MENSAGEM DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Nação atlântica de vocação universal e membro fundador da NATO, é com particular satisfação que Portugal acolhe, em Lisboa, a Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Aliança Atlântica.
Portugal tem sabido, desde a primeira hora, colocar, sem reservas, os seus meios e capacidades, bem como a posição geoestratégica privilegiada de que beneficia, ao serviço da Aliança e do projecto de paz, segurança e estabilidade que ela representa. É um compromisso que reiteramos, nesta hora de reflexão e de decisões sobre a melhor forma de garantir que a Aliança dispõe dos meios, das capacidades e da projecção geoestratégica de que necessita para responder às novas ameaças e desafios com que se defrontam as nossas sociedades livres e democráticas.
Leia +MENSAGEM DO PRIMEIRO MINISTRO
Portugal, membro fundador da Aliança, organiza pela primeira vez uma Cimeira da NATO.
Aguardamos este momento com grande expectativa, não só porque as Cimeiras de Chefes de Estado e de Governo constituem sempre marcos importantes na evolução da própria Aliança, mas sobretudo porque estamos empenhados em garantir que a NATO continue a ser uma organização forte, coerente e eficaz nos anos vindouros. É isso que esperam de nós os 900 milhões de cidadãos dos países membros da NATO.
O nosso principal propósito é o de identificar os desafios que enfrentamos nos próximos anos e o de assegurar que, colectivamente, continuamos a manter com firmeza as políticas e os instrumentos que são necessários para garantir a segurança de todos os Estados membros, promovendo simultaneamente a estabilidade internacional. É por isso que a adopção do novo Conceito Estratégico deverá andar a par e passo com as decisões e acções que transformarão a NATO numa organização adaptada ao século XXI.
Leia +