Instituto de Inovação Educacional 11, 1: 99 - 108. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Sousa, Francisco. 2018. "Ensino a distância na formação inicial de professores: a difícil adaptação do modelo MAPE aos alunos do primeiro ano", Trabalho apresentado em III Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente/ III Congresso Internacional sobre Formação e Desenvolvimento
Profissional Docente, In Anais do III Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente e III Congresso Internacional sobre Formação
e Desenvolvimento Profissional Docente, Curitiba.
|
|
|
|
2. |
Silveira, Cristina; Sousa, Francisco. 2018. "Concepções de professores sobre currículo e cultura", Trabalho apresentado em III Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente/ III Congresso Internacional sobre Formação e Desenvolvimento
Profissional Docente, In Anais do III Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente e III Congresso Internacional sobre Formação
e Desenvolvimento Profissional Docente, Curitiba.
|
|
|
|
3. |
Oliveira, Leandro; Sousa, Francisco. 2016. "Conhecimento e consumo de alimentos promotores de saúde pelos alunos e encarregados de educação do 3.º ciclo do ensino básico", Trabalho apresentado em FIPED Portugal VI - Fórum Internacional de Pedagogia, In Programa e livro de resumos do VI FIPED Portugal, Angra do Heroísmo.
|
|
|
|
4. |
Oliveira, Leandro; Sousa, Francisco. 2016. "Perceção dos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e seus encarregados de educação sobre os alimentos promotores de saúde", Trabalho apresentado em XVIII Congresso Anual da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica, In Revista APNEP, Porto.
|
|
|
|
5. |
Sousa, Francisco. 2016. "Estudando o desenvolvimento de um modelo curricular para ambientes virtuais de aprendizagem numa instituição de ensino superior
periférica", Trabalho apresentado em II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Currículo, In Currículo, história social das disciplinas, conhecimento escola, gestão da escola e tecnologias: Anais dos XII Colóquio sobre
Questões Curriculares, VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo e II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curricular, Recife.
|
|
|
|
6. |
Sousa, Francisco. 2016. "Deliberação curricular e mutualidade: estudo sobre colaboração entre participantes num projeto de investigação-ação", Trabalho apresentado em II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Currículo, In Currículo, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e avaliação: Anais dos XII colóquio sobre questões curriculares,
VIII colóquio luso-brasileiro de currículo e II colóquio luso-afro-brasileiro de questões curriculares, Recife.
|
|
|
|
7. |
Faria, João; Sousa, Francisco. 2015. "A relevância curricular no ensino de história - a importância das TIC", Trabalho apresentado em FIPED Portugal V - Fórum Internacional de Pedagogia, In Em vias de publicação, Angra do Heroísmo.
|
|
|
|
8. |
Cordeiro, Pedro; Sousa, Francisco. 2015. "Teorias curriculares, modelos de planificação e suas implicações no ensino da história", Trabalho apresentado em FIPED Portugal V - Fórum Internacional de Pedagogia, In Em vias de publicação, Angra do Heroísmo.
|
|
|
|
9. |
Cabral, Diogo; Sousa, Francisco. 2015. "As tecnologias de informação e comunicação no ensino da história e da geografia: Inclusão ou exclusão digital?", Trabalho apresentado em FIPED Portugal V - Fórum Internacional de Pedagogia, In Em vias de publicação, Angra do Heroísmo .
|
|
|
|
10. |
Sousa, Francisco. 2015. "The emergence of a curriculum model for online learning in a context of late investment in distance education", Trabalho apresentado em European Conference on Educational Research, In Program and abstracts of the European Conference on Educational Research, Budapest.
|
|
|
|
11. |
Oliveira, Leandro; Sousa, Francisco; Silveira, Maria G. 2015. "Alimentação mediterrânica e perceção sobre alimentos funcionais em estudantes", Trabalho apresentado em 19.º Congresso Português de Obesidade, In Programa e resumos do 19.º Congresso Português de Obesidade - Suplemento da Revista Portuguesa de Cirurgia, novembro de 2015, Lisboa.
|
|
|
|
12. |
Sousa, Francisco. 2015. "Reasserting curriculum design through virtual learning environments: The case of MAPE", Trabalho apresentado em II European Conference on Curriculum Studies. Curriculum Studies: Policies, Perspectives and Practices, In Curriculum Studies: Policies, Perspectives and Practices (pp. 498-508). Porto: CIIE, Porto.
|
|
|
|
13. |
Pinto, Susana C; Sousa, Francisco. 2015. "Cultura, experiência e inclusão social em abordagens curriculares sensíveis à identidade não ostensiva", Trabalho apresentado em 2.º Congresso Internacional “Psicologia, Educação e Cultura”, In Atas do 2.º Congresso Internacional “Psicologia, Educação e Cultura”, Vila Nova de Gaia.
|
|
|
|
14. |
Sousa, Francisco. 2014. "Learner engagement in the construction of a relevant curriculum: the project RRC", Trabalho apresentado em International Conference "A child's world - next steps", In A child's world international conference - Conference programme, Aberystwyth.
|
|
|
|
15. |
Sousa, Francisco. 2014. "Investigação de desenvolvimento: Desenvolvimento de quê e para quê?", Trabalho apresentado em FIPED Portugal IV - Fórum Internacional de Pedagogia, In Actas do FIPED Portugal IV - Fórum Internacional de Pedagogia, Angra do Heroísmo.
|
|
|
|
16. |
Jaques, Evangelina; Rocha, Patrícia; Gomes, Sérgia; Sousa, Francisco. 2014. "Investigação sobre métodos de ensino: contributo para a afinação de um instrumento de observação", Trabalho apresentado em FIPED Portugal IV - Fórum Internacional de Pedagogia, In Actas do FIPED Portugal IV - Fórum Internacional de Pedagogia, Angra do Heroísmo.
|
|
|
|
17. |
Sousa, Francisco. 2014. "The mirage of curricular autonomy", Trabalho apresentado em European Conference on Educational Research, In Program and abstracts of the European Conference on Educational Research, Porto.
|
|
|
|
18. |
Sousa, Francisco. 2014. "Is action research necessarily collaborative? Discussing some findings from the RRC project", Trabalho apresentado em European Conference on Educational Research, In Program and abstracts of the European Conference on Educational Research, Porto.
|
|
|
|
19. |
Sousa, Francisco. 2014. "Studying the development of an online course on Curriculum: implications for the students’ workload in light of the Bologna
principles", Trabalho apresentado em European Conference on Educational Research, In Program and abstracts of the European Conference on Educational Research, Porto.
|
|
|
|
20. |
Sousa, Francisco. 2014. "Ensinar Teoria e Desenvolvimento Curricular online: consolidação de um modelo", Trabalho apresentado em XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar, In Atas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar, Vila Real.
|
|
|
|
21. |
Sousa, Francisco; Morgado, José C. 2014. "Internacionalização da formação de professores: contributos de duas universidades portuguesas", Trabalho apresentado em XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar , In Atas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar, Vila Real.
|
|
|
|
22. |
Sousa, Francisco. 2014. "Ensinar Teoria e Desenvolvimento Curricular “online”: a importância da avaliação formativa", Trabalho apresentado em XI Colóquio sobre Questões Curriculares, VII Colóquio Luso-Brasileiro e I Colóquio Luso-Afro Brasileiro de Questões Curriculares, In Atas do XI Colóquio sobre Questões Curriculares, VII Colóquio Luso-Brasileiro e I Colóquio Luso-Afro Brasileiro de Questões
Curriculares, Braga.
|
|
|
|
23. |
Sousa, Francisco; Palos, Ana C. 2014. "Formar professores investigadores: que margem de manobra no plano curricular?", Trabalho apresentado em XI Colóquio sobre Questões Curriculares, VII Colóquio Luso-Brasileiro e I Colóquio Luso-Afro Brasileiro de Questões Curriculares, In Atas do XI Colóquio sobre Questões Curriculares, VII Colóquio Luso-Brasileiro e I Colóquio Luso-Afro Brasileiro de Questões
Curriculares, Braga.
|
|
|
|
24. |
Sousa, Francisco. 2013. "CTD-O: Developing an online course on curriculum theory and studying how to do it", Trabalho apresentado em European Conference on Curriculum Studies. Future Directions: Uncertainty and Possibility, In Proceedings of the European Conference on Curriculum Studies. Future Directions: Uncertainty and Possibility, Braga.
|
|
|
|
25. |
Sousa, Francisco. 2012. "Investigação-ação sobre questões curriculares: Quem define a agenda?", Trabalho apresentado em VI colóquio luso-brasileiro sobre questões curriculares, In Anais do VI colóquio luso-brasileiro sobre questões curriculares, Belo Horizonte.
|
|
|
|
26. |
Alonso, Luísa; Sousa, Francisco. 2012. "A emergência de uma política curricular nos Açores: Sentidos e interrogações", Trabalho apresentado em Revisitar os Estudos Curriculares: Onde estamos e para onde vamos? XIX Colóquio da AFIRSE, In Revisitar os Estudos Curriculares: Onde estamos e para onde vamos? Atas do XIX Colóquio da AFIRSE, Lisboa.
|
|
|
|
27. |
Sousa, Francisco. 2012. "Insularism and curriculum: Trends in Atlantic Islands", Trabalho apresentado em European Conference on Educational Research, In Program and abstracts of the European Conference on Educational Research, Cádiz.
|
|
|
|
28. |
Sousa, Francisco. 2012. "The project RRC: A partnership based on action research", Trabalho apresentado em European Conference on Educational Research, In Program and abstracts of the European Conference on Educational Research, Cádiz.
|
|
|
|
29. |
Sousa, Francisco; Palos, Ana C. 2012. "Azorean children’s engagement with rural communities in the age of globalization: Folklore, resistance or global citizenship
on a small scale?", Trabalho apresentado em International Conference A Child’s World – Working Together for a Better Future, In A child's world international conference - program and abstracts, Aberystwyth.
|
|
|
|
30. |
Sousa, Francisco. 2012. "Nuances in the embedment of ESDGC in the regional curriculum of the Azores", Trabalho apresentado em International Conference A Child’s World – Working Together for a Better Future, In A child's world international conference - program and abstracts, Aberystwyth.
|
|
|
|
31. |
Sousa, Francisco. 2011. "Que lugar para a Teoria e Desenvolvimento Curricular na Formação Pedagógica de Formadores em Portugal?", Trabalho apresentado em XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, In Livro de Atas do XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Guarda.
|
|
|
|
32. |
Sousa, Francisco; Mira Leal, S. 2011. "A relevância do currículo no ensino básico: Contributos de um projecto de investigação-acção", Trabalho apresentado em XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, In Livro de Atas do XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Guarda.
|
|
|
|
33. |
Sousa, Francisco. 2011. "Territorial inequality and school-based curriculum: Voices from Portuguese and Czech rural schools", Trabalho apresentado em European Conference on Educational Research, In Program and proceedings of the European Conference on Educational Research, Berlin.
|
|
|
|
34. |
Sousa, Francisco; Melo, Rodrigo Q; Svendsen, E.. 2011. "Schools’ ownership of the curriculum and their self-evaluation: Findings from two European regions", Trabalho apresentado em European Conference on Educational Research, In Program and proceedings of the European Conference on Educational Research, Berlin.
|
|
|
|
35. |
Sousa, Francisco; Machado, Odília. 2010. "Orientando o trabalho docente para a promoção da relevância do currículo: O contributo do projecto ICR", Trabalho apresentado em IX Colóquio sobre Questões Curriculares / V Colóquio Luso-Brasileiro, In Debater o currículo e os seus campos: Actas do IX Colóquio sobre Questões Curriculares / V Colóquio Luso-Brasileiro, Porto.
|
|
|
|
36. |
Sousa, Francisco. 2010. "Alguns obstáculos à construção de projectos curriculares promotores da equidade", Trabalho apresentado em IX Colóquio sobre Questões Curriculares / V Colóquio Luso-Brasileiro, In Debater o currículo e os seus campos: Actas do IX Colóquio sobre Questões Curriculares / V Colóquio Luso-Brasileiro, Porto.
|
|
|
|
37. |
Sousa, Francisco; Rusenescu, Ileana. 2010. "School culture and relevance of the curriculum: Consolidation and expansion of an action research project", Trabalho apresentado em European Conference on Educational Research, In Program and abstracts of the European Conference on Educational Research, Helsinki. |
|
|
|
38. |
Sousa, Francisco. 2010. "Políticas curriculares na tensão entre o global e o local: Que possibilidades de avaliação?", Trabalho apresentado em XXII Colóquio da ADMEE – Europa, In Programa e resumos do XXII Colóquio da ADMEE – Europa, Braga. |
|
|
|
39. |
Sousa, Francisco; Roldão, Maria C. 2009. "Auto-avaliação das organizações educativas açorianas: A incipiente abordagem às questões curriculares no projecto Qualis", Trabalho apresentado em Investigar, avaliar, descentralizar: X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, In Investigar, avaliar, descentralizar: Actas do X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Bragança. |
|
|
|
40. |
Sousa, Francisco; Silva, Fernanda. 2009. "Cidadania e relevância do currículo: O contributo do projecto ICR", Trabalho apresentado em Investigar, avaliar, descentralizar: X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, In Investigar, avaliar, descentralizar: Actas do X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Bragança. |
|
|
|
41. |
Sousa, Francisco; Silva, Fernanda. 2009. "Towards a relevant curriculum: Recent outcomes from an action research project", Trabalho apresentado em European Conference on Educational Research, In Program and abstracts of the European Conference on Educational Research, Vienna. |
|
|
|
42. |
Sousa, Francisco. 2008. "Identidade não ostensiva e diferenciação curricular inclusiva", Trabalho apresentado em IV colóquio luso-brasileiro sobre questões curriculares, In Anais do IV colóquio luso-brasileiro sobre questões curriculares, Florianópolis.
|
|
|
|
43. |
Sousa, Francisco; Valadão, Francisco. 2008. "Que relevância reconhecem as crianças no currículo: Trilhando um percurso de investigação-acção", Trabalho apresentado em Infâncias Possíveis, Mundos Reais: 1.º Congresso Internacional em Estudos da Criança, In Infâncias Possíveis, Mundos Reais: Actas do 1º Congresso Internacional em Estudos da Criança, Braga. |
|
|
|
44. |
Sousa, Francisco. 2008. "Exploring opportunities for an inclusive approach to curriculum differentiation", Trabalho apresentado em European Conference on Educational Research, In Program and abstracts of the European Conference on Educational Research, Göteborg. |
|
|
|
45. |
Sousa, Francisco. 2008. "Producing (more or less inclusive) discourses on identity and difference: What role can Curriculum Theory and Development
play?", Trabalho apresentado em European Conference on Educational Research, Göteborg (Sweden)., In Program and abstracts of the European Conference on Educational Research, Göteborg. |
|
|
|
46. |
Sousa, Francisco. 2004. "Educação, ruralidade, periferia e identidade: Notas para uma abordagem performativa", Trabalho apresentado em II Congresso de Estudos Rurais, In Periferias e Espaços Rurais: Comunicações apresentadas ao II Congresso de Estudos Rurais, Angra do Heroísmo. |
|
|
|
47. |
Sousa, Francisco. 2006. "Construir currículo na ultra-periferia da Europa em tempo de globalização: Reflexões sobre o currículo regional dos Açores", Trabalho apresentado em VII Colóquio Sobre Questões Curriculares (III Colóquio Luso-brasileiro) – Globalização e (Des)igualdade: Os Desafios Curriculares, In Actas do VII Colóquio Sobre Questões Curriculares (III Colóquio Luso-brasileiro) – Globalização e (Des)igualdade: Os Desafios
Curriculares, Braga. |
|
|
|
48. |
Sousa, Francisco. 2006. "Curriculum making on the edge of Europe in the age of globalization: Two alternative scenarios", Trabalho apresentado em Second World Curriculum Studies Conference, In Program and abstracts of the Second World Curriculum Studies Conference, Tampere. |
|
|
|
49. |
Sousa, Francisco. 2006. "Currículo, saberes docentes e saberes discentes: Reflexões sobre a transitividade do verbo ensinar", Trabalho apresentado em VII Colóquio sobre questões curriculares (III Colóquio Luso-Brasileiro) – Globalização e (Des)igualdade: Os Desafios Curriculares, In Actas do VII Colóquio sobre questões curriculares (III Colóquio Luso-Brasileiro) – Globalização e (Des)igualdade: Os Desafios
Curriculares, Braga. |
|
|
|
50. |
Sousa, Francisco. 2003. "Políticas educativas e curriculares face à diferença: Virtudes e limitações de uma abordagem categorial", Trabalho apresentado em VI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, In O Estado da Arte em Ciências da Educação, Évora. |
|
|
|
51. |
Sousa, Francisco. 2002. "Tazos e Barbies: Quando o currículo paralelo se cruza com o formal na educação de infância", Trabalho apresentado em V Colóquio Sobre Questões Curriculares, I Colóquio Luso-brasileiro, In Currículo e Produção de Identidades: Actas do V Colóquio sobre Questões Curriculares (I Colóquio Luso-Brasileiro), Braga. |
|
|
|
52. |
Sousa, Francisco. 1998. "Formação para o profissionalismo docente a partir da investigação sobre práticas profissionais", Trabalho apresentado em IV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, In Investigar e Formar em Educação, 2º vol. (pp. 9-17). Porto: SPCE., Aveiro. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Sousa, Francisco. 2014. " Professores investigadores e formação contínua – no rescaldo do proejto ICR", Trabalho apresentado em II Workshop "Professores Investigadores", In Resumos das Comunicações apresentadas ao II Workshop "Professores Investigadores", Angra do Heroísmo.
|
|
|
|
2. |
Sousa, Francisco. 2014. "As escolas como espaços de investigação e desenvolvimento : questões emergentes em duas escolas açorianas", Trabalho apresentado em II Workshop "Professores Investigadores", In Resumos das Comunicações apresentadas ao II Workshop "Professores Investigadores", Angra do Heroísmo.
|
|
|
|
3. |
Sousa, Francisco. 2014. "Professores investigadores e formação inicial : o modelo formativo da licenciatura em educação básica, Universidade dos Açores", Trabalho apresentado em II Workshop "Professores Investigadores", In Resumos das Comunicações apresentadas ao II Workshop "Professores Investigadores", Angra do Heroísmo.
|
|
|
|
4. |
Sousa, Francisco. 2010. "Um currículo regional relevante é também internacional", Trabalho apresentado em Colóquio luso-romeno sobre questões curriculares, In Program and abstracts of the Portuguese-Romanian colloquium on curriculum issues, Praia da Vitória. |
|
|
|
Textos em jornais ou revistas Texts in newspapers or magazines |
1. |
Sousa, Francisco. 21 nov. 2012. "Programa de governo para a educação e formação: interrogações e expectativas" Diário Insular, 19 - 19.
|
2. |
Sousa, Francisco. 03 dez. 2007. "Educação e culturas: duas lições e um desafio à construção de um currículo relevante" Atlântida - Revista de Cultura, 225 - 234. |
3. |
Sousa, Francisco. 03 jan. 2000. "Formar educadores de infância atentos à realidade social: o contributo da Universidade dos Açores" Informar - Revista de Acção Educativa, 55 - 58. |
4. |
Sousa, Francisco. 03 maio 1999. "Do debate sobre o modelo aos efeitos da avaliação dos alunos: a não-linearidade da relação produção científica - regulamentação
- práticas docentes." Informar - Revista de Acção Educativa, 70 - 76. |
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Alonso, Luísa; Sousa, Francisco; Gonçalves, Lucília; Medeiros, Conceição; Carvalhinho, Cristina; Outros. 2011. "Referencial Curricular para a Educação Básica na Região Autónoma dos Açores". Angra do Heroísmo: Secretaria Regional da Educação e Formação.
|
2. |
Sousa, Francisco. 2004. "Revisão do artigo de Lixin Luo (2004), Letter to my sister about Doll's 4 R's, Transnational Curriculum Inquiry, 1 (1)". TCI: International Association for the Advancement of Curriculum Studies.
|
3. |
Sousa, Francisco. 2000. "Recensão crítica da obra de Harriet Cuffaro (1995), "Experimenting with the world: John Dewey and the early childhood classroom".
New York: Teachers College Press.", 4 pp.. Ponta Delgada: Arquipélago - Ciências da Educação (Revista da Universidade dos Açores), n.º 3. |
Trabalho técnico Technical work |
1. |
Sousa, Francisco. Parecer sobre o relatório de avaliação da oficina de formação "A supervisão pedagógica na construção de uma escola reflexiva:
a observação de aulas" (Escola Secundária Manuel de Arriaga),2013 (Parecer). |
2. |
Sousa, Francisco. Parecer sobre o relatório de avaliação da oficina de formação "A supervisão pedagógica na construção de uma escola reflexiva:
a observação de aulas" (Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico),2013 (Parecer). |
3. |
Sousa, Francisco. Parecer sobre o relatório de avaliação da oficina de formação "PCT e CT - resolução de problemas educativos em equipa pedagógica",2009 (Parecer). |
4. |
Sousa, Francisco. Parecer sobre os documentos preparatórios do currículo regional da educação básica,2004 (Parecer). |
5. |
Sousa, Francisco; Vários. Coautor de parecer sobre o perfil geral do desempenho do educador e do professor e sobre o perfil específico do desempenho
do educador de infância,2000 (Parecer). |
6. |
Sousa, Francisco. Parecer sobre uma versão preliminar das "Orientações curriculares para a educação pré-escolar",1996 (Parecer). |
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Sousa, Francisco. Apontamentos sobre a emergência do e-learning na UAc,Playnesti Campus Party 2015,Ponta Delgada,2015 (Comunicação).
|
2. |
Sousa, Francisco. Currículo escolar – uma questão política (e não só),Ciclo de Conferências “Currículo escolar – uma questão essencialmente política?”,Ponta Delgada,2015 (Conferência ou palestra).
|
3. |
Sousa, Francisco. "E-learning na Universidade dos Açores: experiências recentes e novos desafios",Workshop "Competências do enfermeiro de cuidados gerais",Angra do Heroísmo,2014 (Comunicação). |
4. |
Sousa, Francisco. A escola como um território de construção de projetos (participação em painel),Encontro "Escola para que te quero?",Praia da Vitória,2014 (Comunicação). |
5. |
Sousa, Francisco. A escola e o currículo relevante (participação em mesa redonda),VII Encontro Estadual dos Municípios em Ciclos do Rio de Janeiro/ IV Encontro Nacional das Escolas em Ciclos/ I Encontro Internacional
sobre a Organização Escolar,Rio de Janeiro,2014 (Comunicação). |
6. |
Sousa, Francisco. Palestra "A organização escolar em ciclos - breves notas sobre o caso português" (proferida à distância, com recurso a tecnologias
digitais),Seminário de Práticas Educativas 4 - Licenciatura em Pedagogia,Rio de Janeiro,2013 (Conferência ou palestra). |
7. |
Sousa, Francisco. Palestra "A organização curricular em Portugal" (proferida à distância, com recurso a tecnologias digitais),Seminário de Práticas Educativas 4 - Licenciatura em Pedagogia,Rio de Janeiro,2013 (Conferência ou palestra). |
8. |
Sousa, Francisco. Ensinar Teoria e Desenvolvimento Curricular online: Reflexão sobre uma experiência de e-learning,Encontro sobre Ensino e Aprendizagem Virtual,Ponta Delgada,2012 (Comunicação). |
9. |
Sousa, Francisco. Sessão de trabalho com professores sobre o tema "Reflexão sobre avaliação - Como e o que avaliar?",2011 (Outra). |
10. |
Sousa, Francisco. Palestra "A inovação curricular é possível?",Encontros filosóficos,Horta,2010 (Conferência ou palestra). |
11. |
Sousa, Francisco. Avaliação de escolas: De obrigação burocrática a instrumento de melhoria,II Colóquio sobre Avaliação de Escolas,Angra do Heroísmo,2010 (Comunicação). |
12. |
Mira Leal, S; Sousa, Francisco; Dinis, Raquel. Escutando vozes de crianças que falam da escola: O contributo do projeto ICR,III Jornadas da Infância,Ribeira Grande,2009 (Comunicação). |
13. |
Abreu, Natália; Sousa, Francisco; Cota Rodrigues, F. Aprender em saídas de campo é possível: Relatos de uma experiência em Santa Maria,VIII Encontro de Inovação Educacional,Angra do Heroísmo,2009 (Comunicação). |
14. |
Abreu, Natália; Cota Rodrigues, F; Sousa, Francisco. Saída de campo: Uma experiência de educação ambiental na ilha de Santa Maria,Colóquio "No caminho das didáticas: Saberes, experiências e inovação",Ponta Delgada,2009 (Comunicação). |
15. |
Sousa, Francisco. Currículo e cidadania: O papel da diferenciação curricular,Encontro "A cidadania na formação da 'pessoa' e no currículo",2008 (Comunicação). |
16. |
Sousa, Francisco; Roldão, Maria C. Projeto Qualis - Que lugar para as questões curriculares?,Colóquio sobre avaliação de escolas,Angra do Heroísmo,2008 (Comunicação). |
17. |
Sousa, Francisco. Sessão de trabalho com professores sobre o tema "Avaliação - Como e o que avaliar?",Praia da Vitória,2008 (Outra). |
18. |
Sousa, Francisco. Culturas infantis e currículo formal,Jibóias, florestas virgens e outros enigmas - O mundo das crianças em perspetiva,Angra do Heroísmo,2007 (Comunicação). |
19. |
Sousa, Francisco. Children's cultures and the formal curriculum: Bridges built and bridges not built in a Portuguese school,Children's cultures: Universality and diversity,Nantes,2007 (Comunicação). |
20. |
Sousa, Francisco. Palestra "Educação em meio rural e desertificação",Programa de atividades organizado pelo campus universitário de Angra do Heroísmo a propósito do ano internacional dos desertos
e desertificação,2006 (Conferência ou palestra). |
Curso de curta duração lecionado Taught short course |
1. |
Sousa, Francisco. Minicurso "Ensinar Teoria e Desenvolvimento Curricular online: Oportunidades, exigências e limitações", 2012 (Aperfeiçoamento), promovido por Universidade Federal de Minas Gerais. Duração: 2 horas., Tipo de participação: Docente. |
2. |
Sousa, Francisco. Oficina sobre conceção de instrumentos de recolha de dados para efeitos de autoavaliação de escolas, 2008 (Aperfeiçoamento), promovido por Universidade dos Açores. Duração: 2 horas., Tipo de participação: Docente. |
3. |
Sousa, Francisco. Interdisciplinary Seminar in Environmental Education, 2008 (Aperfeiçoamento), promovido por Cyprus Pedagogical Institute. Duração: 2 horas., Tipo de participação: Docente. |
4. |
Sousa, Francisco. Seminar "Intercultural Education and Human Rights", 2008 (Aperfeiçoamento), promovido por Cyprus Pedagogical Institute. Duração: 2 horas., Tipo de participação: Docente. |
5. |
Sousa, Francisco. Introdução à Pedagogia, 1995 (Outra), promovido por Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo. |
6. |
Sousa, Francisco. Introdução à Pedagogia, 1994 (Outra), promovido por Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo.Tipo de participação: Docente. |
Organização de evento Event organization |
1. |
Sousa, Francisco. FIPED Portugal VI - Fórum Internacional de Pedagogia,2016 (Congresso / Organização).
|
2. |
Sousa, Francisco. FIPED Portugal V - Fórum Internacional de Pedagogia,2015 (Congresso / Organização).
|
3. |
Sousa, Francisco. II Workshop "Professores Investigadores",2014 (Oficina / Organização).
|
4. |
Sousa, Francisco. Workshop "Professores investigadores - abordagens práticas",2012 (Oficina / Organização).
|
5. |
Sousa, Francisco. Congresso internacional "Excellence: Education & human development",2010 (Congresso / Organização). |
6. |
Sousa, Francisco. II Colóquio sobre avaliação de escolas,2010 (Encontro / Organização). |
7. |
Sousa, Francisco. Colóquio luso-romeno sobre questões curriculares,2010 (Encontro / Organização). |
8. |
Sousa, Francisco. Colóquio sobre avaliação de escolas,2008 (Encontro / Organização). |
9. |
Sousa, Francisco. Colóquio internacional "Jibóias, florestas virgens e outros enigmas - o mundo das crianças em perspetiva",2007 (Encontro / Organização). |
10. |
Sousa, Francisco. Simpósio "Avaliação de Escolas",2007 (Simpósio / Organização). |
Programa de rádio ou TV Radio or TV show |
1. |
Sousa, Francisco. Participação no programa "Frente a frente",2013 (Comentário).
|
Apresentação de obra artística Artistical work presentation |
1. |
Sousa, Francisco. Comentário e participação num debate sobre o filme "A turma" no Ciclo de Cinema "Olhar a diversidade na escola",2009 (Outra). |
Dados Complementares (Additional data)
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Leandro Jorge Guimarães de Oliveira, Perceção da comunidade educativa sobre os alimentos promotores de saúde e a sua inclusão no plano curricular do 3.º ciclo
do ensino básico, 2016. (Co-orientador). |
2. |
Pedro Miguel Silva Cordeiro, Teorias curriculares, modelos de planificação e suas implicações no ensino da história, 2015. Dissertação (Mestrado em ensino de história e geografia) - Universidade dos Açores (Orientador). |
3. |
João Pedro Pacheco Faria, A relevância curricular no ensino de história e geografia: a importância das TIC, 2015. Dissertação (Mestrado em ensino de história e geografia) - Universidade dos Açores (Orientador). |
4. |
Diogo André Teves Cabral, As tecnologias da informação e comunicação no ensino da história e da geografia: inclusão ou exclusão digital? , 2015. Dissertação (Mestrado em ensino de história e geografia) - Universidade dos Açores (Orientador). |
5. |
Teresa de Fátima Narciso Aguiar, Narração de histórias na educação de valores na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico, 2014. Dissertação (Mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores (Co-orientador). |
6. |
Ana Catarina Melo, Educação para o desenvolvimento sustentável no âmbito do currículo regional para a educação básica na Região Autónoma dos
Açores, 2013. Dissertação (Mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores (Co-orientador). |
7. |
Ana Rita Pinheiro, As histórias como estratégia pedagógica, 2013. Dissertação (Mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores (Orientador). |
8. |
Marília Borba, Uma abordagem à cultura açoriana em contexto de educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico, 2013. Dissertação (Mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores (Orientador). |
9. |
Cecília Ribeiro Mouzon, A criatividade na educação: enquadramento curricular e estratégias de facilitação na educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino
básico, 2013. Dissertação (Mestrado em educação ambiental) - Universidade dos Açores (Co-orientador). |
10. |
Joana Bettencourt, Os projetos educativos enquanto manifestação da identidade das instituições e suas implicações no estabelecimento de parcerias, 2012. Dissertação (Mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores (Orientador). |
11. |
Diana Pinheiro, Raças humanas - isso existe? Uma proposta de abordagem às questões multiculturais em contexto educativo, 2011. Dissertação (Mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores (Orientador). |
12. |
Maria Lassalete Alves da Silva, Perspetiva da comunidade docente sobre a relação entre a autoavaliação da escola e o seu projeto curricular: Um estudo de
caso numa escola básica e secundária, 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade dos Açores (Co-orientador). |
13. |
Vera Lourenço, A investigação-ação como modalidade de concretização de projetos educativos e curriculares: o caso do projeto ICR, 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade dos Açores (Orientador). |
14. |
Natália Abreu, Potencial didático e pedagógico da geodiversidade mariense na concetualização do desenvolvimento sustentável, 2008. Dissertação (Mestrado em educação ambiental) - Universidade dos Açores (Co-orientador). |
15. |
Maria do Amparo Cadavez, A formação cívica na ótica de docentes e discentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Estudo de caso numa EBI, 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade dos Açores (Orientador). |
16. |
Cidália Pacheco, Os educadores de infância e as temáticas ambientais desenvolvidas nos jardins-de-infância dos Açores: Principais abordagens
e necessidades, 2008. Dissertação (Mestrado em educação ambiental) - Universidade dos Açores (Co-orientador). |
17. |
Ana Isabel Godinho, Literacia ambiental: Um desafio universitário na formação de educadores de infância, 2007. Dissertação (Mestrado em educação ambiental) - Universidade dos Açores (Co-orientador). |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de Sílvia Mateus Carreira. Literacia científica e trabalho prático: Um estudo para a inovação pedagógica em contexto escolar, 2015. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação) - Universidade da Madeira. |
2. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de Vivianne Aparecida Lopes. Os caminhos da diferença no contexto das aulas de canto: Docentes e discentes no interior das práticas curriculares, 2015. Tese (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa. |
3. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de Maria da Conceição Nicolau. A aprendizagem cooperativa no ensino do Inglês: Um estudo experimental no 1.º ciclo do ensino básico, 2013. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade dos Açores. |
4. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de Isabel Pereira. O ensino de Inglês no 1.º ciclo do ensino básico - Contextos e processos de integração curricular, 2010. Tese (Doutoramento em Estudos da Criança) - Universidade do Minho. |
5. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de Raquel Dinis. Desenvolvimento curricular integrado na escola: Lógicas de gestão colegial em duas escolas básicas integradas dos Açores, 2010. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade dos Açores. |
6. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de Susana Mira Leal. A reforma curricular no ensino secundário (1999-2006): Transformações, tensões e dinâmicas na área do Português, 2009. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade dos Açores. |
7. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de Sílvia Cardoso. O dualismo cultural: os luso-caboverdianos entre a escola, a família e a comunidade (estudo de caso), 2008. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade do Minho. |
8. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de Ana Isabel Santos. A abordagem à leitura e à escrita no jardim de infância: conceções e práticas de educadores de infância, 2008. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade dos Açores. |
1. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de Raquel Resendes Feliciano. O papel do educador de infância e do professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico na promoção da compreensão leitura numa abordagem
transversal, 2018. Dissertação (Mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores. |
2. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de João Cristiano Ferreira de Abreu. Construção e gestão de materiais pedagógicos no ensino da matemática: uma adaptação do método de Singapura no contexto da
educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, 2018. Dissertação (Mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores. |
3. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de Helena Margarida Costa Oliveira Alves. A cidadania como projeto educacional na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, 2018. Dissertação (Mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores. |
4. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de Joana Pereira Costa. Experiências de aprendizagem promotoras de integração curricular: potencialidades no contexto do ensino-aprendizagem da matemática
na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, 2018. Dissertação (Mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores. |
5. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de Laura Alexandra Mendonça Brasil. Da experiência de estágio em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico às perceções do erro na aprendizagem, 2018. Dissertação (Mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores. |
6. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de Ivo Frias Nunes Jarimba. A eficácia e melhoria das organizações escolares: apontamentos no contexto do Estágio Pedagógico na Educação Pré-escolar e
no 1.º Ciclo do Ensino Básico, 2018. Dissertação (Mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores. |
7. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de Gui Silva Correia. A utilização de tecnologia e estratégias de diferenciação pedagógica para promover aprendizagens na Educação Pré-escolar e
no 1.º Ciclo do Ensino Básico, 2018. |
8. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de Patrícia Barcelos Rocha. Atividades de diferenciação curricular na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico, 2017. Dissertação (Mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores. |
9. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de Paula Cristina Simões Teixeira. Currículo e valores veiculados na Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, 2017. Dissertação (Mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores. |
10. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de Carolina Paula Faria Coelho. Práticas de integração curricular na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: exploração das potencialidades
do jogo pedagógico, 2017. Dissertação (Mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores. |
11. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de João Pedro Pacheco Faria. A relevância curricular no ensino de história e geografia - a importância das TIC, 2016. Dissertação (Mestrado em ensino de história e geografia) - Universidade dos Açores. |
12. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de Hugo Alexandre da Silva Bettencourt. Ciber-cidadania: estratégias de construção de valores na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico, 2016. Dissertação (Mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores. |
13. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de André Filipe da Silva Espínola. Da docência de estagiário em história e geografia ao papel do erro na avaliação e na aprendizagem, 2016. Dissertação (Mestrado em ensino de história e geografia) - Universidade dos Açores. |
14. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de Diogo André Teves Cabral. As tecnologias da informação e comunicação no ensino da história e da geografia: inclusão ou exclusão digital?, 2016. Dissertação (Mestrado em ensino de história e geografia) - Universidade dos Açores. |
15. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de Pedro Miguel Silva Cordeiro. Teorias curriculares, modelos de planificação e suas implicações no ensino da história e da geografia, 2016. Dissertação (Mestrado em ensino de história e geografia) - Universidade dos Açores. |
16. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de Cátia Daniela Pimentel Medeiros Cardoso de Carvalho. Práticas pedagógicas no ensino da história e da geografia no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário: reflexão sobre
o potencial dos materiais pedagógicos, 2016. Dissertação (Mestrado em ensino de história e geografia) - Universidade dos Açores. |
17. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de Maria do Carmo Oliveira Cabral Silva. A construção de experiências de aprendizagem promotoras da diferenciação curricular na educação pré-escolar e no 1.º ciclo
do ensino básico: contributos para a reflexão sobre os processos de tomada de decisão, 2015. Dissertação (Mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores. |
18. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de Débora Batista Sousa. . Provas de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, de DébO currículo nos processos de ensino-aprendizagem
e procedimentos de avaliação dos alunos na Educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico, 2015. Dissertação (Mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores. |
19. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de Teresa de Fátima Narciso Aguiar. Narração de histórias na educação de valores na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico, 2015. Dissertação (Mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores. |
20. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de Lina Maria da Silva Luciano. Contributos do coordenador de departamento de ciências experimentais na avaliação e desenvolvimento profissional dos professores, 2015. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade dos Açores. |
21. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de Gabriela Beatriz Nunes Mendes Pimentel. Pedagogia diferenciada no 1.º Ciclo do Ensino Básico, 2014. Dissertação (Mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores. |
22. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de Cecília Ribeiro Mouzon. A criatividade na educação: Enquadramento curricular e estratégias de facilitação na educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino
básico, 2014. Dissertação (Mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores. |
23. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de Marília Borba. Uma abordagem à cultura açoriana em contexto de educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico, 2013. Dissertação (Mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores. |
24. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de Joana Raposo. A integração curricular na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico: exploração do potencial dos recursos didáticos, 2013. Dissertação (Mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores. |
25. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de Maria Lassalete Alves da Silva. Perspetiva da comunidade docente sobre a relação entre a autoavaliação da escola e o seu projeto curricular: Um estudo de
caso numa Escola Básica e Secundária, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade dos Açores. |
26. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de Marina Pacheco. Aprender através de recursos didáticos na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico: Reflexão sobre a promoção
de aprendizagens ativas e significativas, 2013. Dissertação (Mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores. |
27. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de Vera Lourenço. A investigação-ação como modalidade de concretização de projetos educativos e curriculares: O caso do projeto ICR, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade dos Açores. |
28. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de Ana Rita Pinheiro. As histórias como estratégia pedagógica, 2013. Dissertação (Mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores. |
29. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de Joana Bettencourt. Os projetos educativos enquanto manifestação da identidade das instituições e as suas implicações no estabelecimento de parcerias, 2013. Dissertação (Mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores. |
30. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de Ana Catarina Melo. Educação para o desenvolvimento sustentável no âmbito do currículo regional da educação básica da Região Autónoma dos Açores, 2013. Dissertação (Mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores. |
31. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de Susana Brilhante. Processos supervisivos da avaliação do desempenho docente, 2013. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade dos Açores. |
32. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de Josefa Bettencourt. Conceções, comportamentos e atitudes sobre educação ambiental de crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, 2013. Dissertação (Mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores. |
33. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de Sandra Rodrigues. O ensino prático das ciências em ambiente pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, 2012. Dissertação (Mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores. |
34. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de Ana Botelho. Trabalho, desenvolvimento e satisfação profissional de professores dinamizadores de programas específicos de recuperação de
escolaridade, 2011. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade dos Açores. |
35. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de Diana Pinheiro. Raças humanas - Isso existe? Uma proposta de abordagem às questões multiculturais em contexto educativo, 2011. Dissertação (Mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores. |
36. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de Ana Paula Cabral. Inspeção em educação: Controlo ou supervisão?, 2011. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade dos Açores. |
37. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de Sofia Mourato. A matemática no quotidiano: Estratégias e recursos para o ensino da matemática, 2011. Dissertação (Mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico) - Universidade dos Açores. |
38. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de Orjana Risch. Sensibilização ambiental aplicada aos ecossistemas intertidais de piscinas naturais da ilha Terceira (Açores, Portugal), 2010. Dissertação (Mestrado em educação ambiental) - Universidade dos Açores. |
39. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de Maria do Amparo Cadavez. A formação cívica na ótica de docentes e discentes do 1.º ciclo do ensino básico: Estudo de caso numa EBI, 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade dos Açores. |
40. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de Rogério Vieira. Enfermagem e autoconceito, 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade dos Açores. |
41. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de Cidália Pacheco. Os educadores de infância e as temáticas ambientais desenvolvidas nos jardins de infância dos Açores: Principais abordagens
e necessidades, 2008. Dissertação (Mestrado em educação ambiental) - Universidade dos Açores. |
42. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de Dília Rocha. A construção da inovação educacional: Perspetivas de professores e de responsáveis pela administração e gestão da educação
na Região Autónoma dos Açores, 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade dos Açores. |
43. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de Nídia Inácio. A influência do diretor de turma no envolvimento parental na vida escolar do aluno, 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade dos Açores. |
44. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de Paula Rocha. A colaboração entre professores na gestão pedagógica do trabalho de sala de aula, 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade dos Açores. |
45. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de Carla Sousa. Nas encruzilhadas da participação escolar: O caso dos auxiliares de ação educativa (um estudo realizado no 1.º ciclo do ensino
básico), 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade dos Açores. |
46. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de Lúcia Machado. Comunicar na diferença, cidadania e participação social: Dimensões educativas na biografia de um jovem com Trissomia 21, 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade dos Açores. |
47. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de Natália Abreu. Potencial didático e pedagógico da geodiversidade mariense na concetualização do desenvolvimento sustentável, 2008. Dissertação (Mestrado em educação ambiental) - Universidade dos Açores. |
48. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de Arminda Carvalho. Contributos das orientações curriculares no desenvolvimento profissional dos educadores, 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Minho. |
49. |
Sousa, Francisco. Participação no júri de Ana Isabel Bandola Godinho. Literacia Ambiental: Um desafio Universitário na Formação de Educadores de Infância, 2007. Dissertação (Mestrado em educação ambiental) - Universidade dos Açores. |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
1. |
Membro da Comissão de Avaliação dos Membros dos Órgãos de Administração e Fiscalização da Caixa Económica da Misericórdia
de Angra do Heroísmo, 2016, Caixa Económica da Misericórdia de Angra do Heroísmo. |
Participação em eventos Event participation |
Participação como Keynote Speaker Participation as Keynote Speaker |
1. |
Teaching and researching: Conjunctions and disjunctions in our struggle for a relevant curriculum, 2011 (Congresso). Nome do evento: International Conference Enhancing Curriculum Relevance; Nome da Instituição: University of Bucharest; Cidade do evento: Bucharest. |
Participação como Membro da Comissão Científica Participation as Member of the Program Committee |
1. |
VIII Colóquio luso-brasileiro sobre questões curriculares, 2016 (Congresso). Nome do evento: VIII Colóquio luso-brasileiro sobre questões curriculares; Cidade do evento: Recife. |
2. |
XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2016 (Congresso). Nome do evento: XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação; Nome da Instituição: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação; Cidade do evento: Viseu. |
3. |
XXVIII Colóquio da ADMEE - Europa, 2016 (Congresso). Nome do evento: XXVIII colóquio da ADMEE - Europa; Nome da Instituição: ADMEE; Cidade do evento: Lisboa. |
4. |
12th International Conference on Hands-on-Science, 2015 (Congresso). Nome do evento: 12th International Conference on Hands-on-Science; Cidade do evento: Funchal. |
5. |
II European Conference on Curriculum Studies, 2015 (Congresso). Nome do evento: II European Conference on Curriculum Studies; Nome da Instituição: Universidade do Porto; Cidade do evento: Porto. |
6. |
FIPED Portugal V - Fórum Internacional de Pedagogia, 2015 (Congresso). Nome do evento: FIPED Portugal V - Fórum Internacional de Pedagogia; Nome da Instituição: Universidade dos Açores; Cidade do evento: Angra do Heroísmo. |
7. |
11th International Conference on Hands-on-Science, 2014 (Congresso). Nome do evento: 11th International Conference on Hands-on-Science; Cidade do evento: Aveiro. |
8. |
II Encontro Regional “Partilhar boas práticas de ensino”, 2014 (Encontro). Nome do evento: II Encontro Regional “Partilhar boas práticas de ensino”; Nome da Instituição: Universidade dos Açores; Cidade do evento: Ponta Delgada. |
9. |
XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2014 (Congresso). Nome do evento: XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação; Cidade do evento: Vila Real. |
10. |
VII Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Currículares/ I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares, 2014 (Congresso). Nome do evento: VII Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Currículares/ I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares; Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga. |
11. |
10th International Conference on Hands-on-Science, 2013 (Congresso). Nome do evento: 10th International Conference on Hands-on-Science; Cidade do evento: Košice. |
12. |
1.º Colóquio Luso-Angolano de Estudos Curriculares, 2013 (Congresso). Nome do evento: 1.º Colóquio Luso-Angolano de Estudos Curriculares. |
13. |
9th International Conference on Hands-on-Science, 2012 (Congresso). Nome do evento: 9th International Conference on Hands-on-Science; Cidade do evento: Antalya. |
14. |
Workshop "Professores investigadores - abordagens práticas", 2012 (Workshop). Nome do evento: Workshop "Professores investigadores - abordagens práticas"; Cidade do evento: Angra do Heroísmo. |
15. |
Encontro Regional "Partilhar boas práticas de ensino", 2012 (Encontro). Nome do evento: Encontro Regional "Partilhar boas práticas de ensino". |
16. |
III Encontro Nacional de Educação Básica, 2012 (Encontro). Nome do evento: III Encontro Nacional de Educação Básica; Cidade do evento: Aveiro. |
17. |
VI Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares, 2012 (Congresso). Nome do evento: VI Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares; Cidade do evento: Belo Horizonte. |
18. |
Encontro internacional de educação, currículo e didáticas: Tendências, contextos e dinâmicas, 2011 (Encontro). Nome do evento: Encontro internacional de educação, currículo e didáticas: Tendências, contextos e dinâmicas; Cidade do evento: Ponta Delgada. |
19. |
International Conference "Enhancing Curriculum Relevance", 2011 (Congresso). Nome do evento: International Conference "Enhancing Curriculum Relevance"; Cidade do evento: Bucharest. |
20. |
2.º Congresso internacional de avaliação em educação, 2010 (Congresso). Nome do evento: 2.º Congresso internacional de avaliação em educação; Cidade do evento: Braga. |
21. |
XXII colóquio da ADMEE - Europa, 2010 (Congresso). Nome do evento: XXII colóquio da ADMEE - Europa; Cidade do evento: Braga. |
22. |
Congresso Ibérico "Ensino superior em mudança: tensões e possibilidades", 2010 (Congresso). Nome do evento: Congresso Ibérico "Ensino superior em mudança: tensões e possibilidades"; Cidade do evento: Braga. |
23. |
IV colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares, 2008 (Congresso). Nome do evento: IV colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares; Cidade do evento: Florianópolis. |
Participação como Moderador Participation as Chairman |
1. |
Session on "Curriculum practices and discourses", 2015 (Congresso). Nome do evento: II European Conference on Curriculum Studies; Cidade do evento: Porto. |
2. |
Session on "Curriculum change strategies", 2015 (Congresso). Nome do evento: European conference on educational research; Nome da Instituição: European Educational Research Association; Cidade do evento: Budapest. |
3. |
Session on "School curriculum and the integration of 21st century skills", 2015 (Congresso). Nome do evento: European conference on educational research; Nome da Instituição: European Educational Research Association; Cidade do evento: Budapest. |
4. |
FIPED Portugal V - Fórum Internacional de Pedagogia, 2015 (Congresso). Nome do evento: FIPED Portugal V - Fórum Internacional de Pedagogia; Nome da Instituição: Universidade dos Açores; Cidade do evento: Angra do Heroísmo. |
5. |
Coordenação de um painel de comunicações subordinado ao tema “Currículo e avaliação”, 2014 (Congresso). Nome do evento: VII Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Currículares/ I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares; Cidade do evento: Braga. |
6. |
Coordenação de uma mesa redonda subordinada ao tema “Currículo, conhecimento e disciplinas escolares”., 2014 (Congresso). Nome do evento: VII Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Currículares/ I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares; Cidade do evento: Braga. |
7. |
Sessão subordinada ao tema "Currículo e metodologias de ensino e práticas docentes", 2014 (Congresso). Nome do evento: XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação; Nome da Instituição: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação; Cidade do evento: Vila Real. |
8. |
Session on “Inquiry learning and scientific reasoning”, 2014 (Congresso). Nome do evento: European conference on educational research; Nome da Instituição: European Educational Research Association; Cidade do evento: Porto. |
9. |
Session on “Curriculum development in teacher education”., 2014 (Congresso). Nome do evento: European conference on educational research; Nome da Instituição: European Educational Research Association; Cidade do evento: Porto. |
10. |
Session on "Curriculum studies - theoretical and methodological perspectives", 2013 (Congresso). Nome do evento: European Conference on Curriculum Studies; Cidade do evento: Braga. |
11. |
Symposium on "Partnerships between schools and universities in curriculum innovation", 2012 (Congresso). Nome do evento: European conference on educational research; Cidade do evento: Cádiz. |
12. |
Session on "Curricular tuning and coherence-making", 2012 (Congresso). Nome do evento: European conference on educational research; Nome da Instituição: European Educational Research Association; Cidade do evento: Cádiz. |
13. |
Session on "Curriculum change", 2012 (Congresso). Nome do evento: European conference on educational research; Nome da Instituição: European Educational Research Association; Cidade do evento: Cádiz. |
14. |
Session on "Challenges in innovating the curriculum", 2011 (Congresso). Nome do evento: European conference on educational research; Cidade do evento: Berlin. |
15. |
Painel temático "Currículo, aprendizagens e trabalho docente", 2010 (Congresso). Nome do evento: V Colóquio luso-brasileiro sobre questões curriculares; Cidade do evento: Porto. |
16. |
Workshop "Bolonha: participar para aprender", 2006 (Encontro). Nome do evento: Primeiras Jornadas de Enfermagem da Associação de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo; Cidade do evento: Angra do Heroísmo. |
17. |
Painel "Construction of professional knowledge in students and beginning teacehrs - an analysis of a constructivist model
for teachers' education curricula", 2006 (Congresso). Nome do evento: The second world curriculum studies conference; Cidade do evento: Tampere. |
18. |
O currículo regional - competências regionais, 2003 (Encontro). Nome do evento: Colóquio "Reorganização Curricular e o Currículo Regional"; Cidade do evento: Praia da Vitória. |
19. |
I Jornada "Creches e ATL", 2001 (Encontro). Nome do evento: I Jornada "Creches e ATL"; Cidade do evento: Angra do Heroísmo. |
Participação como Relator Participation as Commentator |
1. |
II Encontro de Inovação - A construção da qualidade na educação, 2002 (Encontro). Nome do evento: II Encontro de Inovação - A construção da qualidade na educação; Cidade do evento: Praia da Vitória. |
Outro tipo de participação Other kind of participation |
1. |
Revisor de propostas de comunicação, 2016 (Congresso). Nome do evento: European Conference on Educational Research 2016; Nome da Instituição: European Educational Research Association; Cidade do evento: Dublin. |
2. |
Revisor de propostas de publicação, 2015 (Congresso). Nome do evento: European Conference on Educational Research 2015; Nome da Instituição: European Educational Research Association; Cidade do evento: Budapeste. |
3. |
Revisor de propostas de comunicação, 2014 (Congresso). Nome do evento: European Conference on Educational Research 2014; Nome da Instituição: European Educational Research Association; Cidade do evento: Porto. |
4. |
Revisor de propostas de comunicação, 2013 (Congresso). Nome do evento: European Conference on Educational Research 2013; Nome da Instituição: European Educational Research Association; Cidade do evento: Istambul. |
5. |
Revisor de propostas de comunicação, 2012 (Congresso). Nome do evento: European Conference on Educational Research 2012; Nome da Instituição: European Educational Research Association; Cidade do evento: Cádiz. |
6. |
Revisor de propostas de comunicação, 2011 (Congresso). Nome do evento: European Conference on Educational Research 2011; Nome da Instituição: European Educational Research Association; Cidade do evento: Berlin. |
7. |
Membro do "Advisory board", 2006 (Congresso). Nome do evento: The second world curriculum studies conference; Nome da Instituição: Association for the Advancement of Curriculum Studies; Cidade do evento: Tampere. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Sousa, Francisco. Arquipélago - Ciências da Educação, desde 2005/12/30, Função ou tipo de participação: Conselho científico. |
2. |
Sousa, Francisco. Arquipélago - Ciências da Educação, desde 2005/12/30, Função ou tipo de participação: Reviewer. |
3. |
Sousa, Francisco. Transnational Curriculum Inquiry, desde 2004/12/30, Função ou tipo de participação: Conselho científico.
|
4. |
Sousa, Francisco. Transnational Curriculum Inquiry, desde 2004/06/30, Função ou tipo de participação: Reviewer.
|
5. |
Sousa, Francisco. Arquipélago - Ciências da Educação, desde 2004/02/27, Função ou tipo de participação: Conselho redactorial. |
6. |
Sousa, Francisco. Journal of Curriculum Studies, de 2015/08/31 até 2016/03/07, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Taylor and Francis.
|
7. |
Sousa, Francisco. Educação, Sociedade e Culturas, de 2016/01/08 até 2016/01/27, Função ou tipo de participação: Reviewer.
|
8. |
Sousa, Francisco. Revista Portuguesa de Educação, de 2015/05/07 até 2015/06/05, Função ou tipo de participação: Reviewer.
|
9. |
Sousa, Francisco. International Journal of Educational Research, de 2015/02/28 até 2015/03/13, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Elsevier.
|
10. |
Sousa, Francisco. Investigar em Educação, de 2014/02/17 até 2014/03/25, Função ou tipo de participação: Reviewer.
|
11. |
Sousa, Francisco. Revista Portuguesa de Educação, de 2011/03/11 até 2011/04/24, Função ou tipo de participação: Reviewer.
|
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Produção artística/cultural
Artistical/cultural production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
103 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
21 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
2 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
19 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
19 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
19 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
56 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
52 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
4 |
Textos em jornais ou revistas Texts in journals or magazines |
4 |
Jornais de notícias Newspapers |
1 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
3 |
Produção técnica Technical production |
43 |
Trabalhos técnicos Technical works |
6 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
37 |
Produção artística/cultural Artistical/cultural production |
1 |
Dados complementares (Additional data) |
137 |
Orientações Orientations |
17 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
57 |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
1 |
Participação em Eventos Event participation |
51 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
11 |
Outras informações relevantes
Frequência, em 1999/2000, de componente curricular do curso de Doutoramento em "Curriculum and Teaching" no Teachers College,
Columbia University, Nova Iorque, na qualidade de bolseiro da Fulbright e do programa Praxis XXI. Bolseiro do programa
Sócrates/Erasmus no West Sussex Institute of Higher Education em 1992. Relator de visita de estudo ao Perth & Kinross
Council, Escócia, no âmbito do programa Sócrates/Arion, em 2005. Participação na visita de estudo CEDEFOP 141 à Inspeção
Escolar de Hamburgo em 2009. Participação, em representação da Universidade dos Açores, no projeto "On the edge" (programa
Sócrates/Comenius). Coordenação da representação da Universidade dos Açores no congresso "The Big Hope", organizado pela
Liverpool Hope University em Liverpool - Capital Europeia da Cultura, em 2008. Coordenação da representação da Universidade
dos Açores no projeto "The EYE" (European Youth Engagement), realizado na Suécia em 2008. Experiência profissional no
ensino não superior: professor de Inglês no segundo ciclo do ensino básico em 1987/88, 1991/92 e 1992/1993; professor de
Inglês no ensino profissional em 1996. Registos de formador: Registo CCPFC/RFO-07460/98, Conselho Científico-pedagógico
da Formação Contínua de Professores, áreas e domínios B02 Avaliação, B16 Teoria Curricular, C03 Conceção e Organização de
Projetos Educativos; Registo DREFAçores/RevEF/002/2014, Direção Regional da Educação, áreas e domínios B02 Avaliação, B09
Organização do Sistema Educativo, B11 Pedagogia e Didática, B12 Política Educativa, B15 Tecnologia e Comunicação Educativa,
B16 Teoria Curricular, B19 Supervisão Pedagógica, C03 Conceção e Organização de Projetos Educativos, C10 Práticas de Avaliação
e Rendimento Escolar, C20 Investigação-ação, C24 Ensino Básico 1. º Ciclo, C27 Métodos e Técnicas de Avaliação, C28 Desenvolvimento
Curricular, D02 Educação Multicultural; Certificado de Aptidão de Formador EDF 2093/2006 DRJEFP, Direção Regional da Juventude,
Emprego e Formação Profissional, Governo da Região Autónoma dos Açores. Vice-Presidente, entre 9 de fevereiro de 2010
e 1 de julho de 2016, da Direção da AFARIT - Associação dos Funcionários da Administração Regional da Ilha Terceira, entidade
proprietária do Infantário "O Carrocel" e do ATL com o mesmo nome. Presidente do Conselho Pedagógico do Infantário "O
Carrocel", entre 9 de fevereiro de 2010 e 1 de julho de 2016. Serviço militar: soldado cadete na Escola Prática de Infantaria,
Mafra, em 1992; Aspirante a Oficial entre novembro de 1992 e abril de 1993; instrutor de um curso de formação de praças e
comandante de um pelotão de atiradores.
|
Visualizações do curriculum [
4421
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
23-03-2019
às
16:29:59
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|