Paula Maria Gonçalves Alves de Quadros Flores
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
21/10/2018 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Paula Maria Gonçalves Alves de Quadros Flores |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Flores, Paula |
Categoria profissional
Position |
Professor Adjunto |
Endereço profissional
Professional address |
Politécnico do Porto Escola Superior de Educação do Porto ESE - UTC - Ciências da Educação Rua Dr. Roberto Frias, 602 Paranhos 4200-465 Porto Portugal Telefone: (+351)225073460 Correio electrónico: paulaqflores@ese.ipp.pt Homepage: http://ese.ipp.pt/ |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2006-2012 |
Doutoramento Phd |
Ciências da Educação, Comunicação e Tecnologia Educativa
(4 anos » years)
.
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro,
Portugal.
|
2003-2005 |
Mestrado Master degree |
Administração e Planificação da Educação
(2 anos » years)
.
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique,
Portugal.
|
2000-2002 |
Licenciatura Licentiate degree |
Gestão e Animação da Formação
(2 anos » years)
.
Instituto Superior de Educação e Trabalho,
Portugal.
|
1983-1986 |
Bacharelato Bachelor degree |
Magistério Primário
(3 anos » years)
.
Magistério Primário de Chaves,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Set/2012-Actual |
Professor Adjunto |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
2016- Actual |
INED (Centro de Investigação e Inovação em Educação) , Membro.
Investigado.
|
2012- Actual |
Investigação & Desenvolvimento do Instituto de Filosofia da Faculdade de letras do Portoy of Letters of Porto;, Outros (especifique).
Colaborador.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Flores, Paula. 2016. A Identidade Profissional Docente e as TIC: Estudos de Boas Práticas no 1º Ciclo do Ensino Básico na região do Porto. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-3-639-83846-6. Berlin: Novas Edições Acadêmicas.
|
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Flores, Paula; Ramos, Altina; Escola, Joaquim. 2015. The Digital Textbook: Methodological and Didactic Challenges for Primary School. In Digital Textbooks: What's New?, ed. Jesús Rodríguez, Eric Bruillard; Mike Horsley, 837 - 904. . Santiago de compostela: USC/IARTEM.
|
|
|
|
2. |
Flores, Paula; Peres, Américo; Escola, Joaquim. 2013. Identidade profissional docente e as TIC: estudo de boas práticas no 1CEB na região do Porto. In As TIC no Ensino: Políticas, usos e realidades, ed. Raposo-Rivas, Joaquim Escola; Martinez-Figueira e Florêncio Aires, 323 - 342. ISBN: 978-84-8408-722-9. Santiago de Compostela: Andavira.. |
|
|
|
3. |
Angélica, Mafra; Flores, Paula; Escola, Joaquim. 2013. Podcasting no desenvolvimento da leitura: uma experiência no 1º ciclo do Ensino Básico. In As TIC no Ensino: Políticas, usos e realidades, 233 - 255. . Santiago de Compostela: Editora Andavira. |
|
|
|
4. |
Flores, Paula. 2011. Os dez Princípios de uma boa prática. In A par dos tempos que correm, as TIC e o centenário da República, ed. Ana Paula Vilela , 95 - 98. ISBN: 978-989-96569-I. Braga: Centro de Formação de Associação de Escolas Braga/Sul. |
|
|
|
5. |
Flores, Paula; Escola, Joaquim. 2011. Boas Práticas: conceitos e experiência no 1º Ciclo do Ensino Básico.. In Fenda Dixital: As TIC entre a escola e a comunidade, ed. Xosé Cid Fernández e Xesús Rodríguez Rodríguez, 215 - 224. ISBN: 978-84-8408-143-2. Santiago de Compostela:: Escola Nova Galega. |
|
|
|
6. |
Flores, Paula; Escola, Joaquim. 2010. A Construção de uma cultura de paz através de uma cultura em rede.. In Educação, Justiça e Solidariedade na Construção da Paz, ed. Américo Peres e Ricardo Vieira, 205 - 221. ISBN: 978-972-99943-3. Chaves-Leiria: APAP. |
|
|
|
7. |
Flores, Paula. 2007. As TIC e a formação que marcarão a diferença no futuro. In As Tecnologias de Informação e Comunicação na Escola, ed. António Osório e Vidal Puga , 61 - 78. . Braga: Centro de Investigação METAFORMA - Universidade do Minho . |
|
|
|
8. |
Flores, Paula; Flores, António. 2007. Estudo da implementação das TIC nas escolas do 1º CEB do Concelho de Gondomar. In A Fenda Dixital e as súas implicacións educativas, ed. Cid Fernández, Xosé Manuel, Rodríguez, Xesús Rodríguez (eds.), 475 - 484. ISBN: 978-84-611-6458. Santiago de Compostela: Escola Nova Galega. |
|
|
|
9. |
Flores, Paula. 2007. Despertar para a poesia: um projecto em contexto de sala de aula. In Imaginário, Identidades e Margens, ed. Fernando Azevedo et al., 611 - 622. . Vila Nova de Gaia: Edições Gailivro. |
|
|
|
10. |
Flores, Paula; Flores, António. 2007. A par e passo: a escola, os professores e as TIC. In A Fenda Dixital e as súas implicacións educativas, , ed. Cid Fernández, Xosé Manuel, Rodríguez, Xesús Rodríguez (eds.), 485 - 494. ISBN: 978-84-611-6458. Santiago de Compostela: Escola Nova Galega. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Quadros-Flores, Paula. 2018. "Escola com emoção: potencialidades das TIC no 1º CEB", Revista Nova Galega 8, 71: 56 - 59.
|
|
|
|
2. |
Santos, Natividade; Silva, Fernando; Flores, Paula. 2017. "School media libraries in the digital age: what are the challenges? (As Bibliotecas Escolares na era digital: que desafios?)", Indagatio Didactica – CIDTFF – UA 9, 4: 147 - 160.
|
|
|
|
3. |
Quadros-Flores, Paula; Raposo-Rivas, Manola. 2017. "Inclusion of digital technologies in education: (re) construction of professional teacher identity in practice", REVISTA PRÁCTICUM 2, 2: 2 - 17.
|
|
|
|
4. |
Flores, Paula; Escola, Joaquim. 2009. "O papel das Novas Tecnologias na Construção da cidadania: a plataforma Moodle no 1º Ciclo do ensino Básico", Observatorio (OBS) Journal 3, 1: 78 - 96.
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Flores, Paula; Marta, Margarida; Sá, Susana. 2018. "Aprender a aprender com tecnologia digital em ambiente formal e informal", Trabalho apresentado em III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, In Infância(s) e Juventude(s) na Sociedade e Educação Contemporâneas, Braga.
|
|
|
|
2. |
Quadros-Flores, Paula; Flores, António; Ramos, Altina. 2018. "Factors that inhibit or promote the integration of ict in education ", Trabalho apresentado em 12th annual International Technology, Education and Development Conference, In INTED 2018 12th International Techonology Education and Development Congerence, Valencia.
|
|
|
|
3. |
Ramos, Altina; Quadros-Flores, Paula; Flores, António. 2018. "TECNOLOGIA EDUCATIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM CAMINHO PARA A INCLUSÃO SOCIAL E DIGITAL?", Trabalho apresentado em 6th International Congress of Educational Sciences and Development , In Libro de Actas del 6th International Congress of Educational Sciences and Development, Setúbal.
|
|
|
|
4. |
Ribeiro, Deolinda; Marta, Margarida; Flores, Paula. 2017. "As narrativas de formação como prática de auto e hétero Supervisão para a construção do saber profissional docente", Trabalho apresentado em Sympusium POIO 2017: Recursos para un Prácticum de calidad , In Sympusium POIO 2017: Recursos para un Prácticum de calidad , Poio. |
|
|
|
5. |
Flores, Paula; Ramos, Altina. 2017. "ICT in primary school: theories and practices in the mother tongue", Trabalho apresentado em ICT in primary school: theories and practices in the mother tongue, In 5th INTERNATIONAL CONGRESS of EDUCATIONAL SCIENCES and DEVELOPMENT PALACIO DE LA MAGDALENA, SANTANDER. |
|
|
|
6. |
Flores, Paula; Costa, José A. 2017. "OU ISTO OU AQUILO” OU ISTO E AQUILO: RECURSOS FÍSICOS E DIGITAIS NOS CAMINHOS INICIAIS DA LEITURA", Trabalho apresentado em 2LESE- Jornadas Internacionais de Leitura, escrita e sucesso escolar , In 2LESE- Jornadas Internacionais de Leitura, escrita e sucesso escolar , Braga. |
|
|
|
7. |
Costa, José A; Cruz, Mário; Flores, Paula; Silva, Paulo. 2017. "PEEP’17 Meeting – Primary English Education in Portugal a meeting to value and share teacher research", Trabalho apresentado em CLIL 4U: Implementation, Monitoring and evaluation of bilingual teaching projects in primary education , In CLIL 4U: Implementation, Monitoring and evaluation of bilingual teaching projects in primary education , Porto.
|
|
|
|
8. |
Quadros-Flores, Paula. 2017. "Ambientes Educativos com TIC: PRÁTICAS DE ENSINO DO PORTUGUÊS NO 1º Ciclo do Ensino Básico em situação de estágio", Trabalho apresentado em II encontro Temático APL/ESE Diálogos entre Investigação e as Práticas Educativas no ensino da Língua, In II encontro Temático APL/ESE Diálogos entre Investigação e as Práticas Educativas no ensino da Língua, Porto.
|
|
|
|
9. |
Quadros-Flores, Paula; Flores, António; Ramos, Altina. 2017. "What teachers do, observe, and feel in pedagogical practice through the use of digital resources", Trabalho apresentado em EDULEARN17, the 9th annual International Conference on Education and New Learning Technologies , In EDULEARN17, Barcelona.
|
|
|
|
10. |
Quadros-Flores, Paula; Flores, António; Ramos, Altina. 2017. "The Smartphone in the Context of the Classroom in the Primary School and in the higher education.", Trabalho apresentado em EDULEARN17, the 9th annual International Conference on Education and New Learning Technologies, In EDULEARN17, Barcelona.
|
|
|
|
11. |
Flores, Paula; Ramos, Altina; Pereira, Iris. 2016. "Potencialidades das TIC na aprendizagem da leitura e da escrita no 1º CEB: teorias e práticas", Trabalho apresentado em V SIELP – Simpósio Internacional de ensino de Língua Portuguesa/V FIAL – Fórum Ibero-Americano de Literacias., In V SIELP – Simpósio Internacional de ensino de Língua Portuguesa/V FIAL – Fórum Ibero-Americano de Literacias., Braga. |
|
|
|
12. |
Ribeiro, Deolinda; Flores, Paula; Sá, Susana. 2016. "Os processos comunicacionais na formação profissional: perceção dos estagiários", Trabalho apresentado em I Encontro Internacional de Formação na Docência,, In INCTE 2016 - I Encontro Internacional de Formação na Docência, Bragança.
|
|
|
|
13. |
Flores, Paula; Ramos, Altina. 2016. "Práticas com TIC potenciadoras de mudança", Trabalho apresentado em 1st International Conference on Teacher Education (INCTE), In 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência, INCTE - 1st International Conference on Teacher Education (INCTE), Bragança.
|
|
|
|
14. |
Ribeiro, Deolinda; Flores, Paula; Sá, Susana. 2016. "A escuta da voz dos atores educativos nos processos de investigação e formação de professores (no prelo)", Trabalho apresentado em 4th INTERNATIONAL CONGRESS EDUCATION AND DEVELOPMENT, In In Livro de capítulos Avances en Ciencias de la Educación del Desarrollo, Santiago de Compostela. |
|
|
|
15. |
Ribeiro, Deolinda; Sá, Susana; Flores, Paula. 2016. "Transição educativa da educação pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico: perceção dos profissionais ", Trabalho apresentado em (SPCE) XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE), In XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE), Viseu. |
|
|
|
16. |
Flores, Paula; Eça, Luísa; Rodrigues, Sara; Rodrigues, Cristina. 2015. "A cidaddania e as TIC: Projeto no 1º CEB", Trabalho apresentado em Colóquio Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores , In Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores , Braga.
|
|
|
|
17. |
Flores, Paula; Silva, Fernando. 2015. "O conflito em contexto escolar: transformar barreiras em oportunidades. ", Trabalho apresentado em XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. , In XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Ciências da Educação, Vila Real.
|
|
|
|
18. |
Flores, Paula; Escola, Joaquim; Peres, Américo. 2013. "Identidade Profissional Docente e as TIC: estudo de boas práticas no 1CEB na região do Porto", Trabalho apresentado em I Seminário Internacional Políticas e Integração das TIC na sala de aulas, In I Seminário Internacional Políticas e Integração das TIC na sala de aulas, Vila Real. |
|
|
|
19. |
Flores, Paula; Escola, Joaquim; Peres, Américo. 2012. "Formar para inovar. Inovar formando com TIC", Trabalho apresentado em III Congresso Internacional A Fenda Dixital TIC, Escola e Desenvolvimento Local,, In A Fenda Dixital TIC, Escola e Desenvolvimento Local, Póvoa de Varzim. |
|
|
|
20. |
Flores, Paula; Escola, Joaquim. 2011. "O retrato da integração das TIC no 1º Ciclo: que perspectivas?", Trabalho apresentado em Atas da VII Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges, In Atas da VII Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges, Braga. |
|
|
|
21. |
Flores, Paula; Peres, Américo; Escola, Joaquim. 2011. "Novas soluções com TIC: BOAS PRÁTICAS NO 1º Ciclo do Ensino Básico.", Trabalho apresentado em 1ª Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC (ieTIC), In 1ª Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC (ieTIC), Bragança.
|
|
|
|
22. |
Angélica, Mafra; Flores, Paula. 2010. "Utilização do Podcast no desenvolvimento da leitura no 1º ciclo do ensino básico", Trabalho apresentado em Questões Curriculares/ V Colóquio Luso-Brasileiro: Debater o Currículo e seus Campos – Políticas, Fundamentos e Práticas, In Questões Curriculares/ V Colóquio Luso-Brasileiro: Debater o Currículo e seus Campos – Políticas, Fundamentos e Práticas, Braga. |
|
|
|
23. |
Flores, Paula; Peres, Américo; Escola, Joaquim. 2010. "Competências e Saberes na nova era digital: exemplificação no 1º Ciclo do Ensino Básico", Trabalho apresentado em V Colóquio Luso-brasileiro: Questões Curriculares/ Debater o currículo e os seus campos – políticas, Fundamentos e Práticas, In V Colóquio Luso-brasileiro: Questões Curriculares/ Debater o currículo e os seus campos – políticas, Fundamentos e Práticas, Porto. |
|
|
|
24. |
Angélica, Mafra; Flores, Paula; Escola, Joaquim. 2010. "Aplicações do Podcast no 1º Ciclo do Ensino Básico", Trabalho apresentado em VII Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges,, In VII Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges,, Braga. |
|
|
|
25. |
Flores, Paula; Escola, Joaquim; Peres, Américo. 2009. "Novos desafios, novas oportunidades: as TIC na educação.", Trabalho apresentado em VII congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural, In VII congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural, Porto. |
|
|
|
26. |
Flores, Paula; Flores, António. 2009. "O papel das Novas Tecnologias na Construção da cidadania: a plataforma Moodle no 1º Ciclo do Ensino Básico", Trabalho apresentado em Comunicação e Cidadania - 5º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação. SOPCOM, In Comunicação e Cidadania - 5º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação. SOPCOM, Braga. |
|
|
|
27. |
Flores, Paula; Escola, Joaquim; Peres, Américo. 2009. "Concepção de Boas Práticas segundo os professores do 1º ciclo do ensino Básico", Trabalho apresentado em VIII Congresso LUSOCOM, Comunicação, Espaço Global e Lusofonia. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, In VIII Congresso LUSOCOM, Comunicação, Espaço Global e Lusofonia. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa.
|
|
|
|
28. |
Flores, Paula; Escola, Joaquim; Peres, Américo. 2009. "A tecnologia ao Serviço da Educação: práticas com TIC no 1º Ciclo do Ensino Básico", Trabalho apresentado em VI Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges,, In VI Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges,, Braga. |
|
|
|
29. |
Flores, Paula; Escola, Joaquim; Delgado, Paulo. 2009. "A Identidade Profissional Docente na era digital", Trabalho apresentado em Investigar, Avaliar, Descentralizar – X Congresso da SPCE, In Investigar, Avaliar, Descentralizar – X Congresso da SPCE, Bragança.
|
|
|
|
30. |
Flores, Paula; Peres, Américo; Escola, Joaquim. 2009. "Integração de tecnologias na prática pedagógica: boas práticas", Trabalho apresentado em Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, In Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga.
|
|
|
|
31. |
Flores, Paula; Flores, António; Escola, Joaquim. 2008. "O futuro hoje: ser professor no Séc. XXI", Trabalho apresentado em I Congresso Internacional em Estudos da Criança – Infâncias Possíveis, Mundos Reais, In 7º Encontro Nacional, 5º Internacional - Investigação em Leitura, Literatura Infantil & Ilustração, Braga.
|
|
|
|
32. |
Flores, Paula; Flores, António; Escola, Joaquim. 2008. "A plataforma Moodle no 1º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Superior", Trabalho apresentado em Congresso Comunidades de Aprendizagem Moodle/CaldasMoodle, In Comunidades de Aprendizagem Moodle, Caldas da Rainha.
|
|
|
|
33. |
Flores, Paula; Escola, Joaquim. 2008. "As novas tecnologias de informação e de comunicação no desenvolvimento da língua materna", Trabalho apresentado em Atas do 7.º Encontro Nacional (5.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, In Atas do 7.º Encontro Nacional (5.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, Braga.
|
|
|
|
34. |
Flores, Paula. 2008. "A imagem de si e o reconhecimento dos outros: o professor do 1º Ciclo do Ensino Básico", Trabalho apresentado em Trabalho Docente e Organizações Educativas, In Trabalho Docente e Organizações Educativas, Aveiro. |
|
|
|
35. |
Flores, Paula; Flores, António. 2007. "Inovar na Educação: o Moodle no processo de ensino e aprendizagem.", Trabalho apresentado em V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – Challenges2007, In Challenges2007. O digital e o Currículo, Braga. |
|
|
|
36. |
Flores, Paula. 2006. "Despertar para a poesia: um projecto em contexto de sala de aula", Trabalho apresentado em II Congresso Internacional Criança, Língua, Imaginário e Texto Literário: Centro e Margens na Literatura para Crianças e Jovens, In II Congresso Internacional Criança, Língua, Imaginário e Texto Literário: Centro e Margens na Literatura para Crianças e Jovens, Braga. |
|
|
|
37. |
Escola, Joaquim; Flores, Paula. 2007. "As Tecnologias da Informação e da Comunicação: globalização e exclusão", Trabalho apresentado em V Congresso Internacional da Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural,, In V Congresso Internacional da Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural,, Maia. |
|
|
|
38. |
Flores, Paula; Escola, Joaquim. 2007. "AS TIC: barreiras e oportunidades", Trabalho apresentado em II Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e online, In II Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e online, Lisboa. |
|
|
|
39. |
Flores, Paula; Escola, Joaquim. 2007. "Interactividade: Uma Nova Modalidade Comunicacional. ", Trabalho apresentado em IX simpósio Internacional de Informática Educativa, In Symposium on Computers in Education, Porto. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Peres, Américo; Flores, Paula. 2012. " Educadores Pela Paz: 26 anos depois, continuamos unidos", A Página da Educação, 197: 68 - 69. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Flores, Paula; Orange, Edite; Oliveira, Lucie. 2013. "Une Langue Étrangère, un ordinateur, une image: c'est simple comme bonjour", Trabalho apresentado em Images et Imaginaires pour agir - XXI Éme Congrès, In prelo, Porto. |
|
|
|
2. |
Flores, Paula. 2007. "As Tecnologias no 1º Ciclo do Ensino Básico", Trabalho apresentado em Congresso 1º Ciclo – Práticas curriculares de sucesso., In Congresso 1º Ciclo – Práticas curriculares de sucesso., Porto. |
|
|
|
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Quadros-Flores, Paula. Impact of digital technologies on pedagogical practice in primary education,International Conference on New Horizons in Education,Paris,2018 (Comunicação). |
2. |
Flores, Paula; Marta, Margarida; Sá, Susana. Aprender a aprender com tecnologia digital em ambiente formal e informal. ,II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação,Braga,2018 (Comunicação).
|
3. |
Quadros-Flores, Paula. FACTORS THAT INHIBIT OR PROMOTE THE INTEGRATION OF ICT IN EDUCATION,12th annual International Technology, Education and Development Conference,Valencia,2018 (Comunicação).
|
4. |
Quadros-Flores, Paula. A importância da transição: da educação pré-escolar para o primeiro ciclo,III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE) ,Bragança,2018 (Comunicação).
|
5. |
Quadros-Flores, Paula; Marta, Margarida. Recursos tecnológicos digitais na educação pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico,III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE),Bragança,2018 (Comunicação).
|
6. |
Quadros-Flores, Paula; Marta, Margarida; Araújo, Maria J. Pensar a Educação nos processos de Construção de autonomia e emancipação,Mantle of the Expert: developing innovative teaching strategies to improve entrepreneurial skills and enhance performance
of disadvantaged learners, and facilitate integration in schools,Porto,2018 (Comunicação). |
7. |
Quadros-Flores, Paula. Potentialities of the Augmented Reality in the school manuals of primary education,International Conference on New Horizons in Education,Paris,2018 (Comunicação). |
8. |
Flores, Paula; Costa, José A. Ou isto ou aquilo, ou isto e aquilo: recursos físicos e digitais nos caminhos iniciais da leitura,,II Jornadas de Leitura, Escrita, Sucesso Escolar e alfabetização, III Jornadas Internacionais de Alfabetização,Braga,2017 (Comunicação). |
9. |
Quadros-Flores, Paula. Ambientes Educativos com TIC: PRÁTICAS DE ENSINO DO PORTUGUÊS NO 1º Ciclo do Ensino Básico em situação de estágio,Ambientes Educativos com TIC: práticas de ensino do português no 1º ciclo do Ensino Básico em situação de estágio,Porto,2017 (Comunicação). |
10. |
Quadros-Flores, Paula. What teachers do, observe, and feel in pedagogical practice through the use of digital resources. ,9th annual International Conference on Education and New Learning Technologies ,Valencia,2017 (Comunicação). |
11. |
Quadros-Flores, Paula. The Smartphone in the Context of the Classroom in the Primary School and in the higher education,9th annual International Conference on Education and New Learning Technologies (,Valencia,2017 (Comunicação). |
12. |
Flores, Paula. Potencialidades das TIC na aprendizagem da leitura e da escrita no 1º CEB: teorias e práticas,V SIELP – Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa/V FIAL – Fórum Ibero-Americano de Literacias,Braga,2016 (Comunicação). |
13. |
Flores, Paula. Super Visão …TIC: boas práticas,Colóquio Debate Supervisão Pedagógica e Partilha de Boas Práticas,Chaves,2016 (Comunicação). |
14. |
Flores, Paula. Práticas com TIC potenciadoras de mudança,I Encontro Internacional de Formação na Docência,Bragança,2016 (Comunicação). |
15. |
Flores, Paula. Alavancar a cidadania com TIC ,2º Colóquio Internacional Ler e Ser: Pontes para o Futuro.,Gondomar,2015 (Conferência ou palestra). |
16. |
Flores, Paula. A cidadania e as TIC: projeto no 1º CEB”,no Colóquio Desafios Curriculares e Pedagógicos na formação de professores, ,Braga,2015 (Comunicação). |
17. |
Flores, Paula. O conflito em contexto escolar: transformar barreiras em oportunidade,XII Congresso da sociedade Portuguesa de Ciências da Educação,Vila Real.,2014 (Comunicação). |
18. |
Flores, Paula. Desafios das tecnologias: direitos da criança e adolescentes/ família/ escola,XXVIII Encontro Galego-Português de Educadoras/es pela Paz “Direitos Humanos,Chaves,2014 (Conferência ou palestra). |
19. |
Flores, Paula. Nouveaux publics, nouvelles pratiques: ressources digitales pour l’enseignement et pour l’apprendissage des langues étrangères,Seminário temático no Mestrado em Ensino de Inglês e de Francês ou Espanhol no Ensino Básico.,Porto,2013 (Seminário). |
20. |
Flores, Paula. Identidade Profissional Docente e as TIC: estudo de boas práticas no 1CEB na região do Porto,I Seminário Internacional Políticas e Integração das TIC na sala de aulas,Vila real,2013 (Conferência ou palestra). |
21. |
Flores, Paula. Formar para inovar, inovar formando,III Encontro Internacional Fenda Digital: TIC, Escola e Desenvolvimento ,Póva de Varzim,2012 (Conferência ou palestra). |
22. |
Flores, Paula. Educação Intergeracional: Redes sociais e solidariedade. Oradora convidada ,XXVI Encontro Galego-Português de Educadoras e Educadores para a paz,Chaves,2012 (Conferência ou palestra). |
23. |
Flores, Paula. Desafios das TIC no processo de ensino-aprendizagem: boas práticas,1º Encontro de boas práticas com TIC,Pedrouços, Maia,2012 (Conferência ou palestra). |
24. |
Flores, Paula. O retrato da integração das TIC no 1º Ciclo: Que perspectivas? ,VII Conferência Internacional da TIC na Educação – Challenges,Braga,2011 (Comunicação). |
25. |
Flores, Paula. Novas Soluções com TIC: boas práticas no 1º Ciclo do Ensino Básico,1ª Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC (ieTIC).,Btagança,2011 (Comunicação). |
26. |
Flores, Paula. A construção de uma cultura de paz através do conhecimento em rede,XXIV Encontro Galego-Português de Educadores e Educadoras pela paz. ,Leiria,2010 (Comunicação). |
27. |
Flores, Paula. Competências e saberes na nova era digital : exemplificação no 1º Ciclo do Ensino Básico,Colóquio sobre Questões Curriculares/ V Colóquio Luso-Brasileiro: Debater o Currículo e seus Campos – Políticas, Fundamentos
e Práticas,Porto,2010 (Comunicação).
|
28. |
Flores, Paula. Novos desafios, novas oportunidades: as TIC na educação,VII congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento sócio-cultural,Porto,2009 (Comunicação). |
29. |
Flores, Paula. Concepção de Boas Práticas segundo os professores do 1º Ciclo do Ensino Básico,VIII Congresso LUSOCOM, Comunicação, Espaço Global e Lusofonia,Lisboa,2009 (Comunicação). |
30. |
Flores, Paula. A tecnologia ao Serviço da Educação: práticas com TIC no 1º Ciclo do Ensino Básic,. VI Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges,,Braga,2009 (Comunicação). |
31. |
Flores, Paula. Integração de tecnologias na prática pedagógica: boas práticas,X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,Braga,2009 (Comunicação). |
32. |
Flores, Paula. A Identidade Profissional Docente na era digital,X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Investigar, Avaliar, Descentralizar,Bragança,2009 (Comunicação). |
33. |
Flores, Paula. A imagem de si e o reconhecimento dos outros: o professor do 1º Ciclo do Ensino Básico.,V Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar, Trabalho Docente e Organizações Educativas.,Aveiro,2008 (Comunicação). |
34. |
Flores, Paula. A plataforma Moodle no 1º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Superior,II Encontro Comunidades de Aprendizagem Moodle - CaldasMoodle08,Caldas da Rainha,2008 (Comunicação). |
35. |
Flores, Paula. O futuro hoje: ser professor no Sec. XXIO futuro hoje: ser professor no Sec. XXI,I Congresso Internacional em Estudos da Criança – Infâncias Possíveis, Mundos Reais,Braga,2008 (Comunicação). |
36. |
Flores, Paula. As tecnologias no 1º Ciclo do Ensino Básico,Congresso 1º Ciclo – Práticas Curriculares de sucesso,Porto,2008 (Conferência ou palestra). |
37. |
Flores, Paula. As novas tecnologias de informação e de comunicação no desenvolvimento da língua materna,7º Encontro Nacional (5º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração.,Braga,2008 (Comunicação). |
38. |
Flores, Paula. Boas Práticas: Conceito e Experiência no 1º ciclo do ensino Básico,II Congresso Ibérico “A fenda Dixital”: as TIC, entre a escola e a comunidade,Silheda - Pontevedra,2008 (Comunicação). |
39. |
Flores, Paula. Materiais Didácticos resultantes de experiências realizadas no Primeiro Ciclo,Jornada Novos desafios da Educação (JNDE); ,Póvoa de Lanhoso,2007 (Outra). |
40. |
Flores, Paula. As TIC: barreiras e oportunidades,II Colóquio Luso-Braileiro de Educação a Distância e Online”.,Lisboa,2007 (Comunicação). |
41. |
Flores, Paula. Interactividade: uma nova modalidade comunicacional. ,9th Symposium on Computers in Education,Porto,2007 (Comunicação).
|
42. |
Flores, Paula. As Tecnologias da Informação e da Comunicação: globalização e exclusão,V Congresso Internacional da Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural,Maia,2007 (Comunicação). |
43. |
Flores, Paula. Inovar na Educação: O Moodle no processo de ensino aprendizagem,V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2007,Braga,2007 (Comunicação). |
44. |
Flores, Paula. O papel das novas tecnologias da informação e comunicação na construção da cidadania: a plataforma Moodle no 1º Ciclo do ensino
Básico,5º Congresso da SOPCOM,Braga,2007 (Comunicação). |
45. |
Flores, Paula. Despertar para a Poesia: um projecto em contexto de sala de aula.,II Congresso Internacional Criança, Língua, Imaginário e Texto Literário: Centro e Margens na Literatura para Crianças e Jovens,Braga,2006 (Comunicação). |
46. |
Flores, Paula. Novo paradigma da identidade profissional docente no 1º Ciclo do Ensino Básico,VIº Simpósio Internacional “dimensões da profissionalidade docente na educação de infância e 1º Ciclo do ensino básico,Santarém,2006 (Poster). |
47. |
Flores, Paula. As TIC e a formação que marcarão a diferença no futuro,I Jornada das TIC na escola (JTICE),Braga,2006 (Outra). |
48. |
Flores, Paula. O Professor e a mudança: novos desafios,XIX Encontro Galego e XII Galego-Portugués de Educadores/as pola paz,A Guarda - Pontevedra,2005 (Comunicação). |
49. |
Flores, Paula. Estudo da implementação das TIC nas Escolas do 1º ciclo do Concelho de Gondomar,Estudo da implementação das TIC nas Escolas do 1º ciclo do Concelho de Gondomar,Silheda - Pontevedra,2005 (Comunicação). |
50. |
Flores, Paula. A par e passo: a escola, os professores e as TIC,I Congresso Ibérico- “A Fenda Dixital” - As tecnoloxías da información e da comunicación (TIC): Retos para a educación do
futuro,Silheda- Pontevedra,2005 (Comunicação). |
Organização de evento Event organization |
1. |
Flores, Paula. Práticas Educativas Criativas no Ensino da Matemática e das Ciências Naturais,2017 (Seminário / Organização).
|
2. |
Flores, Paula. Escola Virtual, a integração do e-learning e dos Recursos Educativos Digitais em contexto de ensino-aprendizagem,2017 (Simpósio / Organização). |
3. |
Flores, Paula. As TIC e a inovação na profissão,2017 (Seminário / Outra). |
4. |
Flores, Paula. 4º Colóquio Internacional Ler e Ser: Leitura e vida,2017 (Conferência / Organização).
|
5. |
Flores, Paula. 5º Colóquio Internacional Ler e Ser: Cooperar e partilhar o bem comum,2017 (Conferência).
|
6. |
Flores, Paula. De que falamos quando falamos de meios digitais na Educação?,2017 (Outro). |
7. |
Flores, Paula. A educação intercultural e a formação de educadores e professores ,2017 (Outro / Organização). |
8. |
Flores, Paula. Multiplicação de ecrãs: dinâmicas de utilização em contexto educativo,2016 (Seminário / Organização). |
9. |
Flores, Paula. Dificuldades de aprendizagem: o caso do 1º CEB,2016 (Seminário / Organização). |
10. |
Flores, Paula. 3º Colóquio Internacional Ler e Ser:. Os desafios das escolas do século XXI,2016 (Conferência).
|
11. |
Flores, Paula. Dinâmicas com o Quadro Interativo no Ensino,2016 (Seminário / Organização). |
12. |
Flores, Paula. XXX Encontro de Educadores para a PAZ, em Amarante.,2016 (Conferência / Organização). |
13. |
Flores, Paula. O conflito em contexto escolar: transformar um impedimento em oportunidade,2015 (Outro / Organização). |
14. |
Flores, Paula. QUIM e Web 2.0: uma parceria para a sala de aula no 1º e 2º Ciclos,2015 (Oficina / Organização). |
15. |
Flores, Paula. Dinâmicas com o Quadro Interativo no Ensino. Exemplos práticos de utilização na sala de aula,2015 (Seminário / Organização). |
16. |
Flores, Paula. Dinâmicas com o Quadro Interativo no Ensino. Exemplos práticos de utilização na sala de aula,2015 (Seminário / Organização). |
17. |
Flores, Paula. Perturbações do comportamento na infância: reflexões,2015 (Seminário / Organização). |
18. |
Flores, Paula. 2º Colóquio Internacional Ler e Ser: Pontes para o Futuro,2015 (Conferência).
|
19. |
Flores, Paula. Globalização, mentalidade internacional/intercultural e a educação para o séc. XXI,2015 (Seminário / Organização). |
20. |
Flores, Paula. Boas práticas de utilização do quadro interativo no 1º CEB,2015 (Seminário / Organização). |
21. |
Flores, Paula. 1º Colóquio Internacional Ler e Ser: Novos Olhares e Desafios,2014 (Conferência).
|
22. |
Flores, Paula. Quadro interativo: a nova janela para aprendizagem no Ensino Básico,2014 (Oficina / Organização). |
23. |
Flores, Paula. QIM e as WEB 2.0 no Ensino da Língua Estrangeira,2014 (Oficina / Organização). |
24. |
Flores, Paula. Educação Intercultural: possibilidades e desafios” em modos de aula aberta,2014 (Seminário / Organização). |
25. |
Flores, Paula; Oliveira, Lucie. Une langue étrangére, um ordinateur, une image: cést simple comme bonjour,2013 (Oficina). |
26. |
Flores, Paula; Oliveira, Lucie. Noveaux publics, nouvelles pratiques: ressources digitales pour l’enseignement et pour l’apprentissage des Langue Étrangères,2013 (Seminário / Organização). |
27. |
Flores, Paula. 1º Encontro de boas Práticas com TIC do Agrupamento de Escolas de Pedrouços ,2012 (Encontro / Organização). |
28. |
Flores, Paula. Estratégias de utilização das TIC na sala de aula: boas práticas no 1º CEB,2008 (Oficina / Organização). |
29. |
Flores, Paula. Novas Metodologias de aprendizagem da Língua Estrangeira com recurso às Tecnologias da Informação e Comunicação,2008 (Seminário / Outra). |
30. |
Flores, Paula. Boas Práticas com TIC no ensino de línguas estrangeiras,2008 (Oficina / Organização). |
31. |
Flores, Paula. AS TIC em contexto educativo: boas práticas,2006 (Oficina / Organização). |
Dados Complementares (Additional data)
Orientação de outra natureza Other orientation |
1. |
Esmeralda Nogueira Brito Rocha, Relatório de estágio, 2014. Politécnico do Porto (Orientador). |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Flores, Paula. Participação no júri de Heronita Maria Datas de Melo. Processo da Leitura e da Escrita no contexto educacional urbano e rural nas séries iniciais do Ensino fundamental em Vitória
de Santo antão (Pernambuco- Brasil), 2017. Tese (Ciências da Educação, Comunicação e Tecnologia Educativa) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
1. |
Comissão Científica- 3º Colóquio Internacional Ler e Ser: Desafios das Escolas do Século XXI, 2016. |
2. |
Comissão Científica - V Congresso Internacional a Fenda Dixital: TIC, NEAE, Inclusão e Equidade, Santiago de Compostela, 2016. |
3. |
Comissão Cientíifica - 2º Colóquio Internacional Ler e Ser: Pontes para o Futuro, 2015. |
4. |
Comissão Científica - II Seminário Internacional “Políticas e Integração das TIC na sala de aula, 2014. |
5. |
Comissão Científica - 1º Colóquio Internacional Ler e Ser: Novos Olhares e Desafios, 2014. |
6. |
Comissão Científica - II Seminário Internacional Políticas e Integração das TIC na sala de aula, 2014, Politécnico do Porto. |
7. |
Avaliadora Externa do Agrupamento de Escolas de Pedrouços, 2013. |
8. |
Avaliadora Interna Agrupamento de EScolas de Pedrouços, 2013. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
57 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
11 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
1 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
10 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
5 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
4 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
1 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
41 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
39 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
2 |
Produção técnica Technical production |
81 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
81 |
Dados complementares (Additional data) |
32 |
Orientações Orientations |
23 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1 |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
8 |
Visualizações do curriculum [
2661
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
22-04-2019
às
23:17:51
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|