| 
               
                  | Luísa Maria Saavedra Ferreira Almeida |  
                  |  | Data da última atualização
                        												»Last update
                        												:
                        												28/06/2016 |  
 
 Dados pessoais (Personal data)  
               
                  
                     | Nome completo Full name
 | Luísa Maria Saavedra Ferreira Almeida |  
                     | Nome em citações bibliográficas Quoting name
 | Luísa Saavedra |  
                     | Categoria profissional Position
 | Professor Auxiliar |  
                     | Domínio científico de atuação Scientific domain
 | Ciências Sociais-Psicologia. 
 |  
                  
                     | Endereço profissional Professional address
 | Universidade do Minho Escola de Psicologia
 Departamento de Psicologia Aplicada
 Universidade do Minho - Escola de Psicologia - Campus de Gualtar
 Braga
 4710-057 Braga
 Portugal
 Correio electrónico: lsaavedra@psi.uminho.pt
 |  
                  
                     | Sexo Gender
 | Feminino»Female |  
 
                  			Graus Académicos
                  			 (Academic Degrees) 
               
                  
                     | 2001 | Doutoramento Phd
 |  
                     | Psicologia da Educação 
                        							(5 anos » years)
                        						. Universidade do Minho,
                        			Portugal.
 |  
 Vínculos profissionais
                  				 (Professional Positions) 
               
               
                  
                     | Jan/2001-Actual | Professor Auxiliar |  
 
                  											Produção científica, técnica e artística/cultural
                  											 (Scientific, technical and artistical/cultural
                     													production) 
               
                  
                     | Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions
 |  
                  
                     | 1. | Saavedra, L..  2005. Aprender a ser rapariga, aprender a ser rapaz: teorias e práticas da escola. ed. 0. Coimbra: Almedina. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Capítulos de livros publicados Published book chapters
 |  
                  
                     | 1. | Saavedra, L..  2010. Psicologia feminista em Portugal: dificuldades e conquistas.  In Investigaciones actuales de las investigaciones de las mujeres y del género, 59 - 77. . Santiago de Compostela: Servicio de Publicaciones e Intercambio Científico. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Silva, P.; Saavedra, L..  2010. Género e Curriculum.  In Guião de Educação: Género e Cidadania – 3ºciclo do ensino básico, 61 - 78. . Lisboa: Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Saavedra, L..  2010. Actividades com psicólogos/as e professoras/es..  In Guião de Educação: Género e Cidadania – 3ºciclo do ensino básico , 268 - 282. . Lisboa: Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Magalhães, S.; Saavedra, L..  2008. Quem é mais bela do que eu? Revistas para jovens adolescentes e a idealização do corpo.  In Educação para a saúde no século xxi: teorias, modelos e práticas, 642 - 653. . Évora: CIEP – Universidade de Évora. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. | Nogueira, C.; Saavedra, L..  2007. Estereótipos de género: conhecer para os transformar.  In A Dimensão de Género nos Produtos Educativos Multimédia, 11 - 30. . Lisboa: Ministério da Educação - Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 6. | Saavedra, L..  2004. Género, diversidade e conflito no desenvolvimento da carreira.  In Desenvolvimento vocacional ao longo da vida: fundamentos, princípios e orientações, 83 - 93. . Porto: Almedina. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 7. | Saavedra, L..  1995. Gender Stereotypes and professional contexts.  In Gender, Management and Science , 169 - 176. . Braga: Instituto de Educação e Psicologia Universidade do Minho. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Saavedra, Luísa.  2015. "A Inteligência como dispositivo de poder/ Intelligence as a power device", Educação & Sociedade 36, 131: 535 - 552. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. |  Saavedra, Luísa; Araújo, Alexandra M; Taveira, Maria C; Vieira, Cristina C.  2014. "Dilemmas of girls and women in engineering: a study in Portugal", Educational Review 66, 3: 330 - 344. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. |  Saavedra, Luísa; Araújo, A. M; Oliveira, J. M; Stephens, C..  2014. "Looking through the glass walls: women engineers in Portugal", Women's Studies International Forum 45, 1: 27 - 33. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Gonçalves, Vânia; Saavedra, Luísa; Cameira, Miguel.  2014. "Concepções de estudantes universitários portugueses sobre as sentenças penais", Psicologia, Educação e Sociedade 18, 2: 21 - 37. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. | Saavedra, Luísa; Vieira, Cristina M; Araújo, Alexandra; Faria, Liliana; Silva, Ana D; Loureiro, Telma; Taveira, Maria C; Ferreira, Sara.  2011. "(A)Simetrias de género no acesso às Engenharias e Ciências no Ensino Superior Público", Ex Aequo 23, 1: 163 - 177. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 6. | Almeida, Luísa M. S. F.  2010. "Justiça social em psicologia vocacional: Que formação para os profissionais de psicologia? ", Psicologia & Sociedade 22, 3: 578 - 586. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 7. | Saavedra, L.; Nogueira, C. &. M. S.  2010. "Discursos de jovens adolescentes sobre a sexualidade e o amor: implicações para a educação sexual", Educação & Sociedade 31, 110: 135 - 156. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 8. | Saavedra, L.; Taveira, M. C. &. S. A. D.  2010. "A Subrepresentatividade das Mulheres em Áreas Tipicamente Masculinas: Factores Explicativos e Pistas para a Intervenção", Revista Brasileira de Orientação Profissional 11, 2: 49 - 60. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 9. | Ferreira, S.; Taveira, M. C. &. S. L.  2009. "Trabalho e família: esferas necessariamente divergentes ou potencialmente convergentes? ", Psicologia, Educação e Cultura, 1: 105 - 120. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 10. | Faria, L. C; Taveira, M. C. &. S. L.  2008. "Exploração e decisão de carreira numa transição escolar: diferenças individuais", Revista Brasileira de Orientação Profissional 9, 2: 17 - 30. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 11. | Nogueira, C.; Saavedra, L. &. C. C.  2008. "(In)visibilidade de género na educação sexual: propostas para uma nova concepção sobre a prevenção de comportamentos sexuais
                        de risco", Pro-Posições 19, 2(56): 459 - 466. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 12. | Magalhães, S.; Saavedra, L. &. N. C.  2008. "Viver a adolescência no masculino: o desafio da construção da sexualidade", International Journal of Developmental and Educational Psychology 1, 1: 153 - 162. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 13. | Saavedra, L.; Taveira, M. C.  2007. "Discursos de adolescentes sobre a vida profissional e familiar: entre o sonho e a realidade", Educação & Sociedade 28, 101: 1375 - 1391. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 14. | Ruwer, M.; Nogueira, C. &. S. L.  2007. "Feminismo(s) e psicologia em Portugal", Psico 38, 3: 207 - 215. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 15. | Silva, A. D; Ferreira, S. I. T. M. C. &. S. L.  2007. "Abordagens ao desenvolvimento da carreira das mulheres", Psicologia e Educação, 2: 15 - 28. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 16. | Saavedra, L.; Nogueira, C..  2006. "Memórias sobre o feminismo na psicologia: para a construção de memórias futuras", Memorandum, 11: 113 - 127. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 17. |  Nogueira, C.; Saavedra, L. &. N. S.  2006. "Critical (Feminist) Psychology in Portugal. Will it be possible? Annual Review of Critical Psychology, 5, Critical Psychology
                        in a changing world: Contributions from different geo-political regions", World Wide Web , 0: 0 - 0. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 18. | Almeida, L. S; Guisande, M. A. S. A. P. &. S. L.  2006. "Acesso e sucesso no Ensino Superior em Portugal: Questões de género, origem sócio-cultural e percurso académico dos alunos", Psicologia: Reflexão & Crítica 3, 19: 507 - 514. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 19. | Saavedra, L.; Almeida, L. S. G. A. S. A. P.  2005. "Pontos de partida, pontos de chegada: impacto de variáveis sócio-culturais no ingresso ao ensino superior", Cadernos do Noroeste - Série Sociologia, Sociedade e Cultura  22, 6: 63 - 84. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 20. | Saavedra, L..  2004. "Alunas da classe trabalhadora: sucesso académico e discurso de regulação", Psicologia: Reflexão & Crítica 2, 17: 267 - 276. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 21. | Saavedra, L..  2004. "Diversidade na identidade: a escola e as múltiplas formas de ser masculino", Psicologia, Educação e Cultura, 1: 103 - 120. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 22. | Saavedra, L..  2003. "Inteligência e construção de identidades na escola: análise crítica de discursos sobre resultados académicos em alunas de
                        diferentes classes sociais", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación 10, 8: 2374 - 2386. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 23. | Saavedra, L..  2001. "Sucesso/insucesso escolar: a importância do nível socio-económico e género", Psicologia, 1: 67 - 92. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 24. | Saavedra, L..  2001. "Discursos de igualdade/omissão: análise de legislação sobre igualdade entre os sexos na educação", Revista Portuguesa de Educação 1, 14: 263 - 286. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 25. | Saavedra, L.; Nogueira, C..  1999. "Investigação-acção e pedagogia crítica: estudo preliminar de uma turma do 4º ano do Ensino Básico", Psicologia: Teoria, Investigação e Prática, 1: 131 - 139. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 26. | Saavedra, L..  1997. "Assistentes Sociais, Engenheiras e Taxistas: Uma Análise dos Estereótipos do Género", Revista de Educação, 2: 93 - 105. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 27. | Saavedra, L.; Barros, A. M.  1996. "Elas Preferem as Bonecas, Eles os Carros: Desenvolvimento dos Estereótipos do Género", Psicologia: Teoria, Investigação e Prática, 1: 149 - 159. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Oliveira, João M; Saavedra, Luísa; Neves, Sofia; Nogueira, Conceição.  2013. "La Psicología Feminista Crítica en el suroeste semiperiférico  europeo: el intrigante caso de Portugal", Teoría y crítica de la psicología 3, 1: 302 - 319. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Saavedra, Luísa.  2013. "Psicologia vocacional e feminismo crítico: do passado ao futuro", Revista Brasileira de Orientação Profissional 14, 1: 7 - 17. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Saavedra, Luísa; Ferreira, Andreia.  2013. "PARENTS’ IDENTITY RECONSTRUCTION IN THEIR SONS AND DAUGHTERS’ COMING OUT: guidelines for intervention", Revista Iberoamericana de Salud y Cuidadanía 2, 2: 140 - 159. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Saavedra, Luísa.  2013. "PERSPECTIVAS FEMINISTAS EM COMPORTAMENTO DESVIANTE", Ex-Aequo 28, 1: 9 - 15. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. | Saavedra, Luisa; Loureiro, Telma; Silva, Ana D; Faria, Liliana; Ferreira, Sara; Taveira, Maria C; Araújo, Alexandra; Vieira, Cristina M.  2011. "CONDIÇÕES NECESSÁRIAS E SUFICIENTES PARA ESCOLHER", Psicologia Educação e Cultura XV, 2: 287 - 302. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Vieira, C. C; Saavedra, L..  2011. "Girl´s perceptions about what is required to have success in male dominated professional areas: gender stereotypes under vocational
                        choices", Trabalho apresentado em Conferência Internacional The Future of Education, In Actas da Conferência Internacional The Future of Education, Florença. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Magalhães, S.; Saavedra, L., &. N. C.  2010. "“It’s your fault (only yours)!” Female adolescents’ social responsibility for preventive behaviours", Trabalho apresentado em Congresso feminista 2008 , In Actas do congresso feminista 2008 - volume I. , Funchal. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Saavedra, L.; Magalhães, S., S. D. F. S. L. F.  2007. "Género, cultura e sexualidade em jovens portugueses e portuguesas: Um programa de educação sexual", Trabalho apresentado em Congreso Astur Galaico de Socioloxía, In Actas do Congreso Astur Galaico de Socioloxía, Corunha. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Nogueira, C.; Saavedra, L..  2007. "Análise(s) de Discurso: diferentes concepções na pesquisa em Psicologia", Trabalho apresentado em 5º Congresso da SOPCOM, In Actas do 5º Congresso da SOPCOM, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. | Saavedra, L.; Taveira, M. C. &. R. P.  2005. "Harmonizing public and private life: between dream and reality", Trabalho apresentado em International Conference of AIOSP/IAEVG – Careers in context: new challenges and tasks for guidance and counselling , In Actas do International Conference of AIOSP/IAEVG – Careers in context: new challenges and tasks for guidance and counselling
                        , Lisboa. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 6. | Saavedra, L..  2004. "Discursos feministas de alunas do ensino secundário: certezas, ambiguidades e contradições", Trabalho apresentado em V Congresso Português de Sociologia, “Sociedades Contemporâneas: reflexividade e acção” , In Actas do V Congresso Português de Sociologia, “Sociedades Contemporâneas: reflexividade e acção” , Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 7. | Nogueira, C.; Saavedra, L..  2001. "Educar para uma cidadania activa: (re)pensar o papel dos professores", Trabalho apresentado em  VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, In Actas VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 8. | Saavedra, L..  1997. "Assistentes Sociais, Engenheiras e Taxistas: Uma Análise dos Estereótipos do Género", Trabalho apresentado em Revista de Educação, In Actas Revista de Educação, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 9. | Saavedra, L.; Barros, A. M.  1996. "Elas Preferem as Bonecas, Eles os Carros: Desenvolvimento dos Estereótipos do Género", Trabalho apresentado em Psicologia: Teoria, Investigação e Prática, In Psicologia: Teoria, Investigação e Prática, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 10. | Almeida, L. S; Saavedra, L. &. P. D.  1984. "Serviços de Psicologia: Algumas Experiências do Ensino Particular", Trabalho apresentado em III Encontro do Ensino Particular e Cooperativo, In Acas do III Encontro do Ensino Particular e Cooperativo, Carvalhos. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Relatório de investigação Technical report
 |  
                  
                     | 1. | Saavedra, L.; Taveira, M. C. &. R. P. Classe social no feminino: percursos e (co)incidências,2004. |  
 
 
 
                  											Indicadores de produção
                  											 (Production indicators) 
               
                  
                     | Produção científica Scientific production
 |  
                     | Produção técnica Technical production
 |  
 
                     
                        | Produção científica Scientific production
 | 50 |  
 
                     
                        | Livros e capítulos Books and book chapters
 | 8 |  
                     
                        | Livros publicados ou organizados Published or organized books
 | 1 |  
                     
                        | Capítulos de livros publicados Published book chapters
 | 7 |  
                     
                        | Artigos científicos em revistas Papers in periodics
 | 32 |  
                     
                        | Com arbitragem científica With scientific refereeing
 | 27 |  
                     
                        | Sem arbitragem científica Without scientific refereeing
 | 5 |  
                     
                        | Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings
 | 10 |  
                     
                        | Sem arbitragem científica Without scientific refereeing
 | 10 |  
 
                     
                        | Produção técnica Technical production
 | 1 |  
 
                     
                        | Outros tipos de produção técnica Other technical production
 | 1 |  
               
                  | Visualizações do curriculum [
                     												8357
                     												] |  
               
                  | Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
                     											em
                     											23-03-2019
                     											às
                     											21:54:46 |  
                  | Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |  |