Curriculum Vitae

Maria Elisa Rolo Chaleta

Data da última atualização »Last update : 23/02/2016


Maria Elisa Rolo Chaleta. Publicou 19 artigos em revistas especializadas, possui 20 capítulos de livros e 9 livros publicados. Actua na área de Psicologia Nas suas actividades profissionais interagiu com 83 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=6937163101163290


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Maria Elisa Rolo Chaleta
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Chaleta, Elisa
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Psicologia.
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2003 Doutoramento
Phd
Doutoramento em Psicologia (3 anos » years) .
Universidade de Évora, Portugal.

1996 Mestrado
Master degree
Psicologia (4 anos » years) .
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.

1990 Licenciatura
Licentiate degree
Psicologia (5 anos » years) .
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.

1982 Bacharelato
Bachelor degree
Curso de Educadores de Infância (3 anos » years) .
Escola Normal de Educadores de Infância de Évora, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade de Évora
Set/1990-Actual Professor Auxiliar





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)


Linhas de Investigação (Research fields)
1. Coordenação da LINHA B1: Aprendizagem, Ensino e Avaliação. Centro de Investigação em Educação e Psicologia. Universidade de Évora
2. Coordenação do GRUPO B: Desenvolvimento, Aprendizagem e Inclusão. Centro de Investigação em Educação e Psicologia. Universidade de Évora
3. International Network Dynamiques Universitaires pour une société de la Connaissance: aspects interculturels (universidade de Évora, UFRN Brasil, Université de Paris 8 e Universitad de Valencia) Coordenadora Nacional




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual OPP- ORDEM DOS PSICÓLOGOS PORTUGUESES, Membro.
Actual RESAPES - AP, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Sobrinho, M.; Ennafaa, R.; Chaleta, E.. eds. 2016. L’enseignement supérieur, l’étudiant et la culture universitaire/La educación superior, los estudiantes y la cultura universitaria”/ “O ensino superior, os (as) estudantes e a cultura universitária ed. 1. Valência: NEOPATRIA.
2. Cid, M.; Verdasca, J.; Oliveira, M.; Borralho, A.; Grácio, L.; Chaleta, E.; Fialho, I.; Monginho, R.. 2014. Os cursos científico-humanísticos e o alargamento da escolaridade obrigatória. Medidas educativas de inclusão. ed. 1, ISBN: 978-072-742-378-1. Lisboa: MEC: Direção Geral da Educação.
3. Chaleta, E. (. ed. 2013. Orquestração da Aprendizagem no Ensino Superior ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-8339-19-5. Sem local: Pedago.
4. Fialho, I.; Verdasca, J.; Moreira, L.; Chaleta, E.; Grácio, L.; Magalhãoes, O.; Saragoça, J.; Cid, M.; Tobias, A.. 2013. Avaliação externa do programa de atividades de enriquecimento curricular no 1.º ciclo do ensino básico. ed. 1. Évora: CIEP.
5. Chaleta, E.. ed. 2011. Educação - Temas e problemas ed. 9, 500 vols., ISBN: ISSN 1646- 2831. Mangualde: Pedago.
6. Chaleta, E.. 2010. Mentor Monitoring. ed. 1, ISBN: 978-989-96656-2-0. Évora: GPSA - Universidade de Évora.
7. Chaleta, E.; Grácio, L.. 2010. Peer Mentoring. ed. 1, ISBN: 978-989-96656-0-6. Sem local: GPSA - Universidade de Évora.
8. Neto, A.; Cid, M.; Pomar, C.; Peças, A.; Chaleta, E.; Folque, A.. 1999. Estereotipos de Género. ed. 1. Lisboa: CIDM.
9. Neto, A.; Cid, M.; Pomar, C.; Peças, A.; Chaleta, E.; Folque, A.. 1999. Estereótipos de Género. ed. 1. Lisboa: CIDM.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Chaleta, E.; Grácio, L.. 2016. Concepções e abordagens – duas dimensões do aprender no Ensino Superior.  In L’enseignement supérieur, l’étudiant et la culture universitaire/ O ensino superior, os (as) estudantes e a cultura universitária/ La educación superior, los estudiantes y la cultura universitaria, ed. M. Sobrinho, R. Ennafaa & E. Chaleta, 141 - 159. . Valência: NEOPATRIA.
2. Jesuíno, J. C; Chaleta, E.; Pissarra, J.. 2016. Equity in Higher Education – Portuguese Perspective.  In Equity in Higher Education – A Global Perspective, ed. S. Paivandi & K. M. Joshi , 1 - 1. . Nova Delhi: Studera Press .
3. Chaleta, E.. 2014. Orquestração do aprender no ensino superior em estudantes de 1º ano de cursos de Licenciatura.  In Avaliação, Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior em Portugal e no Brasil: Realidades e Perspectivas, ed. D. Fernandes, A. Borralho, C. Barreira, A. Monteiro, D. Catani, E. Cunha & M. P. Alves, 813 - 857. ISBN: 978-989-8272-21-8. Lisboa: Educa.
4. Velez, M. J; Chaleta, E.. 2013. Abordagens à aprendizagem e características dos estudantes do ensino superior.  In Orquestração da aprendizagem no Ensino Superior, ed. E. Chaleta, 119 - 138. ISBN: 978-989-8339-19-5. Mangualde: Pedago.
5. Grácio, L.; Start, Z.; Caner, A.; Chaleta, E.; Saragoça, M. J; Candeias, A.. 2013. What do we know? What can we learn? .  In A Preventive Approach in Inclusive Education, ed. J. Lebeer, L. Grácio, Z. Start, B. Schraepen, N. Babur, R. Van den Eynde, L. Stoeffels & A. Gogacz, 37 - 58. ISBN: 978-975-518-344-2. Turkey: Bogaziçi University.
6. Almeida, J.; Chaleta, E.; Oliveira, V.. 2013. A formação docente para a prática inclusiva no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas .  In Orquestração da aprendizagem no Ensino Superior, ed. E. Chaleta, 65 - 79. ISBN: 978-989-8339-19-5. Mangualde: Pedago.
7. Chaleta, E.; Grácio, L.; Saragoça, M. J. 2013. General Perspectives on Behavioural Management: School, Learning and Teachers in focus.  In A Preventive Approach in Inclusive Education, ed. J. Lebeer, L. Grácio, Z. Start, B. Schraepen, N. Babur, R. Van den Eynde, L. Stoeffels & A. Gogacz, 87 - 98. ISBN: 978-975-518-344-2. Turkey: Bogaziçi University.
8. Chaleta, E.; Cristovão, M.; Semedo, C.; Saias, J.. 2013. Experiência no curso de estudantes de 1º ano – um estudo no âmbito das tutorias de acompanhamento na Universidade de Évora.  In Orquestração da aprendizagem no Ensino Superior, ed. E. Chaleta, 139 - 154. ISBN: 978-989-8339-19-5. Mangualde: Pedago.
9. Grácio, L.; Chaleta, E.; Fialho, I.. 2013. What is Intelligence and how we can improve it.  In Preventive Approach in Inclusive Education, ed. J. Lebeer, L. Grácio, Z. Start, B. Schraepen, N. Babur, R. Van den Eynde, L. Stoeffels & A. Gogacz , 44 - 55. ISBN: Preventive Approa. Turkey: Bogaziçi University.
10. Chaleta, E.; Grácio, L.; Veiga Simão, A; Ramalho, G.; Rosário, P.; Saraiva, M.; Sebastião, L.; Leal, F.; Silva, J.. 2013. Orquestrar o aprender no ensino superior - Concepções, abordagens e experiência no curso.  In Orquestração da aprendizagem no Ensino Superior , ed. E. Chaleta, 11 - 28. ISBN: 978-989-8339-19-5. Mangualde: Pedago.
11. Chaleta, E.. 2013. Emoções e sentimentos nas experiências de aprendizagem no Ensino Superior – IESEA.  In TurmaMais e Sucesso Escolar - Trajectórias para uma nova cultura da escola, ed. I. Fialho & J. Verdasca , 103 - 116. ISBN: 366 190/13. Lisboa: Cilibri.
12. Grácio, L.; Chaleta, E.. 2011. Facilitação da adaptação ao Ensino Superior: um programa de tutoria por pares.  In Educación, Aprendizaje y Desarrollo en una Sociedad Multicultural , ed. J. M. Román Sánchez, M. A. Carbonero Martín & J. D. Valdivieso Pastor , 6741 - 6750. ISBN: 978-84-614-8296-2. Madrid: EANPE - Ediciones de la Asociación Nacional de Psicología y Educación.
13. Grácio, L.; Candeias, A.; Pomar, C.; Borralho, A.; Chaleta, Elisa; Pires, H.; DeVreese, J. C; Bernat, E.; Falcó, C. N; Evans, J.; Cabral, N.; Brodin, J.; Ljusberg, A-L. 2009. Conceptions of inclusive education in some European countries.  In Teachers Training Course Improvement Though Research in the Inclusive School, ed. J. Brodin & A-L, Ljusberg , 8 - 16. ISBN: 978-989-95539-8-9. Stockholm: Stockholm University.
14. Pomar, C.; Candeias, A.; Grácio, L.; Santos, G.; Trindade, M. N; Pires, H.; Chaleta, E.. 2009. Formação de Professores para a Escola Inclusiva: Fundamentos para uma proposta de formação.  In Ensino, Qualidade e Formação de Professores, ed. J. Bonito, 117 - 127. . Évora: Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora.
15. Chaleta, E.; Grácio, L.; Cortes, M. J; Coincas, J.. 2009. Construindo práticas educativas inclusivas – a participação dos alunos nos planos educativos individuais.  In Educação Inclusiva: Concepções e Práticas, ed. A. Candeias, 84 - 88. ISBN: 978-989-95539-7-2. Évora: CIEP - Universidade de Évora.
16. Grácio, L.; Candeias, A.; Pomar, C.; Borralho, A.; Chaleta, Elisa; Pires, H.; DeVreese, J. C; Bernat, E.; Falcó, C. N; Evans, J.; Cabral, N.; Brodin, J.; Ljusberg, A-L. 2009. Conceptions of inclusive education in some European countries.  In Teachers Training Course Improvement Though Research in the Inclusive School , ed. J. Brodin & A-L, Ljusberg , 8 - 16. ISBN: 978-989-8339-07-2. Évora: CIEP-Universidade de Évora.
17. Pomar, C.; Grácio, L.; Borralho, A.; Candeias, A.; Pires, H.; Chaleta, E.; DeVreese, J. C; Benart, E.; Falcó, C. N; Evans, J.; Cabral, N.; Brodin, J.; Ljusberg, A-L.. 2009. Formação de professores para a escola inclusiva: algumas perspectivas europeias.  In Educação Inclusiva: Concepções e Práticas, ed. A. Candeias, 75 - 83. ISBN: 978-989-95539-7-2. Évora: CIEP-Universidade de Évora.
18. Grácio, L.; Borralho, A.; Candeias, A.; Pomar, C.; Chaleta, E.; Pires, H.; DeVreese, J-C.; Benart, E.; Falcó, C. N; Evans, J.; Cabral, N.; Brodin, J.; Ljusberg, A-L.. 2009. O estado da arte em educação inclusiva: o pensamento de profissionais detentores de boas práticas.  In Educação Inclusiva: Concepções e Práticas, ed. A. Candeias, 49 - 60. ISBN: 978-989-95539-7-2. Évora: CIEP - Universidade de Évora.
19. Pires, H.; Grácio, L.; Santos, G.; Borralho, A.; Candeias, A.; Chaleta, E.; Pomar, C.. 2009. O papel da família na inclusão escolar.  In Educação Inclusiva: Concepções e Práticas, ed. A. Candeias, 75 - 83. ISBN: 978-989-95539-7-2. Évora: CIE P- Universidade de Évora.
20. Rosário, P.; Veiga Simão, A; Chaleta, E.; Grácio, L.. 2008. Autorregular o aprender em sala de aula.  In Professores e Alunos: aprendizagens significativas em comunidades de prática educativa, ed. M. Abrahão , 115 - 132. ISBN: 978-85-7430-712-1. Porto Alegre - Brasil: ediPUCRS.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Chaleta, E.; Sebastião, L.. 2015. "Qualidade da Aprendizagem no Ensino Superior – Validação do Approaches to Study Inventory (ASIr) para a População Estudantil Angolana", TMQ – Techniques, Methodologies and Quality, 6: 168 - 185.
2. Chaleta, E.. 2014. "Experiência no curso – contributo para a qualidade do ensino superior português", Educação em Questão 48, 34: 65 - 85.
3. Chaleta, E.. 2013. "Praxes académicas e qualidade da aprendizagem no ensino superior – perspectiva de estudantes de 1.º ano de cursos de licenciatura da Universidade de Évora", TMQ – Techniques, Methodologies and Quality, 4: 132 - 148.
4. Chaleta, E.; Sampaio, A.; Saraiva, M.; Grácio, L.; Leal, F.; Santos, G.; Sebastião, L.; Candeias, A.. 2012. "Adaptação e validação do CEQ – Questionário de experiência no curso – contributo para a qualidade do ensino superior português", TMQ – Techniques, Methodologies and Quality, 3: 187 - 204.
5. Grácio, L.; Chaleta, E.; Ramalho, G.. 2012. "Quality of learning in higher education: students’ conceptions of learning as a critical aspect", Atiner paper series PSY2012-0133, PSY2012-01: 1 - 14.
6. Grácio, L.; Chaleta, E.; Ramalho, G.; Velez, M. J; Leal, F.; Silva, J.; Sebastião, L.; Saraiva, M.; Rosário, P.. 2011. "Concepções de aprendizagem em estudantes de Ensino Superior: validação do Conceptions of Learning Inventory (COLI) para uma amostra de estudantes portugueses do ensino superior", Educação-Temas e Problemas, 9: 33 - 44.
7. Velez, M. J; Chaleta, E.. 2011. "Contribuição para o estudo da adaptação portuguesa do Ways of Coping Questionnaire (WCQ) numa amostra de estudantes do Ensino Superior", Educação-temas e problemas, 9: 45 - 56.
8. Chaleta, E.. 2011. "Promoção do sucesso académico no Ensino Superior – Projecto GPSA", Educação - Temas e Problemas, 9: 67 - 78.
9. Chaleta, E.; Grácio, L.; Candeias, A.; Sebastião, L.; Nico, J.; Veiga Simão, A; Santos, G.. 2011. "Abordagens à aprendizagem em estudantes do ensino superior", Educação-Temas e Problemas, 9: 79 - 89.
10. Chaleta, E.; Grácio, L.; Machado, C.; Ferreira, I.; Correia, R.. 2010. "Qualidade da Aprendizagem no Ensino Superior - Concepções, Abordagens à Aprendizagem e Preferência pelo Ensino", TMQ – A Qualidade numa Perspectiva Multi e Interdisciplinar, 1: 248 - 262.
11. Candeias, A.; Santo, M.; Rebocho, M.; Cortes, M.; Santos, G.; Pires, H.; Dias, C.; Rodrigues, J.. 2008. "Improvement Research through Inclusive School – Iris. Reflections about assessment and intervention with students with special educational needs", International Journal of Development and Educational Psychology 1, 4: 405 - 416.
12. Grácio, L.; Chaleta, E.; Rosário, P.. 2007. "Conceptualizações sobre o aprender ao longo da escolaridade", Interacções, 6: 197 - 214.
13. Rosário, P.; Costa, J.; Mourão, R.; Chaleta, E.; Grácio, L.; Núnez, J-C.; González-Pienda, J.. 2007. "De pequenino é que se auto-regula o destino", Educação - Temas e Problemas, 4: 281 - 293.
14. Chaleta, E.. 2006. "Metacognição e Afectividade na Sala de Aula", Educação - Temas e Problemas, 2: 206 - 211.
15. Rosário, P.; Mendes, M. T; Grácio, L.; Chaleta, E.; Núñez, J-C.; González-Pienda, J.; Hernández-Pina, F.. 2006. "Discursos de pais e alunos sobre o aprender: um estudo no 5º ano de escolaridade<A NAME="n1"></A>", Psicologia em Estudo 11, 3: 463 - 471.
16. Chaleta, E.; Grácio, L.. 2006. "Concepções, abordagens e estratégias de aprendizagem em estudantes universitários", Ciencia Psicológica, 10: 234 - 247.
17. Rosário, P.; Mourão, R.; Soares, S.; Araújo, J.; Núñez, J-C.; González-Pienda, J.; Solano, P.; Grácio, L.; Chaleta, E.; Simões, F.; Guimarães, C.. 2005. "Promover as competências de estudo na Universidade: Projecto “ Cartas do Gervásio ao seu Umbigo”", Psicologia e Educação, IV(2): 61 - 73.
18. Rosário, Pedro; Mourão, Rosa; Soares, Serafim; Chaleta, Elisa; Grácio, Luísa; Simões, Fátima; Núñez, José C; Gonzalez-Pienda, Júlio A. 2005. "Trabalho de casa, tarefas escolares, auto-regulação e envolvimento parental", Psicologia em Estudo 10, 3: 343 - 351.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
47

Livros e capítulos
Books and book chapters
29
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
9
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
20
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
18
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
18


Visualizações do curriculum [ 2574 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 23-03-2019 às 19:22:05
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (4)
 Co-authors listed in Degóis