| 
               
                  | Catarina Liane Teixeira de Castro Araújo |  
                  |  | Data da última atualização
                        												»Last update
                        												:
                        												09/10/2018 |  
 
 Dados pessoais (Personal data)  
               
                  
                     | Nome completo Full name
 | Catarina Liane Teixeira de Castro Araújo |  
                     | Nome em citações bibliográficas Quoting name
 | Araújo, Catarina Liane |  
                     | Domínio científico de atuação Scientific domain
 | Humanidades-Línguas e Literaturas. Ciências Sociais-Psicologia.
 Ciências Sociais-Ciências da Educação.
 Ciências Sociais.
 
 |  
                  
                     | Endereço profissional Professional address
 | Universidade do Minho Instituto de Educação
 Campus de Gualtar
 Braga, Gualtar
 4710--057 Braga
 Portugal
 Telefone: (+351)253601347
 Correio electrónico: catarina.araujo@ie.uminho.pt
 |  
                  
                     | Sexo Gender
 | Feminino»Female |  
 
                  			Graus Académicos
                  			 (Academic Degrees) 
               
                  
                     | 2012-2017 | Doutoramento Phd
 |  
                     | Doutoramento em Estudos da Criança 
                        							(3 anos » years)
                        						. Universidade do Minho,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 2009-2011 | Mestrado Master degree
 |  
                     | Mestrado em Educação Especial com especialização em DAE
                        							(2 anos » years)
                        						. Universidade do Minho,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 2005-2009 | Licenciatura Licentiate degree
 |  
                     | Licenciatura em Ensino Básico - 1º Ciclo
                        							(4 anos » years)
                        						. Universidade do Minho,
                        			Portugal.
 |  
 Formação complementar ( studies) 
               
                  
                     | 2013-2013 | Curso de curta duração Short course
 |  
                     | VII Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2013. Universidade do Minho,
                        			Portugal.
 |  
 Vínculos profissionais
                  				 (Professional Positions) 
               
                  
                     | ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa |  
                  
                     | Fev/2018-Actual | Investigador Auxiliar |  
                  
                     | Jan/2018-Actual | Outra Situação |  
                  
                     | Clínica do Desenvolvimento - MIM |  
                  
                     | Jan/2017-Actual | Técnico Especialista |  
                  
                     | Jan/2017-Actual | Técnico Especialista |  
                  
                     | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |  
                  
                     | Jan/2012-Actual | Investigador Principal |  
                  
                     | Fev/2012-Dez/2012 | Técnico Superior 1ª Classe |  
                  
                     | Fev/2011-Dez/2012 | Outra Situação |  
                  
                     | Fev/2011-Dez/2012 | Assistente de Investigação |  
                  
                     | Jan/2010-Ago/2012 | Outra Situação |  
                  
                     | Fev/2011-Jun/2012 | Investigador Auxiliar |  
                  
                     | Set/2010-Out/2010 | Outra Situação |  
                  
                     | FutureKids - Delegação de Braga |  
                  
                     | Set/2009-Set/2010 | Outra Situação |  
                  
                     | Psiquilíbrios - Centro de Consulta Psicológica e Apoio Educativo |  
                  
                     | Mai/2009-Jun/2009 | Outra Situação |  
 Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities) 
               
                  
                     | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |  
 Atividades de Extensão Universitária (Other services rendered through University) 
                  
                     | Psiquilíbrios - Centro de Consulta Psicológica e Apoio Educativo |  
                  
                     | Mai/2009-Jun/2009 |  |  
                     | Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Ilustração de Livro de Promoção Cognitiva
 | 
 Linhas de Investigação (Research fields)  
                  
                     | 1. | Dificuldades de Aprendizagem Específicas centradas na Escrita |  
                     |  |  |  
                  
                     | 2. | A utilização educativas das Tecnologias de Informação e Comunicação na escrita |  
                     |  |  |  
                  
                     | 3. | Processo de composição de textos, a argumentação e tipologias textuais |  
                     |  |  |  
                  
                     | 4. | Estratégias de Autorregulação na escrita |  
                     |  |  |  
                  
                     | 5. | Linguagem de programação por crianças - squeak |  
                     |  |  |  
                  
                     | 6. | Problemas de atenção, memória e linguagem |  
                     |  |  |  
                  
                     | 7. | Profissionalismo docente |  
                     |  |  |  
                  
                     | 8. | Construção e validação de instrumentos de avaliação |  
                     |  |  |  
                  
                     | 9. | Formação de docentes em práticas baseadas na investigação |  
                     |  |  |  
                  
                     | 10. | Práticas delinquentes |  
                     |  |  | 
 Projetos de Investigação (Research projects)  
               
                  
                     | Participação como Investigador Participation as Researcher
 |  
                  
                     | 2010-2011 The effects of socioeconomic status and multilingualism on children´s cognitive development"
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: CO09/LM/07-FNR-CORE-DEVPOLUX.. |  
                  
                     | Outro Tipo de Participação Other kind of participation
 |  
                  
                     | 2012-2016 Dificuldades de Aprendizagem Especificas na Escrita de Textos Argumentativos de Opinião: O papel das Estratégias de Autorregulação
                        no contexto das Tecnologias de Informação e Comunicação
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: SFRH / BD / 86175 / 2012. |  
                  
                     | 2013-2015 Comenius Network - The voice of the European Teachers-Comenius Network - The voice of the European Teachers
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: 526613-LLP-1-2012-1-NL-COMENIU. |  
                  
                     | 2010-2012 Projecto Pigafetta - Projecto de Investigação sobre a Utilização Educativa do Computador Magalhães no 1.º ciclo no Norte de
                        Portugal
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: 2009/057F/GEPE/ABS. |  
 Línguas (Languages) 
               
                  
                     | Compreende Understandig
 | Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente). |  
                     | Fala Speaking
 | Inglês (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente). |  
                     | Lê Reading
 | Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente). |  
                     | Escreve Writing
 | Inglês (Razoavelmente), Francês (Pouco). |  
 Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership) 
               
                  
                     | Mai/2014 - Actual | European Association for Research on Learning and instruction, Outros (especifique). JURE member.
 |  
 
                  											Produção científica, técnica e artística/cultural
                  											 (Scientific, technical and artistical/cultural
                     													production) 
               
                  
                     | Capítulos de livros publicados Published book chapters
 |  
                  
                     | 1. | Araújo, Catarina L. T. C; Osório, António J; Martins, Ana P. L.  2017. Primary School Students’ Choices in Writing Opinion Essays: Using ICT Combined with Self-Regulated Strategies.  In Tomorrow's Learning: Involving Everyone. Learning with and about Technologies and Computing, ed. Arthur TatnallMary Webb, 323 - 334. ISBN: 978-3-319-74309-7. Cham: Springer International Publishing. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Araújo, Catarina L. T. C; Osório, António J; Martins, Ana P.  2014. "Could my writing really improve? An exploratory study using SRSD and ICT in the classroom context.", Trabalho apresentado em Braga 2014: Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Education Needs, In In BRAGA2014 Embracing Inclusive Approaches Conference, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Araújo, Catarina L; loução, Ana P; Osório, António J.  2013. "How to Improve the Writing of Opinion Essays? - The Role of Self-Regulated Strategies. ", Trabalho apresentado em InPACT2013 - International Psychological Applications Conference and Trends 2013, In Book of Proceedings InPACT2013 - International Psychological Applications Conference and Trends 2013 , Madrid. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Araújo, Catarina L; Osório, António J; loução, Ana P.  2013. "Squeak Etoys – Eu Consigo Criar os meus Mundos! Estudo de Caso junto de Alunos com Necessidades Educativas Especiais.", Trabalho apresentado em VII Conferência Internacional Conference in ICT in Education , In Proceding of the VII Conferência Internacional Conference in ICT in Education , Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Araújo, Catarina L; loução, Ana P; Osório, António J.  2013. "Simbiose?!- A relação entre o Modelos de Utilização de Estratégias de Autorregulação com recurso às Tecnologias de Informação
                        e Comunicação e a escrita de textos argumentativos de opinião por alunos com dificuldades e problemas na escrita.", Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-português de Pedagogia, In Atas do XII Congresso Internacional Galego-português de Pedagogia, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Faria, Cristina M. M; Araújo, Catarina L.  2013. "O Papel das práticas Educativas na Delinquência Juvenil – O Autorrelato. ", Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-português de Pedagogia, In Atas do XII Congresso Internacional Galego-português de Pedagogia, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Outra produção científica Other scientific production
 |  
                  
                     | 1. |  Araújo, Catarina L.  2017. "Dificuldades de Aprendizagem Específicas na escrita de textos argumentativos de opinião: O papel das estratégias de autorregulação
                        no contexto das Tecnologias de Informação e Comunicação". Universidade do Minho: Instituto de Educação. |  
                  
                     | 2. | Araújo, Catarina L.  2011. "Dificuldades de Aprendizagem Específicas: Um Estudo Quantitativo sobre o Uso de Estratégias de Autorregulação numa Turma Inclusiva". Braga: Universidade do Minho. |  
                  
                     | Apresentação oral de trabalho Oral work presentation
 |  
                  
                     | 1. | Araújo, Catarina L. T. C; Martins, Ana P. L; Osório, António J. Trilhos que se constroem…os professores,II Encontro Internacional de Formação de Professores,Bragança,2017 (Comunicação). |  
                  
                     | 2. |  Araújo, Catarina L; Osório, António J; Martins, Ana P. L. Students' Choices in Writing: Using ICT combined with Self-Regulated Strategies,World Conference on Computing in Education (WCCE 2017),Dublin,2017 (Comunicação). |  
                  
                     | 3. | Araújo, Catarina L; Martins, Ana P. L; Osório, António J. Evaluate the average performance level of 4th grade students in writing opinion essay,JURE 2017 Conference: “Education in the light of multiple perspectives: Towards intertwining personalised and collaborative
                        learning”,Tampere,2017 (Poster). |  
                  
                     | 4. | Araújo, Catarina L. T. C; Osório, António J; Martins, Ana P. L. AUTORREGULAÇÃO NA ESCRITA: SELF-REGULATED STRATEGY DEVELOPMENT E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ,X Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2017,Braga,2017 (Conferência ou palestra). |  
                  
                     | 5. | Araújo, Catarina L. T. C; Martins, Ana P. L; Osório, António J; Faria, Cristina M. M. Tradução, Adaptação e Validação da Escala de Perceção do Conhecimento de Escrita para Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.,XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,Braga, Portugal,2017 (Congresso). |  
                  
                     | 6. |  Araújo, Catarina L. T. C; Martins, Ana P. L; Osório, António J. Students’ writing skills and their self-perceptions’ in writing of 4th grade students,JURE 2017 Conference: “Education in the light of multiple perspectives: Towards intertwining personalised and collaborative
                        learning”,Tampere,2017 (Comunicação). |  
                  
                     | 7. | Araújo, Catarina L; Martins, Ana P. L; Osório, António J. Do papel para a realidade ou da realidade para o papel?,II Internacional Conference on Teacher Education,Bragança,2017 (Comunicação). |  
                  
                     | 8. | Araújo, Catarina L; Martins, Ana P. L; Osório, António J. The SRSD + ICT model improves the writing skills of 4th grade students,Conference: 17th Biennial EARLI Conference: "Education in the crossroads of economy and politics   Role of research in the
                        advancement of public good",Tampere,2017 (Poster). |  
                  
                     | 9. | Araújo, Catarina L. T. C; Osório, António J; Martins, Ana P. L. "Eu comando o meu processo de escrita!" - O Impacto das Intervenções SRSD e SRSD+ICT no desempenho da Escrita.,2016 (Outra). |  
                  
                     | 10. | Faria, Ádila; Araújo, Catarina L. Infância, Tecnologias e Sustentabilidade,Intensive Course: Integrated competences for European Teachers: digital applications and environments: giving voice(s) to
                        identity and diversity in school collaboration,Braga,2015 (Comunicação). |  
                  
                     | 11. | Araújo, Catarina L; Martins, Ana P. L. Bem-me-quer/Mal-me-quer: as TIC nas Dificuldades de Aprendizagem Específicas na Escrita,II.º Congresso Cabo-Verdiano de Educação Inclusiva. As Necessidades Educativas Especiais na Família, Educação e Comunidade.,Praia Cabo Verde,2015 (Comunicação). |  
                  
                     | 12. | Araújo, Catarina L; Martins, Ana P. L. O impacto das estratégias de autorregulação na escrita de textos de opinião.,Iº Congresso Cabo-Verdiano de Educação Inclusiva,Praia,2014 (Comunicação). |  
                  
                     | 13. |  Araújo, Catarina L. T. C; Martins, Ana P. L; Osório, António J. Could my writing really improve? An exploratory study using SRSD and ICT in the classroom context,Braga 2014: Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Education Needs,Braga,2014 (Comunicação). |  
                  
                     | 14. | Araújo, Catarina L. T. C; Faria, Adila. From the Vegetable Garden to the Beanstalk Bank - The Financial Education in Schools,VoiceS 2014 Derby Conference ,Derby, Uk,2014 (Conferência ou palestra). |  
                  
                     | 15. |  Araújo, Catarina L; Martins, Ana P; Osório, António J. How to Improve the Writing of Opinion Essays?- The Role of Self-Regulated Strategies Development,Internacional Psychological Applications Conferences and Trends 2013,Madrid,2013 (Conferência ou palestra). |  
                  
                     | 16. | Araújo, Catarina L; Martins, Ana P; Osório, António J. Simbiose?!- A relação entre o Modelos de Utilização de Estratégias de Autorregulação com recurso às Tecnologias de Informação
                        e Comunicação e a escrita de textos argumentativos de opinião por alunos com dificuldades e problemas na escrita,XII Congresso Internacional Galego-português de Pedagogia,Braga,2013 (Congresso). |  
                  
                     | 17. | Araújo, Catarina L; Osório, António J; Martins, Ana P. Problemas e Dificuldades de Aprendizagem Específicas na Escrita de Textos Argumentativos de Opinião: O Papel das Estratégias
                        de Autorregulação e das Novas Tecnologias,Jornadas Doutorais em Estudos da Criança,Braga,2013 (Outra). |  
                  
                     | 18. | Araújo, Catarina L. T. C. How to improve the writing of opinion essays? – The Role of Self-Regulated Strategies  Development ,2013 (Poster). |  
                  
                     | 19. | Faria, Cristina M. M; Araújo, Catarina L. O Papel das práticas Educativas na Delinquência Juvenil – O Autorrelato,XII Congresso Internacional Galego-português de Pedagogia,Braga,2013 (Comunicação). |  
                  
                     | 20. | Araújo, Catarina L; Osório, António J; Martins, Ana P. Squeak Etoys – Eu Consigo Criar os meus Mundos! Estudo de Caso junto de Alunos com Necessidades Educativas Especiais,VII Conferência Internacional de TIC na Educação - Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar,Braga,2013 (Congresso). |  
                  
                     | 21. | Araújo, Catarina L. T. C. Squeak Etoy - I can create my worlds! Study of case to students with special educational needs,2013 (Poster). |  
                  
                     | 22. | Araújo, Catarina L; Magalhães, Ana; Lages, Marta; Santos, Anabela. Atividades de Desenvolvimento da Consciência Fonológica no Pré-escolar e 1.º Ciclo.,Congresso Internacional - CADIN,Lisboa,2011 (Comunicação). |  
                  
                     | 23. | Araújo, Catarina L; Magalhães, Ana; Lages, Marta; Martins, Ana P. A Evolução do Conceito de Dificuldades de Aprendizagem Específicas.,II Congresso Internacional - CADIN,Lisboa,2011 (Congresso). |  
                  
                     | Edição técnica Technical edition
 |  
                  
                     | 1. | Araújo, Catarina L. Revisão Técnica do Manual Digital II,2012 (Outra). |  
                  
                     | Organização de evento Event organization
 |  
                  
                     | 1. | Araújo, Catarina L. II Encontro de Professores Educadores com TIC,2018 (Encontro / Outra). 
  |  
                  
                     | 2. | Araújo, Catarina L. T. C. X Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2017,2017 (Conferência / Organização). |  
                  
                     | 3. | Araújo, Catarina L. T. C. Integrated competences for European Teachers: digital applications and environments: giving voice(s) to identity and diversity
                        in school collaboration,2015 (Outro / Organização). |  
                  
                     | 4. | Araújo, Catarina L. VIII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2013,2013 (Conferência / Organização). |  
                  
                     | 5. | Araújo, Catarina L; Osório, António J; Valente, Luís. Programar é Fixe!,2012 (Oficina). |  
                  
                     | 6. | Araújo, Catarina L; Osório, António J; Martins, Ana P. Necessidades Educativas Especial, especialmente Dificuldades de Aprendizagem Específicas,2011 (Oficina). |  
                  
                     | 7. | Araújo, Catarina L; Osório, António J; Ramos, Maria A. Competências de desenvolvimento do pensamento crítico em crianças e Jovens,2011 (Oficina). |  
                  
                     | 8. | Araújo, Catarina L. VII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação na Educação - Challenges,2011 (Conferência). |  
 Dados Complementares (Additional data) 
               
                  
                     | Participação em eventos Event participation
 |  
                  
                     | Participação como Moderador Participation as Chairman
 |  
                  
                     | 1. | Braga 2014: Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Specail Education Needs, 2014 (Conferência). Nome do evento: Braga 2014: Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Specail Education Needs; Nome da Instituição: CEC - Council for Exceptional Children / DISES -Division of International Special Education and Services; Cidade do evento: Braga / Institute of Education, University of Minho.
 |  
                  
                     | Outro tipo de participação Other kind of participation
 |  
                  
                     | 1. | EARLI SIG Conference on Writing Research, 2014 (Conferência). Nome do evento: EARLI SIG Conference on Writing Research; Nome da Instituição: European Associaton for Research Learning and Instruction /SIG WRITING; Cidade do evento: Amesterdam / University of Amesterdam.
 |  
 
 
 
                  											Indicadores de produção
                  											 (Production indicators) 
               
                  
                     | Produção científica Scientific production
 |  
                     | Produção técnica Technical production
 |  
 
                     
                        | Produção científica Scientific production
 | 8 |  
 
                     
                        | Livros e capítulos Books and book chapters
 | 1 |  
                     
                        | Capítulos de livros publicados Published book chapters
 | 1 |  
                     
                        | Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings
 | 5 |  
                     
                        | Com arbitragem científica With scientific refereeing
 | 1 |  
                     
                        | Sem arbitragem científica Without scientific refereeing
 | 4 |  
                     
                        | Outros tipos de produção científica Other scientific production
 | 2 |  
 
                     
                        | Produção técnica Technical production
 | 32 |  
 
                     
                        | Outros tipos de produção técnica Other technical production
 | 32 |  
               
                  | Visualizações do curriculum [
                     												444
                     												] |  
               
                  | Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
                     											em
                     											23-04-2019
                     											às
                     											00:32:30 |  
                  | Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |  |