Curriculum Vitae

Sara Marisa da Graça Dias do Carmo Trindade

Data da última atualização »Last update : 26/12/2018


Doutora em História - Didática da História. Professora Auxiliar Convidada no Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Investigadora no Grupo Humanidades Digitais e no Núcleo de Estudos em Pedagogia no Ensino Superior do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20-UC) da Universidade de Coimbra, integrando, atualmente, a equipa de coordenação do referido Centro. É também investigadora na Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local da Universidade Aberta e em vários grupos de pesquisa de diferentes universidades brasileiras. Tem participado em diferentes projetos internacionais relacionados com as Tecnologias Educativas e com a Formação de Professores. As suas áreas de interesse e investigação são as da Didática, da Formação de Professores, das Tecnologias Educativas e do Cinema na Educação, tendo participado em diferentes publicações nacionais e internacionais e sido oradora convidada, tanto em Portugal como no estrangeiro, nessas mesmas áreas.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=8451538114225133


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Sara Marisa da Graça Dias do Carmo Trindade
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Dias-Trindade, Sara
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
Universidade de Coimbra
Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX
Rua Filipe Simões nº 33
Coimbra
3000--186 Coimbra
Portugal
Correio electrónico: sara.trindade@uc.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2010-2015 Doutoramento
Phd
Doutoramento em Letras, área: História, especialidade: Didática da Historia.
Universidade de Coimbra, Portugal.

2006 Mestrado
Master degree
Mestrado em História Económica e Social Contemporânea.
Universidade de Coimbra, Portugal.

2002 Licenciatura
Licentiate degree
Licenciatura em História, Ramo de Formação Educacional (5 anos » years) .
Universidade de Coimbra, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2018-2018 Curso de curta duração
Short course
Pedagogia e Aprendizagem em Plataformas Digitais.
Universidade Aberta, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade federal do recôncavo da bahia
Abr/2018-Actual Outra Situação

Ministério da Educação
Jan/2016-Actual Outra Situação

Universidade de Coimbra
Mai/2012-Actual Investigador Auxiliar

Universidade de Coimbra
Ago/2016-Actual Professor Auxiliar
Out/2003-Jul/2014 Outra Situação

Universidade Cruzeiro do Sul
Mar/2018-Mai/2018 Outra Situação

Colégio de São Teotónio
Out/2013-Set/2015 Outra Situação

Ministério da Educação
Out/2004-Dez/2010 Outra Situação





Atividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade de Coimbra
Set/2018-Actual
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Património Cultural, História Local e Ensino(Docente)
  • História da Época Contemporânea(Docente)
  • Portugal Contemporâneo C1(Regente)


Fev/2018-Actual
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Portugal Contemporâneo C1+(Regente)


Set/2016-Actual
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Projeto Didático I(Regente)
  • Construção do Conhecimento Histórico(Docente)


Fev/2014-Jul/2014
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Tecnologias Educativas(Monitor)


Jul/2004-Jul/2014
Curso»Academic program: Curso de ferias de língua e cultura portuguesa

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Curso monográfico "sociedade e cultura portuguesas"(Docente)


Fev/2004-Fev/2014
Curso»Academic program: Curso de língua e cultura portuguesa para alunos de Kyoto

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Civilização(Docente)


Set/2005-Set/2013
Curso»Academic program: Curso EILC - setembro

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • História de Portugal(Docente)


Set/2004-Set/2010
Curso»Academic program: Curso intensivo de língua e cultura portuguesa -setembro

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Cultura Portuguesa I(Docente)
  • Cultura portuguesa II(Docente)


Out/2004-Jul/2005
Curso»Academic program: Curso anual de língua e cultura portuguesa para estrangeiros

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • História de Portugal(Docente)


Out/2003-Jul/2005
Curso»Academic program: Curso anual de língua e cultura portuguesa para estrangeiros

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Portugal contemporâneo (Docente)




Universidade federal do recôncavo da bahia
Abr/2018-Jun/2018
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Ambientes Virtuais de Aprendizagem(Monitor)




Colégio de São Teotónio
Nov/2013-Ago/2015
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • História A
  • História da Cultura e das Artes
  • História e Geografia de Portugal






Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Universidade de Coimbra
Set/2017-Actual
- Outro (coordenadora para a mobilidade no Mestrado em Ensino de História no 3º CEB e no ES




Ministério da Educação
Jan/2016-Ago/2016
- Diretora de Turma




Colégio de São Teotónio
Nov/2013-Ago/2015
- Direção de Turma


Nov/2013-Ago/2015
- Membro do Conselho Pedagógico




Ministério da Educação
Set/2007-Ago/2009
- Diretora de Turma


Set/2006-Ago/2007
- Subcoordenadora do Departamento de Ciências Sociais e Humanas






Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável
Participation as responsible Researcher
2018-
ESCALA DE AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS DE PROFESSORES-EVALUATION SCALE OF TEACHERS' DIGITAL COMPETENCES
Referência do projeto»Project reference: CoDiPRo.


Participação como Investigador
Participation as Researcher
2017-
Paradigma da Complexidade e Transdisciplinaridade como pilares epistemológicos para geração de construtos, saberes e práticas na formação pedagógica de Professores
Referência do projeto»Project reference: PEFOP-PUCPR.


Outro Tipo de Participação
Other kind of participation
2014-
eLearning Prisões-eLearning in Prisions
Referência do projeto»Project reference: PTDC/IVC-PEC/5244/2014 .

2011-2014
CreativeCH -CreativeCH
Referência do projeto»Project reference: CreativeCH .






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Italiano (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco), Italiano (Pouco).

Reading
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem), Italiano (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco), Italiano (Pouco).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jun/2018 - Actual ICONO 14, Membro.
Jan/2018 - Actual Grupo Horizonte UFSCar, Outros (colaborador estrangeiro).
Investigadora no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens.
Set/2017 - Actual PUCPR, Outros (investigador estrangeiro).
Investigadora no grupo de pesquisa PEFOP professores do Programa de Pós-graduação da PUCPR, professores de graduação da PUCPR e de outras instituições de ensino superior, pesquisadores de instituições internacionais, bem como estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado da PUCPR..
Set/2017 - Actual Universidade Mackenzie - SP, Outros (investigador estrangeiro).
Investigadora no Grupo de Pesquisa Convergência..
Jul/2017 - Actual Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local da Universidade Aberta, Membro.
Investigadora Colaboradora.
Nov/2016 - Actual Associação de Professores de História, Outros (membro).
Mai/2012 - Actual Centro de Estudos Interdisciplinares do Século 20, Membro.
Investigadora Integrada (desde 2015) Vogal da Direção (desde fev/2017).




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Trindade, Sara M. G. D. C; Seabra, Jorge; Cordeiro, António R. eds. 2017. Complexidade do(s) tempo(s): novos caminhos de investigação interdisciplinar ed. 1, ISBN: 978-972-8627-77-5. Coimbra: Ceis20.
2. Trindade, Sara; Gambini, Lígia; Côrte-Real, Artur. 2009. Mosteiro de Santa Clara-a-Velha: do convento à ruína, da ruína à contemporaneidade. ed. 2, 1 vol., ISBN: 978-989-8052-06-3. Coimbra: Direção Regional de Cultura do Centro.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Dias-Trindade, Sara; Mill, Daniel; Moreira, José A. 2018. Produção e disseminação do conhecimento científico na cultura digital.  In Produção e difusão de ciência na cibercultura: narrativas em múltiplos olhares , 81 - 94. ISBN: 978-85-7455-496-9. Ilhéus, BA: Editus - Editora da UESC.
2. Dias-Trindade, Sara. 2018. Ambientes digitais de aprendizagem, comunidades de prática e dispositivos móveis.  In Educação e tecnologias: reflexões e contribuições teórico-praticas, 95 - 106. ISBN: 978-85-64803-17-6. São Paulo: Artesanato Educacional.
3. Dias-Trindade, Sara; Moreira, J. A. 2018. Ecologia de aprendizagem.  In Dicionário crítico de educação e tecnologias e educação a distância , 192 - 193. ISBN: 978-85-449-0295-0. São Paulo: Papirus.
4. Dias-Trindade, Sara. 2018. Aprendizagem em rede.  In Dicionário crítico de educação e tecnologias e educação a distância , 38 - 39. ISBN: 978-85-449-0295-0. São Paulo: Papirus.
5. Dias-Trindade, Sara; Moreira, José A. 2018. Tablets e o instinto nômade do estudante da era digital.  In Tecnologias e Educação Digital: Diálogos Contemporâneos , 67 - 90. ISBN: 978-85-5971-044-1. Cruz das Almas, Bahia: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
6. Dias-Trindade, Sara; Moreira, J. A. 2018. Reintegração e inclusão digital em estabelecimentos prisionais. Um programa de aprendizagem para o desenvolvimento de competências.  In Educação, cidadania e inclusão digital: práticas e desafios, 75 - 87. ISBN: 978-989-8765-55-0. Santo Tirso: Wh!teBooks.
7. Ribeiro, Ana I. S; Trindade, Sara M. G. D. C. 2017. O ensino da História e tecnologia- conexões, possibilidades e desafios no espaço das humanidades digitais.  In Educação no ciberespaço. Novas configurações, convergências e conexões, 145 - 159. ISBN: 978-85-68102-32-9. Brasil/Portugal: Editora Universitária Tiradentes/WhiteBooks.
8. Trindade, Sara M. G. D. C; Moreira, J. A. 2017. A Emergência do Mobile Learning e os Novos Desafios Formativos para a Docência em Rede.  In Redes e mídias sociais, 41 - 57. ISBN: 978-85-473-0721-9. Curitiba: Appris.
9. Dias-Trindade, Sara; Seabra, Jorge; Cordeiro, António R; Pita, António P. 2017. Compexidade do(s) teempo(s).  In Complexidade do(s) tempo(s): novos caminhos de investigação interdisciplinar, 7 - 14. ISBN: 978-972-8627-77-5. Coimbra: Imprensa UC.
10. Moreira, J. A; Trindade, Sara M. G. D. C. 2017. O WhatsApp como Dispositivo Pedagógico para a Criação de Ecossistemas Educomunicativos.  In WHATSAPP E EDUCAÇÃO: entre mensagens, imagens e sons, 53 - 72. ISBN: 978-85-7455-463-1. Aracaju: Editora Universitária Tiradentes.
11. Trindade, Sara M. G. D. C; Moreira, J. A. 2017. Competências de aprendizagem e tecnologias digitais.  In eLearning no Ensino Superior , 99 - 116. ISBN: 978-989-98679-6-3. Coimbra: Centro de Inovação e Estudo da Pedagogia no Ensino Superior(CINEP).

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Moreira, J. A; Trindade, Sara M. G. D. C. 2018. "O dispositivo digital WhatsApp e o seu impacto na criação de comunidades virtuais de aprendizagem", revista TEXTURA 20, 44: 10 - 26.
Qualis B2 em Educação.
2. Trindade, Sara M. G. D. C; Moreira, J. A. 2018. "Forge of Empires: criação de ambientes online para o desenvolvimento de competências de aprendizagem e para a compreensão da evidência histórica e de anacronismos", Revista Momento - Diálogos em Educação 27, 1: 70 - 89.
Qualis B2 em Educação.
3. Moreira, José A; Machado, Ana; Dias-Trindade, Sara. 2018. "Educação a distância no ensino superior em contexto de reclusão enquanto política de formação humana em Portugal", education policy analysis archives 26, 118: 1 - 22.
Revista indexada em SCOPUS.

4. Dias-Trindade, Sara; Moreira, J. A. 2018. "Avaliação das competências e fluência digitais de professores no ensino público médio e fundamental em portugal", Revista Diálogo Educacional 18, 58: 624 - 644.
Qualis A2 em Educação.
5. Moreira, J. A; Dias-Trindade, Sara. 2018. "Reconfigurando ambientes virtuais de aprendizagem com o WhatsApp", REVELLI 10, 3: 1 - 18.
Qualis B1 em Educação e Ensino.
6. Dias-Trindade, Sara; Mill, Daniel. 2018. "Educação, tecnologias e inclusão digital", Diálogo Educacional 18, 58: 596 - 602.
Qualis A2 em Educação.
7. Trindade, Sara D; Moreira, J. A. 2017. "Tecnologias móveis e a recriação digital na construção do conhecimento histórico", Revista Eletrônica de Educação 11, 2: 637 - 652.
Qualis B1em Educação.

8. Trindade, Sara M. G. D. C. 2017. "[Recensão a] Fernando Cortés Cortés, La escuela en la extremadura meridional del siglo XIX", Revista Portuguesa de História, 48: 317 - 321.
Revista indexada em SCOPUS.

9. Trindade, Sara M. G. D. C; Ribeiro, Ana I. S. 2016. "O Espaço do Cinema na Didática da História", Revista de Linguagem do Cinema e do Audiovisual , 2: 27 - 34.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Trindade, Sara M. G. D. C; Ferreira, Beatriz. 2018. "A utilização de dispositivos móveis na avaliação formativa para desenvolvimento de competências para o novo milénio", Trabalho apresentado em Encontro de Jogos e Mobile Learning, In Encontro de Jogos e Mobile Learning, Coimbra.
2. Trindade, Sara M. G. D. C. 2018. "Entre currículos e perfis. Educação inclusiva para as competências do século 21", Trabalho apresentado em Colóquio Educação, Formação de Professores e Humanidades Digitais, In Colóquio Educação, Formação de Professores e Humanidades Digitais, Coimbra.
3. Trindade, Sara M. G. D. C; Ribeiro, Ana I. S. 2017. "Formar professores na era digital: integrar as tecnologias nas salas de aula", Trabalho apresentado em O Tempo dos Professores, In O Tempo dos Professores, Porto.
4. Trindade, Sara M. G. D. C; Carvalho, Joaquim; Carvalho, Ana A. 2015. "O uso de tablets e do iTunes U na aprendizagem em História", Trabalho apresentado em XV Congresso das Jornadas Internacionais de Educação Histórica, In Educação Histórica: Perspetivas de Investigação Nacional e Internacional, Braga.
5. Trindade, Sara M. G. D. C; Ribeiro, Ana I. S. 2016. "Universidade de Coimbra digital: visitas de estudo guiadas por tablets", Trabalho apresentado em IV Congresso Internacional TIC e Educação 2016, In Digital Technologies & Future School (artigos selecionados), Lisboa.
6. Trindade, Sara M. G. D. C; Ribeiro, Ana I. S. 2016. "Universidade de Coimbra digital: visitas de estudo guiadas por tablets", Trabalho apresentado em IV Congresso Internacional TIC e Educação 2016, In tecnologias digitais e a escola do futuro , Lisboa.
7. Trindade, Sara M. G. D. C. 2016. "Ser historiador na sala de aula: desenvolvimento de competências ao nível conceitos estruturais para a construção do conhecimento histórico através de tarefas de recriação digital da História", Trabalho apresentado em XVI Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica, In Epistemologias e ensino da História, Porto.
8. Trindade, Sara M. G. D. C. 2013. "O ITunesU nas aulas de História: construção de um modelo de trabalho sem papel", Trabalho apresentado em IV Encontro de Jovens Investigadores do CEIS20, In IV Encontro de Jovens Investigadores do CEIS20 - no prelo, Coimbra.
9. Trindade, Sara M. G. D. C; Carvalho, Joaquim; Carvalho, Ana A. 2014. "Do iTunesU para as aulas de História - um estudo no 3º CEB", Trabalho apresentado em II Encontro de Jogos e Mobile Learning, In II Encontro de Jogos e Mobile Learning, Coimbra.
10. Trindade, Sara M. G. D. C; Carvalho, Joaquim; Carvalho, Ana A. 2013. "Do ITunesU ao IPad nas aulas de História", Trabalho apresentado em Challenges 2013: Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, In Atas da VIII Conferência Internacional de TIC na Educação, Braga.
11. Trindade, Sara M. G. D. C; Carvalho, Joaquim; Carvalho, Ana A. 2013. "History at the fingertips", Trabalho apresentado em WCCE 2013: Learning while we are connected. 10th IFIP world conference on computers in education, In WCCE 2013: Learning while we are connected. 10th IFIP world conference on computers in education, Torún, Polónia.
12. Trindade, Sara M. G. D. C. 2011. "As novas tecnologias ao serviço da complexidade no ensino de História", Trabalho apresentado em Challenges 2011, In Challenges 2011: actas da Conferência Internacional de TIC na Educação, Braga.

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Trindade, Sara M. G. D. C. 31 mar. 2005. "De Tomar: notas para o estudo da indústria na imprensa local (1928/1933)" Boletim Cultural da Câmara Municipal de Tomar, 38 - 66.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Dias-Trindade, Sara; Ribeiro, Ana I. S. Formar professores na era digital: integrar as tecnologias nas salas de aula,O Tempo dos Professores,Porto,2017 (Comunicação).
2. Moreira, J. A; Dias-Trindade, Sara. A construção de "arquiteturas" pedagógicas em ambientes virtuais para exploração de imagens em movimento,4º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior,Setúbal,2017 (Comunicação).
3. Dias-Trindade, Sara; Moreira, J. A. Reintegração Psicossocial e inclusão digital em contexto prisional: um programa de aprendizagem em blended learning para o desenvolvimento de competências-chave no século XXI,Congresso Internacional "Transformações e (In)Consistências das dinâmicas educativas: o (Trans)Nacional, o local e o comunitário nas políticas educativas",Coimbra,2017 (Comunicação).
4. Trindade, Sara M. G. D. C; Ribeiro, Ana I. S. Universidade de Coimbra digital: visitas de estudo guiadas por tablets,IV Congresso Internacional de TIC e Educação,Lisboa,2016 (Comunicação).
5. Trindade, Sara M. G. D. C. Da metodologia à prática: como fazer investigação em educação ,2016 (Seminário).
6. Trindade, Sara M. G. D. C; Ribeiro, Ana I. S. Visitas de estudo guiadas por tablets: da teoria à construção de um roteiro digital,I Colóquio em Didática e Ensino,Coimbra,2016 (Comunicação).
7. Trindade, Sara M. G. D. C. Ser historiador na sala de aula: desenvolvimento de competências ao nível conceitos estruturais para a construção do conhecimento histórico através de tarefas de recriação digital da História,XVI Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica,Porto,2016 (Comunicação).
8. Trindade, Sara M. G. D. C. O uso de tablets na aprendizagem em História: uma perspetiva construtivista,XVI Jornadas internacionais de educação histórica,Braga,2015 (Comunicação).
9. Trindade, Sara M. G. D. C. Do iTunes U para as aulas de História - um estudo no 3º CEB,II Encontro de Jogos e mobile learning,Coimbra,2014 (Comunicação).
10. Trindade, Sara M. G. D. C. O iTunes U na aprendizagem do 25 de abril: uma perspetiva construtivista,V Encontro de Jovens Investigadores do Ceis20,Coimbra,2014 (Comunicação).
11. Trindade, Sara M. G. D. C. Do iTunes U ao iPad nas aulas de História,Challenges 2013 - VIII Conferência Internacional de TIC na Educação,Braga,2013 (Comunicação).
12. Trindade, Sara M. G. D. C. O iTunes U nas aulas de História,IV Encontro de Jovens Investigadores do Ceis20,Coimbra,2013 (Comunicação).
13. Trindade, Sara M. G. D. C. History at the fingertips,10th IFIP world conference on computers in education,Torún, Polónia,2013 (Comunicação).
14. Trindade, Sara M. G. D. C. Portugal na Primeira Guerra Mundial ,2012 (Seminário).
15. Trindade, Sara M. G. D. C. Portugal e a integração europeia,2005 (Conferência ou palestra).

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Dias-Trindade, Sara. Ambientes Virtuais de Aprendizagem, 2018 (Especialização), promovido por Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
Duração: 8 semanas., Tipo de participação: Docente.

Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico
Didactic and pedagogic material development
1. Trindade, Sara M. G. D. C. Aprendizagem mediada pelas tecnologias digitais,2018. 
2. Trindade, Sara M. G. D. C. Geração móvel 2.0: conectada, colaborativa e interativa - Aprendizagens construtivistas, colaborativas e conectadas,2017. 
3. Trindade, Sara M. G. D. C. Geração móvel 2.0: conectada, colaborativa e interativa: que estudantes temos no novo milênio?,2017. 
4. Trindade, Sara M. G. D. C. Geração móvel 2.0: conectada, colaborativa e interativa: que escola para esta geração?,2017. 
5. Trindade, Sara M. G. D. C. Geração móvel 2.0: conectada, colaborativa e interativa - Desenvolvimento de ambientes digitais de aprendizagem,2017. 
6. Trindade, Sara M. G. D. C. Geração móvel 2.0: conectada, colaborativa e interativa - Na prática: exemplos de ambientes digitais de aprendizagem,2017. 
7. Trindade, Sara M. G. D. C. Geração móvel 2.0: conectada, colaborativa e interativa - Mobile Learning (significados e possibilidades),2017. 

Organização de evento
Event organization
1. Dias-Trindade, Sara. Colóquio Internacional: Da Grande Guerra à pandemia do Século / 1918: O ano de todas as (des)ilusões,2018 (Congresso).
2. Dias-Trindade, Sara. II Colóquio Internacional Territórios, Comunidades Educadoras e Desenvolvimento Sustentável Descentralização e Inovação Pedagógica,2018 (Congresso).
3. Trindade, Sara M. G. D. C. Colóquio Internacional Educação, Formação de Professores e Humanidades Digitais ,2018 (Outro / Organização).
4. Trindade, Sara M. G. D. C. Border Crossings: Territórios e Fronteiras em Investigação,2018 (Congresso / Organização).
5. Trindade, Sara M. G. D. C. Membro da Comissão Organizadora do IV Simpósio Internacional "Fusões no Cinema" integrado no Festival dos Caminhos do Cinema Português (17, 18 e 20 de novembro de 2017), Oliveira de Azeméis.,2017 (Outro / Organização).
6. Trindade, Sara M. G. D. C. I SEMINÁRIO LUSO-BRASILEIRO PEDAGOGIA, APRENDIZAGEM ONLINE E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR,2017 (Seminário / Organização).
7. Trindade, Sara M. G. D. C; Carvalho, Joaquim; Santos, Paula; Costa, Ana R. IPR and management of rights in the digital Cultural Heritage realm,2014 (Oficina).
8. Trindade, Sara M. G. D. C; Carvalho, Joaquim; Santos, Paula. Creative Heritage and ICT in the Experience Economy,2012 (Oficina).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Flávio Alexandre Nico Moura, Estudo de caso “A propaganda no Estado Novo”: uma abordagem de Ensino/aprendizagem constructiva e cooperativa, 2018. Dissertação (Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário ) - Universidade de Coimbra (Orientador).
2. Edi Ferreira Carreira, A Reforma Protestante: Entre o Cisma e o Diálogo Ecuménico Abordagens Didáticas na Aula de História, 2018. Dissertação (Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário ) - Universidade de Coimbra (Co-orientador).
3. Beatriz Pereira Ferreira, A utilização de dispositivos móveis na avaliação formativa: desenvolvimento de competências para o novo milénio, 2018. Dissertação (Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário ) - Universidade de Coimbra (Orientador).
4. André Gonçalo Pedro, Os Videojogos na Sala de Aula, 2017. Dissertação (Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário) - Universidade Nova de Lisboa (Co-orientador).
5. Dorisa Maria Fernandes Aguiar, A Reforma Protestante: O Luteranismo. Exploração Didática em contexto de sala de aula, 2017. Dissertação (Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário ) - Universidade de Coimbra (Co-orientador).
6. Leandro Emanuel Gomes Correia, O Sonho de uma vida e o Pesadelo da saudade A emigração portuguesa no século XIX português, 2017. Dissertação (Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário ) - Universidade de Coimbra (Co-orientador).
7. Filipe Miguel de Andrade Campos, A morte em Coimbra: Mortalidade no reinado de D. José e as atitudes perante a morte. 1750-1777, 2017. Dissertação (Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário ) - Universidade de Coimbra (Orientador).
8. Anabela Ferreira Milheiro, A Aplicação da Discussão nas Aulas de História, 2017. Dissertação (Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário ) - Universidade de Coimbra (Co-orientador).
9. Hélder Filipe Silva Gomes Brandão, O HOLOCAUSTO: antissemitismo e o plano de extermínio racial nazi, 2017. Dissertação (Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário ) - Universidade de Coimbra (Co-orientador).
10. Ricardo Coutinho de Almeida, O Absolutismo Régio - Exercícios sobre o ver, ouvir e fazer, 2017. Dissertação (Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário ) - Universidade de Coimbra (Co-orientador).
11. Carlos Miguel Mesquita Araújo, A inquisição em Portugal uma abordagem pedagógica, 2017. Dissertação (Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário ) - Universidade de Coimbra (Co-orientador).
Em curso
Ongoing
1. Ricardo Manuel Coelho Teixeira, A Política Pombalina: transformações no ensino em Portugal e na Universidade de Coimbra, 2017. Dissertação (Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário ) - Universidade de Coimbra (Co-orientador).
2. Daniela Filipa Marques Peres, O Cabralismo: UMA VISÃO CIENTÍFICA E PEDAGÓGICA, 2017. Dissertação (Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário ) - Universidade de Coimbra (Co-orientador).


Orientação de outra natureza
Other orientation
Concluídas
Completed
1. Daniel Mill, Pesquisas sobre Educação a Distância no Brasil e Portugal: análise dos grupos que estudam a temática nos dois países, 2017. Universidade de Coimbra (Co-orientador).


Outros Trabalhos
Other production
1. Trindade, Sara M. G. D. C; Carvalho, Joaquim. CD-ROM “O Pulsar da Revolução (Cronologia 1973-1976)”, 2004.



Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo. Participação no júri de Mariana de Jesus Serrano Lagarto. Desenvolver e avaliar competências em História: um estudo com professores do 3º CEB, 2017. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade do Minho.


Mestrado
Master degree
1. Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo. Participação no júri de Clevani Barrionuevo. A importância do brincar para os pais e educadores na educação infantil, 2018.  Dissertação (Arte e Educação) - Universidade Aberta.
2. Dias-Trindade, Sara; Daniela Barros; Moreira, J. António. Participação no júri de Ana Cláudia Gordo Polainas. Criação, desenvolvimento e avaliação de um sistema de gestão de aprendizagem para formação empresarial online, 2018.  Dissertação (Pedagogia do eLearning) - Universidade Aberta.
3. Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo. Participação no júri de Paula Catarina Fernandes Vieira. Uso e potenciação das tecnologias digitais no ensino da educação visual e tecnológica. Um estudo de caso em São Miguel, 2018.  Dissertação (Supervisão Pedagógica) - Universidade Aberta.
4. Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo. Participação no júri de Ortenio de Oliveira. Processo de construção de conhecimento científico na educação básica a partir de experiências com robótica pedagógica, 2018.  Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade ) - Universidade Federal de São Carlos.
5. Dias-Trindade, Sara. Participação no júri de Cláudia Filipa Gaspar Nunes. Práticas culturais na Autarquia de Soure: Os vinte anos da Biblioteca Municipal de Soure, 2018.  Dissertação (Política Cultural Autárquica) - Universidade de Coimbra.
6. Dias-Trindade, Sara. Participação no júri de Hélder Filipe Silva Gomes Brandão. O HOLOCAUSTO: antissemitismo e o plano de extermínio racial nazi, 2018.  Dissertação (Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário ) - Universidade de Coimbra.
7. Dias-Trindade, Sara. Participação no júri de Beatriz Pereira Ferreira. A utilização de dispositivos móveis na avaliação formativa: desenvolvimento de competências para o novo milénio, 2018.  Dissertação (Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário ) - Universidade de Coimbra.
8. Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo. Participação no júri de Anabela Ferreira Milheiro. A discussão nas Aulas de História, 2017.  Dissertação (Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário ) - Universidade de Coimbra.
9. Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo. Participação no júri de João Filipe Terras Marques. Trabalho Feminino em Contexto Urbano. O caso de Coimbra - os finais do século XIX e a atualidade, 2017.  Dissertação (Ensino de História e Geografia no 3.º CEB e Ensino Secundário) - Universidade de Coimbra.
10. Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo. Participação no júri de Ana Antunes de Lima Bastos. O Blogue como Estratégia de Enriquecimento no Ensino da História e Geografia, 2016.  Dissertação (Ensino de História e Geografia no 3.º CEB e Ensino Secundário) - Universidade de Coimbra.
11. Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo. Participação no júri de Ana Luísa Rodrigues de Melo. A importância da Interpretação de documentos escritos na aula de História, 2016.  Dissertação (Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário ) - Universidade de Coimbra.


Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
1. Grupo de auto-avaliação do Grupo de História, 2004, Universidade de Coimbra.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Keynote Speaker
Participation as Keynote Speaker
1. Ambientes digitais de aprendizagem: o ensino móvel na construção de cenários inovadores, 2018 (Seminário).
Nome da Instituição: ESEC; Cidade do evento: Coimbra / ESEC.
2. Pedagogias digitais em ambientes inovadores, 2018 (Seminário).
Nome da Instituição: NEPES-CEIS20 e NEE-FLUC; Cidade do evento: Coimbra / FLUC.
3. Um novo paradigma para a educação no século 21: entre tecnologias, saberes e competências, 2018 (Encontro).
Nome da Instituição: Agrupamento de Escolas de Sines e CLA de Grândola; Cidade do evento: Sines.
4. Formar para as competências do século 21: adaptar a educação aos ambientes emergentes, 2018 (Encontro).
Nome da Instituição: Nova Ágora - Escola Secundária Quinta das Flores; Cidade do evento: Coimbra.
5. Formar para as competências do século 21: adaptar a educação aos ambientes emergentes, 2018 (Encontro).
Nome da Instituição: Nova Ágora - Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo; Cidade do evento: Miranda do Corvo.
6. Um novo paradigma para a educação no século 21: entre tecnologias, saberes e competências, 2018 (Seminário).
7. O Cinema na escola. Softwares de Exploração Didática, 2018 (Workshop).
8. Ecologias digitais de aprendizagem: criação de cenários educativos inovadores, 2018 (Congresso).
Nome do evento: CIET:ENPED; Nome da Instituição: UFSCar; Cidade do evento: São Carlos, Brasil / UFSCar.
9. Geração móvel 2.0 - o "poder" do digital na criação de cenários sustentáveis de inovação pedagógica, 2018 (Seminário).
Nome do evento: 2º Seminário Regional de Formação de Professores Programa Agrinho; Nome da Instituição: SENAR-PR; Cidade do evento: Curitiba, Londrina, Jacarezinho, Ibaiti / Paraná.
10. Entre currículos e perfis. Educação inclusiva para as competências do século 21, 2018 (Outra).
Nome do evento: Colóquio Internacional Educação, Formação de Professores e Humanidades Digitais; Nome da Instituição: Ceis20 & NEE-FLUC.
11. Recursos visuais e ferramentas digitais: possibilidades didáticas, 2017 (Seminário).
Nome do evento: II Seminário Luso-Brasileiro “Paradigmas de Aprendizagem – da Reflexão à Prática”; Nome da Instituição: Centro Local de Aprendizagem de Grândola, Universidade Aberta; Cidade do evento: Grândola.
12. Novos paradigmas de aprendizagem: o cinema e as competências para o século XXI., 2017 (Seminário).
Nome do evento: Seminário "Cinema, vídeo e educação. Possibilidades pedagógicas de exploração didática; Nome da Instituição: CLA de Reguengos de Monsaraz, UAB; Cidade do evento: Évora / Évora.
13. Ferramentas Digitais para a Exploração do cinema em sala de aula, 2017 (Simpósio).
Nome do evento: IV Simpósio Fusões no Cinema; Nome da Instituição: Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa; Laboratório de Tecnologias da Informação e Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local da Universidade Aberta; Cidade do evento: São João da Madeira / Torre da Oliva.
14. Das pedagogias da explicação às pedagogias da emancipação: o papel dos ambientes digitais inovadores, 2017 (Outra).
Nome do evento: Colóquio Internacional "Um Século de Educação: Transformações e Memórias"; Nome da Instituição: FPCEUC e Ceis20; Cidade do evento: Coimbra / FPCEUC.
15. Ambientes Digitais de Aprendizagem: desenvolvimento de comunidades de prática , 2017 (Congresso).
Nome do evento: XIII Congresso Nacional de Educação/IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação- SIRSSE e o VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÀTEDRA UNESCO) ; Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas (FCC); Cidade do evento: Curitiba / PUC-PR.
16. Recursos visuais e ferramentas digitais: possibilidades didáticas , 2017 (Seminário).
Nome do evento: seminário avançado “Recursos Digitais na Educação”; Nome da Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Cidade do evento: Curitiba / PUC-PR.
17. Aprender a ensinar em ambientes digitais: desafios para a docência no Ensino Superior, 2017 (Seminário).
Nome do evento: I SEMINÁRIO LUSO-BRASILEIRO PEDAGOGIA, APRENDIZAGEM ONLINE E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR; Nome da Instituição: UC-UAb; Cidade do evento: Coimbra / Casa da Escrita.
18. Visitas de estudo guiadas por tablets: da teoria à construção de um roteiro digital, 2016 (Encontro).
Nome do evento: I Colóquio em Didática e Ensino da FLUC; Nome da Instituição: Centro de Formação de Professores da FLUC; Cidade do evento: Coimbra / FLUC.
19. Da metodologia à prática: como fazer investigação em educação , 2016 (Seminário).
Nome do evento: sessão dinamizada para os docentes dos cursos de 2º ciclo em ensino ; Nome da Instituição: Centro de Formção de Professores da FLUC; Cidade do evento: Coimbra / FLUC.
20. O ensino de História e a tecnologias. Potencialidades e limites do contemporâneo no ensino da História, 2015 (Outra).
Nome do evento: sessão dinamizada para alunos dos cursos de 2º ciclo em ensino da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; Nome da Instituição: Núcleo de Estudos em Ensino - FLUC.
21. Portugal e a integração europeia, 2005 (Conferência).

Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. VII Encontro de Jovens Investigadores do CEIS20, 2018 (Encontro).
Nome do evento: VII Encontro de Jovens Investigadores do CEIS20; Nome da Instituição: Ceis20-UC; Cidade do evento: Coimbra / Convento de São Francisco.
2. Colóquio Internacional: Da Grande Guerra à pandemia do Século / 1918: O ano de todas as (des)ilusões, 2018 (Congresso).
Nome do evento: Colóquio Internacional: Da Grande Guerra à pandemia do Século / 1918: O ano de todas as (des)ilusões; Nome da Instituição: Ceis20-UC; Cidade do evento: Coimbra / Casa da Escrita.
3. Colóquio Internacional Educação e eLearning em Estabelecimentos Prisionais em Portugal, 2018 (Congresso).
Nome do evento: Colóquio Internacional Educação e eLearning em Estabelecimentos Prisionais em Portugal; Nome da Instituição: Delegação do Porto da Universidade Aberta e Ceis20-UC; Cidade do evento: Porto / Delegação da UAb.
4. IV Congresso Luso-Brasileiro de EAD e E-learning, 2018 (Congresso).
Nome do evento: IV Congresso Luso-Brasileiro de EAD e E-learning; Nome da Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu e Curso de Pedagogia da PUC PR e pela Universidade Aberta de Portugal; Cidade do evento: Curitiba, Brasil / PUC-PR.
5. Border Crossings: Territórios e Fronteiras em Investigação, 2018 (Congresso).
Nome do evento: Border Crossings: Territórios e Fronteiras em Investigação; Nome da Instituição: Ceis20; Cidade do evento: Coimbra.
6. Encontro de Jogos e Mobile Learning , 2018 (Encontro).
Nome do evento: 4º Encontro de Jogos e Mobile Learning ; Nome da Instituição: FPCEUC & Ceis20; Cidade do evento: Coimbra / Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
7. Colóquio Internacional Educação, Formação de Professores e Humanidades Digitais, 2018 (Outra).
Nome do evento: Colóquio Internacional Educação, Formação de Professores e Humanidades Digitais; Nome da Instituição: Ceis20 & NEE-FLUC; Cidade do evento: Coimbra / Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
8. IV Simpósio Internacional "Fusões no Cinema" integrado no Festival dos Caminhos do Cinema Português, 2017 (Simpósio).
Nome do evento: IV Simpósio Internacional "Fusões no Cinema" integrado no Festival dos Caminhos do Cinema Português.
9. I Seminário Luso-Brasileiro Pedagogia, Aprendizagem Online e Tecnologias Digitais no Ensino Superior, 2017 (Seminário).
Nome do evento: I Seminário Luso-Brasileiro Pedagogia, Aprendizagem Online e Tecnologias Digitais no Ensino Superior; Nome da Instituição: Ceis20 & UAberta; Cidade do evento: Coimbra / Casa da Escrita.
10. Um século de Educação, 2017 (Outra).
Nome do evento: Um século de Educação; Nome da Instituição: FPCEUC e Ceis20; Cidade do evento: Coimbra / FPCEUC.
11. VI Encontro de Jovens Investigadores do Ceis20 , 2017 (Encontro).
Nome do evento: VI Encontro de Jovens Investigadores do Ceis20 ; Nome da Instituição: Centro de Estudos Interdisciplinares do século XX; Cidade do evento: Coimbra / Casa da Escrita.
12. XIII Congresso Nacional de Educação/IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação- SIRSSE e o VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÀTEDRA UNESCO), 2017 (Congresso).
Nome do evento: XIII Congresso Nacional de Educação/IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação- SIRSSE e o VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÀTEDRA UNESCO); Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas (FCC); Cidade do evento: Curitiba / PUC-PR.
13. IPR and management of rights in the digital Cultural Heritage realm, 2014 (Workshop).
Nome do evento: Museums and the Web Florence (MWF2014)", Pre-Conference Session - Horizon2020; Cidade do evento: Florença.
14. Creative Heritage and ICT in the experience economy, 2012 (Workshop).

Participação como Moderador
Participation as Chairman
1. mesa-redonda "Caminhos para formação docente em cenários em transição" , 2018 (Congresso).
Nome do evento: CietEnPED 2018; Nome da Instituição: UFSCar; Cidade do evento: São Carlos, Brasil / UFSCar.
2. mesa-redonda "Humanidades Digitais e Educação", 2018 (Congresso).
3. Mesa sobre Cinema Científico, 2017 (Simpósio).
Nome do evento: IV Simpósio Fusões no Cinema; Nome da Instituição: Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa; Laboratório de Tecnologias da Informação e Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local da Universidade Aberta; Cidade do evento: São João da Madeira / Torre da Oliva.
4. Mesa sobre Educação, 2017 (Encontro).
Nome do evento: VI Encontro de Jovens Investigadores do Ceis20; Nome da Instituição: Ceis20; Cidade do evento: Coimbra / Casa da Escrita.

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. Universidade de Coimbra digital: visitas de estudo guiadas por tablets, 2016 (Congresso).
Nome do evento: IV Congresso Internacional de TIC e Educação; Nome da Instituição: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / IE-UL.
2. Ser historiador na sala de aula: desenvolvimento de competências ao nível conceitos estruturais para a construção do conhecimento histórico através de tarefas de recriação digital da História, 2016 (Congresso).
Nome do evento: XVI Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica; Cidade do evento: Porto / FLUP.
3. O iTunes U na aprendizagem do 25 de abril: uma perspetiva construtivista, 2014 (Encontro).
Nome do evento: V Encontro de Jovens Investigadores do Ceis20; Nome da Instituição: Ceis20; Cidade do evento: Coimbra / Casa da Escrita.
4. Do iTunesU para as aulas de História um estudo no 3º CEB, 2014 (Encontro).
Nome do evento: II Encontro de Jogos e Mobile Learning; Nome da Instituição: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; Cidade do evento: Coimbra / Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
5. Encontro Científico entre a Universidade de Coimbra e representantes das Indústrias Criativas de Macau, 2013 (Outra).
Nome do evento: promoção de intercâmbio científico e pedagógico entre Portugal e Macau ; Cidade do evento: Macau.
6. "Património, Criatividade e Tecnologia: As Indústrias Culturais e Criativas na articulação entre o passado e o futuro", 2013 (Mesa-Redonda).
Cidade do evento: Lisboa / Sala do Protocolo de Estado do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal.
7. O ITunesU nas aulas de História: construção de um modelo de trabalho sem papel, 2013 (Congresso).
Nome do evento: IV Encontro de Jovens Investigadores do CEIS20; Nome da Instituição: CEIS20; Cidade do evento: Coimbra / Casa da Escrita e CEIS20.
8. History at the fingertips, 2013 (Congresso).
Nome do evento: WCCE 2013: Learning while we are connected. 10th IFIP world conference on computers in education; Cidade do evento: Torún, Polónia.
9. Do ITunesU ao IPad nas aulas de história, 2013 (Conferência).
Nome do evento: Challenges 2013.
10. A participação de Portugal na Primeira Guerra Mundial na literatura portuguesa da época, 2012 (Outra).
11. História: o que ensinar, porquê aprender, 2012 (Seminário).
12. Ensino de Geografia e História: estudo comparado, 2012 (Seminário).



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo. Estudos Século XX, Função ou tipo de participação: Outro.
2. Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo. Estudos, Função ou tipo de participação: Corpo editorial.
3. Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo. Revista EducaOnline, Função ou tipo de participação: Conselho científico.
4. Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo. Revista de Linguagem do Cinema e do Audiovisual, Função ou tipo de participação: Conselho científico.
5. Dias-Trindade, Sara. Coleção Dinâmicas Educacionais Contemporâneas da Editora Wh!te Books, Função ou tipo de participação: Corpo editorial.
6. Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo. EmRede, Função ou tipo de participação: Corpo editorial.
7. Dias-Trindade, Sara. Conselho Editorial EAD da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, desde 2018/10/16, Função ou tipo de participação: Corpo editorial.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
35

Livros e capítulos
Books and book chapters
13
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
2
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
11
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
9
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
9
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
12
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
12
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
1
Revistas
Magazines
1

Total
Produção técnica
Technical production
31

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
31

Total
Dados complementares
(Additional data)
86

Orientações
Orientations
14
Outros Trabalhos
Other production
1
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
12
Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
1
Participação em Eventos
Event participation
51
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
7


Outras informações relevantes
Doutora em História - Didática da História.
Professora Auxiliar Convidada no Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Investigadora no Grupo Humanidades Digitais e no Núcleo de Estudos em Pedagogia no Ensino Superior do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20-UC) da Universidade de Coimbra, integrando, atualmente, a equipa de coordenação do referido Centro.
É também investigadora na Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local da Universidade Aberta e em vários grupos de pesquisa de diferentes universidades brasileiras.
Tem participado em diferentes projetos internacionais relacionados com as Tecnologias Educativas e com a Formação de Professores.
As suas áreas de interesse e investigação são as da Didática, da Formação de Professores, das Tecnologias Educativas e do Cinema na Educação, tendo participado em diferentes publicações nacionais e internacionais e sido oradora convidada, tanto em Portugal como no estrangeiro, nessas mesmas áreas.


Visualizações do curriculum [ 2714 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 23-04-2019 às 01:56:03
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (3)
 Co-authors listed in Degóis