Paulo Vítor Feytor Pinto Sampaio de Faria
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
13/02/2019 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Paulo Vítor Feytor Pinto Sampaio de Faria |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Pinto, Paulo Feytor |
Categoria profissional
Position |
Professor Adjunto Convidado |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Sociologia. Ciências Sociais-Ciências da Educação. Humanidades-Línguas e Literaturas.
|
Sexo
Gender |
Masculino»Male |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2003-2008 |
Doutoramento Phd |
Estudos Portugueses
(5 anos » years)
.
Universidade Aberta,
Portugal.
|
1996-1999 |
Mestrado Master degree |
Relações Interculturais
(2 anos » years)
.
Universidade Aberta,
Portugal.
|
1981-1985 |
Licenciatura Licentiate degree |
Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Franceses-Ingleses
(4 anos » years)
.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2015-2015 |
Curso de curta duração Short course |
Curso b-Learning MOOCs Massive Open Online Courses: Fundamentos e Práticas .
Universidade Aberta,
Portugal.
|
2010-2010 |
Curso de curta duração Short course |
Módulo de formação Língua di Téra. Introdução ao Estudo do Caboverdiano.
Universidade Nova de Lisboa,
Portugal.
|
2006-2008 |
Outros Others |
Introdução à Língua Árabe. Associação de Professores de Português,
Portugal.
|
2000-2000 |
Curso de curta duração Short course |
Conferência Coménius 3.2 A Celebration of Difference.
The Southern Education & Library Board,
Reino Unido.
|
1996-1996 |
Outros Others |
Curso Taller La Lectura y Escritura de la Lengua Tsotsil. Unidad de Apoyo para el Desarrollo Educativo Indígena,
México.
|
1995-1996 |
Outros Others |
Curso Livre de Suaíli. Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
1994-1995 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Economia e Sociologia do Espaço Lusófono.
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias,
Portugal.
|
1990-1992 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Profissionalização em Serviço, Ensino Português e Francês.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
1990-1990 |
Outros Others |
Diploma Básico de Español. Instituto Español - Instituto Cervantes,
Espanha.
|
1989-1989 |
Curso de curta duração Short course |
Curso de Língua Checa para Principiantes 2.
Univerzita Karlova,
República Checa.
|
1988-1988 |
Curso de curta duração Short course |
Curso de Língua Checa para Principiantes 1.
Univerzita Karlova,
República Checa.
|
1983-1988 |
Outros Others |
Curso Superior de Tradutores de Língua Italiana. Instituto Italiano de Cultura,
Portugal.
|
1985-1985 |
Curso de curta duração Short course |
Curso Internacional de Língua e Cultura Italiana.
Universita Degli Studi di Milano,
Itália.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Instituto Politécnico de Setúbal |
Ago/2012-Actual |
Professor Adjunto Convidado |
Instituto de Linguística Teórica e Computacional |
Jan/2011-Actual |
Professor Adjunto |
Universidade Federal do Pará |
Set/2010-Actual |
Outra Situação |
European Centre for Modern Languages |
Jan/2014-Jan/2014 |
Professor Adjunto |
Escola Secundária de Miraflores |
Set/2011-Ago/2012 |
Professor do Quadro de Nomeação Definitva |
Instituto Politécnico de Setúbal |
Out/2010-Ago/2012 |
Professor Adjunto |
Associação de Professores de Português |
Fev/2011-Ago/2011 |
Professor Quadro Nomeação Definitiva |
Escola Secundária de Miraflores |
Fev/2011-Ago/2011 |
Professor Quadro Nomeação Definitiva |
Escola Secundária de Miraflores |
Set/2010-Jan/2011 |
Professor Quadro Nomeação Definitiva |
Instituto de Linguística Teórica e Computacional |
Jul/2007-Dez/2010 |
Professor Quadro Nomeação Definitiva |
Associação de Professores de Português |
Set/2009-Ago/2010 |
Professor Quadro Nomeação Definitiva |
Escola Secundária de Miraflores |
Set/2009-Ago/2010 |
Professor Quadro Nomeação Definitiva |
Set/2009-Set/2009 |
Professor Adjunto |
Associação de Professores de Português |
Set/1997-Ago/2009 |
Professor Quadro Nomeação Definitiva |
Centre international d études pédagogiques |
Set/2007-Set/2007 |
Outra Situação |
Set/2003-Dez/2006 |
Outra Situação |
Associação de Professores de Português |
Set/1996-Ago/1997 |
Professor Quadro Nomeação Definitiva |
Escola Secundária de Miraflores |
Set/1996-Ago/1997 |
Professor Quadro Nomeação Definitva |
Associação de Professores de Português |
Set/1995-Ago/1996 |
Professor Quadro Nomeação Definitiva |
Academia das Ciências de Lisboa |
Jan/1993-Ago/1995 |
Professor Quadro Nomeação Definitiva |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Instituto Politécnico de Setúbal |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Estágio no 2º Ciclo(Docente)
- Introdução à Linguística(Regente)
- Língua e Linguística Portuguesa II(Regente)
- Língua e Linguística Portuguesa III(Regente)
- Língua e Comunicação Profissional(Regente)
- Linguística Comparada(Docente)
- Linguística Portuguesa I(Regente)
- Linguística Portuguesa II(Regente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Diversidade Cultural e Comunicação Linguística(Regente)
- Língua e Comunicação Profissional(Docente)
- Língua e Linguística Portuguesa II(Regente)
- Língua e Prática Textual(Regente)
- Linguística Portuguesa I(Regente)
- Comunicação e Património Literário(Docente)
- Linguística Portuguesa II(Regente)
|
Escola Secundária de Miraflores |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Língua Portuguesa
- Estudo Acompanhado de Língua Portuguesa
|
Instituto Politécnico de Setúbal |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Linguística Portuguesa I(Docente)
- Linguística Portuguesa II(Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Língua e Linguística Portuguesa II(Docente)
- Linguística Portuguesa I(Docente)
|
Escola Secundária de Miraflores |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Língua Portuguesa
- Estudo Acompanhado de Língua Portuguesa
|
Escola Secundária de Miraflores |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Língua Portuguesa
- Estudo Acompanhado Língua Portuguesa
|
Escola Secundária de Miraflores |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
|
Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)
Associação de Professores de Português |
Fev/2011-Actual |
Escola Superior de Educação |
Atividade realizada»Activity: Gestão Administração; Formação Profissional; Estudos e Pareceres |
Associação de Professores de Português |
Set/2009-Ago/2010 |
|
Atividade realizada»Activity: Gestão Administração; Formação Profssional; Estudos e Pareceres |
Associação de Professores de Português |
Set/1997-Ago/2009 |
|
Atividade realizada»Activity: Gestão Administração; Formação Profissional; Estudos Pareceres |
Associação de Professores de Português |
Set/1996-Ago/1997 |
|
Atividade realizada»Activity: Gestão Administração; Formação Profissional; Estudos Pareceres |
Associação de Professores de Português |
Set/1995-Ago/1996 |
|
Atividade realizada»Activity: Administração; Formação Profissional |
Academia das Ciências de Lisboa |
Jan/1993-Ago/1995 |
|
Atividade realizada»Activity: Redacção verbetes Dicionário Língua Portuguesa Contemporânea |
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável Participation as responsible Researcher |
2013-2013 Oficina de Português Europeu para Fins Académicos-Workshop of European Portuguese for Academic Purposes |
Referência do projeto»Project reference: DCCL-ESE-IPS-01-2013.
|
1997-1998 Transversalidade da Língua Segunda |
Referência do projeto»Project reference: Cómenius 2 - UE. Coménius 2 - UE Parceiro(s)»Partners:
Associação de Professores para a Educação Intercultural; Centro de Profesores y Recursos de Vilaverde; Asociación Colectivo Amani; Centro di Informazione e Educazione allo Sviluppo; Scuola Media Statale Daniele Manin.
|
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2003-2006 Imagens das línguas na comunicação intercultural: contributos para o desenvolvimento da competência plurilingue -Images of languages in intercultural communication: contributions to the development of plurilingual competence |
Referência do projeto»Project reference: POCTI/CED/45494/2002. Parceiro(s)»Partners:
Associação de Professores de Português; Instituto Politécnico de Lisboa.
|
1999-2002 Português 2002, Ensino e Aprendizagem do Português na Transição do Milénio |
Referência do projeto»Project reference: APP2002.
|
1997-1999 Estudo de Elementos do Sistema Educativo Português à Luz de Elementos de Outros Sistemas Educativos |
Referência do projeto»Project reference: IIE-ME. Parceiro(s)»Partners:
Associação de Professores de Português.
|
Participação como Desenvolvimento técnico Participation as Technical developer |
2012-2015 MALEDIVE - Diversity in majority language learning-MALEDIVE - Diversity in majority language learning |
Referência do projeto»Project reference: ECML-MALEDIVE-2012-2015.
|
2007-2013 Bilinguismo, aprendizagem do Português L2 e sucesso educativo na escola portuguesa |
Referência do projeto»Project reference: ILTEC-FCG. Parceiro(s)»Partners:
Associação de Professores de Português.
|
2008-2010 EUCIM-TE - European Core Curriculum for Mainstreamed Second Language Teacher Education-EUCIM-TE - European Core Curriculum for Mainstreamed Second Language Teacher Education |
Referência do projeto»Project reference: COMENIUS-LLL-2008-2010. COMENIUS Life Long Learning
|
2006-2007 REAL - Réseau Européen d’ Associations de Professeurs de Langues-REAL - European Network of Language Associations |
Referência do projeto»Project reference: SOCRATES-MdA-REAL-2006-2007. SOCRATES Medidas de Acompanhamento
|
Outro Tipo de Participação Other kind of participation |
2010-2012 Diversidade e Consciência Linguísticas na Amazônia Paraense |
Referência do projeto»Project reference: UFPA-BR.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem), Italiano (Bem). |
Fala Speaking |
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem), Italiano (Razoavelmente), Checo (Pouco), Suaili (genérico) (Pouco). |
Lê Reading |
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem), Italiano (Bem), Checo (Pouco), Árabe (Pouco), Suaili (genérico) (Pouco), Outros (Pouco). |
Escreve Writing |
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Italiano (Razoavelmente), Árabe (Pouco). |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jul/2011 - Actual |
Observatoire International des Droits Linguistiques, Membro.
Investigador.
|
2004- Actual |
International Academy of Linguistic Law, Membro.
|
1999- Actual |
International Association for the Improvement of Mother Tongue Education, Membro.
|
Abr/1997 - Actual |
Associação de Professores de Português, Membro.
Presidente da Direcção.
|
1993- Actual |
Associação de Professores para a Educação Intercultural, Membro.
|
Set/2007 - Jan/2011 |
Federação Nacional de Associações de Professores de Línguas Vivas, Membro.
Secretário-geral.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Pinto, Paulo F; Melo-Pfeifer, Sílvia. eds. 2018. Políticas Linguísticas em Português ed. 1. Lisboa: Lidel. |
|
|
|
2. |
Pinto, Paulo F. 2010. O Essencial sobre Política de Língua. ed. 1. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda. |
|
|
|
3. |
Pinto, Paulo F. 2009. Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. . ed. 2. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda. |
|
|
|
4. |
Pinto, Paulo F; Türi, Joseph-G.; Brohy, Claudine. eds. 2009. Direito, Língua e Cidadania Global. Droit, langue et citoyenneté mondiale. Law, Language and Global Citizenship. ed. 1. Lisboa: Associação de Professores de Português. |
|
|
|
5. |
Pinto, Paulo F. ed. 2009. Gramática, para que te quero?! Ensino da Gramática: Sentido(s) e Possibilidades. ed. 1. Lisboa: Associação de Professores de Português. |
|
|
|
6. |
Pinto, Paulo F. ed. 2007. Saber Ouvir. Saber Falar ed. 1. Lisboa: Associação de Professores de Português. |
|
|
|
7. |
Pinto, Paulo F. ed. 2005. Diversidade, Diversificação, Diferenciação ed. 1. Lisboa: Associação de Professores de Português. |
|
|
|
8. |
Pinto, Paulo F. ed. 2002. Como pôr os alunos a trabalhar? Experiências formativas na aula de Português. ed. 1. Lisboa: Associação de Professores de Português. |
|
|
|
9. |
Pinto, Paulo F; Lobo, Aldina S; Soares, Lúcia V. 2002. O Ensino e a Aprendizagem do Português na Transição do Milénio. . ed. 1. Lisboa: Associação de Professores de Português. |
|
|
|
10. |
Pinto, Paulo F; Gaspar, Ivone; Adragão, José V. 2001. Três Dimensões Básicas do Currículo. ed. 1. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional. |
|
|
|
11. |
Pinto, Paulo F. 2001. Como Pensamos a Nossa Língua e as Línguas dos Outros. ed. 1. Lisboa: Editorial Estampa. |
|
|
|
12. |
Pinto, Paulo F; Lobo, Aldina S. eds. 2001. Professores de Português: Quem somos? Quem podemos ser? ed. 1. Lisboa: Associação de Professores de Português. |
|
|
|
13. |
Pinto, Paulo F. ed. 1999. Português, propostas para o futuro: Transversalidades. ed. 1. Lisboa: Associação de Professores de Português. |
|
|
|
14. |
Pinto, Paulo F; Carvalho, Anabela. 1999. Roteiro de Materiais Didácticos de Português Língua Estrangeira. ed. 1. Lisboa: Associação de Professores de Português e Instituto Camões. |
|
|
|
15. |
Pinto, Paulo F. ed. 1999. Aprendendo a Ensinar Português ed. 1. Lisboa: Associação de Professores de Português. |
|
|
|
16. |
Pinto, Paulo F; Júdice, Norimar. eds. 1998. Para acabar de vez com Tordesilhas ed. 1. Lisboa: Associação de Professores de Português / Colibri. |
|
|
|
17. |
Pinto, Paulo F. 1998. Formação para a Diversidade Linguística na Aula de Português. ed. 1. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional - Ministério da Educação. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Pinto, Paulo F. 2018. Política de educação linguística nas escolas portuguesas. Mudança e continuidade. In Políticas Linguísticas em Português, ed. Paulo Feytor Pinto & Sílvia Melo-Pfeifer, 41 - 53. . Lisboa: Lidel. |
|
|
|
2. |
Pinto, Paulo F. 2015. A Carta de Maputo e perspetivas sobre o ensino do português em Moçambique e Angola. In Ensinar a Língua Portuguesa em Moçambique. Desafios, possibilidades e constrangimentos, ed. Bastos, M. & outros , 8 - 27. . Porto: Porto Editora. |
|
|
|
3. |
Pinto, Paulo F. 2013. Contributos para um Modelo de Formação de Professores de Português Língua Não Materna. In Português Língua Não Materna: Investigação e Ensino, ed. Rosa Bizarro, Maria Alfredo Moreira e Cristina Flores, 184 - 187. ISBN: 978-972-757-928-O. Lisboa: Lidel.
|
|
|
|
4. |
Pinto, Paulo F; Mateus, Maria H. M; Solla, Luísa; Soares, Lúcia V; Côrte-Real, São J; Gouveia, Adelina. 2013. Aprendizagens interculturais. In Ensino do Português como Língua Não Materna: Estratégias, Materiais e Formação, ed. Maria Helena Mira Mateus e Luísa Solla, 161 - 265. ISBN: 978-972-31-1505-5. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. |
|
|
|
5. |
Pinto, Paulo F. 2007. Política Linguística Portuguesa (1974-2004): a Difusão do Português no Estrangeiro. . In Pelas Oito Partidas da Língua Portuguesa. Professor João Malaca Casteleiro. Homenagem, ed. Inocência Mata & Maria José Grosso, 263 - 277. . Macau: Universidade de Macau. |
|
|
|
6. |
Pinto, Paulo F; Soares, Lúcia V. 2004. Bilingualism and bilingual education in Portugal. In Integrated Programmes for Lower-Primary Teacher Training. Multicultural Education. , ed. Zsuzsanna Benkö, 201 - 205. . Szeged: Juhász Gyula Felsöoktatasí Kiadó. |
|
|
|
7. |
Pinto, Paulo F. 2002. Abordagem Intercultural do Funcionamento da Língua. In (Re)Pensar o Ensino do Português., ed. Gabriela Funk, 159 - 165. . Lisboa: Salamandra. |
|
|
|
8. |
Pinto, Paulo F. 2001. As competências essenciais da Língua Portuguesa no Ensino Básico. In Competências essenciais no Ensino Básico. Visões multidisciplinares, 7 - 14. . Porto: Edições ASA. |
|
|
|
9. |
Pinto, Paulo F. 1995. A Questão da Língua e da Escrita na Terra Sonâmbula de Mia Couto. In Temas de O Ensino nºs 27-38, vol. VII-IX, 352 - 361. . Braga: Livraria Minho. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Pinto, Paulo F; Pólvora, Diana. 2018. "Comunicação multimodal e discussão oral coletiva em sala de aula", Palavras, 52-53: 49 - 62. |
|
|
|
2. |
Pinto, Paulo F. 2017. "Educação e Diversidade Linguística em Portugal", Medi@ções 5, 2: 36 - 43. |
|
|
|
3. |
Pinto, Paulo F; Rodrigues, Maria R. 2016. "Adaptação multimédia de um texto escrito: que aprendizagens?. ", Medi@ções 4, 1: 35 - 49. |
|
|
|
4. |
Pinto, Paulo F; Kouki, Elina. 2015. "PISAn vaikutus opetuskäytäntöihin ja yliopistomenestykseen (em finlandês, PISA: efeitos sobre práticas de ensino e sucesso
universitário)", Kasvatus , 1/2015: 85 - 90. |
|
|
|
5. |
Pinto, Paulo F. 2015. "Política Portuguesa de Ensino de Português no Estrangeiro", Revista SIPLE, 8: sd - sd.
|
|
|
|
6. |
Pinto, Paulo F; Nunes, Paulo; Figueiredo, Teresa; Espada, Mário. 2015. "Sport Tourism: Contributions for an architectural design prototype for waves sports support", Revista Medi@ções 3, 2: 52 - 62.
|
|
|
|
7. |
Pinto, Paulo F; Kouki, Elina. 2015. "No PISA nós confiamos - mas será que devíamos?", Revista Medi@ções 3, 2: 71 - 84.
|
|
|
|
8. |
Pinto, Paulo F. 2014. "Cooperação para o desenvolvimento e consolidação da língua portuguesa. Contributos teóricos e política linguística portuguesa", Medi@ções 2, 3: 22 - 34.
|
|
|
|
9. |
Pinto, Paulo F. 2013. "Intervenção não-formal de inclusão de estudantes angolanos. Novos desafios, novas realidades, novas respostas", Medi@ções 2, 1: 45 - 63.
|
|
|
|
10. |
Pinto, Paulo F. 2011. "Occitejano. Hipótese de origem provençal do subdialeto da Beira Baixa e Alto Alentejo", Palavras, 39-40: 65 - 76.
|
|
|
|
11. |
Pinto, Paulo F. 2010. "Oralidade na aula de português para hispanofalantes", Limite, 4: 141 - 151.
|
|
|
|
12. |
Pinto, Paulo F. 2008. "“Os gajos não falam calão.” O que falam os portugueses ciganos então?. ", Palavras, 34: 61 - 68.
|
|
|
|
13. |
Pinto, Paulo F. 2002. "Book review: Grace, Feuerverger (2001) Oasis of Dreams. Teaching and Learning Peace in a Jewish-Palestinian Village in Israel.
", L1 - Educational Studies in Language and Literature, 3: 297 - 300. |
|
|
|
14. |
Pinto, Paulo F. 2002. "Atitudes portuguesas e europeias perante as línguas", Educare. Educere , 11: 9 - 14.
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Pinto, Paulo F; Matias, Ana R. 2017. "Trovoada de Ideias: Português Académico para Estudantes dos PALOP", Trabalho apresentado em Simpósio SIPLE 2017, In Anais do Simpósio SIPLE 2017, Lisboa. |
|
|
|
2. |
Pinto, Paulo F. 2015. "Línguas no espaço luso-afro-brasileiro. Entre caixas e nuvens", Trabalho apresentado em I Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa “Imaginar e Repensar o Social:
Desafios às Ciências Sociais e Humanas nos Espaços de Língua Portuguesa, 25 anos depois”. , In Atas do I Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa “Imaginar e Repensar o
Social: Desafios às Ciências Sociais e Humanas nos Espaços de Língua Portuguesa, 25 anos depois”. , Lisboa.
|
|
|
|
3. |
Pinto, Paulo F. 2013. "The impact of PISA in teaching practices in Portugal. The case of Portuguese Language in Low Secondary School. ", Trabalho apresentado em 9th IAIMTE International Conference - Literacies and effective learning and teaching for all, In 9th IAIMTE International Conference - Literacies and effective learning and teaching for all, Créteil, Paris.
|
|
|
|
4. |
Pinto, Paulo F. 2013. "Cultura oral: oratura, escritas ágrafas, geografia corporal e observação direta", Trabalho apresentado em 10º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, In Há conversa com os programas de Português: o oral em interação com as outras competências, Lisboa.
|
|
|
|
5. |
Pinto, Paulo F. 2009. "Diversité linguistique au Portugal", Trabalho apresentado em Teceiras Jornadas dos Direitos Linguísticos, In Rovesciare Babel. Economia ed ecologia delle lingue regionali e minoritarie. Atti delle Terze Giornate dei Diritti Linguistici, Téramo. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Pinto, Paulo F. 2014. "Escrita em Português: a Questão Ortográfica. ", APH Circular de Informação , 88: 22 - 27. |
|
|
|
2. |
Pinto, Paulo F. 2013. "Occitejano. Sobre a origem occitana do subdialeto do Alto Tejo português", AÇAFA On-line, 5 (2012): 324 - 342.
|
|
|
|
3. |
Pinto, Paulo F. 2011. "A Idade das Trevas em Portugal (1496-1759). Língua, Religião e Nação", Ideias e Temas, 8: 151 - 159.
|
|
|
|
4. |
Pinto, Paulo F. 2010. "Portugal, 1143-1496: uma pessoa política, muitas pessoas linguísticas. ", Ideias e Temas , 7: 190 - 196.
|
|
|
|
5. |
Pinto, Paulo F. 2009. "Multiculturalidade e Educação", Profalmada, 19: 3 - 5. |
|
|
|
6. |
Pinto, Paulo F. 2005. "Antigamente é que era bom!? Os programas de Português do Secundário", Proforma, 3: 32 - 34. |
|
|
|
7. |
Pinto, Paulo F. 2002. "TICs e Práticas Pedagógicas na Aula de Português", Noesis , 62: 60 - 62. |
|
|
|
8. |
Pinto, Paulo F. 2002. "Lições Africanas. Uma Proposta para o Novo Milénio", Revista Internacional de Língua Portuguesa, 1: 6 - 13.
|
|
|
|
9. |
Pinto, Paulo F. 1999. "Transversalidade da Língua Segunda", Noesis, 51: 32 - 33. |
|
|
|
10. |
Pinto, Paulo F. 1997. "O Ensino do Português Língua Segunda no Ensino Básico. ", Línguas Vivas , 2: 55 - 60. |
|
|
|
11. |
Pinto, Paulo F. 1997. "A Educação Intercultural na Aula de Português", Palavras, 11: 57 - 62. |
|
|
|
12. |
Pinto, Paulo F. 1996. "O Português Língua Estrangeira no Mundo e na Europa", Boletim SIPLE , 8: 7 - 7. |
|
|
|
13. |
Pinto, Paulo F. 1994. "Metacognição e Escrita", Cadernos APP , 22/23: 22 - 24. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Pinto, Paulo F. 2014. "Purificação Onomástica e Mudança Social em Portugal. ", Trabalho apresentado em Seminário / Webinário "Política de Língua, Planeamento Linguístico e Mudança Social" de Homenagem a Robert L. Cooper. , In Seminário / Webinário "Política de Língua, Planeamento Linguístico e Mudança Social" de Homenagem a Robert L. Cooper. , Lisboa.
|
|
|
|
2. |
Pinto, Paulo F. 2007. "Ser ou não ser (só) professor de Português?", Trabalho apresentado em Conferência Internacional sobre o Ensino do Português, In Actas. Conferência Internacional sobre o Ensino do Português, Lisboa. |
|
|
|
3. |
Pinto, Paulo F. 2004. "Law and Language Diversity in Portugal", Trabalho apresentado em 9th International Conference of the International Academy of Linguistic Rights, In Law, Language and Linguistic Diversity, Pequim. |
|
|
|
4. |
Pinto, Paulo F. 2004. "Expressão Oral: desenvolvimento da competência e sua avaliação no Ensino Básico", Trabalho apresentado em 9º Encontro de Professores de Português, In Actas do 9º Encontro de Professores de Português, Feira. |
|
|
|
5. |
Pinto, Paulo F. 2002. "Política do Português Língua Segunda", Trabalho apresentado em XVIII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, In Actas do XVIII Encontro da APL. , Porto. |
|
|
|
6. |
Pinto, Paulo F. 2002. "Português no Secundário: a utopia, a realidade e o próximo passo", Trabalho apresentado em 7º Encontro de Professores de Português, In Actas do 7º Encontro de Professores de Português, Lisboa. |
|
|
|
7. |
Pinto, Paulo F. 1998. "Aspectos da Cultura Linguística Portuguesa", Trabalho apresentado em 5º Congresso Internacional do Ensino de Português como Língua Estrangeira, In 5º Congresso Internacional do Ensino de Português como Língua Estrangeira. , Cidade do México DF. |
|
|
|
8. |
Pinto, Paulo F; Cardoso, Ana J. 1999. "Os Alunos Cabo-verdianos na Aula de Português", Trabalho apresentado em 1º Encontro de Investigação e Formação da Escola Superior de Educação de Lisboa, In Globalização e Desenvolvimento Profissional do Professor , Lisboa. |
|
|
|
9. |
Pinto, Paulo F. 1997. "Educação intercultural e ensino do português", Trabalho apresentado em Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, In Linguística e Educação. Actas do Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, Vila Real. |
|
|
|
10. |
Pinto, Paulo F. 1997. "Português, Língua Intercultural ou Multicultural?", Trabalho apresentado em Seminário sobre o Ensino do Português com Língua Estrangeira, In Actas do Seminário sobre o Ensino do Português com Língua Estrangeira, Macau. |
|
|
|
11. |
Pinto, Paulo F. 1994. "Moçambique: o português e as línguas africanas", Trabalho apresentado em III Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, In Dinâmicas Multiculturais, Novas Faces, Novos Olhares, Actas das Sessões Temáticas do III Congresso Luso-Afro-Brasileiro de
Ciências Sociais, Lisboa. |
|
|
|
12. |
Pinto, Paulo F. 1996. "O Ensino do Português e das Culturas Lusófonas", Trabalho apresentado em III Seminário da Sociedade Internacional de Português - Língua Estrangeira, In Anais do III Seminário da Sociedade Internacional de Português - Língua Estrangeira, Niterói. |
|
|
|
13. |
Pinto, Paulo F. 1994. "Política linguística no sistema educativo de Moçambique", Trabalho apresentado em Congresso Internacional sobre o Português, In Congresso Internacional sobre o Português - Actas, Lisboa. |
|
|
|
Textos em jornais ou revistas Texts in newspapers or magazines |
1. |
Pinto, Paulo F. 11 mar. 2011. "Entrevista ao Presidente da Associação de Professores de Português" Portal Galego da Língua, 1 - 9.
|
2. |
Pinto, Paulo F. 08 nov. 2008. "O que correu mal esta ano? Português, Análise de Resultados" Expresso - Guia do estudante, 8 - 8. |
3. |
Pinto, Paulo F. 31 out. 2008. "Para que servem os resultados dos exames?" 24 Horas, 5 - 5. |
4. |
Pinto, Paulo F. 15 set. 2008. "A variação nos resultados pode não depender das aprendizagens" Educare, 1 - 1.
|
5. |
Pinto, Paulo F. 01 ago. 2006. "Não devemos trancar a língua à chave" Pontos nos ii, 27 - 29. |
6. |
Pinto, Paulo F. 10 maio 2006. "A "cruz" da avaliação" Jornal de Letras, 2 - 2. |
7. |
Pinto, Paulo F. 21 jun. 2005. "Chumbei no exame!" Público, 24 - 24. |
8. |
Pinto, Paulo F. 24 nov. 2004. "Um documento contraditório" Jornal de Letras, 3 - 3. |
9. |
Pinto, Paulo F. 09 nov. 2003. "A propósito dos manuais de Português" Público, 34 - 34. |
10. |
Pinto, Paulo F. 09 jul. 2003. "A televisão chegou antes de grande parte da população estar alfabetizada" Público, 18 - 18. |
11. |
Pinto, Paulo F. 31 jan. 2003. "Computadores têm que chegar à sala de aula" Correio da Manhã, 16 - 16. |
12. |
Pinto, Paulo F; Pombo, Olga. 01 nov. 2001. "Debate "Que Escola Queremos para os Nossos Filhos?"" Revista Elle, 140 - 148. |
13. |
Pinto, Paulo F. 05 set. 2001. "Ensinar a compreender e gostar" Jornal de Letras - Educação, 3 - 3. |
14. |
Pinto, Paulo F. 18 ago. 2001. "Entrevista com Paulo Feytor Pinto" Público, 3 - 3. |
15. |
Pinto, Paulo F; Lobo, Aldina S; Aido, Joâo P. 11 maio 2000. "Todos diferentes, todos iguais?" Público, 23 - 23. |
16. |
Pinto, Paulo F. 29 nov. 1999. "Mais importante que aprender é aprender a aprender" Correio da Educação, 1 - 2. |
17. |
Pinto, Paulo F. 10 fev. 1901. "O ensino do português e os media" Público na Escola, 9 - 9. |
1. |
Pinto, Paulo F. 2007. "Cultura escritural e identidade pessoal, in Palavras 32", 14 pp.. Lisboa: Associação de Professores de Português. (Artigo) |
2. |
Pinto, Paulo F. 2002. "Uma leitura espanhola de "Memorial do Convento", de José Saramago, in Palavras 21", 6 pp.. Lisboa: Associação de Professores de Português. (Artigo) |
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Pinto, Paulo F; Casteleiro, João M. 2001. "Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea", 3809 pp.. Lisboa: Editorial Verbo . |
Trabalho técnico Technical work |
1. |
Pinto, Paulo F; Pereira, Luciano. Parecer à renovação da contratação do docente David Robert Snow, da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto
Politécnico de Setúbal,2014 (Parecer). |
2. |
Pinto, Paulo F; Ferreira, José P; Correia, Margarita; Botelho, Fernanda. Relatório de Avaliação do Projeto Cursos da Ciberescola - Cursos de PLNM no Ensino Básico e Secundário,2013 (Relatório de consultoria). |
3. |
Pinto, Paulo F. Parecer sobre a proposta de programa da disciplina de Literaturas de Língua Portuguesa (12º ano),2000 (Parecer). |
4. |
Pinto, Paulo F. Apreciação de manuais escolares de Língua Portuguesa - 2º Ciclo - 5º ano,1995 (Parecer). |
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Pinto, Paulo F. O Ensino de Português Língua Segunda para Surdos (PL2S) em Portugal,Simpósio SIPLE 2018 "PLE/L2 e PL2S: Somando Esforços, Fortalecendo Vínculos,Natal RN,2018 (Comunicação). |
2. |
Pinto, Paulo F. Onomástica: os nomes dos nossos filhos,Conferência "Onomástica: os nomes dos nossos filhos",Costa da Caparica,2018 (Conferência ou palestra). |
3. |
Pinto, Paulo F. Quatro princípios para a conceção de tarefas e materiais para a aprendizagem de língua,Workshop O Ensino do Português como Língua Estrangeira na Alemanha,Berlim,2018 (Conferência ou palestra). |
4. |
Pinto, Paulo F. Didática de Línguas: quatro eixos de intervenção,Celebrações do Dia do Tradutor e do Intérprete,Caracas,2018 (Conferência ou palestra). |
5. |
Pinto, Paulo F. Olhares sobre a diversidade linguística. Das línguas das nações às línguas das interações.,VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa,Santarém,2017 (Comunicação). |
6. |
Pinto, Paulo F. Línguas e migrantes na escola,Congresso Internacional Migrações e Relações Interculturais na Contemporaneidade,Lisboa,2017 (Conferência ou palestra). |
7. |
Pinto, Paulo F; Matias, Ana R. Trovoada de Ideias - Português Académico para Estudantes dos PALOP,Simpósio SIPLE 2017,Lisboa,2017 (Comunicação). |
8. |
Pinto, Paulo F. Quatro tópicos para pesquisa e ensino de PLE,XII Encontro de Português Língua Estrangeira do Rio de Janeiro,Niteroi,2016 (Simpósio). |
9. |
Pinto, Paulo F. Grammar in the Portuguese L1 curriculum – an overview, ARLE SIG EduLing Seminar "What’s grammar in L1 education today?",Setúbal,2016 (Comunicação). |
10. |
Pinto, Paulo F. Análise e produção de materiais didáticos: a gramática e o vocabulário no ensino-aprendizagem de PLE/PLA (vídeo-conferência).
,Ciclo de Debates na área de PLE/PLA do Porgrama Idiomas sem Fronteira – Português,2016 (Conferência ou palestra). |
11. |
Pinto, Paulo F. Minority language policies in Portugal: Mirandese, Portuguese Sign Language and Cape Verdean Creole (vídeo-conferência),Mercator-LEARNMe Conference on Minority Language Research, Educational Practice and Policy. Revisiting Methodology, Learning
and Established Concepts,Budapeste,2015 (Comunicação). |
12. |
Pinto, Paulo F; Kerge, Krista; Fontich, Xavier; Gauvin, Isabelle. Expanding Dimensions of L1 Metalinguistic Activity,10th International Conference of the International Association for the Improvement of Mother Tongue Education (IAIMTE) – Languages,
Literatures and Literacies, ,Odense,2015 (Simpósio). |
13. |
Pinto, Paulo F; Solla, Luísa. Oficina “Língua Não-Materna",Congresso Nacional de Educação DREAM – Uma Educação a Pensar no Futuro,Sintra,2015 (Outra). |
14. |
Pinto, Paulo F. Inclusão Linguística de Estudantes Angolanos no Ensino Superior Português. ,Encontros Mensais sobre Experiências Migratórias,Lisboa,2015 (Conferência ou palestra). |
15. |
Pinto, Paulo F. Leitura de problemas matemáticos: conversão do enunciado escrito em notação matemática. ,I Encontro APM-APP; mais do que ler, escrever e contar; o ensino do português e da matemática, hoje. ,Lisboa,2015 (Comunicação). |
16. |
Pinto, Paulo F. Terminologia linguística no ensino básico e secundário,Palestra "Terminologia linguística no ensino básico e secundário",Faro,2015 (Conferência ou palestra). |
17. |
Pinto, Paulo F. Língua portuguesa, diversidade linguística e globalização,Simpósio da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira (SIPLE) “A língua portuguesa em espaços multilingues”,
,Santiago de Compstela,2015 (Conferência ou palestra). |
18. |
Pinto, Paulo F. Portuguese Sign Language (LGP) - practice and research,Multilingualism and language policies - reasearch and practice,Coimbra,2014 (Conferência ou palestra). |
19. |
Pinto, Paulo F. Chinese culture promoting writing in a multilingual Portuguese L1 class,IAIMTE Educational Linguistics SIG Meeting,Universidade de Tallinn,2014 (Poster). |
20. |
Pinto, Paulo F. Potencialidades e limites da intercompreensão: leitura e esuta ativa na aprendizagem do português,I Encontro de Professores de Português da Venezuela,Caracas,2014 (Conferência ou palestra). |
21. |
Pinto, Paulo F. Language resources for intercultural inclusion in higher education / Recursos linguísticos para a inclusão intercultural no
ensino superior ,14th International Conference of the International Association for Languages and Intercultural Communication IALIC 2014,Aveiro,2014 (Comunicação). |
22. |
Pinto, Paulo F. O novo acordo ortográfico da língua portuguesa,Conferência "O novo acordo ortográfico da língua portuguesa",Caracas,2014 (Conferência ou palestra). |
23. |
Pinto, Paulo F. O novo acordo ortográfico da língua portuguesa,Conferência "O novo acordo ortográfico da língua portuguesa",Caracas,2014 (Conferência ou palestra). |
24. |
Pinto, Paulo F. História da Diversidade Linguística e Cultural Portuguesa,Conferência "História da Diversidade Linguística e Cultural Portuguesa",Caracas,2014 (Conferência ou palestra). |
25. |
Pinto, Paulo F. Diversidade Linguística na Comunidade de Países de Língua Portuguesa,Conferência "Diversidade Linguística na Comunidade de Países de Língua Portuguesa",Caracas,2014 (Conferência ou palestra). |
26. |
Pinto, Paulo F. O Universo Linguístico no Imaginário Português,Mesa Redonda Interdisciplinar "A diversidade dos espaços linguísticos em Portugal e em contextos migratórios",Lisboa,2014 (Comunicação). |
27. |
Pinto, Paulo F. Metas curriculares de Português: o domínio da oralidade (1º e 2ºCEB),III Encontro Terapia da Fala e Educação,Setúbal,2014 (Conferência ou palestra). |
28. |
Pinto, Paulo F; Santos, Elvira; Mesquita, Mónica. A interpretação de enunciados matemáticos e a resolução de problemas. Um estudo com alunos do 4º ano de escolaridade,2º Seminário Internacional Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento: Investigar Práticas em Contexto,Setúbal,2014 (Poster). |
29. |
Pinto, Paulo F. Nova ortografia da língua portuguesa,Conversas à Margem,Lisboa,2014 (Conferência ou palestra). |
30. |
Pinto, Paulo F. Competências Plurilingues e Interculturais na Aula de Português,Aula Aberta,Beira,2013 (Outra). |
31. |
Pinto, Paulo F; Cardoso, Ana J. Políticas de Promoção do Plurilinguismo na CPLP. Os casos do cabo-verdiano, da língua gestual portuguesa e do mirandês,2ª Conferência Língua Portuguesa no Sistema Mundial,Lisboa,2013 (Comunicação). |
32. |
Pinto, Paulo F. Cultura de tradição oral: escritas ágrafas e oratura,10º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português,Lisboa,2013 (Comunicação). |
33. |
Pinto, Paulo F. A Carta de Maputo e perspetivas sobre o ensino do português em Moçambique e Angola,VII Jornadas da Língua Portuguesa,Beira,2013 (Comunicação). |
34. |
Pinto, Paulo F. Para uma política ecolinguística do português no mundo,X Congresso Internacional da SIPLE,Salvador BA,2013 (Simpósio). |
35. |
Pinto, Paulo F. The impact of PISA in teaching practices in Portugal. The case of Portuguese Language in Low Secondary School,9th International Conference IAIMTE - Literacies and effective learning and teaching for all,Paris,2013 (Comunicação). |
36. |
Pinto, Paulo F. Purificação Onomástica e Mudança Social em Portugal,Seminário - Webinário "Política de Língua, Planeamento Linguístico e Mudança Social - Homenagem a Robert L. Cooper",Lisboa,2013 (Conferência ou palestra). |
37. |
Pinto, Paulo F. Mesa Redonda - Outros mundos na aula de Português,Encontro 2012: Português Língua Não Materna, partilha de práticas de ensino e de experiências de aprendizagem,Lisboa,2012 (Simpósio). |
38. |
Pinto, Paulo F. Projeto "Jovens Promotores de Aprendizagens",10º Seminário ESCXEL "Estratégias de diagnóstico precoce e atuação preventiva do insucesso escolar",Constância (Santarém),2012 (Comunicação). |
39. |
Pinto, Paulo F. A língua da escola nos países lusófonos: (des)envolvimento ou (des)ilusão,Colóquio "Aspetos da Lusofonia: Políticas Linguísticas no Mundo Lusófono",Heidelberga,2012 (Conferência ou palestra). |
40. |
Pinto, Paulo F. Currículo, Inovação e Boas Práticas. ,Encontros Temáticos do Ensino Básico no Âmbito da Língua Portuguesa,Faro,2011 (Conferência ou palestra). |
41. |
Pinto, Paulo F. A Língua Portuguesa e as Outras Línguas do Mundo ,Comemorações do Internacional da Língua Materna,Monte de Caparica, Almada,2011 (Conferência ou palestra). |
42. |
Pinto, Paulo F. Escrita: cruzamento de vontades, competências e culturas,III Encontro de Didática do Português,Lugo,2011 (Outra). |
43. |
Pinto, Paulo F. O Ensino do Português,II Congresso da Língua Portuguesa,Almada,2010 (Comunicação). |
44. |
Pinto, Paulo F. Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa e Terminologia Linguística do Ensino Básico e Secundário,Conferência Acordo Ortográfico / TLEBS,Almada,2010 (Conferência ou palestra). |
45. |
Pinto, Paulo F. Ensino do Português em Portugal e na Lusofonia: programas, resultados e perspectivas.,1º Encontro Nacional de Professores de Português “Pensar na Guiné Começar pelo Ensino de Português",Bissau,2010 (Conferência ou palestra). |
46. |
Pinto, Paulo F. Aspectos Fundamentais da Política Linguística da Democracia Portuguesa,IV Fórum de Partilha Linguística,Lisboa,2009 (Comunicação). |
47. |
Pinto, Paulo F. Competências orais no ensino do português,I Encontro de Didáctica do Português,Santiago de Compostela,2009 (Conferência ou palestra). |
48. |
Pinto, Paulo F. Competências orais: o que são, como se desenvolvem e se avaliam,Novos Desafios, Novos Percursos: Jornadas de Ensino-Aprendizagem das Línguas-Culturas,Carregal do Sal,2009 (Conferência ou palestra). |
49. |
Pinto, Paulo F. Diversitá linguistica nel Portogallo,Terceiras Jornadas de Direitos Linguísticos "Rovesciare Babel. Economia ed ecologia delle lingue regionali e minoritarie",Téramo,2009 (Comunicação). |
50. |
Pinto, Paulo F. Política linguística da democracia portuguesa (1974-2004),III Encontro Nacional sobre Políticas de Línguas e Ensino,Brasília,2009 (Comunicação). |
51. |
Pinto, Paulo F. Ortografia portuguesa: uma discussão com 300 anos,V Colóquio de Tradução “Tradução e Acordo Ortográfico”,Lisboa,2008 (Comunicação). |
52. |
Pinto, Paulo F. Ensino do Português: ponto de situação,3º Fórum da Educação de Penela,Penela,2008 (Comunicação). |
53. |
Pinto, Paulo F. Diversidade Linguística em Portugal: Práticas e Políticas,Diversidade Linguística em Portugal: Práticas e Políticas,Almada,2007 (Conferência ou palestra). |
54. |
Pinto, Paulo F. Diversidade linguística em Portugal: Práticas e Políticas (1143-1973),II Jornadas de Lengua Portuguesa Y Cultura de los Países Lusófonos,Badajoz,2007 (Conferência ou palestra). |
55. |
Pinto, Paulo F. The Teaching of Portuguese Second Language in Portugal,6th IAIMTE International Conference,Exeter,2007 (Poster). |
56. |
Pinto, Paulo F. Meios para a cooperação e desenvolvimento do cole(c)tivo de professores de português,I Fórum da Língua Portuguesa no contexto ibérico,Madrid,2007 (Comunicação). |
57. |
Pinto, Paulo F. O Ensino Transversal da Língua Portuguesa,V Encontros de Educação do Centro de Formação de Associação de Escolas do Bombarral,Bombarral,2006 (Comunicação). |
58. |
Pinto, Paulo F. Desafios do Ensino de Português,I Encontro Ensino / Aprendizagem da Língua Materna,Benedita,2006 (Comunicação). |
59. |
Pinto, Paulo F. Origem, Estrutura e Didactização da Terminologia Linguística dos Ensinos Básico e Secundário,II Encontro de Professores de Língua Portuguesa,Póvoa de Varzim,2005 (Conferência ou palestra). |
60. |
Pinto, Paulo F. Educação Linguística em Português no Ensino Básico,Seminário Políticas Linguísticas e Fenómenos Comunicativos em Didáctica da Língua Materna e Não Materna,Macedo de Cavaleiros,2005 (Comunicação). |
61. |
Pinto, Paulo F. Questões Gerais de Política da Língua Portuguesa no Sistema Educativo,Seminário A Língua Materna na construção do sucesso escolar,Mafra,2005 (Comunicação). |
62. |
Pinto, Paulo F. O papel da língua portuguesa e das outras línguas maternas nos sistemas educativos lusófonos,I Congresso Bienal da Língua Portuguesa na CPLP “Sonhar e realizar em português”,Viseu,2004 (Comunicação). |
63. |
Pinto, Paulo F. Mesa Redonda Políticas Educativas e Formação de Professores,1º Encontro Nacional de Formadores do Ensino Superior de Professores de Línguas Estrangeiras,Porto,2004 (Outra). |
64. |
Pinto, Paulo F. Expressão oral: desenvolvimento de competências no Ensino Básico,9º Encontro de Professores de Português,Santa Maria da Feira,2004 (Comunicação). |
65. |
Pinto, Paulo F. O Instituto Internacional da Língua Portuguesa e a diversidade linguística da CPLP,V Congresso Internacional da SIPLE,Brasília,2004 (Comunicação). |
66. |
Pinto, Paulo F. A Dimensão Linguística da Integração dos Imigrantes Africanos em Portugal,Congresso Internacional “História e Situação da Educação em África e Timor",Lisboa,2003 (Conferência ou palestra). |
67. |
Pinto, Paulo F. Importância da Terminologia Linguística para os docentes do Ensinos Básico e Secundário,Apresentação pública da Terminologia Linguística dos Ensinos Básico e Secundário,Lisboa,2003 (Comunicação). |
68. |
Pinto, Paulo F. Painel Associações Profissionais: Que Cooperação nos Primeiros Anos de Escolaridade,VI Encontro Nacional de Professores do 1º Ciclo - A Matemática no 1º Ciclo,Faro,2003 (Outra). |
69. |
Pinto, Paulo F. Exemples d’éveil aux langues à partir de documents en langue thaïe et vietnamienne ,Colloque LINGUA "Promouvoir l’apprentissage des langues européennes les moins enseignées: politiques et méthodologies",Dijon,2003 (Comunicação). |
70. |
Pinto, Paulo F. Interculturalidade e Ensino da Língua Portuguesa,II Colóquio de Língua Portuguesa (Re)Pensar a Nossa Língua,Torres Novas,2003 (Comunicação). |
71. |
Pinto, Paulo F. A Nova Lei de Bases da Educação,Seminário A Nova Lei de Bases da Educação,Sines,2003 (Conferência ou palestra). |
72. |
Pinto, Paulo F. Práticas dos Professores de Português e Manuais Escolares,V Encontro de Literatura Infantil,Vila Real,2003 (Comunicação). |
73. |
Pinto, Paulo F. Sessão de Trabalho Competências Essenciais do Ensino Básico,2º Encontro Regional de Professores de Português,Beja,2002 (Outra). |
74. |
Pinto, Paulo F. Política do Português Língua Segunda em Portugal,XVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Porto,2002 (Comunicação). |
75. |
Pinto, Paulo F. Aprender em Português: TICs e práticas pedagógicas,Seminário do Ano Europeu das Línguas “Viver em Português”,Maia,2001 (Comunicação). |
76. |
Pinto, Paulo F. Reading a newspaper in an unknown language - An intercultural approach to language awareness,3rd IAIMTE International Conference,Amesterdão,2001 (Comunicação). |
77. |
Pinto, Paulo F. Avaliação Transversal em Língua Portuguesa,Encontros em Português 2,Montijo,2001 (Comunicação). |
78. |
Pinto, Paulo F. O Ensino e a Aprendizagem do Português na Transição do Milénio: discussão do perfil desejável do professor de Português e
das recomendações aos parceiros educativos,Jornada Lusófona “A Língua Portuguesa: unidade e diversidade em contexto escolar e social”,Aveiro,2001 (Conferência ou palestra). |
79. |
Pinto, Paulo F. Perspectivas do Ensino do Português no Início do Novo Milénio,1º Encontro Regional de Professores de Português,Beja,2000 (Comunicação). |
80. |
Pinto, Paulo F. Os Novos Desafios em Português,Seminário Perspectivas sobre os Novos Currículos,Vila do Conde,2000 (Comunicação). |
81. |
Pinto, Paulo F. Painel Multiculturalismo e Educação,2º Ciclo de Conferências do ISCE,Odivelas,2000 (Outra). |
82. |
Pinto, Paulo F. Competências Orais,Encontros em Português 1,Pinhal de Frades,2000 (Conferência ou palestra). |
83. |
Pinto, Paulo F. Ensinar Português no novo Milénio,Conferência “Ensinar Português no novo Milénio”,Setúbal,2000 (Conferência ou palestra). |
84. |
Pinto, Paulo F. Abordagem Intercultural do Funcionamento da Língua,I Encontro Regional do Secretariado de São Miguel,Ponta Delgada,2000 (Comunicação). |
85. |
Pinto, Paulo F. Perspectivas do Ensino do Português no início do Novo Milénio,I Encontro de Professores de Língua Portuguesa,Póvoa de Varzim,2000 (Conferência ou palestra). |
86. |
Pinto, Paulo F. Transversalidade da Língua Segunda,XX Congresso Mundial da FIPLV "Enseigner les langues à l’aube du 21e siècle : les défis de la pluralité",Paris,2000 (Comunicação). |
87. |
Pinto, Paulo F; Cardoso, Ana J. Os alunos cabo-verdianos na aula de Português,1º Encontro Nacional de Investigação e Formação “Globalização e Desenvolvimento Profissional do Professor”,Lisboa,1999 (Comunicação). |
88. |
Pinto, Paulo F. Rencontre d'Associations françaises et "lusophones" de professeurs de français e de portugais: les échanges et l'enseignement
des langues,17e Expolangues Salon des langues et des échanges internationaux,Paris,1999 (Outra). |
89. |
Pinto, Paulo F. Metodologias de Intervenção na Integração de Minorias Étnicas,Conferência “Metodologias de Intervenção na Integração de Minorias Étnicas”,Porto,1999 (Conferência ou palestra). |
90. |
Pinto, Paulo F. Language Diversity Awareness in Mother Tongue Teaching,2nd IAIMTE International Conference,Amesterdão,1999 (Comunicação). |
91. |
Pinto, Paulo F. Painel Século XXI - Que Línguas Ensinar? Que Línguas Aprender?,7ª Expolíngua Salão Português de Línguas e Culturas,Lisboa,1998 (Outra). |
92. |
Pinto, Paulo F. Aspectos da Cultura Luística Portuguesa,5º Congresso Internacional do Ensino de Português como Língua Estrangeira,Cidade do México,1998 (Comunicação). |
93. |
Pinto, Paulo F. Português, Língua Intercultural ou Multicultural?,Seminário Internacional de Português como Língua Estrangeira,Macau,1997 (Comunicação). |
94. |
Pinto, Paulo F. Aspectos da Cultura Linguística Portuguesa,XIX Congresso Mundial da FIPLV,Recife,1997 (Comunicação). |
95. |
Pinto, Paulo F. O Ensino do Português e das Culturas Lusófonas,III Congresso Internacional da SIPLE,Niteroi,1996 (Comunicação). |
96. |
Pinto, Paulo F. Uma política de língua para o sistema educativo moçambicano,Congresso Internacional sobre o Português,Lisboa,1994 (Comunicação). |
97. |
Pinto, Paulo F. Moçambique. o português e as línguas africanas,III Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais,Lisboa,1994 (Comunicação). |
Curso de curta duração lecionado Taught short course |
1. |
Pinto, Paulo F; Kouki, Elina. The impact of PISA in teaching practices and university studies, 2015 (Outra), promovido por Departamento de Formação de Professores da Universidade de Turku . Duração: 3 horas. Local: Universidade de Turku , Cidade: Turku, Tipo de participação: Docente. |
2. |
Pinto, Paulo F. Curso Intensivo de Português Língua Estrangeira (nível B1) para Jovens Chineses, 2014 (Outra), promovido por Instituto Politécnico de Setúbal, Instituto Politécnico de Tomar, Direção dos Serviços de Educação e Juventude de Macau. Duração: 30 horas. Local: Instituto Politécnico de Tomar, Cidade: Tomar, Tipo de participação: Docente. |
3. |
Pinto, Paulo F; Bordón, Teresa. Habilidades plurilingües e interculturales en la clase de L1, 2014 (Outra), promovido por Erasmus UE e Universidade Autónoma de Madrid. Duração: 5 horas. Local: Universidade Autónoma de Madrid, Cidade: Universidade Autónoma de Madrid, Tipo de participação: Docente. |
4. |
Pinto, Paulo F. Competências Plurilingues e Interculturais na Aula de Português, 2013 (Outra), promovido por Universidade Pedagógica de Moçambique. Duração: 2 horas. Local: Universidade Pedagógica de Moçambique, Cidade: Beira, Tipo de participação: Docente. |
5. |
Pinto, Paulo F; Pereira, Luciano. Aula Aberta sobre a Nova Ortografia Portuguesa, 2013 (Extensão), promovido por Departamento de Ciências da Comunicação e da Linguagem da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Duração: 2 horas. Local: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Cidade: Setúbal, Tipo de participação: Docente. |
6. |
Pinto, Paulo F; Alexandre, Maria J. Oficina Competências da Oralidade: criação e experimentação de materiais didáticos, 2012 (Extensão), promovido por Centro de Formação de Escolas do Concelho de Oeiras. Duração: 34 horas. Local: Escola Secundária de Miraflores, Cidade: Algés, Oeiras, Tipo de participação: Docente. Creditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, na modalidade de oficina (2 créditos). |
7. |
Pinto, Paulo F. Ortografia Portuguesa: Princípios e História, 2011 (Extensão), promovido por Agrupamento de Escolas Elias Garcia. Duração: 3 horas. Local: Escola Básica Elias Garcia, Cidade: Sobreda da Caparica, Almada, Tipo de participação: Docente. |
8. |
Pinto, Paulo F. Novo Programa de Português do Ensino Básico I, 2011 (Extensão), promovido por Centro de Formação de Escolas do Concelho de Oeiras. Duração: 51 horas. Local: Esc. Sec. de Miraflores, Cidade: Algés, Oeiras, Tipo de participação: Docente. Creditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, na modalidade de projeto (2 créditos). |
9. |
Pinto, Paulo F. Estratégias de Compreensão Leitora: Compreensão Leitora, Leituras Exteriores, 2010 (Extensão), promovido por Centro de Formación e Recursos, Xunta de Galicia. Duração: 3 horas., Tipo de participação: Docente. |
10. |
Pinto, Paulo F. Gestão de Contextos Multilingues, 2010 (Outra), promovido por Escola Superior de Educação de Lisboa. Duração: 8 horas., Tipo de participação: Docente. |
11. |
Pinto, Paulo F. Competências orais. O que são, como se desenvolvem e avaliam, 2010 (Extensão), promovido por Centro de Formación e Recursos de Ferrol. Duração: 3 dias. Local: Centro de Formación e Recursos de Ferrol, Cidade: Ferrol, Espanha, Tipo de participação: Docente. |
12. |
Pinto, Paulo F. Competências orais. O que são, como se desenvolvem e se avaliam, 2009 (Extensão), promovido por Centro de Formación e Recursos da Coruña. Duração: 3 horas. Local: Centro de Formación e Recursos da Coruña, Cidade: Corunha, Espanha, Tipo de participação: Docente. |
13. |
Pinto, Paulo F. Competência em Comunicação Linguística. Implicações metodológicas., 2009 (Extensão), promovido por Centro de Formación e Recursos de Santiago de Compostela. Duração: 3 horas. Local: Centro de Formación e Recursos de Santiago de Compostela, Cidade: Santiago de Compostela, Espanha, Tipo de participação: Docente. |
14. |
Pinto, Paulo F. Uma Visão Europeia do Trabalho por Competências. A Visão Portuguesa (Humanidades), 2008 (Extensão), promovido por Centro de Formación e Recursos de Ferrol. Duração: 6 horas. Local: Centro de Formación e Recursos de Ferrol, Cidade: Ferrol, Espanha, Tipo de participação: Docente. |
15. |
Pinto, Paulo F. Multilinguismo e Política Linguística, 2008 (Outra), promovido por Departamento de Língua e Cultura Portuguesa. Duração: 8 horas. Local: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente. |
16. |
Pinto, Paulo F; Rey, Bernard. Diferenciação e Competências na Aula de Português, 2006 (Outra), promovido por Associação de Professores de Português. Duração: 30 horas. Local: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente. |
17. |
Pinto, Paulo F. Origem, Estrutura e Didactização da Terminologia Linguística dos Ensinos Básico e Secundário, 2005 (Extensão), promovido por Centro de Estudos de Fátima. Duração: 3 horas. Local: Centro de Estudos de Fátima, Cidade: Fátima, Tipo de participação: Docente. |
18. |
Pinto, Paulo F; Aido, Joâo P. Afinal, somos todos professores de português! , 2002 (Extensão), promovido por Centro de Formação da Associação de Professores de Português. Duração: 56 horas. Local: Esc. Bás. Penalves, Esc. Sec. Manuel Cargaleiro, Colégio Diocesano de Santo António, Esc. Bás. Pintor José de Brito, Cidade: Póvoa de Varzim, Fogueteiro, Portalegre, Viana do Castelo, Tipo de participação: Docente. Creditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, na modalidade de oficina (3 créditos). |
19. |
Pinto, Paulo F. Transversalidade da Língua Portuguesa, 2001 (Extensão), promovido por Escola Básica de Penalves. Duração: 6 horas. Local: Auditório Municipal da Póvoa de Varzim, Cidade: Póvoa de Varzim, Tipo de participação: Docente. |
20. |
Pinto, Paulo F; Aido, Joâo P. Todos os Professores São Professores de Português?, 2000 (Extensão), promovido por Centro de Formação da Associação de Professores de Português. Duração: 25 horas. Local: Esc. Sec. Estarreja, Colégio Diocesano de Santo António, Esc. Sec. Vale das Flores, Esc. Sec. D. Manuel I, Esc. Sec. Marquês
de Pombal, Esc. Sec. José Gomes Ferreira, Cidade: Estarreja, Portalegre, Coimbra, Beja, Lisboa, Tipo de participação: Docente. Creditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, na modalidade de curso (1 crédito). |
21. |
Pinto, Paulo F. Educação Intercultural na Aula de Português, 2000 (Extensão), promovido por Centro de Formação da Associação de Professores de Português. Duração: 25 horas. Local: Colégio Diocesano de Santo António / Associação de Profissionais de Educação do Norte Alentejo, Cidade: Portalegre, Tipo de participação: Docente. |
22. |
Pinto, Paulo F; Aido, Joâo P. Todos os Professores São Professores de Português?, 1998 (Extensão), promovido por Scuola Media Statale Daniele Manin. Duração: 4 horas. Local: Scuola Media Statale Daniele Manin, Cidade: Roma, Tipo de participação: Docente. |
23. |
Pinto, Paulo F; Aido, Joâo P. Transversalidade da Língua Segunda, 1998 (Extensão), promovido por Centro de Profesores y Recursos de Villaverde. Duração: 4 horas. Local: Centro de Profesores y Recursos de Villaverde, Cidade: Madrid, Tipo de participação: Docente. |
24. |
Pinto, Paulo F; Aido, Joâo P. Transversalidade da Língua Portuguesa, 1997 (Extensão), promovido por Centro de Formação da Associação de Professores de Português. Duração: 3 horas. Local: Esc. Sec. Albufeira, Esc. Bás. Prof. José Buísel, Esc. Sec. José Gomes Ferreira, Esc. Bás. Gueifães, Esc. Sec. Jácome Ratton, Cidade: Albufeira, Portimão, Lisboa, Maia, Tomar, Tipo de participação: Docente. |
25. |
Pinto, Paulo F. Línguas e Culturas Africanas na Aula de Português, 1996 (Extensão), promovido por Associação de Professores de Portugês. Duração: 3 horas. Local: Associação de Professores de Portugês, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente. |
Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico Didactic and pedagogic material development |
1. |
Pinto, Paulo F; Mateus, Maria H. M; Solla, Luísa. Estratégias e materiais de ensino-aprendizagem para Português Língua Não Materna (PLNM),2012.
|
Organização de evento Event organization |
1. |
Pinto, Paulo F; Pereira, Luísa Á. ARLE 2019 Research & Training School,2019 (Outro / Organização). |
2. |
Pinto, Paulo F; Coutinho, Antónia. ARLE 2019 International Conference,2019 (Conferência / Organização). |
3. |
Pinto, Paulo F; Furtoso, Viviane B; Albuquerque, Fleide D; Müller, Fabricio; Araújo, Vanessa. Simpósio SIPLE 2018,2018 (Simpósio / Organização). |
4. |
Pinto, Paulo F; Pereira, Luísa Á; Calil, Eduardo. ARLE Research & Training School "Reading & Writing – intervention studies and process studies",2017 (Outro / Organização). |
5. |
Pinto, Paulo F; Furtoso, Viviane B; Araújo, Vanessa; Müller, Fabricio; Gaspar, Catarina; Correia, Margarita. Simpósio SIPLE 2017,2017 (Simpósio / Organização). |
6. |
Pinto, Paulo F; Doktar, Caroline; Costa, Ana L; Batalha, Joana; Sebastião, Isabel. ARLE SIG EduLing Seminar What’s grammar in L1 education today,2016 (Seminário / Organização). |
7. |
Pinto, Paulo F; Matias, Raquel; Scetti, Fabio; Keating, Clara; Solovova, Olga. 2ª Mesa Redonda Interdisciplinar "Multilinguismos: Métodos e Espaços de Ação em/com Português,2015 (Outro). |
8. |
Pinto, Paulo F; Mendes, Edleise. Simpósio da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira (SIPLE) A língua portuguesa em espaços multilingues,2015 (Simpósio / Organização). |
9. |
Pinto, Paulo F; Matias, Raquel; Scetti, Fabio. Mesa Redonda Interdisciplinar "A diversidade dos espaços linguísticos em Portugal e em contextos migratórios",2014 (Outro / Organização). |
10. |
Pinto, Paulo F; Kouki, Elina. Aula Aberta “No PISA nós confiamos – mas será que devíamos? O impacto do PISA na Finlândia”,2014 (Outro / Organização). |
11. |
Pinto, Paulo F. 7º Encontro da Associação de Professores para a Educação Intercultural,2013 (Encontro / Organização). |
12. |
Pinto, Paulo F; Mendes, Fátima; Boavida, Ana; Freitas, José M. Encontro Melhorar Aprendizagens, Perspetivar Práticas Profissionais,2013 (Encontro / Organização). |
13. |
Pinto, Paulo F; Mateus, Maria H. M; Solla, Luísa; Pereira, Dulce. Encontro 2012: Português Língua Não Materna, partilha de práticas de ensino e de experiências de aprendizagem,2012 (Encontro / Organização). |
14. |
Pinto, Paulo F. 8º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português: Gramática, para que te quero?! O Ensino da Gramática: Sentido(s)
e Possibilidades,2009 (Encontro / Organização).
|
15. |
Pinto, Paulo F. 11ª Conferência Internacional da Academia Internacional de Direito Linguístico,2008 (Conferência / Organização).
|
16. |
Pinto, Paulo F. 7º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português: Saber Ouvir, Saber Falar.,2007 (Encontro / Organização).
|
17. |
Pinto, Paulo F. 4º Congresso do Português Língua Não Materna: Materiais Didácticos,2006 (Congresso / Organização).
|
18. |
Pinto, Paulo F. 6º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português: Diversidade, Diversificação, Diferenciação.,2005 (Encontro / Organização).
|
19. |
Pinto, Paulo F. 3º Congresso do Português Língua Não Materna: Práticas de Ensino-Aprendizagem em Portugal,2004 (Congresso / Organização).
|
20. |
Pinto, Paulo F. 4ª Conferência da Associação Internacional para e Melhoria do Ensino da Língua Materna: The Role of Literature in Mother Tongue
Education,2003 (Conferência / Organização).
|
21. |
Pinto, Paulo F. 5º Encontro Nacional Associação de Professores de Português: Como Pôr os Alunos a Trabalhar?,2003 (Encontro / Organização).
|
22. |
Pinto, Paulo F. 4º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português: Professores de Português: Quem somos? Quem podemos ser?, ,2001 (Encontro / Organização). |
23. |
Pinto, Paulo F. 2º Congresso do Português Língua Não Materna: Línguas, Pontes Culturais para o Futuro.,2001 (Congresso / Organização). |
24. |
Pinto, Paulo F. 3º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português: Português, Propostas para o Futuro: Transversalidades, Avaliação,
Gramática, ,1999 (Encontro / Organização). |
25. |
Pinto, Paulo F. 1º Congresso do Português Língua Não Materna,1999 (Congresso / Organização). |
26. |
Pinto, Paulo F. Seminário O Direito de Aprender Línguas em Portugal,1998 (Seminário / Organização). |
27. |
Pinto, Paulo F. 2º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português: Aprendendo a Ensinar Português,1997 (Encontro / Organização). |
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Rafael Silva Pereira, Neuropsicologia da Dislexia e Análise de Erros em Disortografia no 1º Ciclo do Ensino Básico, 2010. Tese (Doutorado em Novos Contextos de Intervenção em Psicologia, Educação, Saúde ) - Universidad de Extremadura (Co-orientador). |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Mariana Moniz Arsénio Nunes, A interpretação de enunciados matemáticos e a resolução de problemas, 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Co-orientador). |
2. |
Diana Amorim Pólvora , Discussões orais coletivas em Português: práticas de comunicação do professor. , 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |
3. |
Inês Soares Trigo , Como pode a prática da leitura desenvolver a competência leitora. , 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |
4. |
Susana Alexandra Feiteira Fernandes , Inclusão escolar e social de alunos de minorias linguístico-culturais – Um estudo de caso. , 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |
5. |
Raquel Louro Vieira Correia , Contributo das artes para o desenvolvimento da produção do texto poético. , 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |
6. |
Andreia Filipa da Silva Salvado , Influência do exercício de ditado na consolidação da ortografia, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |
7. |
Ana Sofia Jacinto Pereira , O contributo da revisão de textos para o desenvolvimento da escrita. , 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Co-orientador). |
8. |
Ana Rossana Alexandre, O processo de escrita de textos descritivos, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |
9. |
Marta Raquel Gonçalves Bento Guerreiro , Concurso de Ortografia: estratégia para o desenvolvimento da competência ortográfica, 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |
10. |
Marta Valério Grilo , Os textos de literatura para a infância como estratégia para o desenvolvimento da compreensão da leitura. , 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Co-orientador). |
11. |
Carolina Gomes Ornelas, Autoavaliação da leitura oral com recurso ao registo audiovisual, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |
12. |
Mónica Sofia Bilro Vasques de Mesquita, A interpretação de enunciados matemáticos e a resolução de problemas. Um estudo com alunos do 4º ano de escolaridade., 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Co-orientador).
|
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Pinto, Paulo Feytor; Mário Filipe; Catarina Gaspar. Participação no júri de Cristina Amado David . A Língua portuguesa e as Línguas de Contacto: o Impacto da Política Linguística em São Tomé e Príncipe, 2018. Tese (Linguística, especialidade Linguística Aplicada) - Universidade de Lisboa. |
2. |
Pinto, Paulo Feytor; António Teodoro; Clara Ferrão Tavares. Participação no júri de Dulce Mendes Sarroeira . Educação em-para-e pelas Línguas de Ação Académica e Profissional. Para uma perspetiva Acional e Multimodal do Ensino do Francês, 2017. Tese (Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. |
3. |
Pinto, Paulo Feytor; Hanna Batoréo; Maria de Lourde Dionísio; Maria Helena Ançã; Gillian Owen Moreira; Maria Helena Araújo e Sá. Participação no júri de Lúcia Vidal Soares. Língua em Timor-Leste: que gestão escolar do plurilinguismo, 2014. Tese (Doutoramento em Didática e Formação) - Universidade de Aveiro. |
4. |
Pinto, Paulo Feytor; Clara Keating; John Holm; Raquel Freire; Sari Pöyhönen. Participação no júri de Olga Solovova. (In)-Between a Rock and a hard Place: Notes for an Ecology of language Policies from a Complementary School for Eastern European
Immigrant Children in Portugal, 2014. Tese (Línguas e Literaturas Modernas, especiallidade em Sociolinguística) - Universidade de Coimbra. |
5. |
Pinto, Paulo Feytor; Fátima Sequeira; Manuel Célio Conceição; Maria Helena Araújo e Sá. Participação no júri de Susana Maria Almeida Pinto. As línguas na Universidade de Aveiro: discursos e práticas, 2012. Tese (Doutoramento em Didática e Formação) - Universidade de Aveiro. |
1. |
Pinto, Paulo Feytor; Luciano Pereira. Participação no júri de Susana Maria D.C. Banha . A escrita narrativa apoiada por guião enriquece a capacidade lexical?, 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB) - Instituto Politécnico de Setúbal. |
2. |
Pinto, Paulo Feytor; Ricardo Salomão; Mário Filipe. Participação no júri de Feliciano Felisberto Manuel. Relevância do ensino das línguas nacionais no sistema educativo moçambicano, 2018. Dissertação (Português Língua Não-Materna) - Universidade Aberta. |
3. |
Pinto, Paulo Feytor; Natividade Pires; António Pais. Participação no júri de Jéssica Diogo Bartolomeu. O contributo das narrativas orais para a aceitação da diversidade cultural - uma experiência com crianças do 1º CEB, 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino no 1ºCEB) - Instituto Politécnico de Castelo Branco. |
4. |
Pinto, Paulo Feytor; Ricardo Salomão; Mário Filipe. Participação no júri de José Manuel Sequeira Monteiro. O português em Timor-Leste: presença da língua nas salas de aula de escolas do 1º e 2º ciclos de Díli, Lautém, Manatuto e
Bobonaro., 2018. Dissertação (Português Língua Não-Materna) - Universidade Aberta. |
5. |
Pinto, Paulo Feytor; Mário Filipe; Ricardo Salomão. Participação no júri de Anaísa Silva Gordino. O Português nas Organizações Internacionais. Para uma estratégia de difusão e implementação da língua portuguesa, 2018. Dissertação (Português Língua Não-Materna) - Universidade Aberta. |
6. |
Pinto, Paulo Feytor; Ana Maria Pessoa. Participação no júri de António Jorge Pereira Silva de Almeida Serra . A utilização da banda desenhada no ensino de História e Geografia de Portugal, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal. |
7. |
Pinto, Paulo Feytor; Ana Maria Pessoa; Ângela Lemos. Participação no júri de Susete Alexandra Albino Bilro . A biografia histórica como processo de produção textual e consolidação de aprendizagens em Estudo do Meio, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB) - Instituto Politécnico de Setúbal. |
8. |
Pinto, Paulo Feytor; Luciano Pereira. Participação no júri de Filipa Bastos Fuzeta . A narrativa para a infância e o desenvolvimento de competências das diferentes áreas curriculares do 2º ano do 1º ciclo do
ensino básico, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal. |
9. |
Pinto, Paulo Feytor; Rosa Sequeira. Participação no júri de Raquel Martins Rosa. O Ensino de Português no Estado de New Jersey, E.U.A., 2016. Dissertação (Português Língua Não-Materna) - Universidade Aberta. |
10. |
Pinto, Paulo Feytor; Ana Maria Pessoa; Ângela Lemos. Participação no júri de Sara Isabel Calvo Eusébio . Tempo de Estudo Autónomo e aprendizagens individuais no 1º Ciclo do Ensino Básico, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB) - Instituto Politécnico de Setúbal. |
11. |
Pinto, Paulo Feytor; Fernanda Botelho; Ana Boavida. Participação no júri de Ana Filipa Silva Leitão. Refletir sobre ortografia no 1º Ciclo do Ensino Básico – um estudo com alunos do 2º ano, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB) - Instituto Politécnico de Setúbal. |
12. |
Pinto, Paulo Feytor; Luciano Pereira; Jorge Pinto. Participação no júri de Andreia Sofia Rodrigues Pereira. A utilização da vírgula: uma questão de conhecimento linguístico explícito ou de prosódia?, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal. |
13. |
Pinto, Paulo Feytor; Mário Filipe. Participação no júri de Sofia Castro Oliveira. Política e Planeamento Linguístico da Língua Portuguesa na Namíbia, 2016. Dissertação (Português Língua Não-Materna) - Universidade Aberta. |
14. |
Pinto, Paulo Feytor; Ana Maria Pessoa; Ângela Lemos. Participação no júri de Andreia Costa. A Apresentação de Produções e o desenvolvimento de competências de comunicação nas crianças, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB) - Instituto Politécnico de Setúbal. |
15. |
Pinto, Paulo Feytor; Luciano Pereira; Jorge Pinto. Participação no júri de Sara Raquel Ribeiro Fernandes . A escrita criativa: orientação e apoio, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB) - Instituto Politécnico de Setúbal. |
16. |
Pinto, Paulo Feytor; Ricardo Salomão; Mário Filipe. Participação no júri de António José de Oliveira Soares . Política de Línguas e Planeamento Linguístico em Timor-Leste: Língua Portuguesa e Línguas Locais no Sistema Educativo Timorense.
, 2015. Dissertação (Português Língua Não-Materna) - Universidade Aberta. |
17. |
Pinto, Paulo Feytor; Ricardo Salomão; Mário Filipe. Participação no júri de Carla Wess . As Políticas de Língua e o Planejamento Linguístico nas antigas colônias portuguesas (Angola, Moçambique e Brasil) e em Portugal:
passado e presente. , 2015. Dissertação (Português Língua Não-Materna) - Universidade Aberta. |
18. |
Pinto, Paulo Feytor; Luciano Pereira; Jorge Pinto. Participação no júri de Neuza Cardoso Neto . A eficácia das atividades preparatórias na produção de textos narrativos no 1º Ciclo do Ensino Básico, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB) - Instituto Politécnico de Setúbal. |
19. |
Pinto, Paulo Feytor; Luciano Pereira; Augusto Pinheiro. Participação no júri de Sónia Inês de Lemos Lourenço . A escrita criativa como instrumento de desenvolvimento de competências de escrita, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB) - Instituto Politécnico de Setúbal. |
20. |
Pinto, Paulo Feytor; Fernanda Botelho; Margarida Rocha. Participação no júri de Ana Filipa Quinta Baptista. A escrita colaborativa no 1º ciclo do ensino básico, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB) - Instituto Politécnico de Setúbal. |
21. |
Pinto, Paulo Feytor; Maria Fernanda de Abreu; Carlos Ceia; Alberto Madrona. Participação no júri de Miguel F.P. Mochila. Aprender a ler na diferença: o uso do texto literário para o desenvolvimento de uma competência intercultural, 2014. Dissertação (Educação e Ensino, Português e Espanhol (Ensino Básico e Secundário)) - Universidade Nova de Lisboa. |
22. |
Pinto, Paulo Feytor; Jorge Pinto; Luciano Pereira. Participação no júri de Sara Filipa Pereira Ribeiro. A função do mapa de histórias no desenvolvimento das competências da escrita narrativa em crianças do 1º ciclo, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB) - Instituto Politécnico de Setúbal. |
23. |
Pinto, Paulo Feytor; Jorge Pinto; Margarida Rocha. Participação no júri de Marta Costa Pico Duarte Alcobia. Relação entre imagem e texto: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB) - Instituto Politécnico de Setúbal. |
24. |
Pinto, Paulo Feytor; Ricardo Salomão; Mário Filipe. Participação no júri de Adelino Oliveira de Sousa. O Ensino do Português em França - Que política de língua para as associações da comunidade portuguesa?, 2014. |
25. |
Pinto, Paulo Feytor; Ricardo Salomão; Mário Filipe. Participação no júri de Isabel C. R. Heleno da Silva . Expectativas do E-Learning na Política de Língua do Ensino do Português no Estrangeiro, 2014. Dissertação (Português Língua Não-Materna) - Universidade Aberta. |
26. |
Pinto, Paulo Feytor; Ricardo Salomão. Participação no júri de Maria do Céu Freitas Gomes da Silva de Jesus. Estudo de Caso: O uso da Língua Portuguesa por jovens provindos de outros países nos domínios privado, público e educativo, 2013. Dissertação (Português Língua Não-Materna) - Universidade Aberta. |
27. |
Pinto, Paulo Feytor; Fernanda Botelho; Fernanda Pratas. Participação no júri de Janete Baptista Morais. Consciencialização Ortográfica: auto e heteroavaliação, reflexão e sistematização da norma ortográfica da língua portuguesa, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB) - Instituto Politécnico de Setúbal. |
28. |
Pinto, Paulo Feytor; Fernanda Botelho; Ana Madeira. Participação no júri de Domingas Rosa Tchimbica Duarte Cameia. Desenvolvimento da Competência Lexical na Aprendizagem da Língua Portuguesa, 2013. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança) - Instituto Politécnico de Setúbal. |
29. |
Pinto, Paulo Feytor; Isabel Sanches. Participação no júri de Marcelino António Araújo Leal. Português Para Todos: a aprendizagem da Língua Portuguesa como facilitadora da Interculturalidade e da Inclusão Social, 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. |
Exame de qualificação de doutoramento Phd qualification test |
1. |
Pinto, Paulo Feytor; Branca Miranda. Participação no júri de Ana Boléo. A importância da formação em pedagogia intercultural para a docência do PLE e do PL2, 2012. Exame de qualificação (Doutoramento em Educação, especialidade Educação e Interculturalidade) - Universidade Aberta. |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
1. |
Comissão de Avaliação para a obtenção de Bom (DLnº 1/, de 2 de janeiro, artigo 46º), 1999, Escola Secundária de Santa Maria - Sintra. |
Participação em eventos Event participation |
Participação como Membro da Comissão Científica Participation as Member of the Program Committee |
1. |
Simpósio SIPLE 2018, 2018 (Simpósio). Nome do evento: PLE7L2 e PL2S: Somando Esforços, Fortalecendo Vínculos; Nome da Instituição: SIPLE Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira; Cidade do evento: Natal RN / Universidade Federal do Rio Grande do Norte. |
2. |
VII EMEP - Encontro Mundial sobre o Ensino de Português & I Simpósio Ensino de Português a Falantes de Espanhol, 2018 (Congresso). Nome do evento: VII EMEP - Encontro Mundial sobre o ensino de Português & I Simpósio Ensino de Português a Falantes de Espanhol; Nome da Instituição: AOTP - American Organization of Teachers of Portuguese; Cidade do evento: Pittsburgh, PA / University of Pittsburgh. |
3. |
Simpósio SIPLE 2017, 2017 (Simpósio). Nome do evento: PLE/L2: Contextos, Usos e Práticas de Ensino; Nome da Instituição: SIPLE Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. |
4. |
Congresso sobre Língua e Cultura Portuguesa – Memória, Inovação e Diversidade, 2016 (Congresso). Nome do evento: Congresso sobre Língua e Cultura Portuguesa – Memória, Inovação e Diversidade; Nome da Instituição: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. |
5. |
XI Congresso Internacional da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira (SIPLE) Formação de Professores de PLE/PL2
no Contexto do Multilinguismo Global, , 2016 (Congresso). Nome do evento: XI Congresso Internacional da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira (SIPLE) Formação de Professores de PLE/PL2
no Contexto do Multilinguismo Global, ; Nome da Instituição: Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira (SIPLE); Cidade do evento: Salvador / UFBA. |
6. |
XII Encontro de Português Língua Estrangeira do Rio de Janeiro, 2016 (Encontro). Nome do evento: XII Encontro de Português Língua Estrangeira do Rio de Janeiro; Nome da Instituição: Universidade Federal Fluminense; Cidade do evento: Niteroi / Universidade Federal Fluminense. |
7. |
Simpósio da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira (SIPLE) , 2015 (Simpósio). Nome do evento: Simpósio da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira (SIPLE); Nome da Instituição: Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira (SIPLE) ; Cidade do evento: Santiago de Compostela / Museu do Pobo Galego. |
8. |
Encontro Bruner na Escola, 2015 (Encontro). Nome do evento: Encontro Bruner na Escola; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal; Cidade do evento: Setúbal / Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. |
9. |
VIII Jornadas da Língua Portuguesa “Ensino da Língua Portuguesa em Contextos Multilingues e Multiculturais”, 2015 (Congresso). Nome do evento: VIII Jornadas da Língua Portuguesa “Ensino da Língua Portuguesa em Contextos Multilingues e Multiculturais”, ; Nome da Instituição: Camões ICL Nampula; Cidade do evento: Nampula / Camões ICL Nampula. |
10 |
Mesa Redonda Interdisciplinar "A diversidade dos espaços linguísticos em Portugal e em contextos migratórios", 2014 (Mesa-Redonda). Nome do evento: Mesa Redonda Interdisciplinar "A diversidade dos espaços linguísticos em Portugal e em contextos migratórios"; Nome da Instituição: Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra; Cidade do evento: Lisboa / Delegação de Lisboa do Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. |
11. |
Literacy and teaching writing in a multilingual environment, 2014 (Encontro). Nome do evento: IAIMTE SIG-meeting in Educational Linguistics; Nome da Instituição: International Association for the Improvment of Mother Tongue Education; Cidade do evento: Talin / Universidade de Talin. |
12. |
X Congresso da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira "Vidas em Português: políticas multilaterais para o
ensino e a formação em PLE/PL2", 2013 (Congresso). Nome do evento: X Congresso da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira "Vidas em Português: políticas multilaterais para o
ensino e a formação em PLE/PL2"; Nome da Instituição: Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira; Cidade do evento: Salvador (BA) / Universidade Federal da Bahia. |
13. |
III Encontro Internacional do Português "Ensinar e aprender Português num mundo plural", 2013 (Encontro). Nome do evento: III Encontro Internacional do Português "Ensinar e aprender Português num mundo plural"; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém; Cidade do evento: Santarém / Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. |
14. |
4º Congresso Internacional EDiLiC "Sensibilização à Diversidade Linguística e Didáticas", 2012 (Congresso). Nome do evento: 4º Congresso Internacional EDiLiC "Sensibilização à Diversidade Linguística e Didáticas"; Nome da Instituição: Associação Internacional Educação e Diversidade Linguística e Cultural; Cidade do evento: Aveiro / Universidade de Aveiro. |
15. |
11ª Conferência da Academia Internacional de Direito Linguístico "Direito, Língua e Cidadania Global", 2008 (Conferência). Nome do evento: 11ª Conferência da Academia Internacional de Direito Linguístico "Direito, Língua e Cidadania Global"; Nome da Instituição: Academia Internacional de Direito Linguístico e Associação de Professores de Português; Cidade do evento: Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian. |
16. |
Colóquio "Da Investigação à Prática: interações e debates", 2008 (Outra). Nome do evento: Colóquio "Da Investigação à Prática: interações e debates"; Nome da Instituição: Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa da Universidade de Aveiro; Cidade do evento: Aveiro / Universidade de Aveiro. |
Participação como Moderador Participation as Chairman |
1. |
Seminário Internacional “Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento: Investigar Práticas em Contexto", 2014 (Seminário). Nome do evento: Seminário Internacional “Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento: Investigar Práticas em Contexto"; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.; Cidade do evento: Setúbal / Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.. |
2. |
Sessão de comunicações I: artes, linguística, animação social, 2013 (Seminário). Nome do evento: Seminário de Investigação "Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento (II): olhares para uma realidade"; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal; Cidade do evento: Setúbal / Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. |
3. |
I Colóquio sobre Literatura Infantil e Interculturalidade “Ler e Literatura Infantil: Representações e Políticas na Era da
Divisão Digital e da Diversidade Cultural", 2009 (Outra). Nome do evento: I Colóquio sobre Literatura Infantil e Interculturalidade “Ler e Literatura Infantil: Representações e Políticas na Era da
Divisão Digital e da Diversidade Cultural"; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco; Cidade do evento: Castelo Branco / Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. |
4. |
Painel “A Língua Portuguesa”, 2005 (Outra). Nome do evento: 1ªs Jornadas Pedagógicas da APE-NA; Nome da Instituição: Associação de Profissionais de Educação do Norte Alentejo; Cidade do evento: Portalegre / Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre. |
Participação como Relator Participation as Commentator |
1 |
2ª Mesa Redonda Interdisciplinar "Multilinguismos: Métodos e Espaços de Ação em/com Português", 2015 (Mesa-Redonda). Nome do evento: 2ª Mesa Redonda Interdisciplinar "Multilinguismos: Métodos e Espaços de Ação em/com Português"; Nome da Instituição: Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra; Cidade do evento: Lisboa / Delegação de Lisboa do Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. |
2 |
L1/Mother Tongue Education: Multilingual & Multicultural, 2007 (Mesa-Redonda). Nome do evento: 6th IAIMTE International Conference ; Nome da Instituição: International Association for the Improvement of Mother Tongue Education; Cidade do evento: Exeter / University of Exeter. |
Outro tipo de participação Other kind of participation |
1. |
Multimodal social semiotics: current work and developing questions, Gunther Kress, 2014 (Conferência). Nome do evento: Multimodalidade - I Conferência Internacional ; Nome da Instituição: Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. |
2. |
Network Meeting "Diversity in majority language learning" MALEDIVE Project, 2014 (Encontro). Nome do evento: Network Meeting "Diversity in majority language learning" MALEDIVE Project; Nome da Instituição: European Centre for Modern Languages; Cidade do evento: Graz / European Centre for Modern Languages. |
3. |
Jornada de disseminação do projeto Teacher Learning for European Literacy Education, 2013 (Outra). Nome do evento: Jornada de disseminação do projeto Teacher Learning for European Literacy Education; Nome da Instituição: Instituto de Linguística Teórica e Computacional - ILTEC; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. |
4. |
Encontro Melhorar Aprendizagens, Perspetivar Práticas Profissionais, 2013 (Encontro). Nome do evento: Encontro Melhorar Aprendizagens, Perspetivar Práticas Profissionais; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal; Cidade do evento: Setúbal / Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. |
5. |
Homenagem a Alfredo Margarido "Um Indisciplinador de Consciências", 2009 (Outra). Nome do evento: Homenagem a Alfredo Margarido Um Indisciplinador de Consciências; Nome da Instituição: Universidade de Lisboa e Universidade Lusófonas de Humanidades e Tecnologias; Cidade do evento: Lisboa / Reitoria da Universidade de Lisboa. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Pinto, Paulo Feytor. Medi@ções, desde 2013/02/01, Função ou tipo de participação: Corpo editorial.
|
2. |
Pinto, Paulo Feytor. L1- Educational Studies in Language and Literature, desde 2001/07/01, Função ou tipo de participação: Conselho científico.
|
3. |
Pinto, Paulo Feytor. Palavras, de 1997/01/01 até 2015/03/11, Função ou tipo de participação: Editor, Editora: Associação de Professores de Português.
|
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
91 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
26 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
17 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
9 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
27 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
14 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
13 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
18 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
5 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
13 |
Textos em jornais ou revistas Texts in journals or magazines |
17 |
Jornais de notícias Newspapers |
10 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
3 |
Produção técnica Technical production |
154 |
Trabalhos técnicos Technical works |
4 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
150 |
Dados complementares (Additional data) |
81 |
Orientações Orientations |
15 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
35 |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
1 |
Participação em Eventos Event participation |
27 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
3 |
Visualizações do curriculum [
3911
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
23-03-2019
às
15:21:53
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|