Resumo do trabalho – Externato Delfim Ferreira
Vídeo: Saber Porquê 2
A principal pergunta a ser respondida é “Porque é que o plasma do sabre de luz tem, de facto, um comprimento limitado?”.
O punho das espadas dos Jedi é composto por um tubo cilíndrico de metal, medindo entre 20 e 35 centímetros de comprimento. Os mecanismos que permitem o funcionamento do sabre de luz estão contidos neste tubo. O sabre de luz propriamente dito é feito de plasma puro emitido pelo punho, estando suspenso num campo magnético envolvente.
Altos níveis de energia são lançados para lentes e energizadores que a convertem em plasma (estado físico da matéria, semelhante ao gás, no qual uma parte das partículas se encontra ionizada). O plasma é seguidamente projetado por uma série de cristais de convergência, ou cristais de focalização. Após isto, é concentrado num feixe pelos cristais e, quando este raio atinge cerca de um metro, é curvado em direção a um anel fissural de carga negativa, ou seja, um pequeno anel magnético. Depois, é reenviado para a célula de energia por um supercondutor, completando o circuito. Isto impede que o tamanho dos sabres de luz seja ilimitado, podendo este variar, uma vez que se adapta às preferências e necessidades de cada Jedi. (Note-se que, na realidade, não podemos construir tal arma, uma vez que não é possível, para já, impedir o plasma de se propagar indefinidamente).
Concluindo, devido a todo um conjunto de processos e mecanismos, é possível que o plasma das espadas dos Jedi não se “espalhe” por toda a parte, fornecendo-lhe um tamanho limitado, compreendido entre 1,20 m e 1, 35 m.