Curriculum Vitae

Luís Urbano de Oliveira Afonso

Data da última atualização »Last update : 28/12/2018


Luís Urbano Afonso. Historiador de Arte. É docente da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa deste 1997, onde ingressou por concurso público, tendo obtido o seu doutoramento (2006) e a sua agregação (2017) na mesma instituição. Publicou 38 artigos em revistas especializadas, 3 trabalhos em actas de eventos e 37 capítulos de livros. Publicou 11 livros, dos quais 8 na qualidade de (co)editor. Orientou 3 dissertações de doutoramento e 33 dissertações de mestrado nas áreas de História da Arte e Mercados da Arte. De 2005 a 2019 participou em 9 projectos de investigação, coordenando dois deles (http://www.artis.letras.ulisboa.pt/unidadeID/Merclei.html e http://hebrewilluminationinportugal.weebly.com/). Nas suas actividades profissionais interagiu com 27 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Áreas de investigação: 1) Arte portuguesa (1350-1550); 2) mercados da arte na atualidade; 3) Arte ultramarina e arte comparada (1450-1650), processos de aculturação, sincretismo e hibridização na arte religiosa e secular.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=2012608393199012


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Luís Urbano de Oliveira Afonso
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Afonso, Luís U.
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Humanidades-História e Arqueologia.
Humanidades-Artes.
Endereço profissional
Professional address
Universidade de Lisboa
Faculdade de Letras
Instituto de História da Arte
Al. da Universidade
1600--214 Lisboa
Portugal
Telefone: (+351)217920000
Fax: (+351)217960063
Correio electrónico: luis.afonso@letras.ulisboa.pt
Homepage: http://luisurbanoafonso.weebly.com/
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2017 Agregação
Aggregation
Universidade de Lisboa, Portugal.

2000-2006 Doutoramento
Phd
História da Arte.
Universidade de Lisboa, Portugal.

1995-1999 Mestrado
Master degree
História da Arte (3 anos » years) .
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

1991-1995 Licenciatura
Licentiate degree
História, variante em História da Arte (4 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade de Lisboa
Mai/2017-Actual Professor Auxiliar com Agregação

Universidade de Lisboa
Jan/2016-Actual Professor Auxiliar

Universidade de Lisboa
Dez/2011-Mai/2017 Professor Auxiliar

Universidade de Lisboa
Dez/2006-Dez/2011 Professor Auxiliar

Universidade de Lisboa
Jul/1999-Dez/2006 Assistente

Universidade de Lisboa
Set/1997-Jul/1999 Assistente Estagiário





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Universidade de Lisboa
Jun/2009-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


Mercados da Arte


Arte em Portugal e no mundo português






Atividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade de Lisboa
Dez/2006-Actual
Curso»Academic program: História da Arte

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Estudos de História da Pintura(Docente)
  • Arte Medieval (Geral)(Docente)
  • Arte Medieval (Portugal)(Docente)
  • Estudos de Arte Medieval(Docente)
  • Mercados da Arte: estrutura e dinâmicas(Docente)
  • Portugal e a Ásia: relações interculturais (Docente)
  • Ásia e Europa – História da Arte, Coleções e Mercados Globais(Docente)
  • Iconografia e Iconologia(Docente)
  • História da Arte Comparada(Docente)






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Mercados da Arte
Objectivos»Goals: Desenvolvimento de estudos sobre os mercados da arte, no presente e no passado..
Domínio Científico: Humanidades / Área Científica: Outras Humanidades.
Objectivos socio-económicos: Promoção geral dos conhecimentos; Outra investigação de carácter civil.
Palavras-chave: mercados da arte; ciências do património.
2. Arte em Portugal e no mundo português




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável
Participation as responsible Researcher
2012-2015
A iluminura hebraica em Portugal durante o século XV-Hebrew illumination in Portugal during the 15th century
Referência do projeto»Project reference: PTDC/EAT-HAT/119488/2010.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

2010-2012
O mercado leiloeiro de arte antiga e contemporânea em Lisboa (2005-2011)-The Portuguese auction market for art and antiques in Lisbon (2005-2011)
Referência do projeto»Project reference: PTDC/EAT-HAT/103690/2008.
Parceiro(s)»Partners: ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.


Participação como Investigador
Participation as Researcher
2016-2019
Tecnologia y conocimiento en la Peninsula Iberica (siglos XIII-XVI)-Tecnology and knowledge in the Iberian Peninsula (13th-16th centuries)
Referência do projeto»Project reference: HAR2015-67619-P.
Parceiro(s)»Partners: Universidad de Cordoba.
Financiador(es)»Funding: Agencia Nacional de Evaluación y Prospectiva .

2016-2019
Os marfins africanos no mundo atlântico: uma reavaliação dos marfins luso-africanos-African Ivories in the Atlantic World: a reassessment of LusoAfrican ivories
Referência do projeto»Project reference: PTDC/EPHPAT/1810/2014.
Parceiro(s)»Partners: Universidade de Évora.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

2016-2018
Escritura expuesta y poder en España y Portugal (siglos XVIXVII): catálogo epigráfico on-line-Epigraphic online catalogue: writting and power in Spain and Portugal (16th-17th centuries)
Referência do projeto»Project reference: HAR2015-63637-P.
Parceiro(s)»Partners: Universidad de Las Palmas de Gran Canaria.
Financiador(es)»Funding: Agencia Nacional de Evaluación y Prospectiva .

2005-2009
As Matérias da Imagem: os pigmentos na tratadística portuguesa entre a Idade Média e 1850-The Matters of the Image: pigments in Portuguese technical treatises between the Middle Ages and 1850
Referência do projeto»Project reference: POCI/EAT/58065/2004.
Parceiro(s)»Partners: Universidade de Lisboa.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem), Alemão (Pouco), Italiano (Bem).
Fala
Speaking
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Pouco), Alemão (Pouco), Italiano (Pouco).

Reading
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem), Alemão (Pouco), Italiano (Bem).
Escreve
Writing
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Pouco), Alemão (Razoavelmente), Italiano (Pouco).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2011 23º em ranking internacional dos melhores programas de mestrado em Arts Management, Eduniversal.
2012 23º em ranking internacional dos melhores mestrados em Arts Management, Eduniversal.
2013 28º em ranking internacional dos melhores mestrados em Arts Management, Eduniversal.
2014 32º em ranking internacional dos melhores mestrados em Arts Management, Eduniversal.
2015 32º em ranking internacional dos melhores mestrados em Arts Management, Eduniversal.
2018 9º em ranking internacional dos melhores mestrados em Art Markets, Eduniversal.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Afonso, Luís U; Moita, Tiago. eds. 2019. Sephardic Book Art of the 15th century ed. 1, ISBN: 978-1-909400-59-7. Turnhout: Brepols/Harvey Miller.
2. Afonso, L. U; Melo, Joana R. eds. 2016. O Fascínio do Gótico. Um tributo a José Custódio Vieira da Silva ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-20-7270-8. Lisboa: ARTIS-Instituto de História da Arte .
3. Afonso, Luís U; Frazão, Irene. eds. 2016. A Charola de Tomar. Novos dados, novas interpretações ed. 1, ISBN: 978-972-776-490-7. Lisboa: DGPC.
4. Afonso, Luís U; Miranda, Adelaide. eds. 2015. O livro e a iluminura judaica em Portugal no final da Idade Média ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-972-565-552-8. Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal.
5. Afonso, Luís U; Pinto, Paulo M. eds. 2014. O livro e as interações culturais judaico-cristãs em Portugal no final da Idade Média ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-96236-6-8. Lisboa: Cátedra de Estudos Sefarditas "Alberto Benveniste".
6. Afonso, L. U; Fernandes, Alexandra. eds. 2012. Os Leilões e o Mercado da Arte em Portugal. Estrutura, história, tendências ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-8410-26-9. Lisboa: Scribe.
7. Afonso, L. U. ed. 2011. The Materials of the Image. As Matérias da Imagem ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-8465-00-9. Lisboa: Campo da Comunicação.
8. Afonso, L. U. 2009. A Pintura Mural Portuguesa entre o Gótico Internacional e o Fim do Renascimento: Formas, Significados, Funções. ed. 1, 2 vols., ISBN: 978-972-31-1308-2. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
9. Afonso, L. U; Serrão, Vítor. eds. 2007. Out of the Stream: Studies in Medieval and Renaissance Mural Painting ed. 1, 1 vol., ISBN: 1-84718-249-6. Newcastle: Cambridge Scholars Publishing.
10. Afonso, L. U. 2003. Convento de S. Francisco de Leiria. Estudo monográfico. ed. 1, 1 vol., ISBN: 972-24-1258-2. Lisboa: Livros Horizonte.
11. Afonso, L. U. 2003. O Ser e o Tempo. As idades do homem no gótico português, Casal de Cambra, Caleidoscópio. ISBN: . ed. 1, 1 vol., ISBN: 972-8801-08-4. Casal de Cambra: Caleidoscópio.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Afonso, Luís U. 2018. As pinturas murais da igreja de S. Sebastião.  In História da Arte nos Açores. Parte I (c.1427-1580). Arquitetura e arte, do descobrimento à monarquia dual, ed. D. Sardo, J. V. Caldas e V. Serrão , 97 - 113. ISBN: 978-972-647324-4. Angra do Heroísmo: Direção Regional da Cultura.
2. Afonso, Luís U. 2018. Recomeçar: a fase portuguesa da pintura de Yanbei Zhang (1963-).  In Yanbei, 4 - 11. . Lisboa: CCCM.
3. Afonso, Luís U. 2018. Os marfins afro-portugueses e a circulação de gravuras e incunábulos tardo-medievais de origem francesa na Serra Leoa.  In Medieval Europe in Motion. The circulation of artists, images, patterns and ideas from the Mediterranean to the Atlantic coast (6th -15th centuries), ed. M. A. Bilotta, 137 - 150. ISBN: 978-88-6485-106-8. Palermo: Officina di Studi Medievali.
4. Afonso, Luís U. 2018. A Rotunda templária de Tomar e os edifícios de planta centralizada de Jerusalém na época das cruzadas.  In Entre Deus e o rei. O mundo das Ordens Militares. Actas do VII Encontro Internacional sobre Ordens Militares, ed. I. Fernandes, 775 - 794. ISBN: 978-972-8497-75-0. Palmela: CMP.
5. Afonso, Luís U. 2016. A Charola de Tomar como uma obra de arte total.  In A Charola de Tomar. Novos dados, novas interpretações, ed. I. Frazão, L. U. Afonso, 69 - 83. ISBN: 978-972-776-490-7. Lisboa: DGPC.
6. Afonso, Luís U. 2016. As sinagogas portuguesas e o tardo-gótico despojado.  In O Fascínio do Gótico. Um tributo a José Custódio Vieira da Silva, ed. J. Ramôa Melo e L. U. Afonso, 105 - 136. ISBN: 978-989-20-7270-8. Lisboa: ARTIS-Instituto de História da Arte.
7. Afonso, Luís U; Caetano, Joaquim I. 2016. A Pintura Mural na Beira Alta na época de Grão Vasco.  In Além de Grão Vasco. Do Douro ao Mondego: a pintura entre o Renascimento e a Contrarreforma, Viseu, MNGV, pp. 59-71., ed. Caetano, J. O.; Carvalho, J. S., 59 - 71. ISBN: 978-989-8052-99-5. Viseu: Museu Nacional Grão Vasco.
8. Afonso, Luís U; Moita, Tiago; Ramos, José A. 2016. A Bíblia de Cervera: um manuscrito sefardita iluminado (1299-1300)?.  In Luz, Cor e Ouro. Estudos sobre manuscritos iluminados, ed. Catarina Barreira,, 157 - 180. ISBN: 978-972-565-600-6. Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal.
9. Afonso, Luís U; Moita, Tiago. 2015. A iluminura judaica portuguesa tardo-medieval.  In O livro e a iluminura judaica em Portugal no final da Idade Média, ed. Afonso, Luís U.; Miranda, Adelaide, 53 - 66. ISBN: 978-972-565-552-8. Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal.
10. Afonso, Luís U. 2015. A China e o mercado da arte português na atualidade.  In Património Cultural Chinês em Portugal, ed. L. F. Barreto, V. Serrão, 215 - 226. ISBN: 978-972-8586-44-7. Lisboa: CCCM / Fundação Jorge Álvares.
11. Afonso, Luís U. 2015. A diversidade da arte em Portugal durante o século XV: uma síntese por décadas.  In Livros de Horas. O Imaginário da Devoção Privada. Manuscritos, ed. A. Miranda e D. Custódio, 99 - 121. ISBN: 9789725655627. Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal.
12. Afonso, Luís U. 2014. De Rotunda a Charola: a etapa manuelina.  In A Charola do Convento de Cristo: História e Restauro, ed. Ana Carvalho Dias e Irene Frazão , 70 - 159. ISBN: 978-989-8052-80-3. Lisboa: DGPC.
13. Afonso, Luís U; Moita, Tiago. 2014. Tradition and modernity in Portuguese Hebrew illumination of the late 15th century.  In Portuguese Studies on Medieval Illuminated Manuscripts. New approaches and methodologies, ed. Alicia Miguélez Cavero , 169 - 189. ISBN: 978-2-503-55473-0. Barcelona-Madrid: Fidem.
14. Afonso, Luís U. O; Matos, D.. 2014. The ‘Book on How to Make Colours’ (‘O livro de como se fazem as cores’) and the ‘Schedula diversarum artium’.  In Zwischen Kunsthandwerk und Kunst: Die Schedula diversarum artium, ed. Andreas Speer, 305 - 317. ISBN: 978-3-11-033477-7. Berlim: De Gruyter.
15. Afonso, Luís U. 2014. A Rotunda do Convento de Cristo: a etapa românica .  In A Charola do Convento de Cristo: História e Restauro, ed. Ana Carvalho Dias e Irene Frazão,, 8 - 69. ISBN: 978-989-8052-80-3. Lisboa: DGPC.
16. Afonso, Luís U. 2014. A Escola de Lisboa no contexto dos manuscritos sefarditas iluminados tardo-medievais.  In O livro e as interações culturais judaico-cristãs em Portugal no final da Idade Média, ed. Afonso, Luís U.; Pinto, Paulo M., 263 - 308. ISBN: 978-989-96236-6-8. Lisboa: Cátedra de Estudos Sefarditas "Alberto Benveniste".
17. Afonso, L. U; Cruz, A. J; Matos, D.. 2013. O Livro de como se fazem as cores or a medieval Portuguese text on the colors for illumination: a review.  In Craft Treatises and Handbooks: the dissemination of technical knowledge in the Middle Ages, ed. R. Córdoba , 93 - 105. ISBN: 9782503544397. Turnhout: Brepols.
18. Afonso, Luís U. 2013. A imagem do saber: as pinturas da Universidade de Lisboa em 1431.  In A Universidade Medieval em Lisboa. Séculos XIII-XVI, ed. Fernandes, Hermenegildo, 305 - 315. ISBN: 9789896711443. Lisboa: Tinta da China / Universidade de Lisboa.
19. Afonso, L. U. 2012. Características e tendências do mercado leiloeiro português nos últimos anos.  In Os leilões e o mercado da arte em Portugal. Estrutura, história, tendências, ed. A. Fernandes e L. U. Afonso, 7 - 31. ISBN: 978-989-8410-26-9. Lisboa: Scribe.
20. Afonso, Luís U. O. 2012. Rumos da arte em Portugal na época de Garcia de Resende: «moderno», «mourisco», «romano»....  In Cancioneiro Geral de Garcia de Resende: Um Livro à Luz da História, ed. Cristina Ribeiro e Sara Sousa, 87 - 104. ISBN: 978-989-8549-54-9. Vila Nova de Famalicão: Húmus.
21. Afonso, L. U. 2012. S. Paulo na arte portuguesa da Idade Média.  In Paulo de Tarso. Grego e Romano, Judeu e Cristão, ed. J. A. Ramos et al., 213 - 225. . Coimbra: Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra.
22. Afonso, L. U. 2011. New developments in the study of O livro de como se fazem as cores das tintas.  In The Materials of the Image. As Matérias da Imagem, ed. Afonso, L. U. (ed.), 3 - 27. . Lisboa: Campo da Comunicação.
23. Afonso, L. U. 2010. Em demanda da pintura medieval portuguesa (1100-1400).  In Primitivos Portugueses (1450-1550). O século de Nuno Gonçalves, ed. J. A. Carvalho (ed.), 94 - 107. . Lisboa: Athena.
24. Afonso, L. U. 2010. A pintura mural portuguesa entre 1400 e 1550.  In Primitivos Portugueses (1450-1550). O século de Nuno Gonçalves, ed. J. A. Carvalho (ed.), 82 - 93. . Lisboa: Athena.
25. Afonso, L. U. 2009. As representações da Justiça em Gil Vicente e a relação do dramaturgo com a arte manuelina.  In Teatro do Mundo. Teatro e Justiça: Afinidades Eletivas, ed. Cristina Marinho, 127 - 149. . Porto: Centro de Estudos Teatrais da Universidade do Porto.
26. Afonso, L. U; Silva, José C. V. 2009. A arquitetura e a produção artística.  In A Catedral de Braga. Arte, Liturgia e Música. Dos fins do século XI à época tridentina, , ed. Ana M. Rodrigues e Manuel P. Ferreira, 27 - 67. . Lisboa: Arte das Musas.
27. Afonso, L. U. 2008. A pintura mural em Sintra na Idade Média e no Renascimento.  In Contributos para a história medieval de Sintra, 131 - 152. . Sintra: Câmara Municipal de Sintra.
28. Afonso, L. U. 2008. Arnaus, um fresquista do Renascimento.  In O Largo Tempo do Renascimento. Arte, Propaganda e Poder, ed. M. J. Redondo Cantera e V. Serrão, 85 - 100. . Casal de Cambra: CAleidoscópio.
29. Afonso, L. U. 2007. Protection, prestige and authority: on the functions of Portuguese mural paintings.  In Out of the Stream: Studies in Medieval and Renaissance Mural Painting, ed. L. U. Afonso e V. Serrão, 69 - 87. . Newcastle: Cambridge Scholars Publishing.
30. Afonso, L. U. 2006. Life’s circle: some notes on two Portuguese Gothic tombs.  In Grabkunst und Sepulkralkultur in Spanien und Portugal, ed. B. Borngässer, H. Karge e B. Klein , 193 - 205. . Frankfurt: Vervuert.
31. Afonso, L. U. 2005. A pintura mural das igrejas das Ordens Militares, em torno de 1500. Primeiras impressões de uma abordagem iconográfica.  In As Ordens Militares e as Ordens de Cavalaria na Construção do Mundo Ocidental. Actas do IV Encontro Sobre Ordens Militares, 899 - 916. . Lisboa: Colibri.
32. Afonso, L. U. 2004. Manuelino e luso-tropicalismo: a historiografia da arte e a construção da identidade portuguesa durante o Estado Novo.  In II Congresso Internacional de História da Arte. Actas, 105 - 141. . Coimbra: Almedina.
33. Afonso, L. U. 2003. Arte e identidade: uma reflexão crítica sobre a luso-tropicalização do Manuelino.  In População: Encontros e Desencontros no Espaço Português. Actas do IV Curso de Verão da Ericeira, 97 - 108. . Ericeira: Mar de Letras.
34. Afonso, L. U. 1999. Ornamento e ideologia. Análise da introdução do grotesco na pintura mural quinhentista.  In III Encontro Sobre História das Ordens Militares (22-25 Janeiro de 1998). Actas, 305 - 340. . Palmela: Colibri.
35. Afonso, L. U. 1999. A influência da espiritualidade e da estética mendicantes nas pinturas murais da igreja de São Francisco de Leiria.  In III Colóquio sobre a História de Leiria e da sua Região (29-30 de Novembro de 1996). Actas, 137 - 155. . Leiria: Câmara Municipal de Leiria.
36. Afonso, L. U. 1998. As pinturas murais da igreja de São Francisco (Leiria).  In Linha do Oeste. Óbidos e Monumentos Artísticos Circundantes, ed. Benedita Pestana, 247 - 261. . Lisboa: Lisboa, Assírio & Alvim.
37. Afonso, L. U. 1997. Pintura.  In Museu de Leiria. Catálogo da Exposição, 35 - 49. . Leiria: Câmara Municipal de Leiria.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Afonso, Luís U. 2016. "Patterns of artistic hybridization in the early protoglobalization period", Journal of World History 27, 2: 215 - 253.
2. Afonso, Luís U; Moita, Tiago; Matos, D.. 2015. "La Biblia de Coimbra y la «Escuela Andaluza» de iluminación hebraica", Archivo Español de Arte 88, 349: 53 - 68.
3. Afonso, Luís U; Fernandes, Alexandra. 2014. "Joana Vasconcelos: managing an artist’s studio in the 21st century", International Journal of Arts Management 17, 1: 54 - 64.
4. Afonso, Luís U; Horta, J.. 2013. "Afro-Portuguese Olifants with hunting scenes (c. 1490- c. 1540)", Mande Studies, 15: 79 - 97.
5. Afonso, L. U. 2012. "Eros et Thanatos: the tomb of king Pedro in Alcobaça and its Wheel of Life and Fortune (1358-1363)", Artibus et Historiae 33, 65: 9 - 41.
6. Afonso, L. U. 2012. "Imagens de aprendizagem e ensino na arte funerária gótica: a propósito de uma cena escolar no túmulo do rei D. Pedro I de Portugal", De Arte. Revista de Historia del Arte, 11: 71 - 88.
7. Afonso, L. U. 2010. "La cultura secular y las artes suntuarias en Portugal (siglos XII-XIV)", Quintana. Revista do Departamento de Historia da Arte, 9: 13 - 47.
8. Afonso, L. U; Sandu, Irina C. A; Murta, Elsa; Sá, Maria H. 2010. "Gilding techniques in religious art between East and West, 14th-18th centuries", International Journal of Conservation Science, 1: 47 - 62.
9. Cruz, A. J; Afonso, L. U. 2008. "On the Date and Contents of a Portuguese Medieval Technical Book on Illumination: O livro de como se fazem as cores", The Medieval History Journal 1, 11: 1 - 28.
10. Afonso, L. U. 2007. "Uma nota sobre as «fremosas donzellas» do Livro da Vertuosa Benfeytoria", eHumanista. Journal of Iberian Studies, 8: 106 - 116.
11. Afonso, L. U. 2003. "Late medieval Portuguese frescoes and the concept of «Mediterranean Painting» in Iberia", Mediterranean Studies, 12: 61 - 71.
12. Afonso, L. U. 2002. "The homology between the heavenly and the earthly kingdoms in late medieval Portugal", South African Journal of Art History, 17: 1 - 12.
13. Afonso, L. U. 2001. "The cultural construction of the Jews in late medieval Portugal. Contributions to a reevaluation", Mitteilungen der Carl Justi Vereinigung, 13: 22 - 46.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Afonso, L. U; Varandas, J.; Araújo, Inês M. 2012. "Accuracy and convention in four tapestries representing the conquest of two Moroccan cities by Afonso V of Portugal (c.1475)", Trabalho apresentado em 2nd International Conference of the European Architectural History Network, In Proceedings of the 2nd International Conference of the European Architectural History Network, Bruxelas.
2. Afonso, L. U. 2012. "O fólio em branco: a iluminura hebraica portuguesa da Idade Média", Trabalho apresentado em First International Conference “Jewish Heritage – Science, Culture, Knowledge", In First International Conference “Jewish Heritage – Science, Culture, Knowledge". Proceedings, Tomar.
3. Afonso, L. U; Horta, G.; Ribeiro, I.. 1998. "The ‘Calvary’ of S. Francisco’s Church in Leiria: workshop practice in a portuguese late gothic wall painting", Trabalho apresentado em International Institute for Conservation Congress, In Painting Techniques: History, Materials and Studio Practice. Contributions to the Dublin Congress (7-11 September 1998), Dublin.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Afonso, Luís U. 2016. "Interações artísticas entre judeus e cristãos em Portugal no final do século XV: arquitetura e iluminura", Praça Velha. Revista Cultural da Cidade da Guarda, 36: 119 - 146.
2. Afonso, Luís U; Moita, Tiago; Ramos, José A. 2015. "A Bíblia de Cervera: um manuscrito sefardita iluminado?", Cadernos de Estudos Sefarditas, 14: 171 - 201.
3. Afonso, Luís U. 2015. "A «Escola de Lisboa» de iluminura hebraica", Invenire, especial: 74 - 81.
4. Afonso, Luís U. 2014. "As porcelanas «primeiras encomendas» da coleção Medeiros e Almeida", Artis. Revista de História da Arte e Ciências do Património, 2: 186 - 193.
5. Afonso, L. U; Horta, J.. 2013. "Olifantes afro-portugueses com cenas de caça, c.1490-c.1540", Artis. Revista de História da Arte e Ciências do Património, 1: 20 - 29.
6. Afonso, L. U. 2013. "A essência do medium: um estudo sobre as iluminuras marginais da Crónica Geral de Espanha de 1344 da Academia das Ciências de Lisboa", Cadernos de História da Arte, 1: 3 - 16.
7. Afonso, L. U. 2012. ""Ut oeconomia Pictura": How the Global Art Market is Changing the Dominant Canons", International Journal of Arts 2, 6: 53 - 59.
8. Afonso, L. U. 2011. "Pelos peitos e pelas espáduas: convenção, plausibilidade e história numa imagem de tortura esculpida no túmulo do rei D. Pedro", Românica, 20: 93 - 107.
9. Afonso, L. U. 2011. "Donzelas no castelo: cultura religiosa e secular nos murais de São Francisco de Bragança", Monumentos, 32: 30 - 37.
10. Afonso, Luís U. 2010. "Devoções maiores e devoções menores na pintura mural portuguesa dos séculos XV e XVI", Cultura: revista de história e teoria das ideias, 27: 11 - 23.
11. Afonso, L. U; Fernandes, H.. 2008. "Do luxo à economia do dom: em torno do tesouro da rainha D. Beatriz (1349-1358)", Clio, 17: 363 - 394.
12. Afonso, L. U. 2007. "A imagem do saber: as pinturas da Universidade de Lisboa em 1431", Olisipo. Boletim do Grupo “Amigos de Lisboa”, 27: 10 - 19.
13. Afonso, L. U; Monteiro, P.. 2007. "Fontes para o estudo dos pigmentos na tratadística portuguesa: da Idade Média a 1850", Artis, 6: 161 - 186.
14. Afonso, L. U; Monteiro, P.. 2006. "Uma nota sobre Mestre Jácome, pintor régio de D. João I", Artis, 5: 471 - 480.
15. Afonso, L. U. 2006. "«O Bom e o Mau Juiz» de Monsaraz numa perspectiva estruturalista", A Cidade de Évora, 6: 321 - 341.
16. Afonso, L. U; Serrão, Vítor. 2005. "O fresco de Santo Aleixo e a pintura renascentista em Portugal", Almansor, 4: 149 - 166.
17. Afonso, L. U. 2005. "Propaganda institucional beneditina e meta-narrativa cristã nos frescos de Pombeiro", Estudos/Património, 8: 37 - 45.
18. Afonso, L. U. 2005. "As gárgulas da Torre do Tombo", Artis, 4: 441 - 466.
19. Afonso, L. U. 2005. "Manter a freguesia no século XVI: os frescos de S. Francisco de Bragança e a Virgem da Misericórdia", Cadernos Terras Quentes, 2: 169 - 176.
20. Afonso, L. U. 2003. "A apropriação simbólica da Justiça: Trajano, D. João II e a pintura do tribunal de Monsaraz", Artis, 2: 35 - 74.
21. Afonso, L. U. 2003. "A cronologia das pinturas murais de S. Salvador de Bravães: uma reapreciação", Artis, 2: 273 - 274.
22. Afonso, L. U. 2003. "São Salvador de Bravães e a cronologia da pintura mural portuguesa da Idade Média", Monumentos, 19: 115 - 123.
23. Afonso, L. U. 2002. "A pintura mural dos séculos XV-XVI na historiografia da arte portuguesa: estado da questão", Artis, 1: 119 - 137.
24. Afonso, L. U. 2001. "Sincretismo e propaganda. O papel da imagem nos processos de doutrinação religiosa durante a Idade Média", Revista da Faculdade de Letras, 25: 81 - 91.
25. Afonso, L. U. 1996. "As pinturas murais (séc. XV) do pórtico axial da Sé de Braga", Mínia, 4: 51 - 76.

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Afonso, Luís U. 22 nov. 2015. "A luz gótica" Público, 7 - 7.
2. Afonso, L. U; Fernandes, Alexandra. 04 fev. 2013. "Lessons from the Portuguese art auctions" Arts Management Newsletter, 18 - 21.

Prefácio, Posfácio
Preface, Postface
1. Afonso, Luís U. 2014. "AAVV, Os Frescos das Casas Pintadas em Évora". Évora. (Prefácio)
2. Afonso, L. U. 2012. "Sofia Braga, Pintura Mural Neoclássica em Lisboa. Cyrillo Volkmar Machado no Palácio do Duque de Lafões e Pombeiro-Belas". Lisboa. (Prefácio)
3. Afonso, L. U. 2011. "Marta Marinho Nunes, intitulado Mobiliário Português do Século XVIII no Mercado Leiloeiro Lisboeta (1996-2008)". Lisboa. (Prefácio)

Outra produção científica
Other scientific production
1. Afonso, Luís U. 2017. "Recensão crítica do livro: Adelaide Duarte, Da coleção ao museu. O colecionismo privado de arte moderna e contemporânea em Portugal". s.l.: MIDAS.
2. Afonso, Luís U. 2015. "3. Bíblia de Lisboa", 2 pp.. Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal.
3. Afonso, Luís U; Moita, Tiago; Ramos, José A. 2015. "1. Bíblia de Cervera", 2 pp.. Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal.
4. Afonso, Luís U. 2015. "2. Bíblia Kennicott", 2 pp.. Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal.
5. Afonso, Luís U. 2015. "6. Bíblia", 2 pp.. Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Concluídas
Completed
1. Tiago Alexandre Asseiceira Moita, O livro hebraico português na Idade Média. Do Sefer he-Aruk de Seia (1284-85) aos manuscritos iluminados tardo-medievais da "Escola de Lisboa" e aos primeiros incunábulos, 2017. Tese (História da Arte) - Universidade de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).
2. Pedro David Ribeiro Simões, O Mercado da Arte Moderna e Contemporânea em Portugal (2005-2013), 2016. Tese (História da Arte) - Universidade de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).
3. Pedro Miguel Abelha de Lapa Almeida, Joaquim Rodrigo: o medium e a memória., 2014. Tese (História da Arte) - Universidade de Lisboa (Orientador).
Em curso
Ongoing
1. Maria Pandiello Fernández, As iluminuras da Crónica Geral de Espanha de 1344 (M.S.A 1, Academia das Ciências): Estudo iconográfico-cultural e fliliações internacionais, 2013. Tese (História da Arte) - Universidade de Lisboa (Orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Patrícia Andreia dos Santos Ferrari, René Lalique: o artista, o místico e o empreendedor, 2018. Dissertação (Mercados da Arte) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Orientador).
2. Leonor de Azevedo Padinha Ribeiro, Santo António e a sua presença no mercado de arte em Lisboa, 2018. Dissertação (Mercados da Arte) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Orientador).
3. Sofia Maria Santos Garcia, Mercado e Colecionismo do Azulejo em Portugal, 2018. Dissertação (Mercados da Arte) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Orientador).
4. Maria Luísa Ramires, Galerias de arte em Lisboa. Passado e presente, 2018. Dissertação (Mercados da Arte) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Orientador).
5. Mariana Marin Diniz Aires Ferreira, Desigualdade entre sexos na arte contemporânea. A presença de artistas mulheres no mundo da arte contemporânea em Portugal, em contexto europeu e anglo-saxónico, 2018. Dissertação (Mercados da Arte) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Orientador).
6. Tiago Samuel Franco Rodrigues, Do Livro para o Marfim. Gravuras Tardo-Medievais Francesas em Olifantes, Hostiários e Saleiros da Antiga Serra Leoa, 2018. Dissertação (Arte, Património e Teoria do Restauro) - Universidade de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).
7. Alberto José Correia Mesquita, Uma avaliação de Pintura Portuguesa através do Método de Regressão Hedónica. A coleção de arte moderna e contemporânea Telo de Morais, 2018. Dissertação (Mercados da Arte) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Orientador).
8. Raquel Maria Cavaco Guerreiro, Família em Tempos Reais. Proposta de exposição no Palácio Nacional da Ajuda. O Video Mapping como ferramenta curatorial, 2017. Dissertação (Mercados da Arte) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Orientador).
9. Ana Rita Soares Mendes, Vista Alegre: história, colecionismo e mercado na atualidade, 2016. (Co-orientador).
10. Joana Semião Teixeira de Sousa, A fronteira entre a arte e a ciência no fotojornalismo: o caso da National Geographic Society, 2016. (Co-orientador).
11. Ana Luísa Seixo Zagalo, O Mercado Freelancer: Tendências da Produção Criativa na Globalização, 2016. Dissertação (Gestão de Mercados da Arte) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Co-orientador).
12. Marta Elisabete Silva Tavares, A Importância das Feiras de Arte: o caso da Feira de Arte e Antiguidades da Associação Portuguesa dos Antiquários, 2015. (Orientador).
13. Leonor Mendes Liz Amaral, O Tríptico da Paixão de Cristo do Palácio Nacional da Ajuda: História, Estudo Material, Iconografia e Filiação Estilística, 2015. (Orientador).
14. Cláudia Sofia Feliz Ramalhosa, Investimentos artísticos a muito longo prazo: uma proposta sobre quatro países emergentes, 2015. (Orientador).
15. Cátia Maria Granero Ferreira da Silva Pássaro, A chinoiserie no mobiliário português do século XVIII: história, arte e mercado, 2015. (Orientador).
16. Ana Cristina Martins Vieira Alves, Arte e crime em Portugal na atualidade (2000-2012). Pintura – passar por original, 2013. Dissertação (Gestão de Mercados da Arte) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Bolseiro(a) de ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Orientador).
17. Inês Meira Araújo, As Tapeçarias de Pastrana. Uma Iconografia da Guerra, 2013. Dissertação (Arte, Património e Teoria do Restauro) - Universidade de Lisboa (Orientador).
18. Vera Bello Dias, A porcelana armoriada da coleção do Centro Cultural e Científico de Macau: uma análise histórico-artística e de mercado, 2013. Dissertação (Gestão de Mercados da Arte) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Bolseiro(a) de ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Orientador).
19. Leonor Leite Macedo, Colecionadores de arte. Tendências e motivações, 2013. Dissertação (Gestão de Mercados da Arte) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Orientador).
20. Ana Teresa Guimarães Romero, Arte Namban no mercado leiloeiro internacional e nacional, 2013. Dissertação (Gestão de Mercados da Arte) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Orientador).
21. Rita Cunha Ferreira, As caixas quinhentistas lacadas da zona do Índico, 2013. Dissertação (Gestão de Mercados da Arte) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Bolseiro(a) de ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Orientador).
22. Catarina Tibúrcio, As iluminuras da Crónica Geral de Espanha de 1344 (MS Azul 1, Academia das Ciências de Lisboa), 2013. Dissertação (Arte, Património e Teoria do Restauro) - Universidade de Lisboa (Orientador).
23. Paula Cardoso, A iluminura de Maria de Ataíde e Isabel Luís no Mosteiro de Jesus de Aveiro (c. 1465 – 1540), 2013. Dissertação (Arte, Património e Teoria do Restauro) - Universidade de Lisboa (Orientador).
24. Adriana Filipa Patrício de Matos, A laceração do corpo na Idade Média Tardia e na arte do Pós-Modernismo, 2012. Dissertação (Arte, Património e Teoria do Restauro) - Universidade de Lisboa (Orientador).
25. Susana Rita Rosado Alves, A Iconografia de Santa Maria Madalena em Portugal até ao Concílio de Trento, 2012. Dissertação (Arte, Património e Teoria do Restauro) - Universidade de Lisboa (Orientador).
26. Maria José Cadete, Art Invest. Fundo de Investimento Fechado Mobiliário, 2012. Dissertação (Gestão de Mercados da Arte) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Orientador).
27. Rita Alexandra Ginja Melro, O Tesouro do Rei D. Dinis no Contexto dos Tesouros Medievais, 2011. Dissertação (Arte, Património e Teoria do Restauro) - Universidade de Lisboa (Orientador).
28. Helena Sofia Ferreira Braga, Contributos para o estudo da pintura mural na arquitectura palatina lisboeta entre o Tardo-Barroco e o Neoclassicismo (1775-c.1820), 2011. Dissertação (Arte, Património e Teoria do Restauro) - Universidade de Lisboa (Orientador).
29. Débora Marques de Matos, The Ms. Parma 1959 in the context of the Portuguese Hebrew Illumination. , 2011. Dissertação (Arte, Património e Teoria do Restauro) - Universidade de Lisboa (Orientador).
30. Nuno Miguel Morgado da Silva Gaspar, Os Vitrais do Palácio da Pena e a Coleção de D. Fernando II. Contributos para o seu estudo, 2011. Dissertação (Arte, Património e Teoria do Restauro) - Universidade de Lisboa (Orientador).
31. Margarida Maria Prieto Garcia, A escultura pública de Cristóbal Gabarrón e a experiência curatorial das exposições Los Siléncios de Colón (2008) e Las Torres de la Alhambra (2009), 2011. Dissertação (Gestão de Mercados da Arte) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Orientador).
32. João Luís Garcia, A função do nome dos artistas na arte contemporânea. Identificação de autoria ou (simples) marca comercial? , 2010. Dissertação (Gestão de Mercados da Arte) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Orientador).
33. Marta Marinho Musga Nunes, Uma visão sobre o mercado leiloeiro lisboeta e a sua importância no conhecimento da produção de mobiliário civil português no século XVIII, 2010. Dissertação (Gestão de Mercados da Arte) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Orientador).


Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
1. Membro do painel de avaliação das candidaturas a Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento apresentadas à Fundação para a Ciência e Tecnologia na área de «História da Ciência e Outras Humanidades», 2016, Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
2. Membro do painel de avaliação das candidaturas a Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento apresentadas à Fundação para a Ciência e Tecnologia na área de «Arqueologia & Património e Museologia», 2013, Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
3. Membro do painel de avaliação das candidaturas a Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento apresentadas à Fundação para a Ciência e Tecnologia na área de «Museologia, Conservação e Restauro», 2012, Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
4. Membro do painel de avaliação das candidaturas a Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento apresentadas à Fundação para a Ciência e Tecnologia na área de «Museologia, Conservação e Restauro», 2011, Fundação para a Ciência e a Tecnologia.


Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Afonso, Luís U.. Eykon Imago , desde 2018/09/01, Função ou tipo de participação: Conselho científico, Editora: Universidad Complutense de Madrid.
2. Afonso, Luís U.. Midas, desde 2012/12/20, Função ou tipo de participação: Conselho científico, Editora: Universidade de Évora.
3. Afonso, L. U.. Goya. Revista de Arte, de 2007/01/02 até 2015/12/31, Função ou tipo de participação: Conselho científico, Editora: Fundacion Lazaro Gualdiano.
4. Afonso, L. U.. Artis, de 2002/10/01 até 2015/12/31, Função ou tipo de participação: Conselho científico, Editora: Caleidoscópio.
5. Afonso, L. U.. Cadernos de História da Arte, de 2013/01/02 até 2014/07/31, Função ou tipo de participação: Editor, Editora: Instituto de História da Arte.
6. Afonso, L. U.. Anuario de Estudios Medievales, de 2011/01/01 até 2013/12/31, Função ou tipo de participação: Reviewer.
7. Afonso, L. U.. Medievalista, de 2010/01/01 até 2010/12/31, Função ou tipo de participação: Reviewer.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
99

Livros e capítulos
Books and book chapters
48
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
11
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
37
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
38
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
13
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
25
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
3
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
3
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
2
Jornais de notícias
Newspapers
1
Revistas
Magazines
1
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
8

Total
Dados complementares
(Additional data)
48

Orientações
Orientations
37
Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
4
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
7


Outras informações relevantes
ORCID ID: 0000-0002-9394-8954.<br> Investigador Integrado dos Grupos de Investigação "Ars" e "Patrimonium" do ARTIS – Instituto de História da Arte, centro de investigação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, desde 2013.
Investigador Colaborador do Grupo de Investigação "Novos Mundos" do Centro de História da Universidade de Lisboa, desde 2013.
Membro do Conselho Científico do Centro Científico e Cultural de Macau (CCCM), com sede em Lisboa, desde 2013.
Colaborador do programa de estágios internacionais INOV-CONTACT da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), no domínio das Indústrias Criativas, em 2012 e 2013.
Membro do Conselho Científico da revista Quero Saber, uma publicação mensal sobre Ciência, Tecnologia, Ambiente, Espaço, Transportes e História destinada ao público infanto-juvenil, desde 2010.


Visualizações do curriculum [ 3775 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 23-03-2019 às 21:18:53
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (4)
 Co-authors listed in Degóis