Curriculum Vitae

Dulce Sofia Mendonça Martins

Data da última atualização »Last update : 21/03/2019


Dulce Sofia Mendonça Martins. É - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Publicou 14 artigos em revistas especializadas e 13 trabalhos em actas de eventos, possui 3 capítulos de livros e 2 livros publicados. Possui 4 itens de produção técnica. Actua na área de Ciências da Educação Nas suas actividades profissionais interagiu com 56 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=4609242569787586


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Dulce Sofia Mendonça Martins
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Martins, D.
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Centro de Investigação e de Intervenção Social, CIS-IUL
Avenida das Forças Armadas
1649-026 Lisboa
Portugal
Correio electrónico: dulce.sofia.martins@iscte-iul.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2010-2015 Doutoramento
Phd
Doutoramento em Educação-Psicologia da Educação (4 anos » years) .
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal.

2004-2008 Mestrado
Master degree
Mestrado em Educação-Formação Pessoal e Social (3 anos » years) .
Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Portugal.

1999-2003 Licenciatura
Licentiate degree
Licenciatura em Ensino da Matemática e Ciências da Natureza (4 anos » years) .
Instituto Jean Piaget, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Jan/2015-Actual Outra Situação

Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
Jan/2012-Jan/2014 Assistente de Investigação

Universidad de La Laguna
Mai/2013-Ago/2013 Outra Situação





Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Português (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Razoavelmente), Francês (Pouco).

Reading
Português (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Português (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente), Francês (Pouco).




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Salema, Maria H; Martins, D.; Carvalho, C.; Sousa, F.; Conboy, J.. 2014. Educação para a Cidadania Europeia: Teorias, práticas e resultados da formação de professores no projeto Comenius ECLIPSE. ed. 1, 1 vol.. Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.
2. Bombardelli, O; Galbiati, C.; Santana, L.; Feliciano, L.; Gonzaléz, O.; Ramos, H.; Garcés, Y.; Salema, Maria H; Carvalho, C.; Conboy, J.; Martins, D.; Sousa, F.; Hazlewood, P.; Saunders, K.; Nicholls,T. ; Lange, D.; Huget, D.; Heldt, I.; Stanciungelu, I.; Birzea, C.; Iorga, M.; Puscas, M.; Stanescu, D.. 2014. European citizens are growing up. ed. 1. Madrid: Editorial EOS.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Martins, D.; Carvalho, C.. 2018. Teachers’ Feedback and Educational Self of Institutionalized Youngsters: A Possible Dialog?.  In The Emergence of Self in Educational Contexts:Theoretical and empirical explorations, ed. Giuseppina Marsico; Luca Tateo, 1 - 232. . Switzerland: Springer, Cham.
2. Martins, Dulce; Carvalho, Carolina. 2015. Feedback: Desafios relacionados com a Orientação Vocacional.  In Feedback, Identidade, Trajetórias Escolares: Dinâmicas e Consequências , 135 - 156. . Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.
3. Martins, D.; Carvalho, C.. 2013. The role of feedback from teachers in the perspective of future development of young’s career attending courses EFA and PIEF.  In International Studies on Time Perspective , 191 - 197. . Coimbra: University of Coimbra Press.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Martins, D.; Carvalho, Carolina. 2018. "No trilho de uma carreira: oportunidades para jovens institucionalizados em centros educativos portugueses", Psicologia Escolar e Educacional 22, 1: 103 - 114.
2. Martins, D.. 2017. "Currículo, envolvimento escolar e profissional. Uma análise às práticas curriculares em centros educativos portugueses", Revista de Estudos Curriculares 1, 8: 23 - 34.
3. Carvalho, Carolina; Conboy, Joseph; Santos, João; Fonseca, Jesuína; Tavares, David; Martins, Dulce; Salema, Maria H; Fiúza, Edite; Gama, Ana P. 2016. "Escala de Perceção dos Alunos sobre o seu Envolvimento Comportamental Escolar: Construção e Validação", Psicologia: Teoria e Pesquisa 32, 3: 1 - 8.
4. Martins, D.; Carvalho, C.; Pacheco, J.. 2015. "Curriculum Differentiation: A Study with Institutionalized Young's Attending Vocational Education", Procedia - Social and Behavioral Sciences 174, 174: 2590 - 2595.
5. Carvalho, Carolina; Conboy, Joseph; Santos, João; Fonseca, Jesuína; Tavares, David; Martins, Dulce; Salema, Maria H; Fiuza, Edite; Gama, Ana P. 2015. "An Integrated Measure of Student Perceptions of Feedback, Engagement and School Identification", Procedia - Social and Behavioral Sciences 174, -: 2335 - 2342.
6. Conboy, Joseph; Carvalho, Carolina; Santos, João; Gama, Ana P; Tavares, David; Fonseca, Jesuína; Martins, Dulce; Salema, Maria H; Fiúza, Edite. 2015. "Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e estudo psicométrico", Análise Psicológica 33, 4: 439 - 452.
7. Martins, D.; Carvalho, C.. 2014. "Students Perceptions about Teachers Feedback in a Career Construction: a study in Vocational Education", Electronic Journal of Research in Educational Psychology 12, 2: 303 - 324.
8. Carvalho, Carolina; Martins, Dulce; Santana, Lidia E; Feliciano, Luis. 2014. "Teacher Feedback: Educational Guidance in Different School Contexts", Procedia - Social and Behavioral Sciences 159, 0: 219 - 223.
9. Carvalho, Carolina; Santos, João; Conboy, Joseph; Martins, Dulce. 2014. "Teachers’ Feedback: Exploring Differences in Students’ Perceptions", Procedia - Social and Behavioral Sciences 159, 0: 169 - 173.
10. Carvalho, Carolina; Salema, Maria H; Stanciugelu, Irina; Martins, Dulce; Iorga, Elena M; Puscas, Monica. 2014. "The Impact of Differences in Curriculum on Knowledge Related to European Citizenship: A Comparative Analysis in the Case of Portuguese and Romanian Pupils", Procedia - Social and Behavioral Sciences 149, 0: 152 - 157.
11. Carvalho, C.; Conboy, J.; Santos, J.; Fonseca, J.; Tavares, D.; Martins, D.; Salema, Maria H; Fiúza, E.; Gama, A.. 2014. "Escala de Perceção dos Alunos sobre o Feedback dos Professores: Construção e validação", Laboratório de Psicologia 12, 2: 113 - 124.
12. Martins, Dulce; Carvalho, Carolina. 2013. "Teacher's Feedback and Student's Identity: An Example of Elementary School Students in Portugal", Procedia - Social and Behavioral Sciences 82, 0: 302 - 306.
13. Martins, D.; Carvalho, Carolina. 2013. "A Identidade Vocacional de Jovens Institucionalizados em Centros Educativos: Um Olhar na (Re)Educação Em Portugal", Revista Eletrônica de Educação 7, 3: 25 - 39.
14. Martins, D.; Carvalho, Carolina. 2008. "Mentiras: um estudo com crianças em Portugal", OIKOS: Revista Brasileira de Economia Doméstica 19, 2: 13 - 23.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Martins, D.. 2016. " Observar para refletir: o (des)envolvimento de um grupo de professores na (trans)formação das práticas pedagógicas.", Trabalho apresentado em I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação Motivação para o Desempenho Académico (IICIEAE), In Atas do I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação Motivação para o Desempenho Académico (IICIEAE), Lisboa.
2. Martins, D.; Rodrigues, R.; Camilo, C.; Raimundo, R.; Patrício, J.; Aguiar, C.; Leandro, A.; Lima, L.; Calheiros, M.. 2015. "Intervenção da equipa de peritos externos TEIP ISCTE-IUL: perspetiva organizacional multinível e multifactorial [OM2] na promoção do sucesso educativo", Trabalho apresentado em Seminário Internacional de Avaliação Externa de Escolas, In Seminário Internacional de Avaliação Externa de Escolas, Braga.
3. Martins, D.; Carvalho, C.. 2015. "Feedback do Professor: Discurso Orientador na Autorregulação e Desenvolvimento Vocacional de Jovens Institucionalizados", Trabalho apresentado em II Colóquio Cabo-verdiano de Educação – CEDU 2015: Políticas e Práxis da Educação nas Perspetivas e em Contextos Pós-coloniais, In Feedback do Professor: Discurso Orientador na Autorregulação e Desenvolvimento Vocacional de Jovens Institucionalizados, Praia-Cabo Verde.
4. Pacheco, J.; Pestana,T. ; Figueiredo, J.; Martins, D.. 2014. "Globalização, currículo e aprendizagem. Para uma análise crítica das práticas curriculares em contextos diferenciados", Trabalho apresentado em AFIRSE, In XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE-Educação, Economia e Território:O lugar da educação no desenvolvimento , Lisboa.
5. Martins, D.; Carvalho, C.. 2013. "A formação profissional e Desenvolvimento da identidade vocacional", Trabalho apresentado em AFIRSE, In XX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE: Formação Profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas, Lisboa.
6. Martins, D.; Carvalho, C.; Gama, A.; Carvalho, Cristina; Tavares, D.; Fiuza, E.; Fonseca, J.; Salema, Maria H; Valente, M.O.. 2013. "Eu e eles: a construção da identidade em alunos do Ensino Básico", Trabalho apresentado em I Colóquio-Verdiano de Educação: Nas Pegadas das Reformas Educativas , In Nas Pegadas das Reformas Educativas , Praia.
7. Martins, D.; Carvalho, C.. 2013. "Curriculum: an opportunity to develop the young’s identity?", Trabalho apresentado em European Conference on Curriculum Studies. Future Directions: Uncertainty and Possibility , In Proceedings of European Conference on Curriculum Studies. Future Directions: Uncertainty and Possibility, Braga.
8. Salema, Maria H; Conboy, J.; Sousa, F.; Carvalho, C.; Martins, D.. 2013. "An Educational and Research Experience in an International Comenius Project on European Citizenship Learning", Trabalho apresentado em International Conference of Education, Research and Innovation , In Proceedings, 6th International Conference of Education, Research and Innovation, Seville.
9. Martins, D.; Carvalho, C.. 2012. "O discurso orientador dos professores no desenvolvimento da identidade vocacional: vozes de alguns jovens do ensino profissional", Trabalho apresentado em 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, In Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da Investigação e da prática, Lisboa.
10. Martins, D.; Martins, M.; Carvalho, C.. 2011. "Algumas Verdades Sobre Mentiras: Uma Perspectiva com alunos Portugueses", Trabalho apresentado em VI Congreso Internacional de Psicología y Educación y III congreso Nacional de Psicología de la Educación, In Educación: Aprendizaje Y Desarrollo en una Sociedad Multicultural , Valladolid.
11. Martins, D.; Carvalho, C.. 2009. "Can I lie? Childrens’ perspective", Trabalho apresentado em 1st International Conference of Psychology and Education , In Abstract book of icPEd’ 09, Covilhã.
12. Martins, D.; Carvalho, C.. 2008. "As Crianças e as Mentiras", Trabalho apresentado em Livro de resumos do I Congresso Internacional Em Estudos da Criança, In Infâncias Possíveis, Mundos Reais , Braga.
13. Martins, D.. 2008. "TEIP II: Uma Experiência Curricular da Matemática no 1º Ciclo do Ensino Básico", Trabalho apresentado em ProfMat-encontro anual de professores de Matemática, In Profmat2008, Elvas.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Martins, D.. Pensamento Emocional nas escolas,I Jornadas do pensamento emocional,Lisboa,2018 (Comunicação).

Organização de evento
Event organization
1. Martins, D.. I Jornadas internacionais do pensamento emocional: Olhares diversos em educação,2018 (Congresso).

Outra produção técnica
Other technical production
1. Martins, D.. Antes do sucesso escolar, há que trabalhar as emoções,2018.
2. Martins, D.. Educação emocional: um caminho para a promoção do sucesso educativo,2018.



Apresentação em rádio ou TV
Radio or TV presentation
1. Martins, D.. Jornadas Pensamento Emocional,2018 (Outra).
2. Martins, D.. As Crianças mentem (e sabem disso!),2010 (Outra).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Ana Beatriz coutinho Corgas, Aspirações de vida de estudantes universitários:um estudo com alunos de mestrado do ISCTE-IUL, 2017. Dissertação (Psicologia Social e das Organizações) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Mestrado
Master degree
1. Martins, D.. Participação no júri de Joana Patrícia Arede Domingues. Novas políticas e práticas Educativas- Casa Municipal da Juventude, 2017.  Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.
2. Martins, D.. Participação no júri de Catarina Santos de Ornelas Correia. A influência do suporte social total e integrado em indicadores de bem-esatr em crianças de 2º e 3º Ciclo, 2017.  Dissertação (Psicologia Comunitária) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.
3. Martins, D.. Participação no júri de Cristiana Pestana Santos. Prática de Atividade Física, Bem-Estar e Resultados Escolares em Crianças e Jovens: Papel do Estatuto Socioeconómico e da Imagem Corporal, 2016.  Dissertação (Psicologia Comunitária) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.


Curso de especialização
Specialization course
1. Martins, D.. Participação no júri de Maria José Maciel Pires Araújo Ferreira. O papel das lideranças educativas na construção de uma escola pública (mais) equitativa: perceções e práticas, 2016. Monografia (Especialização em Liderança Educacional) - Universidade Aberta.
2. Martins, D.. Participação no júri de Catarina Isabel Neiva Marques. Equidade e inclusão: perspetivas e práticas de liderança num contexto de interioridade, 2016. Monografia (Especialização em Liderança Educacional) - Universidade Aberta.


Outra
Other
1. Martins, D.. Participação no júri de Lurdes Neves. Estudo de adaptação e validação de uma escala de motivação de professores em contexto educativo, 2016. Outra, ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
32

Livros e capítulos
Books and book chapters
5
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
2
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
3
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
14
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
14
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
13
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
13

Total
Produção técnica
Technical production
4

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
4

Total
Produção artística/cultural
Artistical/cultural production
2


Total
Dados complementares
(Additional data)
7

Orientações
Orientations
1
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
6


Visualizações do curriculum [ 1101 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 23-04-2019 às 02:45:33
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (1)
 Co-authors listed in Degóis