Menu Fechar

Saúde

SaúdeRevigorar e recuperar o desempenho do SNS, reforçando a equidade no acesso e a qualidade dos serviços prestados, numa perspetiva de proximidade aos cidadãos e em defesa do estado social

  • Melhorar e expandir a rede de Cuidados de Saúde Primários, através de: construção e remodelação de 113 novos centros e extensões de saúde; criação de 20 novas USF, honrando o compromisso do programa do Governo; contratação dos médicos de Medicina Geral e Familiar que terminem a especialidade, com o objetivo de fornecer uma equipa de família a todos os cidadãos; aumento da resolutividade, no âmbito do SNS + proximidade, nomeadamente ao abrigo do Programa ‘Saúde Oral Para Todos’, com a abertura de, pelo menos, um gabinete de saúde oral em mais de 100 concelhos; aumento da capacidade de resposta, com a contratação de 40 novos psicólogos e 40 novos nutricionistas.
  • Reforçar a Rede de Cuidados Continuados, com o aumento da disponibilidade em todas as tipologias, incluindo as áreas da Saúde Mental e dos Cuidados Pediátricos Integrados. Alargar a Rede Nacional de Cuidados Paliativos, com a criação de novas equipas e unidades de internamento em hospitais diferenciados.
  • Modernizar a prestação de cuidados de saúde e investir na construção de novos hospitais: Hospital Central do Alentejo, Unidades Hospitalares do Seixal e Sintra, Hospital de Lisboa Oriental e Hospital Central da Madeira – ganhos de racionalidade e eficiência no desenho e funcionamento da rede hospitalar.
  • Melhorar a gestão dos hospitais, com a introdução de um novo modelo, a circulação de informação clínica e a articulação com outros níveis de cuidados e agentes do setor. Reforço do papel dos Centros de Responsabilidade Integrada, consolidação do Sistema Integrado de Gestão do Acesso (SIGA), do Livre Acesso e Circulação e dos mecanismos de Gestão Partilhada de Recursos no SNS, o modelo de Hospitalização Domiciliária (aprovados 26 projetos).