Curriculum Vitae

Teresa Maria da Cunha Almeida Rocha de Sousa Senos

Data da última atualização »Last update : 22/11/2016


Teresa Maria da Cunha Almeida Rocha de Sousa Senos, é doutoranda, concluiu o mestrado em Psicologia Educacional no ISPA em 2000. É docente e investigadora no ISPA. O domínio de especialização é em Psicologia cognitiva; Psicologia do desenvolvimento; Psicologia da arte; Psicologia educacional. Os atuais interesses de investigação centram-se no desenvolvimento estético e a educação estética e artística, os aspectos cognitivos e afectivos da apreciação estética e as varíaveis contextuais que interferem neste desenvolvimento,numa prespectiva desenvolvimentista e processual integrada.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=7499239171860918


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Teresa Maria da Cunha Almeida Rocha de Sousa Senos
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Almeida Rocha, T.
Categoria profissional
Position
Assistente
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Psicologia.
Endereço profissional
Professional address
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
R Jardim do Tabaco, 34
Lisboa
1149-041 Lisboa
Portugal
Telefone: (+351)218811700
Fax: (+351)218860954
Correio electrónico: terrocha@ispa.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2000 Mestrado
Master degree
Psicologia Educacional (2 anos » years) .
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.

1989 Licenciatura
Licentiate degree
Psicologia Aplicada, área de especialização em Psicologia Educacional (5 anos » years) .
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Out/2000-Actual Assistente
Out/1995-Set/2000 Assistente Estagiário

Prevenção Rodoviária Portuguesa
Out/1991-1994 Psicóloga

Centro Psicopedagógico da ACM
Out/1990-1991 Psicóloga





Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
1998-
Cognição e contexto no pensamento contrafactual
Referência do projeto»Project reference: PRAXIS/C/PSI/13057/1998.






Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Senos, J.; Almeida Rocha, T. 1998. Counterfactual reasoning and context: the affective function of downward counterfactuals.  In Cognition and Context, ed. A. C. Quelhas & F. Pereira, 235 - 250. . Lisboa: ISPA.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Quelhas, A. C; Juhos, Cs.; Senos, J.; Almeida Rocha, T. 1999. "Desenvolvimento do raciocínio condicional e modelos mentais", Análise Psicológica 17, 4: 695 - 711.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Almeida Rocha, T; Peixoto, Francisco; Jesus, Saul N. 2014. "Measuring Aesthetic Development", Trabalho apresentado em 7th International Conference on Modern Research In Psychology, In Modern Research in Health, Education and Social Sciences, Bucareste.
2. Almeida Rocha, T. 2006. "The artistic education and the development of aesthetic apprehension", Trabalho apresentado em International InSEA Congress: "Interdisciplinary Dialogues in Arts Education", In Proceedings of International InSEA Congress: "Interdisciplinary Dialogues in Arts Education", Viseu.
T. Eça (Eds).
3. Almeida Rocha, T. 2004. "The development of aesthetic apprehension", Trabalho apresentado em XVIII Congress of the International Association of the Empirical Aesthetic: "Art and Science", In Proceedings of the XVIII Congress of the International Association of the Empirical Aesthetic: "Art and Science", Lisboa.
J. P. Frois, P. Andrade & J.F. Marques (Eds).
4. Almeida Rocha, T. 2000. "O pensamento contrafactual e os comportamentos de risco em contexto rodoviário: Um caminho para a prevenção", Trabalho apresentado em I Jornada de Psicologia do Tráfego, In Prevenção Rodoviária: Conceitos e Práticas: Actas das I Jornada de Psicologia do Tráfego, Évora.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Almeida Rocha, T; Geraldes, Luís. Á Conversa com o pintor I: o inconsciente e consciente na obra de Luís Geraldes,2016 (Outra).
2. Almeida Rocha, T; Peixoto, Francisco; Jesus, Saul N. As obras de arte e o olhar em diferentes idades,II Congresso Internacional do Envolvimento dos alunos na Escola,Lisboa,2016 (Poster).
3. Almeida Rocha, T; Pereira, Alberto. Criatividade e processos criativos,Aula Aberta,Lisboa,2016 (Outra).
4. Almeida Rocha, T. De Renoir a Picasso: O desenvolvimento e a educação estéticas e artística.,2015 (Comunicação).
5. Almeida Rocha, T. Perspectivas de futuro I,2011 (Outra).
6. Almeida Rocha, T. Perspectivas de futuro II,2011 (Outra).
7. Almeida Rocha, T. Pensar e fazer arte II,2011 (Outra).
8. Almeida Rocha, T. Pensar e fazer arte IV,2011 (Outra).
9. Almeida Rocha, T. Pensar e fazer arte I,2011 (Outra).
10. Almeida Rocha, T. Pensar e fazer arte V,2011 (Outra).
11. Almeida Rocha, T. Pensar e fazer arte III,2011 (Outra).
12. Almeida Rocha, T. A musicalidade do silêncio,A musicalidade do silêncio,Lisboa,2007 (Outra).
13. Almeida Rocha, T. A caixa das emoções,A caixa das emoções,Lisboa,2007 (Outra).
14. Almeida Rocha, T. A corrente de emoções,A corrente de emoções,Lisboa,2007 (Outra).
15. Almeida Rocha, T. A caixa das emoções,2007 (Outra).
16. Almeida Rocha, T. Iniciação à gravura,2007 (Outra).
17. Almeida Rocha, T. A gestualidade da cor,A gestualidade da cor,Lisboa,2007 (Outra).
18. Almeida Rocha, T. The artistic education and the development of aesthetic apprehension,International InSea Congress: " Interdisciplinary Dialogues in Arts Education",Viseu,2006 (Congresso).
Março.
19. Almeida Rocha, T. Pensar e fazer arte no século XXI,Pensar e fazer arte no século XXI,Lisboa,2006 (Outra).
20. Almeida Rocha, T. O desenvolvimento estético e a educação estética: Tapeçarias de Portugal,O desenvolvimento estético e a educação estética: tapeçarias de portugal,Lisboa,2005 (Outra).
21. Almeida Rocha, T. As vozes do silêncio,As vozes do silêncio,Lisboa,2005 (Outra).
22. Almeida Rocha, T. Espaço no Espaço,Espaço no Espaço,Lisboa,2005 (Outra).
23. Almeida Rocha, T. O desenvolvimento estético e a educação estética: tapeçarias de portugal,O desenvolvimento estético e a educação estética: Tapeçarias de portugal,Lisboa,2005 (Outra).
24. Almeida Rocha, T. O desenvolvimento estético e a educação estética: Os observadores re-criadores,O desenvolvimento estético e a educação estética: Os observadores re-criadores,Lisboa,2004 (Outra).
25. Almeida Rocha, T. O desenvolvimento estético e a educação estética: os observadores re-criadores,O desenvolvimento estético e a educação estética: os observadores re-criadores,Lisboa,2004 (Outra).
26. Almeida Rocha, T. O pensamento contrafactual e os comportamentos de risco em contexto rodoviário: um caminho para a prevenção,I Jornadas de Psicologia do Tráfego,Évora,2000 (Comunicação).
Janeiro Comunicação oral por convite.
27. Almeida Rocha, T. Cognition and Context: Risk-taking models and counterfactual reasoning,European Conference on Transport Psychology,Toulouse,1999 (Conferência ou palestra).
Junho Comunicação oral por convite.
28. Quelhas, A. C; Juhos, Cs.; Senos, J.; Almeida Rocha, T. Conditional reasoning in different ages and mental models,IXth European Conference on Development Psychology,Atenas,1999 (Conferência ou palestra).
Setembro.
29. Senos, J.; Quelhas, A. C; Almeida Rocha, T. Causal reasoning and context,IXth European Conference on Development Psychology,Atenas,1999 (Poster).
Setembro.
30. Senos, J.; Quelhas, A. C; Almeida Rocha, T. The social marking and the constrution of the left-right notion,IXth European Conference on Development Psychology,Atenas,1999 (Poster).
Setembro.
31. Almeida Rocha, T. Tráfego e segurança Rodoviárias,Tráfego e segurança Rodoviárias,1994 (Outra).
32. Almeida Rocha, T. Aquisição escolares e psicologia,Aquisição escolares e psicologia,1994 (Outra).
33. Almeida Rocha, T. O actual sistema de ensino: uma abordagem sistémica,III Congresso de Prevenção e Segurança Rodoviária,Madeira,1992 (Congresso).
Comunicação oral por convite.
34. Almeida Rocha, T. As atitudes dos professores do ensino regular face à integração de alunos com necessidades educativas especiais,XII Congresso do Movimento da Escola Moderna,Lisboa,1989 (Congresso).
Comunicação oral por convite.

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Almeida Rocha, T. Estimular para desenvolver (o aos 3 anos), 2002 (Especialização).
2. Almeida Rocha, T. Estimular para desenvolver (3 aos 6 anos), 2002 (Especialização).
3. Almeida Rocha, T. Alfebatização de adultos pelo método de Paulo Freire, 1991 (Especialização).
4. Almeida Rocha, T. A necessidade de abordagens pluridisciplinares e inter-relacionadas: Escola, família e comunidade, 1991 (Especialização).
5. Almeida Rocha, T. O desenvolvimento da criança em contextos de privação: O hospital, a família e a escola, 1991 (Especialização), promovido por Centro Médico de Reabilitação de Alcoitão.



Obra de artes visuais
Visual art production
1. Almeida Rocha, T. Exposição colectiva de Teresa Almeida Rocha,2016 (Pintura).
2. Almeida Rocha, T. Exposição colectiva Florbela Mix,2015 (Pintura).
3. Almeida Rocha, T. " (In) Consciente",2012 (Pintura).
4. Almeida Rocha, T. " (In) Consciente",2011 (Pintura).
5. Almeida Rocha, T. "O grito do Silêncio",2009 (Pintura).
6. Almeida Rocha, T. "janelas",2005 (Pintura).
7. Almeida Rocha, T. "Janelas",2005 (Pintura).
8. Almeida Rocha, T. "Envolvimentos",2000 (Pintura).





Dados Complementares (Additional data)


Participação em eventos
Event participation
Participação como Moderador
Participation as Chairman
1. Sentir e fazer arte III, 2014 (Workshop).
Nome do evento: “Sentir e fazer arte III"; Nome da Instituição: Ispa-iu; Cidade do evento: Lisboa / Ispa-iu.
2. Sentir e fazer arte II, 2014 (Workshop).
Nome do evento: “Sentir e fazer arte II”; Nome da Instituição: Ispa-iu; Cidade do evento: Lisboa / Ispa-iu.
3. Sentir e fazer arte I, 2014 (Workshop).
Nome do evento: “Sentir e fazer arte I”; Nome da Instituição: Ispa-iu; Cidade do evento: Lisboa / Ispa-iu.

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. Pensar, sentir e fazer arte, 2015 (Workshop).
Nome do evento: Pensar, sentir e fazer arte; Nome da Instituição: Ispa-Iu; Cidade do evento: Lisboa / Ispa-IU.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
6

Livros e capítulos
Books and book chapters
1
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
1
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
1
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
4
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
4

Total
Produção técnica
Technical production
39

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
39

Total
Produção artística/cultural
Artistical/cultural production
8


Total
Dados complementares
(Additional data)
4

Participação em Eventos
Event participation
4


Visualizações do curriculum [ 1940 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 23-03-2019 às 17:34:42
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (3)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (1)
 Project collaboration in Degóis