Maria Elisa Rolo Chaleta
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
23/02/2016 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Maria Elisa Rolo Chaleta |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Chaleta, Elisa |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Psicologia.
|
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2003 |
Doutoramento Phd |
Doutoramento em Psicologia
(3 anos » years)
.
Universidade de Évora,
Portugal.
|
1996 |
Mestrado Master degree |
Psicologia
(4 anos » years)
.
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida,
Portugal.
|
1990 |
Licenciatura Licentiate degree |
Psicologia
(5 anos » years)
.
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida,
Portugal.
|
1982 |
Bacharelato Bachelor degree |
Curso de Educadores de Infância
(3 anos » years)
.
Escola Normal de Educadores de Infância de Évora,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Set/1990-Actual |
Professor Auxiliar |
Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Linhas de Investigação (Research fields)
1. |
Coordenação da LINHA B1: Aprendizagem, Ensino e Avaliação. Centro de Investigação em Educação e Psicologia. Universidade de
Évora
|
|
|
2. |
Coordenação do GRUPO B: Desenvolvimento, Aprendizagem e Inclusão. Centro de Investigação em Educação e Psicologia. Universidade
de Évora
|
|
|
3. |
International Network Dynamiques Universitaires pour une société de la Connaissance: aspects interculturels (universidade
de Évora, UFRN Brasil, Université de Paris 8 e Universitad de Valencia) Coordenadora Nacional
|
|
|
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual |
OPP- ORDEM DOS PSICÓLOGOS PORTUGUESES, Membro.
|
Actual |
RESAPES - AP, Membro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Sobrinho, M.; Ennafaa, R.; Chaleta, E.. eds. 2016. L’enseignement supérieur, l’étudiant et la culture universitaire/La educación superior, los estudiantes y la cultura universitaria”/
“O ensino superior, os (as) estudantes e a cultura universitária ed. 1. Valência: NEOPATRIA. |
|
|
|
2. |
Cid, M.; Verdasca, J.; Oliveira, M.; Borralho, A.; Grácio, L.; Chaleta, E.; Fialho, I.; Monginho, R.. 2014. Os cursos científico-humanísticos e o alargamento da escolaridade obrigatória. Medidas educativas de inclusão. ed. 1, ISBN: 978-072-742-378-1. Lisboa: MEC: Direção Geral da Educação. |
|
|
|
3. |
Chaleta, E. (. ed. 2013. Orquestração da Aprendizagem no Ensino Superior ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-8339-19-5. Sem local: Pedago. |
|
|
|
4. |
Fialho, I.; Verdasca, J.; Moreira, L.; Chaleta, E.; Grácio, L.; Magalhãoes, O.; Saragoça, J.; Cid, M.; Tobias, A.. 2013. Avaliação externa do programa de atividades de enriquecimento curricular no 1.º ciclo do ensino básico. ed. 1. Évora: CIEP.
|
|
|
|
5. |
Chaleta, E.. ed. 2011. Educação - Temas e problemas ed. 9, 500 vols., ISBN: ISSN 1646- 2831. Mangualde: Pedago. |
|
|
|
6. |
Chaleta, E.. 2010. Mentor Monitoring. ed. 1, ISBN: 978-989-96656-2-0. Évora: GPSA - Universidade de Évora.
|
|
|
|
7. |
Chaleta, E.; Grácio, L.. 2010. Peer Mentoring. ed. 1, ISBN: 978-989-96656-0-6. Sem local: GPSA - Universidade de Évora.
|
|
|
|
8. |
Neto, A.; Cid, M.; Pomar, C.; Peças, A.; Chaleta, E.; Folque, A.. 1999. Estereotipos de Género. ed. 1. Lisboa: CIDM. |
|
|
|
9. |
Neto, A.; Cid, M.; Pomar, C.; Peças, A.; Chaleta, E.; Folque, A.. 1999. Estereótipos de Género. ed. 1. Lisboa: CIDM. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Chaleta, E.; Grácio, L.. 2016. Concepções e abordagens – duas dimensões do aprender no Ensino Superior. In L’enseignement supérieur, l’étudiant et la culture universitaire/ O ensino superior, os (as) estudantes e a cultura universitária/
La educación superior, los estudiantes y la cultura universitaria, ed. M. Sobrinho, R. Ennafaa & E. Chaleta, 141 - 159. . Valência: NEOPATRIA. |
|
|
|
2. |
Jesuíno, J. C; Chaleta, E.; Pissarra, J.. 2016. Equity in Higher Education – Portuguese Perspective. In Equity in Higher Education – A Global Perspective, ed. S. Paivandi & K. M. Joshi , 1 - 1. . Nova Delhi: Studera Press . |
|
|
|
3. |
Chaleta, E.. 2014. Orquestração do aprender no ensino superior em estudantes de 1º ano de cursos de Licenciatura. In Avaliação, Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior em Portugal e no Brasil: Realidades e Perspectivas, ed. D. Fernandes, A. Borralho, C. Barreira, A. Monteiro, D. Catani, E. Cunha & M. P. Alves, 813 - 857. ISBN: 978-989-8272-21-8. Lisboa: Educa. |
|
|
|
4. |
Velez, M. J; Chaleta, E.. 2013. Abordagens à aprendizagem e características dos estudantes do ensino superior. In Orquestração da aprendizagem no Ensino Superior, ed. E. Chaleta, 119 - 138. ISBN: 978-989-8339-19-5. Mangualde: Pedago. |
|
|
|
5. |
Grácio, L.; Start, Z.; Caner, A.; Chaleta, E.; Saragoça, M. J; Candeias, A.. 2013. What do we know? What can we learn? . In A Preventive Approach in Inclusive Education, ed. J. Lebeer, L. Grácio, Z. Start, B. Schraepen, N. Babur, R. Van den Eynde, L. Stoeffels & A. Gogacz, 37 - 58. ISBN: 978-975-518-344-2. Turkey: Bogaziçi University. |
|
|
|
6. |
Almeida, J.; Chaleta, E.; Oliveira, V.. 2013. A formação docente para a prática inclusiva no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas . In Orquestração da aprendizagem no Ensino Superior, ed. E. Chaleta, 65 - 79. ISBN: 978-989-8339-19-5. Mangualde: Pedago. |
|
|
|
7. |
Chaleta, E.; Grácio, L.; Saragoça, M. J. 2013. General Perspectives on Behavioural Management: School, Learning and Teachers in focus. In A Preventive Approach in Inclusive Education, ed. J. Lebeer, L. Grácio, Z. Start, B. Schraepen, N. Babur, R. Van den Eynde, L. Stoeffels & A. Gogacz, 87 - 98. ISBN: 978-975-518-344-2. Turkey: Bogaziçi University. |
|
|
|
8. |
Chaleta, E.; Cristovão, M.; Semedo, C.; Saias, J.. 2013. Experiência no curso de estudantes de 1º ano – um estudo no âmbito das tutorias de acompanhamento na Universidade de Évora. In Orquestração da aprendizagem no Ensino Superior, ed. E. Chaleta, 139 - 154. ISBN: 978-989-8339-19-5. Mangualde: Pedago. |
|
|
|
9. |
Grácio, L.; Chaleta, E.; Fialho, I.. 2013. What is Intelligence and how we can improve it. In Preventive Approach in Inclusive Education, ed. J. Lebeer, L. Grácio, Z. Start, B. Schraepen, N. Babur, R. Van den Eynde, L. Stoeffels & A. Gogacz , 44 - 55. ISBN: Preventive Approa. Turkey: Bogaziçi University. |
|
|
|
10. |
Chaleta, E.; Grácio, L.; Veiga Simão, A; Ramalho, G.; Rosário, P.; Saraiva, M.; Sebastião, L.; Leal, F.; Silva, J.. 2013. Orquestrar o aprender no ensino superior - Concepções, abordagens e experiência no curso. In Orquestração da aprendizagem no Ensino Superior , ed. E. Chaleta, 11 - 28. ISBN: 978-989-8339-19-5. Mangualde: Pedago. |
|
|
|
11. |
Chaleta, E.. 2013. Emoções e sentimentos nas experiências de aprendizagem no Ensino Superior – IESEA. In TurmaMais e Sucesso Escolar - Trajectórias para uma nova cultura da escola, ed. I. Fialho & J. Verdasca , 103 - 116. ISBN: 366 190/13. Lisboa: Cilibri. |
|
|
|
12. |
Grácio, L.; Chaleta, E.. 2011. Facilitação da adaptação ao Ensino Superior: um programa de tutoria por pares. In Educación, Aprendizaje y Desarrollo en una Sociedad Multicultural , ed. J. M. Román Sánchez, M. A. Carbonero Martín & J. D. Valdivieso Pastor , 6741 - 6750. ISBN: 978-84-614-8296-2. Madrid: EANPE - Ediciones de la Asociación Nacional de Psicología y Educación. |
|
|
|
13. |
Grácio, L.; Candeias, A.; Pomar, C.; Borralho, A.; Chaleta, Elisa; Pires, H.; DeVreese, J. C; Bernat, E.; Falcó, C. N; Evans, J.; Cabral, N.; Brodin, J.; Ljusberg, A-L. 2009. Conceptions of inclusive education in some European countries. In Teachers Training Course Improvement Though Research in the Inclusive School, ed. J. Brodin & A-L, Ljusberg , 8 - 16. ISBN: 978-989-95539-8-9. Stockholm: Stockholm University.
|
|
|
|
14. |
Pomar, C.; Candeias, A.; Grácio, L.; Santos, G.; Trindade, M. N; Pires, H.; Chaleta, E.. 2009. Formação de Professores para a Escola Inclusiva: Fundamentos para uma proposta de formação. In Ensino, Qualidade e Formação de Professores, ed. J. Bonito, 117 - 127. . Évora: Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora. |
|
|
|
15. |
Chaleta, E.; Grácio, L.; Cortes, M. J; Coincas, J.. 2009. Construindo práticas educativas inclusivas – a participação dos alunos nos planos educativos individuais. In Educação Inclusiva: Concepções e Práticas, ed. A. Candeias, 84 - 88. ISBN: 978-989-95539-7-2. Évora: CIEP - Universidade de Évora. |
|
|
|
16. |
Grácio, L.; Candeias, A.; Pomar, C.; Borralho, A.; Chaleta, Elisa; Pires, H.; DeVreese, J. C; Bernat, E.; Falcó, C. N; Evans, J.; Cabral, N.; Brodin, J.; Ljusberg, A-L. 2009. Conceptions of inclusive education in some European countries. In Teachers Training Course Improvement Though Research in the Inclusive School , ed. J. Brodin & A-L, Ljusberg , 8 - 16. ISBN: 978-989-8339-07-2. Évora: CIEP-Universidade de Évora. |
|
|
|
17. |
Pomar, C.; Grácio, L.; Borralho, A.; Candeias, A.; Pires, H.; Chaleta, E.; DeVreese, J. C; Benart, E.; Falcó, C. N; Evans, J.; Cabral, N.; Brodin, J.; Ljusberg, A-L.. 2009. Formação de professores para a escola inclusiva: algumas perspectivas europeias. In Educação Inclusiva: Concepções e Práticas, ed. A. Candeias, 75 - 83. ISBN: 978-989-95539-7-2. Évora: CIEP-Universidade de Évora. |
|
|
|
18. |
Grácio, L.; Borralho, A.; Candeias, A.; Pomar, C.; Chaleta, E.; Pires, H.; DeVreese, J-C.; Benart, E.; Falcó, C. N; Evans, J.; Cabral, N.; Brodin, J.; Ljusberg, A-L.. 2009. O estado da arte em educação inclusiva: o pensamento de profissionais detentores de boas práticas. In Educação Inclusiva: Concepções e Práticas, ed. A. Candeias, 49 - 60. ISBN: 978-989-95539-7-2. Évora: CIEP - Universidade de Évora. |
|
|
|
19. |
Pires, H.; Grácio, L.; Santos, G.; Borralho, A.; Candeias, A.; Chaleta, E.; Pomar, C.. 2009. O papel da família na inclusão escolar. In Educação Inclusiva: Concepções e Práticas, ed. A. Candeias, 75 - 83. ISBN: 978-989-95539-7-2. Évora: CIE P- Universidade de Évora. |
|
|
|
20. |
Rosário, P.; Veiga Simão, A; Chaleta, E.; Grácio, L.. 2008. Autorregular o aprender em sala de aula. In Professores e Alunos: aprendizagens significativas em comunidades de prática educativa, ed. M. Abrahão , 115 - 132. ISBN: 978-85-7430-712-1. Porto Alegre - Brasil: ediPUCRS. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Chaleta, E.; Sebastião, L.. 2015. "Qualidade da Aprendizagem no Ensino Superior – Validação do Approaches to Study Inventory (ASIr) para a População Estudantil
Angolana", TMQ – Techniques, Methodologies and Quality, 6: 168 - 185. |
|
|
|
2. |
Chaleta, E.. 2014. "Experiência no curso – contributo para a qualidade do ensino superior português", Educação em Questão 48, 34: 65 - 85.
|
|
|
|
3. |
Chaleta, E.. 2013. "Praxes académicas e qualidade da aprendizagem no ensino superior – perspectiva de estudantes de 1.º ano de cursos de licenciatura
da Universidade de Évora", TMQ – Techniques, Methodologies and Quality, 4: 132 - 148. |
|
|
|
4. |
Chaleta, E.; Sampaio, A.; Saraiva, M.; Grácio, L.; Leal, F.; Santos, G.; Sebastião, L.; Candeias, A.. 2012. "Adaptação e validação do CEQ – Questionário de experiência no curso – contributo para a qualidade do ensino superior português", TMQ – Techniques, Methodologies and Quality, 3: 187 - 204. |
|
|
|
5. |
Grácio, L.; Chaleta, E.; Ramalho, G.. 2012. "Quality of learning in higher education: students’ conceptions of learning as a critical aspect", Atiner paper series PSY2012-0133, PSY2012-01: 1 - 14. |
|
|
|
6. |
Grácio, L.; Chaleta, E.; Ramalho, G.; Velez, M. J; Leal, F.; Silva, J.; Sebastião, L.; Saraiva, M.; Rosário, P.. 2011. "Concepções de aprendizagem em estudantes de Ensino Superior: validação do Conceptions of Learning Inventory (COLI) para uma
amostra de estudantes portugueses do ensino superior", Educação-Temas e Problemas, 9: 33 - 44.
|
|
|
|
7. |
Velez, M. J; Chaleta, E.. 2011. "Contribuição para o estudo da adaptação portuguesa do Ways of Coping Questionnaire (WCQ) numa amostra de estudantes do Ensino
Superior", Educação-temas e problemas, 9: 45 - 56.
|
|
|
|
8. |
Chaleta, E.. 2011. "Promoção do sucesso académico no Ensino Superior – Projecto GPSA", Educação - Temas e Problemas, 9: 67 - 78.
|
|
|
|
9. |
Chaleta, E.; Grácio, L.; Candeias, A.; Sebastião, L.; Nico, J.; Veiga Simão, A; Santos, G.. 2011. "Abordagens à aprendizagem em estudantes do ensino superior", Educação-Temas e Problemas, 9: 79 - 89.
|
|
|
|
10. |
Chaleta, E.; Grácio, L.; Machado, C.; Ferreira, I.; Correia, R.. 2010. "Qualidade da Aprendizagem no Ensino Superior - Concepções, Abordagens à Aprendizagem e Preferência pelo Ensino", TMQ – A Qualidade numa Perspectiva Multi e Interdisciplinar, 1: 248 - 262.
|
|
|
|
11. |
Candeias, A.; Santo, M.; Rebocho, M.; Cortes, M.; Santos, G.; Pires, H.; Dias, C.; Rodrigues, J.. 2008. "Improvement Research through Inclusive School – Iris. Reflections about assessment and intervention with students with special
educational needs", International Journal of Development and Educational Psychology 1, 4: 405 - 416. |
|
|
|
12. |
Grácio, L.; Chaleta, E.; Rosário, P.. 2007. "Conceptualizações sobre o aprender ao longo da escolaridade", Interacções, 6: 197 - 214.
|
|
|
|
13. |
Rosário, P.; Costa, J.; Mourão, R.; Chaleta, E.; Grácio, L.; Núnez, J-C.; González-Pienda, J.. 2007. "De pequenino é que se auto-regula o destino", Educação - Temas e Problemas, 4: 281 - 293.
|
|
|
|
14. |
Chaleta, E.. 2006. "Metacognição e Afectividade na Sala de Aula", Educação - Temas e Problemas, 2: 206 - 211.
|
|
|
|
15. |
Rosário, P.; Mendes, M. T; Grácio, L.; Chaleta, E.; Núñez, J-C.; González-Pienda, J.; Hernández-Pina, F.. 2006. "Discursos de pais e alunos sobre o aprender: um estudo no 5º ano de escolaridade<A NAME="n1"></A>", Psicologia em Estudo 11, 3: 463 - 471.
|
|
|
|
16. |
Chaleta, E.; Grácio, L.. 2006. "Concepções, abordagens e estratégias de aprendizagem em estudantes universitários", Ciencia Psicológica, 10: 234 - 247. |
|
|
|
17. |
Rosário, P.; Mourão, R.; Soares, S.; Araújo, J.; Núñez, J-C.; González-Pienda, J.; Solano, P.; Grácio, L.; Chaleta, E.; Simões, F.; Guimarães, C.. 2005. "Promover as competências de estudo na Universidade: Projecto “ Cartas do Gervásio ao seu Umbigo”", Psicologia e Educação, IV(2): 61 - 73.
|
|
|
|
18. |
Rosário, Pedro; Mourão, Rosa; Soares, Serafim; Chaleta, Elisa; Grácio, Luísa; Simões, Fátima; Núñez, José C; Gonzalez-Pienda, Júlio A. 2005. "Trabalho de casa, tarefas escolares, auto-regulação e envolvimento parental", Psicologia em Estudo 10, 3: 343 - 351.
|
|
|
|
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção científica Scientific production |
47 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
29 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
9 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
20 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
18 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
18 |
Visualizações do curriculum [
2574
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
23-03-2019
às
19:22:05
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|