Sinopse
À caça dos neutrinos
Grande Aula de Maria Ribeiro Gomes, física
- Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, Portimão
24 de Janeiro de 2013
- Escola Secundária Henriques Nogueira, Torres Vedras
23 de maio de 2013
Os neutrinos são partículas elementares resultantes de decaimentos radioativos ou reações nucleares, tais como as que ocorrem no Sol ou quando os raios cósmicos embatem em átomos. Cada um de nós é atravessado por cerca de 50×1012 neutrinos solares por segundo.
Os neutrinos têm uma interação fraca com a matéria e por isso não damos por eles, no entanto são fundamentais para a compreensão microscópica e cosmológica da Natureza. Os neutrinos são as partículas elementares mais misteriosas e difíceis de detectar. Até hoje, apenas se conseguiu dar um limite superior para a massa do neutrino e que é no máximo 250 000 vezes mais pequena do que a partícula elementar mais leve: o eletrão.
A determinação da massa do neutrino é por isso um desafio não só para os físicos como para os engenheiros. Nesta lição, falaremos sobre todas as ferramentas necessárias: da tabela periódica aos supercondutores passando pelos detetores a trabalharem a temperaturas perto do zero absoluto para conseguirem detetar o neutrino do eletrão. Pois afinal não nos podemos esquecer que até hoje só conseguimos medir e observar menos de 5% da massa-energia do Universo…
Grande aula na Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes. Duração: 1h 19′ 21”