Curriculum Vitae

Joaquim João Casimiro Gronita

Data da última atualização »Last update : 20/07/2018


Joaquim João Casimiro Gronita - Licenciado em Psicologia pelo ISPA - IU, Mestre em Comunicação em Saúde e Doutorado em Psicologia, especialidade Psicologia Clínica e da Saúde, na Universidade Aberta. Titulo de Especialista em Psicologia pelo Instituto Politécnico de Setúbal em 2013. Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses: título de Especialista em Psicologia da Educação, em Psicologia Clínica e da Saúde, em Intervenção Precoce e em Necessidades Educativas Especiais. Formação em Terapia Familiar Sistémica, na Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. Psicólogo na Cercizimbra de 1990 até 2010, onde implementou o Serviço Técnico de Intervenção Precoce (STIP), que coordenou durante 9 anos. Colaborou com diferentes estabelecimentos de ensino superior tanto na formação inicial como em pós-graduações. Atualmente, Professor Auxiliar Convidado na Universidade Aberta e Professor Adjunto Convidado na Escola Superior de Saúde, do IPS. Publicou 2 artigos em revistas especializadas e 13 trabalhos em actas de eventos, possui 2 capítulos de livros e 5 livros publicados. Possui 92 itens de produção técnica. Participou em 24 eventos em Portugal. Recebeu 2 prémios e/ou homenagens. Nas suas actividades profissionais interagiu com 56 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: Deficiência, Intervenção Precoce, Família, Inclusão, Criança, Desenvolvimento, Más Notícias, Qualidade, Desenvolvimento Comunitário e Comunicação em Saúde. Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses: título de Especialista em Psicologia da Educação, em Psicologia Clínica e da Saúde, em Intervenção Precoce e em Necessidades Educativas Especiais.. É Vice-Coordenador Científico do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=7337491755142532


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Joaquim João Casimiro Gronita
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Gronita, Joaquim
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Outras Ciências Sociais.
Endereço profissional
Professional address
Universidade Aberta
Departamento de Ciências Sociais e de Gestão
Rua da Escola Politécnica, 141
Lisboa
1290-016 Lisboa
Portugal
Telefone: (+351)213916300
Correio electrónico: Joaquim.Gronita@uab.pt
Homepage: http://www2.uab.pt/departamentos/DCSG/detaildocente.php?doc=61
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2007-2015 Doutoramento
Phd
Doutoramento em Psicologia - Especialidade Clínica e da Saúde (5 anos » years) .
Universidade Aberta, Portugal.

2013 Provas Públicas Equivalentes ao Doutoramento
Public evaluation equivalent to Phd
Titulo de Especialista em Psicologia.
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal.

1999-2004 Mestrado
Master degree
Comunicação em Saúde (2 anos » years) .
Universidade Aberta, Portugal.

1984-1993 Licenciatura
Licentiate degree
Psicologia Clínica (5 anos » years) .
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2015-2016 Curso de curta duração
Short course
Curso Metodologia Spiral.
Cemntro para a CIdadania Ativa, Portugal.

2015-2015 Curso de curta duração
Short course
Curso MOOCs - Massive Open Online Courses. Fundamentos e Práticas.
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal.

2012-2012 Curso de curta duração
Short course
Curso completo de N Vivo - análise de conteúdo assistida por computador.
Universidade de Aveiro, Portugal.

2009-2009 Curso de curta duração
Short course
Curso de Formação de Docentes em E-learning .
Universidade Aberta, Portugal.

2008-2008 Curso de curta duração
Short course
Curso de Formação de Tutores em E-learning da Universidade Aberta .
Universidade Aberta, Portugal.

2007-2007 Curso de curta duração
Short course
Curso a distancia de Formação de Professores na Utilização do Moodle.
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

1994-2005 Outros
Others
Curso de Terapia Familiar Sistémica.
Sociedade Portuguesa de Terapia Familair, Portugal.

1999-2000 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Comunicação em Saúde.
Universidade Aberta, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Instituto Politécnico de Setúbal
Out/2015-Actual Professor Adjunto
Nov/2014-Set/2015 Professor Adjunto
Nov/2013-Out/2014 Professor Adjunto
Set/2013-Out/2013 Assistente 1º triénio
Set/2010-Ago/2013 Professor Adjunto
Set/2009-Ago/2010 Professor Adjunto

Universidade Aberta
Out/2016-Actual Professor Auxiliar
Mar/2016-Ago/2016 Professor Auxiliar
Set/2015-Fev/2016 Professor Auxiliar
Jun/2015-Jul/2015 Investigador Principal
Set/2010-Mar/2015 Assistente
Set/2009-Ago/2010 Assistente
Set/2006-Ago/2009 Assistente

Clínica Saúdemar
Nov/2014-Actual Outra Situação
Jun/1996-Ago/2010 Outra Situação

Cooperativa TorreGuía
Out/2005-Set/2008 Investigador Principal

Escola Superior de Saúde do Alcoitão
Set/2005-Ago/2007 Professor Adjunto

Instituto Politécnico de Portalegre
Set/1999-Jul/2006 Outra Situação

Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo
Mar/2001-Fev/2003 Técnico Superior 2ª Classe

ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Set/2001-Jan/2002 Outra Situação

Cercizimbra
Mar/2003-Fev/2010 Outra Situação
Jun/1990-Fev/2001 Outra Situação





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Instituto Politécnico de Setúbal
Out/2016-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


Saúde, Cultura e Desenvolvimento


Intervenção Precoce


Out/2015-Set/2016
Linhas de investigação»Research fields:


Saúde, Cultura e Desenvolvimento


Intervenção Precoce na Infância


Nov/2014-Set/2015
Linhas de investigação»Research fields:


Saúde, Cultura e Desenvolvimento


Intervenção Precoce


Nov/2013-Out/2014
Linhas de investigação»Research fields:


Saúde, Cultura e Desenvolvimento


Intervenção Precoce


Set/2013-Out/2013
Linhas de investigação»Research fields:


Saúde, Cultura e Desenvolvimento


Intervenção Precoce


Set/2010-Ago/2013
Linhas de investigação»Research fields:


Saúde, Cultura e Desenvolvimento


Intervenção Precoce


Set/2009-Ago/2010
Linhas de investigação»Research fields:


Saúde, Cultura e Desenvolvimento


Universidade Aberta
Out/2016-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


Saúde, Cultura e Desenvolvimento


Intervenção Precoce


Mar/2016-Ago/2016
Linhas de investigação»Research fields:


Saúde, Cultura e Desenvolvimento


Intervenção Precoce


Set/2015-Fev/2016
Linhas de investigação»Research fields:


Saúde, cultura e Desenvolvimento


Intervenção Precoce


Set/2010-Mar/2015 Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais
Linhas de investigação»Research fields:


Saúde, Cultura e Desenvolvimento


Intervenção Precoce


Mar/2007-Ago/2009 Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais
Linhas de investigação»Research fields:


Intervenção Precoce na Infância


Saúde, Cultura e Desenvolvimento






Atividades de Ensino (Teaching activities)
Instituto Politécnico de Setúbal
Out/2016-Actual
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Experiência e Reflexão I(Docente)
  • Experiência e Reflexão II(Docente)
  • Experiência e Reflexão III(Regente)
  • Experiência e Reflexão V(Docente)
  • Experiência e Reflexão VII(Regente)
  • Psicologia II(Regente)
  • Opção V - Intevenção Precoce na Infância (Regente)
  • Terapia da Fala e Organizações II(Regente)
  • Enfermagem VII(Docente)


Out/2015-Set/2016
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Experiência e Reflexão I(Docente)
  • Experiência e Reflexão II(Docente)
  • Experiência e Reflexão III(Regente)
  • Experiência e Reflexão V(Docente)
  • Experiência e Reflexão VII(Regente)
  • Psicologia II(Regente)
  • Opção V- Intervenção Precoce na Infância(Regente)
  • Terapia da Fala e Organizações I(Regente)
  • Terapia da Fala e Organizações II(Regente)
  • Enfermagem VII(Docente)
  • Comunicação em Saúde(Docente)


Nov/2014-Set/2015
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Experiência e Reflexão I(Docente)
  • Experiência e Reflexão II(Docente)
  • Experiência e Reflexão III(Docente)
  • Experiência e Reflexão V(Docente)
  • Experiência e Reflexão VII(Docente)
  • Psicologia II(Regente)
  • Opção IV - Construção Social da Diferença(Docente)
  • Opção V - Intervenção Precoce na Infância(Docente)
  • Terapia da Fala e Organizações I (Regente)
  • Terapia da Fala e Organizações II(Regente)
  • Enfermagem VII(Docente)


Nov/2013-Out/2014
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Experiência e Reflexão I(Docente)
  • Experiência e Reflexão II(Docente)
  • Experiência e Reflexão III(Docente)
  • Experiência e Reflexão IV(Docente)
  • Experiência e Reflexão V(Docente)
  • Experiência e Reflexão VII(Docente)
  • Psicologia I(Docente)
  • Psicologia II(Regente)
  • Opção IV - COnstrução Social da Diferença(Docente)
  • Opção V - Intervenção Precoce na Infância(Docente)
  • Terapia da Fala e Organizações II(Regente)
  • Enfermagem VII(Docente)
  • Psicossociologia da Saúde(Regente)
  • Saúde e Sociedade _LAIS(Docente)
  • Saúde e Sociedade _ LEB(Docente)
  • Comunicação em Saúde(Regente)


Set/2013-Out/2013
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Experiência e Reflexão I(Docente)
  • Experiência e Reflexão V(Docente)
  • Psicologia I(Docente)
  • Psicologia II(Docente)


Set/2012-Ago/2013
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Experiência e Reflexão(Docente)
  • Experiência e Reflexão II(Docente)
  • Experiência e Reflexão V(Docente)
  • Experiência e Reflexão III(Docente)
  • Experiência e Reflexão IV(Docente)
  • Experiência e Reflexão VII(Docente)
  • Psicologia I(Regente)
  • Psicologia II(Regente)
  • Terapia da Fala e Organizações I(Regente)
  • Terapia da Fala e Organizações II(Regente)
  • Psicossociologia da Saúde(Regente)
  • Enfermagem VII(Docente)
  • Saúde e Sociedade - LAIS(Docente)
  • Opção - Intervenção Precoce na Infância(Docente)
  • Opção - Construção Social e Intervenção na Diferença(Docente)
  • Comunicação em Saúde(Regente)
  • Saúde e Sociedade - LEB(Docente)


Set/2011-Ago/2012
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Experiência e Reflexão I (Docente)
  • Experiência e Reflexão I I(Docente)
  • Experiência e Reflexão I II(Docente)
  • Experiência e Reflexão I V(Docente)
  • Experiência e Reflexão VII (Docente)
  • Psicologia I(Regente)
  • Psicologia II(Regente)
  • Terapia da Fala e Organizações I(Regente)
  • Terapia da Fala e Organizações II(Regente)
  • Psicossociologia da Saúde(Regente)
  • Opção -Trabalho de Equipa(Docente)
  • Enfermagem VII(Docente)
  • Saúde e Sociedade(Docente)
  • Opção Intervenção Precoce na Infância(Docente)
  • Opção - Construção Social e Intervenção na Diferença(Docente)
  • Comunicação em Saúde (Regente)
  • Enfermagem VII(Docente)
  • Saúde e Sociedade - LAIS _ (Docente)
  • Saúde e Sociedade - LEB(Docente)


Set/2010-Ago/2011
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Experiência e Reflexão I(Docente)
  • Experiência e Reflexão II(Docente)
  • Experiência e Reflexão III(Docente)
  • Experiência e Reflexão IV(Docente)
  • Psicologia I(Regente)
  • Psicologia II(Regente)
  • Terapia da Fala e Organizações II(Regente)
  • Psicossociologia da Saúde(Regente)
  • Comunicação em Saúde(Regente)
  • Opção - Intervenção Precoce na Infância(Docente)
  • Opção - Trabalho de Equipa(Docente)
  • Opção - Construção Social e Intervenção na Diferença(Docente)
  • Experiência e Reflexão VII(Docente)
  • Terapia da Fala e Organizações I(Regente)
  • Ecologia da comunicação no Contexto Escolar(Docente)
  • Enfermagem VII(Docente)
  • Saúde e Sociedade - LAIS(Docente)
  • Saúde e Sociedade - LEB(Docente)


Set/2009-Ago/2010
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Experiência e Reflexão I(Docente)
  • Experiência e Reflexão II(Docente)
  • Experiência e Reflexão III(Docente)
  • Experiência e Reflexão IV(Docente)
  • Psicologia II(Regente)
  • Terapia da Fala e Organizações II(Regente)
  • Opção - Intervenção Precoce na Infância(Docente)
  • Opção - Trabalho de Equipa(Docente)


Universidade Aberta
Out/2016-Actual
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia Geral(Regente)
  • Psicologia da Família(Regente)
  • Noções de Psicopatologia(Regente)
  • Psicologia Comunitária(Regente)
  • Psicologia Social(Regente)
  • Comunicação Intercultural(Regente)


Mar/2016-Ago/2016
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia Intercultural(Regente)


Set/2015-Fev/2016
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia Geral(Regente)
  • Psicologia da Família(Regente)


Set/2014-Fev/2015
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia Geral(Regente)


Set/2013-Ago/2014
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Intervenção Social com Grupos(Regente)
  • Psicologia Geral(Regente)


Set/2012-Ago/2013
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia Social(Regente)
  • Psicologia Geral(Regente)


Set/2011-Ago/2012
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia Geral (Regente)
  • Psicologia Social(Regente)


Set/2010-Ago/2011
Curso»Academic program: Ciências Sociais

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia Geral(Regente)
  • Psicologia da Família
  • Psicologia Social(Regente)


Set/2009-Ago/2010
Curso»Academic program: Ciências Sociais

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia da Família(Regente)
  • Psicologia Geral(Regente)
  • Psicologia Social Aplicada(Regente)
  • Acção Social na Área da Deficiência


Set/2007-Ago/2009
Curso»Academic program: Ciências Sociais

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia Social(Regente)
  • Acção Social na Área da Deficiência(Regente)
  • Acção Social na Área da Gerontologia


Set/2006-Ago/2007
Curso»Academic program: Ciências Sociais

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Introdução à Educação Sexual(Regente)
  • Acção Social na Área da Deficiência(Regente)
  • Psicologia Social






Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)


Instituto Politécnico de Setúbal
Mai/2014-Out/2014
Conselheiro no Conselho Tecnico-Científico




Cercizimbra
Jul/1990-Out/2000
Membro do Conselho Pedagógico da Cercizimbra






Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)


Cooperativa TorreGuía
Set/2000-Abr/2008
- Vogal da Direção da Coooperativa TorreGuía




Cercizimbra
Set/1993-Ago/2004
- Vogal da Direção da Cercizimbra






Atividades de Serviços técnicos especializados (Specialized technical services activities)
Instituto Politécnico de Setúbal
Mar/2011-Actual
Serviço realizado»Executed service:

Supervisão Supervisão da Equipa Local de Intervenção Precoce da Moita (ELI), equipa do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI)


Clínica Saúdemar
Nov/2014-Actual
Serviço realizado»Executed service:

Psicólogo e Terapeuta Familiar


Jun/1996-Ago/2010
Serviço realizado»Executed service:

Psicologo e Terapeuta Familiar






Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)


Cercizimbra
Abr/2003-Ago/2004
Atividade realizada»Activity:

Coordenador do Serviço Técnico de Intervenção Precoce da Cercizimbra


Jun/1993-Mar/2001
Atividade realizada»Activity:

Coordenador do Serviço Técnico de Intervenção Precoce da Cercizmbra


Set/1995-Set/1998
Atividade realizada»Activity:

Membro da Comissão de Proteção de Menores






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Saúde, Cultura e Desenvolvimento
2. Saúde, Cultura e Desenvolvimento
3. Intervenção Precoce
4. Saúde, Cultura e Desenvolvimento
5. Intervenção Precoce
6. Saúde, Cultura e Desenvolvimento
7. Intervenção Precoce
8. Saúde, Cultura e Desenvolvimento
9. Intervenção Precoce
10. Saúde, Cultura e Desenvolvimento
11. Intervenção Precoce na Infância
12. Saúde, Cultura e Desenvolvimento
13. Intervenção Precoce
14. Intervenção Precoce na Infância
15. Saúde, Cultura e Desenvolvimento
16. Saúde, Cultura e Desenvolvimento
17. Intervenção Precoce
18. Saúde, cultura e Desenvolvimento
19. Intervenção Precoce
20. Saúde, Cultura e Desenvolvimento
21. Intervenção Precoce
22. Saúde, Cultura e Desenvolvimento
23. Intervenção Precoce




Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Espanhol (Razoavelmente), Francês (Bem), Inglês (Bem).
Fala
Speaking
Espanhol (Pouco), Francês (Bem), Inglês (Razoavelmente).

Reading
Espanhol (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem).
Escreve
Writing
Espanhol (Pouco), Francês (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2014 Medalha de Mérito Académico do Título de Especialista, Instituto Politécnico de Setúbal.
2016 Medalha de Mérito Académico Grau de Doutor, Instituto Politécnico de Setúbal.




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Associação Portuguesa de Psicologia, Membro.
Actual Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, Membro.
Actual International Society on Early Intervention, Membro.
Actual EURLYAID - E.A.E.C.I. - European Association on Early Childhood Intervention , Membro.
Actual Associação Nacional de Intervenção Precoce, Membro.
Fev/2010 - Actual Ordem dos Psicólogos , Membro.
Cédula Profissional nº 5079 Título de Especialista em Educação, em 17 de julho de 2016; Título de Especialista em Clinica e Saúde, em 4 de agosto de 2016; Título de Especialista em Intervenção Precoce, em 16 de dezembro de 2016; Título de Especialista em Necessidades Educativas Especiais, em 16 de dezembro de 2016.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Gronita, Joaquim; Pimentel, Júlia; Matos, C.; Bernardo, A. C; Marques, J.. 2012. E quando atendemos crianças... diferentes. Como podem os profissionais orientar as famílias com criança com deficiência. ed. 2. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
2. Gronita, J.; Matos, C.; Pimentel, J.S.; Bernardo, A. C; Marques, J.. 2011. Crianças Diferentes - Intervenção Precoce: o processo de construção de boas práticas - relatório final. ed. 1. Lisboa : Fundação Calouste Gulbenkian.
3. Pimentel, J.S.; Gronita, J.; Matos, C.; Bernardo, A. C; Marques, J.. 2010. E quando atendemos crianças diferentes: como podem os profissionais orientar as famílias com crianças com deficiência. ed. 1. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
4. Gronita, J.; Pimentel, J.S.; Matos, C.; Bernardo, A. C; Marques, J.. 2009. Os nossos filhos são diferentes: como podem os pais lidar com uma criança com deficiência. ed. 1. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
5. Gronita, Joaquim. 2008. O Anúncio da Deficiência da Criança e suas Implicações Familiares e Psicológicas. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-8051-09-7. Lisboa: Instituto nacional para a Reabilitação, IP.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Gronita, Joaquim. 2016. Testemunho.  In 40 anos Cercizimbra. Apontamentos de um percurso, ed. Cercizimbra, 40 - 47. ISBN: 978-989-8804-04-4. Sesimbra: Cercizimbra.
2. Gronita, Joaquim. 2012. Intervenção Precoce na Infância enquanto processo de Inclusão e de Desenvolvimento..  In Família, Educação e Desenvolvimento no séc. XXI: Olhares Interdisciplinares, ed. Instituto Politécnico de Portalegre – Escola Superior de Educação: Portalegre, 83 - 90. ISBN: 978-989-96701-3-6. Portalegre: Instituto Politécnico de Portalegre – Escola Superior de Educação: Portalegre.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Gronita, Joaquim. 2008. "O anúncio da Deficiência da Criança e suas Implicações Familiares e Psicológicas", INFAD Revista de Psicologia  3, 1: 63 - 72.
2. Gronita, Joaquim; Bernardo, Ana; Marques, Joana; Matos, Cátia. 2008. "Relações Interpessoais em Famílias com Crianças Pequenas. Práticas em Intervenção Precoce", INFAD Revista de Psicologia 3, 1: 43 - 54.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Germano, Helena; Gronita, Joaquim. 2016. "EXPERIENCE EXPERIENCE AND REFLECTION: CURRICULUM UNITS TO DEVELOP GENERIC SKILLS IN SPEECH AND LANGUAGE THERAPY STUDENTS", Trabalho apresentado em ICERI, In ICERI2016 Proceedings, Sevilla.
2. Andrade, Cláudia; Caria, Helena; O'Neill, Henrique; Gronita, Joaquim; Martins, Lurdes; Argüello, Patricia; Alcântara, Pedro; Postolache, Octavian; Madeira, Rui M. N. G. 2015. "COmpaSS: Assessing the benefits of multi-sensory and cognitive stimulation in the quality of life of elderly people", Trabalho apresentado em Conferência Envelhecimento - Pensar o Futuro Hoje, In Resumos de Envelhecimento - Pensar o Futuro Hoje, Lisboa.
3. Andrade, Cláudia; Caria, Helena; O'Neill, Henrique; Gronita, Joaquim; Martins, Lurdes; Arguello, Patricia; Alcântara, Pedro; Postolache, Octavian; Madeira, Rui M. N. G. 2015. "COmpaSS : Assessing the Benefits of Multi-Sensory and Cognitive Stimulation in the Quality of Life of Elderly People", Trabalho apresentado em Conferência Evelhecimento - Pensar o Futuro Hoje, In Resumos de Evelhecimento - Pensar o Futuro Hoje, Lisboa.
4. Gronita, Joaquim; Bernardo, Ana; Pimentel, Júlia; Marques, Joana; Matos, Cátia. 2009. "A Comunidade e o Processo de Construção de Práticas Inclusivas no Âmbito da Intervenção Precoce", Trabalho apresentado em International Conference Changing Practices in Inclusive Schools, In Livro de Actas da “International Conference Changing Practices in Inclusive Schools” – IRIS Conference, Évora.
5. Pimentel, Júlia; Gronita, Joaquim; Bernardo, Ana; Matos, Cátia; Marques, Joana. 2009. "A Avaliação de um programa de Intervenção Precoce: Contributo para a Melhoria das Práticas Inclusivas", Trabalho apresentado em International Conference Changing Practices in Inclusive Schools, In Livro de Actas da “International Conference Changing Practices in Inclusive Schools” – IRIS Conference, Évora.
6. Matos, Cátia; Gronita, Joaquim; Pimentel, Júlia; Bernardo, Ana; Marques, Joana. 2009. "A Percepção das Famílias no Processo de Construção de Práticas Inclusivas no Âmbito da Intervenção Precoce", Trabalho apresentado em International Conference Changing Practices in Inclusive Schools, In Livro de Actas da “International Conference Changing Practices in Inclusive Schools” – IRIS Conference, Évora.
7. Gronita, J.; Bernardo, A. C; Pimentel, J.S.; Matos, C.; Marques, J.. 2009. "A comunidade e o processo de construção de práticas inclusivas no âmbito da Intervenção Precoce", Trabalho apresentado em International IRIS Conference - Changing Practices around the World, In Proceedings of the International IRIS Conference - Changing Practices around the World , Évora.
8. Matos, C.; Gronita, J.; Bernardo, A. C; Marques, J.; Pimentel, J.S.. 2009. "A percepção das famílias no processo de construção de práticas inclusivas no âmbito da Intervenção Precoce", Trabalho apresentado em International IRIS Conference - Changing Practices around the World, In Proceedings of the International IRIS Conference - Changing Practices around the World, Évora.
9. Pimentel, J.S.; Gronita, J.; Bernardo, A. C; Matos, C.; Marques, J.. 2009. "A avaliação de um programa de Intervenção Precoce: contributo para a melhoria das práticas inclusivas", Trabalho apresentado em International IRIS Conference - Changing Practices around the World. , In Proceedings of the International IRIS Conference - Changing Practices around the World., Évora.
10. Gronita, Joaquim; Pimentel, Júlia. 2008. "Enhancing the Quality of Early Intervention: The Role of Program evaluation and Family participation", Trabalho apresentado em II Internaional Conference on Special Education, In Book of Abstracts, II Internaional Conference on Special Education, Marmaris.
11. Gronita, Joaquim; Bernardo, Ana; Marques, Joana; Matos, Cátia. 2006. "O Processo de construção de Boas Práticas em Intervenção Precoce", Trabalho apresentado em VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Actas do VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Évora.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Gronita, Joaquim. 2008. "O anúncio da deficiência da criança e suas implicações familiares e psicológicas", Internacional Journal of Developmental and Educational Psychology 3, 1: 63 - 72.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Cerqueira, Andreia F. F. G. G; Arguello, Patrícia; Bonança, Irís; Soares, Célia; Silva, Madalena; Gronita, Joaquim. 2013. "Resultados de uma Rede de Excelência entre a Escola e a Comunidade - Ouvindo os Idosos", Trabalho apresentado em Conferência Internacional sobre Enfermagem Geriátrica, In Livro de Comunicações e Posters da Conferência Internacional sobre Enfermagem Geriátrica 2013, Lisboa.
2. Gronita, Joaquim. 1996. "Intervention Précoce et Perpective Écologique: le role de la Communauté", Trabalho apresentado em Le Polyhandicap et les handicaps de très grande Dépendences, In ANCE-Bulletin, Luxemburgo.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Gronita, Joaquim; Vitorino, Paula. 1998. "Um Serviço de Intervenção Precoce". Coimbra: ANIP.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Gronita, Joaquim; Ramos, Natália. O anúncio da deficiência da criança: competências profissionais requeridas pelas famílias,2016 (Congresso).
2. Germano, Helena; Gronita, Joaquim. Experiência e Reflexão e o desenvolvimento de competências transversais. Perceção dos estudantes.,CNAppes.16 - Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior,Lisboa,2016 (Comunicação).
3. Germano, Helena; Gronita, Joaquim. Experiência e reflexão e o desenvolvimento de competências transversais. Perceção dos estudantes,2016 (Comunicação).
4. Germano, Helena; Gronita, Joaquim. Experience and reflection: curriculum units to develop generic skills in speech and language therapy students,ICERI2016: 9th annual International Conference of Education, Research and Innovation,Sevilla,2016 (Comunicação).
5. Gronita, Joaquim. Paradigmas e Práticas em Intervenção Precoce na Infância,2015 (Congresso).
6. Gronita, Joaquim. O anúncio da deficiência da criança e suas implicações familiares e psicológicas,2015 (Comunicação).
7. Silva, M G.; Soares, Célia; Bonança, Íris; Argüello, Patricia; Gronita, Joaquim; Cerqueira, Andreia; Colaço, Gabriela; Marques, António. Are Social representations of positive ageing really effective? The aging process through the eyes of elderly people,2014 (Comunicação).
8. Silva, Madalena G.; Soares, Célia; Gronita, Joaquim; Marques, António M. Are social representations of positive ageing really effective? The aging process through the eyes of elderly people,International Conference: Care, Health and Well-being: the views of older people,Faro,2014 (Comunicação).
9. Gronita, Joaquim. Intervenção Precoce na Infância e Terapia da Fala,2014 (Comunicação).
10. Argüello,Marta Patricia A; Cerqueira, Andreia; Marques, Antonio M; Soares, Celia; Colaço, Gabriela; Bonança, Iris; Gronita, Joaquim; Silva, Madalena. Ouvindo os Idosos: Resultados de uma Rede de Excelência entre a Escola e a Comunidade. ,Conferência Internacional de Enfermagem Geriátrica 2013,Lisboa,2014 (Poster).
11. Bonança, Íris; Argüello, Patricia; Cerqueira, Andreia; Silva, M G.; Soares, Célia; Colaço, Gabriela; Gronita, Joaquim; Marques, António. Formação Multiprofissional: aprendizagem em contexto e tempo reais,2013 (Seminário).
12. Gronita, Joaquim. Análise de modelos organizativos de intervenção precoce em Portugal. Contributo para a “excelência” em intervenção precoce,2013 (Seminário).
13. Bonança, Irís; Arguello, Patrícia; Cerqueira, Andreia F. F. G. G; Silva, Madalena; Gronita, Joaquim; Soares, Célia; Colaço, Gabriela; Marques, António. Formação Multiprofissional: Aprendizagem em Contexto e Tempos Reais,Seminário de Investigação entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento (II): olhares para uma realidade,Setúbal,2013 (Comunicação).
14. Bonança, Íris G; Soares, Célia; Arguello, Patrícia; Cerqueira, Andreia; Colaço, Gabriela; Marques, António M; Gronita, Joaquim; Silva, Madalena. Inter-professional education: real time/real life learning,2013 (Conferência ou palestra).
15. Argüello,Marta Patricia A; Marques, Antonio M; Soares, Celia; Colaço, Gabriela; Bonança, Iris; Gronita, Joaquim; Silva, Madalena; Cerqueira, Andreia. Inter-Professional Education: Real Time/Real Life Learning,6th Internacional Conference of Education, Research and Innovation,Sevilha,2013 (Comunicação).
16. Argüello,Marta Patricia A; Cerqueira, Andreia; Soares, Celia; Colaço, Gabriela; Bonança, Iris; Gronita, Joaquim; Silva, Madalena. Resultados de uma Rede de Excelência entre a Escola e a Comunidade - Ouvindo os Idosos", Trabalho apresentado em Conferência Internacional sobre Enfermagem Geriátrica,Conferência Internacional sobre Enfermagem Geriátrica, In Livro de Comunicações e Posters da Conferência Internacional sobre Enfermagem Geriátrica 2013,Lisboa,2013 (Outra).
17. Soares, Célia; Argüello, Patricia; Bonança, Íris; Cerqueira, Andreia; Colaço, Gabriela; Silva, M G.; Gronita, Joaquim; Marques, António. ). Inter-professional education: real time/real life learning,2013 (Comunicação).
18. Gronita, Joaquim. Trabalho em Equipa,Almoço Falado,2013 (Comunicação).
19. Bonança, Íris G; Arguello, Patrícia; Cerqueira, Andreia; Soares, Célia; Gronita, Joaquim; Silva, Madalena; Marques, António M; Colaço, Gabriela. Formação Multiprofissional: aprendizagem em contexto e tempo reais.,2013 (Seminário).
20. Gronita, Joaquim. As famílias de crianças com Deficiência,I Congresso de Intervenção Precoce da Infância no Alentejo,Évora,2012 (Comunicação).
21. Gronita, Joaquim. Intervenção Precoce na Infância enquanto processo de Inclusão e de Desenvolvimento,I Congresso Internacional Família, Educação e Desenvolvimento no séc. XXI: Olhares interdisciplinares,Portalegre,2011 (Comunicação).
22. Gronita, Joaquim. Dialéctica da Intervenção Precoce na Infância e a Inclusão,Seminário Internacional Interculturalidade(s), Comunicação e Desenvolvimento: Dinâmicas de Educação, Saúde e Gestão,Loures,2011 (Comunicação).
23. Gronita, Joaquim. A ‘Excelência’ em intervenção precoce. Análise de diferentes modelos organizativos da intervenção precoce em Portugal,2011 (Seminário).
24. Gronita, Joaquim. E quando a criança é diferente? Como apoiar as famílias?,IX Encontro de Intervenção Precoce de Rio Maior: Intervenção Precoce. Missão: Família,Rio Maior,2011 (Comunicação).
25. Gronita, Joaquim. O Anúncio da Deficiência: Comunicação entre profissionais e famílias,II Jornadas Estímulopraxis: A Importância da Família no sucesso Terapêutico!,Lisboa,2010 (Comunicação).
26. Gronita, Joaquim. A tomada de consciência da diferença da criança. Como orientar as famílias?,Colóquio Internacional sobre Interculturalidade(s), Comunicação e Desenvolvimento: Dinâmicas de Educação, Saúde e Gestão,Loures,2010 (Comunicação).
27. Gronita, Joaquim. O Papel dos Pais,I Colóquio Internacional: A Força dos Pais,Lisboa,2010 (Comunicação).
28. Gronita, Joaquim. Comunicação entre profissionais e famílias: Quando a criança é diferente.,Conferência Internacional: Comunicação em Saúde - Políticas e Estratégias de Intervenção em Saúde,Lisboa,2010 (Comunicação).
29. Gronita, Joaquim. The Announcement of a Child’s Disability and Its Psychological and Family Implications,23rd Annual Conference of the European Health Psychology Society health ,Pisa,2009 (Poster).
30. Pimentel, J.S.; Gronita, J.; Bernardo, A. C; Matos, C.; Marques, J.. A avaliação de um programa de Intervenção Precoce: contributo para a melhoria das práticas inclusivas. . ,International Conference Changing Practices around the World,Évora,2009 (Poster).
31. Pimentel, J.S.; Gronita, J.; Bernardo, A. C; Matos, C.; Marques, J.. A avaliação de um programa de Intervenção Precoce: contributo para a melhoria das práticas inclusivas. . ,International Conference Changing Practices around the World,Évora,2009 (Poster).
32. Pimentel, Júlia; Gronita, Joaquim; Bernardo, Ana; Matos, Cátia; Marques, Joana. Evaluation OF AN Early Intervention Program: Contributes to the Promotion of Inclusive Practices,International Conference Changing Practices in Inclusive Schools,Évora,2009 (Poster).
33. Matos, Cátia; Gronita, Joaquim; Bernardo, Ana; Marques, Joana; Pimentel, Júlia. The Perception of Families in the Process of Building Inclusive Practices in Early Intervention,International Conference Changing Practices in Inclusive Schools,Évora,2009 (Poster).
34. Gronita, J.; Pimentel, J.S.; Bernardo, A. C; Matos, C.; Marques, J.. A comunidade e o processo de construção de práticas inclusivas no âmbito da Intervenção Precoce. ,International Conference Changing Practices around the World. Évora,,Évora,2009 (Comunicação).
35. Marques, J.; Gronita, J.; Bernardo, A. C; Matos, C.; Pimentel, J.S.. O estabelecimento de parcerias e redes no processo de construção de práticas inclusivas no âmbito da Intervenção Precoce. ,International Conference Changing Practices around the World. Évora, Portugal.,Évora,2009 (Poster).
36. Gronita, J.; Pimentel, J.S.; Bernardo, A. C; Matos, C.; Marques, J.. A comunidade e o processo de construção de práticas inclusivas no âmbito da Intervenção Precoce. ,International Conference Changing Practices around the World. Évora,,Évora,2009 (Comunicação).
37. Gronita, Joaquim. Intervenção Precoce – O processo de construção de boas práticas. Resultados do Projecto apoiado pela Fundação Gulbenkian, Conferência “Os Direitos das Pessoas com Deficiência e as Boas práticas em intervenção precoce”,Lisboa,2009 (Conferência ou palestra).
38. Marques, J.; Gronita, J.; Bernardo, A. C; Matos, C.; Pimentel, J.S.. O estabelecimento de parcerias e redes no processo de construção de práticas inclusivas no âmbito da Intervenção Precoce. ,International Conference Changing Practices around the World. Évora, Portugal.,Évora,2009 (Poster).
39. Matos, C.; Gronita, J.; Bernardo, A. C; Marques, J.; Pimentel, J.S.. A percepção das famílias no processo de construção de práticas inclusivas no âmbito da Intervenção Precoce., International Conference Changing Practices around the World. Évora, Portugal. ,Évora ,2009 (Poster).
40. Gronita, Joaquim. A Comunidade e o Processo de Construção de Práticas Inclusivas no Âmbito da Intervenção Precoce,International Conference Changing Practices in Inclusive Schools” – IRIS Conference,Évora,2009 (Comunicação).
41. Gronita, J.; Pimentel, J.S.. Promoting quality in Early Intervention: the role of families. ,2nd International Conference on Special Education,Turkey,2008 (Comunicação).
42. Gronita, Joaquim; Pimentel, Júlia. Enhancing the quality of early intervention: The role of program evaluation and family participation,II International Conference on Special Education ,Marmaris,2008 (Comunicação).
43. Gronita, J.; Pimentel, J.S.. Promoting quality in Early Intervention: the role of families. ,2nd International Conference on Special Education,Turkey,2008 (Comunicação).
44. Gronita, Joaquim. O Anúncio da Deficiência da Criança e suas Implicações Familiares e Psicológicas,XV Congresso Internacional INFAD, Psicologia e Relações Interpessoais no Ciclo de Vida,Évora,2008 (Comunicação).
45. Gronita, Joaquim. Comunicação em saúde em contexto clínico: o Anúncio da Deficiência da Criança,Seminário “Saúde, Comunicação e Desenvolvimento,Lisboa,2008 (Comunicação).
46. Gronita, Joaquim. As crianças e a igualdade de Oportunidades: Riscos múltiplos, Necessidades Especiais,Audição Parlamentar da Subcomissão para a Igualdade de Oportunidades, da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias,Lisboa,2007 (Outra).
47. Gronita, Joaquim. O Processo de construção de Boas Práticas ,Congresso Hispano-portugés de Intervención en los Transtornos del Desarrolo,Santiago de Compostela ,2006 (Congresso).
48. Gronita, Joaquim. O Anúncio da Deficiência,Seminário “Para Além da Deficiência”,Alcochete,2006 (Comunicação).
49. Gronita, Joaquim. O Processo de construção de Boas Práticas em Intervenção Precoce,VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Évora,2006 (Comunicação).
50. Gronita, Joaquim. Comunicação da Deficiência aos Pais,Seminário “Percursos...”,Oeiras,2005 (Comunicação).
51. Gronita, Joaquim. O Anúncio da Deficiência,I Encontro de Intervenção Precoce do Concelho de Sintra,Sintra,2004 (Comunicação).
52. Gronita, Joaquim. Ensino Especial: Legislação, enquadramento, continuidade e implicações no futuro,5ª Jornadas da Linha de Saúde Infantil,Oeiras,2004 (Comunicação).
53. Gronita, Joaquim. Os Deuses Devem de Estar Loucos,IV Jornadas da Rede Incluir,Seixal,2004 (Comunicação).
54. Gronita, Joaquim. Intervenção Precoce,VI Encontros de Educação: “Necessidades Educativas Especiais: Reflectir e Criar Oportunidades,Mação,2004 (Comunicação).
55. Rocha, Helena; Gronita, Joaquim. Práticas de Avaliação no Serviço Técnico de Intervenção Precoce,II Congresso Nacional de Intervenção Precoce - Avaliação em Intervenção Precoce,Coimbra,2003 (Congresso).
56. Gronita, Joaquim. Ética no trabalho com a deficiência,1º Encontro concelhio: A Deficiência, as famílias e os profissionais,Lousada,2003 (Comunicação).
57. Gronita, Joaquim. O que é a Intervenção Precoce?,1º Encontro de Intervenção Precoce da APPACDM de Setúbal,,Setúbal,2003 (Comunicação).
58. Gronita, Joaquim. Intervenção Precoce – Intervenção na Comunidade,Seminário “Um Olhar sobre a Intervenção Precoce”,Oeiras,2000 (Comunicação).
59. Gronita, Joaquim. Criança Hoje – Jovem Amanhã, no Virar do Milénio,Criança Hoje – Jovem Amanhã, no Virar do Milénio,Leiria,2000 (Seminário).
60. Gronita, Joaquim. Filosofia, Práticas e Futuro,Olhar a Diferença,Pombal,2000 (Comunicação).
61. Flores, Ana; Gronita, Joaquim. The use of Preschool Screening Tool Across Diverse Settings,15th Annual DEC International Early Childhood Conference on Children with Special Needs,Washington, DC,1999 (Comunicação).
62. Gronita, Joaquim. Um Serviço de Intervenção Precoce,Reunião Plenária de coordenação do Projecto Incluir,Seixal,1998 (Outra).
63. Gronita, Joaquim. Perspectivas de Intervenção Inclusiva,Portas Abertas à Diferença,Seixal,1998 (Comunicação).
64. Gronita, Joaquim. Passo a Passo,Caminhos para a Intervenção Precoce...Reflectindo,Sesimbra,1998 (Outra).
65. Gronita, Joaquim. Capacitando as Famílias,Crianças em Risco, que Projecto de Vida?,Setúbal,1998 (Seminário).
66. Gronita, Joaquim; Monteiro, Carmen. Da Intervenção Precoce à Idade Pré-escolar,Acessibilidades, o Caminho para a Integração,Vila do Conde,1997 (Seminário).
67. Gronita, Joaquim. Intervenção Precoce: A criança e a família,Desafios Éticos na Atendimento da Pessoa Com Deficiência Profunda,Lisboa,1996 (Comunicação).
68. Gronita, Joaquim. Intervention précoce et perspective écologique: le rôle de la communauté,Le Polyhandicap et les handicaps de très grande Dépendences,Luxemburgo,1996 (Comunicação).
69. Gronita, Joaquim. Intervenção Precoce: a Criança e sua Família,Conferência Europeia Desafios Éticos no atendimento da pessoa com Deficiência Profunda ,Lisboa,1996 (Conferência ou palestra).
70. Gronita, Joaquim. Serviço Técnico de Intervenção Precoce,Reabilitar – Integrar,Caldas da Rainha,1994 (Seminário).
71. Gronita, Joaquim. Unidade Integrada de Atendimento à Infância: Uma Realidade Desejável,Deficiência Mental e Famílias: Estruturas de Apoio na Europa Social,Lisboa,1993 (Seminário).
72. Gronita, Joaquim. A Unidade Integrada de Atendimento à Infância como um Centro de Recursos,II Encontro de Educação do Concelho de Sesimbra,Sesimbra,1993 (Comunicação).
73. Gronita, Joaquim. Projecto da Unidade Integrada de Atendimento à Infância da Cercizimbra,II Encontro de Educação 90 ,Barreiro,1991 (Comunicação).

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Gronita, Joaquim. Modalidades de Parceria – Família e respectiva estrutura, 2010 (Aperfeiçoamento), promovido por Fenacerci.
Duração: 7 horas. Local: Fenacerci, Cidade: Portimão, Tipo de participação: Docente.
2. Gronita, Joaquim. Modalidades de Parceria – Família e respectiva estrutura, 2009 (Aperfeiçoamento), promovido por Fenacerci.
Duração: 7 horas. Local: Lisboa, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
3. Gronita, Joaquim. Curso Inicial para Profissionais de Intervenção Precoce, 2005 (Outra), promovido por Organizações Não Governamentais do Distrito de Setúbal.
Duração: 3 dias. Local: Setúbal, Cidade: Setúbal, Tipo de participação: Organizador.
4. Gronita, Joaquim. De volta aos Primeiros Passos, 2004 (Outra), promovido por Fenacerci.
Duração: 4 dias. Local: Fenacerci, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Organizador.
5. Gronita, Joaquim. Primeiros Passos, 2001 (Outra), promovido por Fenacerci.
Duração: 4 dias. Local: Fenacerci, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Organizador.
6. Gronita, Joaquim. Intervenção Precoce, 1997 (Aperfeiçoamento), promovido por Centro Regional de Segurança Social do Porto .
Duração: 25 horas. Local: UADIP, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
7. Gronita, Joaquim. Intervenção Precoce, 1997 (Aperfeiçoamento), promovido por Cercilisboa.
Duração: 8 horas. Local: Cercilisboa, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.

Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico
Didactic and pedagogic material development
1. Gronita, Joaquim. Conceitos básicos e modelos teóricos aplicáveis à compreensão de predição dos comportamentos de saúde,2011. 
2. Gronita, Joaquim. Recomendações e Protocolos para o Anúncio de más notícias,2011. 
3. Gronita, Joaquim. O pai e as manifestações do bebé,2010. 
4. Gronita, Joaquim. Caderno de Apoio. Acção Social na Área da Deficiência,2010. 
5. Gronita, Joaquim. Caderno de Apoio. Psicologia da Família,2009. 

Organização de evento
Event organization
1. Cerqueira, Andreia F. F. G. G; Arguello, Patrícia; Silva, Madalena; Marques, António; Soares, Célia; Bonança, Irís; Gronita, Joaquim. Ouvindo os idosos 2015,2015 (Oficina / Organização).
Este ano a organização do evento ficou a cargo do curso de Enfermagem, representado pela Docente Andreia Ferreri Cerqueira em conjunto com a Prof. Patrícia Arguello. Comissão Organizadora (Andreia Ferreri Cerqueira, Irís Bonança, Joaquim Gronita, Madalena Silva, Célia Soares, Patrícia Arguello). .
2. Argüello,Marta Patricia A; Gronita, Joaquim. Ouvindo os Idosos (5.ª edição),2015 (Seminário).
3. Argüello,Marta Patricia A; Cerqueira, Andreia; Soares, Celia; Bonança, Iris; Gronita, Joaquim; Silva, Madalena. Ouvindo os Idosos 4ª Edicão,2014 (Seminário / Outra).
4. Silva, Madalena; Arguello, Patrícia; Cerqueira, Andreia F. F. G. G; Bonança, Irís; Gronita, Joaquim; Soares, Célia. Ouvindo os idosos 2014,2014 (Oficina / Organização).
Este ano a organização do evento ficou a cargo do curso de Fisioterapia, representado pela Docente Madalena Gomes da Silva em conjunto com a Prof. Patrícia Arguello. Comissão Organizadora (Andreia Ferreri Cerqueira, Irís Bonança, Joaquim Gronita, Madalena Silva, Célia Soares, Patrícia Arguello). .
5. Cerqueira, Andreia F. F. G. G; Bonança, Irís; Silva, Madalena; Gronita, Joaquim; Soares, Célia; Arguello, Patrícia. Ouvindo os Idosos 2013,2013 (Oficina / Organização).
Este ano a organização do evento ficou a cargo do curso de Terapia da Fala, representado pela Docente Irís Bonança em conjunto com a Prof. Patrícia Arguello. Comissão Organizadora (Andreia Ferreri Cerqueira, Irís Bonança, Joaquim Gronita, Madalena Silva, Célia Soares, Patrícia Arguello). .

6. Cerqueira, Andreia F. F. G. G; Bonança, Irís; Soares, Célia; Gronita, Joaquim; Silva, Madalena; Arguello, Patrícia. Ouvindo os idosos 2012,2012 (Oficina / Organização).
Em 2012, ano do Envelhecimento Ativo, a Escola Superior de Saúde em parceria com a Rede EnvelheSeres, deu continuidade ao projeto “Ouvindo os idosos”. O Workshop decorreu no dia 10 de Abril e estendeu-se a todos os departamentos da escola. Nele participaram estudantes e docentes dos cursos de licenciatura em Enfermagem, Fisioterapia e Terapia da Fala, pessoas idosas pertencentes a diversas instituições da Rede EnvelheSeres e alguns dos seus cuidadores formais. Este dia, aberto à comunidade, foi um dia de partilha e de colocar em comum sentimentos, necessidades e reflexões sobre o processo de envelhecer, tendo-se constituido num momento de aprendizagem para estudantes e num momento de partilha para as pessoas idosas. Teve como finalidade facilitar nos estudantes a compreensão das caraterísticas e das necessidades específicas das pessoas à medida que envelhecem bem como desenvolver/ otimizar competências comunicacionais. Este ano a organização do evento ficou a cargo do Departamento de Enfermagem, representado pela Docente Andreia Ferreri Cerqueira em conjunto com Prof. Patrícia Arguello Comissão Organizadora (Andreia Ferreri Cerqueira, Irís Bonança, Joaquim Gronita, Célia Soares, Gabriela Colaço, Patrícia Arguello).

Relatório de investigação
Technical report
1. Gronita, Joaquim; Bernardo, Ana; Marques, Joana; Matos, Cátia. Intervenção Precoce. O processo de construção de Boas Práticas,2011.





Dados Complementares (Additional data)


Participação em eventos
Event participation
Participação como Keynote Speaker
Participation as Keynote Speaker
1. Programa de formação - Grupo EnvelheSeres 2010 |Autonomia e Solidão nas pessoas idosas, 2010 (Workshop).
Nome do evento: Workshop - Grupo EnvelheSeres | Autonomia e solidão nas pessoas idosas; Nome da Instituição: Grupo EnvelheSeres; Cidade do evento: Setúbal / Cáritas, Setúbal.
Elemento dinamizador dos temas autonomia e solidão. público alvo: Pessoas mais velhas que integram o Grupo EnvelheSeres e cuidadores formais do grupo EnvelheSeres.
2. Programa de formação - Grupo EnvelheSeres 2010 |Autonomia e Solidão nas pessoas idosas, 2010 (Workshop).
Nome do evento: Workshop - Grupo EnvelheSeres | Autonomia e solidão nas pessoas idosas; Nome da Instituição: Grupo EnvelheSeres; Cidade do evento: Setúbal / Cáritas, Setúbal.
Elemento dinamizador dos temas autonomia e solidão. público alvo: Pessoas mais velhas que integram o Grupo EnvelheSeres e cuidadores formais do grupo EnvelheSeres.
3. Intervenção Precoce – o processo de construção de boas práticas. Resultados do projecto apoiado pela Fundação Gulbenkian, 2009 (Conferência).
Nome do evento: Os Direitos das Pessoas com Deficiência e as Boas Práticas em Intervenção Precoce; Nome da Instituição: Fundação Calouste Gulbenkian; Cidade do evento: Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian.

Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. I Congresso Internacional Família, Educação e Desenvolvimento no séc. XXI: Olhares interdisciplinares, 2011 (Congresso).
Nome do evento: I Congresso Internacional Família, Educação e Desenvolvimento no séc. XXI: Olhares interdisciplinares; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre e pelo Grupo de Investigação Saúde, Cultura e Desenvolvimento do Centro de Estudo das Migrações e das Relações Interculturais da Universidade Aberta; Cidade do evento: Portalegre / Portalegre.
2. Ciclo de Conferências sobre a Família , 2003 (Conferência).
Nome do evento: Ciclo de Conferências sobre a Família ; Nome da Instituição: Cooperativa TorreGuía; Cidade do evento: Cascais / Cascais.
3. Ciclo de Conferências Sobre a Diferença , 2002 (Conferência).
Nome do evento: Ciclo de Conferências Sobre a Diferença ; Nome da Instituição: Cooperativa TorreGuía; Cidade do evento: Cascais / Cascais.
4. Ciclo de Conferências Sobre a Família , 2002 (Conferência).
Nome do evento: Ciclo de Conferências Sobre a Família ; Nome da Instituição: Cooperativa TorreGuía; Cidade do evento: Cascais / Cascais.
5. Ciclo de Conferências Sobre a Infância , 2002 (Conferência).
Nome do evento: Ciclo de Conferências Sobre a Infância ; Nome da Instituição: Cooperativa TorreGuía; Cidade do evento: Cascais / Cascais.
6. Caminhos para a Intervenção Precoce...Reflectindo, 1998 (Encontro).
Nome do evento: Caminhos para a Intervenção Precoce...Reflectindo; Nome da Instituição: Cercizimbra; Cidade do evento: Sesimbra / Sesimbra.

Participação como Moderador
Participation as Chairman
1. Ciclo de Debates 2012 – Projetos de Intervenção Comunitária e Investigação, 2012 (Encontro).
Nome do evento: Ciclo de Debates 2012 – Projetos de Intervenção Comunitária e Investigação; Nome da Instituição: Escoal Superior de Saúde do IPS; Cidade do evento: Setúbal / Campus do IPS.
2. Método Vídeo Home Training, 2010 (Encontro).
Nome do evento: IV Encontro Intervenção Precoce; Nome da Instituição: Coração Delta; Cidade do evento: Campo Maior / Campo Maior.
3. Grupo Intervenção Precoce, 2004 (Workshop).
Nome do evento: IV Encontro Nacional das Cooperativas de Solidariedade Social “Partilhar para Crescer”; Nome da Instituição: Fenacerci; Cidade do evento: Nazaré / Nazaré.
4. Grupo Intervenção Precoce, 2000 (Workshop).
Nome do evento: IV Encontro Nacional das Cerci’s “Mais Presente, Melhor Futuro”; Nome da Instituição: Fenacerci; Cidade do evento: Peniche / Peniche.
5 Intervenção Precoce – Um Desafio, 2000 (Mesa-Redonda).
Nome da Instituição: II Jornadas Seixal Incluir – “Viver o Incluir”; Cidade do evento: Almada / Seixal.
6 3ª Sessão Plenária do Encontro , 1998 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: Caminhos para a Intervenção Precoce...Reflectindo ; Nome da Instituição: Cercizimbra; Cidade do evento: Sesimbra / Sesimbra.
7. Intervenção Precoce e respostas educativas, 1997 (Workshop).
Nome do evento: I Encontro Nacional das Cercis; Nome da Instituição: Fenacerci e Cerciag; Cidade do evento: Águeda / Auditório da Associação Industrial de Águeda.
8 Estimulação Precoce, 1996 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: Estimulação Precoce; Nome da Instituição: Câmara Municipal de Vila Franca de Xira ; Cidade do evento: Vila Franca de Xira / Vila Franca de Xira .
9 A importância da Educação Pré-escolar , 1995 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: III Encontro de Educação do concelho de Sesimbra; Nome da Instituição: amara Municipal de Sesimbra; Cidade do evento: Sesimbra / Sesimbra.

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. Ouvindo os Idosos, 2012 (Workshop).
Nome do evento: Ouvindo os Idosos; Nome da Instituição: Escola Superior de Saúde do IPS; Cidade do evento: Setúbal / Campus do IPS.
2. Infância, Deficiência & Violência, 2005 (Seminário).
Nome do evento: Infância, Deficiência & Violência; Nome da Instituição: Fenacerci; Cidade do evento: Lisboa / Fundação Calouste gulbenkian.
3. IV Encontro de Educação do concelho de Sesimbra, 1997 (Encontro).
Nome do evento: IV Encontro de Educação do concelho de Sesimbra; Nome da Instituição: Câmara Municipal de Sesimbra; Cidade do evento: Sesimbra / Sesimbra.
4. III Encontro de Educação do concelho de Sesimbra, 1995 (Encontro).
Nome do evento: III Encontro de Educação do concelho de Sesimbra; Nome da Instituição: Câmara Municipal de Sesimbra; Cidade do evento: Sesimbra / Sesimbra.
5. II Encontro de Educação do concelho de Sesimbra, 1993 (Encontro).
Nome do evento: II Encontro de Educação do concelho de Sesimbra; Nome da Instituição: Câmara Municipal de Sesimbra; Cidade do evento: Sesimbra / Sesimbra.
6. A comunidade e as Novas Estruturas de Apoio à Infância, 1991 (Encontro).
Nome do evento: A comunidade e as Novas Estruturas de Apoio à Infância; Nome da Instituição: Cercizimbra; Cidade do evento: Sesimbra / Hotel do Mar.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
24

Livros e capítulos
Books and book chapters
7
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
5
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
2
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
3
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
2
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
13
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
11
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
2
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
1

Total
Produção técnica
Technical production
92

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
92

Total
Dados complementares
(Additional data)
24

Participação em Eventos
Event participation
24


Outras informações relevantes
CONCURSOS ENSINO SUPERIOR 1999- Admitido ao Curso de Mestrado em Psicologia área de Especialização em Psicologia Pedagógica, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, no ano letivo de 1999/2000.
MINISTÉRIO DA SAÚDE 2000 – Admitido no Recrutamento de Técnicos Superiores de 2ª Classe Área de Psicologia, a fim de exercer atividade nos Centros de Saúde da Sub-Região de Saúde de Lisboa.
2003 - Admitido no estágio de especialidade da Carreira de Técnicos Superiores de Saúde, (aviso nº 18465/1998 - D.
R.
II série nº 273 de 25/11/1998) – Ramo Psicologia Clínica tendo sido nomeado e colocado no Centro Hospitalar de Coimbra, em 2 /12/2003, por despacho de 6/10/2003 do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde.
2006 - Admitido no estágio de especialidade da Carreira de Técnicos Superiores de Saúde, (aviso nº 18121/2000 - D.
R.
II série nº 298 de 28/12/2000, alterado pelo aviso nº 496/2001 - D.<br>R.<br> II série nº 10 de 12/01/2001) – Ramo Psicologia Clínica tendo sido nomeado e colocado na Maternidade Dr.
Alfredo da Costa, em 2 /11/2006, por despacho de 18/09/2006 do Senhor Secretário-Geral, por delegação de competências da Senhora Secretária de Estado Adjunta e da Saúde.


Visualizações do curriculum [ 2021 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 23-03-2019 às 21:45:27
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (8)
 Co-authors listed in Degóis