Francisco Manuel Morais Mesquita
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
04/06/2019 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Francisco Manuel Morais Mesquita |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Mesquita, Francisco |
Categoria profissional
Position |
Professor Auxiliar |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Ciências da Comunicação. Engenharia e Tecnologia. Humanidades-Artes.
|
Endereço profissional
Professional address |
Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Universidade Fernando Pessoa, Praça 9 de Abril, 349 Porto 4249-004 Porto Portugal Telefone: (+351)225071300 Correio electrónico: fmes@ufp.edu.pt Homepage: www.ufp.pt |
Sexo
Gender |
Masculino»Male |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2000-2006 |
Doutoramento Phd |
Engenharia Têxtil.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
1997-1999 |
Mestrado Master degree |
Design e Marketing
(2 anos » years)
.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
1994-1996 |
Licenciatura Licentiate degree |
Engenharia Publicitária
(5 anos » years)
.
Universidade Fernando Pessoa,
Portugal.
|
1990-1993 |
Bacharelato Bachelor degree |
Gestão em Publicidade
(3 anos » years)
.
Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2013-2015 |
Pós-Doutoramento Postdoctorate |
2 anos » years.
Universidade de São Paulo,
Brasil.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Universidade Fernando Pessoa |
Fev/2013-Actual |
Professor Auxiliar |
Morais & Mesquita - Agência de Publicidade |
Jan/2009-Actual |
Outra Situação |
Universidade Fernando Pessoa |
Out/2006-Jan/2013 |
Professor Auxiliar |
Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Universidade Fernando Pessoa |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade Fernando Pessoa |
Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)
Universidade Fernando Pessoa |
Out/2006-Actual |
|
Atividade realizada»Activity: Coordenador da Agência de Comunicação da Universidade Fernando Pessoa |
Linhas de Investigação (Research fields)
1. |
Cartaz: estudo, design e inovação |
|
Domínio Científico:
Engenharia e Tecnologia / Área Científica:
Outras Engenharias e Tecnologias.
Domínio Científico:
Ciências Sociais / Área Científica:
Ciências da Comunicação.
Domínio Científico:
Engenharia e Tecnologia.
Palavras-chave:
Publicidade exterior.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Português (Bem), Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Bem). |
Fala Speaking |
Português (Bem), Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco). |
Lê Reading |
Português (Bem), Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Bem). |
Escreve Writing |
Português (Bem), Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco). |
Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2002 |
Investigador ,
John W. Hartman Center for Sales, Advertising & Marketing History, Duke University, USA.
|
2008 |
Investigador,
John W. Hartman Center for Sales, Advertising & Marketing History, Duke University, USA.
|
2010 |
3º Clube ADDICT (Braga),
ADDICT - Creative industries, Porto.
|
2004 |
Bolsa de investigação,
FCT.
|
2012 |
O Chapéu mais Criativo,
Universidade Fernando Pessoa e Museu do Chapéu.
|
2016 |
Investigador,
John W. Hartman Center for Sales, Advertising & Marketing History, Duke University, USA.
|
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Set/2013 - Actual |
Open Materials, Membro.
OpenMaterials é um grupo dedicado à investigação e experimentação de novos métodos e materiais..
|
Dez/2012 - Actual |
Sopcom, Outros (especifique).
Vice-Presidente do GT de publicidade.
|
Fev/2009 - Actual |
Inova-Ria, Associação de Empresas para uma Rede de Inovação em Aveiro, Membro.
Membro da Inova-Ria, enquanto sócio-gerente da Adverte, Agência de Publicidade..
|
Fev/2011 - Dez/2011 |
ACA - Associação Comercial de Aveiro, Membro.
Membro, enquanto sócio-gerente da Adverte - Agência de Publicidade..
|
Jan/2009 - Dez/2011 |
AIDA - Associação Industrial de Aveiro, Membro.
Membro, enquanto sócio-gerente da Adverte - Agência de Publicidade..
|
Jan/2007 - Jan/2010 |
Associação Portuguesa de Marketing, Membro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Mesquita, Francisco. 2018. Do Paleo-Cartaz ao Cartaz Camaleónico: Design, Criatividade, Inovação e Tecnologia. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-207-998-1. Ilhavo: Adverte.
|
|
|
|
2. |
Mesquita, Francisco; Pires, Helena. 2018. Publi-cidade e comunicação visual urbana. ed. 1, ISBN: 978-989-8600-76-9. Braga: Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS).
|
|
|
|
3. |
Mesquita, Francisco; Muller, Madeleine. 2018. Admirável Moda Sustentável: Vestindo um mundo novo. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-54149-0-1. Ilhavo: Adverte.
|
|
|
|
4. |
Mesquita, Francisco. 2015. Comunicação visual, Design e Publicidade. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-729-135-7. Lisboa: Media XXl (Formalpress - Publicações e Marketing, Lda). |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Mesquita, Francisco; Muller, Madeleine. 2018. Deambulações na cidade sobre a arte urbana e a moda. In Publi-cidade e comunicação visual urbana, ed. Helena Pires & Francisco Mesquita, 9 - 29. ISBN: 978-989-8600-76-9. Braga: CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho.
|
|
|
|
2. |
Mesquita, Francisco; Borba, Eduardo Z; Zuffo, Marcelo. 2018. Uma nova camada na realidade: realidade aumentada, eletrónica e publicidade. In Publi-cidade e comunicação visual urbana, 103 - 110. ISBN: 978-989-8600-76-9. Braga: CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho.
|
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Mesquita, Francisco; Borba, Eduardo Z; Faria, Luis P. 2012. "Ciber-urbanidade: um ambiente cognitivo e interativo para exploração do Outdoor personalizado", ANUÁRIO INTERNACIONAL DE COMUNICAÇÃO LUSÓFONA 2012, 10: 203 - 213.
|
|
|
|
2. |
Mesquita, Francisco; Borba, Eduardo Z; Viana, Fernanda. 2011. "Outdoor personalizado: base de dados online e perspectivas de análise", Comunicação e Sociedade - Publicidade, discursos e práticas, 19: 111 - 126. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Mesquita, Francisco; Borba, Eduardo Z; Zuffo, Marcelo. 2017. "Estudos da publicidade exterior: do cartaz camaleónico à realidade virtual", Trabalho apresentado em 10º CONGRESSO DA SOPCOM, In 10º CONGRESSO DA SOPCOM, Ciências da Comunicação, 20 anos de investigação em Portugal, Viseu.
|
|
|
|
2. |
Mesquita, Francisco; Borba, Eduardo Z. 2017. "Publicidade exterior e inovação: análise centrada nas últimas décadas", Trabalho apresentado em !0º Congresso da Sopcom, In !0º Congresso da Sopcom, Ciências da Comunicação, 20 anos de investigação em Portugal, Viseu.
|
|
|
|
3. |
Mesquita, Francisco. 2016. "O cartaz camaleónico e interactivo noutras geografias, num poema de Corsino Fortes", Trabalho apresentado em XII Congresso da Lusocom, III Congresso da Mediacom, In Actas XII Congresso da Lusocom III Congresso da Mediacom, CIdada da Prais. |
|
|
|
4. |
Mesquita, Francisco. 2015. "O cartaz camaleónico em diálogo: Tecnologia e Poesia", Trabalho apresentado em AS ARTES E AS CIÊNCIAS EM DIÁLOGO, In AS ARTES E AS CIÊNCIAS EM DIÁLOGO, Porto.
|
|
|
|
5. |
Mesquita, Francisco; Borba, Eduardo Z. 2015. "Cartaz camaleónico de Álvaro de Campos e Carlos Drummond de Andrade: perspetivas de design e interactividade", Trabalho apresentado em 14º Encontro Internacional de arte e tecnologia “Arte e desenvolvimento humano”, In 14º Encontro Internacional de arte e tecnologia “Arte e desenvolvimento humano”, Aveiro.
|
|
|
|
6. |
Mesquita, Francisco; Borba, Eduardo Z; Zuffo, Marcelo. 2015. "Tecnologias e dispositivos imersivos: captaçãoo, integraçãoo, percepçãoo e acção no contexto publicitário", Trabalho apresentado em 14º Encontro Internacional de arte e tecnologia, In 14º Encontro Internacional de arte e tecnologia “Arte e desenvolvimento humano”, Aveiro.
|
|
|
|
7. |
Mesquita, Francisco; Borba, Eduardo Z. 2015. "O cartaz camaleónico 2 – interactivo em Álvaro de Campos e Carlos Drummond de Andrade", Trabalho apresentado em lX Congresso da Sopcom, In 9º Congresso da Sopcom: género, media e espaço público, Coimbra.
|
|
|
|
8. |
Mesquita, Francisco; Borba, Eduardo Z; Zuffo, Marcelo. 2015. "Realidade Virtual Imersiva: fundamentos, características e perspectivas de aplicação na comunicação publicitária", Trabalho apresentado em lX Congresso da Sopcom, In lX Congresso da Sopcom: género, media e espaço público, Coimbra.
|
|
|
|
9. |
Mesquita, Francisco; Borba, Eduardo Z. 2013. "Bigposter: construção imagética do grande cartaz na transposição real-virtual", Trabalho apresentado em Literatura & Jogo, In Literatura & Jogo: narrativas, discursos, representações e mitos, Ponte de Lima. |
|
|
|
10. |
Mesquita, Francisco; Borba, Eduardo Z. 2013. "A comunicação da marca através dos advergames. O caso da Coca Cola Zero", Trabalho apresentado em Literatura & Jogo, In Literatura & Jogo: narrativas, discursos, representações e mitos, Ponte de Lima. |
|
|
|
11. |
Mesquita, Francisco; Borba, Eduardo Z. 2014. "O grande cartaz de rua no ciberespaço: desafios de representação, memória e identidade", Trabalho apresentado em omunicação ibero-americana: os desafios da Internacionalização, In Comunicação ibero-americana: os desafios da Internacionalização - Livro de Atas do II Congresso Mundial de Comunicação ibero-americana, Braga.
|
|
|
|
12. |
Mesquita, Francisco; Borba, Eduardo Z. 2012. "BigPoster: construção imagética do grande cartaz na transposição físico-virtual", Trabalho apresentado em V Encontro de Estudos Ciências e Cultura - Literatura & Jogo - Narrativas, Discursos, Representações e Mitos , In V Encontro de Estudos Ciencias e Cultura, Ponte de Lima.. |
|
|
|
13. |
Mesquita, Francisco; Borba, Eduardo Z; Faria, Luis P. 2012. "Urban space design in virtual worlds. An analyses to the aesthetic-spatial and narrative-functional communication of out-of-home
advertising in cybercities, metaverses and videogames (urban) landscape", Trabalho apresentado em 4th Ecrea - European Communication Conference, In 4th Ecrea - European Communication Conference, In Actas 4th ECREA - Social Media and Global Voices,, Istambul.
|
|
|
|
14. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda; Neves, Jorge. 2012. "Uma reflexão ambiental centrada no design do Outdoor Personalizado", Trabalho apresentado em Conferência Internacioal em Design e Artes Gráficas, In 2ª Conferência Internacional de Design e Artes Gráficas, Tomar. |
|
|
|
15. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda; Neves, Jorge. 2012. "Aplicação de Cristais Líquidos no Design do Outdoor", Trabalho apresentado em VI Congresso Internacional de Artes Digitais: Artes Digitais e Novos Media, In VI Congresso Internacional de Artes Digitais: Artes Digitais e Novos Media, Faro. |
|
|
|
16. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda; Neves, Jorge. 2011. "The customized billposter: an environment approach", Trabalho apresentado em 3ª Edition of the Internacional Conference on Intelligent Textiles & Mass Customisation, In 3ª Edition of the Internacional Conference on Intelligent Textiles & Mass Customisation, Casablanca.
|
|
|
|
17. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda. 2011. "O design do Outdoor personalizado no cenário urbano: Uma perspectiva espacial", Trabalho apresentado em Ciped - Vl Congresso Internacional de Pesquisa em Design, In Ciped - Vl Congresso Internacional de Pesquisa em Design, Lisboa. |
|
|
|
18. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda; Borba, Eduardo Z. 2011. "Outdoor personalizado: uma nomenclatura para a mídia exterior adaptada aos espaços arquitetônicos urbanos", Trabalho apresentado em IX Congresso Lusocom - Federação Lusófona de Ciências da Comunicação, 9ª edição, In Anais do IX LUSOCOM - Congresso da Federação Lusófona de Ciências da Comunicação - LUSOCOM (CD ROM), São Paulo. |
|
|
|
19. |
Mesquita, Francisco; Borba, Eduardo Z. 2011. "Uma exploração empírica ao Outdoor personalizado no cenário físico: perspectivas para a sua virtualização", Trabalho apresentado em 7º Sopcom: meios digitais e indústrias criativas, In 7º Sopcom: meios digitais e indústrias criativas, Porto.
|
|
|
|
20. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda; Vale, Sandra. 2011. "Campanha VIH/Sida: um caso de segmentação", Trabalho apresentado em 1º Congresso Internacional Construir a Paz, In Construir a Paz, Porto. |
|
|
|
21. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda; Neves, Jorge. 2011. "The customized outdoor: an environmental approach", Trabalho apresentado em Semana da Escola de Engenharia da Universidade do Minho 2011 - Uma Escola a reinventar o futuro, In Semana da Escola de Engenharia da Universidade do Minho 2011 - Uma Escola a reinventar o futuro (CD ROM), Guimarães.
|
|
|
|
22. |
Mesquita, Francisco; Neves, Jorge. 2009. "Billboard Advertising: innovation with intelligent materials", Trabalho apresentado em 2nd International Conference Intelligent Textiles and Mass Customisation, In 2nd International Conference Intelligent Textiles and Mass Customisationn, Casablanca.
|
|
|
|
23. |
Mesquita, Francisco; Neves, Jorge. 2008. "Advertising on tensile fabric structures with the application of interactive inks", Trabalho apresentado em Progress 2008 International Conference, In Progress 2008 International Conference, Universidade de Ivanovo, Ivanovo. |
|
|
|
24. |
Mesquita, Francisco. 2008. "O Outdoor: olhar genérico sobre o design e uma proposta de inovação com base em pigmentos camaleónicos", Trabalho apresentado em 3ª Jornadas de Publicidade e Comunicação, In 3ª Jornadas de Publicidade e Comunicação, Porto. |
|
|
|
25. |
Mesquita, Francisco. 2008. "Design de Outdoor: inovação com base em pigmentos reactivos", Trabalho apresentado em Artech 4th International Conference of Digital Arts, In Artech 2008, 4th International Conference of Digital Arts, Porto.
|
|
|
|
26. |
Mesquita, Francisco; Neves, Jorge. 2006. "Aplicación de materiales inteligentes en grandes extensiones", Trabalho apresentado em 3er Congreso International de Aplicaciones técnicas de los materiales textiles, In 3er Congreso International de Aplicaciones técnicas de los materiales textiles, Valencia. |
|
|
|
27. |
Mesquita, Francisco; Neves, Jorge; F., Fernandes; Silva, G. 2005. "Contribution of Textile Materials to the Technical Textile Industry Development", Trabalho apresentado em 5th International Istambul Textile Conference, In 5th International Istambul Textile Conference, Istambul . |
|
|
|
28. |
Mesquita, Francisco; Neves, Jorge. 2004. "Responsive smart materials application on outdoor advertising. ", Trabalho apresentado em World textile conference: 4 rd AUTEX Conference, In World textile conference: 4 rd AUTEX Conference, Roubaix. |
|
|
|
29. |
Mesquita, Francisco; Neves, Jorge; C., Marques. 2004. " Potentialities and limitations of the simultaneous applications of flavours, photo and thermochromic pigments", Trabalho apresentado em 2nd International Textile, Clothing & design conference, In 2nd International Textile, Clothing & design conference, Dubrovnik. |
|
|
|
30. |
Mesquita, Francisco; Neves, Jorge. 2003. "Outdoor Advertising: its analysis and developments", Trabalho apresentado em Xll ADM – XV Ingegraf International Conference on tools and Methods evolution in Engineering design, In Xll ADM – XV Ingegraf International Conference on tools and Methods evolution in Engineering design, Nápoles. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Mesquita, Francisco; Borba, Eduardo Z; Faria, Luis P; Zuffo, Marcelo. 2016. "Design de espaços urbanos em mundos virtuais. Uma análise estético-espacial e semântico-funcional à comunicação publicitária
inserida na paisagem (urbana) de cibercidades, metaversos e videogames", Rizoma, 1: 123 - 137. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Mesquita, Francisco. 2013. "O cartaz camaleónico em diálogo: tecnologia e poesia", Trabalho apresentado em COLÓQUIO INTERNACIONAL ARTES E CIÊNCIAS EM DIÁLOGO, In COLÓQUIO INTERNACIONAL ARTES E CIÊNCIAS EM DIÁLOGO, Faro.
|
|
|
|
2. |
Mesquita, Francisco; Borba, Eduardo Z. 2012. "A comunicação da marca através dos advergames. O caso da Coca-Cola Zero", Trabalho apresentado em V Encontro de Estudos sobre Ciências e Culturas - Literatura & Jogo - Narrativas, Discursos, Representações e Mitos, In V Encontro de Estudos sobre Ciências e Culturas, Ponte de Lima, Ponte de Lima. |
|
|
|
3. |
Mesquita, Francisco. 2012. "O chapéu camaleónico de Álvaro de Campos", Trabalho apresentado em Congresso Nacional de Psicologia: os chapéus de Fernando Pessoa, In Congresso Nacional de Psicologia: os chapéus de Fernando Pessoa, Porto.
|
|
|
|
4. |
Mesquita, Francisco. 2012. "Microencapsulation and design of documents: an approach to their use in graphic communication.", Trabalho apresentado em 7º Congreso Internacional de Peritos en Documentoscopia, In 7º Congreso Internacional de Peritos en Documentoscopia, Las Palmas.
|
|
|
|
5. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda; Neves, Jorge. 2012. "A Biodegradable Solution for Outdoor Advertising", Trabalho apresentado em 41st Textile Research Symposium, In Book of Abstratcs TRS2012 - 41st Textile Research Symposium, Guimarães. |
|
|
|
6. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda; Borba, Eduardo Z. 2008. "IV Encontro de estudos sobre ciências culturais. Literatura e geografia, da geografia das palavras à geografia das migrações", Trabalho apresentado em IV Encontro de estudos sobre ciências culturais. Literatura e geografia, da geografia das palavras à geografia das migrações, In IV Encontro de estudos sobre ciências culturais. Literatura e geografia, da geografia das palavras à geografia das migrações, Ponte de Lima. |
|
|
|
7. |
Mesquita, Francisco; Neves, Jorge. 2007. "Publicidade em Coberturas Arquitectónicas com aplicação de tintas interactivas com o ambiente", Trabalho apresentado em Jornadas Cenco-Tensinet , In Jornadas Cenco-Tensinet sobre soluções têxteis para coberturas ligeiras, realizadas no Instituto de Ciências de la Construcción
Eduardo Torroja de Madrid, Madrid. |
|
|
|
8. |
Mesquita, Francisco; Neves, Jorge. 2006. "Aplicação de Tintas Interactivas em Outdoor Publicitários de Grande Formato", Trabalho apresentado em XXII Congresso Nacional de Técnicos Têxteis-ABTT, In publicado nos Anais do referido congresso, Pernambuco. |
|
|
|
9. |
Mesquita, Francisco; Neves, Jorge. 2006. "Smart materials application in outdoor. 5th International conference", Trabalho apresentado em 5th International conference, In Mechanics and Materials in Design, Porto.
|
|
|
|
Textos em jornais ou revistas Texts in newspapers or magazines |
1. |
Mesquita, Francisco. 27 ago. 2018. "Transeuntes, paisagens e mensagens em mutação com o cartaz camaleônico" Midiatização, Cultura, Narrativas V. 6 / No 1, 242 - 250.
|
2. |
Mesquita, Francisco; Muller, Madeleine. 20 fev. 2017. "Slow Movement: Devagar é o novo rápido" Roof magazine, 124 - 127.
|
3. |
Mesquita, Francisco. 20 jan. 2013. "PUBLICIDADE EXTERIOR: PERSPECTIVAS DE ANÁLISE1." Revista da FCHS da Universidade Fernando Pessoa, 121 - 132.
|
4. |
Mesquita, Francisco. 22 jun. 2010. "O briefing e a Agência de Publicidade" Diário de Aveiro, 8 - 8. |
5. |
Mesquita, Francisco. 20 mar. 2010. "Projecto de publicidade exterior em desenvolvimento" Revista da Universidade Fernando Pessoa, 57 - 58. No âmbito de um projecto apresentado à FCT, no qual sou investigador principal, publiquei o artigo referido. Muito embora
ainda sem resposta por parte da FCT, uma parte do projecto já avançou. Trata-se da criação de uma base de dados de grande
cartazes de rua, da cidade do Porto.
Pretende-se com esta base de dados, convertida em portal de internet, estudar, sistematizar e organizar a publicidade exterior
em Portugal. |
6. |
Mesquita, Francisco. 20 set. 2008. "As novas tecnologias como factor competitivo" Revista da UFP, 125 - 136. |
7. |
Mesquita, Francisco. 20 ago. 2008. "Agência de Comunicação da UFP trabalha para o "mundo exterior"" Revista da Universidade Fernando Pessoa, 23 - 24. |
8. |
Mesquita, Francisco. 10 set. 1907. "UFP cria Agência de Comunicação" Revista da Universidade Fernando Pessoa, 11 - 12. |
Produto com registo ou patente Product with patent or official record |
1. |
Mesquita, Francisco; Neves, Jorge; Viana, Fernanda. Application of Thermochromic liquid crystals on biodegradable media for street posters and billboards designed for advertising
and political propaganda campaigns,2012. Tipo de produto: Protótipo;Natureza do produto: Equipamento. Patente: Patente de Invenção.n. 106145,"APPLICATION OF THERMOCHROMIC LIQUID CRYSTALS ON BIODEGRADABLE MEDIA FOR STREET POSTERS AND BILLBOARDS DESIGNED FOR ADVERTISING
AND POLITICAL PROPAGANDACAMPAIGNS".06 fev. 2012(Depósito);13 fev. 2012(Exame). |
Processo com registo ou patente Process with patent or official record |
1. |
Mesquita, Francisco; Neves, Jorge. Cartazes publicitários de rua interactivos com pigmentos camaleónicos microencapsulados por estamparia digital,2010. Tipo de processo ou técnica: Projeto;Natureza do processo ou técnica: . Patente: Patente de Invenção.n. PT103928,""CARTAZES PUBLICITÁRIOS DE RUA INTERACTIVOS COM PIGMENTOS CAMALEÓNICOS MICROENCAPSULADOS POR ESTAMPARIA DIGITAL "".14 jan. 2008(Depósito);27 out. 2010(Concessão).
|
Software sem registo ou patente Software without patent or official record |
1. |
Mesquita, Francisco; C, Ponto. Portal internet de Publicidade exterior, Bigposter,2010. Base de dados online de Outdoor personalizado, tal como é indicado no endereço do portal Bigposter http://publicidade.pontoc.pt/,
endereço provisório, que será substituído pelo endereço definitivo http://bigposter.ufp.pt. Pretende-se:
1. Reunir e preservar um corpus de imagens de Outdoors personalizado, resguardando, assim, um património efémero, tal como
é a publicidade numa perspectiva geral, mas que indubitavelmente são imagens que espelham uma cultura, um modo de vida, hábitos,
rotinas das pessoas e a tecnologia do momento;
2. Sistematizar o Outdoor personalizado nas cidades que este projecto contempla, conferindo-lhe uma organização prática e
fácil de consultar e referência, tendo como critério de selecção o CAE (Códigos de Actividade Económica);
3. Disponibilizar um corpus sobre Outdoor personalizado com informação de vários tipos de conteúdo (textos, fotografias, vídeos
e infografias) de forma a permitir uma abordagem e estudos, segundo uma perspectiva multidisciplinar;
4. Contribuir para o estudo e problematização da Publicidade Exterior Personalizada, num primeiro momento em Portugal, mas
que no futuro próximo se possa alargar a outras cidades portuguesas.
5. Produzir investigação sobre o corpus disponibilizado online, tal como já acontece em forma de teste da estrutura, com dois
casos reais de dois doutoramentos que o IR deste projecto orienta e co-orienta. Pretende-se a este nível enquadrar também
estudos ao nível do mestrado e da graduação, mas também “outros” estudos que possam surgir do exterior, nomeadamente do mundo
empresarial;
6. Propagar o conhecimento sobre a Publicidade Exterior para profissionais, investigadores, estudantes e outros interessados;
7. Envolver outras cidades estrangeiras e respectivas universidades. Consideramos este último ponto um objecto importante
para o próximo projecto, em caso de aprovação do actual.
.
|
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Mesquita, Francisco. Design, criatividade inovação e "materiais inteligentes",Porto Alegre, Brasil,2018 (Conferência ou palestra). |
2. |
Mesquita, Francisco. Design, criatividade inovação e "materiais inteligentes",Novo Hamburdo, RS, Brasil,2018 (Conferência ou palestra).
|
3. |
Mesquita, Francisco. O cartaz camaleónico,Porto Alegre,2018 (Seminário). |
4. |
Mesquita, Francisco; Muller, Madeleine. Admirável moda sustentável: vestindo um mundo novo,Brasil Eco Fashion Week,São Paulo,2018 (Outra).
|
5. |
Mesquita, Francisco. Inovação, criatividade e inteligência na publicidade,Primeiro Prémio de Publicidade de Cabo Verde,Cidade da Praia,2017 (Conferência ou palestra).
|
6. |
Mesquita, Francisco. Do cartaz-cartaz ao cartaz camaleónco,Seminário aos alunos de graduação em design da Universidade,Porto Alegre,2017 (Seminário).
|
7. |
Mesquita, Francisco. Criatividade, Inovação, Design e Sustentabilidade: poesia e diálogo em obras interativas,Brasil Eco Fashion Week,São Paulo,2017 (Conferência ou palestra). Participação na primeira semana "Brasil Eco Fashion Week".
|
8. |
Mesquita, Francisco. O Cartaz: Perspetivas de Análise, Design e Inovação,Cidade da Praia,2016 (Conferência ou palestra).
|
9. |
Mesquita, Francisco; Borba, Eduardo Z; Zuffo, Marcelo. Publicidade em Interface 3D: Um Estudo Sobre a Percepção da Mensagem Publicitária em Cenários Tridimensionais Mediados pelo
Ecrã do Computador,XII Congresso da Lusocom e III Congresso da Mediacom,Praia,2016 (Congresso).
|
10. |
Mesquita, Francisco; Borba, Eduardo Z. O cartaz camaleónico e interactivo noutras geografias, num poema de Corsino Fortes,XII Congresso da Lusocom, que se articula com o III Congresso da Mediacom,Praia,2016 (Congresso).
|
11. |
Mesquita, Francisco. O cartaz camaleónico em diálogo: Tecnologia e Poesia,AS ARTES E AS CIÊNCIAS EM DIÁLOGO,Porto,2015 (Congresso).
|
12. |
Mesquita, Francisco; Borba, Eduardo Z. Comunicação visual, design e publicidade,VI Jornadas de Publicidade e Comunicação,Lisboa,2014 (Comunicação).
|
13. |
Mesquita, Francisco; Borba, Eduardo Z. Comunicação visual: uma análise aos cartazes da Copa do Mundo 2014,VI Jornadas de Publicidade e Comunicação,Lisboa,2014 (Comunicação).
|
14. |
Mesquita, Francisco; Borba, Eduardo Z. O grande cartaz de rua no ciberespaço: desafios de representação, memória e identidade,Confibercom: II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana,Braga,2014 (Comunicação).
|
15. |
Mesquita, Francisco. Deontologia e Ética: media, design e artes gráficas,Seminário de graduação,Porto,2013 (Seminário). |
16. |
Mesquita, Francisco. O cartaz publicitário camaleónico: uma abordagem ao design e à tecnologia ,O 8º Congresso SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação,Lisboa,2013 (Comunicação). |
17. |
Mesquita, Francisco. Microencapsulation and design of documents: an approach to their use in graphic communication.,7º Congreso Internacional de Peritos en Documentoscopia,Las Palmas, Gran Canaria,2012 (Congresso).
|
18. |
Mesquita, Francisco; Borba, Eduardo Z; Faria, Luis P. Outdoor personalizado: a experiência do flâneur com suas componentes de comunicação,Encuentro Latinoamericano de Diseño,Buenos Aires,2012 (Poster). |
19. |
Mesquita, Francisco. O chapéu camaleónico de Álvaro de Campos,Congresso Nacional de Psicologia,Porto,2012 (Congresso).
|
20. |
Mesquita, Francisco; Borba, Eduardo Z. A comunicação da marca através dos advergames. O caso da Coca-Cola Zero,Trabalho apresentado em V Encontro de Estudos sobre Ciências e Culturas - Literatura & Jogo - Narrativas, Discursos, Representações
e Mitos, In Actas do V Encontro de Estudos sobre Ciências e Culturas,Ponte de Lima.,2012 (Comunicação). |
21. |
Mesquita, Francisco; Borba, Eduardo Z. Bigposter: construçáo imagética do grande cartaz na transposição físico-virtual,V Encontro de Estudos Ciências e Cultura " Literatura & Jogo - Narrativas, Discursos, Representações e Mitos",Ponte de Lima,2012 (Comunicação).
|
22. |
Mesquita, Francisco; Borba, Eduardo Z; Faria, Luis P. Outdoor personalizado: um quadro teórico sobre sua comunicação no espaço físico,Encuentro Latinoamericano de Diseño,Buenos Aires,2012 (Poster). |
23. |
Mesquita, Francisco. 7º Sopcom: Meios digitais e indústrias criativas,7º Sopcom: Meios digitais e indústrias criativas,Porto,2011 (Comunicação). |
24. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda; Neves, Jorge. Uma escola a reinventar o futuro,Comemorações do 36º Aniversário da Escola de Engenharia, da Universidade do Minho,Guimarães,2011 (Poster).
|
25. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda; Neves, Jorge. The customized outdoor: an environmental approach,Semana da Escola de Engenharia da Universidade do Minho 2011 - Uma Escola a reinventar o futuro,Guimarães,2011 (Poster).
|
26. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda. O design do Outdoor personalizado no cenário urbano: Uma perspectiva espacial,Ciped - Vl Congresso Internacional de Pesquisa em Design,Lisboa,2011 (Comunicação). |
27. |
Mesquita, Francisco; Matos, Joana. Adverte: Uma análise à publicidade exterior em Aveiro,Marketing como factor de sucesso,Aveiro,2009 (Comunicação). |
28. |
Mesquita, Francisco; Neves, Jorge. Billboard Advertising: innovation with intelligent materials,2nd International Scientific Conference Intelligent Textiles and Mass Customisation ITMC'2009,Casablanca,2009 (Comunicação). |
29. |
Mesquita, Francisco. O Outdoor: olhar genérico sobre o design e uma proposta de inovação com base em pigmentos camaleónicos,lll Jornadas de Comunicação e Publicidade,Porto,2008 (Comunicação). |
30. |
Mesquita, Francisco; Neves, Jorge. Suporte para publicidade exterior,Construções de Membranas Eco-eficientes,Guimarães,2008 (Seminário). |
31. |
Mesquita, Francisco. Design do Outdoor: inovação com base em pigmentos reactivos,ARTECH 2008 "4th International conference on digital arts",Porto,2008 (Comunicação). |
32. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda; Borba, Eduardo Z. Publicidade e migrações,IV Encontro de estudos sobre ciências culturais. Literatura e geografia, da geografia das palavras à geografia das migrações,Pnte de Lima,2008 (Congresso). |
33. |
Mesquita, Francisco; Neves, Jorge. SMART MATERIALS APPLICATION ON ADVERTISING OUTDOORS,5th International Conference,Porto,2006 (Congresso).
|
34. |
Mesquita, Francisco. O cartaz e a inovação na publicidade exterior,Espinho,2006 (Conferência ou palestra). |
35. |
Mesquita, Francisco. Outdoor Advertising Innovation,Liberec,2005 (Comunicação). |
36. |
Mesquita, Francisco. Tendências actuais da publicidade visual.,Cidade da Praia,2005 (Conferência ou palestra). |
37. |
Mesquita, Francisco. Estudo de Mercado e Estratégia de Comunicação de Empresa,1998 (Congresso). |
Curso de curta duração lecionado Taught short course |
1. |
Mesquita, Francisco; Pires, Helena. Imagem: um olhar múltiplo, 2018 (Especialização), promovido por Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Duração: 6 horas. Local: Universidade do Minho, Braga, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente. Formação a alunos de Pós-Graduação do ISC-UM (doutorandos e mestrandos). |
2. |
Mesquita, Francisco. Publicidade, criatividade e inovação, 2012 (Extensão), promovido por Agência Nacional PAra a Cultura Científica e recnológica. Duração: 5 dias. Local: Universidade fernando Pessoa, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
|
Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico Didactic and pedagogic material development |
1. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda; Borba, Eduardo Z. Portal bigposter,2011. Trata-se de um portal de Publicidade exterior com os seguintes objectivos:
1. Sistematizar a Publicidade Exterior Personalizada, na cidade do Porto. Num segundo momento será alargado a outras cidades.
2. Construir um banco de imagens de Publicidade Exterior, tendo como critério de selecção o CAE (Códigos de Actividade
Económica.
3. Disponibilizar um corpus sobre Publicidade Exterior rico em informação (textos, fotografias, vídeos e infografias) que
permita uma abordagem multidisciplinar.
4. Reunir e disponibilizar todos os estudos que sejam efectuados, tendo por base o corpus que o portal disponibiliza.
5. Contribuir para o estudo e problematização da Publicidade Exterior Personalizada.
6. Produzir investigação que permita inovar na Publicidade Exterior. Conta-se para já, nesta fase, a colaboração valiosa
da Escola de Engenharia da Universidade do Minho.
7. Disponibilizar informação sobre os estudos de Doutoramento, Mestrado, Graduação e outros, em curso.
8. Disponibilizar informação genérica sobre Publicidade Exterior.
9. Permitir uma pesquisa rápida e eficiente de todos os conteúdos que o portal disponibiliza.
10. Propagar o conhecimento sobre a Publicidade Exterior para profissionais, investigadores, estudantes e outros interessados.
11. Destacar as valências da Publicidade Exterior.
12. Envolver outras universidades estrangeiras.
|
Edição técnica Technical edition |
1. |
Mesquita, Francisco; Pires, Helena. Publi-cidade e comunicação visual urbana,2018 (Livro).
|
2. |
Mesquita, Francisco. A exposição da luz,2016 (Livro). |
3. |
Mesquita, Francisco. Desenhos para Pessoa,2016 (Livro). |
4. |
Mesquita, Francisco. Bigposter,2012 (Periódico).
|
1. |
Mesquita, Francisco. O cartaz camaleónico de Álvaro de Campos ,2015.
|
2. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda. Apresentação do trabalho desenvolvido no estágio de Ciências,2013. |
3. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda. Maquetas digitais para apresentação de trabalhos referentes ao estágio de Marketing e Publicidade, do Curso de Graduação em
CIências da Comunicação,2012.
|
4. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda. Maquetas digitais para apresentação de trabalhos referentes ao estágio de Marketing e Publicidade, do Curso de Graduação em
CIências da Comunicação,2011.
|
5. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda. Maquetas digitais para impressão de material de apresentação de trabalhos, no âmbito do estágio de graduação em Ciências da
Comunicação,2010. Trabalho gráfico efectuado para apresentação dos alunos de estágio em Comunicação Integrada (marketing e publicidade), do
qual sou coordenador. Neste âmbito são elaboradas maquetas gráficas (design) com todo o material desenvolvido, tendo como
objectivo a sua divulgação na Comunidade Académica e outros locais.
Trabalho desenvolvido pelos alunos para a Europacolon - Associação de Luta Contra o Cancro do Intestino, no ãmbito do estágio
em Ciências da Comunicação.
|
6. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda. Maquetas digitais para impressão de material de apresentação de trabalhos, no âmbito do estágio de graduação em Ciências da
Comunicação,2009. Trabalho gráfico efectuado para apresentação dos alunos de estágio em Comunicação Integrada (marketing e publicidade), do
qual sou coordenador. Neste âmbito são elaboradas maquetas gráficas (design) com todo o material desenvolvido, tendo como
objectivo a sua divulgação na Comunidade Académica e outros locais.
Trabalho elaborado no ãmbito de várias campanhas elaboradas para a ARH-N (Administração Regional Hidrográfica do Norte).
|
7. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda. Maquetas digitais para impressão de material de apresentação de trabalhos, no âmbito do estágio de graduação em Ciências da
Comunicação,2008. Trabalho gráfico efectuado para apresentação dos alunos de estágio em Comunicação Integrada (marketing e publicidade), do
qual sou coordenador. Neste âmbito são elaboradas maquetas gráficas (design) com todo o material desenvolvido, tendo como
objectivo a sua divulgação na Comunidade Académica e outros locais.
Neste ano lectivo foram desenvolvidos vários trabalhos de publicidade para a PSP, Porto.
|
8. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda. Maquetas digitais para impressão de material de apresentação de trabalhos, no âmbito do estágio de graduação em Ciências da
Comunicação,2007. Trabalho gráfico efectuado para apresentação dos alunos de estágio em Comunicação Integrada (marketing e publicidade), do
qual sou coordenador. Neste âmbito são elaboradas maquetas gráficas com todo o material desenvolvido, tendo como objectivo
a sua divulgação na Comunidade Académica e outros locais.
|
Organização de evento Event organization |
1. |
Mesquita, Francisco; Cardoso, Paulo. Reunião Científica,2018 (Encontro / Organização). Encontro Científica para apresentação do Projecto Final dos alunos da Pós-Graduação em Marketing, Publicidade e Design para
PME's, da qual sou o coordenador.
|
2. |
Mesquita, Francisco. Apresentação de trabalhos de Publicidade,2017 (Exposição / Organização). |
3. |
Mesquita, Francisco; Pires, Helena; Ferreira, Ivone; Augusto, Luísa. Vll Jornadas de Publicidade e Comunicação "Marcas e Território",2016 (Congresso / Organização).
|
4. |
Mesquita, Francisco; Pires, Helena. Pic-nic de Ideias - Publicidade em Tertúlia,2016 (Encontro).
|
5. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda. 7ª Apresentação de trabalhos desenvolvidos no estágio de Marketing e Publicidade, graduação em Ciências da Comunicação,2013 (Exposição). |
6. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda. 6ª Apresentação de trabalhos desenvolvidos no estágio de Marketing e Publicidade: melhor campanha de publicidade, logótipo,
nome e blogue,2012 (Exposição / Organização). |
7. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda; Borba, Eduardo Z; Tschimmel, Katja. 5ª Apresentação de trabalhos desenvolvidos no estágio de Marketing e Publicidade: melhor campanha de publicidade, logótipo,
nome e blogue,2011 (Exposição). |
8. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda; Borba, Eduardo Z. Tipografia - o universo dos caracteres: reflexões sobre a publicidade exterior,2011 (Seminário). Seminário na Agência de Comunicação da UFP.
Pretendia-se sensibilizar os alunos e a Comunidade académica no geral para as valências da Tipografia, particularmente na
Publicidade exterior.
Foi Convidado o Designer Mané Branco, Licenciado pela Universidade Católica Portuguesa. |
9. |
Mesquita, Francisco; Simões, Elsa; Tuna, Sandra; Viana, Fernanda; Borba, Eduardo Z. O cartaz no estágio de comunicação integrada,2011 (Seminário / Organização). Mostrar todo o trabalho sobre o cartaz, elaborados no âmbito do estágio em Ciência da Comunicação. |
10. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda. 4ª Apresentação de trabalhos, ano lectivo 2009/2010,2010 (Exposição / Organização). A Agência de Comunicação da UFP, da qual sou coordenador, todos os anos organiza um evento de apresentação de trabalhos elaborados
pelos alunos em estágio, vertente de Comunicação integrada, do Curso de Ciências da Comunicação. Este ano tivemos como cliente
a Europacolon - Associação de Luta contra o Cancro do Intestino. Neste contexto, no dia 27 de Maio de 2010 foram expostos
5 campanhas de publicidade, elaboradas pelos alunos em estágio, para 5 diferentes publicos-alvo. Participaram no evento várias
figuras públicas, entre elas o Reitor da UFP e o Presidente Executivo da Europacolon. |
11. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda; Fernandes, Telma. Exposição de campanhas de publicidade realizadas no âmbito dos estágios do 1º Ciclo, de Ciências da Comunicação,2009 (Exposição / Curadoria). A organização deste evento teve como objectivo apresentar todo o trabalho elaborados pelos alunos, em âmbito de estágio de
licenciatura. Grande parte dos trabalhos expostos foram desenvolvidos para a PSP do Porto, de acordo com o programa de proximidade
que a Instituição desenvolve. |
12. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda; Fernandes, Telma. O policiamento de proximidade,2009 (Seminário). Este seminário realizou-se no âmbito de várias campanhas de publicidade que a Agência de Comunicação da UFP realizou para
a PSP. |
13. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda; Matos, Joana. Illustrator CS3,2009 (Seminário / Organização). Joana Matos da Adverte - Agência de Publicidade foi a designer convidada. |
14. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda. 3ª Apresentação de trabalhos, ano 2008 / 2009,2009 (Exposição / Organização). Apresentação de campanhas de sensibilização para a PSP. Estes trabalhos foram realizados por alunos, no âmbito do estágio,
vertente de comunicação integrada, do Curso de Ciências da Comunicação da UFP. Os trabalhos foram desenvolvidos na Agência
de COmuniaçõ da UFP, por mim coordenada. |
15. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda. Adobe Photoshop cs3,2009 (Seminário). |
16. |
Mesquita, Francisco. Criatividade com Adobe Flash,2008 (Oficina / Outra). |
17. |
Mesquita, Francisco; Braga, Sérgio. Design gráfico e Infografia,2008 (Seminário / Outra). |
18. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda. 2ª apresentação de trabalhos ano lectivo 2007 / 2008,2008 (Exposição / Organização). Trata-se de apresentação de campanhas de publicidade, efectudas pelos alunos de graduação em estágio, na Agência de COmunicação
da UFP, por mim coordenada. |
19. |
Mesquita, Francisco; Guerreiro, Maria J; Viana, Fernanda. Recursos Hídricos - uma perspectiva global,2008 (Seminário). Seminário realizado com o objectivo de facultar informação sobre a água, a todos os alunos, cujo estágio esteve relacionado
com a ARHN (Administração Regional Hidrográfica do Norte). Neste âmbito, desenvolveram várias campanhas de publicidade. |
20. |
Mesquita, Francisco. lll Jornadas de Publicidade e Comunicação,2008 (Congresso / Organização).
|
21. |
Mesquita, Francisco. Design gráfico,2007 (Seminário / Outra). |
22. |
Mesquita, Francisco. Design,2007 (Seminário / Organização). |
23. |
Mesquita, Francisco; Cardoso, Paulo. publicidade exterior: As mensagens e os suportes no espaço público,2003 (Seminário / Organização). |
Programa de rádio ou TV Radio or TV show |
1. |
Mesquita, Francisco; Matos, Joana. Rubrica "Fragmentos de Publicidade",2008 (Comentário).
|
Relatório de investigação Technical report |
1. |
Mesquita, Francisco; Borba, Eduardo Z; Faria, Luis P. Relatório de Bolsa Individual de Doutoramento para FCT,2013. |
2. |
Mesquita, Francisco. O cartaz camaleónico: Proposta de design, inovação e tecnologia,2013.
|
3. |
Mesquita, Francisco; Borba, Eduardo Z; Faria, Luís P. Relatório da Bolsa Individual de Doutoramento da FCT ,2012. Relatório entregue na FCT para renovação de bolsa do aluno de doutoramento Eduardo Zilles Borba. |
4. |
Mesquita, Francisco; Borba, Eduardo Z; Faria, Luís P. Relatório da Bolsa Individual de Doutoramento da FCT,2011. Relatório apresentado à FCT, no âmbito de renovação da bolsa de doutoramento do aluno. |
Outra produção técnica Other technical production |
1. |
Mesquita, Francisco. Projecto de criação da Agência de Comunicação da Universidade Fernando Pessoa,2006. |
Apresentação de obra artística Artistical work presentation |
1. |
Mesquita, Francisco. Variações camaleónico,2017 (Outra).
|
Curso de curta duração Short duration course |
1. |
Mesquita, Francisco. Criar sítios interactivos e dinâmicos na Internet (DHTML),2006 (Aperfeiçoamento). |
2. |
Mesquita, Francisco. Fotografia,1995 (Aperfeiçoamento). |
3. |
Mesquita, Francisco. Iniciação à Fotografia,1994 (Aperfeiçoamento). |
Obra de artes visuais Visual art production |
1. |
Mesquita, Francisco. Cartaz "Dia Ciências da Comunicação",2019 (Outra). |
2. |
Mesquita, Francisco. Cartaz "Lançamento de Livro, Tertúlia, Desfile, Música e Performance",2019 (Outra). |
3. |
Mesquita, Francisco. Publi-cidade e comunicação visual urbana,2018 (Fotografia).
|
4. |
Mesquita, Francisco. Proposição. Corsino Fortes,2017 (Pintura). Obra com pigmentos que mudam de cor, mediante certos impulsos ambientais.
|
5. |
Mesquita, Francisco. Slow movement,2017 (Fotografia). |
6. |
Mesquita, Francisco. O cartaz camaleónico,2016 (Outra).
|
7. |
Mesquita, Francisco. O Douro Camaleão,2014 (Outra).
|
8. |
Mesquita, Francisco; Hilário, Fernando. Cartaz "V Encontro de Estudos Ciências e Cultura " Literatura & Jogo - Narrativas, Discursos, Representações e Mitos",2012 (Outra). Publicação de texto "De " na referida obra, Lamego a Ponde de Lima, com paragens em Ílhavo e Vilar do Monte". |
9. |
Mesquita, Francisco. O Chapéu camaleónico de Álvaro de Campos,2012 (Pintura).
|
10. |
Mesquita, Francisco; Hilário, Fernando. Logótipo "Bar da Rosa",2012 (Desenho). Desenho de logótipo para o bar da Universidade Fernando Pessoa, em Ponte de Lima. |
11. |
Mesquita, Francisco. Pequenos formato, AveiroArte - 41 anos ao serviços das artes plásticas,2012 (Pintura). Pintura utilizando pigmentos termocromático. Esta tecnologia permite a mudança das cores da tela quando se faz incidir nela
uma fonte de calor (secador de cabelo). |
12. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda. Cartaz do 1º e 2º Ciclos do Curso de Ciências da Comunicação da UFP,2011 (Outra). |
13. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda. Cartaz da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UFP,2011 (Outra). |
14. |
Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda. Cartaz Mestrado em Docência e Gestão na Educação,2011 (Outra). |
15. |
Mesquita, Francisco. A Aldeia de Vilar do Monte,2008 (Fotografia). |
16. |
Mesquita, Francisco. Palhaça - História dos espaços sociais e comunitários,2003 (Fotografia). |
17. |
Mesquita, Francisco. Palhaça,2003 (Fotografia). Fotografia de capa do livro "Palhaça - história dos espaços sociais e comunitários [séculos XlX - XX]", de Carlos Braga, (2003),
Junta de Freguesia da Palhaça. |
Outra produção artística/cultural Other artistical/cultural production |
1. |
Mesquita, Francisco; Hilário, Fernando. Fernando Hilário, das imagens e das palavras,2012. |
2. |
Mesquita, Francisco; Hilário, Fernando. A aldeia de Vilar do Monte,2008. Francisco Mesquita é co-autor da fotografia desta obra. |
3. |
Mesquita, Francisco; Braga, Carlos. Palhaça: história dos espaços sociais e comunitários,2003. Na obra indicada, Francisco Mesquita colaborou como fotógrafo. Entre outras, a fotografia da capa do livro é de sua autoria. |
4. |
Mesquita, Francisco; Aresta, Mónica. 100 anos: Associação humanitária dos bombeiros voluntários de Cantanhede,2002. Nesta obra tem a coautoria no design. |
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Fernanda Isabel de Jesus Viana do Carmo Ribeiro, Desenvolvimento de soluções biodegradáveis para fins publicitários e arquitectura têxtil, 2012. Tese (Engenharia Têxtil) - Universidade do Minho (Co-orientador). |
2. |
Eduardo Zilles Borba , A infografia: uma transposição do físico para o virtual na Publicidade Exterior, 2009. Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador). |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Bárbara Maria Gradim Marques, O marketing e a publicidade em causas de acção social: uma análise de casos, 2017. Dissertação (Ciências da Comunicação, Tecnologias da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa (Orientador).
|
2. |
Bruno Diego Fernandes Pereira, A comunicação dos ícones de apps: uma abordagem sígnica da imagem da marca nos dispositivos móveis, 2017. Dissertação (Ciências da Comunicação, Tecnologias da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa (Orientador).
|
3. |
Luana Bertollo, Publicidade e Sustentabilidade: uma análise do discurso de instituições financeiras, 2017. Dissertação (Ciências da Comunicação, Tecnologias da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa (Orientador).
|
4. |
Madeleine Cavalheiro Müller, Moda sustentável, consumo consciente e comunicação: Estudo de casos no rio grande do sul, 2016. Dissertação (Ciências da Comunicação, Tecnologias da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa (Orientador).
|
5. |
Douglas Rafael Marques, Cerveja artesanal brasileira: uma abordagem à mensagem visual do rótulo, 2016. Dissertação (Ciências da Comunicação, Tecnologias da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa (Orientador).
|
6. |
Bruna Machado Costa, A comunicação gráfica nos rótulos de vinhos tintos: uma abordagem a marcas da Região do Alto Douro, 2016. Dissertação (Ciências da Comunicação, Tecnologias da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa (Orientador). |
7. |
Tayanne Nunes Sátiro Ferraz de Moura, O empreendedorismo como estratégia de gestão de empresas prestadoras de serviços nuticionais, 2016. Dissertação (Ciências empresariais) - Universidade Fernando Pessoa (Orientador). |
8. |
Liliane Moreira Ramos, Inovação de marca: o sou, o que faço, o que digo e o que posso ser, 2014. (Orientador). |
9. |
Isabel Maria Pereira Gonçalves, Embalagem de champô: uma perspectiva de análise com incidência no design gráfico do rótulo, 2012. Dissertação (Ciências da Comunicação, Tecnologias da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa (Orientador). |
10. |
Gabriel António Oliveira Morais, A tipografia e sua aplicabilidade em outdoors publicitários, 2011. (Orientador).
|
11. |
Fernanda Isabel de Jesus Viana do Carmo Ribeiro, O outdoor personalizado na cidade do Porto: uma análise face à sua localização, 2010. (Orientador). |
12. |
Eduardo Zilles Borba, Cibermarketing no futebol portugues: a comunicacao interactiva nos websites dos clubes que integram a LPFP, 2008. (Orientador). |
13. |
Eva Raquel dos Reis Mendes, As Relações Públicas face ao novo desafio da Internet como meio de comunicação - análise nos clubes de futebol da Bwin Liga
e Liga Vitalis, 2008. (Orientador). |
1. |
Pedro Óscar Geraldes da Silva Santos, A comunicação das marcas de cerveja em Portugal: atitude e comportamento de resposta do jovem consumidor face á comunicação
das marcas de cerveja, 2008. (Orientador). |
Trabalho de conclusão de curso de Bacharelato/Licenciatura Bachelor/Licenciate degree conclusion work |
1. |
João Pedro Pinto Oliveira Coelho, A importância da tipografia: um olhar sobre as potencialidade na narrativa publicitária, 2014. (Orientador). |
2. |
Carlos Manuel Santos de Barros, O culture jam e o logótipo: uma noção de critica social ao consumismo global, 2014. (Orientador). |
3. |
Beatriz Leite Fernandes Pereira, Marca: eu, 2014. (Orientador). |
4. |
Pedro Henrique Correia Perobelli, A cor em contexto publicitário: uma abordagem preliminar, 2014. (Orientador). |
5. |
Nuno Costa Freitas, Logotipo: a assinatura da marca, 2014. (Orientador). |
6. |
Francisco Cardoso, A AC-UFP na internet – uma abordagem à implementação da plataforma, 2011. (Orientador). |
7. |
Joao Sousa Coimbra Tavares, Campanha Publicitária: o caso Europacolon, 2010. (Orientador). |
8. |
Marco Manuel Goncalves da Silva, História e evolução da Publicidade: estágio na AC-UFP, 2010. (Orientador). |
9. |
Rafaela Peixoto, A importância da cor na campanha para a Europacolon, 2010. (Orientador). |
10. |
Sónia Cristina de Almeida Costa, Metal FX- Conceito revolucionário nas artes gráficas ao serviço da publicidade, 2010. (Orientador). |
11. |
Jose Henrique Ferreira Couto Coelho, Marketing e Gestão, 2010. (Orientador). |
12. |
Joana da Silva e Costa Pinto de Oliveira, A criatividade na campanha para a PSP, 2010. (Orientador). |
13. |
Joao Teles de Sousa Oliveira, Elaboração de uma campanha publicitária, 2010. (Co-orientador). |
14. |
Igor Diogo Goncalves Cabaco, A criatividade numa campanha publicitária: o caso Europacolon, 2010. (Orientador). |
15. |
Lucilia Cristina Reguengo de Sa Coelho Monteiro, Campanha publicitária: estudo de caso Europacolon (18-49), 2010. (Orientador). |
16. |
Ana Rita Amaral, Comunicação interna: Caso Shopping Center Brasília, 2009. (Orientador). |
17. |
Filipe Alexandre Fer. Loureiro, Técnicas de produção de ideias ("o Brainstorming"), 2009. (Orientador). |
18. |
Fernando Miguel da C. Ferreira, Publicidade: da teoria à prática, 2009. (Orientador). |
19. |
Miguel Leite, Fotografia na Publicidade, 2009. (Orientador). |
20. |
Maria de Fátima Santos, Análise do nome e do logótipo magma, 2009. (Orientador). |
21. |
Sónia Rosa, Blog: análise à imagem de uma marca, 2009. (Orientador). |
22. |
Maria Teresa Moreira Silveira, Estudo da campanha publicitária: alerta bullying, 2009. (Orientador). |
23. |
Bárbara Silva, Análise gráfica da campanha publicitária PSP, 2009. (Orientador). |
24. |
Gilberto Fernando Silva Ramos, Estudo sobre Pub. Institucional: Causas Sociais Camp. Pub.: Alerta Bullying, 2009. (Orientador). |
25. |
Carolina Cardoso P. F. da Silva, Franchising - Caso Fotosport, 2009. (Orientador). |
26. |
José Cálix, Géneros de fotografia no mundo da Publicidade, 2009. (Orientador). |
27. |
Helena Maria Marques Pinto Soares, Comunicação empresarial: Estudo de caso da Oliveira & Irmão, S.A., 2009. (Orientador). |
28. |
A concepção da campanha publicitária: o caso Foto Sport, 2008. |
29. |
Gabriel Morais, O logótipo e a publicidade - o caso Foto Sport, 2008. (Orientador). |
30. |
Ferramentas de comunicação em grandes superficies comerciais - Brasília, 2008. |
31. |
Fotografia e publicidade, 2008. |
32. |
Panorama publicitário português, 2008. (Orientador). |
33. |
A importância do logótipo numa marca, 2008. |
34. |
Estratégia de comunicação: o caso Foto Sport, 2008. |
35. |
Análise da campanha: VIH/sida - quebrar o preconceito, 2008. |
36. |
Arnaldina Maltez, A importância da identidade Institucional - o caso do Museu da Pedra, 2008. (Orientador). |
37. |
O Outdoor - Perspectivas de Análise e Sistematização da Publicidade Exterior , 2008. (Orientador). Este trabalho faz uma tentativa de sistematização da Publicidade Exterior em Portugal. |
39. |
O papel do relações públicas na perspectiva de cliente, 2008. |
40. |
O Cartaz, 2008. (Orientador). |
41. |
Comunicação e imagem nas micrompresas: o caso Kit d'Ideias, 2008. (Orientador). |
42. |
A relação agência cliente, 2008. |
43. |
Mecanismos o funcionamento de um plano comunicacional: projecto ARH-N, 2008. |
44. |
O plano de marketing, 2008. |
45. |
O Outdoor: perspectivas de análise e distematização da publicidade exterior, 2008. |
46. |
A banda sonora de uma marca, 2008. (Orientador). |
47. |
Filipa Oliveira, Importância da responsabilidade social empresarial, 2007. (Orientador). |
48. |
Nuno SIlva, A marca, 2007. (Orientador). |
49. |
Silvia Sousa, O slogan e a sua importÂncia na Publicidade, 2007. (Orientador). |
50. |
António Amaral, O MP3, os podcasts e a rádio, 2007. (Orientador). |
51. |
Susana Soares, Prostituição, campanha contra a Sida desenvolvida pelo grupo Risco, 2007. (Orientador). |
52. |
Carla Sousa, A campanha de publicidade: Queres salvar vidas?, 2007. (Orientador). |
53. |
Pedro Ribeirinha, Marketing Feiral, 2007. (Orientador). |
54. |
Tiago Monteiro, Jogos de cor na Publicidade, 2007. (Orientador). |
55. |
Ana Mota, Cor e visibilidade, 2007. (Orientador). |
56. |
Ricardo Salazar, A importância do briefing na campanha de publicidade, 2007. (Orientador). |
57. |
Sandra Vale, Estudo da campanha de Publicidade: um estudo multidisciplinar, 2007. (Orientador). |
58. |
João Figueiredo, Rio Ave Futebol Clube, 2007. (Orientador). |
59. |
Rafael Costa, Abordagem à criatividade na Publicidade, 2007. (Orientador). |
60. |
António Marques, O cinema de animação, 2007. (Orientador). |
61. |
Catarina Silva, Meios Publicitários, 2007. (Orientador). |
62. |
Liliana Torres, A importância da Embalagem, 2007. (Orientador). |
63. |
Adelaide Carneiro, A importÂncia da tipografia na comunicação visual, 2007. (Orientador). |
64. |
Diana Sousa, O plano de comunicação, 2007. (Orientador). |
65. |
Pedro José Alves de Faria, A publicidade exterior: uma abordagem sobre tecnologia e o mercado, 2006. (Orientador). |
66. |
Luís Gachineiro, Publicidade LGBT: um mercado de sonho, 2006. (Orientador). |
67. |
Super Bock: A publicidade embedida, 2005. (Orientador). |
68. |
Comércio electrónico: uma estratégia para o sucesso, 2002. (Orientador). |
Outros Trabalhos Other production |
1. |
Mesquita, Francisco; Borba, Eduardo Z; Camelo, Cláudia; Magalhães, André; Viana, Fernanda. Avaliação dos trabalhos de estágio de Graduação em Ciências da Comunicação, vertente Marketing e Publicidade, 2012. |
2. |
Mesquita, Francisco; Tschimmel, Katja; Falcão, Orlando; Viana, Fernanda. Avaliação dos trabalhos de estágio de Graduação em Ciências da Comunicação, vertente Marketing e Publicidade, 2011. |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Mesquita, Francisco; Helena Pires; Joana Luísa Cunha; Silvana Mota-Ribeiro; ivone ferreira. Participação no júri de Lívia Stroschoen Pinent. O consumidor expandido: reflexos de um estudo etnográfico sobre moda, arte e comunicação na Fondazione Prada., 2019. |
2. |
Mesquita, Francisco; Jorge Neves; Vasco Teixeira; Madalena Araújo; Katja Tschimmel; Eduardo Camilo. Participação no júri de Fernanda Isabel de Jesus Viana do Carmo Ribeiro. Desenvolvimento de soluções biodegradáveis para fins publicitários e arquitectura têxtil, 2012. Tese (Engenharia Têxtil) - Universidade do Minho. |
3. |
Mesquita, Francisco; Isabel Patim; Elisa Costa; Victoria Guillen. Participação no júri de Miguel Angel Garcia Yeste. The influence of context dependece index and the indiviidual in the graphic language of advertising in Spain and United Kingdom, 2011. Doutoramento Europeu, no qual intervi como especialista na área da publicidade. |
1. |
Mesquita, Francisco; Joana Luísa Cunha; Silvana Mota-Ribeiro. Participação no júri de Margarida Oliveira Bastos. A Sexualização da Mulher na Publicidade das Revistas de Moda, 2019. |
2. |
Mesquita, Francisco; Helena Pires; Sofia Gaio. Participação no júri de Luana Bertollo. Publicidade e Sustentabilidade: uma análise do discurso de instituições financeiras, 2017. Dissertação (Ciências empresariais) - Universidade Fernando Pessoa.
|
3. |
Mesquita, Francisco; Ana Melo; Rui Estrada. Participação no júri de Bárbara Maria Gradim Marques. O Marketing e a Publicidade em Causas de Acção Social - Uma Análise de Casos, 2017. Dissertação (Ciências da Comunicação, Tecnologias da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa.
|
4. |
Mesquita, Francisco; Sandra Tuna; Ana Melo. Participação no júri de Bruno Diego Fernandes Pereira. A Comunicação dos Ícones de APPS: Uma Abordagem Sígnica da Imagem da Marca nos Dispositivos Móveis, 2017. Dissertação (Ciências da Comunicação, Tecnologias da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa.
|
5. |
Mesquita, Francisco; António Cardoso; Jorge Figueiredo. Participação no júri de Tayanne Nunes Sátiro Ferraz de Moura. O empreendedorismo como estratégia de gestão de empresas prestadoras de serviços nutricionais, 2016. Dissertação (Ciências empresariais) - Universidade Fernando Pessoa. |
6. |
Mesquita, Francisco; Andreia Galhardo; Ana Melo. Participação no júri de Bruna Machado Costa. A comunicação gráfica nos rótulos de vinhos tintos: uma abordagem a marcas da Região do Alto Douro, 2016. Dissertação (Ciências da Comunicação, Tecnologias da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa. |
7. |
Mesquita, Francisco; Sandra Tuna; Helena Pires. Participação no júri de Douglas Rafael Marques. Cerveja artesanal brasileira: uma abordagem à mensagem visual do rótulo, 2016. Dissertação (Ciências da Comunicação, Tecnologias da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa.
|
8. |
Mesquita, Francisco; Andreia Galhardo; Jorge Figueiredo. Participação no júri de Sheila Souza Rodrigues. Exploração sistemática de estratégias de dinamização das populações para as questões de saúde no Brasil: a comunicação na
Semana Nacional de Humanização do SUS, 2016. Dissertação (Ciências da Comunicação, Tecnologias da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa.
|
9. |
Mesquita, Francisco; Helena Pires; Nadine Trigo. Participação no júri de Madeleine Cavalheiro Müller. Moda sustentável, consumo consciente e comunicação: Estudo de casos no rio grande do sul, 2016. Dissertação (Ciências da Comunicação, Tecnologias da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa.
|
10. |
Mesquita, Francisco; Katja Tschimmel; Almiro Amorim. Participação no júri de Ana Catarina Pinto Quadrado. Fashion Design Thinking, 2015. Dissertação (Design de produto) - Escola Superior de Artes e Design. |
11. |
Mesquita, Francisco; Katja Tschimmel; Isabel Ponce Leão. Participação no júri de Liliane Moreira Ramos. Inovação de marca: o sou, o que faço, o que digo e o que posso ser, 2014. |
12. |
Mesquita, Francisco; Katja Tschimmel; Almiro Amorim. Participação no júri de Daniela Patrícia Pereira Petiz da Cunha Baptista. Identidade portuguesa no mobiliário, do gótico ao design contemporâneo, 2013. Dissertação (Design de produto) - Escola Superior de Artes e Design. |
13. |
Mesquita, Francisco; David Prado; Rosa Cázon. Participação no júri de Vania Rosangela Machado. Expandindo a dala de aula com tecnologia e criatividade: uma proposta de produção coletiva, 2012. Dissertação (Criatividade e Inovação) - Universidade Fernando Pessoa. |
14. |
Mesquita, Francisco; David Prado; Rosa Cázon. Participação no júri de Vera Maria Beurmann. Acordando a escola para a criatividade, 2012. Dissertação (Criatividade e Inovação) - Universidade Fernando Pessoa. |
15. |
Mesquita, Francisco; David Prado; Ana Gomes. Participação no júri de Kazuyo Yamada. Despertar da criatividade pelo desenho através do olhar do Professor, 2012. Dissertação (Criatividade e Inovação) - Universidade Fernando Pessoa. |
16. |
Mesquita, Francisco; Katja Tshimmel; Sofia Gaio. Participação no júri de Isabel Maria Pereira Gonçalves. Embalagem de champô: uma perspectiva de análise com incidência no design gráfico do rótulo, 2012. Dissertação (Ciências da Comunicação, Tecnologias da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa. |
17. |
Mesquita, Francisco; David Prado; Joaquim Ramalho. Participação no júri de Luiz Alberto de Souza Aranha Machado. A criatividade, disciplina e instrumento chave na formação universitária: o caso de 20 anos criativos na FAAP, 2012. Dissertação (Criatividade e Inovação) - Universidade Fernando Pessoa. |
18. |
Mesquita, Francisco; Katja Tschimmel; Almiro Amorim; Joana Santos. Participação no júri de Ana João da Silva Pinto. O design emocional aplicado num artefacto de iluminação, 2011. Dissertação (Design de produto) - Escola Superior de Artes e Design. |
19. |
Mesquita, Francisco; Katja Tshimmel; Rui Torres. Participação no júri de Gabriel António Oliveira Morais. A tipografia e sua aplicabilidade em outdoors publicitários, 2011. Dissertação (Ciências da Comunicação, Tecnologias da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa. |
20. |
Mesquita, Francisco; Rui Torres; Eliana Santiago. Participação no júri de Nuno Jorge de Almeida Machado. O vídeo musical interactivo, proposta de protótipo a partir de "o voto útil" dos Trabalhadores do Comèrcio, 2011. Dissertação (Ciências da Comunicação, Tecnologias da Comunicação) - Universidade Fernando Pessoa. |
21. |
Mesquita, Francisco; Manuel Filipe Canaveira; Teresa Maria Ferreira Rodrigues; Ana Catarina Mendes leal. Participação no júri de Paula Alexandra Lopes. A experência profissional num mercado globalizado, 2010. Dissertação (Relações internacionais) - Universidade Nova de Lisboa. |
22. |
Mesquita, Francisco; António Cardoso; Álvaro Cairrão. Participação no júri de Liliana Manuel Paiva Duarte. O papel do jingle em anúncios publicitários destinados a crianças: análise dos jingles publicitários utilizados pelos hipermercados
na época natalícia, 2010. Dissertação (Engenharia Publicitária) - Universidade Fernando Pessoa. |
23. |
Mesquita, Francisco; Jorge Neves; Rui Torres. Participação no júri de Fernanda Isabel de Jesus VIana do Carmo Ribeiro. O outdoor personalizado na cidade do Porto: uma análise face à sua localozação, 2009. |
24. |
Mesquita, Francisco; Manuela Neves; Joana Luísa Cunha. Participação no júri de Paula Alexandra Lopes Brandão. As novas tecnologias no ensino - módulo têxtil em educação visual e tecnológica, 2009. Dissertação (Design e Marketing) - Universidade do Minho. |
25. |
Mesquita, Francisco; Manuela Neves; Jorge Gomes Santos. Participação no júri de Marise Hernandes Barreto. Contribuição para o desenvolvimento de uma etiqueta para pessoas com deficiência visual, 2009. Dissertação (Design e Marketing) - Universidade do Minho. |
26. |
Mesquita, Francisco; Jorge Neves; Mário Araújo; Vasco Teixeira. Participação no júri de Ascânio Wanderley Abrantes de Carvalho. Publicidade e cor: contribuição dos pigmentos interactivos com o ambiente, 2009. Francisco Mesquita foi o arguente principal desta dissertação de Mestrado. |
27. |
Mesquita, Francisco; Manuela Neves; Joana Luísa Cunha. Participação no júri de Sandra de Fátima da Rocha Pinto Monteiro. Rendas tradicionais portuguesas ensino/aprendizagem, 2009. Dissertação (Design e Marketing) - Universidade do Minho. |
28. |
Mesquita, Francisco; Manuela Neves; Joana Luísa Cunha. Participação no júri de Maria Inês Falcão Bárrios . O traje dos "Caretos" na criação do painel ambiente no desig de moda, 2009. Dissertação (Design e Marketing) - Universidade do Minho. |
29. |
Mesquita, Francisco; Rui Torres; Manuela Neves. Participação no júri de Eduardo Zilles Borba. Cibermarketing no futebol portugues: a comunicacao interactiva nos websites dos clubes que integram a LPFP, 2008. |
30. |
Mesquita, Francisco; Enric Tormo i Ballester; Paulo Cardoso. Participação no júri de Raimundo José Leite Tavares. O poder do cartaz: a cultura gráfica contemporânea, 2007. |
31. |
Mesquita, Francisco; Paulo Cardoso; Joaquim Antero Ferreira. Participação no júri de Armando Jorge Brás Branquinho Afonso. O universo da colagem, 2007. |
32. |
Mesquita, Francisco; Paulo Cardoso; Rui Torres. A estratégia criativa nos anúncois de TV: uma comparação entre a publicidade brasileira e portuguesa, 2006. |
Bacharelato/Licenciatura Degree of licentiate |
1. |
Mesquita, Francisco; Rui Estrada. Participação no júri de Pedro Nuno Pinto da Silva. Marketing digital e os seus meios de comunicação, 2014. |
2. |
Mesquita, Francisco; Sandra Tuna. Participação no júri de Helena Antunes. A importância do logotipo - estudo de caso: grupo Impar, 2014. |
3. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões. Participação no júri de João Pedro Pinto Oliveira Coelho. A importância da tipografia: um olhar sobre as potencialidades na narrativa publicitária, 2014. |
4. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões. Participação no júri de Pedro Henrique Correia Perobelli. A cor em contexto publicitário: uma abordagem ppreliminar, 2014. |
5. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões. Participação no júri de Nuno Costa Freitas. Logotipo - a assinatura da marca, 2014. |
6. |
Mesquita, Francisco; Sandra Tuna. Participação no júri de Beatriz Leite Fernandes Pereira. Marca: eu, 2014. |
7. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões. Participação no júri de Manuel de Assis Loureiro Correia. A relação entre a música e a publicidade: análise do anúncio Galp - Euro 2004, 2014. |
8. |
Mesquita, Francisco; Sandra Tuna. Participação no júri de Carlos Manuel Santos de Barros. O culture jam e o logótipo: uma noção de critica social ao consumismo global, 2014. |
9. |
Mesquita, Francisco; Rui Torres. Participação no júri de Pedro Allves. A importância da Web 2.0 na campanha vida e sal, 2012. |
10. |
Mesquita, Francisco; Sandra Tuna. Participação no júri de Tânia Pacheco. As redes sociais e campanha “Vida e Sal”, 2011. |
11. |
Mesquita, Francisco; Sandra Tuna. Participação no júri de Andreia Gonçalves Silva. O papel da imagem na publicidade - da teoria à prática, 2011. |
12. |
Mesquita, Francisco; Sandra Tuna. Participação no júri de Ana Evangelista Cristina. Estratégias de Comunicação no Museu Nacional Soares dos Reis, 2011. |
13. |
Mesquita, Francisco; Sandra Tuna. Participação no júri de Sara Filipa da Costa Magalhães. O cartaz: vida e sal, 2011. |
14. |
Mesquita, Francisco; Fernanda Viana. Participação no júri de Francisco Cardoso. A AC-UFP na internet – uma abordagem à implementação da plataforma, 2011. |
15. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões. Participação no júri de Renato Matos Cabral. Campanha “Vida e Sal”, 2011. |
16. |
Mesquita, Francisco. Participação no júri de Mário Nuno de Aroz Pimenta. Um público difícil: análise avaliativa da importância do slogan na publicidade no âmbito do trabalho desenvolvido pelo grupo
Enigma na Campanha “Vida e Sal”, 2011. |
17. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões. Participação no júri de André Ricardo dos Santos Silva. Internet: blogues e redes sociais na campanha vida e sal, 2011. |
18. |
Mesquita, Francisco; Sandra Tuna. Participação no júri de Joaquim José Nunes Ferreira. O potencial dos novos media na publicidade, 2011. |
19. |
Mesquita, Francisco; Sandra Tuna. Participação no júri de Vera Lúcia Ribeiro C. Gonçallves. Sal na publicidade: um estudo de caso na campanha “vida e sal”, 2011. |
20. |
Mesquita, Francisco; Sandra Tuna. Participação no júri de Claudia Sofia Cardoso Almeida. O que está por trás da representação gráfica das marcas, 2011. |
21. |
Mesquita, Francisco; Sandra Tuna. Participação no júri de Anabela de Vasconcelos de Sousa Almeida. A importância do logótipo na construção de uma marca: O caso Douroverde, 2011. |
22. |
Mesquita, Francisco; Sandra Tuna. Participação no júri de Rafaela Peixoto. A importância da cor na campanha para a Europacolon, 2010. |
23. |
Mesquita, Francisco; Fernanda Viana. Participação no júri de Jorge Costa. A fotografia na mensagem publicitária, 2010. |
24. |
Mesquita, Francisco; Rui Estrada. Participação no júri de Fabio Caetano Gomes Mota. O patrocínio como suporte de comunicação, 2010. |
25. |
Mesquita, Francisco; Paulo Cardoso. Participação no júri de Marco Manuel Goncalves da Silva. História e evolução da Publicidade: estágio na AC-UFP, 2010. |
26. |
Mesquita, Francisco; Isabel Ponce Leão. Participação no júri de Maria Fátima Ribeiro. Inquietude, a unidade das 3 histórias, 2010. |
27. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões. Participação no júri de Luís Rocha. As redes sociais como suporte de comunicação: uma análise ao estágio na AC-UFP, 2010. |
28. |
Mesquita, Francisco; Sandra Tuna. Participação no júri de João Matos. Caracterização do público-alvo de acordo com o briefing da Europacolon, 2010. |
29. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões. Participação no júri de José Coelho. Marketing e Gestão, 2010. |
30. |
Mesquita, Francisco; Paulo Cardoso. Participação no júri de Miguel Ferreira. A utilização da animação stop-motion na publicidade. O caso da campanha Europacolon, 2010. |
31. |
Mesquita, Francisco; Sandra Tuna. Participação no júri de Inês Santos. O slogan na publicidade, 2010. |
32. |
Mesquita, Francisco; Sandra Tuna. Participação no júri de Victor Moura. Etapas do desenvolvimento de uma campanha publicitária, 2010. |
33. |
Mesquita, Francisco; Aníbal Oliveira; Sofia Gaio. Participação no júri de João Pedro Cardoso de Miranda Santos. Arde de vender: estudo de caso - Ranasis Serviços de Telecomunicações, Lda, 2010. Presidente do júri. |
34. |
Mesquita, Francisco; Aníbal Oliveira; Sofia Gaio. Participação no júri de Márcia Filipa Cardoso Canto Brandão. A ciência ao serviço da publicidade, 2010. Como arguente. |
35. |
Mesquita, Francisco; Paulo Cardoso. Participação no júri de Maria Oliveira van Schoor. Campanhas publicitárias de prevenção do cancro: uma análise das mensagens e dos recursos criativos, 2010. |
36. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões. Participação no júri de Catarina Ferreira. A importância do brainstorming no processo criativo, 2010. |
37. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões. Participação no júri de Francisco Couto Silva. Fundamentos para uma comunicação publicitária eficaz e sua aplicação nos meios digitais: uma análise do trabalho de grupo
na AC-UFP, 2010. |
38. |
Mesquita, Francisco; Andreia Galhardo. Participação no júri de Carlos Cardoso. Estudo da criação de um logótipo. Estratégia de comunicação, 2010. |
39. |
Mesquita, Francisco; Fernanda Viana. Participação no júri de Igor Diogo Goncalves Cabaco. A criatividade numa campanha publicitária: o caso Europacolon, 2010. |
40. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões. Participação no júri de Ana Isabel Lopes. Twitter e funções e Facebook na publicidade: uma aplicação das redes sociais na promoção do trabalho desenvolvido no estágio
na AC-UFP, 2010. |
41. |
Mesquita, Francisco; Sandra Tuna. Participação no júri de Sandra Pereira. Temática saúde na publicidade, 2010. |
42. |
Mesquita, Francisco; Paulo Cardoso. Participação no júri de Joao Teles de Sousa Oliveira. Elaboração de uma campanha publicitária, 2010. |
43. |
Mesquita, Francisco; Sandra Tuna. Participação no júri de Gustavo Polman. A importância da tipografia no cartaz publicitário - o caso Europacolon, 2010. |
44. |
Mesquita, Francisco; Sandra Tuna. Participação no júri de Lucília Moreira. Campanha publicitária: estudo de caso Europacolon (18-49), 2010. |
45. |
Mesquita, Francisco; Fernanda Viana. Participação no júri de Joana Cordeiro dos Santos. A identidade visual de uma empresa: a importância do logótipo, 2010. |
46. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões. Participação no júri de Neide Ferreira. Estrutura e funções de uma Agência de Publicidade: uma análise do trabalho de grupo desenvolvido, 2010. |
47. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões. Participação no júri de Rui Mendonça. Técnicas de diferenciação e de notoriedade em publicidade: uma análise do trabalho de grupo realizado no estágio de comunicação, 2010. |
48. |
Mesquita, Francisco; Sandra Tuna. Participação no júri de Nícia Cruz. Sinestesia: a cor no anúncio de imprensa, 2010. |
49. |
Mesquita, Francisco; Rui Torres. Participação no júri de Marta Oliveira. As redes sociais: a sua evolução e o futuro, 2010. |
50. |
Mesquita, Francisco; Fernanda Viana; Fernando Bandeira. Participação no júri de Sónia Cristina de Almeida Costa. Metal FX - Conceito revolucionário nas artes gráficas ao serviço da Publicidade, 2010. |
51. |
Mesquita, Francisco; Fernanda Viana. Participação no júri de Joao Sousa Coimbra Tavares. Campanha Publicitária: o caso Europacolon, 2010. |
52. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões. Participação no júri de Ana Eça. O processo de criação na publicidade: uma análise do trabalho de estágio desenvolvido pelo grupo Ophelias, 2010. |
53. |
Mesquita, Francisco; Sandra Tuna. Participação no júri de Nélson Costa. A fotografia na publicidade: o caso europacolon, 2010. |
54. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões. Participação no júri de Eva Mata. Discurso Publicitário, 2009. |
55. |
Mesquita, Francisco; Sandra Tuna. Participação no júri de Ana Rita Amaral. Comunicação interna: Caso Shopping Center Brasília, 2009. |
56. |
Mesquita, Francisco; Sandra Tuna. Participação no júri de Maria Teresa Moreira Silveira. Estudo da campanha publicitária: alerta bullying, 2009. |
57. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões. Participação no júri de Bruna Alves. A importância das cores na publicidade, 2009. |
58. |
Mesquita, Francisco; Sandra Tuna. Participação no júri de Carolina Cardoso P. F. da Silva. Franchising - Caso Fotosport, 2009. |
59. |
Mesquita, Francisco; Sandra Tuna. Participação no júri de Sónia Rosa. Blog: análise à imagem de uma marca, 2009. |
60. |
Mesquita, Francisco; Ricardo Pinto; Jorge Pedro Sousa. Participação no júri de Nuno Miguel Cllaro da Rocha. O papel dos paparazzi no fotojornalismo - um estudo sobre as consequências do caso da morte da princesa Diana, 2009. Francisco Mesquita foi o presidente deste júri. |
61. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões. Participação no júri de Hugo Gabriel Oliveira Gonçalo. Marketing de guerrilha, 2009. |
62. |
Mesquita, Francisco; Sandra Tuna. Participação no júri de Gilberto Fernando Silva Ramos. Estudo sobre Pub. Institucional: Causas Sociais Camp. Pub.: Alerta Bullying, 2009. |
63. |
Mesquita, Francisco; Sandra Tuna. Participação no júri de Fernando Miguel da C. Ferreira. Publicidade: da teoria à prática, 2009. |
64. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões. Participação no júri de Tiago João Valente Alves. A importância do design na comunicação visual e na publicidade, 2009. |
65. |
Mesquita, Francisco; Sandra Tuna. Participação no júri de Filipe Alexandre Fer. Loureiro. Técnicas de produção de ideias ("o Brainstorming"), 2009. |
66. |
Mesquita, Francisco; Andreia Galhardo. Participação no júri de Sandra Reis. A importância da coerência na campanha publicitária, 2009. |
67. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões. Participação no júri de Rita Daniela Alves Pereira. A definição do público - alvo: uma análise do trabalho des. grupo magama, 2009. |
68. |
Mesquita, Francisco; Sandra Tuna. Participação no júri de José Cálix. Géneros de fotografia no mundo da Publicidade, 2009. |
69. |
Mesquita, Francisco; Sandra Tuna; Paulo Ramos. Participação no júri de Helena Maria Marques Pinto Soares. Comunicação empresarial: Estudo de caso da Oliveira & Irmão, S.A., 2009. |
70. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões. Participação no júri de Isabel Santos. A importância do marketing na publicidade, 2009. |
71. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões. Participação no júri de Diogo Pedrosa. A persuasão da imagem pub: análise de alguns trab. realizados grupo ideias, 2009. |
72. |
Mesquita, Francisco; Sandra Tuna. Participação no júri de Maria de Fátima Santos. Análise do nome e do logótipo magma, 2009. |
73. |
Mesquita, Francisco; Andreia Galhardo. Participação no júri de Ana Raquel Esteves Silva. Plano de Marketing aplicado ao evemto "PSP", 2009. |
74. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões. Participação no júri de Ana Isabel Moreira Couto. Escola Segura": análise da campanha publicitária desenvolvida para a PSP, 2009. |
75. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões. Participação no júri de Miguel Leite. Fotografia na Publicidade, 2009. |
76. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões. Participação no júri de Isabel Maria Pereira Gonçalves. A identidade Visual da marca: estudo de caso - "magma" Grupo, 2009. |
77. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões. Participação no júri de Isabel Santos. A importância do marketing na publicidade, 2009. |
78. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões. Participação no júri de André Gonçalves. Análise do nome e do logótipo do grupo 9Actos, 2009. |
79. |
Mesquita, Francisco; Andreia Galhardo. Participação no júri de Rolemberg Matos. As estratégias por trás da Imagem, 2009. |
80. |
Mesquita, Francisco; Andreia Galhardo. Participação no júri de Hildebrando Pereira. A importância da criatividade e briefing numa campanha publicitária, 2009. |
81. |
Mesquita, Francisco; Sandra Tuna. Participação no júri de Bárbara Silva. Análise gráfica da campanha publicitária PSP, 2009. |
82. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões; Sandra Tuna. Participação no júri de Pedro Santos. O Outdoor - Perspectivas de Análise e Sistematização da Publicidade Exterior , 2008. |
83. |
Mesquita, Francisco; Paulo Cardoso; Sofia Gaio. Participação no júri de Mónica Sofia Faísca. O domínio das RP na Costa Terra, 2008. |
84. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões. Participação no júri de Joaquim Paulo Barbosa. Liderança, responsabilidade e coaching, 2008. |
85. |
Mesquita, Francisco; Aníbal Oliveira; Pedro Reis. Participação no júri de Helder Pedro Sousa. Rebranding: caso Rangel, 2008. |
86. |
Mesquita, Francisco; Maria Elisa. Participação no júri de Verónica Cotta Monteiro. A criação em guinismo cinematoggráfico, 2008. |
87. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões; Sandra Tuna. Participação no júri de Pedro Magalhães. Comunicação e Imagem nas microempresas: o caso Kit dÍdeias, 2008. |
88. |
Mesquita, Francisco; Andreia Galhardo; Paulo Cardoso. Participação no júri de Rosa da Conceição F. Pereira. Comunicação na Amnistia Internacional, 2008. |
89. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões; Sandra Tuna. Participação no júri de Arnaldina Maltez. A importância da identidade institucional: o caso Museu da Pedra, 2008. |
90. |
Mesquita, Francisco; Álvaro Cairrão; Paulo Cardoso. Participação no júri de Pedro Alves. A marca FC Porto, 2008. |
91. |
Mesquita, Francisco; Elsa Simões. Participação no júri de Rita Pinto Madureira. O telefone como ferramenta estratégica, 2008. |
92. |
Mesquita, Francisco. Participação no júri de Nuno Silva. A marca, 2007. |
93. |
Mesquita, Francisco. Participação no júri de Adelaide Carneiro. A importância da tipografia na comunicão visual, 2007. |
94. |
Mesquita, Francisco. Participação no júri de Sandra Vale. Estudo da campanha de publicidade: um estudo multidisciplinar, 2007. |
95. |
Mesquita, Francisco. Participação no júri de ana Coutinho. Cor e visibilidade, 2007. |
96. |
Mesquita, Francisco. Participação no júri de João Figueiredo. RIo Ave Futebol Clube, 2007. |
97. |
Mesquita, Francisco. Participação no júri de António Marques. Cinema de animação, 2007. |
98. |
Mesquita, Francisco; Andreia Galhardo; Rui Estrada. Vender palavras de outros: a comuncação do livro no mercado actual, 2007. |
99. |
Mesquita, Francisco. Participação no júri de Catarina Silva. Os meios Publicitários, 2007. |
100. |
Mesquita, Francisco. Participação no júri de Rafael Costa. A abordagem à criatividade na Publicidade, 2007. |
101. |
Mesquita, Francisco. Participação no júri de Pedro Ribeirinha. Marketing Feira, 2007. |
102. |
Mesquita, Francisco. Participação no júri de Susana Soares. Prostituição: campanha contra a Sida, desenvolvida pelo grupo Risco, 2007. |
103. |
Mesquita, Francisco. Participação no júri de Carla simões. A campanha de publicidade: Queres salvar vidas?, 2007. |
104. |
Mesquita, Francisco. Participação no júri de Filipa Oliveira. Importância da responsabilidade social empresarial, 2007. |
105. |
Mesquita, Francisco. Participação no júri de Bárbara Amorim. Salsa, 2007. |
106. |
Mesquita, Francisco; Paulo Ramos. Participação no júri de Luís SIlva. Bolachas de água e sal Vieira de Castro: um novo posicionamenot do produto, 2007. |
107. |
Mesquita, Francisco. Participação no júri de Liliana Torres. A importância da Embalagem, 2007. |
108. |
Mesquita, Francisco; Álvaro Cairrão; Sandra Tuna. A imagem gráfica de uma organização: o caso Artelibris, 2007. |
109. |
Mesquita, Francisco. Participação no júri de Silvia Sousa. O slogan e a sua importância na publiciidade, 2007. |
110. |
Mesquita, Francisco. Participação no júri de Diana Sousa. Plano de comunicação, 2007. |
111. |
Mesquita, Francisco. Participação no júri de Tiago Monteiro. Jogos de cor na publicidade, 2007. |
112. |
Mesquita, Francisco. Participação no júri de António Amaral. O MP3, os Podcasts e a rádio, 2007. |
113. |
Mesquita, Francisco. Participação no júri de Ricardo Salazar. A importância do briefing na campanha de publicidade, 2007. |
114. |
Mesquita, Francisco; Paulo Cardoso; Galvão Meirinhos. Um estudo exploratório sobre a percepção dos jovens portugueses em relação à publicidade audiovisual, 2003. |
115. |
Mesquita, Francisco; Eduardo Paz Barroso; Aníbal Oliveira. As mascotes na publicidade, 2002. |
116. |
Mesquita, Francisco. Identidade corporativa: a importância de uma boa imagem, 2002. |
117. |
Mesquita, Francisco; Rui Torres; Paulo Cardoso. A publicidade: encenação de uma relação com o homem, 2002. |
118. |
Mesquita, Francisco; Maria do Carmo; Susana Teixeira. A publicidade das grandes superfícies, 2002. |
119. |
Mesquita, Francisco; Aníbal Oliveira; Orlando Falcão. Webdesign, 2002. |
120. |
Mesquita, Francisco; Orlando Falcão. Comércio electrónico: uma estratégia para o sucesso, 2002. |
121. |
Mesquita, Francisco; Rui Melo; Paula Reis. O som na publicidade, 2000. |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
1. |
Reestruturação da Unidade Curricular da Graduação em Ciências da Comunicação: "Estágio e Projecto de Graduação", 2012, Universidade Fernando Pessoa. |
2. |
Livro comemorativo dos 115 anos da Instituição, 2010. A convite da Escola Artística Soares do Reis, acompanhei e orientei a paginação de Livro Comemorativo da Escola a publicar
no presente ano lectivo (está no prelo). A minha função, como orientador externo, incidiu no aconselhamento dos conteúdos
a publicar e, particularmente, no Design gráfico da obra. Este trabalho foi a base da avaliação de todos os alunos de uma
turma do 12º ano. |
Participação em eventos Event participation |
Participação como Membro da Comissão Científica Participation as Member of the Program Committee |
1 |
Publicidade em Tertúlia: Qual o Estado da Arte da Publicidade em Portugal?, 2016 (Mesa-Redonda). Nome do evento: Pic-nic de ideias: A publicidade em tertúlia; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho. |
2. |
V Encontro de Estudos Ciências e Cultura. " Literatura & Jogo - Narrativas, Discursos, Representações e Mitos, 2012 (Congresso). Nome do evento: V Encontro de Estudos Ciências e Cultura. " Literatura & Jogo - Narrativas, Discursos, Representações e Mitos; Nome da Instituição: Universidade Fernando Pessoa; Cidade do evento: Ponte de Lima / UFP. |
Outro tipo de participação Other kind of participation |
1. |
7º Congreso International de Peritos en Documenstoscopia, 2012 (Congresso). Nome do evento: 7º Congreso International de Peritos en Documentoscopia; Nome da Instituição: Sociedad Internacional de Peritos en Documentoscopia - SIPDO, Sociedad Atlántica de Criminálistica y Ciencias Forenses; Cidade do evento: Las Palmas / Palacio de Congresos de Canarias / Auditorio alfredo Kraus. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Mesquita, Francisco. Projetica, desde 2018/07/02, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Londrina/PR - Brasil.
|
2. |
Mesquita, Francisco; António Fernando Cascais; António José Ferreira Bento; Frederico Lopes; Isabel Ferin Cunha; João Canavilhas; João Carlos Correia; Joaquim Mateus Paulo Serra; Jorge Martins Rosa; Jorge Pedro Sousa; osé Luis Garcia; José Rebelo; Luís Carlos Nogueira; Marcial Murciano Martínez; Margarida Medeiros; Marisa Torres; Moisés de Lemos Martins; Nelson Zagalo; Rosa Cabecinhas; Teresa Ruão; Tito Cardoso e Cunha. Revista Comunicando, desde 2011/11/11, Função ou tipo de participação: Corpo editorial.
|
3. |
Mesquita, Francisco; Rui Estrada; Maria do Carmo; Paulo Seixas. Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa, desde 2008/06/14, Função ou tipo de participação: Corpo editorial, Editora: Universidade Fernando Pessoa. |
4. |
Mesquita, Francisco. 100 comentários, de 1991/06/03 até 1993/07/03, Função ou tipo de participação: Corpo editorial. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Produção artística/cultural
Artistical/cultural production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
56 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
6 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
4 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
2 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
3 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
2 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
1 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
39 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
30 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
9 |
Textos em jornais ou revistas Texts in journals or magazines |
8 |
Jornais de notícias Newspapers |
1 |
Produção técnica Technical production |
84 |
Software sem registo ou patente Software without patent or official record |
1 |
Produtos com registo ou patente Products with patent or official record |
1 |
Processos ou técnicas Processes or techiniques |
1 |
Processos ou técnicas com registo ou patente Processes or techiniques with patent or official record |
1 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
81 |
Produção artística/cultural Artistical/cultural production |
25 |
Dados complementares (Additional data) |
253 |
Orientações Orientations |
86 |
Outros Trabalhos Other production |
2 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
156 |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
2 |
Participação em Eventos Event participation |
3 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
4 |
Visualizações do curriculum [
5974
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
01-09-2019
às
11:10:40
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|