Curriculum Vitae

Ana Isabel da Câmara Dias Madeira

Data da última atualização »Last update : 30/03/2012


Possui graduação em Sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1988); mestrado em Sociologia pela London School of Economics and Political Sciences, Faculdade de Economia, da Universidade de Londres (1990); concessão da equivalência ao grau de Mestre em Sociologia e Economia Históricas, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1995); e doutorado em Ciências da Educação, Especialidade Educação Comparada, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (2007).


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=2332881594062717


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Ana Isabel da Câmara Dias Madeira
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Madeira, Ana Isabel da Câmara Dias
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Ciências Sociais-Sociologia.
Ciências Sociais-Economia e Gestão.
Ciências Sociais-Outras Ciências Sociais.
Endereço profissional
Professional address
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade
Lisboa
1649-013 Lisboa
Portugal
Correio electrónico: ana.madeira@ie.ul.pt




Graus Académicos (Academic Degrees)
2000-2007 Doutoramento
Phd
História da Educação e Educação Comparada.
Faculdade de Psicologia Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal.

1988-1990 Mestrado
Master degree
MSc in Sociology (2 anos » years) .
London School of Economics and Political Sciences, Reino Unido.

1984-1988 Licenciatura
Licentiate degree
Sociologia (4 anos » years) .
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal.





Formação complementar ( studies)
1997-1998 Outros
Others
Seminário Doutoramento em Estudos Africanos.
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal.

1996-1997 Outros
Others
Seminário de Doutoramento em Desenvol. e Coop. Int. .
Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa, Portugal.

1994-1995 Outros
Others
Seminário de Doutoramento em Geografia e Planeamento Regional.
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Portugal.

1992-1993 Outros
Others
Seminário em Sociologia e Economia Históricas.
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Faculdade de Psicologia Ciências da Educação da Universidade de Lisboa
Ago/2011-Actual Professor Auxiliar

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento Educação
Mar/2010-Jul/2011 Assistente

Universidade de Lisboa
Set/2009-Fev/2010 Assistente

Faculdade de Psicologia Ciências da Educação da Universidade de Lisboa
Jan/1997-Ago/2009 Professor Auxiliar

Escola Superior de Educação de Santarém
Jan/1996-Dez/1997 Assistente

Centro de Informação e Documentação Amílcar Cabral
Jan/1995-Dez/1997 Outra Situação

Ministério da Educação - Instituto de Inovação Educacional - IIE/ME
Jan/1993-Dez/1996 Outra Situação

Universidade Aberta
Jan/1995-Dez/1995 Outra Situação





Atividades de Ensino (Teaching activities)
Faculdade de Psicologia Ciências da Educação da Universidade de Lisboa
Ago/2011-Actual
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Educação Comparada(Docente)
  • Análise de políticas educativas em perspectiva internacional(Docente)
  • Educação e desenvolvimento local(Docente)
  • Teoria educacional(Docente)
  • Metodologia de Projecto(Docente)
  • Seminário de Integração Profissional I(Docente)
  • Seminário de Integração Profissional II(Docente)
  • Seminário de Integração Profissional IV(Docente)
  • Seminário de Integração Profissional V(Docente)




Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento Educação
Mar/2010-Jul/2011
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Educação e Sociedade(Docente)
  • Licenciatura em Pedagogia(Docente)
  • História e ideias das práticas pedagógicas(Docente)
  • Seminário Modernidade Pedagógica: crculação de modelos e transformações sóio-históricas(Docente)
  • Pós-graduação em Pedagogia(Docente)




Faculdade de Psicologia Ciências da Educação da Universidade de Lisboa
Set/2007-Ago/2009
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Doutoramento em História da Educação- Seminário: História da Educação – Teoria e Métodos(Docente)
  • Curso de Formação Avançada em Ciências da Educação- Seminário: Um olhar sobre a comparação em educação: questões teóricas e epistemológicas(Docente)
  • Curso de Formação Avançada em Ciências da Educação-Seminário: A renovação do campo da Educação Comparada: perspectivas e prospectivas (Docente)
  • Educação Comparada(Docente)
  • Dinâmicas Culturais, Educação e Comunidades Africanas(Docente)
  • Metodologia de Projecto(Docente)
  • Seminário de Integração Profissional I(Docente)
  • Seminário de Integração Profissional II(Docente)
  • Seminário de Integração Profissional IV(Docente)
  • Seminário de Integração Profissional V(Docente)


Set/2004-Jul/2005
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Educação Comparada(Docente)
  • História da Educação I(Docente)
  • História da Educação II(Docente)
  • Metodologia de Projecto(Docente)
  • Seminário de Integração Profissional IV(Docente)
  • Seminário de Integração Profissional V(Docente)


Set/1997-Jul/2004
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Educação Comparada(Docente)
  • Educação de Adultos e Desenvolvimento Local(Docente)
  • Sociologia da Educação(Docente)
  • Metodologia de Projecto(Docente)
  • Educação de Adultos e Animação Sociocultural(Docente)




Escola Superior de Educação de Santarém
Set/1996-Jun/1997
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Sociologia
  • Sciologia da Educação






Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Faculdade de Psicologia Ciências da Educação da Universidade de Lisboa
Ago/2011-Actual
Membro do Conselho Pedagógico




Universidade de Lisboa
Set/2009-Fev/2010
Membro do Conselho Pedagógico






Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável
Participation as responsible Researcher
1995-1996
Inquérito à Opinião Pública acerca do Sistema de Ensino: Atitudes e expectativas dos portugueses relativamente à qualidade do ensino básico e secundário
Referência do projeto»Project reference: Inquérito à Opinião Pública.


Participação como Investigador
Participation as Researcher
2009-2013
Educação e Património Cultural: Escolas, Objectos e Práticas
Referência do projeto»Project reference: Educação e Património Cultural.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

2009-2011
EDICC - European Diploma in Intercultural Competence-EDICC - European Diploma in Intercultural Competence
Referência do projeto»Project reference: EDICC.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

2006-2010
História da Profissão Docente no Brasil e em Portugal: Aproximações e distanciamentos
Referência do projeto»Project reference: História da Profissão Docente .
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

1999-2005
Projecto Prestige- Problems of Educational Standardisation and Transitions in a Global Environment -Projecto Prestige
Referência do projeto»Project reference: Projecto Prestige.

1996-1997
Representações da Juventude no Quadro das Relações Norte-Sul
Referência do projeto»Project reference: Representações da Juventude .

1996-1997
Formar os Jovens para o Desenvolvimento
Referência do projeto»Project reference: Formar os Jovens.

1993-1996
A Participação da Comunidade na Construção da Oferta Educativa
Referência do projeto»Project reference: A Participação da Comunidade .

1993-1996
A Construção do Projecto Educativo Local
Referência do projeto»Project reference: A Construção do Projecto .

1994-1995
Inovação e Desenvolvimento Local: Projectos Educativos e Educação de Adultos
Referência do projeto»Project reference: Inovação e Desenvolvimento.

1994-1995
Survey sobre o processo de implementação da Área-Escola
Referência do projeto»Project reference: Survey sobre o processo .






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem).

Reading
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Espanhol (Pouco), Francês (Pouco).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2010 Bolsa de Produtividade em Pesquisa para Novos Professores, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
2011 Bolsa de Produtividade em Pesquisa para Novos Professores, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
2012 Comissão científica da ISCHE34, conferência "Internationalisation in Education", ISCHE34.
Coordenador do Grupo de Pesquisa em História dos Conceitos pedagógicos , Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ-Brasil).




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Madeira, Ana I. C. D. 2012. A Construção do Saber Comparado em Educação: uma análise sócio-histórica. ed. 1. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian / Fundação para a Ciência e Tecnologia .
2. Nóvoa, António; Carvalho, Luís M; Correia, A. C; Madeira, Ana I. C. D; Ramos do Ó. J. 2003. Educational Knowledge and its Circulation. Historical Approaches of portuguese-Speaking Countries. ed. 1, ISBN: 9728036531. Lisboa: Educa.
3. Madeira, Ana I. C. D. 2003. Sons, Sentidos e Silêncios da Lusofonia: Uma reflexão sobre os espaços-tempos da língua portuguesa. ed. 1, ISBN: 9728036620. Lisboa: Educa.
4. Costa, A. C; Madeira, Ana I. C. D. 1997. A Construção do Projecto Educativo de Escola: Um estudo de caso no 2º e 3º ciclos do ensino básico. ed. 1, ISBN: 9728353316. Lisboa: IIE/ME.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Madeira, Ana I. C. D. 2012. Diffusion-reception Networks of Pedagogical Knowledge: The Circulation of John Dewey’s Educational Discourse in the Luso-Afro-Brasilian Space.  In The Global reception of John Dewey’s Thought, 00 - 00. . New York and London: Routledge.
2. Madeira, Ana I. C. D; al., et.. 2011. Los flujos del saber educativo. El espacio-tiempo en los países de lengua portuguesa.  In Internacionalización. Políticas educativas y reflexión pedagógica en un medio global, 453 - 360. . Buenos Aires, México, Santiago: Granica.
3. Madeira, Ana I. C. D. 2010. O Campo da Educação Comparada: Do simbolismo Fundacional à Renovação das Lógicas de Investigação.  In Educação Comparada: Rotas de Além Mar, 105 - 135. . São Paulo: Xamã.
4. Madeira, Ana I. C. D. 2009. Comparing Colonial Education Discourses in the French and Portuguese African Empires: An Essay in Hybridization.  In International Handbook of Comparartive Education, 165 - 178. ISBN: 1402064020. London; New York: Springer.
5. Madeira, Ana I. C. D. 2006. Framing Concepts in Colonial Education: Reconciling Comparative and Historical Analysis.  In Identity, Education, and Citizenship - Multiple Interrelations, 225 - 238. ISBN: 9783631553077. Frankfurt: Peter Lang.
6. Nóvoa, António; Carvalho, Luís M; Correia, A. C; Madeira, Ana I. C. D; Ramos do Ó. J. 2002. Flows of Educational Knowledge. The Space-Time of Portuguese-Speaking Countries.  In Internationalisation, Comparing Educational Systems and Semantics, 211 - 247. ISBN: 3631386613. Frankfurt: Peter Lang.
7. Madeira, Ana I. C. D. 1995. Teoria das Migrações Internacionais.  In Sociologia das Migrações, 00 - 00. ISBN: 9726741629. Lisboa: Universidade Aberta.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Madeira, Ana I. C. D. 2011. "Popular Education and Republican Ideals: The Portuguese Lay Missions in Colonial Africa, 1917-1927", Paedagogica Historica (Imprimé), 0: 00 - 00.
2. Madeira, Ana I. C. D. 2011. "Histórias Cruzadas: identidades, fronteiras e ficções da lusofonia", Revista Índice 3, 1: 73 - 96.
3. Madeira, Ana I. C. D. 2011. "Popular education and republican ideals: the Portuguese lay missions in colonial Africa, 1917-1927", Paedagogica Historica 47, 1-2: 123 - 138.
4. Madeira, Ana I. C. D. 2010. "A questão educativa lusófona como campo de comparação: notas sobre investigação histórica e do presente", Educação on-Line (PUCRJ), 6: 1 - 23.
5. Madeira, Ana I. C. D. 2010. "O professor "operário" e "apóstolo". Contributos para a história da profissão docente em contexto colonial durante a I República (1910-1926). ", Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 11: 65 - 74.
6. Madeira, Ana I. C. D. 2010. "The "working" and the "apostolic" teacher: Contributions to the history of the teaching profession in a colonial context during the First Republic (1910-1926)", Sisifo. Educational Sciences Journal, 11: 65 - 74.
7. Madeira, Ana I. C. D. 2009. "Diffusion-Reception Networks of Pedagogical Knowledge: The circulation of John Dewey´s educational discourse in the Luso-Afro-Brazilian space", Encounters on Education, 10: 137 - 160.
Special Volume "Reading of John Dewey: processes of reception and adoption in different socio-historical spaces", Edited by Rosa bruno-Jofré & Jurgen Schriewer, Queen's University & Humboldt Universitat zu Berlin: Edition in celebration of the 40th Anniversary of the Faculty of Education, Queen's University.
8. Madeira, Ana I. C. D. 2009. "O Ensino Superior da Europa e a sua relação com a América Latina: A Cooperação entre Portugal e Brasil", Educação on-Line (PUCRJ), 25: 33 - 60.
9. Madeira, Ana I. C. D. 2009. "Redes de Difusión-Recepcion del Conocimiento Pedagógico: La circulación del discurso educativo de John Dewey en la Lusofonia", Encounters on Education, 10: 137 - 160.
10. Madeira, Ana I. C. D. 2009. "Diffusion-Reseaux de Réception du Savoir Pédagogique: La circulation du discours éducatif de John Dewey dans l'espace Luso-Afro-Brésilien", Encounters on Education, 10: 137 - 160.
11. Madeira, Ana I. C. D. 2008. "Estudos Comparados e História da Educação Colonial: Reflexões teóricas e metodológicas sobre a comparação no espaço de língua portuguesa", Educação (PUCRS. Impresso), 31: 103 - 123.
12. Madeira, Ana I. C. D. 2006. "Comparative Studies in the History of Colonial Education: Considerations on comparison in the Lusophone space", Sisifo. Educational Sciences Journal, 1: 37 - 56.
13. Madeira, Ana I. C. D. 2006. "Estudos Comparados em História da Educação Colonial: Algumas considerações sobre a comparação no espaço de língua portuguesa", Sisifo. Revista de Ciências da Educação, 1: 37 - 56.
14. Madeira, Ana I. C. D; SCHRIEWER, J.. 2005. "Entrevista a Juergen Schriewer", Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 4: 299 - 300.
15. Madeira, Ana I. C. D. 2005. "Portuguese, French and British Discourses on Colonial Education: Church-State Relations, School Expansion and Missionary Competition in Africa, 1890-1930", Paedagogica Historica (Imprimé), 41: 31 - 60.
16. Madeira, Ana I. C. D. 1999. "Étudiant Célibataire Cherche Premier Emploi: La condition juvénile au Portugal et dans l'Europe contemporaine", Antipodes (Iteco), 142: 34 - 39.
17. Madeira, Ana I. C. D; Ribeiro, Mário L. 1996. "Acção Educativa e Desenvolvimento Local: uma abordagem", Inovação (Lisboa), 9: 299 - 304.
18. Madeira, Ana I. C. D. 1995. "A Importância do Diagnóstico da Situação no Projecto Educativo de Escola", Inovação (Lisboa), 8: 167 - 189.
19. Madeira, Ana I. C. D. 1994. "Projecto Educativo de Escola e Desenvolvimento Local", Noesis (Portugal), 31: 32 - 37.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Madeira, Ana I. C. D. 2008. "As Missões Laicas Republicanas: História de um equívoco em diálogo epistolar", Trabalho apresentado em VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, In Actas do VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, Porto.
2. Madeira, Ana I. C. D. 2004. "A Bandeira da Língua como Arquétipo de Pátria: Ficções da lusofonia em contexto pós-colonial", Trabalho apresentado em VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, In ctas do VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. A Questão Social no Novo Milénio, Coimbra.
3. Madeira, Ana I. C. D. 1992. "Alguns dados sobre a comunidade portuguesa emigrada no Reino Unido", Trabalho apresentado em II Congresso Português de Sociologia, In Estruturas Sociais e Desenvolvimento, Lisboa.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Madeira, Ana I. C. D. A Circulação do conhecimento pedagógico e os intercâmbios entre Portugal e o Brasil: a difusão-recepção do modelo escolanovista norte-americano,Seminário de Doutoramento de História da Educação e de Educação Comparada,Lisboa,2011 (Seminário).
2. Madeira, Ana I. C. D. As Mulheres e o Ensino Colonial: Notas sobre o papel do professorado feminino em África durante a I República,Rio de Janeiro,2010 (Seminário).
3. Madeira, Ana I. C. D. Itinerários da profissão Docente: as mulheres e o ensino colonial,Seminário CAPES / FCT,Rio de Janeiro,2010 (Seminário).
4. Madeira, Ana I. C. D. As mulheres e o ensino colonial: notas sobre o papel do professorado feminino em África durante a I República,VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação,S. Luís do Maranhão,2010 (Comunicação).
5. Madeira, Ana I. C. D. Governar à Distância: Temporalidades dos Espaços Imperiais,Seminário “Reflexões sobre o Tempo: Educação e História”,Rio de Janeiro,2010 (Comunicação).
6. Madeira, Ana I. C. D. Redes de difusão-recepção do discurso educacional: John Dewey, o escolanovismo e a circulação do conhecimento pedagógico Portugal-Brasil,33ª Reunião Anual da ANPED,Caxambú,2010 (Comunicação).
7. Madeira, Ana I. C. D; Fernandes, Ana L. A história da profissão docente no Brasil e em Portugal: aproximações teóricas e distanciamentos,I Fórum de Investigação em Ciências da Educação,Lisboa,2009 (Comunicação).
8. Madeira, Ana I. C. D. Comportamentos de risco na perspectiva das Ciências da Educação,Conferência sobre Comportamentos de Risco,Lisboa,2009 (Conferência ou palestra).
9. Madeira, Ana I. C. D. Europeização e Internacionalização Educativa no âmbito da construção do Espaço Europeu do Ensino Superior: A parceria estratégia União Europeia – América Latina e Caraíbas,X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, “Investigar, Avaliar, Descentralizar”,Bragança,2009 (Congresso).
10. Madeira, Ana I. C. D. Popular Education and Republican Ideals: The Portuguese Lay Missions in Colonial Africa, 1910-1926,31st Session of The International Standing Conference for the History of Education,Utrech,2009 (Comunicação).
11. Madeira, Ana I. C. D. A construção do saber comparado em educação e seus aspectos metodológicos: origens e tendências actuais,São Paulo,2008 (Conferência ou palestra).
12. Madeira, Ana I. C. D. A construção do saber comparado em educação e seus aspectos metodológicos: origens e tendências actuais,Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá,Rio de Janeiro,2008 (Conferência ou palestra).
13. Madeira, Ana I. C. D. As Missões Laicas Republicanas: História de um equívoco em diálogo epistolar,VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação,Porto,2008 (Congresso).
14. Madeira, Ana I. C. D. Dewey’s pragmatism in African context,Symposium Adoption, Transformation and Appropriation of Dewey’s Thought: Transnational Intersections of Ideas and Practices,Kingston,2008 (Simpósio).
15. Madeira, Ana I. C. D. Educação Comparada, História da Educação e Estudos Comparados em Educação. Uma reflexão com ilustração empírica,Seminário de Pós-Graduação,Rio de Janeiro,2008 (Seminário).
16. Madeira, Ana I. C. D. Lost in Translation: Dewey’s pragmatism and the building of colonial educational systems in early 20th century Africa,52nd Annual Conference of the Comparative and International Education Society,New York,2008 (Conferência ou palestra).
17. Madeira, Ana I. C. D. Perspectivas Actuais da Investigação em Educação Comparada: Um olhar luso-brasileiro,4º Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Educação Comparada,Porto Alegre,2008 (Conferência ou palestra).
18. Madeira, Ana I. C. D. Trajectórias do campo da educação comparada,Seminário Pós-Graduação,Campinas, São Paulo,2008 (Conferência ou palestra).
19. Madeira, Ana I. C. D. Dewey in Africa - Symposium Cultural Diversification of Global Knowledge Patterns,22nd Conference of the Comparative Education Society in Europe,Granada,2007 (Simpósio).
20. Madeira, Ana I. C. D. The time of Man: Building comparative practices and knowledge,XIII World Congress of Comparative Education Societies,Sarajevo,2007 (Congresso).
21. Madeira, Ana I. C. D. La Recherche en Education Comparée dans le cadre de la construction de l’Espace Européen de l’Enseignement Supérieur: un bilan sur la situation portugaise,XIV Colóquio AFIRSE “Para um Balanço da Investigação em Educação, de 1960 a 2005, Teorias e Práticas”,Lisboa,2006 (Congresso).
22. Madeira, Ana I. C. D. A «missão» da Escola e as escolas das missões : Cenários do escolar em Moçambique, 1890 - 1930”,VIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação “Cenários da educação-formação : Novos espaços, culturas e saberes”,Castelo Branco,2005 (Congresso).
23. Madeira, Ana I. C. D. A articulação Estado, Regiões e Estabelecimentos de Ensino : O papel dos Projectos Educativos Locais para o desenvolvimento integrado,Colóquio AFIRSE/AIPELF, Regulação da Educação e Economia – Organização, Financiamento e Gestão,Lisboa,2004 (Comunicação).
24. Madeira, Ana I. C. D. A bandeira da língua como como arquétipo de pátria : Ficções da lusofonia em contexto pós-colonial,VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. A Questão Social no Novo Milénio,Coimbra,2004 (Congresso).
25. Madeira, Ana I. C. D. A Educação, o desenvolvimento e o poder do local,Jornadas de reflexão Educação e Desenvolvimento,Sertã,2004 (Conferência ou palestra).
26. Madeira, Ana I. C. D. Comparative Inquiry and History of Colonial Education : Studying school processes in portuguese-speaking countries,XII World Congress of Comparative Education Societies,Havana,2004 (Congresso).
27. Madeira, Ana I. C. D. Educação de Adultos, Educação para o Desenvolvimento,Colóquio Educação de Adultos e Desenvolvimento Local,Óbidos,2004 (Conferência ou palestra).
28. Madeira, Ana I. C. D. Framing concepts in colonial education: reconciling comparative and historical analysis,XXIst Comparative Education Society in Europe Conference ,Copenhaga,2004 (Congresso).
29. Madeira, Ana I. C. D. A articulação dos projectos curriculares de turma nos projectos educativos de escola,Seminário Educação e Desenvolvimento Local I,Lisboa,2003 (Seminário).
30. Madeira, Ana I. C. D. Educational encounters in the lusophone world: modular scripts and local appropriations in colonial Mozambique (1890 – 1930),International Standing Conference for the History of Education, ISCHE XXV,São Paulo,2003 (Congresso).
31. Madeira, Ana I. C. D. Projectos Educativos de Escola e Projectos Educativos Locais,Seminário Educação e Desenvolvimento Local II,Lisboa,2003 (Seminário).
32. Madeira, Ana I. C. D. Comparative Methodology and History of Education,Pre-Conference Post-Graduate Network. European Conference on Educational Research, ECER,Lisboa,2002 (Comunicação).
33. Madeira, Ana I. C. D. Framing Concepts in Colonial Education: Narratives of Self and Other in the Lusophone World,European Conference on Educational Research, ECER,Lisboa,2002 (Comunicação).
34. Madeira, Ana I. C. D. Dos discursos sobre a Educação à institucionalização da Escola em Moçambique,III Congresso de Estudos Africanos no Mundo Ibérico,Lisboa,2001 (Comunicação).
35. Madeira, Ana I. C. D. Parcerias e relação Escola-Comunidade,III Encontro de Centros de Recursos Educativos da Lezíria e Médio Tejo,Chamusca,2000 (Conferência ou palestra).
36. Madeira, Ana I. C. D. Dos Discursos sobre a Educação à Institucionalização da Escola em Moçambique, 1890-1920,Transmissão de Saberes: Sistemas de Educação em África, Cursos da Arrábida,Arrábida,1999 (Seminário).
37. Madeira, Ana I. C. D. Projecto Educativo de Escola: mitos e realidades no exercício da autonomia,Encontro Regional “O Projecto Educativo e os caminhos para a autonomia”,Coimbra,1998 (Conferência ou palestra).
38. Madeira, Ana I. C. D. Considerações sobre o Desenvolvimento Local em Portugal,Seminário sobre o Desenvolvimento Local em Portugal e em África,Sintra,1996 (Seminário).
39. Madeira, Ana I. C. D. Formation d’Animateurs de Jeunes en Éducation au Développement : Le cas portugais,Formation pour le Développement et la Solidarité Internationale,Namur,1996 (Seminário).
40. Madeira, Ana I. C. D. A Participação da Comunidade Educativa na Construção do Projecto Educativo de Escola,Jornadas de Reflexão sobre Educação Intercultural,Amadora,1995 (Conferência ou palestra).
41. Madeira, Ana I. C. D. Projecto Educativo de Escola: a importância do diagnóstico da situação,Colóquio promovido pelo Instituto de Inovação Educacional subordinado ao tema “Administração das Escolas: como sair do impasse?”,Lisboa,1995 (Comunicação).
42. Madeira, Ana I. C. D. Projectos de Educação Intercultural no âmbito da Área-Escola,Lisboa,1995 (Seminário).
43. Madeira, Ana I. C. D. Educação e Desenvolvimento,Jornadas de Educação e Desenvolvimento,Golegã,1994 (Conferência ou palestra).
44. Madeira, Ana I. C. D. Alguns dados sobre a comunidade portuguesa emigrada no Reino Unido,II Congresso Português de Sociologia,Lisboa,1992 (Congresso).
45. Madeira, Ana I. C. D. O papel das associações de Emigrantes na Manutenção dos Mecanismos de Identidade Cultural e Integração Social,Seminário sobre Migrações Internacionais,Lisboa,1992 (Congresso).

Organização de evento
Event organization
1. Madeira, Ana I. C. D. II Ciclo de Debates sobre História das Ideias Pedagógicas,2011 (Outro).
II Ciclo de Debates sobre História das Ideias Pedagógicas, com a participação do Prof. Jean Hébrard, Director do Centre de Recherches sur le Brésil Contemporain, da école des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris) que proferiu uma conferência subordinada ao título: "práticas de leitura e práticas pedagógicas, Brasil e França, século XIX e XX”.
2. Madeira, Ana I. C. D. I Ciclo de Debates sobre História das Ideias Pedagógicas,2010 (Outro).
I Ciclo de Debates sobre História das Ideias Pedagógicas, com a participação do Prof. Marcelo Caruso, catedrático de História da Educação da Universidade de Münster (Alemanha) que proferiu uma conferência subordinada ao título: "La construcción del entusiasmo a escala global. La configuración de actores en la difusión transcontinental de la enseñanza mutua en el temprano siglo XIX".
3. Madeira, Ana I. C. D. II Jornadas de empregabilidade interactiva. Conferências de Ciências da Educação no âmbito do Ano da empregabilidade Interactiva na FPCE-UL,2009 (Outro).
4. Madeira, Ana I. C. D. Regional Convener for the XIII World Congress of Comparative Education Societies (WCCES),2007 (Congresso).
5. Madeira, Ana I. C. D. Conferência "Juventude, cultura, escolas",2006 (Conferência).
Comissão organizadora do Ciclo de Palestras "Educação e Diálogo de Culturas", com a participação dos Profs. Juarez Dayrell e Nilma Gomes da Universidade Federal de Minas Gerais.
6. Madeira, Ana I. C. D. Education, cultures ans civilizations: Historical and comparative perspectives on educational transfers between Latin America, Africa and the Iberian-Mediterranean areas,2006 (Seminário).
Com a participação do Prof. Giovanni Pampanini (Presidente da Mediterranean Society of Comparative Education - MESCE) e da Profª Melita Cristaldi (Universidade de Palermo).
7. Madeira, Ana I. C. D. Conferência do Prof. Juergen Schriewer ,2005 (Conferência).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Concluídas
Completed
1. Margarida Borges Ferreira, O Discurso filosófico no contexto pedagógico do século XX: Estudo crítico-comparartivo, 2008. Tese (Ciências da Educação) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Orientador).


Iniciação científica
Scientific initiation
Em curso
Ongoing
1. Luciana de Melo Costa , A circulação do conhecimento pedagógico Portugal-Brasil: John Dewey, o movimento escolanovista brasileiro e a sua relação com o movimento da Escola Nova em Portugal, 2011. Iniciação científica (Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento Educação (Orientador).
Luciana de Melo Costa – Bolsista afecta ao projecto de pesquisa “A circulação do conhecimento pedagógico Portugal-Brasil: John Dewey, o movimento escolanovista brasileiro e a sua relação com o movimento da Escola Nova em Portugal”. PUC-Rio, Departamento de Educação.


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Madeira, Ana Isabel da Câmara Dias. Participação no júri de Maria Adriana Beirão Gonçalves Sousa Carvalho. O Liceu em Cabo Verde: Um imperativo de cidadania, 2009. Tese (História da Educação) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.


Mestrado
Master degree
1. Madeira, Ana Isabel da Câmara Dias. Participação no júri de Teresa Maria Gomes Rebelo Paulo . A Escola Portuguesa de Maputo (1985/1999): entre o arquivo e a memória, 2009.  Dissertação (Mestrado em educação) - Departamento de Educação daFaculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
2. Madeira, Ana Isabel da Câmara Dias. Participação no júri de Maria Luísa de Castro Marroni. Os Outros e a Construção da Escola Colonial Portuguesa no Boletim Geral das Colónias, 2008.  Dissertação (História da Educação) - Faculdade de Letras da Universidade de Porto.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. II Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro (II EHEd-RJ), 2010 (Encontro).
Nome do evento: II Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro (II EHEd-RJ); Cidade do evento: Rio de Janeiro.

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. Formação profissional em contextos autoritários. Perpectivas comparadas (Portugal-Espanha, anos 50 e 60), 2011 (Seminário).
Nome do evento: Seminário “Formação profissional em contextos autoritários. Perpectivas comparadas (Portugal-Espanha, anos 50 e 60)”; Cidade do evento: Lisboa / Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 9 de Setembro.
2. Politicas e História da Formação de Professores nos Estados Unidos, 2011 (Conferência).
Nome do evento: Conferência da Prof. Kate Rousmanière (Universidade de Miami) “Politicas e História da Formação de Professores nos Estados Unidos”; Nome da Instituição: Núcleo de Ensino e Pesquisa em História da Educação (NEPHE), UERJ, Rio de Janeiro, Brasil; Cidade do evento: Rio de Janeiro / Núcleo de Ensino e Pesquisa em História da Educação (NEPHE), UERJ, Rio de Janeiro, Brasil, 21 de maio.
3. Em torno da arte de ensinar: reflexões entre o passado e o presente, 2011 (Conferência).
Nome do evento: Conferência "Em torno da arte de ensinar: reflexões entre o passado e o presente", do Prof. Joaquim Pintassilgo (Universidade de Lisboa) ; Nome da Instituição: Núcleo de Ensino e Pesquisa em História da Educação (NEPHE), UERJ, Rio de Janeiro; Cidade do evento: Rio de Janeiro / Núcleo de Ensino e Pesquisa em História da Educação (NEPHE), UERJ, Rio de Janeiro, 25 de março.
4. Educação para o Desenvolvimento Sustentável, 2011 (Seminário).
Nome da Instituição: Centro Nacional de Educação (CNE).
5. “What does PISA 2006 tell us about the sucess of implementation of Educational Policy in Finland?”, 2011 (Conferência).
Nome do evento: Conferência do Prof. Jari lavonen (U. Helsínquia); Nome da Instituição: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Anfiteatro do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 25 de Fevereiro.
6. Os Rituais escolares, em Gestos e Objectos, 2011 (Conferência).
Nome do evento: Sessão de Conferências abertas ao público dos consultores do projecto “Education and Cultural Heritage: schools, objects and practices”; Cidade do evento: Lisboa / Anfiteatro do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 18 de novembro.
“Os Rituais escolares, em Gestos e Objectos” - Sessão de Conferências abertas ao público dos consultores do projecto “Education and Cultural Heritage: schools, objects and practices”. Seminário do grupo de investigação do projecto em debate com os consultores internacionais, com intervenção dos Professores Martin Lawn (U. Edinburgh, Reino Unido), Agustín Escolano Benito (U. Valladolid, Espanha), Frank Simon (U. Ghent, Bélgica), Ian Grosvenor (U. Birmingham – Reino Unido) e Eulalia Collelldemont Pujadas (U. Vic, Barcelona, Espanha) Anfiteatro do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 18 de fevereiro de 2011.
7. Mutações Sociais, Pedagogia e Trabalho dos Professores, 2009 (Outra).
Cidade do evento: Lisboa.
8. 31ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2008 (Encontro).
Nome do evento: ANPED; Cidade do evento: Caxambú.
9. Agendas, parcerias e redes. Implicações e desafios para a Educação para Todos no contexto do desenvolvimento, 2007 (Encontro).
Nome da Instituição: Gabinete de Estudos para a Educação e Desenvolvimento da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, Viana do Castelo; Cidade do evento: Viana da Castelo.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
33

Livros e capítulos
Books and book chapters
11
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
4
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
7
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
19
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
19
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
3
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
3

Total
Produção técnica
Technical production
52

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
52

Total
Dados complementares
(Additional data)
15

Orientações
Orientations
2
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
3
Participação em Eventos
Event participation
10


Visualizações do curriculum [ 2088 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 22-04-2019 às 23:25:42
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (2)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (1)
 Project collaboration in Degóis