Curriculum Vitae

Luís Carlos Martins de Oliveira

Data da última atualização »Last update : 14/03/2019


Luís Carlos Martins de Oliveira. Licenciado e Mestre em Ciências da Educação pela FPCE-UC. Pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos pela EEG-UM. Doutorado em Estudos da Criança pelo IE-UM. Foi bolseiro de doutoramento do FRCT. As suas áreas de interesse e investigação centram-se nas Ciências da Educação, Psicologia e Turismo. Neste âmbito dedica-se sobretudo aos processos que envolvem a sinalização, avaliação, diagnóstico e intervenção psicoeducativa de crianças/jovens com perturbações neurodesenvolvimentais (i.e. Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção e Perturbações de Aprendizagem Específicas); assim como a formação e desenvolvimento no domínio da Hotelaria e Turismo. Publicou 2 livros, 5 artigos em revistas especializadas e 3 trabalhos em atas de eventos. Recebeu 1 prémio e/ou homenagem. Nas suas actividades profissionais interagiu com 3 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=9111491560815230


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Luís Carlos Martins de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Oliveira, Luís Carlos Martins de
Categoria profissional
Position
Outra Situação
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Psicologia.
Ciências Sociais-Outras Ciências Sociais.
Endereço profissional
Professional address
Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira
Travessa dos Piornais, 33
9000-246 Funchal
Portugal
Correio electrónico: luis.oliveira@ephtm.com
Homepage: www.ephtm.com
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2012-2017 Doutoramento
Phd
Estudos da Criança (4 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.

2009 Mestrado
Master degree
Ciências da Educação (1 anos » years) .
Universidade de Coimbra, Portugal.

2007 Licenciatura
Licentiate degree
Ciências da Educação (5 anos » years) .
Universidade de Coimbra, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2014-2015 Curso de curta duração
Short course
Metodologia Qualitativa de Investigação Científica.
Universidade de Coimbra, Portugal.

2014-2015 Curso de curta duração
Short course
Curso Livre de Inglês.
Universidade dos Açores, Portugal.

2013-2013 Curso de curta duração
Short course
Curso de Excel (1).
Universidade do Minho, Portugal.

2012-2013 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Gestão de Recursos Humanos.
Universidade do Minho, Portugal.

2004-2005 Curso de curta duração
Short course
Língua Gestual Portuguesa.
Universidade de Coimbra, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade da Madeira
Jan/2019-Actual Investigador Principal

Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira
Set/2017-Actual Outra Situação

Universidade dos Açores
Nov/2016-Set/2017 Outra Situação

Escola de Formação Turística e Hoteleira
Mai/2017-Ago/2017 Outra Situação

Fundo Regional da Ciência e Tecnologia
Nov/2012-Out/2016 Bolseiro de Doutoramento

Universidade dos Açores
Jan/2014-Jul/2014 Outra Situação

Instituto PME Formação, SA
Mar/2010-Dez/2011 Outra situação

Sicó Formação Sociedade de Ensino Profissional, S.A.
Set/2007-Mar/2010 Outra Situação

Associação Seara do Trigo
Out/2000-Mar/2001 Outra situação





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)


Universidade dos Açores
Jan/2014-Jul/2014
Linhas de investigação»Research fields:


Perturbações neurodesenvolvimentais






Atividades de Ensino (Teaching activities)


Universidade dos Açores
Jan/2014-Jul/2014
Curso»Academic program: Psicologia

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Dificuldades de Aprendizagem(Docente)






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Perturbações neurodesenvolvimentais




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável
Participation as responsible Researcher
2019-
O sector da Hotelaria e do Turismo na RAM: que necessidades formativas?
Referência do projeto»Project reference: Madeira 14-20.


Participação como Doutorando
Participation as Phd student
2012-2016
A Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA): do conhecimento dos professores às práticas educativas no 1.º ciclo do ensino básico
Referência do projeto»Project reference: M3.1.2/F/066/2011.
Financiador(es)»Funding: Fundo Regional da Ciência e Tecnologia.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Italiano (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Pouco), Italiano (Razoavelmente).

Reading
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Italiano (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Italiano (Pouco).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2008 Destacado no jornal Correio de Pombal de 8 de Maio de 2008, página 13, em notícia relativa à função de Profissional de RVCC, intitulada Jovem Açoriano com êxito no Continente , Escola Tecnológica e Profissional de Sicó.




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jan/2019 - Actual Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo - CiTUR, Membro.
Dez/2018 - Actual Associação de Investigação Científica do Atlântico - AICA, Membro.
Set/2012 - Set/2016 Centro de Investigação em Educação - CIEd, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Oliveira, Luís C. M.. 2018. A PHDA em contexto escolar Revisão literária acerca das dimensões essenciais. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-3-330-99737-0. Alemanha: Novas Edições Académicas.
2. Oliveira, Luís C. M.. 2017. A PHDA em Contexto Escolar: I`m a special one. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-620-2-04421-9. Alemanha: Novas Edições Académicas.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Oliveira, Luís; Medeiros, Maria; Serrano, Ana. 2017. "ADHD: after All, What is its Origin?", Revista Portuguesa de Pedagogia 51, 1: 43 - 61.
2. Oliveira, Luís; Pereira, Marcelino; Serrano, Ana; Medeiros, Teresa. 2017. "Knowledge and Gaps of Teachers of the 1st Cycle about the ADHD", Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 11: 051 - 051.
3. Oliveira, Luís C. M.. 2017. "ADHD in the School Context: Comorbidities and Performance Problems Associated", Revista Eletrónica de Psicologia, Educação e Saúde 7, 1: 77 - 100.
4. Oliveira, Luís; Pereira, Marcelino; Medeiros, Maria; Serrano, Ana. 2015. "ADHD: what’s new in DSM-5?", Revista Portuguesa de Pedagogia 49, 2: 75 - 94.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Oliveira, Luís C. M.; Pereira, Marcelino A. M; Medeiros, Maria T. P.; Serrano, Ana M. S. P. H. 2017. "The Attention-Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) in the school context", Trabalho apresentado em ISATT , In Search and Research: Teacher Education for Contemporary Contexts , Salamanca.
2. Oliveira, Luís C. M.. 2017. "Conhecimentos e Lacunas dos Professores acerca da Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA)", Trabalho apresentado em XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, In Livro do Programa e Resumos das Comunicações do XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga.
3. Oliveira, Luís C. M.. 2017. "A Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA): do conhecimento dos professores às práticas educativas no 1.º Ciclo do Ensino Básico", Trabalho apresentado em II Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação - II ENJIE, Braga, Portugal, In II ENJIE-Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação: livro de resumos, Braga.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Oliveira, Luís C. M.; Pereira, Marcelino A. M; Medeiros, Maria T. P.; Serrano, Ana M. S. P. H. 2013. "Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA): práticas educativas no 1. º Ciclo do Ensino Básico na ilha de São Miguel", Trabalho apresentado em Ciência nos Açores. Que futuro?, In atas das jornadas Ciência nos Açores. Que futuro?, Ponta Delgada.



Produto sem registo ou patente
Product without patent or official record
1. Oliveira, Luís C. M.; Pereira, Marcelino A. M; Medeiros, Maria T. P.; Serrano, Ana M. S. P. H; Fernandes, José B. Vanderbilt ADHD Diagnostic Teacher Rating Scale - VADTRS: Tradução e adaptação para investigação,2015.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.

Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Oliveira, Luís C. M.. Conhecimentos e Lacunas dos Professores acerca da Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA), XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,Braga,2017 (Comunicação).
2. Oliveira, Luís C. M.; Pereira, Marcelino A. M; Medeiros, Maria T. P.; Serrano, Ana M. S. P. H. A Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA) em contexto escolar,II Encontro Internacional de Jovens Investigadores (JOIN 2017),Ponta Delgada,2017 (Comunicação).
3. Oliveira, Luís C. M.. A Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA): do conhecimento dos professores às práticas educativas no 1.º Ciclo do Ensino Básico.,A Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA): do conhecimento dos professores às práticas educativas no 1.º Ciclo do Ensino Básico.,Braga,2017 (Comunicação).
4. Oliveira, Luís C. M.; Medeiros, Maria T. P.; Pereira, Marcelino A. M; Serrano, Ana M. S. P. H. A Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção em Contexto Escolar,V Roteiro de Saúde Mental da RAA,Ponta Delgada,2016 (Poster).
5. Oliveira, Luís C. M.. Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA): práticas educativas no 1. º Ciclo do Ensino Básico na ilha de São Miguel,Jornadas Doutorais,Braga,2013 (Poster).
6. Oliveira, Luís C. M.. Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA): práticas educativas no 1. º Ciclo do Ensino Básico na ilha de São Miguel,Ciência nos Açores. Que futuro?,Ponta Delgada,2013 (Poster).

Organização de evento
Event organization
1. Oliveira, Luís C. M.. Criminalidade Sexual - Os Abusos de Crianças,2016 (Conferência / Outra).
2. Oliveira, Luís C. M.. “Novas Oportunidades: A promoção para a Inclusão”,2009 (Simpósio / Organização).





Dados Complementares (Additional data)


Participação em eventos
Event participation
Participação como Moderador
Participation as Chairman
1. “Novas Oportunidades: A promoção para a Inclusão”, 2009 (Simpósio).
Nome do evento: “Novas Oportunidades: A promoção para a Inclusão”; Nome da Instituição: Escola Tecnológica e Profissional de Sicó; Cidade do evento: Ansião / Avelar.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
10

Livros e capítulos
Books and book chapters
2
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
2
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
4
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
4
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
4
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
3
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1

Total
Produção técnica
Technical production
9

Produtos
Products
1
Produtos sem registo ou patente
Products without patent or official record
1
Outros tipos de produção técnica
Other technical production
8

Total
Dados complementares
(Additional data)
1

Participação em Eventos
Event participation
1


Outras informações relevantes
No domínio da PHDA participou no processo de tradução (para português) de uma escala de avaliação comportamental para professores – Vanderbilt ADHD Diagnostic Teacher Rating Scale (VADTRS) –, instrumento utilizado no projeto de investigação em curso, cujas qualidades psicométricas são reconhecidas como meio coadujante ao diagnóstico da PHDA e de outras comorbilidades associadas, entre as quais as PAE.
Simultaneamente, no desenvolvimento do referido projeto, obteve autorização do autor (Professor Mark Wolraich) para a tradução da versão da escala para pais -Vanderbilt ADHD Diagnostic Parent Rating Scale (VADPRS) -, trabalho de investigação que tenciona consumar.
É Formador de Professores, acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, com o registo CCPFC/RFO-28178/10, nas áreas: B06 - Educação Especial; C13 - Sensibilização à Educação Especial e C06 - Ensino Recorrente.
Detentor do Certificado de Aptidão Profissional (CAP) pelo IEFP.
Vasta experiência profissional na área da Educação e Formação de Adultos, onde desempenhou diferentes cargos e atividades, entre as quais se destaca: a) Condução de processos de diagnóstico da situação do adulto; b) Pesquisa de soluções formativas consonantes com o Perfil dos Adultos; c) Condução de Processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências de nível Básico e Secundário: d) Acompanhamento de adultos na construção do Portefólio Reflexivo de Aprendizagens; e) Certificação e atualização de dados no SIGO; f) Selecção e recrutamento de formadores e formandos; g) Candidaturas à tipologia 3.
2 - Formação Para a Inovação e Gestão; e h) Participação em outros projectos de formação (cursos EFA e Modulares Certificadas).
Atualmente desempenha as funções de Diretor Pedagógico da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira.


Visualizações do curriculum [ 1043 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 23-04-2019 às 02:44:52
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (2)
 Co-authors listed in Degóis