Biografia

EnglishEspañolFrançais中文 العربيةрусский

António Guterres

UN High Commissioner for Refugees, Antonio Guterres is photographed in Ottawa on Wednesday, May 28, 2014. (James Park/Ottawa Citizen)

James Park / Ottawa Citizen

António Manuel de Oliveira Guterres foi Alto-Comissário das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) entre junho de 2005 e dezembro de 2015, liderando uma das principais organizações humanitárias do mundo, com cerca de 10.000 funcionários, distribuídos por 125 países.

Durante o seu mandato, promoveu uma profunda reforma estrutural no ACNUR (reduziu o número de funcionários na sede, em Genebra, em 20 por cento), aumentando a eficácia e a capacidade de resposta da Organização em situações de emergência. No período em que desempenhou o cargo de ACNUR, o volume de atividades da Organização triplicou, na sequência da introdução de uma estratégia orçamental baseada nas necessidades e do aumento do número de pessoas deslocadas devido a conflitos e perseguições (de 38 milhões, em 2005, para mais de 60 milhões, em 2015). O seu mandato ficou marcado por algumas das maiores crises de refugiados e deslocados das últimas décadas, nomeadamente as que resultaram de conflitos na Síria, Iraque, Sudão do Sul, República Centro África ou Iémen.

20 anos de serviço público

Antes de assumir funções de ACNUR, exerceu funções públicas e governativas durante mais de 20 anos. Foi Primeiro-Ministro de Portugal entre 1995 e 2002, período durante o qual esteve profundamente envolvido no esforço internacional para resolver a crise de Timor Leste. Como Presidente do Conselho Europeu em 2000, promoveu a adoção da chamada “Agenda de Lisboa” e copresidiu à primeira cimeira Europa-África. Foi membro do Conselho de Estado de Portugal entre 1991 e 2002. Foi eleito para o Parlamento português em 1976, assumindo o cargo de deputado ao longo de 17 anos. Durante esse período, presidiu à Comissão Parlamentar de Economia, Finanças e Planeamento e, mais tarde, à Comissão de Administração do Território, Poder Local e Ambiente. Foi, também, líder do grupo parlamentar do Partido Socialista. De 1981 a 1983, foi, ainda, membro da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, período em que foi também eleito presidente da Comissão de Demografia, Migrações e Refugiados.

 

UN High Commissioner for Refugees, António Guterres, meets with Syrian refugees in the Fayda informal tented settlement in the Bekaa Valley, Lebanon.

Lebanon / Syrian Refugees / UN High Commissioner for Refugees Antonio Guterres meets with Syrian refugees in the Fayda informal tented settlement in the Bekaa Valley, Lebanon, on Friday 14 March 2014. / UNHCR / A. McConnell / March 2014

Desempenhou uma intensa atividade na Internacional Socialista (organização mundial de partidos social-democratas), tendo sido Vice-Presidente entre 1992 e 1999 (copresidindo ao Comité Africano e, mais tarde, ao Comité para o Desenvolvimento), e Presidente entre 1999 e 2005. Fundou o Conselho Português para os Refugiados e a Associação Portuguesa para a defesa dos Direitos do Consumidor, DECO, e foi ainda presidente do Centro de Ação Social Universitário, uma associação responsável por projetos de desenvolvimento social em bairros desfavorecidos em Lisboa, nos anos 70.

É membro do Clube de Madrid, uma aliança de líderes, composta por ex Presidentes e ex Primeiros-Ministros democraticamente eleitos, provenientes de todas as regiões do mundo.

Nasceu em Lisboa em 1949 e licenciou-se em Engenharia pelo Instituto Superior Técnico. É fluente em português, inglês, francês e espanhol.

António Guterres é casado e tem dois filhos.