Curriculum Vitae

Ana Maria dos Santos Costa Soares

Data da última atualização »Last update : 29/05/2018


Professora Auxiliar de Marketing e Gestão Estratégica desde 2005. É docente universitária desde 1994. Entre outros cargos, foi directora da Licenciatura em Gestão entre Dez. 2005 e Jan. 2008. Tem leccionado Marketing, Marketing Internacional e Gestão Estratégica a Licenciaturas e Mestrados na Universidade do Minho e noutras instituições no estrangeiro. É coordenadora do PR.IM.A. – Programme in International Marketing na Universidade do Minho.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=1478777449627580


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Ana Maria dos Santos Costa Soares
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Soares, Ana Maria dos Santos Costa
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Endereço profissional
Professional address
Universidade do Minho
Escola de Economia e Gestão
Departamento de Gestão
Campus de Gualtar
Gualtar
4710-057 Braga
Portugal
Telefone: (+351)253604560Extensão: 604565
Fax: (+351)253284729
Correio electrónico: amsoares@eeg.uminho.pt
Homepage: www.eeg.uminho.pt/gestao/amsoares
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
1999-2005 Doutoramento
Phd
Doutoramento em Marketing e Gestão Estratégica (4 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.

1993-1997 Mestrado
Master degree
Mestrado em Gestão de Empresas - Especialização em Marketing (2 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.

1986-1990 Licenciatura
Licentiate degree
Licenciatura em Relações Internacionais - Ramo Cultural e Político (5 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade do Minho
Fev/2005-Actual Professor Auxiliar

Universidade do Minho
Mar/1997-Fev/2005 Assistente

Externato Infante D. Henrique
Fev/1992-Set/1994 Outra Situação

Escola Profissional de Braga
Set/1991-Jul/1992 Outra Situação

Imobiliária Irmãos Couto e Brochado
Abr/1991-Jan/1992 Outra Situação

Coelima Indústrias Texteis
Jan/1991-Abr/1991 Outra Situação

Empresa "A Fiandeira"
Out/1990-Dez/1990 Estagiário





Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Razoavelmente).

Reading
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Razoavelmente).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Out/2007 - Actual iMarke - Núcleo de Investigação de Marketing e Estratégia, Membro.
Membro do Conselho Científico.
Dez/2005 - Jan/2008 Departamento de Gestão, Outros (especifique).
Directora do Curso de Gestão.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Pinho, J.C.M.R.; Martins, Lurdes; Soares, Ana M. S. C. 2018. "Small businesses’ Internationalization: International readiness in the context of Asian countries", Asia-Pacific Journal of Business Administration 10, 1: 1 - 16.
2. Soares, Ana M. S. C. 2018. "Revisiting cultures’ consequences in international marketing studies", Journal of Global Scholars of Marketing Science 28, 2: 214 - 220.
3. Soares, Ana M. S. C. 2017. "Linking intangible resources and export performance: The Role of entrepreneurial orientation and dynamic capabilities", Baltic Journal of Management 12, 3: 329 - 347.
4. Soares, Ana M. S. C; Oliveira, Diana. 2016. "Studying abroad: developing a model for the decision process of international students", Journal of Higher Education Policy and Management 38, 2: 126 - 139.
5. Pinho, J.C.M.R.; Soares, Ana M. S. C. 2015. "Response to Advertising on Online Social Networks: The role of Social Capital", International Journal of Consumer Studies 39, 3: 239 - 248.
6. Soares, Ana M. S. C; Farhangmehr, M.. 2015. "Understanding patient satisfaction in a hospital emergency department", International Review on Public and Nonprofit Marketing 12, 1: 1 - 15.
7. Soares, Ana M. S. C; Pinho, J.C.M.R.. 2014. " Advertising in Online Social Networks: the role of perceived enjoyment and social influence", , Journal of Research in Interactive Marketing 8, 3: 245 - 263.
8. Soares, Ana M. S. C. 2013. "The impact of market related factors on the entry mode of small and medium enterprises", Journal of Transnational Management 8, 4: 273 - 291.
9. Soares, A.M.; Pinho, J.C.M.R.; Nobre, H.. 2012. "From Social to Marketing Interactions: The Role of Social Networks", Journal of Transnational Management 17, 1: 45 - 62.
10. Pinho, J.C.M.R.; Soares, A.M.. 2011. "Examining the technology acceptance model in the adoption of social networks", Journal of Research in Interactive Marketing 5, 2: 116 - 129.
11. Simões, C.; Soares, A.M.. 2010. "Applying to higher education: Information sources and choice factors", Studies in Higher Education 35, 4: 371 - 389.
12. Nielsen, C.S.; Soares, A.M.; Páscoa MacHado, C. 2009. "The cultural metaphor revisited: Exploring dimensions, complexities and paradoxes through the portuguese fado", International Journal of Cross Cultural Management 9, 3: 289 - 308.
13. Soares, A.M.; Farhangmehr, M.; Shoham, A.. 2007. "Hofstede's dimensions of culture in international marketing studies", Journal of Business Research 60, 3: 277 - 284.



Organização de evento
Event organization
1. Soares, Ana M. S. C. Organizing Comittee do VI Congresso Internacional de Marketing Público e Não Lucrativo,2007 (Congresso / Organização).
2. Soares, Ana M. S. C. Organizing Comittee da 31st EMAC Conference – Marketing in a Changing World – Scope, Opportunities and Challenges,2002 (Conferência / Organização).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Em curso
Ongoing
1. Alexandra Malheiro, “A influência da cultura no comportamento ético e socialmente responsável dos consumidores”, 2008. Tese (Gestão) - Universidade do Minho (Orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Em curso
Ongoing
1. Fabrício Neves Barwinski, Modos de entrada em mercados internacionais: Um estudo das empresas do sector da construção da região do Minho, 2008. Dissertação (Marketing e Gestão Estratégica) - Universidade do Minho (Orientador).
2. Etelvina Correia, A influência da orientação para o Marketing Interno no incremento do Compromisso Organizacional: um caso de estudo, 2008. Dissertação (Marketing e Gestão Estratégica) - Universidade do Minho (Orientador).
3. Teresa Casanova, Marketing Territorial: o caso da Rota dos Vinhos Verdes, 2008. Dissertação (Marketing e Gestão Estratégica) - Universidade do Minho (Orientador).
4. Marco Ferreira, Estratégias de internacionalização: Estudo das pequenas e médias empresas na Região do Minho, 2008. Dissertação (Marketing e Gestão Estratégica) - Universidade do Minho (Orientador).
5. Cláudia Gomes, Comportamento do consumidor na selecção de Cursos de Pós-Graduação, 2008. Dissertação (Marketing e Gestão Estratégica) - Universidade do Minho (Orientador).


Trabalho de conclusão de curso de Bacharelato/Licenciatura
Bachelor/Licenciate degree conclusion work
Concluídas
Completed
1. Tomas Brazinskas, Communicating with national and international publics: Public relations in higher education institutions, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Gestão) - Universidade do Minho (Orientador).
2. Maria José Fernandes de Barros, Pesquisa de mercado e o marketing–mix – A força de vendas, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Gestão) - Universidade do Minho (Orientador).
3. Marieta de Lurdes Brandão Mota, Metodologia de elaboração de um plano de marketing, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Gestão) - Universidade do Minho (Orientador).
4. Fernando José Chagas Alves, Indústria de Empreendimentos Residenciais para a Terceira Idade – Análise Estratégica do Sector, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Gestão) - Universidade do Minho (Orientador).
5. Maria Isabela Morais Miranda, Desenvolvimento e lançamento de novos produtos no mercado internacional, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Gestão) - Universidade do Minho (Orientador).
6. Rui Miguel Fernandes Couto, Avaliação da Satisfação do Cliente Toyota, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Gestão) - Universidade do Minho (Orientador).
7. Sílvia Veiga, Exportação dos produtos da “MH Dantas”: Quais os mercados mais adequados?, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Gestão) - Universidade do Minho (Orientador).
8. Luís André Tinoco Martins, Planeamento estratégico na área de consultoria da Agência, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Gestão) - Universidade do Minho (Orientador).
Em curso
Ongoing
1. José Óscar Bravo de Oliveira Nogueira, As Acções de Dinamização em Centros Comerciais como Instrumento de Marketing de Relacionamento, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Gestão) - Universidade do Minho (Orientador).


Outros Trabalhos
Other production
1. Soares, Ana M. S. C. Programme in International Marketing - PR.IM.A, 2008.
2. Soares, Ana M. S. C. Visiting Professor - LLP-Erasmus Programme - Athens University of Economics and Business, 2008.
3. Soares, Ana M. S. C. Direcção de Departamento de Gestão, Escola de Economia e Gestão, 2007.
4. Soares, Ana M. S. C. Visiting Professor - LLP-Erasmus Programme - Teesside Business School, University of Teesside, 2003.
5. Soares, Ana M. S. C. Visiting Professor - LLP-Erasmus Programme, 2001.
6. Soares, Ana M. S. C. Visiting Professor - LLP-Erasmus Programme , 1998.



Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Soares, Ana Maria dos Santos Costa. Participação no júri de José António Fonseca Figueiredo. Inovação e Desempenho de Equipamentos Médicos – Estudo Qualitativo em Hospitais Portugueses., 2008. Tese (Doutoramento em Ciências Empresariais) - Universidade do Minho.
2. Soares, Ana Maria dos Santos Costa. Participação no júri de Manuel Alberto Ramos Maçães. Orientação para o Mercado, Aprendizagem Organizacional, Inovação e Performance: O Caso do Cluster da Moda em Portugal, 2006. Tese (Doutoramento em Ciências Empresariais) - Universidade do Minho.


Mestrado
Master degree
1. Soares, Ana Maria dos Santos Costa. Participação no júri de Lídia da Conceição Nobre dos Santos Luís Parente. . A Qualidade do Serviço no Sector da Restauração Colectiva: Adaptação de um Instrumento de Medida às Cantinas da Universidade do Minho, 2006.  Dissertação (Mestrado em Gestão de Empresas) - Universidade do Minho.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Relator
Participation as Commentator
1. Seminário CEEG - Comentadora no Painel “Comércio Internacional”, EEG, 24 de Outubro de 1997, 1997 (Seminário).
Nome do evento: Seminário CEEG - Comentadora no Painel “Comércio Internacional”, EEG, 24 de Outubro de 1997; Nome da Instituição: Escola de Economia e Gestão; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho, Braga.

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. 1º conferência QSP “The right steps to a strong brand”, 2007 (Conferência).
Nome do evento: 1º conferência QSP “The right steps to a strong brand”; Nome da Instituição: QSP Consultoria de Marketing, Lda.
2. 27th European Marketing Academy Conference, 1998 (Conferência).
Nome do evento: 27th European Marketing Academy Conference; Nome da Instituição: European Marketing Academy Conference; Cidade do evento: Stockholm / Stockholm School of Economics, Stockholm.
3. Workshop “O acesso a financiamentos das organizações multilaterais”, 1997 (Workshop).
Nome do evento: Workshop “O acesso a financiamentos das organizações multilaterais”; Nome da Instituição: ICEP; Cidade do evento: Lisboa / Centro Cultual de Belém, Lisboa.
4. Conferência Mercator - Manual de casos portugueses, Culturgest, 22 de Fevereiro de 1996, 1996 (Conferência).
Nome do evento: Conferência Mercator - Manual de casos portugueses, Culturgest, 22 de Fevereiro de 1996; Cidade do evento: Lisboa / Culturgest.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Soares, Ana Maria dos Santos Costa. Revista Portuguesa de Marketing, de 2008/01/01 até 2009/01/06, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Revista Portuguesa de Marketing.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
13

Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
13
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
13

Total
Produção técnica
Technical production
2

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
2

Total
Dados complementares
(Additional data)
30

Orientações
Orientations
15
Outros Trabalhos
Other production
6
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
3
Participação em Eventos
Event participation
5
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1


Visualizações do curriculum [ 486 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 23-04-2019 às 04:43:06
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (1)
 Co-authors listed in Degóis