Curriculum Vitae

Tiago Daniel de Sousa Ferreira

Data da última atualização »Last update : 19/09/2016


Tiago Daniel de Sousa Ferreira. É Investigador Principal na Universidade do Porto. Publicou 6 artigos em revistas especializadas e 3 trabalhos em actas de eventos. Possui 5 itens de produção técnica. Participou em 12 eventos no estrangeiro e 4 em Portugal. Actua na área de Psicologia Nas suas actividades profissionais interagiu com 19 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=6372800448637235


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Tiago Daniel de Sousa Ferreira
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Ferreira, Tiago
Categoria profissional
Position
Investigador Principal
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Psicologia.
Humanidades-Artes.
Endereço profissional
Professional address
Universidade do Porto
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Centro de Psicologia do Desenvolvimento e Educação da Criança (CPDEC)
Rua Alfredo Allen
Paranhos
4200-135 Porto
Portugal
Telefone: (+351)226079700
Correio electrónico: tiagodsferreira@gmail.com
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2006-2012 Licenciatura
Licentiate degree
Licenciatura em Música (3 anos » years) .
Universidade de Aveiro, Portugal.

2006-2009 Mestrado
Master degree
Mestrado em Psicologia (2 anos » years) .
Universidade do Porto, Portugal.

2000-2005 Licenciatura
Licentiate degree
Psicologia do Desenvolvimento e Educação da Criança (5 anos » years) .
Universidade do Porto, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2014 Curso de curta duração
Short course
Avaliação da vinculação - AQS (Attachment Behavior Q-Set).
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.

2013 Curso de curta duração
Short course
Real-time data analysis demonstration with efficacy data from the parent st.
Vanderbilt University, Estados Unidos.

2013 Curso de curta duração
Short course
Real-time data analysis demonstration with efficacy data from the parent st.
Vanderbilt University, Estados Unidos.

2012 Curso de curta duração
Short course
Pre-K CLASS Observation Training.
Universidade do Porto, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade do Porto
Dez/2015-Actual Investigador Principal
Jun/2013-Out/2015 Assistente de Investigação
Set/2010-Jul/2012 Assistente de Investigação

Centro Juvenil de São José
Out/2012-Actual Outra Situação

Politécnico do Porto
Nov/2015-Fev/2016 Assistente 1º triénio
Out/2015-Out/2015 Assistente 1º triénio
Out/2012-Dez/2012 Assistente 1º triénio
Nov/2011-Mar/2012 Assistente 1º triénio





Atividades de Ensino (Teaching activities)


Politécnico do Porto
Nov/2015-Fev/2016
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia do desenvolvimento e educação(Docente)


Out/2015-Out/2015
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia do desenvolvimento e educação(Docente)


Out/2012-Dez/2012
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia do desenvolvimento e educação(Docente)


Nov/2011-Mar/2012
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia do desenvolvimento e educação(Docente)






Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Centro Juvenil de São José
Out/2012-Actual
Outro






Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável
Participation as responsible Researcher
2015-2019
O desenvolvimento de competências sociais na primeira infância: Efeitos das relações com a mãe, pai e professor.-The development of Social Foundational Skills in early childhood: The effect of child's relationships with Mother, Father and Teacher
Referência do projeto»Project reference: PD/BD/114269/2016.


Participação como Investigador
Participation as Researcher
2013-2015
RE)CONCILIAR: Impacto da Conciliação Trabalho - Família na Parentalidade e no Desenvolvimento das Crianças.-(IM)BALANCE: Impact of Work-Family Conciliation on Parenting and Children´s Development
Referência do projeto»Project reference: PTDC/MHC-CED/5218/2012.

2010-2012
Contributos para a implementação e aplicação da Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde-Contribution of the ICF-CY to the study of participation in children with disabilities at early ages
Referência do projeto»Project reference: FCT-RIPD/CIF/109664/2009.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Francês (Pouco).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Francês (Pouco).

Reading
Inglês (Bem), Francês (Pouco).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Francês (Pouco).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Mai/2016 - Actual European Association for Research on Learning and Instruction, Membro.
Fev/2011 - Actual Ordem dos Psicólogos, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Ferreira, T.; Abreu-Lima, I.. 2009. MRS: Escala de avaliação da responsividade materna.  In Inéditos IDECCA N.o2. Instrumentos de investigação desenvolvidos, adaptados ou usados pelo grupo de investigação desenvolvimental, educacional e clínica com crianças e adolescentes, 45 - 46. . Porto: FPCEUP.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Cadima, J.; Enrico, M.; Ferreira, T.; Verschueren, K.; Leal, T.; Matos, P.M.. 2016. "Self-regulation in early childhood: the interplay between family risk, temperament and teacher–child interactions", European Journal of Developmental Psychology 13, 3: 341 - 360.
2. Ferreira, T.; Cadima, J.; Matias, M.; Vieira, J.M.; Leal, T.; Matos, P.M.. 2016. "Preschool Children’s Prosocial Behavior: The Role of Mother–Child, Father–Child and Teacher–Child Relationships", Journal of Child and Family Studies 25, 6: 1829 - 1839.
3. Vieira, J.M.; Matias, M.; Ferreira, T.; Lopez, F.G.; Matos, P.M.. 2016. "Parents’ work-family experiences and children’s problem behaviors: The mediating role of the parent–child relationship", Journal of Family Psychology 30, 4: 419 - 430.
4. Castro, S.; Ferreira, T.; Dababnah, S.; Pinto, A.I.. 2013. "Linking autism measures with the ICF-CY: Functionality beyond the borders of diagnosis and interrater agreement issues", Developmental Neurorehabilitation 16, 5: 321 - 331.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Cadima, Joana; Ferreira, Tiago; Guedes, Carolina; Vieira, Joana; Leal, Teresa; Matos, Paula M. 2016. "Risco e regulação emocional em idade pré-escolar: a qualidade das interações dos educadores de infância como potencial moderador", Análise Psicológica 34, 3: 1 - 20.
2. Ferreira, T.; Abreu-Lima, I.. 2012. "Responsividade Materna e Risco Psicossocial - Implicações Práticas", AMAzônica 8, 1: 33 - 52.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Ferreira, T.; Coelho, V.; Pinto, A.I.. 2012. "An approach to participation of children with disabilities in inclusive preschool settings", Trabalho apresentado em 15th European Conference on Developmental Psychology - ECDP, In 5th European Conference on Developmental Psychology - ECDP, Bergen.
2. Ferreira, T.; Abreu-Lima, I.. 2010. "Responsividade materna: contributo para a avaliação", Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga.
3. Ferreira, T.; Abreu-Lima, I.. 2008. "Responsividade materna: revisão conceptual e fundamentos para avaliação", Trabalho apresentado em Infâncias Possíveis, Mundos Reais - I Congresso Internacional em Estudos da Criança, In Infâncias Possíveis, Mundos Reais. Actas do I Congresso Internacional em Estudos da Criança , Braga.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Ferreira, T.. The case of Leonor: Reflexivity analizes on the tensions and forces around the case,2012 (Poster).
2. Ferreira, T.. Routine Based Intervention Methodology in Inclusive Preschool Settings,2012 (Poster).
3. Ferreira, T.. Qualidade das Experiências Inclusivas em Intervenção Precoce,2011 (Poster).
4. Ferreira, T.. Assessment of maternal responsiveness: The perspective of professionals working with families,2011 (Poster).
5. Ferreira, T.. Avaliação das relações com pares: Estudo exploratório em crianças com incapacidades,2011 (Poster).





Dados Complementares (Additional data)


Participação em eventos
Event participation
Participação como Relator
Participation as Commentator
1. Parental Engagement across Early Childhood in Dual-Earner Families: Effects on Child Self-Control, 2016 (Conferência).
2. Child Care Quality for At-Risk and Non-Risk Children: Moderating Effects With Temperament and Gender, 2015 (Simpósio).
Nome do evento: 2015 Biennial Meeting of the Society for Research in Child Development.
3. Classroom quality in disadvantaged communities and its moderating role on emotion regulation, 2014 (Congresso).
4. The quality of teacher-child relationships in early childhood for at-risk children from social disadvantaged communities, 2014 (Congresso).
5. Relational influences on preschool children's prosocial behavior. Study presented at the 7th Conference da European Society for Family Relations,, 2014 (Conferência).
6. Assessment of maternal responsiveness: The perspective of professionals working with families., 2011 (Conferência).
7. An approach to participation of children with disabilities in inclusive preschool settings, 2011 (Congresso).

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. Dyadic and classroom predictors of social-emotional competence: the role of emotional and autonomy support, 2016 (Conferência).
2. Variations of classroom quality in infant classrooms in Portugal, 2016 (Conferência).
3. Parents’ work-family conciliation and children’s outcomes: The mediating role of parent-child relationship, 2014 (Conferência).
4. Self-regulation in young children in Portugal: Testing a two-component model, 2014 (Conferência).
5. Routine Based Intervention Methodology in Inclusive Preschool Settings, 2012 (Congresso).
6. Teacher’s interactions with children with disabilities in daily routines., 2012 (Congresso).
7. Social participation in Portuguese early childhood inclusive settings. , 2012 (Congresso).
8. Quality of interactive processes and engagement with peers in preschool inclusive settings., 2012 (Congresso).
9. Early Childhood Intervention Practices Based on Evidence: The Case of Participation., 2012 (Congresso).
Nome do evento: 1st National Interdisciplinary Early Intervention Congress.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
10

Livros e capítulos
Books and book chapters
1
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
6
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
4
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
2
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
3
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
3

Total
Produção técnica
Technical production
5

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
5

Total
Dados complementares
(Additional data)
16

Participação em Eventos
Event participation
16


Visualizações do curriculum [ 495 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 23-04-2019 às 02:53:07
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Colaboração em projetos no DeGóis (1)
 Project collaboration in Degóis