| 
               
                  | Vitor Manuel Barrigão Gonçalves |  
                  |  | Data da última atualização
                        												»Last update
                        												:
                        												05/10/2018 |  
 
 Dados pessoais (Personal data)  
               
                  
                     | Nome completo Full name
 | Vitor Manuel Barrigão Gonçalves |  
                     | Nome em citações bibliográficas Quoting name
 | Gonçalves, Vitor |  
                     | Categoria profissional Position
 | Professor Adjunto |  
                     | Domínio científico de atuação Scientific domain
 | Ciências Exactas-Ciências da Computação e da Informação. Ciências Sociais-Ciências da Educação.
 Ciências Sociais-Ciências da Comunicação.
 
 |  
                  
                     | Endereço profissional Professional address
 | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação
 Departamento de Tecnologia Educativa e Gestão de Informação
 Campus de Santa Apolónia
 Bragança
 5301-856 Bragança
 Portugal
 Apartado: 1101
 Telefone: (+351)273303000Extensão: 3650
 Fax: (+351)273325405
 Correio electrónico: vg@ipb.pt
 Homepage: http://www.ese.ipb.pt
 |  
                  
                     | Sexo Gender
 | Masculino»Male |  
 
                  			Graus Académicos
                  			 (Academic Degrees) 
               
                  
                     | 2003-2007 | Doutoramento Phd
 |  
                     | Engenharia Electrotécnica e dos Computadores
                        							(4 anos » years)
                        						. Universidade do Porto,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 2000-2003 | Mestrado Master degree
 |  
                     | Tecnologia Multimédia
                        							(2 anos » years)
                        						. Universidade do Porto,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 1995-1998 | Licenciatura Licentiate degree
 |  
                     | Informática de Gestão
                        							(5 anos » years)
                        						. Universidade do Minho,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 1990-1993 | Bacharelato Bachelor degree
 |  
                     | Informática de Gestão
                        						(3 anos » years)
                        					. Instituto Politécnico de Bragança,
                        			Portugal.
 |  
 Formação complementar ( studies) 
               
                  
                     | 2007-2007 | Curso de curta duração Short course
 |  
                     | Curso de Formação de Formadores e Facilitadores em Empreendedorismo. Instituto Politécnico de Viana do Castelo,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 2004-2005 | Curso de curta duração Short course
 |  
                     | CISCO Networking Academy Program (CCNA 1, 2, 3, 4). Instituto Superior de Línguas e Administração de Bragança,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 1997-1999 | Outros Others
 |  
                     | Profissionalização em Serviço - Grupo 39: Informática. Instituto Politécnico de Bragança,
                        			Portugal.
 |  
 Vínculos profissionais
                  				 (Professional Positions) 
               
                  
                     | Instituto Politécnico de Bragança |  
                  
                     | Out/2008-Actual | Professor Adjunto |  
                  
                     | Instituto Politécnico de Bragança |  
                  
                     | Dez/2005-Set/2008 | Assist. 2º triénio com grau de Mestre/Doutor |  
                  
                     | Instituto Politécnico de Bragança |  
                  
                     | Dez/2002-Dez/2005 | Assistente 2º triénio |  
                  
                     | Instituto Politécnico de Bragança |  
                  
                     | Dez/1999-Dez/2002 | Assistente 1º triénio |  
 Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities) 
               
                  
                     | Instituto Politécnico de Bragança |  
                  
                     | Instituto Politécnico de Bragança |  
 Atividades de Ensino (Teaching activities) 
               
                  
                     | Instituto Politécnico de Bragança |  
                  
                     | Curso»Academic program: Área de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação Disciplinas lecionadas»Taught units:
 
 
                           Empreendedorismo e Gestão de Projectos(Docente)Gestão de Projectos(Docente)Aplicações Informática para Gestão Integrada(Docente)Programação e Aplicações para a Web(Docente)Projecto Multimédia(Docente)Tecnologia da Informação e Comunicação(Docente)Estágio(Regente) |  
                  
                     | Instituto Politécnico de Bragança |  
                  
                     | Curso»Academic program: Área de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação Disciplinas lecionadas»Taught units:
 
 
                           Introdução à Gestão(Docente)Módulo de Tecnologia Educativa(Docente)Tecnologia Educativa e Gestão de Informação(Docente)Educação Multimédia (Mestrado)(Docente)Introdução aos Sistemas Multimédia / Laboratórios Multimédia(Docente)Organização e Gestão da Informação (Especialização)(Docente) |  
                  
                     | Instituto Politécnico de Bragança |  
                  
                     | Curso»Academic program: Área de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação Disciplinas lecionadas»Taught units:
 
 
                           Tecnologia Educativa e Gestão da Informação(Docente)Introdução à Gestão(Docente)Informática Aplicada ao Ensino das Línguas(Docente)Complemento de Tecnologia Educativa e Gestão de Informação(Docente) |  
 Linhas de Investigação (Research fields)  
                  
                     | 1. | Investigação de Doutoramento (Bolsa PRODEP) |  
                     |  | Objectivos»Goals:
                        								a) Definir uma arquitectura para um sistema de pesquisa de conteúdos educativos baseada nas tecnologias para a Web Semântica,
                        nas tecnologias para o e-Learning e nas tecnologias para a computação distribuída, que permitisse procurar objectos de aprendizagem
                        em servidores ou repositórios remotos; 
                        b) Desenvolver um protótipo do sistema proposto capaz de efectuar pesquisas mais precisas e profundas (baseadas em metadados
                        e orientadas por ontologias), devolvendo informação o mais próxima possível das necessidades do utilizador;
                        c) Projectar um componente para relacionar a informação devolvida, gerando informação adicional que fosse de encontro aos
                        requisitos das comunidades educativas em geral e dos professores e alunos em particular;
                        d) Identificar e implementar módulos, que favorecessem a indexação, classificação ou anotação de conteúdos educativos ou objectos
                        de aprendizagem através de metadados e ontologias, destinados aos sistemas de e-Learning, repositórios de objectos de aprendizagem
                        e páginas Web educativas;
                        e) Implementar um mecanismo de pesquisa baseado em metadados para um sistema de e-Learning, com vista a melhorar as estratégias
                        actuais de pesquisa e de filtragem de conteúdos educativos;
                        f) Avaliar a receptividade dos professores e formadores na adição de metadados aos recursos educativos;
                        g) Projectar soluções alternativas para garantir a geração de metadados (geração automática de metadados, integração com outros
                        módulos de um sistema de e-Learning, etc); 
                        h) Comparar a utilização do mecanismo de pesquisa baseado em metadados com outros mecanismos de pesquisa disponíveis no sistema
                        de e-Learning;
                        i) Usar linguagens, tecnologias e ferramentas recomendadas pelo W3C para o desenvolvimento de uma página educativa de um professor
                        para a Web Semântica;
                        j) Validar a arquitectura do sistema proposto e o protótipo desenvolvido, bem como os módulos e mecanismo de pesquisa para
                        um sistema de e-Learning.. Domínio Científico:
                        					Engenharia e Tecnologia / Área Científica:
                        						Engenharia Electrotécnica, Electrónica e Informática.
 Domínio Científico:
                        					Ciências Sociais / Área Científica:
                        						Ciências da Educação.
 Domínio Científico:
                        					Ciências Exactas / Área Científica:
                        						Ciências da Computação e da Informação.
 Objectivos socio-económicos:
                        					Desenvolvimento social e serviços sociais; Promoção geral dos conhecimentos.
 Palavras-chave:
                        					Sematic Web; e-Learning; Agentes de Software; Metadados; Ontologias; Mapas de tópicos.
 |  
                  
                     | 2. | Núcleo de Administração e Desenvolvimento de Aplicações (NADA) |  
                     |  |  |  
                  
                     | 3. | Núcleo de Inovação e Empreendedorismo |  
                     |  |  | 
 Projetos de Investigação (Research projects)  
               
                  
                     | Participação como Investigador responsável Participation as responsible Researcher
 |  
                  
                     | 2001-2003 Portal dos Catraios
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: NONIO Século XXI. |  
                  
                     | Outro Tipo de Participação Other kind of participation
 |  
                  
                     | 2003- Gestão do Portal dos Catraios
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: NONIO Século XXI. |  
 Línguas (Languages) 
               
                  
                     | Compreende Understandig
 | Português (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Razoavelmente), Francês (Pouco). |  
                     | Fala Speaking
 | Português (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Pouco). |  
                     | Lê Reading
 | Português (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Razoavelmente), Francês (Pouco). |  
                     | Escreve Writing
 | Português  (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Inglês (Pouco). |  
 Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours) 
               
                  
                     | 2007 | Certificado de distinção para o artigo  Geração (semi)automática de metadados: um contributo para a recuperação de objectos
                        de aprendizagem ,
                        					Comissão Científica IADIS - International Association for Development of the Information Society. |  
 
                  											Produção científica, técnica e artística/cultural
                  											 (Scientific, technical and artistical/cultural
                     													production) 
               
                  
                     | Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions
 |  
                  
                     | 1. | Gonçalves, Vitor; Patrício, Raquel.  2010. Manual de TIC. ed. 1. Bragança: IPB, ESE: Instituto Politécnico de Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Capítulos de livros publicados Published book chapters
 |  
                  
                     | 1. |  Gonçalves, Vitor.  2017. MOOC - evolução ou revolução na aprendizagem?.  In MOOC - evolução ou revolução na aprendizagem?, 33 - 56. . Salvador, Brasil: EDUFBA - Editora da UFBA. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Gonçalves, Vitor.  2012. Capítulo VIII - E-learning e Objetos de Aprendizagem para a Web Semântica.  In Capítulo VIII - E-learning e Objetos de Aprendizagem para a Web Semântica, 139 - 155. . Porto Editora: Porto Editora. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Gonçalves, Vitor.  2012. Capítulo VII - Ensinar e Aprender em Ambientes Virtuais Tridimensionais.  In Capítulo VII - Ensinar e Aprender em Ambientes Virtuais Tridimensionais, 121 - 137. . Porto Editora: Porto Editora. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Gonçalves, Vitor.  2010. "e-Learning: Reflexões sobre cenários de aplicação", Actas do IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Educação para o sucesso: políticas e actores, 1: 1 - 10. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. |  Gonçalves, Vitor.  2005. "Ensino à Distância e Web Semântica", Newsletter Professores Inovadores - Microsoft Educação, 11: 10 - 13. Gonçalves, Vitor (2005). "Ensino à Distância e Web Semântica", Newsletter Professores Inovadores, Novembro de 2005, Microsoft
                           Educação.
 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. |  Carrapatoso, Eurico.  2007. "Geração (semi)automática de metadados: um contributo para a recuperação de objectos de aprendizagem", Trabalho apresentado em Conferência IADIS Ibero-Americana WWW/Internet, In Actas da Conferência IADIS Ibero-Americana WWW/Internet, Vila Real. Gonçalves, Vitor e Carrapatoso, Eurico (2007). “Geração (semi)automática de metadados: um contributo para a recuperação de
                           objectos de aprendizagem”, actas da Conferência IADIS Ibero-Americana WWW/Internet, Vila Real, IADIS. Considerado pela comissão
                           científica um dos melhores trabalhos apresentados na conferência.
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Gonçalves, Vitor; Carvalho, Márcio R; Tartera, Francisco J. G.  2018. "Servidor Web: instalación y configuración para una institución educativa", MAD.RID. Revista de Innovación Didáctica de Madrid., 50: 21 - 37. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Gonçalves, Vitor.  2018. "Educação para o empreendedorismo ambiental", CIALP - 1º Conferência Internacional de Ambiente em Língua Portuguesa II, 1: 349 - 357. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Gonçalves, Vitor; Alves, Paulo.  2018. "Projeto Gen10s.pt: a experiência do 5° e 6° ano numa escola de Bragança", II Encontro Professores Inovadores com TIC, 1: 1 - 10. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Tartera, Francisco J. G; Gonçalves, Vitor.  2018. "Secuencia de un sistema trifásico, medición de potencia y lugar geométrico de elementos", Revista de Innovación Didáctica de Madrid, 51: 09 - 35. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. | Branquinho, Raquel; Fachada, Ivone; Gonçalves, Vitor; Vaz, Paula; Aguiar, Carlos.  2018. "INTEGRA(-TE): um projeto de integração de jovens PALOP através de ações científicas, empreendedoras e multiculturais", Eduser - Revista de educação 10, 1: 33 - 48. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 6. | Gonçalves, Vitor; Chumbo, Isabel; Silva, Elisabete; Patrício, Maria R.  2018. "AduLeT Project   the community of practice platform", EDULEARN18, 1: 9033 - 9037. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 7. | Gonçalves, Vitor; Gonçalves, Bruno.  2018. "The process of planning and building a xmooc: a practical review", E-learning 2018, 1: 171 - 176. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 8. | Tartera, Francisco; Gonçalves, Vitor; Chico, Luís.  2017. "Circuitos trifásicos. Potencia trifásica (parte 1)", MAD.RID. Revista de Innovación Didáctica de Madrid., 43: 34 - 52. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 9. | García Tartera, F; Gonçalves, Vitor; Gonzalo Chico, L.  2017. "Circuitos trifásicos. Potencia trifásica (Parte II)", MAD.RID (REVISTA DE INNOVACIÓN DIDÁCTICA DE MADRID). 1, 44: 33 - 47. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 10. | Santana, Larissa; Santos, Luiz; Silva, Thiciane; Villar, Victor; Rocha, Fabio; Gonçalves, Vitor.  2017. "Scrum as a Platform to Manage Students in Projects of Technological Development and Scientific Initiation: A Study Case Realized
                        at UNIT/SE", Journal of Information Systems Engineering & Management 2, 1: 1 - 7. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 11. | Gonçalves, Vitor.  2017. "Contenidos y materiales didácticos: Evaluación de Herramientas 2.0", Jornadas Virtual USATIC, 1: 1 - 10. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 12. | Gonçalves, Vitor.  2017. "Educação para o Empreendedorismo: relato de uma experiência educativa", Conferência sobre Educação para o Empreendedorismo, 1: 123 - 128. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 13. | Gonçalves, Vitor.  2017. "Education for entrepreneurship: a proposal for higher education based on Disney's creative strategy", ICERI2017 Proceedings (10th International Conference of Education, Research and Innovation), 1: 7254 - 7258. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 14. | Gonçalves, Vitor; Vaz, Paula.  2017. "PROJETO INTEGRA-(TE):  Pedagogia e educação na exploração de novos desafios", II Seminário Internacional de EDUCAÇÃO, TERRITÓRIOS E DESENVOLVIMENTO HUMANO, 1: 105 - 114. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 15. | Vitor, Gonçalves; Tartera, Francisco J. G.  2017. "E-learning: estudo de caso na perspetiva dos professores portugueses e espanhóis", II Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE), 1: 508 - 513. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 16. | Sabino, Rosimeri; Gonçalves, Vitor.  2016. "A formação superior para o secretariado na perspectiva luso-brasileira", Revista de Gestão e Secretariado - GeSec 7, 1: 150 - 171. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 17. | Gonçalves, Vitor.  2016. "Formação contínua de professores a distância baseada em MOOCs", 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE), 1: 115 - 121. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 18. | Gonçalves, V.; Chumbo, I.; Torres, E.; Gonçalves, B..  2016. "TEACHER EDUCATION THROUGH MOOC: A CASE STUDY", ICERI2016 Proceedings (9th International Conference of Education, Research and Innovation), 1: 8350 - 8358. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 19. | Torres Simón, E; Gonçalves, Vitor; Gonçalves, Bruno; Chumbo, Isabel.  2016. "MOOCS: ¿traspasando barreras tecnológicas?", CIDUI - Congrés Internacional de Docència Universitària i Innovació, 1: 1 - 10. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 20. | Rodrigues, Maria J; Chumbo, Isabel; Gonçalves, Vitor.  2015. "A educação em ciências em contexto bilingue e móvel", 3º International Conference on Innovation, Documentation and Teaching Technologies (INNODOCT 2015), 1: 1 - 10. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 21. | Mateus, Maria N. E; Gonçalves, Vitor.  2015. "Empreendedorismo na (des)mistificação do imaginário social", imagonautas 6 (2015) - Revista Interdisciplinaria sobre Imaginarios Sociales, 6: 53 - 61. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 22. | Gonçalves, Bruno; Esther, Torres; Isabel, Chumbo; Gonçalves, Vitor.  2015. "Massive open online courses (mooc) na formação contínua de professores: um estudo de caso", Revista Onis Ciência III, 10: 5 - 21. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 23. | Luísa, Lopes; Gonçalves, Vitor.  2014. "Revista AdolesCiência – Um projeto editorial jovem suportado pelo Open Journal System", III Congreso Ibérico de Innovación en Educación con las TIC (ieTIC 2013), 1: 1 - 10. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 24. | Maria do R. C; Gonçalves, Vitor.  2014. "Um estudo descritivo sobre as Redes Concelhias /Interconcelhias de Bibliotecas Portuguesas", III Congreso Ibérico de Innovación en Educación con las TIC (ieTIC 2013), 1: 1 - 10. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 25. | Gonçalves, Bruno; Gonçalves, Vitor.  2014. "MOOC: uma estratégia de captação de alunos?", Revista Multimédia de Investigação Em Educação 1, 1: 1 - 10. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 26. | Gonçalves, Vitor.  2013. "Web Semántica – un socio para el aprendizaje", Boletín del Centro del Conocimiento de Tecnologías Aplicadas a la Educatión 22, 1: 1 - 10. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 27. | Santos, José; Gonçalves, Vitor.  2012. "Criação de Ambientes de Aprendizagem Tridimensionais", EBOOK COIED 2012 - 2.ª CONFERÊNCIA ONLINE DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL, 1: 71 - 78. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 28. | Lopes, Luísa; Gonçalves, Vitor.  2012. "Planeamento de uma revista júnior de investigação suportada por um sistema de edição eletrónico", eBook COIED 2012 - 2.ª CONFERÊNCIA ONLINE DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL, 1: 183 - 189. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 29. | Fernandes, Carla; Gonçalves, Vitor.  2011. "Criação e Exploração de Objectos de Aprendizagem: SCORM e Learning Design", Actas da Conferência Ibérica: Inovação na Educação com TIC 2011, 1: 306 - 324. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 30. | Gonçalves, Vitor; Carrapatoso, Eurico.  2010. "Web Semântica e e-Learning juntos por uma boa causa", 8th International Symposium on Computers In Education, 1: 1 - 10. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 31. | Gonçalves, Vitor.  2010. "Exploração de Ferramentas Web 2.0 na Formação Inicial de Professores", Sem tÃtulo, V: 6 - 25. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 32. | Gonçalves, Vitor; Bergano, Sofia.  2009. "EMPREENDEDORISMO FEMININO: UMA PROPOSTA DE E-LEARNING", X Congresso da SPCE, 1: 1 - 10. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 33. | Gonçalves, Vitor.  2009. "EMPREENDEDORISMO: DO ENSINO BÁSICO AO ENSINO SUPERIOR", X Congresso da SPCE, 1: 1 - 10. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 34. | Gonçalves, Vitor; Carrapatoso, Eurico.  2007. "GERAÇÃO (SEMI)AUTOMÁTICA DE METADADOS: UM CONTRIBUTO PARA A RECUPERAÇÃO DE OBJECTOS DE APRENDIZAGEM", IADIS International Conference WWW/Internet 2007, 1: 1 - 10. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 35. | Gonçalves, Vitor; Carrapatoso, Eurico.  2006. "Rumo a uma Web mais inteligente", Eduser 2 2, 1: 201 - 227. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 36. | Gonçalves, Vitor.  2005. "Ensino à Distância e Web Semântica", Newsletter Professores Inovadores, 1: 1 - 10. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Outra produção científica Other scientific production
 |  
                  
                     | 1. | Gonçalves, Vitor; Meirinhos, Manuel; Valcarcel, Ana; Tejedor, Francisco.  2011. "Actas da Conferência Ibérica Inovação na Educação com TIC (ieTIC 2011)". Bragança: IPB, ESE: Instituto Politécnico de Braga. |  
                  
                     | 2. | Fernandes, Carla; Gonçalves, Vitor.  2011. "Criação e Exploração de Objectos de Aprendizagem: SCORM e Learning Design". Bragança: IPB, ESE: Instituto Politécnico de Braga. |  
                  
                     | 3. | Bento, João; Gonçalves, Vitor.  2011. "Ambientes 3D no processo de ensino e aprendizagem". Bragança: IPB, ESE: Instituto Politécnico de Braga. |  
                  
                     | 4. | Gonçalves, Vitor; Meirinhos, Manuel; Valcarcel, Ana; Tejedor, Francisco.  2011. "Livro de Resumos da Conferência Ibérica Inovação na Educação com TIC (ieTIC 2011)". Bragança: IPB, ESE: Instituto Politécnico de Braga. |  
                  
                     | 5. | Gonçalves, Vitor; Patricio, Maria R.  2010. "TINA: um projecto para netos e avós". Lisboa: Instituto de Educação da Unive. |  
                  
                     | 6. | Gonçalves, Vitor; Patrício, Maria R.  2010. "INFORMATION TECHNOLOGY FOR GRANDPARENTS AND GRANDCHILDREN". Madrid: iated - International Associat. |  
                  
                     | 7. | Patrício, Maria R; Gonçalves, Vitor.  2010. "UTILIZAÇÃO EDUCATIVA DO FACEBOOK NO ENSINO SUPERIOR". Évora: University of Évora. |  
                  
                     | 8. | Gonçalves, V.  2010. "FACEBOOK IN THE LEARNING PROCESS: A CASE STUDY". Madrid: iated - International Associat. |  
                  
                     | 9. | Gonçalves, Vitor; Bergano, Sofia.  2009. "Empreendedorismo feminino: uma proposta de e-learning". Bragança: IPB, ESE: Instituto Politécnico de Braga. |  
                  
                     | 10. | Gonçalves, Vitor.  2009. "Empreendedorismo: do ensino básico ao ensino superior". Bragança: IPB, ESE: Instituto Politéccnico de Brag. |  
                  
                     | 11. | Gonçalves, Vitor; Carrapatoso, Eurico.  2007. "Search in e-Learning Systems with Semantic Web Technologies". Vila Real: IADIS. 
 |  
                  
                     | 12. | Gonçalves, Vitor.  2007. "Portal dos Catraios – 5 anos ao serviço da Educação de Infância". Porto: CIANEI - Escola Superior de Ed. 
 |  
                  
                     | 13. | Gonçalves, Vitor.  2007. "e-Learning: reflexões sobre cenários de aplicação". Bragança: IPB, ESE: Universidade da Madeira, Socie. |  
                  
                     | 14. | Gonçalves, Vitor; Carrapatoso, Eurico.  2006. "Resumo Poster - Um sistema de pesquisa de conteúdos educativos para a Web semântica". Ofir - Esposende: Instituto Politécnico do Cávad. |  
                  
                     | 15. | Gonçalves, Vitor; Carrapatoso, Eurico.  2006. "Poster: Um Sistema de Pesquisa de Conteúdos Educativos". Esposende: Instituto Politécnico do Cávad. 
 |  
                  
                     | 16. | Gonçalves, Vitor; Carrapatoso, Eurico.  2006. "Um Sistema de Pesquisa de Conteúdos de Aprendizagem para a Web Semântica". Portalegre: Sem publicadora definida. 
 |  
                  
                     | Apresentação oral de trabalho Oral work presentation
 |  
                  
                     | 1. | Gonçalves, Vitor. Assessoria de Gestão, Tecnologias e Línguas: trilogia de áreas essenciais no perfil de um profissional de secretariado,2017 (Comunicação). |  
                  
                     | 2. | Gonçalves, Vitor. Education for entrepreneurship: a proposal for higher education based on Disney's creative strategy,2017 (Comunicação). |  
                  
                     | 3. | Ala, Filipe; Gonçalves, Vitor. Tradução assistida por computador: um estudo de caso,2017 (Comunicação). |  
                  
                     | 4. | Mouta, Rui; Gonçalves, Vitor. Análise comparativa de duas plataformas de elearning: moodle e claroline,2017 (Comunicação). |  
                  
                     | 5. | Gonçalves, Vitor; Vaz, Paula. Projeto INTEGRA: pedagogia e educação na exploração de novos desafios,2017 (Comunicação). |  
                  
                     | 6. | Santos, Djackline; Gonçalves, Vitor. Moodle vs eFront: Uma análise comparativa no contexto do ensino superior,2017 (Comunicação). |  
                  
                     | 7. | Gonçalves, Vitor. Contenidos y materiales didácticos: Evaluación de Herramientas 2.0,2017 (Comunicação). |  
                  
                     | 8. | Vaz, Paula; Gonçalves, Vitor; Branquinho, Raquel; Fachada, Ivone. INTEGRA(-TE): cultura, ciência, pedagogia e empreendedorismo,2017 (Comunicação). |  
                  
                     | 9. | Gonçalves, Vitor. Empreendedor por um dia em secretariado e assessoria,2017 (Comunicação). |  
                  
                     | 10. | Gonçalves, Vitor; Chumbo, Isabel; Silva, Elisabete; Patrício, Raquel. Advanced use of Learning Technologies in Higher Education: AduLeT Project big picture,2017 (Comunicação). |  
                  
                     | 11. | Gonçalves, Vitor; Vaz, Paula; Fachada, Ivone; Branquinho, Raquel. INTEGRA-TE num arquipélago de saberes,2017 (Comunicação). |  
                  
                     | 12. | Gonçalves, Vitor. Educação para o Empreendedorismo: relato de uma experiência educativa,2017 (Comunicação). |  
                  
                     | 13. | Gonçalves, Vitor. Formação contínua de professores a distância baseada em moocs,2016 (Comunicação). |  
                  
                     | 14. | Azevedo, Ruben; Gonçalves, Vitor. Tendarmada: presente, passado e futuro,2016 (Comunicação). |  
                  
                     | 15. | Gonçalves, V.; Chumbo, I.; Torres, E.; Gonçalves, B.. TEACHER EDUCATION THROUGH MOOC: A CASE STUDY,2016 (Comunicação). |  
                  
                     | 16. | Patricio, Raquel; Gonçalves, Vitor; Meirinhos, Manuel; Sousa, João. EDUCAÇÃO: PENSADORES AO LONGO DA HISTÓRIA (Seymour Papert),2016 (Comunicação). |  
                  
                     | 17. | Torres Simón, E; Gonçalves, Vitor; Gonçalves, Bruno; Chumbo, Isabel. MOOCS: ¿traspasando barreras tecnológicas?,2016 (Comunicação). |  
                  
                     | 18. | Martins, Maria L; Gonçalves, Vitor. Plataforma INTACT - estudo de caso em curso profissional,2015 (Comunicação). |  
                  
                     | 19. | Carvalho, Isito; Gonçalves, Vitor. Dinamização de uma plataforma E-learning numa escola secundária de São Tomé e Príncipe: estudo de caso no ensino das ciências,2015 (Comunicação). |  
                  
                     | 20. | Gonçalves, Vitor; Santos, Antónia. Projeto TITI - Tecnologias de Informação para a Terceira Idade,2014 (Comunicação). |  
                  
                     | 21. | Lopes, Luísa; Gonçalves, Vitor. Adolesciência - Implementação e avaliação de uma revista júnior de investigação,2012 (Comunicação). |  
                  
                     | 22. | Lopes, Luísa; Gonçalves, Vitor. Uma revista Júnior de investigação online - Análise de práticas de utilização de TIC em processos de aprendizagem,2012 (Comunicação). |  
                  
                     | 23. | Padrão, José; Gonçalves, Vitor. Quiosque multimédia educativo no Museu Militar de Bragança,2012 (Comunicação). |  
                  
                     | Curso de curta duração lecionado Taught short course
 |  
                  
                     | 1. | Gonçalves, Vitor. MOOC - uma tecnologia educativa do futuro, 2015 (Extensão). |  
 
 
 
                  											Indicadores de produção
                  											 (Production indicators) 
               
                  
                     | Produção científica Scientific production
 |  
                     | Produção técnica Technical production
 |  
 
                     
                        | Produção científica Scientific production
 | 59 |  
 
                     
                        | Livros e capítulos Books and book chapters
 | 4 |  
                     
                        | Livros publicados ou organizados Published or organized books
 | 1 |  
                     
                        | Capítulos de livros publicados Published book chapters
 | 3 |  
                     
                        | Artigos científicos em revistas Papers in periodics
 | 38 |  
                     
                        | Com arbitragem científica With scientific refereeing
 | 2 |  
                     
                        | Sem arbitragem científica Without scientific refereeing
 | 36 |  
                     
                        | Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings
 | 1 |  
                     
                        | Com arbitragem científica With scientific refereeing
 | 1 |  
                     
                        | Outros tipos de produção científica Other scientific production
 | 16 |  
 
                     
                        | Produção técnica Technical production
 | 24 |  
 
                     
                        | Outros tipos de produção técnica Other technical production
 | 24 |  
               
                  | Visualizações do curriculum [
                     												2128
                     												] |  
               
                  | Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
                     											em
                     											23-03-2019
                     											às
                     											17:33:42 |  
                  | Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |  |