Curriculum Vitae

Maria Leonor de Almeida Domingues dos Santos

Data da última atualização »Last update : 25/03/2014


Maria Leonor de Almeida Domingues dos Santos é Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Nos últimos anos tem coordenado cursos de Mestrado e Doutoramento no IE e colaborado com outras instituições do ensino superior nacionais e internacionais. É, atualmente, membro da Assembleia do IEUL e presidente da Comissão de Avaliação Interna deste mesmo instituto. Os seus interesses na área da investigação têm, sobretudo, incidido na avaliação das aprendizagens e no conhecimento profissional dos professores de Matemática. Coordenou até há pouco tempo o Projeto AREA financiado pela FCT. É presidente da Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, membro do Comité Internacional do International Group for the Pshychology of Mathematics Education (PME) e membro da Comissão do International Commission for Study and Improvement of Mathematics Education (CIEAEM).


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=1204198419781687


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Maria Leonor de Almeida Domingues dos Santos
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Santos, Leonor
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
1998-2001 Doutoramento
Phd
Educação.
Universidade de Lisboa, Portugal.

1989-1992 Mestrado
Master degree
Metodologia do Ensino das Ciências, variante Ensino da Matemática.
Universidade de Lisboa, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Dez/2011-Actual Professor Associado
Jan/2010-Dez/2011 Professor Auxiliar

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Jul/2006-Dez/2009 Professor Auxiliar
Jul/2001-Jun/2006 Professor Auxiliar
Nov/1995-Jun/2001 Assistente





Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Nov/2011-Actual
Presidente da Comissão de Avaliação Interna do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa


Jan/2010-Actual
Membro da Assembleia do Instituto de Educação da universdiade de Lisboa






Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável
Participation as responsible Researcher
2003-2006
A formação matemática na formação inicial de professores-Mathematics in pre-service teacher training
Referência do projeto»Project reference: FMFIP.
Parceiro(s)»Partners: Associação de Professores de Matemática; Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação; Sociedade Portuguesa de Matemática.


Participação como Investigador
Participation as Researcher
1998-1999
Estudo sobre a Avaliação dos Docentes do Ensino Superior: Desenvolvimento de instrumentos de avaliação de desempenho-Assessment of teachers from university: Development of assessment instruments
Referência do projeto»Project reference: EADES.
Parceiro(s)»Partners: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; Escola Superior de Educação de Setúbal.


Outro Tipo de Participação
Other kind of participation
2005-2011
Projeto AREA, avaliação reguladora do ensino e da aprendizagem-Project AREA, regulated assessment for teaching and learning
Referência do projeto»Project reference: AREA.
Parceiro(s)»Partners: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; Escola Superior de Educação de Setúbal.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Bem).
Fala
Speaking
Português (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Bem).

Reading
Português (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Bem).
Escreve
Writing
Português (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Pouco), Inglês (Razoavelmente).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Membro.
Jul/2011 - Actual International Group for the Psychology of Mathematics Education, Membro.
Membro do International Committee.
Mai/2010 - Actual Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Membro fundador.
Presidente.
Jul/1995 - Actual Commission Internationale pour l´Étude et l´Amélioration de l´Enseignement des Mathématiques, Membro.
Membro da Comissão por eleição.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Santos, Leonor; Rio, Fernanda; Pinto, Filomena; Pinto, Jorge; Varandas, José M; Moreirinha, Otília; Bondoso, Teresa. 2010. Avaliar para aprender. Relatos de experiências de sala de aula do pré-escolar ao ensino secundário. ed. 1, ISBN: 978-972-0-34326-0. Porto: Porto Editora e Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.
2. Santos, Leonor; Nápoles, Suzana; Albuquerque, Carlos; Rocha, Isabel; Serrazina, Lourdes; Veloso, Eduardo. 2008. A matemática na formação inicial de professores. ed. 1, ISBN: 978-972-8768-32-4. Lisboa: Associação de Professores de Matemática, Secção de Educação Matemática da SPCE.
3. Pinto, Jorge; Lopes, José; Santos, Leonor; Brilha, João P. 2007. Diferenciação pedagógica na formação. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-972-732-996-0. Lisboa: Instituto de Emprego e Formação Profissional.
4. Pinto, Jorge; Santos, Leonor. eds. 2006. Modelos de avaliação das aprendizagens ed. 1, 1 vol., ISBN: 972-674-470-9. Portugal: Universidade Aberta.
5. Ponte, João P.; Boavida, Ana M; Canavarro, Ana P; Guimarães, Fátima; Guimrães, Henrique; Oliveira, Hélia; Brocardo, Joana; Santos, Leonor; Serrazina, Lourdes; Saraiva, Manuel. 2006. Programas de Matemática no 3.º ciclo do ensino básico. Um estudo confrontando Espanha, França, Irlanda, Suécia e Portugal. ed. 1, 1 vol., ISBN: 989-95062-0-6. Lisboa: Centro de Investigação em Educação da FCUL e Associação de Professores de Matemática.
6. Santos, Leonor; Pinto, Jorge. 2003. Avaliação das aprendizagens. ed. 1, ISBN: 972-732-808-3. Lisboa: Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Santos, Leonor. 2013. Os testes internacionais, o sistema de avaliação externa e a promoção das aprendizagens.  In Avaliações internacionais e desempenho dos alunos portugueses, ed. Conselho Nacional de Educação , 150 - 161. ISBN: 978-972-8360-77-1. Lisboa: Conselho Nacional de Educação .
2. Santos, Leonor. 2013. Impacto da avaliação externa nas práticas docentes.  In Avaliação das aprendizagens na avaliação da Educação, ed. Conselho Nacional de Educação, 111 - 127. ISBN: 978-972-8360-72-6. Lisboa, Portugal: Conselho Nacional de Educação.
3. Pinto, Jorge; Santos, Leonor. 2012. Avaliar para aprender nos primeiros anos.  In Avaliação na Educação de Infância , ed. Maria João Cardona e Célia Maria Guimarães, 334 - 352. ISBN: 978-972-8994-42-6. Viseu, Portugal: Psicoma.
4. Santos, Leonor. 2011. Que critérios de qualidade para a avaliação formativa?.  In Avaliação em Educação. Olhares sobre uma prática social incontornável, ed. Luciana de Andrade Ribeiro Melo, 155 - 165. ISBN: 978-85-60911-42-4. Brasil: Editora Melo Ltda..
5. Santos, Leonor. 2008. Dilemas e desafios da avaliação reguladora.  In Dilemas e desafios da avaliação reguladora, 11 - 35. . Tip. Beira Alta: Secção de Educação Matemática .
6. Dias, Sónia; Santos, Leonor. 2008. Por que razão é importante identificar e analisar os erros e dificuldades dos alunos? O feedback regulador.  In Por que razão é importante identificar e analisar os erros e dificuldades dos alunos? O feedback regulador, 133 - 143. . Tip. Beira Alta: Secção de Educação Matemática .
7. Dias, Paulo; Santos, Leonor. 2008. Reflectir antes de agir.  In Avaliação em Matemática: Problemas e desafios, ed. Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 163 - 178. . Tip. Beira Alta: Secção de Educação Matemática .
8. Santos, Leonor. 2008. Avaliação das aprendizagens: funções, formas e conteúdos.  In Avaliação das aprendizagens: funções, formas e conteúdos, 60 - 71. . Lisboa: Associação de Professores de M.
9. Santos, Leonor. 2002. Auto-avaliação regulada: porquê, o quê e como?.  In Auto-avaliação regulada: porquê, o quê e como?, 75 - 84. . Lisboa: Ministério de Educação, Depart.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Santos, Leonor; Pinto, Jorge. 2014. "The development of self-regulation through assessment criteria", Procedia Social and Behavioral Sciences, 112: 907 - 915.
2. Dias, Paulo; Santos, Maria L. A. D.. 2013. "Práticas avaliativas para a promoção da autorregulação da aprendizagem matemática: O feedback escrito em relatórios escritos em duas fases", Quadrante, revista de investigação em educação matemática, XXII: 109 - 136.
3. Martins, Cristina; Santos, Leonor. 2012. "O programa de formação contínua em Matemática como contexto favorável para o desenvolvimento da capacidade de reflexão de professores do 1.º ciclo. ", Quadrante, Revista de Investigação em Educação Matemática, XXI: 95 - 119.
4. Santos, Leonor; Berg, Claire; Brown, Laurinda; Malara, Nicolina; Potari, Despina; Turner, Fay. 2012. "WG17: FROM A STUDY OF TEACHING PRACTICES TO ISSUES IN TEACHER EDUCATION", Journal for Research in Mathematics Education, 14: 215 - 216.
5. Santos, Leonor. 2011. "Evaluar para aprender matemáticas", UNO, Evaluación desde el centro escolar y matemáticas, 57: 32 - 42.
6. Machado, Sílvia; Santos, Leonor. 2011. "A demonstração matemática no 8.º ano no contexto de utilização do Geometer’s Sketchpad", Revista de Educação 18, 1: 49 - 82.
7. Santos, Leonor; Pinto, Jorge. 2011. "Is assessment for learning possible in early school years?", Procedia Social and Behavioral Sciences, 1: 283 - 289.
8. Ribeiro, Catarina; Santos, Leonor. 2011. "Um professor, um currículo? Um estudo com duas professoras de Matemática do 3.º ciclo", Revista Portuguesa de Educação, 24: 159 - 182.
9. Bruno, Inês; Santos, Leonor. 2010. "Evolução da escrita avaliativa num contexto de trabalho colaborativo", Revista de Educação, 1: 1 - 10.
10. Santos, Leonor; Bruno, Inês. 2010. "Written comments as a form of feedback", Studies in Educational Evaluation 36, 3: 111 - 120.
11. Martins, Cristina; Santos, Leonor. 2010. "Programa de Formação Contínua em Matemática: Um contexto rico de supervisão", EDUSER, Revista de Educação, 1: 52 - 68.
12. Santos, Leonor; Pinto, Jorge. 2010. "The use of feedback in written reports and portfolio: an assessment for learning strategy. ", Journal of the Korean Society of Mathematical Education. Series D: Research in Mathematical Education 14, 3: 281 - 297.
13. Santos, Leonor; Pinto, Jorge. 2009. "Auto-avaliação regulada em Matemática: dizer antes de fazer", Bolema, 1: 51 - 68.
14. Santos, Leonor; Moreira, Darlinda; Menezes, Luís; Oliveira, Isolina; Ponte, João P.; Martins, Cristina; Guerreiro, António; Cunha, Helena; Duarte, José; Martinho, Helena; Pinto, Hélia; Menino, Hugo; Varandas, José M; Veia, Luciano; Viseu, Floriano. 2008. "Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos", Revista de Educação, 1: 33 - 64.
15. Ponte, João P.; Guerreiro, António; Cunha, Helena; Duarte, José; Martinho, Helena; Martins, Cristina; Menezes, Luís; Menino, Hugo; Pinto, Hélia; Santos, Leonor; Varandas, José M; Veia, Luciano; Viseu, Floriano. 2007. "A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática", Revista Portuguesa de Educação, 1: 39 - 74.
16. Ponte, João P.; Santos, Leonor. 2005. "A distance in-service teacher education setting focused on mathematics investigations: The role of reflection and collaboration", Interactive Educational Multimedia, 1: 104 - 126.
17. Santos, Leonor; Ponte, João P.. 2002. "A prática lectiva como actividade de resolução de problemas: Um estudo com três professoras do ensino secundário", Quadrante 11, 1: 29 - 54.
18. Santos, Leonor. 2002. "O trabalho em colaboração entre professores de Matemática do ensino secundário num contexto de mudança curricular", Revista de Educação 11, 2: 127 - 143.
19. Ponte, João P.; Santos, Leonor. 1998. "Práticas lectivas num contexto de reforma curricular", Quadrante, 1: 3 - 33.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Santos, Leonor. 2009. "Diferenciação pedagógica: Um desafio a enfrentar", Noesis, 1: 52 - 57.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Santos, Leonor; Pinto, Jorge. 2010. "The evolution of feedback practice of a mathematics teacher". Brasil: Pinto, M. F. & Kawasaki, T. F.
2. Semana, Sílvia; Santos, Leonor. 2010. "Self-assessment in written reports". Brasil: Pinto, M. F. & Kawasaki, T. F..
3. Dias, Sónia; Santos, Leonor. 2010. "Feedback and different mathematical tasks". Brasil: Pinto, M. F. & Kawasaki, T. F..
4. Semana, Sílvia; Santos, Leonor. 2010. "Written report in learning geometry: explanation and argumentation". Lyon, France: Viviane Durand-Guerrier, Sophi.
5. Martins, Cristina; Santos, Leonor. 2010. "Reflection on Practice: content and depth". Lyon, France: Viviane Durand-Guerrier, Sophi.
6. Santos, Leonor; Carrillo, José; Hospesova, Alena; Abboud-Blanchard, Maha. 2010. "From a study of teaching practices to issues in teacher education". Lyon, France: Viviane Durand-Guerrier, Sophi.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Concluídas
Completed
1. Maria Cristina do Espírito Santo Martins da Escola Superior , O desenvolvimento profissional de professores do 1.º ciclo do Ensino Básico: Contributo da participação num programa de formação contínua em Matemática, 2011. Tese (Didáctica da Matemática) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).
2. Alberto Quitembo, A formação inicial de professores de Matemática. Uma reflexão do seu desenvolvimento no Instituto Médio Normal de Educação em Angola, 2010. Tese (Didáctica da Matemática) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação Calouste Gulbenkian (Orientador).
Em curso
Ongoing
1. Nélida Martins Filipe , Ensinar Matemática nos cursos profissionais: desafios ao desenvolvimento profissional dos professores num contexto de trabalho colaborativo, 2011. Tese (Didáctica da Matemática) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Co-orientador).
2. Paula Vieira da Silva , O Raciocínio Geométrico em Contexto de Avaliação Externa, 2011. Tese (Didáctica da Matemática) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Orientador).
3. Maria do Rosário Contente Monteiro , Práticas avaliativas da capacidade de argumentação matemática de alunos do ensino secundário: Um estudo com professores de Matemática A, 2010. Tese (Didáctica da Matemática) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Orientador).
4. Joaquim Colôa Dias, Avaliação para as aprendizagens de alunos com necessidades educativas especiais. Da diversidade da avaliação á avaliação da diversidade, 2010. Tese (Avaliação) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Orientador).
5. Isabel Afonso, Do currículo de Física e Química instituído ao aplicado nas escolas: avaliação de metodologias e instrumentos de avaliação, 2010. Tese (Avaliação) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Orientador).
6. Paulo Dias, Práticas letivas promotoras da regulação das aprendizagens pelos alunos, 2009. Tese (Didáctica da Matemática) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Orientador).
7. Sílvia Maria dos Santos Semana , O questionamento oral na regulação das aprendizagens dos alunos em Matemática, no 3.º ciclo do Ensino Básico, 2009. Tese (Didáctica da Matemática) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).
8. Inês Bruno, Os critérios de avaliação para o desenvolvimento da auto-regulação, 2008. Tese (Didáctica da Física e da Química) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Fátima Marques , O trabalho colaborativo na aplicação do novo programa de Matemática do ensino básico, 2011. Dissertação (Didáctica da Matemática) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Orientador).
2. Maria Luísa de Sousa Vale , O erro como ponte para a aprendizagem em Matemática: um estudo com alunos do 7.º ano do ensino básico, 2010. Dissertação (Didáctica da Matemática) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Co-orientador).
3. Carla Marques da Silva, O Currículo de Matemática do 1.º ciclo do Ensino Secundário de Cabo Verde na perspectiva de professores, 2009. Dissertação (Didáctica da Matemática) - Universidade de Évora (Orientador).
4. Cristina Maria de Macedo, Concepções dos alunos sobre a avaliação das aprendizagens na disciplina de Matemática em anos terminais dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, 2009. Dissertação (Didáctica da Matemática) - Universidade de Évora (Orientador).
5. Maria Cristina Bizarro Nascimento Oliveira , As aulas de assessoria em Matemática: Factor de sucesso escolar?, 2009. Dissertação (Supervisão e Orientação Profissional) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Orientador).
6. Isabel Ramada , O papel do professor coordenador no desenvolvimento do projeto de escola estabelecido no âmbito do plano da matemática, 2009. Dissertação (Supervisão e Orientação Profissional) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Orientador).
7. Nuno David Palma Longle , Avaliação sumativa em diferentes contextos de prática: um estudo de caso, 2008. Dissertação (Didáctica da Matemática) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Orientador).
8. Sílvia Maria dos Santos Semana, O relatório escrito como instrumento de avaliação reguladora das aprendizagens dos alunos do 3.º ciclo em Matemática, 2008. Dissertação (Didáctica da Matemática) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Orientador).
9. Sónia Dias , O papel do feedback escrito na avaliação reguladora do ensino e das aprendizagens , 2008. Dissertação (Didáctica da Matemática) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Orientador).
10. Catarina Ribeiro , Um professor de Matemática, um currículo? , 2008. Dissertação (Didáctica da Matemática) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Orientador).
11. Sara Eugénia Ramos de Faria Monteiro , A Avaliação Enquanto Processo de Comunicação, em Particular Através dos Critérios de Avaliação, na Disciplina de Matemática, 2007. Dissertação (Didáctica da Matemática) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Orientador).
12. Roberta Manso, Origami: Uma abordagem pedagógica para o ensino de Geometria no 9.º ano, 2007. Dissertação (Didáctica da Matemática) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Orientador).
13. Inês Bruno, Avaliação das aprendizagens: o processo de regulação através do feedback, 2006. Dissertação (Didáctica das Ciências) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Orientador).
14. Anabela Andrade Gomes, Auto-avaliação das aprendizagens dos alunos e investimento na apropriação de critérios, 2006. Dissertação (Didáctica da Matemática) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Orientador).
15. Alexandra Margarida Manique Gonçalves Bento, O Trabalho de Projeto e as Aprendizagens do Professor no Ano de Estágio Pedagógico, 2006. Dissertação (Didáctica da Matemática) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Orientador).
16. Augusta Domingas, O currículo de Matemática do III nível do Ensino de Base Regular da República de Angola: um estudo sobre a sua contemporaneidade, 2005. Dissertação (Didáctica da Matemática) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Orientador).
17. Paulo Jorge Ribeiro Dias, Avaliação reguladora no Ensino Secundário: Processos usados pelos alunos em investigações matemáticas, 2005. Dissertação (Didáctica da Matemática) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Orientador).
18. Alberto Domingos Jacinto Quitembo , A formação inicial de professores de Matemática. Uma reflexão do seu desenvolvimento no Instituto Médio Normal de Educação em Angola., 2005. Dissertação (Didáctica da Matemática) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Orientador).
19. Sílvia do Rosário Zuzarte Machado , A demonstração matemática no 8.º ano no contexto de utilização do Geometer’s Sketchpad, 2005. Dissertação (Didáctica da Matemática) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Orientador).
20. Célia Sofia Silva, Uma análise de manuais escolares de Matemática do 9.º ano de escolaridade, 2004. Dissertação (Matemática para o Ensino) - Universidade do Porto (Orientador).
21. Nuno Miguel Castelinho Garção, Reorganização curricular do Ensino Básico: Perspectivas, decisões e dificuldades de três professoras de Matemática, 2004. Dissertação (Didáctica da Matemática) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Orientador).
22. Hugo Menino , O Relatório Escrito, o Teste em Duas Fases e o Portefólio como Instrumentos de Avaliação das Aprendizagens em Matemática , 2004. Dissertação (Didáctica da Matemática) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Orientador).
Em curso
Ongoing
1. Ana Cristina Tudella, Diferenciação pedagógica - Um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade, 2011. Dissertação (Didáctica da Matemática) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Orientador).
2. Ana Maria Alves Fraga Mota , A avaliação em matemática através de portefólios: Uma prática avaliativa com alunos do 3.º ciclo de escolaridade , 2011. Dissertação (Didáctica da Matemática) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Orientador).
3. Andreia Tomé Dias Perez, O contributo dos critérios de avaliação no desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas, em alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico , 2011. Dissertação (Didáctica da Matemática) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Orientador).
4. Maria Emília F. Montenegro Beirão, O desenvolvimento do raciocínio matemático apoiado pelo uso continuado de critérios de avaliação, 2011. Dissertação (Didáctica da Matemática) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Orientador).
5. - Ana Alexandra Fernandes Augusto, O erro como caminho para a aprendizagem das operações com números naturais: Um estudo com alunos do 1.º ciclo de escolaridade, 2011. Dissertação (Didáctica da Matemática) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Orientador).
6. Patrícia Martins, Comunicação escrita matemática de alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico, 2010. Dissertação (Didáctica da Matemática) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Orientador).
7. Paula Fonseca , Interações avaliativas na prática do professor em contexto de Congresso Matemático, 2010. Dissertação (Didáctica da Matemática) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Orientador).
8. Célia Dias , Portefólio Reflexivo de Matemática enquanto instrumento de avaliação reguladora das aprendizagens. Um estudo com incidência no 10.º Ano de um Curso Científico Humanístico, 2010. Dissertação (Didáctica da Matemática) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Orientador).
9. Isabel Fonseca, Formação Contínua: Relação entre as dimensões da teoria e da prática, num grupo de professores de Inglês, 2009. Dissertação (Supervisão e Orientação Profissional) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Orientador).


Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
1. Avaliadora externa de um projeto franco-québécois proposto a financiamento ao Fonds québécois de la recherche sur la société et la culture (FQRSC) e à l’Agence nationale de la recherche de France (ANR) a convite da FQRSC, 2011, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
41

Livros e capítulos
Books and book chapters
15
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
6
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
9
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
20
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
19
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
6

Total
Dados complementares
(Additional data)
42

Orientações
Orientations
41
Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
1


Visualizações do curriculum [ 4431 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 22-04-2019 às 22:26:34
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (8)
 Co-authors listed in Degóis