Curriculum Vitae

Irene Maria Dias Cadime

Data da última atualização »Last update : 02/03/2019


Irene Maria Dias Cadime. É da Universidade do Minho. Publicou 38 artigos em revistas especializadas e 5 trabalhos em actas de eventos, possui 9 capítulos de livros e 10 livros publicados. Possui . Recebeu 3 prémios e/ou homenagens. Nas suas actividades profissionais interagiu com 69 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=7470185185153834


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Irene Maria Dias Cadime
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Cadime, Irene
Endereço profissional
Professional address
Universidade do Minho
Instituto de Educação
Centro de Estudos da Criança (CESC)
Campus de Gualtar
4710-057 Braga
Portugal
Correio electrónico: irenecadime@ie.uminho.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2007-2012 Doutoramento
Phd
Psicologia, na especialidade de Psicologia da Educação (3 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade do Minho
Out/2018-Actual Outra Situação

Universidade do Minho
Mai/2012-Actual Outra Situação

Universidade do Minho
Mar/2008-Fev/2012 Outra Situação





Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2018-
GameLeT - Gamified, media-based training of reading fluency
Referência do projeto»Project reference: Erasmus+.

2014-2016
Ainda estou a aprender… desenvolvimento de uma plataforma educativa online de avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem da leitura
Referência do projeto»Project reference: Fundação Calouste Gulbenkian.

2013-2015
Assess for preventing: Tracking Studies and Validation of the MacArthur-Bates Communicative Development Inventories for European Portuguese
Referência do projeto»Project reference: PTDC/MHC-PED/4725/2012.

2012-2013
Reading research and assessment in elementary education: development of reading assessment inventories
Referência do projeto»Project reference: PTDC/PSI-PED/098592/2008.

2009-2010
Projecto Litteratus Um projecto em parceria para a promoção da literacia-Litteratus Project: A project in partnership to promote literacy
Referência do projeto»Project reference: N/A.
Financiador(es)»Funding: Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.






Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2011 7º Prémio Cegoc atribuído ao trabalho - Teste de Compreensão da Leitura, Cegoc.
2013 9º Prémio Cegoc atribuído ao trabalho BAL - Bateria de Avaliação de Leitura, Cegoc.
2018 Prémio Ler+ 2018, Plano Nacional de Leitura.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Viana, F. L; Cadime, I.; Silva, C.; Santos, A. L; Ribeiro, I.; Santos, S.; Lima, R.; Costa, J.; Acosta, V.; Meira, A.; Sucena, A.; Lucas, M. I; Monteiro, J.. 2017. MacArthur-Bates Inventários de Desenvolvimento Comunicativo. ed. 1. Maia: Lusoinfo.
2. Ribeiro, I.; Viana, F. L; Baptista, A; Choupina, C.; Santos, S.; Brandão, S.; Cadime, I.; Silva, C.; Ferreira, A.; Costa, L.; Azevedo, H.; Carvalho, M.; Freitas, T.; Chaves-Sousa, S.; Cruz, J.; Fernandes, I.; Cosme, M. C; Rodrigues, B.. 2016. Ainda Estou a Aprender. As tecnologias no apoio à avaliação e à intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura. ed. 1, ISBN: 978-989-8619-22-8. Maia: Lusoinfo.
3. Ribeiro, I.; Viana, F.L.; Cadime, I.; Santos, S.; Spinillo, A.. 2014. TCTML-n – Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura – Narrativo (Manual Técnico). ed. 1, ISBN: 978-972-8817-79-4. Lisboa: Cegoc Edições.
4. Viana, F.L.; Ribeiro, I.; Santos, S.; Cadime, I.. 2014. TCTMO-n – Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral – Narrativo (Manual Técnico). ed. 1, ISBN: 978-972-8817-77-0. Lisboa: Cegoc Edições.
5. Viana, F.L.; Ribeiro, I.; Vale, A. P; Chaves-Sousa, S.; Santos, S.; Cadime, I.. 2014. TLP – Teste de Leitura de Palavras. ed. 1, ISBN: 978-972-8817-76-3. Lisboa: Cegoc Edições.
6. Ribeiro, I.; Viana, F.L.; Cadime, I.; Santos, S.; Spinillo, A.. 2014. TCTML-i – Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura – Informativo (Manual técnico). ed. 1, ISBN: 978-972-8817-80-0. Lisboa: Cegoc Edições.
7. Viana, F.L.; Ribeiro, I.; Santos, S.; Cadime, I.. 2014. TCTMO-i – Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral – Informativo (Manual Técnico). ed. 1, ISBN: 978-972-8817-78-7. Lisboa: Cegoc Edições.
8. Cadime, I.; Ribeiro, I.; Viana, F.L.. 2012. TCL – Teste de Compreensão da Leitura (Manual Técnico). ed. 1. Lisboa: Cegoc Edições.
9. Ribeiro, I.; Viana, F.L.; Cadime, I.; Fernandes, I.; Ferreira, A.; Leitão, C; Gomes, S.; Mendonça, S; Pereira, L. 2011. Compreensão da leitura: dos modelos teóricos ao ensino explícito. Um programa de intervenção para o 2.º Ciclo do Ensino Básico. ed. 1. Coimbra: Almedina.
10. Ribeiro, I.; Viana, F.L.; Cadime, I.; Fernandes, I.; Ferreira, A.; Leitão, C; Gomes, S.; Mendonça, S; Pereira, L. 2011. Aprender a Compreender. Do Saber... Ao Saber Fazer – Um Programa de Intervenção Para o 5.º e 6.º Anos E.B. ed. 1. Coimbra: Almedina.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Cadime, I.. 2018. The relationship between vocabulary and reading development.  In The linguistics of vocabulary, ed. Christine Hansen, 73 - 92. ISBN: 978-1-53613-860-3. New York: Nova Science Publishers.
2. Viana, F. L; Ribeiro, I.; Baptista, A; Brandão, S.; Cadime, I.; Santos, S.. 2017. Desenvolvendo competências de letramento emergente na pré-escola: como a investigação sustenta a prática.  In DECOLE: Desenvolvendo competências de letramento emergente, ed. F. L. Viana, I. Ribeiro, & S. D. Barrera, 59 - 92. . São Paulo: Penso Editora.
3. Viana, F.L.; Silva, C.; Ribeiro, I.; Cadime, I.. 2017. Instrumentos de avaliação da linguagem: uma perspetiva global.  In Aquisição de língua materna e não materna. Questões gerais e dados do Português, ed. M. J. Freitas & A. L. Santos, 333 - 357. . Berlim: Language Science Press.
4. Cadime, I.; Ribeiro, I.; Viana, F. L. 2014. Teste de Compreensão da Leitura (TCL).  In Instrumentos e contextos de avaliação psicológica – Vol. II, ed. L. S. Almeida, M. R. Simões & M. M. Gonçalves, 53 - 67. . Coimbra: Almedina Edições.
5. Ribeiro, I.; Viana, F.L.; Santos, S.; Cadime, I.; Spinillo, A.; Chaves-Sousa, S.; Vale, A. P. 2014. Bateria de Avaliação de Leitura: Descrição e opções de construção.  In BAL-Bateria de Avaliação de Leitura: Abordagens teóricas e opções metodológicas, ed. I. Ribeiro & F. L. Viana, 49 - 56. . Lisboa: Cegoc Edições.
6. Viana, F.L.; Cruz, J.; Cadime, I.. 2014. Ler antes de ler. Como facilitar a aprendizagem da leitura e da escrita?.  In Falar, ler e escrever: Propostas integradoras para Jardim de Infância, ed. F. L. Viana & I. Ribeiro, 6 - 23. . Carnaxide: Santillana.
7. Cadime, I.; Ribeiro, I.; Viana, F.L.. 2014. Opções metodológicas e estatísticas na construção dos testes da Bateria de Avaliação de Leitura.  In BAL-Bateria de Avaliação de Leitura: Abordagens teóricas e opções metodológicas , ed. I. Ribeiro & F. L. Viana, 57 - 73. . Lisboa: Cegoc Edições.
8. Ribeiro, I.; Viana, F.L.; Santos, S.; Cadime, I.. 2014. Avaliar leitura: Questões concetuais e de medida.  In BAL-Bateria de Avaliação de Leitura: Abordagens teóricas e opções metodológicas , ed. I. Ribeiro & F. L. Viana, 15 - 26. . Lisboa: Cegoc Edições.
9. Viana, F.L.; Sucena, A.; Ribeiro, I.; Cadime, I.. 2014. Alicerces da aprendizagem da leitura e da escrita.  In Ler para ser. Os caminhos antes, durante e … depois de aprender a ler, ed. F. L. Viana, I. Ribeiro, & A. Baptista, 15 - 31. . Coimbra: Almedina.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Dias, P. C; Cadime, I.. 2019. "Child and Family-centered practices in Early Childhood Education and Care Services: An empirical study with families and practitioners in Portugal", Child and Adolescent Social Work Journal, na: na - na.
2. Cadime, I.; Moreira, C.; Santos, A. L; Silva, C.; Ribeiro, I.; Viana, F. L. 2019. "The development of vocabulary and grammar: A longitudinal study of European Portuguese-speaking toddlers", Journal of Child Language, na: 1 - 29.
3. Dias, P. C; Cadime, I.. 2018. "Percepções dos educadores sobre a inclusão na educação pré-escolar: o papel da experiência e das habilitações", Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 26, 98: 91 - 111.
4. Dias, P. C; Cadime, I.; Castillo-López, A G; García-Castillo, F.; García del C. J. A. 2018. "Uso abusivo de Facebook entre universitarios portugueses: contribución a la adaptación de la Bergen Facebook Addiction", Health and Addictions 18, 1: 131 - 139.
5. Cadime, I.; Silva, C.; Ribeiro, I.; Viana, F.L.. 2018. "Early lexical development: Do day care attendance and maternal education matter?", First Language, 38: 503 - 519.
6. Dias, P. C; Chóliz, M.; Cadime, I.. 2018. "Impulsivity in Portuguese and Spanish college students: An invariance study of the Brief UPPS Impulsive Behavior Scales", TPM - Testing, Psychometrics, Methodology in Applied Psychology 4, 25: 503 - 517.
7. Meira, A.; Cadime, I.; Viana, F.L.. 2018. "The structure of phonological awareness in European Portuguese: A study of preschool children", Journal of Educational Research, na: na - na.
8. Chaves-Sousa, S.; Ribeiro, I.; Viana, F.L.; Vale, A. P; Santos, S.; Cadime, I.. 2017. "Validity Evidence of the Test of Word Reading for Portuguese Elementary Students", European Journal of Psychological Assessment, 33: 460 - 466.
9. Viana, F.L.; Cadime, I.; Santos, S.; Brandão, S.; Ribeiro, I.. 2017. "O ensino explícito da compreensão da leitura. Análise do impacto de um programa de intervenção", Revista Brasileira de Educação 22, 71: 1 - 30.
10. Sousa, P.; Dias, P. C; Cadime, I.. 2017. "Predictors of primary school teachers’ knowledge about developmental dyscalculia", European Journal of Special Needs Education, 32: 204 - 220.
11. Cadime, I.; Santos, S.; Leal, T.; Viana, F.L.; Rodrigues, B.; Cosme, M. C; Ribeiro, I.. 2017. "Compreensão de textos: diferenças em função da modalidade de apresentação da tarefa, tipo de texto e tipo de pergunta", Análise Psicológica, 3: 351 - 366.
12. Santos, S.; Cadime, I.; Viana, F.L.; Chaves-Sousa, S.; Gayo, E.; Maia, J.; Ribeiro, I.. 2017. "Assessing reading comprehension with narrative and expository texts: Dimensionality and relationship with fluency, vocabulary and memory", Scandinavian Journal of Psychology 58, 1: 1 - 8.
13. Cadime, I.; Rodrigues, B.; Santos, S.; Viana, F. L; Chaves-Sousa, S.; Cosme, M. C; Ribeiro, I.. 2017. "The role of word recognition, oral reading fluency and listening comprehension in the simple view of reading: a study in an intermediate depth orthography", Reading and Writing, 30: 591 - 611.
14. Dias, P. C; Cadime, I.. 2017. "Protective factors and resilience in adolescents: the mediating role of self-regulation", Psicología Educativa, 23: 37 - 43.
15. Chaves-Sousa, S.; Santos, S.; Viana, F. L; Vale, A. P; Cadime, I.; Prieto, G.; Ribeiro, I.. 2017. "Development of a word reading test: Identifying students at-risk for reading problems", Learning and Individual Differences, 56: 159 - 166.
16. Silva, C.; Cadime, I.; Ribeiro, I.; Santos, S.; Santos, A. L; Viana, F.L.. 2017. "Parents’ reports of lexical and grammatical aspects of toddlers’ language in European Portuguese: developmental trends, age and gender differences", First Language, 37: 267 - 284.
17. Silva, C.; Cadime, I.; Ribeiro, I.; Acosta, V.; Lima, R.; Viana, F.L.. 2017. "Communicative development of Portuguese infants aged between 8 and 15 months", Revista de Logopedia, Foniatría y Audiología, 37: 121 - 129.
18. Viana, F. L; Pérez-Pereira, M.; Cadime, I.; Silva, C.; Santos, S.; Ribeiro, I.. 2017. "Lexical, morphological and syntactic development in toddlers between 16- and 30- month-old: a comparison across European Portuguese and Galician", First Language, 37: 285 - 300.
19. Ribeiro, I.; Santos, S.; Baptista, A; Choupina, C.; Brandão, S.; Cadime, I.; Silva, C.; Azevedo, H.; Viana, F.L.. 2017. "A utilização da plataforma “Ainda estou a aprender” na avaliação e na intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura: Um estudo de caso", Calidoscopio, 15: 30 - 44.
20. Cadime, I.; Cruz, J.; Silva, C.; Ribeiro, I.. 2017. "Homework self-regulation strategies: a gender and educational level invariance analysis", Psicologia-Reflexao e Critica, 30: 1 - 10.
21. Cadime, I.; Silva, C.; Santos, S.; Ribeiro, I.; Viana, F.L.. 2017. "The interrelatedness between infants’ communicative gestures and lexicon size: A longitudinal study", Infant Behavior & Development, 48: 88 - 97.
22. Oliveira, I.; Taveira, M. C; Cadime, I.; Porfeli, E.. 2016. "Psychometric Properties of a Career Exploratory Outcome Expectations Measure", Journal of Career Assessment 24, 2: 380 - 396.
23. Ribeiro, I.; Cadime, I.; Freitas, T.; Viana, F.L.. 2016. "Beyond word recognition, fluency, and vocabulary: The influence of reasoning on reading comprehension", Australian Journal of Psychology, 68: 107 - 115.
24. Dias, P. C; Cadime, I.. 2016. "Effects of personal and professional factors on teachers’ attitudes towards inclusion in preschool", European Journal of Special Needs Education 31, 1: 111 - 123.
25. Cadime, I.; Lima, S.; Marques Pinto, A; Ribeiro, I.. 2016. "Measurement invariance of the Utrecht Work Engagement Scale for Students: A study across secondary school pupils and university students", European Journal of Developmental Psychology 13, 2: 254 - 263.
26. Santos, S.; Cadime, I.; Viana, F. L; Prieto, G.; Chaves-Sousa, S.; Spinillo, A.; Ribeiro, I.. 2016. "An application of the Rasch model to reading comprehension measurement", Psicologia-Reflexao e Critica, 29: 1 - 19.
27. Dias, P. C; Cadime, I.; Castelar-Perim, P.. 2016. "Further evidence for the structure of the Resilience Scale in Portuguese Language countries: An invariance study with Brazilian and Portuguese adolescents", Psicologia 30, 2: 33 - 46.
28. Cadime, I.; Marques Pinto, A; Lima, S.; Rego, S.; Pereira, J.; Ribeiro, I.. 2016. "Well-being and academic achievement in secondary school pupils: The unique effects of burnout and engagement", Journal of Adolescence, 53: 169 - 179.
29. Santos, S.; Viana, F.L.; Ribeiro, I.; Prieto, G.; Brandão, S.; Cadime, I.. 2015. "Development of listening comprehension tests with narrative and expository texts for Portuguese students", Spanish Journal of Psychology 18, E5: 1 - 7.
30. Ribeiro, I.; Dias, O.; Oliveira, I.; Miranda, P.; Ferreira, G.; Saraiva, M.; Paulo, R.; Cadime, I.. 2015. "Adaptation and validation of the reading strategy use scale for the Portuguese population | [Adaptação e Validação da Escala Reading Strategy use para a População Portuguesa]", Revista Iberoamericana de Diagnostico y Evaluacion-e Avaliacao Psicologica 40, 1: 25 - 36.
31. Viana, F.L.; Santos, S.; Ribeiro, I.; Chaves-Sousa, S.; Brandão, S.; Cadime, I.; Maia, J.. 2015. "Listening comprehension assessment: Validity studies of two vertically scaled tests for Portuguese students.", Universitas Psychologica 14, 1: 345 - 354.
32. Dias, P. C; Cadime, I.; García del C. J. A. 2015. "PEER RELATIONS AND GENDER: CONTRIBUTES OF THE ADAPTATION OF PEER RELATIONS QUESTIONNAIRE TO PORTUGUESE ADOLESCENTS", Revista Iberoamericana de Educacion, 68: 151 - 168.
33. Cadime, I.; Ribeiro, I.; Viana, F.L.; Santos, S.; Prieto, G.. 2014. "Calibration of a reading comprehension test for Portuguese students", Anales de Psicologia 30, 3: 1025 - 1034.
34. Brandão, S.; Cadime, I.; Ribeiro, I.; Viana, F. L. 2014. "Evaluating listening comprehension in children using a dynamic assessment approach: An exploratory study", European Journal of Developmental Psychology 11, 6: 746 - 753.
35. Cadime, I.; Viana, F. L; Ribeiro, I.. 2014. "Invariance on a reading comprehension test in European Portuguese: A differential item functioning analysis between students from rural and urban areas", European Journal of Developmental Psychology 11, 6: 754 - 766.
36. Gayo, E.; Deaño, M.; Conde, A; Ribeiro, I.; Cadime, I.; Alfonso, S.. 2014. "Effect of an intervention program on the reading comprehension processes and strategies in 5th and 6th grade students", Psicothema 26, 4: 464 - 470.
37. Cadime, I.; Ribeiro, I.; Viana, F.L.; Santos, S.; Prieto, G.; Maia, J.. 2013. "Validity of a reading comprehension test for Portuguese students", Psicothema 25, 3: 384 - 389.
38. Viana, F.L.; Ribeiro, I.; Santos, S.; Cadime, I.. 2012. "Aprender a compreender. Da teoria à prática pedagógica", Exedra, Número temático - “Português: Investigação e Ensino”, 0: 448 - 465.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Cadime, I.. 2018. "A avaliação da linguagem escrita e oral: Uma perspectiva integradora", Trabalho apresentado em IV Jornadas de Língua Portuguesa - Investigação e Ensino, In Atas das IV Jornadas de Língua Portuguesa - Investigação e Ensino, Cidade da Praia, Cabo Verde.
2. Ribeiro, I.; Rodrigues, B.; Santos, S.; Cadime, I.; Viana, F.L.. 2015. "Effects of listening comprehension, word recognition, and oral reading fluency on reading comprehension in second-grade students", Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology, In Proceedings of the 17th European Conference on Developmental Psychology, Braga, Universidade do Minho.
3. Ribeiro, I.; Viana, F.L.; Baptista, A; Choupina, C.; Brandão, S.; Azevedo, H.; Santos, S.; Cadime, I.; Cruz, J.. 2015. "I’m still learning. A web platform for the intervention in reading disabilities", Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology , In Proceedings of the 17th European Conference on Developmental Psychology, Braga, Universidade do Minho.
4. Ribeiro, I.; Viana, F.L.; Santos, S.; Cadime, I.; Chaves-Sousa, S.; Vale, A. P; Spinillo, A.. 2014. "Battery of reading assessment: description and validity studies", Trabalho apresentado em 10º Encontro Nacional (8º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração , In Atas do 10º Encontro Nacional (8º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração , Braga.
5. Cadime, I.; Fernandes, I.; Brandão, S.; Nóvoa, P.; Rodrigues, A.; Ferreira, A.. 2009. "A aquisição da leitura e da escrita: variáveis preditoras no nível pré-escolar", Trabalho apresentado em X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, In In Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga.



Produto com registo ou patente
Product with patent or official record
1. Meira, A.; Viana, F.L.; Cadime, I.. PACOF – Prova de avaliação da consciência fonológica,2014.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 4215/2014,"PACOF Prova de avaliação da consciência fonológica".
6. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; vale, Ana P; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TLP-4: Teste de Leitura de Palavras 4.º ano,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5113/2013,"TLP-4: Teste de Leitura de Palavras 4.º ano".
9. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-i-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo 2.º ano,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5022/2013,"TCTML-i-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo 2.º ano".
12. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-n: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo. Manual Técnico ,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5008/2013,"TCTMO-n: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo. Manual Técnico ".
19. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; vale, Ana P; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TLP-3: Teste de Leitura de Palavras 3.º ano ,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5111/2013,"TLP-3: Teste de Leitura de Palavras 3.º ano ".
20. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-n-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 4.º ano ,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5020/2013,"TCTML-n-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 4.º ano".
2. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-i-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 4.º ano ,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5007/2013,"TCTMO-i-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 4.º ano ".
4. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-n-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 4.º ano ,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5105/2013,"TCTMO-n-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 4.º ano ".
22. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-i-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 3.º ano ,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5006/2013,"TCTMO-i-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 3.º ano ".
11. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-n-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 2.º ano ,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5017/2013,"TCTML-n-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 2.º ano ".
13. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-i-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo 4.º ano,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5024/2013,"TCTML-i-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo 4.º ano".
21. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-n-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 3.º ano ,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5104/2013,"TCTMO-n-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 3.º ano ".
23. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-i: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo. Manual Técnico ,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5021/2013,"TCTML-i: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo. Manual Técnico ".
17. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-i: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo. Manual Técnico ,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 4978/2013,"TCTMO-i: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo. Manual Técnico ".
18. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; vale, Ana P; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TLP-1: Teste de Leitura de Palavras 1.º ano ,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5108/2013,"TLP-1: Teste de Leitura de Palavras 1.º ano ".
3. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-n: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo. Manual Técnico ,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5016/2013,"TCTML-n: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo.".22 set. 2014(Depósito);22 set. 2014(Exame).
5. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; vale, Ana P; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TLP-2: Teste de Leitura de Palavras 2.º ano,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5109/2013,"TLP-2: Teste de Leitura de Palavras 2.º ano".
7. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-n-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 2.º ano,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5103/2013,"TCTMO-n-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 2.º ano".
14. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; vale, Ana P; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TLP - Teste de Leitura de Palavras. Manual Técnico ,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5106/2013,"TLP - Teste de Leitura de Palavras. Manual Técnico ".
16. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-i-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo ,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5023/2013,"TCTML-i-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo ".
8. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-n-1: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 1.º ano,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5009/2013,"TCTMO-n-1: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 1.º ano ".
10. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-i-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 2.º ano ,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5005/2013,"13. TCTMO-i-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 2.º ano ".
15. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-i-1: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 1.º ano ,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5004/2013,"TCTMO-i-1: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 1.º ano ".
26. Cadime, I.; Ribeiro, I.; Viana, F.L.. TCL – Teste de Compreensão da Leitura (material de teste para o 3.º ano),2012.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 3236/2012,"TCL – Teste de Compreensão da Leitura (material de teste para o 3.º ano)".
24. Cadime, I.; Ribeiro, I.; Viana, F.L.. TCL – Teste de Compreensão da Leitura: Manual Técnico,2012.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 3234/2012,"TCL – Teste de Compreensão da Leitura: Manual Técnico".
27. Cadime, I.; Ribeiro, I.; Viana, F.L.. TCL – Teste de Compreensão da Leitura (material de teste para o 4.º ano),2012.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 3233/2012,"TCL – Teste de Compreensão da Leitura (material de teste para o 4.º ano)".
25. Cadime, I.; Ribeiro, I.; Viana, F.L.. TCL – Teste de Compreensão da Leitura (material de teste para o 2.º ano),2012.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 3235/2012,"TCL – Teste de Compreensão da Leitura (material de teste para o 2.º ano)".





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Concluídas
Completed
1. Ângela Sofia Martins Meira, Consciência Fonológica. Do constructo à avaliação, 2017. Tese (Estudos da Criança) - Universidade do Minho.


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Sara Pires Lima, Psychometric properties of the Utrecht Work Engagement Scale for Students in a Portuguese sample of high school and college students, 2015. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Minho (Orientador).
2. Jorge André Rocha Alves Soveral Collus, Impacto da fluência de leitura e da metacompreensão na compreensão da leitura, 2015. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Minho (Co-orientador).
3. Ana Rita Guimarães Teixeira de Novais Lopes, Test of reading fluency: validation studies, 2014. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Minho (Co-orientador).
4. Tânia Catarina da Silva Freitas, Influency of fluency, vocabulary, and reasoning on reading comprehension, 2014. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Minho (Co-orientador).
5. Olga Alexandra Coelho Lopes Dias, Adaptação da escala Reading Strategy Use para a população Portuguesa, 2013. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Minho (Co-orientador).


Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Cadime, Irene. Anales de Psicología, Função ou tipo de participação: Reviewer.
2. Cadime, Irene. First Language, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: SAGE.
3. Cadime, Irene. British Journal of Developmental Psychology, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Wiley.
4. Cadime, Irene. Learning and Individual Differences, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Elsevier.
5. Cadime, Irene. Journal of Happiness Studies, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Springer.
6. Cadime, Irene. Psicologia: Reflexão e Crítica/Psychology: Research and Review, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Springer.
7. Cadime, Irene. Applied Neuropsychology: Adult, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Taylor & Francis.
8. Cadime, Irene. Sensos-e, Função ou tipo de participação: Reviewer.
9. Cadime, Irene. International Journal of Child-Computer Interaction, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Elsevier.
10. Cadime, Irene. British Journal of Educational Psychology, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Wiley.
11. Cadime, Irene. Reading & Writing Quarterly, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Taylor & Francis.
12. Cadime, Irene. Infancia y Aprendizaje: Journal for the Study of Education and Development , Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Taylor & Francis.
13. Cadime, Irene. Early Childhood Education Journal, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Springer.
14. Cadime, Irene. Pensando Psicología, Função ou tipo de participação: Reviewer.
15. Cadime, Irene. Studies in Educational Evaluation, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Elsevier.
16. Cadime, Irene. Neuropsychiatric Disease and Treatment, Função ou tipo de participação: Reviewer.
17. Cadime, Irene. SSM - Population Health, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Elsevier.
18. Cadime, Irene. International Journal of Testing, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Taylor & Francis.
19. Cadime, Irene. Science Education, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Wiley.
20. Cadime, Irene. Scandinavian Journal of Psychology, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Wiley.
21. Cadime, Irene. Psicologia: Reflexão e Crítica/Psychology: Research and Review, Função ou tipo de participação: Editor, Editora: Springer.
22. Cadime, Irene. Psicología Educativa, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Elsevier.
23. Cadime, Irene. SAGE Open, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: SAGE.
24. Cadime, Irene. International Journal of Psychology, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Wiley.
25. Cadime, Irene. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Função ou tipo de participação: Reviewer.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
62

Livros e capítulos
Books and book chapters
19
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
10
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
9
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
38
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
38
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
5
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
5

Total
Produção técnica
Technical production
27

Produtos
Products
27
Produtos com registo ou patente
Products with patent or official record
27

Total
Dados complementares
(Additional data)
31

Orientações
Orientations
6
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
25


Visualizações do curriculum [ 4262 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 23-03-2019 às 16:48:08
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (10)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (2)
 Project collaboration in Degóis