| 
               
                  | João Pedro Mendes da Ponte |  
                  |  | Data da última atualização
                        												»Last update
                        												:
                        												26/05/2013 |  
 
 Dados pessoais (Personal data)  
               
                  
                     | Nome completo Full name
 | João Pedro Mendes da Ponte |  
                     | Nome em citações bibliográficas Quoting name
 | Ponte, João Pedro da |  
                     | Domínio científico de atuação Scientific domain
 | Ciências Sociais-Ciências da Educação. 
 |  
                  
                     | Sexo Gender
 | Masculino»Male |  
 
                  			Graus Académicos
                  			 (Academic Degrees) 
               
                  
                     | 1995 | Agregação Aggregation
 |  
                     | Universidade de Lisboa,
                        			Portugal. |  
 Vínculos profissionais
                  				 (Professional Positions) 
               
               
                  
                     | Jan/1980-Actual | Professor Catedrático |  
 Línguas (Languages) 
               
                  
                     | Compreende Understandig
 | Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem). |  
                     | Fala Speaking
 | Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente). |  
                     | Lê Reading
 | Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem). |  
                     | Escreve Writing
 | Inglês  (Bem), Espanhol (Pouco), Francês (Pouco). |  
 
                  											Produção científica, técnica e artística/cultural
                  											 (Scientific, technical and artistical/cultural
                     													production) 
               
                  
                     | Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions
 |  
                  
                     | 1. | Ponte, João P.; Matos, Ana; Branco, Neusa.  2012. Sequências e funções. ed. 1. Lisboa: Ministério da Educação. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Ponte, João P.; Branco, Neusa; Matos, Ana.  2009. Álgebra no ensino básico. ed. 1, 1 vol.. Lisboa: Ministério da Educação. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Capítulos de livros publicados Published book chapters
 |  
                  
                     | 1. | Ponte, João P.; Sousa, Hélia.  2010. Uma oportunidade de mudança na matemática do ensino básico.  In Uma oportunidade de mudança na matemática do ensino básico, ed. GTI, 11 - 41. ISBN: 978-972-8768-44-7. Lisboa: Associação dos Professores de Matemática. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Ponte, João P..  2010. Mathematics teachers’ professional development and identity in a distance education setting.  In Mathematics teachers’ professional development and identity in a distance education setting, 145 - 155. . Kristiansand, Noruega: G. Anthony & B. Grevholm. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Ponte, João P..  2008. Researching our own practice.  In Handbook of mathematics, ed. B. Czarnocha, 19 - 35. ISBN: 978-83-7338-395-1. Reszow: Reszow University. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Ponte, João P..  2008. Research and practice: Bridging the gap or changing the focus?.  In The first century of the International Commission on Mathematical Instruction (1908-2008): Reflecting and shaping the world
                        of mathematics education, ed. M. Menghini, F. Furinghetti, L. Giacardi & F. Arzarello, 106 - 112. . Roma: Instituto della Enciclopedia Italiana. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. | Candeias, Nuno; Ponte, João P..  2008. Geometry learning: The role of tasks, working models, and dynamic geometry software.  In Geometry learning: The role of tasks, working models, and dynamic geometry software, 387 - 396. . Polónia: B. Czarnocha. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 6. | Ponte, João P..  2005. Gestão curricular em matemática.  In O professor e o desenvolvimento curricular, ed. GTI, 11 - 34. ISBN: 972-8768-16-8. Lisboa: Associação de Professores de Matemática. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 7. | Ponte, João P..  2005. A formação do professor de Matemática: Passado, presente e futuro1.  In Educação matemática: Caminhos e encruzilhadas, Encontro Internacional em Homenagem a Paulo Abrantes,, ed. L Santos, A. P. Canavarro, J. Brocardo, 267 - 284. ISBN: 972-8768-20-6. Lisboa: Associação de Professores de Matemática. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 8. | Canavarro, Ana P; Ponte, João P..  2005. O papel do professor no currículo de Matemática.  In O professor e o desenvolvimento curricular, 63 - 89. ISBN: 972-8768-16-8. Lisboa: GTI. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 9. | Ponte, João P..  2004. Problemas e investigaciones en la actividad matemática de los alumnos.  In La actividad matemática en el aula, ed. J. Giménez, L. Santos, & J. P. Ponte, 25 - 34. ISBN: 84-7827-355-7. Barcelona: Graó. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 10. | Ponte, João P.; Segurado, Irene; Oliveira, Hélia.  2003. A collaborative project using narratives: What happens when pupils work on mathematical investigations?.  In Collaboration in teacher education: Examples from the context of mathematics education , ed. A. Peter-Koop, V. Santos-Wagner, C. Breen, & A. Begg, 85 - 97. ISBN: 1-4020-1392-2. Dordrecht: Kluwer. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 11. | Boavida, Ana; Ponte, João P..  2002. Investigação colaborativa: Potencialidades e problemas.  In Investigação colaborativa: Potencialidades e problemas, 43 - 55. . Lisboa: GTI. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 12. | Ponte, João P..  2002. As TIC no início da escolaridade: Perspectivas para a formação inicial de professores.  In As TIC no início da escolaridade: Perspectivas para a formação inicial de professores, ed. J. P. Ponte, 19 - 26. ISBN: 972-0-34256-0. Porto: Porto Editora. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 13. | Ponte, João P..  2001. Investigating mathematics and learning to teach mathematics.  In Investigating mathematics and learning to teach mathematics, 53 - 72. . Dordrecht, Holanda: F. L. Lin & T. J. Cooney. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 14. | Ponte, João P..  1999. Didácticas específicas e construção do conhecimento profissional..  In Investigar e formar em educação: Actas do IV Congresso da SPCE, ed. J. Tavares, A. Pereira, A. P. Pedro, & H. A. Sá, 59 - 72. ISBN: 972-96834-3-3. Porto: SPCE. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 15. | Oliveira, Hélia; Segurado, Irene; Ponte, João P.; Cunha, Helena.  1997. Mathematical investigations in the classroom: A collaborative project.  In Mathematical investigations in the classroom: A collaborative project, ed. V. Zack, J. Mousley, & C. Breen, 135 - 142. ISBN: 0730027074. Geelong, Australia: Deakin University. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 16. | Ponte, João P..  1993. Necessary research in mathematical modelling and applications.  In Teaching and learning mathematics in context, ed. T. Breiteig, I. Huntley & G. Kaiser-Messmer, 219 - 227. ISBN: 0-13-031006-9. New York: Ellis Horwood. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 17. |  Ponte, João P..  1992. Concepções dos professores de matemática e processos de formação.  In Educação matemática, ed. Ponte, João Pedro da, 185 - 247. . Lisboa: Instituto de Inovação Educacional. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 18. | Ponte, João P.; Matos, João F.  1992. Cognitive processes and social interaction in mathematical investigations.  In Mathematical problem solving and new information technologies: Research in contexts of practice, ed. J. P. Ponte, J. F. Matos, J. M. Matos, & D. Fernandes, 239 - 254. ISBN: 3-540-55735-0. Berlim: Springer-Verlag. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 19. | Ponte, João P.; Carreira, Susana.  1992. Computer spreadsheet and investigative activities: A case study of an innovative experience.  In Mathematical problem solving and new information technologies: Research in contexts of practice, ed. J. P. Ponte, J. F. Matos, J. M. Matos & D. Fernandes, 301 - 312. ISBN: 3-540-55735-0. Berlim: Springer-Verlagt. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Viseu, Floriano; Ponte, João P.  2012. "A formação do professor de Matemática, apoiada pelas TIC, no seu estágio pedagógico", BOLEMA, 1: 329 - 357. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Ponte, João P; Quaresma, Marisa; Branco, Neusa.  2012. "Práticas profissionais dos professores de Matemática", Avances en Investigación en Educación Matemática, 1: 65 - 86. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Quaresma, Marisa; Ponte, João P.  2012. "Compreensão dos números racionais, comparação e ordenação: O caso de Leonor", Interacções, 1: 37 - 69. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Silvestre, Ana I; Ponte, João P.  2012. "Proporcionalidade directa no 6.º ano de escolaridade: Uma abordagem exploratória", Interacções, 1: 137 - 158. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. | Ponte, João P.; Marques, Sandra.  2011. "Proportion in school mathematics textbooks: A comparative study", RIPEM-International Journal for Research in Mathematics Education 1, 1: 36 - 53. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 6. | Silvestre, Ana I; Ponte, João P..  2011. "Una experiencia de enseñanza dirigida al desarrollo del razonamiento proporcional", Educación y Pedagogía, 1: 137 - 158. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 7. | Branco, Neusa; Ponte, João P..  2011. "A álgebra na formação inicial de professores dos primeiros anos: Uma experiência de formação", Indagatio Didactica, 1: 59 - 79. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 8. | Ponte, João P; Velez, Isabel.  2011. "Representações em tarefas algébricas no 2.º ano de escolaridade", Boletim do GEPEM, 1: 53 - 68. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 9. | Ponte, João P; Mercê, Célia.  2011. "A teacher education experiment to challenge conceptions and practices", ZDM - The International Journal on Mathematics Education, 1: 847 - 859. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 10. | Ponte, João P; Quaresma, Marisa.  2011. "Abordagem exploratória com representações múltiplas na aprendizagem dos números racionais: Um estudo de desenvolvimento curricular", Quadrante, 1: 55 - 81. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 11. | Ponte, João P..  2010. "Explorar e investigar em matemática: Uma actividade fundamental no ensino e na aprendizagem", Unión 21, 1: 13 - 30. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 12. | Ponte, João P.; Martinho, Maria H.  2009. "Communication in the classroom: Practice and reflection of a mathematics techer", Quaderni di Ricerca in Didattica (Matematica) 19, 2: 1 - 9. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 13. | Viseu, Floriano; Ponte, João P..  2009. "Desenvolvimento do conhecimento matemático do futuro professor de matemática com apoio das TIC", RELIME, 12(3): 383 - 413. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 14. | Matos, Ana; Ponte, João P..  2009. "Exploring functional relationships to foster algebraic thinking in grade 8", Quaderni di Ricerca in Didattica (Matematica), 1: 1 - 9. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 15. | Menezes, Luís; Ponte, João P..  2009. "Investigação colaborativa de professores e ensino da Matemática: Caminhos para o desenvolvimento profissional", Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, 1(1): 1 - 10. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 16. | Ponte, João P..  2009. "Far ricerca sulla nostra pratica: Una strategia di formazione e di costruzione della conoscenza professionale", La Matemática e la sua Didattica 23, 2: 157 - 189. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 17. | Mercê, Célia; Ponte, João P..  2009. "Concepções, práticas lectivas e reflexão dos professores de Matemática do 2.º ciclo em relação à calculadora", Quadrante 18, 1-2: 119 - 146. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 18. | Ponte, João P..  2009. "O novo programa de matemática como oportunidade de mudança para os professores do ensino básico", Interacções 12, 1: 96 - 114. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 19. | Matos, Ana; Ponte, João P..  2008. "O estudo de relações funcionais e o desenvolvimento do conceito de", RELIME, 11: 195 - 231. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 20. | Silvestre, Ana I; Ponte, João P..  2008. "Tarefas de investigação e novas tecnologias no ensino da proporcionalidade", Educação e Cultura Contemporânea 5, 10: 61 - 89. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 21. | Costa, Sara; Ponte, João P..  2008. "O raciocínio proporcional dos alunos do 2.º ciclo do ensino básico", Revista de Educação 10, 1: 65 - 100. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 22. | Ponte, João P.; Henriques, Ana.  2008. "Actividades de investigação na aprendizagem de análise numérica", Revista de Educação 16, 2: 5 - 32. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 23. | Santos, Leonor; Menezes, Luís; Moreira, Darlinda; Oliveira, Isolina; Ponte, João P.; Martins, Cristina; Guerreiro, António; Cunha, Helena; Martinho, Maria H; Pinto, Hélia; Menino, Hugo; Varandas, José M; Veia, Luciano; Viseu, Floriano.  2008. "Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos", Revista de Educação 16, 2: 33 - 64. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 24. | Ponte, João P.; Salvado, Carmen; Fraga, Ana; Santos, Teresa; Mosquito, Elisa.  2007. "Equações do 2.º grau do fim do século XIX ao início do século XXI: Uma análise de sete manuais escolares", Quadrante 16, 1: 111 - 145. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 25. | Ponte, João P.; Oliveira, Paulo; Varandas, José M; Oliveira, Hélia; Fonseca, Helena.  2007. "Um dispositivo de interacção virtual de suporte à reflexão na formação inicial de professores", Quadrante, 1: 3 - 25. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 26. |  Ponte, João P.  2007. "Investigations and explorations in the mathematics classroom", ZDM 39, 5-6: 419 - 430. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 27. | Ponte, João P.; Oliveira, Paulo; Varandas, José M; Oliveira, Hélia; Fonseca, Helena.  2007. "Using ICT to support reflection in pre-service mathematics teacher education", Interactive Educational Multimedia, 14: 79 - 89. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 28. | Ponte, João P.; Guerreiro, António; Cunha, Helena; Duarte, José; Martinho, Helena; Martins, Cristina; Menezes, Luís; Menino, Hugo; Pinto, Hélia; Santos, Leonor; Varandas, José M; Veia, Luciano; Viseu, Floriano.  2007. "A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática", Revista Portuguesa de Educação, 20(2): 39 - 74. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 29. | Ponte, João P..  2006. "Estudos de caso em educação matemática", Bolema, 25: 105 - 132. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 30. | Ponte, João P..  2006. "Os desafios do Processo de Bolonha para a formação inicial de professores", Revista de Educação, 14: 19 - 36. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 31. | Ponte, João P..  2006. "Da reflexão à investigação: Percursos de desenvolvimento profissional de professores do 1.º ciclo na área de Matemática", Quadrante 15, 1-2: 3 - 32. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 32. | Rocha, Alexandra; Ponte, João P..  2006. "Aprender matemática investigando", Zetetiké, 1: 29 - 54. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 33. | Ponte, João P..  2006. "Explorar e investigar em matemática: Desafio para alunos e professores", Movimento, 14: 80 - 96. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 34. | Ponte, João P..  2005. "O interaccionismo simbólico e a pesquisa sobre a nossa própria prática", Revista Pesquisa Qualitativa 1, 1: 107 - 134. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 35. | Ponte, João P.; Santos, Leonor.  2005. "A distance in-service teacher education setting focused on mathematics investigations: The role of reflection and collaboration", Interactive Educational Multimedia 11, 1: 104 - 126. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 36. | Ponte, João P.; Serrazina, Maria L.  2004. "Práticas profissionais dos professores de matemática", Quadrante 13, 2: 51 - 74. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 37. | Ponte, João P.; Oliveira, Paulo; Varandas, José M; Oliveira, Hélia; Fonseca, Helena.  2004. "Explorando o papel da interacção virtual na formação inicial de professores", Discursos, 2: 135 - 158. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 38. | Delgado, Catarina; Ponte, João P..  2004. "A reflexão sobre as práticas de ensino da Matemática de três futuras professoras do 1º ciclo do ensino básico1", Quadrante 13, 1: 31 - 61. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 39. | Ponte, João P..  2004. "Pesquisar para compreender e transformar a nossa própria prática", Educar em Revista, 24: 37 - 66. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 40. | Ponte, João P..  2004. "As equações nos manuais escolares", Revista Brasileira de História da Matemática, 4(8): 149 - 170. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 41. | Fidalgo, Ana; Ponte, João P..  2004. "Concepções, práticas e reflexão de futuros professores do 1º ciclo do ensino básico sobre o ensino da Matemática", Quarante 13, 1: 5 - 29. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 42. | Saraiva, Manuel; Ponte, João P..  2003. "O trabalho colaborativo e o desenvolvimento profissional do professor de Matemática", Quadrante 12, 2: 25 - 52. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 43. | Ponte, João P.; Serrazina, Lurdes.  2003. "Professores e formadores investigam a sua própria prática: O papel da colaboração", Zetetiké, 11(20): 51 - 84. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 44. | Ponte, João P..  2003. "Investigação sobre investigações matemáticas em Portugal", Investigar em Educação 2, 1: 93 - 169. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 45. |  Ponte, João P.; Oliveira, Hélia; Varandas, José M.  2002. "Development of pre-service mathematics teachers’ professional knowledge and identity working with information and communication
                        technology", Journal of Mathematics Teacher Education 5, 2: 93 - 115. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 46. | Santos, Leonor; Ponte, João P..  2002. "A prática lectiva como actividade de resolução de problemas: Um estudo com três professoras do ensino secundário ", Quadrante 11, 2: 29 - 54. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 47. | Ponte, João P.; Oliveira, Hélia.  2002. "Remar contra a maré: A construção do conhecimento e da identidade profissional na formação inicial", Revista de Educação 11, 2: 145 - 163. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 48. | Ponte, João P.; Fonseca, Helena.  2001. "Orientações curriculares para o ensino da estatística: Análise comparativa de três países", Quadrante, 1: 93 - 132. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 49. | Ponte, João P.; Brunheira, Lina.  2001. "Analysing practice in preservice mathematics teacher education", Journal of Mathematics Teacher Development, 1: 16 - 27. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 50. | Ponte, João P.  2001. "O início da carreira profissional de professores de Matemática e Ciências", Revista de Educação, 1: 31 - 46. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 51. | Ponte, João P.; Ribeiro, Maria J. B.  2000. "A formação em novas tecnologias e as concepções e práticas dos professores de matemática", Quadrante 9, 2: 3 - 26. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 52. | Ponte, João P..  2000. "Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: que desafios?", Revista Iberoamericana de Educación, 24: 63 - 90. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 53. | Segurado, Irene; Ponte, João P.  1998. "Concepções sobre a matemática e trabalho investigativo", Quadrante, 7(2): 5 - 40. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 54. | Ponte, João P.; Santos, Leonor.  1998. "Práticas lectivas num contexto de reforma curricular", Quadrante 7, 1: 3 - 33. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 55. | Ponte, João P.; Oliveira, Hélia; Brunheira, Lina; Varandas, José M; Ferreira, Catarina.  1998. "O trabalho do professor numa aula de investigação matemática", Quadrante, 7(2): 41 - 70. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 56. |  Ponte, João P.; Matos, João F; Guimarães, Henrique M; Leal, Leonor C; Canavarro, Ana P.  1994. "Teachers' and students' views and attitudes towards a new mathematics curriculum: A case study", Educational Studies in Mathematics, 1: 347 - 365. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 57. | Ponte, João P..  1994. "O professor de Matemática: Um balanço de dez anos de investigação", Quadrante, 1: 79 - 114. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 58. | Ponte, João P.; Guimarães, Henrique; Canavarro, Paula; Leal, Leonor C; Silva, Albano.  1994. "O Projecto DIC: Investigações sobre a inovação curricular em Matemática", Revista de Educação, 1: 127 - 134. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 59. | Ponte, João P..  1993. "A educação matemática em Portugal: Os primeiros passos de uma comunidade de investigação", Quadrante, 1: 95 - 126. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 60. | Veloso, Maria G; Ponte, João P..  1993. "Apropriação e desenvolvimento profissional: Instrumentos tecnológicos e práticas educativas", Quadrante, 1: 153 - 164. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 61. | Ponte, João P..  1992. "The history of the concept of function and some educational implications", The Mathematics Educator, 1: 3 - 8. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 62. | Ponte, João P..  1992. "Problemas de Matemática e situações da vida real", Revista de Educação, 1: 95 - 108. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 63. | Ponte, João P..  1989. "O computador como ferramenta: Uma aposta bem sucedida", Inovação, 1: 41 - 48. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 64. | Ponte, Joao; Norman, F. A; Davis, Edward J; Eshun, Benjamin A; Jensen, Robert J.  1986. "Evaluation of an instructional computing inservice course for elementary and middle school teachers", School Science and Mathematics 86, 5: 375 - 385. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 65. | Ponte, João P..  1986. "O computador e a aprendizagem: Teoria e investigação sobre os efeitos psicológicos e sociais", Revista de Educação, 1: 53 - 61. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Ponte, João P.; Canavarro, Ana P.  1993. "Graphic calculators in the classroom: Students’ viewpoints", Trabalho apresentado em XVII International Conference for the Psychology of Mathematics Education (PME), In Proceedings of the XVII International Conference for the Psychology of Mathematics Education (PME) , Tsukuba. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Ponte, João P..  2006. "Números e álgebra no currículo escolar", XIV EIEM - Encontro de Investigação em Educação Matemática, 1: 5 - 27. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Ponte, João P..  1995. "Novas tecnologias na aula de Matemática", Educação e Matemática, 1: 2 - 7. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Ponte, João P..  1994. "O desenvolvimento profissional do professor de Matemática", Educação e Matemática, 1: 9 - 20. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Ponte, João P..  1992. "A modelação no processo de aprendizagem", Educação e Matemática, 1: 15 - 19. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. | Ponte, João P..  1990. "O conceito de função no currículo de Matemática", Educação e Matemática, 1: 3 - 9. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 6. | Ponte, João P..  1987. "A Matemática não é só cálculo e mal vão as reformas curriculares que a vêem como simples disciplina de serviço", Educação e Matemática, 1: 5 - 26. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 7. | Martin, W. G; Ponte, João P..  1985. "Measuring the areas of golf greens and other irregular regions", The Mathematics Teacher, 1: 385 - 389. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 8. | Davis, Edward; Jim, Helms; F. A., N; Ponte, João P..  1984. "Training elementary school teachers to use computers: With emphasis on Logo.", Arithmetic Teacher, 1: 18 - 25. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Outra produção científica Other scientific production
 |  
                  
                     | 1. | Ponte, João P; Branco, Neusa; Quaresma, Marisa; Velez, Isabel; Mata-Pereira, Joana.  2012. "Perspetivas teóricas no estudo das práticas profissionais dos professores de matemática". Castelo de Vide: Leonor Santos e Ana Paula Cana. 
  |  
                  
                     | 2. | Quaresma, Marisa; Ponte, João P.  2012. "As tarefas e a comunicação numa abordagem exploratória no ensino dos números racionais". Castelo de Vide: Sem publicadora definida. 
  |  
                  
                     | 3. | Carvalho, Renata.  2012. "Práticas de ensino com cálculo mental". Castelo de Vide: Sem publicadora definida. 
  |  
                  
                     | 4. | Souza, Régis; Ponte, João P.  2012. "Práticas letivas e formação contínua em matemática: Um diálogo necessário". Castelo de Vide: Sem publicadora definida. 
  |  
                  
                     | 5. | Nobre, Sandra; Amado, Nélia; Ponte, João P.  2012. "A integração da folha de cálculo no estudo do tópico equações do 2.º grau no 9.º ano de escolaridade". Castelo de Vide: Sem publicadora definida. 
  |  
                  
                     | 6. | Baptista, Mónica; Ponte, João P; Isabel, Isabel; Belchior, Margarida; Costa, Estela.  2012. "O lesson study como estratégia de formação de professores a partir da prática profissional". Castelo de Vide: Sem publicadora definida. 
  |  
                  
                     | 7. | Velez, Isabel; Ponte, João P.  2012. "Representações e raciocínio de alunos do 3.º ano de escolaridade na resolução de problemas". Coimbra: Sem publicadora definida. 
  |  
                  
                     | 8. | Santos, Raquel; Ponte, João P.  2012. "A interpretação de medidas de tendência central de futuros professores e educadores na realização de uma investigação estatística". Coimbra: Sem publicadora definida. 
  |  
                  
                     | 9. | Souza, Régis.  2012. "Comunicação matemática na sala de aula dos anos iniciais: cCntributos de um programa de formação". Coimbra: Sem publicadora definida. 
  |  
                  
                     | 10. | Baptista, Mónica; Ponte, João P; Costa, Estela; Velez, Isabel; Belchior, Margarida.  2012. "Lesson study na formação de professores do 1.º ciclo do ensino básico". Coimbra: Sem publicadora definida. |  
                  
                     | 11. | Branco, Neusa; Ponte, João P.  2012. "Developing algebraic and didactical knowledge in pre-service primary teacher education". Taipé, Taiwan: T. Y. Tso. 
  |  
                  
                     | 12. | Ponte, João P.  2012. "What is an expert mathematics teacher?". Taipé, Taiwan: Sem publicadora definida. 
  |  
                  
                     | 13. | Ponte, João P..  2011. "Practice-based teacher education focused on mathematical discussions". Ankara, Turquia: B. Ubuz. 
  |  
                  
                     | 14. | Silvestre, Ana I; Ponte, João P..  2011. "Missing value and comparison problems: What pupils know before the teaching of proportion". Ankara, Turquia: B. Ubuz. |  
                  
                     | 15. | Nunes, Cláudia; Ponte, João P..  2011. "Teachers managing the curriculum in the context of the mathematics’ subject group". Reszow, Poland: Sem publicadora definida. |  
                  
                     | 16. | Nobre, Sandra; Amado, Nélia; Carreira, Susana; Ponte, João P..  2011. "Algebraic thinking of grade 8 students in solving word problems with a spreadsheet". Reszow, Poland: Sem publicadora definida. |  
                  
                     | 17. | Ponte, João P..  2010. "Practice-based teacher education focusing on mathematical discussions". Belo Horizonte, Brasil: M. Pinto & T. F. Kawasaki. |  
                  
                     | 18. | Amado, Nélia; Carreira, Susana; Nobre, Sandra; Ponte, João P..  2010. "Representations in solving a word problem: The informal development of formal methods". Belo Horizonte, Brasil: M. Pinto & T. F. Kawasaki. |  
                  
                     | 19. | Ponte, João P..  2009. "External, internal and collaborative theories of mathematics teacher education". Salónica: M. Tzekaki, M. Kaldrimidou & H. |  
                  
                     | 20. | Ponte, João P..  2008. "A investigação em educação matemática em Portugal: Realizações e perspectivas". Badajoz: R. Luengo-González, B. Gómez-A. 
  |  
                  
                     | 21. | Romano, Evangelina; Mercê, Célia; Ponte, João P..  2008. "As calculadoras no ensino: Estudos sobre as concepções, as práticas e a formação do professor de Matemática". Badajoz: R. Luengo-González, B. Gómez-A. 
  |  
                  
                     | 22. | Matos, Ana; Silvestre, Ana I; Branco, Neusa; Ponte, João P..  2008. "Desenvolver o pensamento algébrico através de uma abordagem exploratória". Badajoz: R. Luengo-González, B. Gómez-A. 
  |  
                  
                     | 23. | Nunes, Cláudia; Ponte, João P..  2008. "A gestão curricular em Matemática". Badajoz: R. Luengo-González, B. Gómez-A. 
  |  
                  
                     | 24. | Ponte, João P.; Oliveira, Hélia.  2002. "Information technologies and the development of professional knowledge and identity in teacher education". Mariánské Láznê, República Che: J. Novotná. 
  |  
                  
                     | 25. | Ponte, João P..  2001. "Professional narratives in mathematics teacher education". Alberta, Canada: Sem publicadora definida. 
  |  
                  
                     | 26. | Ponte, João P.; Ferreira, Catarina; Brunheira, Lina; Oliveira, Hélia; Varandas, José M.  1998. "Investigating mathematical investigations". Setúbal: P. Abrantes, J. Porfirio, & M.. 
  |  
                  
                     | 27. | Oliveira, Hélia; Ponte, João P..  1997. "Investigação sobre concepções, saberes e desenvolvimento profissional dos professores de Matemática". Almada: G. Ramalho, A. C. Silva, I Oli. 
  |  
                  
                     | 28. | Ponte, João P..  1994. "Mathematics teachers’ professional knowledge". Lisboa: J. P. Ponte & J. F. Matos. 
  |  
                  
                     | 29. | Ponte, João P..  1993. "Professores de Matemática: Das concepções aos saberes profissionais". Ponta Delgada: Sem publicadora definida. 
  |  
                  
                     | 30. | Ponte, João P.; Canavarro, Ana P.  1993. "Graphic calculators in the classroom: Students’ viewpoints". Tsukuba, Japão: Sem publicadora definida. 
  |  
                  
                     | 31. | Ponte, João P.; Matos, João F; Leal, Leonor; Guimarães, Henrique M; Canavarro, Ana P.  1992. "Students' views and attitudes towards mathematics teaching and learning: A case study of a curriculum experience". Durham, NH, Estados Unidos da : Sem publicadora definida. 
  |  
                  
                     | 32. | Ponte, João P..  1991. "O computador e o ensino da Matemática: Um processo de inovação, investigação e formação de professores". Sevilha, Espanha: M. G. Blanco et al.. 
  |  
                  
                     | 33. | Ponte, João P..  1990. "Teachers’ perceived roles of the computer in mathematics education". Oaxtepec, Mexico: Sem publicadora definida. 
  |  
                  
                     | 34. | Monteiro, Cecília; Ponte, João P..  1987. "Project work with teachers involved in a program for the use of computers in education". Montreal, Canada: Sem publicadora definida. 
  |  
                  
                     | 35. | Matos, José M; Ponte, João P..  1986. "Students’ strategies and reasoning processes in computer educational games". Londres, Reino Unido: Sem publicadora definida. 
  |  
                  
                     | 36. | Ponte, João P..  1985. "Geometrical and numerical strategies in students' functional reasoning". Noordwijerhout, Holanda.: Sem publicadora definida. 
  |  
 
 
 
                  											Indicadores de produção
                  											 (Production indicators) 
               
                  
                     | Produção científica Scientific production
 |  
 
                     
                        | Produção científica Scientific production
 | 131 |  
 
                     
                        | Livros e capítulos Books and book chapters
 | 21 |  
                     
                        | Livros publicados ou organizados Published or organized books
 | 2 |  
                     
                        | Capítulos de livros publicados Published book chapters
 | 19 |  
                     
                        | Artigos científicos em revistas Papers in periodics
 | 73 |  
                     
                        | Com arbitragem científica With scientific refereeing
 | 65 |  
                     
                        | Sem arbitragem científica Without scientific refereeing
 | 8 |  
                     
                        | Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings
 | 1 |  
                     
                        | Com arbitragem científica With scientific refereeing
 | 1 |  
                     
                        | Outros tipos de produção científica Other scientific production
 | 36 |  
               
                  | Visualizações do curriculum [
                     												6748
                     												] |  
               
                  | Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
                     											em
                     											23-04-2019
                     											às
                     											00:32:44 |  
                  | Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |  |