| 
               
                  | Ana Luísa da Piedade Melro Blazer Gaspar Costa |  
                  |  | Data da última atualização
                        												»Last update
                        												:
                        												01/10/2018 |  
 
 Dados pessoais (Personal data)  
               
                  
                     | Nome completo Full name
 | Ana Luísa da Piedade Melro Blazer Gaspar Costa |  
                     | Nome em citações bibliográficas Quoting name
 | Costa, Ana Luísa |  
                     | Categoria profissional Position
 | Professor Adjunto |  
                     | Domínio científico de atuação Scientific domain
 | Humanidades-Línguas e Literaturas. Ciências Sociais-Ciências da Educação.
 
 |  
                  
                     | Sexo Gender
 | Feminino»Female |  
 
                  			Graus Académicos
                  			 (Academic Degrees) 
               
                  
                     | 2004-2010 | Doutoramento Phd
 |  
                     | Linguística, especialidade em Linguística Educacional
                        							(4 anos » years)
                        						. Universidade de Lisboa,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 1995-1996 | Licenciatura Licentiate degree
 |  
                     | LLM - Estudos Portugueses e Espanhóis, Ramo Formação Educacional
                        							(2 anos » years)
                        						. Universidade de Lisboa,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 1990-1994 | Licenciatura Licentiate degree
 |  
                     | Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Portugueses e Espanhóis
                        							(4 anos » years)
                        						. Universidade de Lisboa,
                        			Portugal.
 |  
 Formação complementar ( studies) 
               
                  
                     | 2012-2015 | Pós-Doutoramento Postdoctorate
 |  
                     | 2 anos » years.
                        						Universidade de Lisboa,
                        			Portugal. |  
                  
                     | 2002-2004 | Outros Others
 |  
                     | Linguística, especialização em Linguística Educacional. Universidade de Lisboa,
                        			Portugal.
 |  
 Vínculos profissionais
                  				 (Professional Positions) 
               
                  
                     | Instituto Politécnico de Setúbal |  
                  
                     | Jan/2015-Actual | Professor Adjunto |  
                  
                     | Centro de Linguística da Universidade de Lisboa |  
                  
                     | Fev/2015-Actual | Outra situação |  
                  
                     | Set/2012-Jan/2015 | Bolseiro |  
                  
                     | Jan/2011-Ago/2012 | Outra situação |  
                  
                     | Escola Secundária com 2.º e 3.º ciclos Lima de Freitas (Setúbal) |  
                  
                     | Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa |  
                  
                     | Set/2000-Ago/2007 | Assistente |  
                  
                     | Escola Básica 2,3 Hermenegildo Capelo (Palmela) |  
                  
                     | Set/1997-Set/2000 | contratado |  
                  
                     | Escola Secundária D. João de Castro (Lisboa) |  
                  
                     | Set/1995-Jan/1996 | contratado |  
 Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities) 
               
                  
                     | Instituto Politécnico de Setúbal |  
                  
                     | Centro de Linguística da Universidade de Lisboa |  
                  
                     | Escola Secundária com 2.º e 3.º ciclos Lima de Freitas (Setúbal) |  
 Atividades de Ensino (Teaching activities) 
               
                  
                     | Instituto Politécnico de Setúbal |  
                  
                     | Curso»Academic program: Mestrado em Educação Pré-Escolar Disciplinas lecionadas»Taught units:
 
 
                           Didática da Educação de Infância II(Docente)Didática do Português e das Expressões(Docente)Estágio em Educação de Infância II(Docente)Língua Portuguesa, Artes e Motricidade na Educação de Infância(Docente) |  
                  
                     | Curso»Academic program: Licenciatura em Educação Básica Disciplinas lecionadas»Taught units:
 
 
                           Introdução à Didática do Português(Regente)Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem(Regente) |  
                  
                     | Curso»Academic program: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico Disciplinas lecionadas»Taught units:
 
 
                           Didáticas Específicas do 1.º Ciclo I(Docente)Didática da Educação de Infância I(Docente)Estágio I(Docente) |  
                  
                     | Curso»Academic program: Curso Técnico Superior Profissional em Produção Audiovisual Disciplinas lecionadas»Taught units:
 
 
                           Língua Portuguesa(Regente) |  
                  
                     | Curso»Academic program: Curso Técnico Superior Profissional em Serviço Familiar e Comunitário Disciplinas lecionadas»Taught units:
 
 
                           Práticas Textuais(Regente) |  
                  
                     | Curso»Academic program: Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico Disciplinas lecionadas»Taught units:
 
 
                           Didática do Português(Regente) |  
 Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities) 
               
                  
                     | Instituto Politécnico de Setúbal |  
                  
                     | Jan/2018-Actual | Escola Superior de Educação |  
                     | Integra, como membro externo, em representação da ESE-IPS, o Conselho Geral da Escola Secundária du Bocage, de Setúbal |  
 Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)  
               
                  
                     | Instituto Politécnico de Setúbal |  
                  
                     | Mai/2018-Actual | Escola Superior de Educação |  
                     | - 
                           								Membro do Conselho Técnico-Científico |  
                  
                     | Set/2017-Actual | Escola Superior de Educação |  
                     | - 
                           								Cocoordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Básica |  
                  
                     | Mar/2017-Actual |  |  
                     | - 
                           								Presidente do Júri do Concurso de Estudante Internacional (2017/2018) |  
                  
                     | Abr/2015-Jul/2017 | Escola Superior de Educação |  
                     | - 
                           								Coordenadora do Mestrado em Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico e em Ensino de Português e História e Geografia de Portugal
                           do 2.º Ciclo do Ensino Básico |  
 Atividades de Extensão Universitária (Other services rendered through University) 
                  
                     | Instituto Politécnico de Setúbal |  
                  
                     | Fev/2018-Jul/2018 | Escola Superior de Educação |  
                     | Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Costa, Ana Luísa, Pinto, Jorge, Rodrigues, Maria do Rosário & Saraiva, Leonor. Ação de formação Pedagogia e Desenvolvimento
                           Curricular no Ensino Superior. Programa de Formação e Desenvolvimento Profissional Docente do IPS
 |  
                  
                     | Fev/2017-Jul/2017 | Escola Superior de Educação |  
                     | Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Curso Livre de Gramática
 |  
                  
                     | Fev/2017-Jul/2017 |  |  
                     | Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Oficina de Português para fins Académicos
 |  
                  
                     | Mar/2017-Mar/2017 |  |  
                     | Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Training assignment under the Erasmus+ programme at Universidad Autónoma  de Barcelona, Spain, (E BARCELO2), between 06-03-2017
                           and 10-03-2017 (person  in charge: Professor Xavier Fontich)
 |  
                  
                     | Jul/2016-Jul/2016 |  |  
                     | Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Participação no 5th Transitional Meeting do projeto 2Young2Fail, Erasmus+ KA2, Cooperation and Innovation for Good Practices
                           Project, Fondazione per la Scuola, Turim, 4-5 de julho.
 |  
                  
                     | Fev/2016-Jul/2016 |  |  
                     | Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Oficina de Português para fins Académicos
 | 
 Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities) 
                  
                     | Instituto Politécnico de Setúbal |  
                  
                     | Jan/2016-2018 | Escola Superior de Educação |  
                     | Atividade realizada»Activity: Integra a equipa de Português do Projeto Aprendizagem para Todos (PAT), um proj. de parceria entre a ESE.IPS, a F. C. Gulbenkian,
                           o Banco Mundial e o Gov. de Angola (produção de materiais de apoio à formação e ao ensino da Língua Portuguesa)
 |  
                  
                     | Escola Secundária com 2.º e 3.º ciclos Lima de Freitas (Setúbal) |  
                  
                     | Set/2008-Set/2012 |  |  
                     | Atividade realizada»Activity: Funções técnico pedagógicas de planeamento, coordenação, elaboração, validação, aplicação e controlo de instrumentos de avaliação
                           externa das aprendizagens (com mobilidade de parte do horário), no Gabinete de Avaliação Educacional.
 |  
                  
                     | Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa |  
                  
                     | Jan/2002-2002 |  |  
                     | Atividade realizada»Activity: (Em colaboração com Inês Duarte) Villalva et al.  Classes de Palavras ;  Sintaxe  In Terminologia Linguística para os Ensinos
                           Básico e Secundário. DEB.ME [CD'ROM]
 | 
 Linhas de Investigação (Research fields)  
                  
                     | 1. | Linguística Educacional |  
                     |  |  |  
                  
                     | 2. | Dialetologia e Diacronia |  
                     |  |  |  
                  
                     | 3. | Linguística Educacional |  
                     |  |  | 
 Projetos de Investigação (Research projects)  
               
                  
                     | Participação como Investigador Participation as Researcher
 |  
                  
                     | 2012-2017 Post Scriptum: Arquivo digital da escrita quotidiana em Portugal e Espanha na época moderna-P.S. Post Scriptum. A Digital Archive of Ordinary Writing (Early Modern Portugal and Spain)
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: 7FP/ERC Advanced Grant - GA 29. European Research Council
 |  
                  
                     | 2015-2016 2Young2Fail-2Young2Fail
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: Erasmus+ KA2. Erasmus+ KA2
 |  
 Línguas (Languages) 
               
                  
                     | Compreende Understandig
 | Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente). |  
                     | Fala Speaking
 | Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Francês (Pouco). |  
                     | Lê Reading
 | Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem). |  
                     | Escreve Writing
 | Espanhol  (Bem), Inglês  (Bem), Francês (Pouco). |  
 Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership) 
               
                  
                     | Actual | Associação Portuguesa de Linguística (APL), Membro. |  
                     | Actual | Associação de Professores de Português (APP), Membro. |  
                     | Actual | Movimento da Escola Moderna (MEM), Membro. |  
 
                  											Produção científica, técnica e artística/cultural
                  											 (Scientific, technical and artistical/cultural
                     													production) 
               
                  
                     | Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions
 |  
                  
                     | 1. |  Costa, João; Costa, Ana L.  2001. O que é um advérbio? . ed. 1, ISBN: 972-772-232-6. Lisboa: Associação de Professores de Português, Colibri. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Capítulos de livros publicados Published book chapters
 |  
                  
                     | 1. |  Costa, Ana L; Costa, Armanda; Gonçalves, Anabela.  2017. Consciência linguística: aspetos sintáticos.  In Aquisição de língua materna e não materna: Questões gerais e dados do português, ed. Maria João Freitas & Ana Lúcia Santos, 409 - 438. ISBN: 978-3-96110-016-3. Berlim: Language Science Press. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Costa, Ana; Rodrigues, Sónia V; Sebastião, Isabel.  2017. Para que serve a didática?: Um estudo no âmbito da didática do português.  In O tempo dos professores, ed. Correia, Luís Grosso; Leão, Ruth Capela; Poças, Sara (Org.), 811 - 827. ISBN: 978-989-8471-26-0. Porto: CIIE - Centro de Investigação e intervenção Educativas / FPCE da Univ. do Porto. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Costa, Ana L.  2016. Gramática – ensino, aprendizagem e avaliação.  In Manual de língua portuguesa para professores do ensino primário, ed. Ana Costa, Fernanda Botelho, Luísa Solla & L. Soares, 111 - 141. . Luanda: Ministério da Educação. Manual no âmbito do Projeto Aprendizagem para Todos (PAT).
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. |  Carvalheiro, Catarina; Costa, Ana L; Marquilhas, Rita; Pinto, Clara; Pratas, Fernanda; Vaamonde, Gael.  2016. A Idade dos ‘desvios’: diacronia, variação social e linguística de corpus.  In Lingüística de corpus y lingüística histórica iberorrománica, ed. Johannes Kabatek & Carlota de Benito Moreno (eds.), 177 - 198. ISBN: 978-3-11-046022-3. Berlim: De Gruyter. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. | Costa, Ana L.  2015. Concessivas num corpus da Idade Moderna.  In Textos selecionados do XXX Encontro Nacional da 	Associação Portuguesa de Linguística, ed. António Moreno, Fátima Silva e João Veloso (orgs.), 195 - 212. ISBN: 978-989-	97440-4-. Porto : Associação Portuguesa de Linguística. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 6. | Costa, Ana L.  2014. Um Pois Comentador.  In Textos selecionados. XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, ed. João Veloso et al. (orgs.), 199 - 211. ISBN: 978-989-97440-3-5. Porto: Associação Portuguesa de Linguística. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 7. | Costa, Ana L; Alexandre, Nélia; Santos, Ana L; Soares, Nuno V.  2008. Efeitos de modelização no input: o caso da aquisição de conectores.  In Textos Selecionados do XXIII Encontro da Associação 	Portuguesa de Linguística, ed. Ana Lúcia Santos e Sónia Frota (orgs.), 131 - 142. . Lisboa: Colibri e Associação Portuguesa de Linguística. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 8. | Costa, Ana L.  2007. Complexidade estrutural de conectores concessivos.  In Textos Selecionados do XXII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, ed. Antónia Coutinho e Maria Lobo (orgs.)., 287 - 302. . Lisboa: Colibri, Associação Portuguesa de Linguística. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 9. |  Duarte, Inês; Costa, Ana L.  2004. O lugar da Língua Materna no Currículo Nacional do Ensino Básico: competências essenciais.  In Flexibilidade Curricular. Cidadania e Comunicação, ed. Miguel Zabalza (coord.), 323 - 331. . Lisboa: Ministério da Educação. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Costa, Ana L; Sebastião, Isabel; Camps Mundó, A.  2018. "Una educación lingüística para formar ciudadanos críticos", Didacticae: Revista de Investigación en Didácticas Específicas, 3: 5 - 15. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Costa, Ana.  2018. "Variação linguística e ensino de Português, Língua não Materna: O caso dos pronomes átonos", Medi@ções: Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal 6, 1: 147 - 161. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Costa, Ana L; Cerqueira, Sónia; Carreto, Vanessa.  2017. "E essa é a minha opinião: para o estudo da emergência da escrita argumentativa", Revista da Associação Portuguesa de Linguística, 3: 51 - 73. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Costa, Ana L.  2016. "Concessivas num corpus da Idade Moderna", Revista da Associação Portuguesa de Linguística, 1: 261 - 284. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. | Costa, Ana L.  2016. "No limiar da escrita argumentativa: um estudo exploratório", Revista da Associação Portuguesa de Linguística, 2: 173 - 203. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 6. | Costa, Ana L.  2015. "Gramática & escrita: o caso das contrastivas", Palavras, 46-47: 72 - 89. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 7. | Costa, Ana L.  2014. "Estas duas regras: Construção da referência em cartas", Estudos Linguísticos/Linguistic Studies: Revista do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa  , 10: 49 - 64. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 8. | Marquilhas, Rita; Costa, Ana L; Pinto, Clara; Pratas, Fernanda; Vaamonde, Gael.  2014. "Post Scriptum: Archivo Digital de Escritura Cotidiana en Portugal y España en 	la Época Moderna", Janus. Humanidades digitales: desafíos, logros y perspectivas de futuro., 2014: 473 - 482. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 9. | Costa, Ana L.  2008. "Para a descrição da plurifuncionalidade de ainda que", Estudos Linguísticos. Revista do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, 2: 161 - 177. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 10. | Costa, Ana L; Santos, Ana L; Diogo, Carla I.  1994. "Inovação lexical nos textos de Mia Couto", Revista Internacional de Língua Portuguesa, 12: 58 - 63. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Boléo, Ana; Costa, Ana; Silva, Carolina.  2017. "Oficina de Português para fins académicos", Trabalho apresentado em CNaPPES 2017 – 4º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, In CNaPPES 2017: 4º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Setúbal, Portugal, 13 e 14 de julho de 2017
                        , Setúbal. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Costa, Ana L; Mendes, Fátima.  2017. "Leitura e matemática em diálogo", Trabalho apresentado em 12.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, In Língua e literatura na escola do século XXI: Atas do 12.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, Lisboa. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Costa, Ana L; Mendes, Fátima.  2017. "Investigação na sala do jardim-de-infância: Uma história infantil com matemática", Trabalho apresentado em VIII seminari internacional L’aula com a àmbit d’investigació sobre l’ensenyament i l’aprenentatge de llengües, In VIII seminari internacional L’aula com a àmbit d’investigació sobre l’ensenyament i l’aprenentatge de llengües, Vic. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Mendes, Fátima; Costa, Ana L.  2016. "Livros de histórias – Um recurso para a aprendizagem da matemática e do português na educação de infância", Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática 2016 (EIEM 2016) – Recursos no ensino e na aprendizagem da Matemática, In Livro de Atas do EIEM 2016, Encontro em Investigação em Educação Matemática, Évora. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. | Costa, Ana L.  2015. "Pois é...", Trabalho apresentado em XI Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, In Literatura e gramática: Um diálogo infinito: Atas do XI Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, Évora. Edição das Atas em suporte eletrónico (CD).
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Costa, Ana L; Mendes, Fátima.  2018. "Para uma bibliografia comentada de livros infantis “com matemática”", Educação e Matemática, 147: 3 - 8. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Costa, Ana L; Sebastião, Isabel.  2017. "Uma educação linguística para formar cidadãos críticos: Ana Luísa Costa e Isabel Sebastião entrevistam Anna Camps", Palavras, 50-51: 7 - 17. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Costa, Ana L.  2012. "Book review «Ackerlind, S. & R. Jones Kellogg, Portuguese. A reference manual. Austin: University of Texas Press». ", Journal of Portuguese Linguistics, 11-2: 69 - 73. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Outra produção científica Other scientific production
 |  
                  
                     | 1. |  Costa, Ana L. P. M. B. G.  2010. "Estruturas contrastivas: desenvolvimento do conhecimento explícito e da competência de escrita". Lisboa: dissertação apresentada à Universidade de Lisboa. 
  |  
                  
                     | Apresentação oral de trabalho Oral work presentation
 |  
                  
                     | 1. | Costa, Ana L. A contribution to the implicit / explicit debate on grammar learning: The case of contrast connectors,Seminar of the Special Interest Group Educational Linguistics (SIG EduLing Seminar) - Linguistics for language teaching and
                        learning,Bialystok,2018 (Comunicação). |  
                  
                     | 2. | Cunha, Mariana; Mendes, Fátima; Costa, Ana L. Investigar sobre a prática de usar as histórias infantis como recurso para a aprendizagem da matemática,Simpósio A investigação sobre a prática na formação inicial de professores: Contributos de estudos focados no ensino da matemática
                        e das ciências. In 6th International Congress of Educational Sciences and Development,Setúbal,2018 (Comunicação). |  
                  
                     | 3. | Costa, Ana L. Gramática e escrita: O caso das contrastivas,À Conversa com...,Coimbra,2018 (Comunicação). Oradora convidada.
 |  
                  
                     | 4. | Costa, Ana L. Ler na era digital,Ciência à Conversa,Setúbal,2018 (Conferência ou palestra). Oradora convidada.
 |  
                  
                     | 5. | Costa, Ana L; Sequeira, Ana P. Que gramática ensinar?: Contributos para uma reflexão sobre gramática nos primeiros anos de escolaridade,III Encontro Temático APL/ESE - Formação, investigação e ensino da língua,Setúbal,2018 (Comunicação). |  
                  
                     | 6. | Costa, Ana L. Academic writing development through language awareness,Seminar of the Special Interest Group Educational Linguistics (SIG EduLing Seminar) - Linguistics for language teaching and
                        learning,Bialystok,2018 (Poster). |  
                  
                     | 7. | Pinto, Jorge; Rodrigues, Maria R. S; Saraiva, Leonor; Costa, Ana L. Pedagogia e desenvolvimento curricular no Ensino Superior,CNaPPES 2018 - 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior,Braga,2018 (Comunicação). |  
                  
                     | 8. | Costa, Ana L; Mendes, Fátima. Livros com matemática,III Encontro Temático APL/ESE - Formação, investigação e ensino da língua,Setúbal,2018 (Outra). |  
                  
                     | 9. | Costa, Ana L; Mendes, Fátima. Leitura e matemática em diálogo,12.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português,Lisboa,2017 (Comunicação). |  
                  
                     | 10. | Costa, Ana L. Bridges for reading,EUROLIS Seminar 2017 - Fit for Purpose: Skills for Tomorrow's Information Professionals,London,2017 (Conferência ou palestra). |  
                  
                     | 11. | Costa, Ana L; Rodrigues, Sónia V; Sebastião, Isabel. Para que serve a didática? Um estudo no âmbito da Didática do Português,Congresso Internacional O Tempo dos Professores,Porto,2017 (Comunicação). |  
                  
                     | 12. | Costa, Ana L; Boléo, Ana; Silva, Carolina. Oficina de Português para fins académicos,Congresso Nacional de Praticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.17),Setúbal,2017 (Comunicação). |  
                  
                     | 13. | Costa, Ana L. Que metas para o ensino da gramática? ,II Encontro Temático APL/ESE Diálogos entre a investigação e as práticas educativas no ensino da língua,Porto,2017 (Comunicação). |  
                  
                     | 14. | Batalha, Joana; Costa, Ana L. Para um mapa das fronteiras e das pontes na investigação em didática da língua,3.º Encontro A Linguística na Formação do Professor - das teorias às práticas educativas,Porto,2017 (Comunicação). |  
                  
                     | 15. | Costa, Ana L; Mendes, Fátima. Investigação na sala do jardim-de-infância: Uma história infantil com matemática,VIII seminari internacional L’aula com a àmbit d’investigació sobre l’ensenyament i l’aprenentatge de llengües,Vic,2017 (Comunicação). |  
                  
                     | 16. | Costa, Ana L. Revisitar as contrastivas em português para repensar o ensino da gramática,Colóquio Internacional de Homenagem ao Professor Óscar Lopes,Porto,2017 (Comunicação). |  
                  
                     | 17. | Costa, Ana L. Estruturas linguísticas em vias de extinção: Um desafio,IV Jornadas Pedagógicas de Português 2017,Copenhagen,2017 (Comunicação). |  
                  
                     | 18. | Costa, Ana L. Linguistic knowledge through early argumentative writing,Symposium: Metalinguistic Education in the 21st Century. In The 11th Conference of the International Association for Research
                        in L1 Education (ARLE2017),Tallinn,2017 (Comunicação). |  
                  
                     | 19. | Costa, Ana L. Learning grammar to argue better,II Congreso Internacional sobre Enseñanza de la Gramática,València,2016 (Comunicação). |  
                  
                     | 20. | Costa, Ana L. A grammar for writing,ARLE SIG Educational Linguistics 2016 Seminar,Setúbal,2016 (Comunicação). |  
                  
                     | 21. | Costa, Ana L; Mendes, Fátima. Uma cadela amarela e vários amigos dela,ETEN Annual Conference 2016,Setúbal,2016 (Comunicação). |  
                  
                     | 22. | Costa, Ana L. Estudar Letras,Ciclo de Palestras "Amanhã como será? Um passo em frente para o futuro",Pinhal Novo,2016 (Conferência ou palestra). |  
                  
                     | 23. | Costa, Ana L; Cerqueira, Sónia; Carreto, Vanessa. "E essa é a minha opinião" – para o estudo da emergência da escrita argumentativa,XXXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Aveiro,2016 (Comunicação). |  
                  
                     | 24. | Costa, Ana L; Mendes, Fátima. Livros de histórias – Um recurso para a aprendizagem da matemática e do português na educação de infância,Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM 2016) – Recursos no ensino e na aprendizagem da Matemática,Évora,2016 (Comunicação). |  
                  
                     | 25. | Costa, Ana L. Criar leitores – Uma conversa com pais e com educadores,Setúbal,2015 (Conferência ou palestra). |  
                  
                     | 26. | Costa, Ana L. Pois é…,XI Encontro Nacional da Associação de Professores de Português,Évora,2015 (Comunicação). |  
                  
                     | 27. | Costa, Ana L. Para o ensino da variação de padrões de colocação de pronomes átonos,III Jornadas Pedagógicas de Português: A Palavra e o Mundo: tecnologia e informação no ensino de português como língua estrangeira
                        e materna,Falun, Suécia,2015 (Comunicação). |  
                  
                     | 28. | Costa, Ana L. Variação linguística no ensino de PLE: o caso dos clíticos,III  Jornadas de PLE – Aquisição e Didática,Lisboa,2015 (Comunicação). |  
                  
                     | 29. | Costa, Ana L. Os textos de opinião no limiar da escrita compositiva,XXXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Braga,2015 (Comunicação). |  
                  
                     | 30. | Costa, Ana L. Concessivas num corpus da Idade Moderna,XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Porto,2014 (Comunicação). |  
                  
                     | 31. | García Prieto, E; Pampliega Pedreira, V; Costa, Ana L. Public versus private through letters,International Conference "Reading and Writing from Below: Exploring the Margins of Modernity" ,Helsinki,2014 (Comunicação). |  
                  
                     | 32. | Costa, Ana L. Não posso escrever a minha opinião?,VII Encontro Língua Portuguesa nos 1ºs anos de Escolaridade - Investigação e Boas Práticas,Lisboa,2014 (Comunicação). |  
                  
                     | 33. | Marquilhas, Rita; Costa, Ana L; Castanheira, Catarina; Pinto, Clara; Pratas, Fernanda; Vaamonde, Gael. A idade dos ‘desvios’: Diacronia, variação social e linguística de corpus,Internationales Kolloquium zu historischen Corpora der Iberoromanischen Sprachen / III Coloquio Internacional sobre Corpus
                        Diacrónicos en Lenguas Iberorrománicas (CODILI 3),Zúrich,2014 (Comunicação). Colóquio realizado de 22 a 25 de junho de 2014.
 |  
                  
                     | 34. | Marquilhas, Rita (; Costa, Ana L; Pinto, Clara; Pratas, Fernanda; Vaamonde, Gael. Post Scriptum: Archivo Digital de Escritura Cotidiana en Portugal y España en la Época Moderna,I Congreso Internacional de la HDH: Humanidades Digitales Hispánicas. Sociedad Internacional,A Coruña,2013 (Comunicação). |  
                  
                     | 35. | Marquilhas, Rita (; Costa, Ana L; Pinto, Clara; Pratas, Fernanda; Vaamonde, Gael. P.S. - Post Scriptum: A Digital Archive of Ordinary Writing (Early Modern Portugal and Spain),Internacional Conference on Historical Linguistics,Oslo,2013 (Comunicação). |  
                  
                     | 36. | Costa, Ana L. ‘Estas duas regras’: Construção da referência em cartas,3ª Conferência Internacional em Gramática &Texto – GRATO 2013,Lisboa,2013 (Comunicação). |  
                  
                     | 37. | Costa, Ana L; Tapadas, Paulo. A gramática além das metas,XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Coimbra,2013 (Comunicação). |  
                  
                     | 38. | Costa, Ana L. Um Pois comentador,XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Coimbra,2013 (Comunicação). |  
                  
                     | 39. | Costa, Ana L. Estruturas contrastivas: Desenvolvimento do conhecimento explícito e da competência de escrita,Quid Novi. Ponto de Encontro de Investigações Recentes em Linguística,Porto,2011 (Comunicação). |  
                  
                     | 40. | Costa, Ana L. Conectores contrastivos e competência de escrita – Implicações para o ensino,2.º Encontro «A Linguística na Formação dos Professores de Português»,Porto,2010 (Comunicação). |  
                  
                     | 41. | Costa, Ana L. Advérbios conectivos para quê?,8.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português - “Gramática, para que te quero?! - O Ensino da Gramática:
                        Sentido(s) e Possibilidades” ,Lisboa,2009 (Comunicação). |  
                  
                     | 42. | Costa, Ana; Alexandre, Nélia; Santos, Ana L; Soares, Nuno. Input adaptation effects: The case of connectives,IASCL 2008 - XI Congress of the International Association for the Study of Child Language ,Edinburgh, UK,2008 (Poster). |  
                  
                     | 43. | Costa, Ana L; Pedro, Ana; Chambel, Clarinda. Leituras & Companhia,Seminário Os Centros de Formação de Professores de Associação de Escolas e as Bibliotecas Escolares: Avaliação e Perspetivas,Seixal,2008 (Comunicação). |  
                  
                     | 44. | Costa, Ana L; Alexandre, Nélia; Santos, Ana L; Soares, Nuno V. Efeitos de modelização no input: O caso da aquisição de conectores,XXIII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística (XXIII ENAPL 2007),Évora,2007 (Comunicação). |  
                  
                     | 45. | Costa, Ana L. Complexidade estrutural de conectores concessivos,XXII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística,Coimbra,2006 (Comunicação). |  
                  
                     | 46. | Costa, Ana L. Para a descrição da plurifuncionalidade de «ainda que»,Encontro Científico Internacional «Connectives and Discourse Markers»,Lisboa,2006 (Comunicação). |  
                  
                     | 47. | Costa, Ana L. Desenvolvimento linguístico e literacia de escrita,Encontro Internacional de Linguística Aplicada «As Línguas no Ensino Superior: Mudanças e Vivências»,Aveiro,2006 (Comunicação). |  
                  
                     | 48. | Costa, Ana L. Aspectos sintáctico-semânticos de estruturas contrastivas,XX Encontro da Associação Portuguesa de Linguística,Lisboa,2005 (Comunicação). |  
                  
                     | 49. | Costa, Ana L. Estruturas contrastivas: Desenvolvimento do conhecimento explícito e da competência de escrita,Simpósio de Doutorandos do II Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Didáctica das Línguas e das Literaturas,Faro,2004 (Comunicação). |  
                  
                     | 50. | Costa, Ana L. O que é que é «é que»?: O estudo de pseudo-clivadas invertidas de «é que» para o desenvolvimento do conhecimento explícito
                        no ensino secundário,5.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português,Aveiro,2003 (Comunicação). |  
                  
                     | 51. | Costa, Ana L. Aspectos das construções de relativização no português do séc. XV,XIX Encontro da Associação Portuguesa de Linguística,Lisboa,2003 (Comunicação). |  
                  
                     | 52. | Costa, Ana L; Moniz, Helena; Nunes, Marta. Queres saber o que é uma pergunta?: Uma sequência de aprendizagem sobre aspectos sintácticos e entoacionais de interrogativas
                        em PE,XIX Encontro da Associação Portuguesa de Linguística,Lisboa,2003 (Comunicação). |  
                  
                     | 53. | Costa, Ana L. O que é que é «é que»? ,Encontro «Linguística e Ensino do Português, Língua Materna e não Materna»,Braga,2002 (Poster). |  
                  
                     | 54. | Costa, Ana L. Ferramentas para a Língua Portuguesa,TIC-TAC Línguas (Tecnologias da Informação e Comunicação – Traz Outro Amigo Contigo: Sessão de Apresentação e Divulgação dos
                        Projectos Desenvolvidos na Oficina de Formação Tecnologias e Línguas – Vale a Pena o Desafio?),Setúbal,2000 (Outra). Trabalho inscrito no modalidade "Relato de práticas".
 |  
                  
                     | 55. | Costa, Ana L. As T.I.C. em apoio educativo: Aprender e gostar de escrever,Seminário Internacional Encontros, Percursos e Recursos - As T.I.C. na Escola,Setúbal,2000 (Comunicação). |  
                  
                     | 56. | Costa, Ana L. Pensar e aperfeiçoar a escrita,Encontro da Primavera «Linguística e Educação»,Vila Real,1997 (Poster). |  
                  
                     | 57. | Gaspar, Ana L. Santa Maria de Terena nas Cantigas de Afonso X,Congreso Internacional Luso-Español de Lengua y Cultura en la Frontera,Cáceres,1994 (Comunicação). |  
                  
                     | Curso de curta duração lecionado Taught short course
 |  
                  
                     | 1. | Costa, Ana L; Mendes, Fátima. Workshop Compreender e Expressar o Pensamento Matemático , 2018 (Outra), promovido por APEI - Associação de Profissionais de Educação de Infância. Duração: 3 horas. Local: Fórum Municipal Luísa Todi, Cidade: Setúbal, Tipo de participação: Docente.
 Workshop realizada no âmbito do XV Encontro Nacional da APEI – Integração Curricular, 6-7 julho 2018.
 |  
                  
                     | 2. | Brocardo, Joana; Costa, Ana L; Pinto, Jorge; Saraiva, Leonor. Avaliação para as aprendizagens no 1º ciclo do Ensino Básico, 2018 (Outra), promovido por Centro de Formação Ordem de Santiago. Duração: 50 horas. Local: Agrupamento de Escolas Lima de Freitas, Cidade: Setúbal, Tipo de participação: Docente.
 A Oficina de formação decorreu de 16.10.17 a 23.01.2018. Registo de Acreditação: CCPFC/ACC – 92035/17.
 |  
                  
                     | 3. | Costa, Ana L. Para a didática do Português no 1.º ciclo, 2016 (Aperfeiçoamento), promovido por Centro de Formação de Escolas dos Concelhos Barreiro e Moita. Duração: 3 horas. Local: Escola Básica D. Luís Mendonça Furtado, Cidade: Barreiro, Tipo de participação: Docente.
 |  
                  
                     | 4. | Costa, Ana L; Viegas, Filomena; Teixeira, Madalena; Ramos, Luís; Loureiro, Cristina; Silva, Encarnação; Mendes, Fátima; Santos, Raquel; Martins, Maria C; Gorgulho, Ana R; Carvalho, Renata; Mestre, Célia. Matemática e Português: transversalidades, 2016 (Aperfeiçoamento), promovido por Associação de Professores de Português (APP) e Associação de Professores de Matemática (APM). Duração: 25 horas. Local: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
 Oficina de formação.
 |  
                  
                     | 5. | Costa, Ana L. Conhecimento explícito da língua: enquadramento e práticas de ensino, 2015 (Aperfeiçoamento), promovido por Agrupamento de Escolas Professor Reynaldo dos Santos. Duração: 3 horas. Local: Agrupamento de Escolas Professor Reynaldo dos Santos, Cidade: Vila Franca de Xira, Tipo de participação: Docente.
 |  
                  
                     | Organização de evento Event organization
 |  
                  
                     | 1. | Costa, Ana L. II Semana da Educação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal,2018 (Outro / Organização). Semana da Educação dinamizada por estudantes da LEB - Licenciatura em Educação Básica, 3-4 maio 2018.
 |  
                  
                     | 2. | Costa, Ana L. 3.º Encontro Temático da APL/ESE - Formação, Investigação e Ensino da Língua,2018 (Encontro / Organização). 
  |  
                  
                     | 3. | Costa, Ana L. 2.º Encontro Temático da APL/ESE Diálogos entre a investigação e as práticas educativas,2017 (Encontro / Organização). |  
                  
                     | 4. | Costa, Ana L. Educational Linguistics 2016 ARLE SIG Seminar – What's grammar in L1 education today?,2016 (Seminário / Organização). |  
                  
                     | 5. | Costa, Ana L. 8.º Encontro Língua Portuguesa nos 1.os anos de escolaridade: investigação e boas práticas e do 1.º Encontro Temático da APL/ESE
                        Formação para a promoção de competências em Língua Materna,2016 (Encontro / Organização). |  
                  
                     | 6. | Costa, Ana L. ETEN Annual Conference 2016,2016 (Conferência / Organização). |  
                  
                     | 7. | Costa, Ana L. Seminário da Associação Portuguesa de Linguística «Avaliar o conhecimento gramatical na escola»,2016 (Seminário / Organização). |  
                  
                     | 8. | Costa, Ana L. Training Activity e Multiplier Event (do Projeto 2Young2Fail),2016 (Outro / Organização). |  
                  
                     | 9. | Costa, Ana L. Encontro "Bruner na Escola",2015 (Encontro / Organização). |  
 Dados Complementares (Additional data) 
               
                  
                     | Tese de Doutoramento Phd Thesis
 |  
                  
                     | 1. | Joana Maria Rodrigues Batalha Marchão, Relações entre conhecimento explícito da língua e a competência de leitura: Compreensão de dependências referenciais no ensino
                        básico, 2018. Tese (Linguística, especialidade de Linguística e Ensino da Língua) - Universidade Nova de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador). Apoio financeiro da FCT e do FSE no âmbito do III Quadro Comunitário de Apoio, através da bolsa SFRH / BD / 73881 / 2010.
 
  |  
                  
                     | Dissertação de Mestrado Master degree dissertation
 |  
                  
                     | 1. | Sara Margarida Moisão Sabina, Gramática e escrita: A expansão de grupos nominais no desenvolvimento da escrita de autorretratos, 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). Relatório da componente de investigação de Estágio III do Mestrado.
 
  |  
                  
                     | 2. | Ana Filipa Bastos Pires, Consciência sintática e uso de vírgulas: Um estudo de conceções de alunos do 5º ano, 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). Relatório da componente de investigação de Estágio III do Mestrado.
 
  |  
                  
                     | 3. | Marta Soares Lehto, O desenvolvimento de competências de compreensão oral: uma intervenção didática de Português em articulação com Estudo do
                        Meio, 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). Relatório da componente de investigação de Estágio III do MPE1C.
 
  |  
                  
                     | 4. | Fábio Daniel Hermínio Machuqueiro, A Dimensão Processual da Escrita no 1.º Ciclo do Ensino Básico: o contributo da tarefa de planificação para a escrita de textos
                        coerentes na fase inicial da escrita compositiva, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). Relatório da componente de investigação de Estágio III do MPE1C.
 
  |  
                  
                     | 5. | Inês Filipa Lopes Borges, Expressão de tempo e construção de narrativa, 2016. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança) - FCSH da Univ. Nova de Lisboa e ESS do Instituto Politécnico de Setúbal (Co-orientador). Coorientação com Maria Lobo, FCSH.UNL.
 
  |  
                  
                     | 6. | Mariana Matos Cunha Conde de Jesus, Resolução de problemas e histórias infantis, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Co-orientador). Relatório da componente de investigação de Estágio III do MPE1C. Coorientação com Fátima Mendes, ESE-IPS.
 
  |  
                  
                     | 7. | Sónia Cristina Barata Cerqueira, A Família Compreensão como estratégia de metacognição, associada ao ensino explícito da compreensão na leitura no 2.º e 3.º
                        ano do Ensino Básico, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). Relatório da componente de investigação de Estágio III do MPE1C.
 
  |  
                  
                     | Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation
 |  
                  
                     | 1. | Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Isabel Joana Aguiar Santos. Mecanismos de conexão frásica: a importância das  variáveis sociais, 2017. Tese (Ciências da  Linguagem, no ramo de  sociolinguística) - Universidade do Minho. Arguição principal.
 
  |  
                  
                     | 2. | Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Stefania Gatta. Escrita de guerra: uma abordagem sociodiscursiva da relação  entre inimigo e esforço de guerra nas correspondências e num
                        diário íntimo durante a Guerra Colonial Portuguesa (1961-1974), 2017. Tese ( Linguística, especialidade de Análise do Discurso) - Universidade de Lisboa. Arguição principal.
 
  |  
                  
                     | 3. | Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Selene Vázquez Ruiz. Géneros orales y enseñanza de E/LE en el contexto escolar portugués, 2016. Tese (Linguística, especialidade de Linguística e Ensino da Língua) - Universidade Nova de Lisboa. 
  |  
                  
                     | 4. | Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Mário Gleisse das Chagas Martins. Complexidade textual e progressão escolar em dois registos: um estudo de correlação baseado em um corpus quasi-longitudinal, 2016. Tese (Linguística, especialidade de Linguística Aplicada) - Universidade de Lisboa. Arguição principal.
 
  |  
                  
                     | 1. | Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Sara Albino Silva. Educação para os valores através da literatura, 2017.  Dissertação (Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal. Relatório do projeto  de investigação do M12C1
                           Presidência do júri.
 
  |  
                  
                     | 2. | Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Serenela Alexandra Rosa Quintanilho Gomes. Leitura, escrita e gramática: síntese  e orações subordinadas adjetivas relativas, 2017.  Dissertação (Mestrado em Ens. de Português no 3.º C. EB e Sec. e Espanhol no EB e Sec.) - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Relatório de Prática de Ensino Supervisionada.
                           Arguição principal.
 
  |  
                  
                     | 3. | Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Vanessa Sofia Pereira Caeiro. A poesia como indutora da gestão integrada do curriculum, 2017.  Dissertação (Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal. Relatório do projeto de investigação do M12C1
                           Presidência do júri.
 
  |  
                  
                     | 4. | Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Ana Margarida Abreu Almeida. O conhecimento explícito da língua: a oração relativa na aula de Português e Latim, 2016.  Dissertação (Mestrado em Ens. de Português e de Latim no 3.º Ciclo do EB e no Ens. Sec.) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Relatório de Estágio de Mestrado.
                           Arguição principal .
 
  |  
                  
                     | 5. | Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Ana Lúcia dos Santos Rodrigues. Resolução de problemas matemáticos verbais e estratégias de compreensão textual, 2016.  Dissertação (Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal. Relatório do projeto de investigação do M12C1
                           Presidência do júri.
 
  |  
                  
                     | 6. | Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Joana Carina Marques Freitas. O blogue como instrumento potenciador de uma escrita de qualidade, 2015.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal. Relatório do projeto de investigação do MPE1C.
                           Arguição.
 
  |  
                  
                     | 7. | Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Ana Rita Gonçalves Casimiro. Desenvolvimento de competências de literacia de leitura e de escrita em creche e pré-escolar, 2015.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Politécnico de Setúbal. Relatório do projeto de investigação do MPE.
                           Arguição.
 
  |  
                  
                     | 8. | Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Mónica Rebelo de Andrade Bastos. O feedback oral: um estudo sobre a própria prática, em matemática, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, 2015.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal. Relatório do projeto de investigação do MPE1C.
                           Presidência do júri.
 
  |  
                  
                     | 9. | Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Ana Beatriz Lares Rebocho. A escrita de textos narrativos: a utilização de sequências de imagens, 2015.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal. Relatório do projeto de investigação do 
                           Presidência do júri.
 
  |  
                  
                     | 10. | Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Carla Alexandra Palma Madeira Marques. Leitura no 1.º Ciclo - o contributo da Biblioteca Escolar, 2015.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal. Relatório da componente de investigação de estágio no 1.º ciclo do MPE1C.
                           Arguição.
 
  |  
                  
                     | 11. | Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Maria Alice Lucas Coutinho Protásio. A oficina gramatical: uma forma apelativa de ensinar conteúdos gramaticais nas aulas de Português (língua materna) e de Espanhol
                        (língua estrangeira), 2015.  Dissertação (Mestrado em Ens. de Português no 3.º C. EB e Sec. e Espanhol nos EB e Sec.) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Relatório de Estágio de Mestrado.
                           Arguição.
 
  |  
                  
                     | 12. | Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Carina Isabel Flor Rodrigues. A escrita: a produção textual numa turma de 2.º ano – Estratégias de aperfeiçoamento textual, 2015.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal. Relatório da componente de investigação de estágio III do MPE1C.
                           Arguição.
 
  |  
                  
                     | Exame de qualificação de doutoramento Phd qualification test
 |  
                  
                     | 1. | Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Stefania Gatta. Escrita de guerra: uma abordagem sociodiscursiva da relação entre inimigo e  esforço de guerra nas correspondências e num
                        diário íntimo durante a Guerra  Colonial Portuguesa (1961-1974), 2017. Exame de qualificação (Prova intermédia do Curso de Formação Avançada) - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Arguição principal do júri da prova intermédia do curso de formação avançada.
 |  
                  
                     | 2. | Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Ana Rita Rufino Faustino. Noticing and bridging the gap: o uso e o efeito do feedback corretivo na aula de língua estrangeira, 2015. Exame de qualificação (Prova pública de avaliação de trabalho final de doutoramento) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Arguição principal.
 |  
                  
                     | Participação em eventos Event participation
 |  
                  
                     | Participação como Membro da Comissão Científica Participation as Member of the Program Committee
 |  
                  
                     | 1. | 9.º Seminario Internacional El aula como ámbito de investigación sobre la enseñanza y el aprendizaje de lenguas, 2019 (Seminário). Nome do evento: 9.º Seminario Internacional El aula como ámbito de investigación sobre la enseñanza y el aprendizaje de lenguas; Nome da Instituição: GREIP, Grupo de Investigación en Enseñanza e Interacción Plurilingües, adscrito al Departamento de Didáctica de la Lengua
                        y la Literatura, y de las Ciencias Sociales de la Universidad Autónoma de Barcelona; Cidade do evento: Barcelona / Universidad Autónoma de Barcelona.
 Datas de realização do Seminário: 17 e 18 de janeiro de 2019.
 |  
                  
                     | 2. | XXXIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística - 2018 (XXXIV ENAPL 2018), 2018 (Encontro). Nome do evento: XXXIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística - 2018 (XXXIV ENAPL 2018); Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Linguística (APL); Cidade do evento: Lisboa / Universidade Aberta (Palácio Ceia).
 Encontro realizado de 26 a 28 de setembro de 2018.
 |  
                  
                     | 2. | ENDA - Encontro Nacional sobre Discurso Académico: Ponto de situação da investigação, 2018 (Encontro). Nome do evento: ENDA - Encontro Nacional sobre Discurso Académico: Ponto de situação da investigação; Nome da Instituição: Núcleo Temático Discursos e Práticas Discursivas Académicas, do CELGA-ILTEC da Universidade de Coimbra, em parceria com a
                        Esc. Sup. de Educação e de Ci. Sociais do Instituto Politécnico de Leiria; Cidade do evento: Leiria / Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.
 |  
                  
                     | 4. | 3.º Encontro A Linguística na Formação do Professor – das teorias às práticas educativas, 2017 (Encontro). Nome do evento: 3.º Encontro A Linguística na Formação do Professor – das teorias às práticas educativas; Nome da Instituição: Centro de Linguística da Universidade do Porto; Cidade do evento: Porto / Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
 |  
                  
                     | 5. | XII Fórum de Partilha Linguística, 2017 (Outra). Nome do evento: XII Fórum de Partilha Linguística; Nome da Instituição: Núcleo de Jovens Investigadores do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL); Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
 |  
                  
                     | 6. | XXXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística - 2017, 2017 (Encontro). Nome do evento: XXXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística - 2017 (XXXIII ENAPL 2017); Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Linguística (APL); Cidade do evento: Évora / Universidade de Évora.
 |  
                  
                     | 7. | Diálogos entre a Investigação e as Práticas Educativas no Ensino da Língua, 2017 (Encontro). Nome do evento: II Encontro Temático APL/ESE - "Diálogos entre a Investigação e as Práticas Educativas no Ensino da Língua"; Nome da Instituição: Organização conjunta das Escolas Superiores de Educação de Porto, Lisboa e Setúbal e da Associação Portuguesa de Linguística; Cidade do evento: Porto / Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.
 |  
                  
                     | 8. | Formação para a promoção de competências em Língua Materna, 2016 (Encontro). Nome do evento: 8.º Encontro Língua Portuguesa nos 1.os anos de escolaridade – Investigação e boas práticas e 1.º Encontro Temático da APL/ESE
                        "Formação para a promoção de competências em Língua Materna; Nome da Instituição: iniciativa conjunta entre várias Escolas Superiores de Educação (ESE) e a Associação Portuguesa de Linguística (APL); Cidade do evento: Lisboa / Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa.
 |  
                  
                     | 9. | CLUL-LingMe, 2016 (Conferência). Nome do evento: CLUL-LingMe; Nome da Instituição: Group of students and young researchers from CLUL (Centre of Linguistics of the University of Lisbon); Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
 |  
                  
                     | 10. | What's grammar in L1 education today?, 2016 (Encontro). Nome do evento: Educational Linguistics 2016 ARLE SIG Seminar - What's grammar in L1 education today?; Nome da Instituição: ARLE International Association for Research in L1 Education; Cidade do evento: Setúbal / Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.
 Vice-Presidente da Comissão Científica.
 |  
                  
                     | 11. | XI Fórum de Partilha Linguística, 2016 (Outra). Nome do evento: XI Fórum de Partilha Linguística; Nome da Instituição: Núcleo de Jovens Investigadores do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CNUNL); Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
 |  
                  
                     | 12. | XXXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, 2015 (Encontro). Nome do evento: XXXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística; Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Linguística (APL); Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
 |  
                  
                     | Participação editorial em revistas Magazine editorial participation
 |  
                  
                     | 1. | Costa, Ana Luísa. Medi@ções: Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal , Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal . Vol.6, n.º1 (2018) .
 
  |  
                     | 2. | Costa, Ana Luísa. Journal of Portuguese Linguistics, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Ubiquity Press. Vol. 17 (2018).
 |  
                     | 3. | Costa, Ana Luísa. L1-Educational Studies in Language and Literature, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: ARLE: the International Association for Research in L1 Education. 
  |  
                     | 4. | Costa, Ana Luísa. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Associação Portuguesa de Linguística. N.º 4 (2018).
 
  |  
                     | 5. | Costa, Ana Luísa. Diacrítica. Série Ciências da Linguagem, desde 2016/01/01, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho em colaboração com Edições Húmus – V. N. Famalicão. N.º 30/1-2016.
 
  |  
 
 
 
                  											Indicadores de produção
                  											 (Production indicators) 
               
                  
                     | Produção científica Scientific production
 |  
                     | Produção técnica Technical production
 |  
                     | Dados complementares data
 |  
 
                     
                        | Produção científica Scientific production
 | 29 |  
 
                     
                        | Livros e capítulos Books and book chapters
 | 10 |  
                     
                        | Livros publicados ou organizados Published or organized books
 | 1 |  
                     
                        | Capítulos de livros publicados Published book chapters
 | 9 |  
                     
                        | Artigos científicos em revistas Papers in periodics
 | 13 |  
                     
                        | Com arbitragem científica With scientific refereeing
 | 10 |  
                     
                        | Sem arbitragem científica Without scientific refereeing
 | 3 |  
                     
                        | Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings
 | 5 |  
                     
                        | Com arbitragem científica With scientific refereeing
 | 5 |  
                     
                        | Outros tipos de produção científica Other scientific production
 | 1 |  
 
                     
                        | Produção técnica Technical production
 | 71 |  
 
                     
                        | Outros tipos de produção técnica Other technical production
 | 71 |  
 
                     
                        | Dados complementares (Additional data)
 | 43 |  
 
                     
                        | Orientações Orientations
 | 8 |  
                     
                        | Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation
 | 18 |  
                     
                        | Participação em Eventos Event participation
 | 12 |  
                     
                        | Participação editorial em revistas Magazine editorial participation
 | 5 |  
               
                  | Visualizações do curriculum [
                     												878
                     												] |  
               
                  | Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
                     											em
                     											23-04-2019
                     											às
                     											04:36:28 |  
                  | Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |  |