Curriculum Vitae

João Pedro Mendes da Ponte

Data da última atualização »Last update : 26/05/2013


João Pedro da Ponte é doutor em Educação Matemática pela Universidade da Georgia (EUA), sendo, presentemente, professor catedrático e Director do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Foi professor visitante em diversas universidades no Brasil, Espanha e Estados Unidos da América. Coordenou diversos projectos de investigação de Didáctica da Matemática, formação de professores e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e dirigiu numerosas teses de mestrado e doutoramento. A sua investigação actual é nas áreas do ensino da Álgebra e do conhecimento profissional, desenvolvimento profissional e formação dos professores. Elaborou o relatório sobre a adequação da formação de professores ao processo de Bolonha que deu origem à legislação actual e coordenou a equipa que elaborou o novo Programa de Matemática do Ensino Básico.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=1462644615848942


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
João Pedro Mendes da Ponte
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Ponte, João Pedro da
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
1995 Agregação
Aggregation
Universidade de Lisboa, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade de Lisboa
Jan/1980-Actual Professor Catedrático





Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente).

Reading
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Espanhol (Pouco), Francês (Pouco).




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Ponte, João P.; Matos, Ana; Branco, Neusa. 2012. Sequências e funções. ed. 1. Lisboa: Ministério da Educação.
2. Ponte, João P.; Branco, Neusa; Matos, Ana. 2009. Álgebra no ensino básico. ed. 1, 1 vol.. Lisboa: Ministério da Educação.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Ponte, João P.; Sousa, Hélia. 2010. Uma oportunidade de mudança na matemática do ensino básico.  In Uma oportunidade de mudança na matemática do ensino básico, ed. GTI, 11 - 41. ISBN: 978-972-8768-44-7. Lisboa: Associação dos Professores de Matemática.
2. Ponte, João P.. 2010. Mathematics teachers’ professional development and identity in a distance education setting.  In Mathematics teachers’ professional development and identity in a distance education setting, 145 - 155. . Kristiansand, Noruega: G. Anthony & B. Grevholm.
3. Ponte, João P.. 2008. Researching our own practice.  In Handbook of mathematics, ed. B. Czarnocha, 19 - 35. ISBN: 978-83-7338-395-1. Reszow: Reszow University.
4. Ponte, João P.. 2008. Research and practice: Bridging the gap or changing the focus?.  In The first century of the International Commission on Mathematical Instruction (1908-2008): Reflecting and shaping the world of mathematics education, ed. M. Menghini, F. Furinghetti, L. Giacardi & F. Arzarello, 106 - 112. . Roma: Instituto della Enciclopedia Italiana.
5. Candeias, Nuno; Ponte, João P.. 2008. Geometry learning: The role of tasks, working models, and dynamic geometry software.  In Geometry learning: The role of tasks, working models, and dynamic geometry software, 387 - 396. . Polónia: B. Czarnocha.
6. Ponte, João P.. 2005. Gestão curricular em matemática.  In O professor e o desenvolvimento curricular, ed. GTI, 11 - 34. ISBN: 972-8768-16-8. Lisboa: Associação de Professores de Matemática.
7. Ponte, João P.. 2005. A formação do professor de Matemática: Passado, presente e futuro1.  In Educação matemática: Caminhos e encruzilhadas, Encontro Internacional em Homenagem a Paulo Abrantes,, ed. L Santos, A. P. Canavarro, J. Brocardo, 267 - 284. ISBN: 972-8768-20-6. Lisboa: Associação de Professores de Matemática.
8. Canavarro, Ana P; Ponte, João P.. 2005. O papel do professor no currículo de Matemática.  In O professor e o desenvolvimento curricular, 63 - 89. ISBN: 972-8768-16-8. Lisboa: GTI.
9. Ponte, João P.. 2004. Problemas e investigaciones en la actividad matemática de los alumnos.  In La actividad matemática en el aula, ed. J. Giménez, L. Santos, & J. P. Ponte, 25 - 34. ISBN: 84-7827-355-7. Barcelona: Graó.
10. Ponte, João P.; Segurado, Irene; Oliveira, Hélia. 2003. A collaborative project using narratives: What happens when pupils work on mathematical investigations?.  In Collaboration in teacher education: Examples from the context of mathematics education , ed. A. Peter-Koop, V. Santos-Wagner, C. Breen, & A. Begg, 85 - 97. ISBN: 1-4020-1392-2. Dordrecht: Kluwer.
11. Boavida, Ana; Ponte, João P.. 2002. Investigação colaborativa: Potencialidades e problemas.  In Investigação colaborativa: Potencialidades e problemas, 43 - 55. . Lisboa: GTI.
12. Ponte, João P.. 2002. As TIC no início da escolaridade: Perspectivas para a formação inicial de professores.  In As TIC no início da escolaridade: Perspectivas para a formação inicial de professores, ed. J. P. Ponte, 19 - 26. ISBN: 972-0-34256-0. Porto: Porto Editora.
13. Ponte, João P.. 2001. Investigating mathematics and learning to teach mathematics.  In Investigating mathematics and learning to teach mathematics, 53 - 72. . Dordrecht, Holanda: F. L. Lin & T. J. Cooney.
14. Ponte, João P.. 1999. Didácticas específicas e construção do conhecimento profissional..  In Investigar e formar em educação: Actas do IV Congresso da SPCE, ed. J. Tavares, A. Pereira, A. P. Pedro, & H. A. Sá, 59 - 72. ISBN: 972-96834-3-3. Porto: SPCE.
15. Oliveira, Hélia; Segurado, Irene; Ponte, João P.; Cunha, Helena. 1997. Mathematical investigations in the classroom: A collaborative project.  In Mathematical investigations in the classroom: A collaborative project, ed. V. Zack, J. Mousley, & C. Breen, 135 - 142. ISBN: 0730027074. Geelong, Australia: Deakin University.
16. Ponte, João P.. 1993. Necessary research in mathematical modelling and applications.  In Teaching and learning mathematics in context, ed. T. Breiteig, I. Huntley & G. Kaiser-Messmer, 219 - 227. ISBN: 0-13-031006-9. New York: Ellis Horwood.
17. Ponte, João P.. 1992. Concepções dos professores de matemática e processos de formação.  In Educação matemática, ed. Ponte, João Pedro da, 185 - 247. . Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.
18. Ponte, João P.; Matos, João F. 1992. Cognitive processes and social interaction in mathematical investigations.  In Mathematical problem solving and new information technologies: Research in contexts of practice, ed. J. P. Ponte, J. F. Matos, J. M. Matos, & D. Fernandes, 239 - 254. ISBN: 3-540-55735-0. Berlim: Springer-Verlag.
19. Ponte, João P.; Carreira, Susana. 1992. Computer spreadsheet and investigative activities: A case study of an innovative experience.  In Mathematical problem solving and new information technologies: Research in contexts of practice, ed. J. P. Ponte, J. F. Matos, J. M. Matos & D. Fernandes, 301 - 312. ISBN: 3-540-55735-0. Berlim: Springer-Verlagt.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Viseu, Floriano; Ponte, João P. 2012. "A formação do professor de Matemática, apoiada pelas TIC, no seu estágio pedagógico", BOLEMA, 1: 329 - 357.
2. Ponte, João P; Quaresma, Marisa; Branco, Neusa. 2012. "Práticas profissionais dos professores de Matemática", Avances en Investigación en Educación Matemática, 1: 65 - 86.
3. Quaresma, Marisa; Ponte, João P. 2012. "Compreensão dos números racionais, comparação e ordenação: O caso de Leonor", Interacções, 1: 37 - 69.
4. Silvestre, Ana I; Ponte, João P. 2012. "Proporcionalidade directa no 6.º ano de escolaridade: Uma abordagem exploratória", Interacções, 1: 137 - 158.
5. Ponte, João P.; Marques, Sandra. 2011. "Proportion in school mathematics textbooks: A comparative study", RIPEM-International Journal for Research in Mathematics Education 1, 1: 36 - 53.
6. Silvestre, Ana I; Ponte, João P.. 2011. "Una experiencia de enseñanza dirigida al desarrollo del razonamiento proporcional", Educación y Pedagogía, 1: 137 - 158.
7. Branco, Neusa; Ponte, João P.. 2011. "A álgebra na formação inicial de professores dos primeiros anos: Uma experiência de formação", Indagatio Didactica, 1: 59 - 79.
8. Ponte, João P; Velez, Isabel. 2011. "Representações em tarefas algébricas no 2.º ano de escolaridade", Boletim do GEPEM, 1: 53 - 68.
9. Ponte, João P; Mercê, Célia. 2011. "A teacher education experiment to challenge conceptions and practices", ZDM - The International Journal on Mathematics Education, 1: 847 - 859.
10. Ponte, João P; Quaresma, Marisa. 2011. "Abordagem exploratória com representações múltiplas na aprendizagem dos números racionais: Um estudo de desenvolvimento curricular", Quadrante, 1: 55 - 81.
11. Ponte, João P.. 2010. "Explorar e investigar em matemática: Uma actividade fundamental no ensino e na aprendizagem", Unión 21, 1: 13 - 30.
12. Ponte, João P.; Martinho, Maria H. 2009. "Communication in the classroom: Practice and reflection of a mathematics techer", Quaderni di Ricerca in Didattica (Matematica) 19, 2: 1 - 9.
13. Viseu, Floriano; Ponte, João P.. 2009. "Desenvolvimento do conhecimento matemático do futuro professor de matemática com apoio das TIC", RELIME, 12(3): 383 - 413.
14. Matos, Ana; Ponte, João P.. 2009. "Exploring functional relationships to foster algebraic thinking in grade 8", Quaderni di Ricerca in Didattica (Matematica), 1: 1 - 9.
15. Menezes, Luís; Ponte, João P.. 2009. "Investigação colaborativa de professores e ensino da Matemática: Caminhos para o desenvolvimento profissional", Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, 1(1): 1 - 10.
16. Ponte, João P.. 2009. "Far ricerca sulla nostra pratica: Una strategia di formazione e di costruzione della conoscenza professionale", La Matemática e la sua Didattica 23, 2: 157 - 189.
17. Mercê, Célia; Ponte, João P.. 2009. "Concepções, práticas lectivas e reflexão dos professores de Matemática do 2.º ciclo em relação à calculadora", Quadrante 18, 1-2: 119 - 146.
18. Ponte, João P.. 2009. "O novo programa de matemática como oportunidade de mudança para os professores do ensino básico", Interacções 12, 1: 96 - 114.
19. Matos, Ana; Ponte, João P.. 2008. "O estudo de relações funcionais e o desenvolvimento do conceito de", RELIME, 11: 195 - 231.
20. Silvestre, Ana I; Ponte, João P.. 2008. "Tarefas de investigação e novas tecnologias no ensino da proporcionalidade", Educação e Cultura Contemporânea 5, 10: 61 - 89.
21. Costa, Sara; Ponte, João P.. 2008. "O raciocínio proporcional dos alunos do 2.º ciclo do ensino básico", Revista de Educação 10, 1: 65 - 100.
22. Ponte, João P.; Henriques, Ana. 2008. "Actividades de investigação na aprendizagem de análise numérica", Revista de Educação 16, 2: 5 - 32.
23. Santos, Leonor; Menezes, Luís; Moreira, Darlinda; Oliveira, Isolina; Ponte, João P.; Martins, Cristina; Guerreiro, António; Cunha, Helena; Martinho, Maria H; Pinto, Hélia; Menino, Hugo; Varandas, José M; Veia, Luciano; Viseu, Floriano. 2008. "Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos", Revista de Educação 16, 2: 33 - 64.
24. Ponte, João P.; Salvado, Carmen; Fraga, Ana; Santos, Teresa; Mosquito, Elisa. 2007. "Equações do 2.º grau do fim do século XIX ao início do século XXI: Uma análise de sete manuais escolares", Quadrante 16, 1: 111 - 145.
25. Ponte, João P.; Oliveira, Paulo; Varandas, José M; Oliveira, Hélia; Fonseca, Helena. 2007. "Um dispositivo de interacção virtual de suporte à reflexão na formação inicial de professores", Quadrante, 1: 3 - 25.
26. Ponte, João P. 2007. "Investigations and explorations in the mathematics classroom", ZDM 39, 5-6: 419 - 430.
27. Ponte, João P.; Oliveira, Paulo; Varandas, José M; Oliveira, Hélia; Fonseca, Helena. 2007. "Using ICT to support reflection in pre-service mathematics teacher education", Interactive Educational Multimedia, 14: 79 - 89.
28. Ponte, João P.; Guerreiro, António; Cunha, Helena; Duarte, José; Martinho, Helena; Martins, Cristina; Menezes, Luís; Menino, Hugo; Pinto, Hélia; Santos, Leonor; Varandas, José M; Veia, Luciano; Viseu, Floriano. 2007. "A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática", Revista Portuguesa de Educação, 20(2): 39 - 74.
29. Ponte, João P.. 2006. "Estudos de caso em educação matemática", Bolema, 25: 105 - 132.
30. Ponte, João P.. 2006. "Os desafios do Processo de Bolonha para a formação inicial de professores", Revista de Educação, 14: 19 - 36.
31. Ponte, João P.. 2006. "Da reflexão à investigação: Percursos de desenvolvimento profissional de professores do 1.º ciclo na área de Matemática", Quadrante 15, 1-2: 3 - 32.
32. Rocha, Alexandra; Ponte, João P.. 2006. "Aprender matemática investigando", Zetetiké, 1: 29 - 54.
33. Ponte, João P.. 2006. "Explorar e investigar em matemática: Desafio para alunos e professores", Movimento, 14: 80 - 96.
34. Ponte, João P.. 2005. "O interaccionismo simbólico e a pesquisa sobre a nossa própria prática", Revista Pesquisa Qualitativa 1, 1: 107 - 134.
35. Ponte, João P.; Santos, Leonor. 2005. "A distance in-service teacher education setting focused on mathematics investigations: The role of reflection and collaboration", Interactive Educational Multimedia 11, 1: 104 - 126.
36. Ponte, João P.; Serrazina, Maria L. 2004. "Práticas profissionais dos professores de matemática", Quadrante 13, 2: 51 - 74.
37. Ponte, João P.; Oliveira, Paulo; Varandas, José M; Oliveira, Hélia; Fonseca, Helena. 2004. "Explorando o papel da interacção virtual na formação inicial de professores", Discursos, 2: 135 - 158.
38. Delgado, Catarina; Ponte, João P.. 2004. "A reflexão sobre as práticas de ensino da Matemática de três futuras professoras do 1º ciclo do ensino básico1", Quadrante 13, 1: 31 - 61.
39. Ponte, João P.. 2004. "Pesquisar para compreender e transformar a nossa própria prática", Educar em Revista, 24: 37 - 66.
40. Ponte, João P.. 2004. "As equações nos manuais escolares", Revista Brasileira de História da Matemática, 4(8): 149 - 170.
41. Fidalgo, Ana; Ponte, João P.. 2004. "Concepções, práticas e reflexão de futuros professores do 1º ciclo do ensino básico sobre o ensino da Matemática", Quarante 13, 1: 5 - 29.
42. Saraiva, Manuel; Ponte, João P.. 2003. "O trabalho colaborativo e o desenvolvimento profissional do professor de Matemática", Quadrante 12, 2: 25 - 52.
43. Ponte, João P.; Serrazina, Lurdes. 2003. "Professores e formadores investigam a sua própria prática: O papel da colaboração", Zetetiké, 11(20): 51 - 84.
44. Ponte, João P.. 2003. "Investigação sobre investigações matemáticas em Portugal", Investigar em Educação 2, 1: 93 - 169.
45. Ponte, João P.; Oliveira, Hélia; Varandas, José M. 2002. "Development of pre-service mathematics teachers’ professional knowledge and identity working with information and communication technology", Journal of Mathematics Teacher Education 5, 2: 93 - 115.
46. Santos, Leonor; Ponte, João P.. 2002. "A prática lectiva como actividade de resolução de problemas: Um estudo com três professoras do ensino secundário ", Quadrante 11, 2: 29 - 54.
47. Ponte, João P.; Oliveira, Hélia. 2002. "Remar contra a maré: A construção do conhecimento e da identidade profissional na formação inicial", Revista de Educação 11, 2: 145 - 163.
48. Ponte, João P.; Fonseca, Helena. 2001. "Orientações curriculares para o ensino da estatística: Análise comparativa de três países", Quadrante, 1: 93 - 132.
49. Ponte, João P.; Brunheira, Lina. 2001. "Analysing practice in preservice mathematics teacher education", Journal of Mathematics Teacher Development, 1: 16 - 27.
50. Ponte, João P. 2001. "O início da carreira profissional de professores de Matemática e Ciências", Revista de Educação, 1: 31 - 46.
51. Ponte, João P.; Ribeiro, Maria J. B. 2000. "A formação em novas tecnologias e as concepções e práticas dos professores de matemática", Quadrante 9, 2: 3 - 26.
52. Ponte, João P.. 2000. "Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: que desafios?", Revista Iberoamericana de Educación, 24: 63 - 90.
53. Segurado, Irene; Ponte, João P. 1998. "Concepções sobre a matemática e trabalho investigativo", Quadrante, 7(2): 5 - 40.
54. Ponte, João P.; Santos, Leonor. 1998. "Práticas lectivas num contexto de reforma curricular", Quadrante 7, 1: 3 - 33.
55. Ponte, João P.; Oliveira, Hélia; Brunheira, Lina; Varandas, José M; Ferreira, Catarina. 1998. "O trabalho do professor numa aula de investigação matemática", Quadrante, 7(2): 41 - 70.
56. Ponte, João P.; Matos, João F; Guimarães, Henrique M; Leal, Leonor C; Canavarro, Ana P. 1994. "Teachers' and students' views and attitudes towards a new mathematics curriculum: A case study", Educational Studies in Mathematics, 1: 347 - 365.
57. Ponte, João P.. 1994. "O professor de Matemática: Um balanço de dez anos de investigação", Quadrante, 1: 79 - 114.
58. Ponte, João P.; Guimarães, Henrique; Canavarro, Paula; Leal, Leonor C; Silva, Albano. 1994. "O Projecto DIC: Investigações sobre a inovação curricular em Matemática", Revista de Educação, 1: 127 - 134.
59. Ponte, João P.. 1993. "A educação matemática em Portugal: Os primeiros passos de uma comunidade de investigação", Quadrante, 1: 95 - 126.
60. Veloso, Maria G; Ponte, João P.. 1993. "Apropriação e desenvolvimento profissional: Instrumentos tecnológicos e práticas educativas", Quadrante, 1: 153 - 164.
61. Ponte, João P.. 1992. "The history of the concept of function and some educational implications", The Mathematics Educator, 1: 3 - 8.
62. Ponte, João P.. 1992. "Problemas de Matemática e situações da vida real", Revista de Educação, 1: 95 - 108.
63. Ponte, João P.. 1989. "O computador como ferramenta: Uma aposta bem sucedida", Inovação, 1: 41 - 48.
64. Ponte, Joao; Norman, F. A; Davis, Edward J; Eshun, Benjamin A; Jensen, Robert J. 1986. "Evaluation of an instructional computing inservice course for elementary and middle school teachers", School Science and Mathematics 86, 5: 375 - 385.
65. Ponte, João P.. 1986. "O computador e a aprendizagem: Teoria e investigação sobre os efeitos psicológicos e sociais", Revista de Educação, 1: 53 - 61.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Ponte, João P.; Canavarro, Ana P. 1993. "Graphic calculators in the classroom: Students’ viewpoints", Trabalho apresentado em XVII International Conference for the Psychology of Mathematics Education (PME), In Proceedings of the XVII International Conference for the Psychology of Mathematics Education (PME) , Tsukuba.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Ponte, João P.. 2006. "Números e álgebra no currículo escolar", XIV EIEM - Encontro de Investigação em Educação Matemática, 1: 5 - 27.
2. Ponte, João P.. 1995. "Novas tecnologias na aula de Matemática", Educação e Matemática, 1: 2 - 7.
3. Ponte, João P.. 1994. "O desenvolvimento profissional do professor de Matemática", Educação e Matemática, 1: 9 - 20.
4. Ponte, João P.. 1992. "A modelação no processo de aprendizagem", Educação e Matemática, 1: 15 - 19.
5. Ponte, João P.. 1990. "O conceito de função no currículo de Matemática", Educação e Matemática, 1: 3 - 9.
6. Ponte, João P.. 1987. "A Matemática não é só cálculo e mal vão as reformas curriculares que a vêem como simples disciplina de serviço", Educação e Matemática, 1: 5 - 26.
7. Martin, W. G; Ponte, João P.. 1985. "Measuring the areas of golf greens and other irregular regions", The Mathematics Teacher, 1: 385 - 389.
8. Davis, Edward; Jim, Helms; F. A., N; Ponte, João P.. 1984. "Training elementary school teachers to use computers: With emphasis on Logo.", Arithmetic Teacher, 1: 18 - 25.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Ponte, João P; Branco, Neusa; Quaresma, Marisa; Velez, Isabel; Mata-Pereira, Joana. 2012. "Perspetivas teóricas no estudo das práticas profissionais dos professores de matemática". Castelo de Vide: Leonor Santos e Ana Paula Cana.
2. Quaresma, Marisa; Ponte, João P. 2012. "As tarefas e a comunicação numa abordagem exploratória no ensino dos números racionais". Castelo de Vide: Sem publicadora definida.
3. Carvalho, Renata. 2012. "Práticas de ensino com cálculo mental". Castelo de Vide: Sem publicadora definida.
4. Souza, Régis; Ponte, João P. 2012. "Práticas letivas e formação contínua em matemática: Um diálogo necessário". Castelo de Vide: Sem publicadora definida.
5. Nobre, Sandra; Amado, Nélia; Ponte, João P. 2012. "A integração da folha de cálculo no estudo do tópico equações do 2.º grau no 9.º ano de escolaridade". Castelo de Vide: Sem publicadora definida.
6. Baptista, Mónica; Ponte, João P; Isabel, Isabel; Belchior, Margarida; Costa, Estela. 2012. "O lesson study como estratégia de formação de professores a partir da prática profissional". Castelo de Vide: Sem publicadora definida.
7. Velez, Isabel; Ponte, João P. 2012. "Representações e raciocínio de alunos do 3.º ano de escolaridade na resolução de problemas". Coimbra: Sem publicadora definida.
8. Santos, Raquel; Ponte, João P. 2012. "A interpretação de medidas de tendência central de futuros professores e educadores na realização de uma investigação estatística". Coimbra: Sem publicadora definida.
9. Souza, Régis. 2012. "Comunicação matemática na sala de aula dos anos iniciais: cCntributos de um programa de formação". Coimbra: Sem publicadora definida.
10. Baptista, Mónica; Ponte, João P; Costa, Estela; Velez, Isabel; Belchior, Margarida. 2012. "Lesson study na formação de professores do 1.º ciclo do ensino básico". Coimbra: Sem publicadora definida.
11. Branco, Neusa; Ponte, João P. 2012. "Developing algebraic and didactical knowledge in pre-service primary teacher education". Taipé, Taiwan: T. Y. Tso.
12. Ponte, João P. 2012. "What is an expert mathematics teacher?". Taipé, Taiwan: Sem publicadora definida.
13. Ponte, João P.. 2011. "Practice-based teacher education focused on mathematical discussions". Ankara, Turquia: B. Ubuz.
14. Silvestre, Ana I; Ponte, João P.. 2011. "Missing value and comparison problems: What pupils know before the teaching of proportion". Ankara, Turquia: B. Ubuz.
15. Nunes, Cláudia; Ponte, João P.. 2011. "Teachers managing the curriculum in the context of the mathematics’ subject group". Reszow, Poland: Sem publicadora definida.
16. Nobre, Sandra; Amado, Nélia; Carreira, Susana; Ponte, João P.. 2011. "Algebraic thinking of grade 8 students in solving word problems with a spreadsheet". Reszow, Poland: Sem publicadora definida.
17. Ponte, João P.. 2010. "Practice-based teacher education focusing on mathematical discussions". Belo Horizonte, Brasil: M. Pinto & T. F. Kawasaki.
18. Amado, Nélia; Carreira, Susana; Nobre, Sandra; Ponte, João P.. 2010. "Representations in solving a word problem: The informal development of formal methods". Belo Horizonte, Brasil: M. Pinto & T. F. Kawasaki.
19. Ponte, João P.. 2009. "External, internal and collaborative theories of mathematics teacher education". Salónica: M. Tzekaki, M. Kaldrimidou & H.
20. Ponte, João P.. 2008. "A investigação em educação matemática em Portugal: Realizações e perspectivas". Badajoz: R. Luengo-González, B. Gómez-A.
21. Romano, Evangelina; Mercê, Célia; Ponte, João P.. 2008. "As calculadoras no ensino: Estudos sobre as concepções, as práticas e a formação do professor de Matemática". Badajoz: R. Luengo-González, B. Gómez-A.
22. Matos, Ana; Silvestre, Ana I; Branco, Neusa; Ponte, João P.. 2008. "Desenvolver o pensamento algébrico através de uma abordagem exploratória". Badajoz: R. Luengo-González, B. Gómez-A.
23. Nunes, Cláudia; Ponte, João P.. 2008. "A gestão curricular em Matemática". Badajoz: R. Luengo-González, B. Gómez-A.
24. Ponte, João P.; Oliveira, Hélia. 2002. "Information technologies and the development of professional knowledge and identity in teacher education". Mariánské Láznê, República Che: J. Novotná.
25. Ponte, João P.. 2001. "Professional narratives in mathematics teacher education". Alberta, Canada: Sem publicadora definida.
26. Ponte, João P.; Ferreira, Catarina; Brunheira, Lina; Oliveira, Hélia; Varandas, José M. 1998. "Investigating mathematical investigations". Setúbal: P. Abrantes, J. Porfirio, & M..
27. Oliveira, Hélia; Ponte, João P.. 1997. "Investigação sobre concepções, saberes e desenvolvimento profissional dos professores de Matemática". Almada: G. Ramalho, A. C. Silva, I Oli.
28. Ponte, João P.. 1994. "Mathematics teachers’ professional knowledge". Lisboa: J. P. Ponte & J. F. Matos.
29. Ponte, João P.. 1993. "Professores de Matemática: Das concepções aos saberes profissionais". Ponta Delgada: Sem publicadora definida.
30. Ponte, João P.; Canavarro, Ana P. 1993. "Graphic calculators in the classroom: Students’ viewpoints". Tsukuba, Japão: Sem publicadora definida.
31. Ponte, João P.; Matos, João F; Leal, Leonor; Guimarães, Henrique M; Canavarro, Ana P. 1992. "Students' views and attitudes towards mathematics teaching and learning: A case study of a curriculum experience". Durham, NH, Estados Unidos da : Sem publicadora definida.
32. Ponte, João P.. 1991. "O computador e o ensino da Matemática: Um processo de inovação, investigação e formação de professores". Sevilha, Espanha: M. G. Blanco et al..
33. Ponte, João P.. 1990. "Teachers’ perceived roles of the computer in mathematics education". Oaxtepec, Mexico: Sem publicadora definida.
34. Monteiro, Cecília; Ponte, João P.. 1987. "Project work with teachers involved in a program for the use of computers in education". Montreal, Canada: Sem publicadora definida.
35. Matos, José M; Ponte, João P.. 1986. "Students’ strategies and reasoning processes in computer educational games". Londres, Reino Unido: Sem publicadora definida.
36. Ponte, João P.. 1985. "Geometrical and numerical strategies in students' functional reasoning". Noordwijerhout, Holanda.: Sem publicadora definida.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
131

Livros e capítulos
Books and book chapters
21
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
2
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
19
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
73
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
65
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
8
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
1
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
1
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
36


Visualizações do curriculum [ 6748 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 23-04-2019 às 00:32:44
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (8)
 Co-authors listed in Degóis