| 
               
                  | Maria José Bernardo Prata |  
                  |  | Data da última atualização
                        												»Last update
                        												:
                        												27/09/2018 |  
 
 Dados pessoais (Personal data)  
               
                  
                     | Nome completo Full name
 | Maria José Bernardo Prata |  
                     | Nome em citações bibliográficas Quoting name
 | Prata, M. J. |  
                     | Domínio científico de atuação Scientific domain
 | Ciências Sociais-Ciências da Educação. 
 |  
                  
                     | Endereço profissional Professional address
 | Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação
 Rua do Colégio Novo
 3001-115 Coimbra
 Portugal
 Correio electrónico: mariab.prata@gmail.com
 |  
                  
                     | Sexo Gender
 | Feminino»Female |  
 
                  			Graus Académicos
                  			 (Academic Degrees) 
               
                  
                     | 2010-2012 | Mestrado Master degree
 |  
                     | Formação de Professores e Formadores em Ciências da Educação
                        							(2 anos » years)
                        						. Universidade de Coimbra,
                        			Portugal.
 |  
 Vínculos profissionais
                  				 (Professional Positions) 
               
                  
                     | Katholische Hochschule Freiburg |  
                  
                     | Set/2016-Actual | Outra Situação |  
                  
                     | Fev/2013-Fev/2017 | Investigador Auxiliar |  
                  
                     | Set/2014-Ago/2015 | Outra Situação |  
                  
                     | Out/2006-Jul/2009 | Outra Situação |  
                  
                     | Universidade de Göttingen |  
                  
                     | Out/1987-Set/1990 | Outra Situação |  
 Línguas (Languages) 
               
                  
                     | Compreende Understandig
 | Alemão (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem). |  
                     | Fala Speaking
 | Alemão (Bem), Espanhol (Pouco), Francês (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente). |  
                     | Lê Reading
 | Alemão (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem). |  
                     | Escreve Writing
 | Alemão  (Bem), Espanhol (Pouco), Francês (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente). |  
 
                  											Produção científica, técnica e artística/cultural
                  											 (Scientific, technical and artistical/cultural
                     													production) 
               
                  
                     | Capítulos de livros publicados Published book chapters
 |  
                  
                     | 1. | Prata, Maria.  2017. Ensino de estratégias para a composição escrita do texto argumentativo.  In Pessoas e ideias em trânsito: percursos e imaginários, ed. Rita Basílio de SimõesClara SerranoSérgio NetoJoão Miranda, 215 - 228. ISBN: 9789892613628. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. |  Prata, Maria J; de Sousa, B; Festas, Isabel; Oliveira, Albertina L.  2018. "Cooperative methods and self-regulated strategies development for argumentative writing", The Journal of Educational Research, 1: 1 - 16. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Prata, Maria; Festas, Isabel; Oliveira, Albertina; Ferreira, Sara; Damião, Helena.  2015. "Ensino de estratégias de escrita para a composição do texto argumentativo", Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 1, 1: 164 - 164. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. |  Ferreira, Sara; Prata, Maria; Festas, Isabel; Damião, Helena.  2015. "A aprendizagem da  escrita de textos com o Self-Regulated Strategy Development (SRSD)", Revista de Estudios e 	Investigación en Psicología y Educación, 01: 169 - 173. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Prata, Maria; Festas, Isabel; Ferreira, Sara; Costa, Marisa.  2014. "Ensino de estratégias para a redação do texto argumentativo", Atas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar 3, 1: 853 - 861. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. | Prata, Maria.  2012. "O modelo Self-Regulated Strategy Development no ensino da escrita do ensaio de opinião", Actas do 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação , 1: 1284 - 1295. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 6. | Ferreira, Sara; Prata, Maria; Sousa, Carla; Festas, Isabel; Oliveira, Albertina L.  2012. "Ensino de estratégias de escrita em aulas de Língua Portuguesa", Actas I Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 1: 109 - 113. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 7. | Damião, Helena; Prata, Maria J; Festas, Isabel.  2011. "A presença da Cultura Clássica no Ensino 	Básico e Secundário", Actas do XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação , 1: 501 - 504. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Apresentação oral de trabalho Oral work presentation
 |  
                  
                     | 1. | Prata, Maria. Teaching Self-Regulated Strategy Development and collaborative  strategies to enhance the written argumentation ,2016 (Congresso). |  
                  
                     | 2. | Prata, Maria; Ferreira, Sara; Festas, Isabel; Damião, Helena. Ensino de estratégias de   escrita para a composição do texto argumentativo ,XIII Congreso Internacional GalegoPortugués de Psicopedagoxia ,Corunha,2015 (Congresso). |  
                  
                     | 3. | Prata, Maria. Ensino de estratégias para a redação do texto argumentativo,Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. As Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação
                        interdisciplinar ,Vila Real,2015 (Congresso). |  
                  
                     | 4. | Prata, Maria; Ferreira, Sara; Festas, Isabel; Damião, Helena; Costa, Marisa. Ensino de estratégias para a composição escrita do texto argumentativo ,VII Congreso Internacional de Psicología y Educación y del XXI ,Badajoz, Spain.,2014 (Congresso). |  
                  
                     | 5. | Prata, Maria; Festas, Isabel; de Sousa, B; Oliveira, Albertina; Ferreira, Sara. Teaching Self-	Regulated Strategy Development and collaborative strategies to enhance the written argumentation,14th International Conference of the EARLI Special Interest Group on Writing,Amsterdao,2014 (Congresso). |  
                  
                     | 6. | Prata, Maria; Ferreira, Sara; Festas, Isabel; Damião, Helena; Costa, Marisa; Zimmer, Sophia. Teaching the Argumentative Text According the Self-Regulated Strategy Development - Strategies to Develop Ideas,The Past, the Present and Future of  Educational Research in Europe ,Porto,2014 (Congresso). |  
                  
                     | 7. | Prata, Maria; Ferreira, Sara; Rebelo, José; Festas, Isabel. Teaching writing  strategies on school,European Conference on Educational Research (ECER),Cadiz, Spain,2012 (Congresso). |  
                  
                     | Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico Didactic and pedagogic material development
 |  
                  
                     | 1. | Prata, Maria; Boléo, Maria J. Olá Portugal! Neu. Portugiesisch Arbeitsbuch. Übungsbuch mit Audios. Stuttgart: Ernst Klett Sprachen. ISBN: 978- 3-12-528935-2
                        ,2017. 
  |  
                  
                     | 2. |  Prata, Maria; Boleo, Maria J; Silva, Alexandra. Olá Portugal! A1-A2. Kursbuch,2017. 
  |  
                  
                     | 3. | Prata, Maria. Beleza! Brasilianisches Portugiesisch Arbeitsbuch ,2015. 
  |  
                  
                     | 4. |  Prata, Maria. Beleza! Lehrbuch,2015. 
  |  
 
 
 
                  											Indicadores de produção
                  											 (Production indicators) 
               
                  
                     | Produção científica Scientific production
 |  
                     | Produção técnica Technical production
 |  
 
                     
                        | Produção científica Scientific production
 | 8 |  
 
                     
                        | Livros e capítulos Books and book chapters
 | 1 |  
                     
                        | Capítulos de livros publicados Published book chapters
 | 1 |  
                     
                        | Artigos científicos em revistas Papers in periodics
 | 7 |  
                     
                        | Com arbitragem científica With scientific refereeing
 | 7 |  
 
                     
                        | Produção técnica Technical production
 | 11 |  
 
                     
                        | Outros tipos de produção técnica Other technical production
 | 11 |  
               
                  | Visualizações do curriculum [
                     												131
                     												] |  
               
                  | Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
                     											em
                     											06-09-2019
                     											às
                     											16:54:18 |  
                  | Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |  |