Giulia Lamoni
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
04/04/2019 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Giulia Lamoni |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Lamoni, Giulia |
Categoria profissional
Position |
Investigador FCT |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2008 |
Mestrado Master degree |
Master Profissionnel L'Art Contemporain et son exposition
(1 anos » years)
.
Universite de Paris IV (Paris-Sorbonne),
França. Com o tipo » With the type:
Reconhecimento » Acknowledgement.
|
2008 |
Doutoramento Phd |
Doctorat en Arts et Sciences de l'art, option: Esthétique.
Universite de Paris I (Pantheon-Sorbonne),
França. Com o tipo » With the type:
Reconhecimento » Acknowledgement.
|
2003 |
Mestrado Master degree |
MPhil in Textual and Visual Studies
(1 anos » years)
.
Trinity College, Dublin,
Irlanda. Com o tipo » With the type:
Reconhecimento » Acknowledgement.
|
2000 |
Licenciatura Licentiate degree |
Maîtrise en Littérature Générale et Comparée
(4 anos » years)
.
Universite de Paris III (Sorbonne-Nouvelle),
França. Com o tipo » With the type:
Reconhecimento » Acknowledgement.
|
Formação complementar ( studies)
2004-2004 |
Curso de curta duração Short course |
No Vitrines, No artists, No Museums: Just a Lot of People with R.Tiravanija.
Domus Academy, Milano / Telecom Italia Future Center Venezia,
Itália.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Universidade Nova de Lisboa |
Nov/2016-Actual |
Investigador FCT |
Nov/2010-Nov/2016 |
Investigador bolseiro FCT em Pós-Doutoramento |
Abr/2013-Nov/2016 |
Investigador associado |
Universidade Nova de Lisboa |
Fev/2017-Jun/2018 |
Professora Auxiliar Convidada |
Fev/2016-Jun/2016 |
Professora Auxiliar Convidada |
Musée National d´art moderne / Centre Pompidou |
Jan/2010-Jul/2010 |
Assistente de curadoria / Chargée d´études |
Set/2008-Jun/2009 |
Assistente de curadoria / Chargée d’études |
Université Charles de Gaulle Lille 3 |
Set/2004-Ago/2006 |
Leitora de Italiano |
Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Universidade Nova de Lisboa |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade Nova de Lisboa |
Curso»Academic program: Licenciatura em História da Arte Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Sociologia da Arte (leccionada com Bruno Marques)(Docente)
- Historia das Artes Não Ocidentais (leccionada com Ana Balona de Oliveira)(Docente)
- Historia das Artes Não Ocidentais(Docente)
|
Curso»Academic program: Mestrado (opção Livre proposta pelo IHA FCSH UNL) Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Contemporary Art in Latin America: Transnational Perspectives (leccionada com Margarida Brito Alves)(Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em História da Arte Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Sociologia da Arte(Docente)
|
Linhas de Investigação (Research fields)
1. |
IHA / Estudos de Arte Contemporânea / Research Group: Transnational Perspectives on Contemporary Art |
|
Domínio Científico:
Humanidades / Área Científica:
Artes.
Domínio Científico:
Humanidades / Área Científica:
Outras Humanidades.
Palavras-chave:
Art and Feminisms; Contemporary Art and Migratory Processes; Contemporary art in Latin America; Artistic Networks in the 1960s.
|
2. |
Contemporary Art and Feminisms |
|
|
3. |
Contemporary Artistic Practices and Migratory Processes |
|
|
4. |
Contemporary Art in Latin America: Transnational Perspectives |
|
|
5. |
Co-coordenadora da Linha de Investigação "Transnational Perspectives on Contemporary Art" / Grupo Estudos de Arte Contemporânea
IHA
|
|
|
6. |
Grupo de Investigação em Género, Artes & estudos Pós-coloniais |
|
|
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável Participation as responsible Researcher |
2016- Pop, Experimental, Political. Women, Art and the Global Sixties in Latin America |
Referência do projeto»Project reference: IF/00537/2015.
|
2018-2019 Artists and Radical Education in Latin America, 1960s-1970s |
Referência do projeto»Project reference: IF/00537/2015.
|
2010-2016 Projecto de pós-doutoramento: Perspectivas feministas sobre arte contemporânea no Brasil e em Portugal |
Referência do projeto»Project reference: SFRH / BPD / 70786 / 2010.
|
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2018-2021 Mulheres, artes e ditadura os casos de Portugal, Brasil e dos países africanos de língua portuguesa |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/ART-OUT/28051/2017.
|
2018-2020 MODERNIDAD(ES) DESCENTRALIZADA(S): ARTE, POLITICA Y CONTRACULTURA EN EL EJE TRANSATLANTICO DURANTE LA GUERRA FRIA II MoDe(s)2 |
Referência do projeto»Project reference: HAR2017-82755-P.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Italiano (Bem), Português (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem). |
Fala Speaking |
Italiano (Bem), Português (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem). |
Lê Reading |
Italiano (Bem), Português (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem). |
Escreve Writing |
Italiano (Bem), Português (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem). |
Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2012 |
Bolsa Paper USA,
Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.
|
2014 |
Auxilio de Pesquisa nos Acervos do Museu de Arte Contemporânea na USP,
Universidade de São Paulo (Brasil).
|
2014 |
Bolsa Paper USA,
Fundação Luso-americana para o Desenvolvimento.
|
2015 |
Bourse de recherche à Paris 2015 / Travel Grant,
Institut National d'Histoire de l´Art (INHA), Paris.
|
2010 |
Post-Doctoral Fellowship,
FCT Portugal.
|
2017 |
Brooks International Fellow ,
Delfina Foundation / Tate Modern Curatorial.
|
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual |
Instituto de Historia da Arte, UNL FCSH, Membro.
Membro.
|
Jul/2017 - Actual |
LASA: Latin American Studies Association, Membro.
|
Mar/2017 - Actual |
AAH: Association for Art History, Membro.
|
Dez/2015 - Actual |
Research Network Critical Transcultural Perspectives, Membro.
|
Abr/2013 - Actual |
GAPS CEHUM, Outros (especifique).
Membro colaborador.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Lamoni, Giulia; Alves, Margarida B; Serra, Filomena. 2018. Co-Habitar (cat. exp.). ed. 1. Lisboa: Documenta. |
|
|
|
2. |
Lamoni, Giulia. ed. 2017. Eugénia Mussa: Meridiano Pacífico (cat. exp.) ed. 1. Lisboa: EGEAC. |
|
|
|
3. |
Lamoni, Giulia; Alves, Margarida B; Costa, Pedro; Saldanha, José L; Soares, Ana I; Tavares, Miriam. eds. 2016. Flaneûr: New Urban Narratives ed. 1. Lisboa: Procur.arte. |
|
|
|
4. |
Lamoni, Giulia; Alves, Margarida B; Lopes, Rui O. eds. 2015. Global Trends in Modern and Contemporary Islamic Art ed. 1. Lisboa: FBAUL. |
|
|
|
5. |
Lamoni, Giulia; Autor: Camille M. e. c. c. G. L. 2010. Artistes Femmes de 1905 à nos jours. ed. 1, 1 vol.. Paris: Centre Pompidou. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Lamoni, Giulia; Alves, Margarida B; Serra, Filomena. 2018. O problema da co-habitação. In Co-habitar (cat. exp), 11 - 18. . Lisboa: Documenta. |
|
|
|
2. |
Lamoni, Giulia. 2017. “Baralhando as cartas e multiplicando as imagens. Algumas notas acerca da obra de Cybele Varela” (no prelo). In Cybèle Varela. Tropicalismo Remixed (cat. exp.), 44 - 45. . Milano: Silvana Editore. |
|
|
|
3. |
Lamoni, Giulia. 2017. “Eugénia Mussa: Meridiano Pacífico”. In Eugénia Mussa: Meridiano Pacífico (cat. exp.), 9 - 15. . Lisboa: EGEAC. |
|
|
|
4. |
Lamoni, Giulia. 2016. “Philomela as Metaphor. Sexuality, Pornography and Seduction in the Textile Work of Tracey Emin and Ghada Amer” (2ª edição). In Contemporary Art and Classical Myth , ed. Isabelle Loring Wallace, Jennie Hirsch, 175 - 197. . Londres: Routledge. |
|
|
|
5. |
Lamoni, Giulia. 2016. "´… com imensas razões e um grande abraço´: Amplexos, abraços e outros enlaces no trabalho de José Escada". In Eu não evoluo, viajo. José Escada Retrospectiva (cat. exp.), n - n. . Lisboa: Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian. |
|
|
|
6. |
Lamoni, Giulia; Alves, Margarida B. 2016. "The Shell and the Oyster: On Making Domestic Space Public". In Flâneur: New Urban Narratives, 16 - 24. . Lisboa: Procur.arte. |
|
|
|
7. |
Lamoni, Giulia. 2015. “Unfolding the present: some notes on Brazilian ´pop´”. In The World Goes Pop (cat.exp.), ed. Jessica Morgan, Flavia Frigeri, 59 - 71. . London: Tate Publishing. |
|
|
|
8. |
Lamoni, Giulia. 2014. "Texto / Imagem: um percurso excêntrico". In Salette Tavares (cat. exp.), ed. Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, 37 - 47. . Lisboa: FCG. |
|
|
|
9. |
Lamoni, Giulia. 2013. “Adriana Varejão”, “Joana Vasconcelos”, “Sandra Vasquez de la Horra”, “Cybèle Varela”, “Jac Leirner”, “Helen Chadwick”, “Yolanda
Penteado". In Dictionnaire des créatrices, n/a - n/a. . Paris: Editions Des Femmes. |
|
|
|
10. |
Lamoni, Giulia. 2013. "'Ti darei un bacio': algumas considerações acerca de utopia e convivio em 'Autoritratto' de Carla Lonzi" . In Arte & Utopia (actas do colóquio), n/a - n/a. . Lisboa: Instituto de Historia da Arte / Estudos de Arte Contemporânea. |
|
|
|
11. |
Lamoni, Giulia. 2012. “Domesticity Disrupted: Space and Gender in Ana Vieira's work of the 1970s". In Estética, cultura material e Diálogos intersemióticos (Actas do XIII Colóquio de Outono), ed. org. Ana Gabriela Macedo, Carlos Mendes de Sousa, Vitor Moura, 35 - 47. . Vila Nova de Famalicão: CEHUM/ Edições HUMUS. |
|
|
|
12. |
Lamoni, Giulia. 2012. Are you pro-porn or anti-porn?' Estratégias de apropriação, exploração critica e desvio do pornografico no trabalho de Cosey
Fanni Tutti e Annie Sprinkle". In Arte & Erotismo (Actas do colóquio), 295 - 311. . Lisboa: Instituto de Historia da Arte / Estudos de Arte Contemporânea. |
|
|
|
13. |
Lamoni, Giulia; Rimmaudo, Annalisa. 2011. “Entrevista a Mirtha Dermisache por Annalisa Rimmaudo y Giulia Lamoni” . In Mirtha Dermisache: Publicaciones y dispositivos editoriales (cat. exp.), ed. Pabellon de las Bellas Artes, Pontificia Universidad Católica Argentina, 8 - 16. . Buenos Aires: Editorial de la Universidad Católica Argentina. |
|
|
|
14. |
Lamoni, Giulia. 2011. “Philomela as Metaphor. Sexuality, Pornography and Seduction in the Textile Work of Tracey Emin and Ghada Amer”. In Contemporary Art and Classical Myth, ed. Isabelle Loring Wallace, Jennie Hirsh, 175 - 197. . Farnham: Ashgate. |
|
|
|
15. |
Lamoni, Giulia. 2011. “Linea Mentis: Irma Blank, Eva Sorensen, Gaspare”. In Linea Mentis (cat. exp.), 5 - 6. . Torino: Galleria Raffaella De Chirico. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Lamoni, Giulia. 2018. "“Diario de Vida” Cecilia Vicuña’s artistic practice in London (1972-1975) (A letter to Carla Macchiavello)", Revista de Estudios Globales & Arte Contemporáneo 5, 2018: 87 - 119.
|
|
|
|
2. |
Lamoni, Giulia; Alves, Margarida B. 2017. "Conexões Radicais: Feminismos, Curadoria e Colaboração", Faces de Eva: Estudos sobre a Mulher, 38: 39 - 55. |
|
|
|
3. |
Lamoni, Giulia. 2015. "‘‘Ti darei un bacio’: Notes on utopia and conviviality in Autoritratto by Carla Lonzi’", n.paradoxa international feminist art journal, 35: 76 - 83.
|
|
|
|
4. |
Lamoni, Giulia. 2015. "‘Seeing Through’, Migration, Home-making and Friendship in Lourdes Castro's Work of the 1960s and 1970s", Third Text 29, 135-136: 266 - 286.
|
|
|
|
5. |
Lamoni, Giulia; Zappia, Francesca. 2014. ""Weaving the Space We Still Call Home"", fkw journal: Zeitschrift für Geschlechterforschung und visuelle Kultur, 57: n - n.
|
|
|
|
6. |
Lamoni, Giulia. 2013. "“African masks, family photographs and open suitcases: Rosana Paulino, Mónica de Miranda and Maimuna Adam”", N.paradoxa international feminist art journal / “Africa and its diasporas”, 31: 5 - 14.
|
|
|
|
7. |
Lamoni, Giulia. 2013. "“(Domestic) Spaces of resistance: three artworks by Anna Maria Maiolino, Letícia Parente and Anna Bella Geiger”", Artelogie, Recherches sur les arts, le patrimoine et la littérature d’Amérique Latine, 5: na - na.
|
|
|
|
8. |
Lamoni, Giulia. 2012. "“Célia Domingues” (entrevista)", Faces de Eva, Estudos sobre a mulher, 28: 153 - 160. |
|
|
|
9. |
Lamoni, Giulia. 2008. "“Dé-couvrir. Ecriture et couture dans le discours autofictionnel de Tracey Emin“", Image & Narrative, Online Magazine of the Visual Narrative 9, 22: n/a - n/a.
|
|
|
|
10. |
Lamoni, Giulia. 2007. "“Les Eigenschriften d’Irma Blank. Le texte comme texture“", Textimage: revue d'étude du dialogue texte-image, Varia 1: n/a - n/a.
|
|
|
|
11. |
Lamoni, Giulia. 2004. "“Miti di un fare comune. Costruzione di un dialogo tra poesia e arti visive“", Contemporanea. Rivista di studi sulla letteratura e sulla comunicazione, 2: 95 - 109. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Lamoni, Giulia. 2017. "“Beyond the ‘Global Dream’: Transnational Challenges in the Modern and Contemporary art Museum", Wrong Wrong, 9: 0 - 0.
|
|
|
|
2. |
Lamoni, Giulia. 2014. "“cartazes para o museu do homem do nordeste by Jonathas de Andrade”", Manifesta Journal: Around Curatorial Practices, 17: 70 - 76.
|
|
|
|
3. |
Lamoni, Giulia. 2014. ""Autobiografia de todos: algumas notas sobre livros de artista(s)"", MARTE, 5: 73 - 85. |
|
|
|
4. |
Lamoni, Giulia. 2006. ""Sophie Podolski. Le Pays où tout est permis ou l’invention d’un nouveau langage"", Luna Park (nouvelle série), 3: 105 - 117. |
|
|
|
Textos em jornais ou revistas Texts in newspapers or magazines |
1. |
Lamoni, Giulia; Alves, Margarida B. 11 fev. 1914. ""Dentro e fora de uma colecção" interview with Pedro Lapa" Revista 4, 81 - 93. |
Prefácio, Posfácio Preface, Postface |
1. |
Lamoni, Giulia; Alves, Margarida B; Tavares, Miriam; Costa, Pedro; Saldanha, José L; Soares, Ana I. 2016. ""Introduction: New Urban Narratives of Flânerie?"". Lisboa. (Prefácio) |
2. |
Lamoni, Giulia; Alves, Margarida B; Sirois, Katherine. 2015. " "Editorial: Crise"". Lisboa. (Editorial) |
3. |
Lamoni, Giulia; Alves, Margarida B; Lopes, Rui O. 2015. ""Foreword: Global trends in Modern and Contemporary "Islamic" Art"". Lisboa. (Prefácio) |
1. |
Lamoni, Giulia; Alves, Margarida B. 2014. ""Museu"". Porto: Galeria Quadrado Azul. (Artigo) |
2. |
Lamoni, Giulia. 2011. "L'Angelo Muto". Alessandria: Edizioni dell'Orso. (Livro) |
Organização de evento Event organization |
1. |
Lamoni, Giulia; Marques, Bruno; Madeira, Claudia; Coutinho, Liliana; Oliveira, Feranando. What has love got to do with it? Performance Intimidade, Afetividade,2019 (Conferência / Organização). |
2. |
Lamoni, Giulia; Alves, Margarida B; Cruzeiros, Cristina P; Lopez, Paula B. Através, Desde, Para a América Latina: Redes, circulações e trânsitos artísticos dos anos 1960 à actualidade,2017 (Congresso / Organização). |
3. |
Lamoni, Giulia. Beyond the “global dream”: Exploring transnational ways of working together,2017 (Encontro). |
4. |
Lamoni, Giulia; Alves, Margarida B; Serra, Filomena. Programação paralela da exposição "Co-habitar",2016 (Encontro / Curadoria). |
5. |
Lamoni, Giulia; Alves, Margarida B; Morineau, Camille; PARIS, AWARE. Penetrable / Traversable / Habitable: Exploring spatial environments by women artists in the 1960s and 1970s,2016 (Congresso / Organização). |
6. |
Lamoni, Giulia; Alves, Margarida B; Salgado, Nuno R; Costa, Pedro; Tavares, Miriam; Soares, Ana. New Urban Narratives International Conference,2015 (Congresso). |
7. |
Lamoni, Giulia; Alves, Margarida B; Lopes, Rui O. Global Trends in Contemporary Islamic Art,2014 (Encontro). |
8. |
Lamoni, Giulia; Alves, Margarida B. Sur Les Traces de Lygia Clark... de Paola Anziché e Irene Dionisio: projecção do filme e mesa redonda,2013 (Outro / Curadoria). |
Outra produção artística/cultural Other artistical/cultural production |
1. |
Lamoni, Giulia; Alves, Margarida B. Co-curadoria de "I hope you will drop by someday, unannounced", projecto de Rabbya Naseer,2019. |
2. |
Lamoni, Giulia. Curadoria da exposição "Meridiano Pacífico" de Eugénia Mussa,2017. |
3. |
Lamoni, Giulia; Alves, Margarida B; Serra, Filomena. Co-curadoria da exposição "Co-Habitar" ,2016. |
4. |
Lamoni, Giulia; IV, Groupe M. L. C. e. s. e. P. Co-curadoria da exposição Aperçus avant impressions / Bétonsalon, Paris,2008. |
5. |
Lamoni, Giulia; Zappia, Francesca. Co-curadoria da performance: Tania Mouraud / Momentum: Back from India / Bétonsalon, Paris,2008. |
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Maura Castanheira Grimaldi, A imagem intangível: os usos da fotografia projetada na arte contemporânea., 2018. Tese (Comunicações e Artes) - Universidade Nova de Lisboa (Co-orientador). Orientadora: Margarida Medeiros. |
2. |
Catarina Marto, Declinações do vegetal na arte contemporânea, a partir de 1960: percepção, contexto e ecologia, 2016. Tese (Doutoramento em Estudos Artísticos) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador). Co-orientação: Prof. Margarida Brito Alves, Prof. Michael Marder. |
3. |
Mariana Marin Barbosa Gaspar, Territórios de fronteira: interação palavra-imagem na arte contemporânea portuguesa, 2015. Tese (Doutoramento em História da Arte) - Universidade Nova de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador). Orientação: Professora Margarida Brito Alves. |
4. |
Andreia Borges de Sá, A transgressão na contemporaneidade artística: performance e emancipação nos espaços artísticos e sociais, 2014. Tese (Doutoramento em Estudos Artísticos) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador). Co-orientação: Professor João-Mário Grilo. |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Margarida Firmino Vala Silva, Os Poderes do Abjeto na obra de três artistas latino-americanas, 2017. (Orientador). |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Lamoni, Giulia. Participação no júri de Teresa Meruje. Poses, Figurações, Poéticas e Metáforas do Corpo. O Caso Singular da Mulher Reclinada, 2016. Tese (Doutoramento em História da Arte) - Universidade Nova de Lisboa. |
2. |
Lamoni, Giulia. Participação no júri de Vanessa Badagliacca. Organic Materiality in 20th Century Art, 2016. Tese (História da Arte) - Universidade Nova de Lisboa. |
3. |
Lamoni, Giulia. Participação no júri de LUÍS HERBERTO NUNES. “Imagens Interditas? Limites e Rupturas em Representações Explícitas do Sexo no Pós-25 de Abril”, 2015. |
4. |
Lamoni, Giulia. Participação no júri de Bruno Marques. Julião Sarmento dentro do texto: reflexões sobre encontros e desencontros da critica com a sua obra, 2011. |
5. |
Lamoni, Giulia. Participação no júri de Margarida Brito Alves. O Espaço na criação artistica do século XX. Heterogeneidade, Tridimensionalidade, Performatividade, 2011. |
1. |
Lamoni, Giulia. Participação no júri de Nicoli Braga. "O Feminino e o Fotografico", 2018. Dissertação (História da Arte) - Universidade de Lisboa. |
2. |
Lamoni, Giulia. Participação no júri de Mafalda Marcos Silva. O Corpo é o Zero, Experimentalismo e participação. Os anos 90 da Arte Portuguesa, 2016. Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Universidade Nova de Lisboa. |
3. |
Lamoni, Giulia. Participação no júri de Inês Pereira Jorge. A Teia de Penélope - Encontros e Desencontros entre a Arte e o Artesanato na Época Contemporânea, 2014. |
4. |
Lamoni, Giulia. Participação no júri de Henrique Coelho. Pintura de paisagem em Portugal no século XX, 2012. |
Participação em eventos Event participation |
Participação como Keynote Speaker Participation as Keynote Speaker |
1. |
Artistas e educação radical na América Latina (1960-1970): Ecos na Atualidade, 2019 (Workshop). Nome do evento: Laboratório de crítica; Nome da Instituição: Centro Cultural Banco do Brasil; Cidade do evento: São Paulo / Centro Cultural Banco do Brasil. |
2. |
"Artists and Radical Education in Latin America, 1960s-1970s": Presentation of the research project, 2019 (Seminário). Nome do evento: "Artists and Radical Education in Latin America, 1960s-1970s": Presentation of the research project; Nome da Instituição: Ateliê 397; Cidade do evento: São Paulo / Ateliê 397. |
3. |
"Artists an Radical Education in Latin America: 1960s-1970s", 2018 (Conferência). Nome do evento: Public Presentation of the Project ARTISTS AND RADICAL EDUCATION IN LATIN AMERICA, 1960S—1970S; Nome da Instituição: Institutsgebäude; Cidade do evento: Viena / Akademie der bildenden Künste Wien, Institutsgebäude. |
4. |
"As artistas brasileiras e a gravura: cultura popular e política nos anos 60 e 70", 2018 (Seminário). Nome do evento: Ciclo de seminários Womanart #2; Nome da Instituição: GAPS/ CEHUM; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho. |
5. |
“Arte e politica na América Latina nos anos 1960-1970: centros ex-cêntricos”, 2017 (Encontro). Nome do evento: ciclo de debates "É a guerra mas não tem de ser"; Nome da Instituição: Museu do Aljube. |
6. |
"Mapeando Redes Artísticas Transnacionais: Mulheres, Artes e Migrações", 2016 (Congresso). Nome do evento: Itinerâncias Críticas #28 / ciclo de conferências em estudos pós-coloniais e de género; Nome da Instituição: CEHUM; Cidade do evento: Braga. |
7. |
“Auto-retrato colectivo”, 2015 (Encontro). Nome do evento: Gender Trouble / conferência de Giulia Lamoni e Francesca Rayner; Nome da Instituição: Teatro Maria Matos; Cidade do evento: Lisboa. |
8. |
“O Brasil de Tropicália, da música às artes visuais”, 2015 (Seminário). Nome do evento: seminário A imaginação do Brasil: nação, cultura e política,; Nome da Instituição: UNIPOP; Cidade do evento: Lisboa / Teatro A Barraca. |
9. |
" Weaving the spaces we still call home: Textiles, location, gender (and beyond)", 2014 (Conferência). Nome do evento: Lecture Series Art – Research – Gender; Nome da Instituição: Universität für angewandte Kunst Wien; Cidade do evento: Viena. |
10. |
“Mulheres artistas no Brasil: algumas perspectivas criticas”, 2013 (Seminário). Nome do evento: Seminarios de doutoramento CEHUM/Literatura, Itinerários criticos; Nome da Instituição: CEHUM; Cidade do evento: Braga. |
11. |
“Casas moveis, transparentes, abertas, com multiplas localizações... Notas sobre o 'habitar' no trabalho de algumas artistas
contemporâneas”, 2013 (Seminário). Nome do evento: III Summer School CEHUM; Nome da Instituição: CEHUM; Cidade do evento: Braga. |
12. |
“Desenhar a ilegibilidade: grafías e livros de artistas de Irma Blank e Mirtha Dermisache”, 2012 (Seminário). Nome do evento: Seminarios de Doutoramento em Historia da Arte; Nome da Instituição: UNL FCSH; Cidade do evento: Lisboa. |
Participação como Membro da Comissão Científica Participation as Member of the Program Committee |
1. |
What has love got to do with it? Performance Intimidade, Afetividade, 2019 (Conferência). Nome do evento: What has love got to do with it? Performance Intimidade, Afetividade; Cidade do evento: Lisboa / Culturgest. |
2. |
Género na Arte de Países Lusófonos: Corpo, Sexualidade, Identidade, Resistência, 2017 , 2017 (Simpósio). Nome do evento: Género na Arte de Países Lusófonos: Corpo, Sexualidade, Identidade, Resistência, 2017 (Simpósio); Nome da Instituição: Museu do Chiado, CHAIA-UE, CICS.NOVA; Cidade do evento: Lisboa / FCSH-UNL. |
3. |
Através, Desde, Para a América Latina: Redes, circulações e trânsitos artísticos dos anos 1960 à actualidade, 2017 (Congresso). Nome do evento: Através, Desde, Para a América Latina: Redes, circulações e trânsitos artísticos dos anos 1960 à actualidade; Nome da Instituição: IHA/FCSH; CIEBA-FBAUL; MO(DES); Lisboa 2017 Capital Ibero-Americana da Cultura; Cidade do evento: Lisboa / FSCH. |
4. |
Penetrable / Traversable / Habitable: Exploring spatial environments by women artists in the 1960s and 1970s, 2016 (Congresso). Nome do evento: Penetrable / Traversable / Habitable: Exploring spatial environments by women artists in the 1960s and 1970s; Nome da Instituição: IHA/FSCH; AWARE Paris; FCG; Cidade do evento: Lisboa / CAM-Fundação Calouste Gulbenkian. |
5. |
Flâneur - New Urban Narratives International Conference, 2015 (Congresso). Nome do evento: Flâneur - New Urban Narratives International Conference; Nome da Instituição: Procur.arte / IHA-FCSH-UNL / Dinamia - ISCTE / CIAC- UAlg; Cidade do evento: Lisboa / Teatro São Luiz. |
6. |
Global Trends in Contemporary Islamic Art, 2014 (Encontro). Nome do evento: Global Trends in Contemporary Islamic Art; Nome da Instituição: CIEBA-FBAUL / IHA-FCSH; Cidade do evento: Lisboa. |
7. |
Lisbon Street Art & Urban Creativity International Conference, 2014 (Congresso). Nome do evento: Lisbon Street Art & Urban Creativity International Conference; Nome da Instituição: Instituto de História da Arte / Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes; Cidade do evento: Lisboa. |
Participação como Moderador Participation as Chairman |
1. |
What has love got to do with it? Performance Intimidade, Afetividade, 2019 (Conferência). Nome do evento: What has love got to do with it? Performance Intimidade, Afetividade; Cidade do evento: Lisboa / Culturgest. |
2. |
Através, Desde, Para a América Latina: Redes, circulações e trânsitos artísticos dos anos 1960 à actualidade, 2017 (Congresso). Nome do evento: Através, Desde, Para a América Latina: Redes, circulações e trânsitos artísticos dos anos 1960 à actualidade; Nome da Instituição: IHA/FCSH; CIEBA-FBAUL; MO(DES); Lisboa 2017 Capital Ibero-Americana da Cultura; Cidade do evento: Lisboa / FCSH. |
3. |
Penetrable / Traversable / Habitable: Exploring spatial environments by women artists in the 1960s and 1970s, 2016 (Congresso). Nome da Instituição: IHA/FCSH; AWARE Paris; FCG; Cidade do evento: Lisboa / CAM-Fundação Calouste Gulbenkian. |
4. |
Flâneur - New Urban Narratives International Conference, 2015 (Congresso). Nome do evento: Flâneur - New Urban Narratives International Conference; Nome da Instituição: Procur.arte / IHA-FCSH-UNL / Dinamia - ISCTE / CIAC- UAlg; Cidade do evento: Lisboa / Teatro São Luiz. |
5. |
Lisbon Street Art & Urban Creativity International Conference, 2014, 2014 (Congresso). Nome do evento: Lisbon Street Art & Urban Creativity International Conference, 2014. |
6. |
Panel "Utopia as Dislocation", 2014 (Congresso). Nome do evento: 4th EAM International Conference; Cidade do evento: Helsinki. |
7 |
Seguindo o Rasto de Lygia Clark, 2013 (Mesa-Redonda). Nome do evento: Seguindo o Rasto de Lygia Clark; Nome da Instituição: IHA FCSH / Museu Berardo; Cidade do evento: Lisboa / Museu Berardo. |
Participação como Relator Participation as Commentator |
1. |
Latin American Studies Association Conference, 2018 (Congresso). Nome do evento: Panel Cuerpos Explícitos: Desire and Violence in Latin American and Latinx Performance Art, 1970 to the present (PART I); Nome da Instituição: LASA. |
Outro tipo de participação Other kind of participation |
1. |
"Ler e Reler Tício Escobar, desde Portugal", 2019 (Conferência). Nome do evento: Dia do Paraguay; Nome da Instituição: FCSH UNL; Cidade do evento: Lisboa / FCSH UNL. |
2. |
"Who were our mothers in 1968? Historical traces, art and feminism", 2019 (Seminário). Nome do evento: Spectres of others ’68: Aesthetic Genealogies and Global Activism; Nome da Instituição: Universidade de Barcelona; Cidade do evento: Barcelona / Barcelona. |
3. |
Uma curadoria feminista?, 2018 (Congresso). Nome do evento: Curso de Verão "Curadoria e outra(s) história(s): disputas, narrativas e produção de conhecimento"; Nome da Instituição: Escola de Verão FCSH UNL. |
4. |
The Margin as a Space of Connection: Mira Schendel, Amélia Toledo and Salette Tavares in Lisbon, 2018 (Congresso). Nome do evento: Arrival Cities: Migrating Artists and New Metropolitan Topographies; Cidade do evento: Munich / Zentralinstitut für Kunstgeschichte (ZI), Munich. |
5. |
"Alicia Barney’s ‘Diario Objecto’ or Sculpture as a Trace”, 2018 (Congresso). Nome do evento: RETHINKING THE PAST International Conference Memory / Archive / Document – Arts and Architecture; Cidade do evento: Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian. |
6. |
"Tearing an Object: Exploring the Tension Between Abstraction and Reality in Amelia Toledo’s Works on Paper", 2018 (Congresso). Nome do evento: 6th International EAM Conference; Nome da Instituição: European Network of Avant-garde and Modernism Studies; Cidade do evento: Munster / Munster University. |
7. |
“´A community of creation´: Anna Bella Geiger´s art courses at MAM RJ", 2018 (Simpósio). Nome do evento: Decolonizing Third World Feminism: Latin American Women Artists (1960-1980); Nome da Instituição: Haus der Kunst; Cidade do evento: Munich / Haus der Kunst. |
8. |
Conversas na Biblioteca, 2018 (Encontro). Nome do evento: Conversas na Biblioteca; Nome da Instituição: Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian; Cidade do evento: Lisboa / Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian. |
9. |
"Narrativas e ´contra-narrativas´ da arte dos anos 70, a partir da América Latina, 2017 (Mesa-Redonda). Nome do evento: exposição Potência de Adversidade: Arte da América Latina nas coleções em Portugal; Nome da Instituição: EGEAC; Cidade do evento: Lisboa / Pavilhão Branco. |
10. |
“Para fazer uma obra de arte, é necessário habitar uma casa? Diálogos entre arte e feminismo em Portugal”, 2017 (Congresso). Nome do evento: Colóquio Género na arte; Cidade do evento: Lisboa / FCSH UNL. |
11. |
“‘dear Marc, ... ici un travail fou s´annonce...’: Al Berto nos arquivos da revista Luna Park”, 2017 (Simpósio). Nome do evento: Colóquio ‘O que vejo já não se pode cantar – Al Berto’; Nome da Instituição: Casa Fernando Pessoa; Cidade do evento: Lisboa / Casa Fernando Pessoa. |
12. |
“A Community of Creation: Anna Bella Geiger´s art courses at MAM RJ”, 2017 (Congresso). Nome do evento: Association of Art Historians Annual Conference; Nome da Instituição: AAH; Cidade do evento: Loughborough / Loughborough University. |
13. |
“Leonor Antunes’ ‘Research Imagination’”, 2017 (Congresso). Nome do evento: Conference Transnational Portuguese Women Artists; Cidade do evento: Oxford / Wadham College. |
14. |
"Transnational challenges in the modern and contemporary art museum", 2017 (Congresso). Nome do evento: Museum Reader; Nome da Instituição: IHA/FCSH; Cidade do evento: Lisboa / MNAC. |
15. |
"Exploring the role of friendship in transnational artistic networks: Lourdes Castro in Paris (1960s-1970s)", 2016 (Congresso). Nome do evento: International Conference Global Art Challenges; Nome da Instituição: Universidad de Barcelona; Cidade do evento: Barcelona / Universidad de Barcelona / MACBA. |
16. |
"We do not come from the same place...How come we speak the same language?, 2016 (Simpósio). Nome do evento: Symposium Feminisms and Curatorial Collaborations; Nome da Instituição: Middlesex University London; Cidade do evento: London / Institute of Contemporary Art, London. |
17. |
“Exploring Cecilia Vicuña´s Ruca Abstracta (1974) and A Journal of Objects for the Chilean Resistance (1973- 1974): Space,
Places and Processes of Migration”, 2016 (Congresso). Nome do evento: Penetrable / Traversable / Habitable: Exploring spatial environments by women artists in the 1960s and 1970s; Nome da Instituição: IHA / AWARE / CAM FCCG; Cidade do evento: Lisboa / Centro de Arte Moderna Fundação Calouste Gulbenkian. |
18. |
“Objects/Resistance: Envisioning Responsibility in Cecilia Vicuña’s Work”, 2015 (Congresso). Nome do evento: graduate conference Social Responsibility and Art since the 1960s,; Nome da Instituição: Essex University. |
19. |
“Maria Helena Vieira da Silva numa perspectiva transnacional”, 2015 (Encontro). Nome do evento: Olhares sobre Maria Helena Vieira da Silva; Nome da Instituição: Festival Internacional de Cinema Etnográfico de Portugal; Cidade do evento: Lisboa / Fundação Arpad Szenes Vieira da Silva. |
20. |
“Drawing transnational networks: feminist perspectives on contemporary art in Portugal, Brazil, and beyond”, 2015 (Congresso). Nome do evento: Workshop “The ´discovery´of queerness. Intricate trails of a travelling concept” (org. Melanie Klein); Cidade do evento: Haus Kulturen der Welt Berlin / Conference Present’s disjunctive unity. Constructing and deconstructing histories of contemporary cultural and aesthetic practices
. |
21. |
“Objects / Resistance: Political dimensions of Cecília Vicuña’s work”, 2014 (Congresso). Nome do evento: XVI Colóquio de Outono; Nome da Instituição: CEHUM; Cidade do evento: Braga. |
22. |
"The trans-figurative power of shadows: home and/as theatre in Lourdes Castro´s work", 2014 (Simpósio). Nome do evento: Trans-Figurations: Feminism, Art and Global Futures; Nome da Instituição: University of Loughborough; Cidade do evento: Leicester / New Walk Museum. |
23. |
“I would give you a kiss. Notes on utopia and conviviality in Autoritratto by Carla Lonzi”, 2014 (Congresso). Nome do evento: 4th EAM International Conference; Nome da Instituição: EAM; Cidade do evento: Helsinki. |
24. |
Talk, Mira Schendel exhibition, 2014 (Encontro). Nome do evento: Mira Schendel exhibition; Nome da Instituição: Museu Serralves; Cidade do evento: Porto. |
25. |
“Lourdes Castro: a transnational cartography”, 2014 (Congresso). Nome do evento: College Art Association 102nd conference; Nome da Instituição: CAA; Cidade do evento: Chicago. |
26. |
"'Ti darei un bacio': Algumas considerações sobre utopia e convivio em 'Autoritratto' de Carla Lonzi, 2013 (Congresso). Nome do evento: Coloquio internacional Arte & Utopia; Nome da Instituição: FCSH; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Nova de Lisboa. |
27. |
“Babies, Boxes and Militaries: Brazilian female artists and Pop in the sixties", 2013 (Simpósio). Nome do evento: GLOBAL Pop Symposium; Nome da Instituição: Tate Modern; Cidade do evento: Londres. |
28. |
“Looking inland /looking at the sea”, 2013 (Mesa-Redonda). Nome do evento: Art Connect Panel Discussion: Women Artists from Africa and its diaspora; Nome da Instituição: Tiwani gallery; Cidade do evento: Londres. |
29. |
“Speaking in silence: women making art under conditions of political oppression, Portugal / Brazil 1960-80", 2012 (Congresso). Nome do evento: Sarah Lawrence's Annual Women History Conference / Women, the Arts and Activism; Nome da Instituição: Sarah Lawrence College; Cidade do evento: Bronxville (New York). |
30. |
“Spaces of resistance: space, gender and political dissent in the work of Brazilian artists Anna Maria Maiolino, Anna Bella
Geiger, and Letícia Parente", 2012 (Congresso). Nome do evento: X Jornadas Internacionales de la Mujer / Negotiating Gendered Spaces; Nome da Instituição: Universidad Complutense de Madrid; Cidade do evento: Madrid. |
31. |
"Brazilian Babies Suck Coca-Cola', Women Artists and Brazilian New Figuration in the Late Sixties", 2012 (Congresso). Nome do evento: Third Annual Feminist Art History Conference; Nome da Instituição: American University; Cidade do evento: Washington. |
32. |
“Are you pro-porn or anti-porn?' Estratégias de apropriação e desvio do pornográfico na obra de Cosey Fanni Tutti e Annie
Sprinkle", 2011 (Congresso). Nome do evento: Colóquio Arte e Erotismo; Nome da Instituição: IHA Universidade Nova de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa. |
33. |
“Feminine, Feminist, Political? Women Artists and Textile Materials in the U.S. and Portugal since the end of the 1990s", 2011 (Congresso). Nome do evento: International Conference Women and the Arts: Dialogues in female creativity in the U.S. and beyond; Nome da Instituição: Universidade de Lisboa, ULICES; Cidade do evento: Lisboa. |
34. |
“Domestic Peace Disrupted: gender and space in Ana Vieira's work", 2011 (Congresso). Nome do evento: XIII Colóquio de Outono: Estética, cultura material e Diálogos intersemióticos; Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga. |
35. |
"Livres ouverts / Ouvrir les livres : le livre d’artiste selon Irma Blank", 2008 (Encontro). Nome do evento: Journée d’études Publications d’artistes : travaux en cours; Nome da Instituição: Université de Rennes II; Cidade do evento: Rennes. |
36. |
“Ur-buch ovvero Romanzo blu. La collaboration entre Irma Blank et Marosia Castaldi", 2007 (Congresso). Nome do evento: International Conference Quand les écrivains se font critiques des autres arts; Nome da Instituição: UMB de Strasbourg; Cidade do evento: Strasbourg. |
37. |
“Grafting Images on the Text. The Creative Dialogue between poet Edoardo Sanguineti and artist Carol Rama”, 2006 (Simpósio). Nome do evento: Postgraduate Conference Incorporation in Literature; Nome da Instituição: University of Edinburgh; Cidade do evento: Edinburgh. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Lamoni, Giulia. Artl@s Bulletin, de 2018/04/25 até 2018/06/25, Função ou tipo de participação: Reviewer. |
2. |
Lamoni, Giulia. Visual Resources, de 2016/08/30 até 2016/10/31, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Taylor & Francis. |
3. |
Lamoni, Giulia; Margarida Brito Alves; Katherine Sirois. Revista de História da Arte - Nº12: Crise / Crisis, de 2014/12/18 até 2015/12/18, Função ou tipo de participação: Editor, Editora: Instituto de História da Arte. |
4. |
Lamoni, Giulia. Cadernos de Arte e Antropologia, de 2015/09/01 até 2015/10/15, Função ou tipo de participação: Reviewer. |
5. |
Lamoni, Giulia. TATE Papers, de 2015/08/10 até 2015/09/01, Função ou tipo de participação: Reviewer. |
6. |
Lamoni, Giulia. RIHA journal, de 2015/04/01 até 2015/08/10, Função ou tipo de participação: Reviewer. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Produção artística/cultural
Artistical/cultural production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
41 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
20 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
5 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
15 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
15 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
11 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
4 |
Textos em jornais ou revistas Texts in journals or magazines |
1 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
5 |
Produção técnica Technical production |
8 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
8 |
Produção artística/cultural Artistical/cultural production |
5 |
Dados complementares (Additional data) |
84 |
Orientações Orientations |
5 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
9 |
Participação em Eventos Event participation |
64 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
6 |
Outras informações relevantes
Giulia Lamoni. É Investigadora FCT no Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa desde Novembro 2016.
Foi Bolseira FCT em Pós-doutoramento na mesma instituição entre 2010 e 2016. O seu trabalho de investigação foca-se nas
relações entre arte contemporânea e feminismos, produção artística contemporânea e processos migratórios, e na história da
arte contemporânea na América Latina através da articulação de perspectivas transnacionais.
|
Visualizações do curriculum [
3003
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
01-09-2019
às
08:33:15
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|