Curriculum Vitae

Ana Luisa Rebelo de Oliveira Pires

Data da última atualização »Last update : 13/03/2019


Ana Luisa Rebelo de Oliveira Pires. É Professora Coordenadora no Instituto Politécnico de Setúbal. Publicou 21 artigos em revistas especializadas e 20 trabalhos em actas de eventos, possui 21 capítulos de livros e 5 livros publicados. Possui 37 itens de produção técnica. Participou em 19 eventos no estrangeiro e 24 em Portugal. Orientou 10 dissertações de mestrado, alem de ter orientado 7 monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização na área de Ciências da Educação. Recebeu 2 prémios e/ou homenagens. Entre 1992 e 2016 participou em 5 projectos de investigação. Actualmente coordena 1 projecto de investigação. Actua na área de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Nas suas actividades profissionais interagiu com 20 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: aprendizagem adultos, formação adultos e formação jovens.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=7702984456820408


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Ana Luisa Rebelo de Oliveira Pires
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Oliveira Pires, Ana Luisa
Categoria profissional
Position
Professor Coordenador
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
Instituto Politécnico de Setúbal
Escola Superior de Educação
Departamento de Ciências da Educação
ESE, IPS - Campus da Estefanilha
setubal
2914-504 Setúbal
Portugal
Telefone: (+351)265710800
Correio electrónico: ana.luisa.pires@ese.ips.pt
Homepage: não tem
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2002 Doutoramento
Phd

Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

1995 Mestrado
Master degree

Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

1984 Licenciatura
Licentiate degree

ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2005-2007 Pós-Doutoramento
Postdoctorate





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Instituto Politécnico de Setúbal
Mar/2007-Actual Professor Coordenador

ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Set/2004-Dez/2008 Professor Auxiliar

Universidade de Lisboa
Set/2010-Set/2012 Professor Auxiliar
Set/2003-Set/2007 Professor Auxiliar

Universidade Nova de Lisboa
Set/2002-Set/2004 Professor Auxiliar
Set/1998-Jul/2002 Assistente

Universidade Nova de Lisboa
Jan/1998-Dez/2001 Outra Situação

Instituto do Emprego e Formação Profissional
Out/1987-Dez/2001 Técnico Superior Principal





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Instituto Politécnico de Setúbal
Jan/2008-Actual Escola Superior de Educação
Linhas de investigação»Research fields:


Reconhecimento e Validação de Aprendizagens experienciais


Adultos no Ensino Superior


Políticas Educativas


Jan/2014-Dez/2016
Linhas de investigação»Research fields:


Arte e Educação






Atividades de Ensino (Teaching activities)
Instituto Politécnico de Setúbal
Mar/2007-Actual
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Análise de situações educativas(Docente)
  • Pedagogia e Formação ao Longo da Vida(Regente)
  • Seminários de Investigação Educacional(Regente)
  • Seminário de Investigação e Projecto I(Regente)
  • Seminário de Investigação e Projecto II(Regente)
  • Formação de Formadores(Regente)
  • Formação ao longo da vida(Regente)
  • Psicologia da Aprendizagem(Docente)
  • Formação e Desenvolvimento Profissional(Docente)




ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Set/2004-Dez/2008
Curso»Academic program: Mestrado Educação e Sociedade

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Educação e Desenvolvimento(Docente)




Universidade de Lisboa
Set/2010-Dez/2012
Curso»Academic program: Doutoramento em Formação de Adultos

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Educação e Formação de Adultos(Docente)
  • Seminários de Investigação(Docente)


Set/2004-Set/2007
Curso»Academic program: Mestrado em Formação de Adultos

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Seminários de Investigação(Docente)
  • Educação e Formação de Adultos(Docente)
  • Metodologias de Investigação(Docente)
  • Educação, Formação e Local(Docente)






Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Instituto Politécnico de Setúbal
Mar/2007-Actual
Membro de Conselho Científico


Abr/2008-Set/2009
Comissão de Especialistas da Formação de Professores, DGES, MCTES




Universidade Nova de Lisboa
Jan/2012-Dez/2016
Membro da Comissão de Acompanhamento de Tese da Doutoranda Zulmira Rodrigues


Jan/2012-Dez/2013
Membro da Comissão de Acompanhamento de Tese de Doutoramento de Filipa Canelas






Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Instituto Politécnico de Setúbal
Fev/2017-Actual
- Coordenador de Curso


Set/2007-Actual
- Director de Unidade


Set/2007-Actual
- Coordenador de Curso


Jan/2015-Jul/2017
- Chefe de Departamento


Set/2007-Jul/2010
- Coordenador de Curso






Atividades de Serviços técnicos especializados (Specialized technical services activities)
Instituto Politécnico de Setúbal
Set/2010-Actual
Serviço realizado»Executed service:

actividade docente






Atividades de Extensão Universitária (Other services rendered through University)
Instituto Politécnico de Setúbal
Mar/2007-Actual
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Apoio científico em programas de mestrado e de doutoramento noutras instituições de E.S.






Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)


Instituto Politécnico de Setúbal
Nov/2017-Dez/2017
Atividade realizada»Activity:

Mobilidade Erasmus+


Abr/2016-Abr/2016
Atividade realizada»Activity:

Mobilidade Internacional Erasmus+


Fev/2015-Fev/2015
Atividade realizada»Activity:

Mobilidade Erasmus+


Mai/2011-Mai/2011
Atividade realizada»Activity:

Mobilidade Erasmus+




Universidade de Lisboa
Jan/2005-Jan/2006
Atividade realizada»Activity:

Projecto FAP: Formação de Adultos em Portugal. Políticas e Práticas (1974-2004)”, Unidade de I&D de Ciências da Educação, Fundação da Universidade de Lisboa. Projecto POCI/CED 56690/2004, financiado pela FCT






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Reconhecimento e Validação de Aprendizagens experienciais
2. Adultos no Ensino Superior
3. Políticas Educativas
4. Arte e Educação




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável
Participation as responsible Researcher
2016-2018
Projecto Empowering E-Portfolio Process, ESE-IPS-Empowering E-Portfolio Process
Referência do projeto»Project reference: Erasmus+KA2.
Erasmus+KA2


Participação como Investigador
Participation as Researcher
2014-2016
Espaços Entre Arte e Educação
Referência do projeto»Project reference: Fundação Calouste Gulbenkian.

2007-2009
Educação e Desenvolvimento Humano no contexto da União Europeia - Análise Comparativa das Políticas Educativas Europeias à luz do paradigma da Aprendizagem ao Longo da Vida
Referência do projeto»Project reference: PDCT/CED/60425/2004.

2004-2006
Telos II – Aprendizagem ao Longo da Vida: avaliação de efeitos em diplomados do ensino superior
Referência do projeto»Project reference: POCTI/CED/46747/2002 FCT-UNL.

1998-2000
Project Whole Work Process Knowledge in Technological and Organizational Development - Work Process Knowledge in Technological and Organizational Development
Referência do projeto»Project reference: TSER.


Participação como Mestrando
Participation as Master degree student
1992-1994
Projecto Telos I - Estudo dos percursos escolares e profissionais de licenciados pela FCT \ UNL
Referência do projeto»Project reference: JNICT - FCT-UNL.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem).
Fala
Speaking
Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem).

Reading
Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem).
Escreve
Writing
Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Pouco).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
1996 M.A. Thesis Publication, Ministério da Educação.
2005 Ph.D Thesis Publication, FCT/MCES/F.C.Gulbenkian.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Assis, Maria; Oliveira Pires, A. L; Gomes, Elisabete; Gonçalves, Teresa; Pereira, Judith S. eds. 2017. Ensaios entre Arte e Educação ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-972-31-1592-5. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
2. Assis, Maria; Gomes, Elisabete; Pereira, Judith S; Oliveira Pires, A. L. eds. 2017. Spaces Between Art and Education ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-972-31-1597-0. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
3. Vasconcelos, António A; Figueiredo, Carla C; Alves, Mariana G; Pires, A. L. R. O. eds. 2014. Trabalhar (s) em rede em Educação. Dinâmicas de Cooperação ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-97487-6-7. Portugal: UIED - Coleção Educação e Desenvolvimento, FCT-UNL.
4. Pires, A. L. R. O. 2005. Educação e Formação ao Longo da Vida: análise crítica dos sistemas e dispositivos de reconhecimento e validação de aprendizagens e de competências. ed. 1, 1 vol., ISBN: 972-31-1093-8. lisboa: FCG/FCT.
5. Pires, A. L. R. O. 2000. Desenvolvimento pessoal e profissional. Um estudo dos processos e contextos de desenvolvimento das novas competências profissionais. ed. 1, 1 vol., ISBN: 972-742-129-6. lisboa: ME.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Duarte, Rogério; Oliveira Pires, A. L; Lacerda, Angela. 2018. Mature learners’ participation in higher education and flexible learning pathways .  In Contributions to Higher Engineering Education, , 33 - 55. ISBN: 978-981-10-8916. UK: Springer Nature Singapore.
2. Oliveira Pires, A. L. 2018. A Investigação na Formação de Educadores e Professores. Contributos para (re)pensar as práticas de formação inicial. .  In Investigação, Educação e Desenvolvimento, ed. M. Alves, E. Gomes, A. Domingos e J. Matos,, 17 - 34. ISBN: ISBN:978-989-689-. Lisboa: Colibri.
3. Gonçalves, Teresa; Gomes, Elisabete; Pires, Ana L. O. 2017. Formação contínua de professores e criação de espaços colaborativos e criativos no trabalho da educação: o projeto 10x10 da Fundação Calouste Gulbenkian.  In Ensino de didática: entre ressignificações e possibilidades, ed. Giseli Barreto da Cruz, Ana Teresa de Carvalho Correa de Oliveira, Maria das Graças Chagas de Arruda Nascimento, 157 - 178. ISBN: 978-85-444-1708-9. Curitiba: CRV.
4. Oliveira Pires, A. L; Gomes, Elisabete; Gonçalves, Teresa. 2017. Reinventing spaces between art and education - genesis, development and main conclusions of the research project.  In Spaces between Art and Education , ed. Maria de Assis, Elisabete Gomes, Judith Pereira, Ana Luisa de Oliveira Pires, 91 - 118. ISBN: 978-972-31-1597-0. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
5. Gomes, Elisabete; Oliveira Pires, A. L; Gonçalves, Teresa. 2017. Interrupções e Reinvenções. Interromper Automatismos e (re)inventar (tecnologias) de educação escolar.  In Ensaios Entre Arte e Educação, ed. Maria de Assis, Elizabete Gomes, Judith Pereira, Ana Luisa de Oliveira Pires, 259 - 283. ISBN: 978-972-31-1592-5. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
6. Oliveira Pires, A. L; Gomes, Elisabete; Gonçalves, Teresa. 2017. Teorizando espaços entre arte e educação: genése e desenvolvimento do projeto de investigação.  In Ensaios entre Arte e Educação, ed. Maria de Assis, Elizabete Gomes, Judith Pereira, Ana Luisa de Oliveira Pires, 239 - 258. ISBN: 978-972-31-1592-5. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
7. Oliveira Pires, A. L. 2016. Between Challenges and Trends of Lifelong Learning Higher Education and the Recognition of Prior Experiential Learning.  In Access and Expansion Post-Massification. Opportunities and Barriers to Further Growth in Higher Education Participation (2016) , ed. Ben Jongbloed & Hans Vossensteyn, 212 - 237. . Reino Unido: Routledge.
8. Oliveira Pires, A. L; Gonçalves, Teresa; Gomes, Elisabete. 2015. FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES E CONSTRUÇÃO DE SABERES PEDAGÓGICOS EM CONTEXTO: O PROJETO 10X10 DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN.  In Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento (III): Investigar práticas em contexto, ed. (Coord.) Ana Pereira, António Ângelo Vasconcelos, Catarina Delgado, Cristina Gomes da Silva, Fernanda Botelho, Jorge Pinto, José Duarte, Margarida Rodrigues e Marta Pinho Alves, 61 - 78. ISBN: 978-989-994. Setúbal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.
9. Oliveira Pires, A. L. 2014. European Inventory on validation on non-formal and informal learning 2014. Country Report Portugal.  In European Inventory on validation on non-formal and informal learning 2014, ed. European Comission, CEDEFOP, ICF international, 1 - 17. . Grécia: European Comission, CEDEFOP, ICF international.
10. Pires, A. L. R. O. 2011. European Inventory on Validation of Non- formal and Informal Learning 2010 Country Report: Portugal.  In European Inventory on Validation of Non- formal and Informal Learning 2010, ed. Manuel Souto Otero and Jo Hawley, 1 - 1. . http://www.cedefop.europa.eu/E: European Commission, DG Education and Culture and CEDEFOP.
11. Pires, A. L. R. O. 2011. Case Study: Recognition of prior experiential learning in Higher Education in Portugal.  In European Inventory on Validation of Non- formal and Informal Learning 2010, ed. Manuel Souto Otero and Jo Hawley, 1 - 1. . UK: European Commission, DG Education and Culture and Cedefop.
12. Pires, A. L. R. O. 2010. Aprendizagem ao Longo da Vida, Ensino Superior e Novos Públicos: uma perspectiva internacional.  In Aprendizagem ao Longo da Vida e Políticas Educativas Europeias: tensões e ambiguidades nos discursos e nas práticas de estados, instituições e indivíduos., ed. UIED Coleção Educação e Desenvolvimento, 107 - 138. ISBN: 978-989-691-034-1. Lisboa: UIED.
13. Oliveira Pires, A. L. 2010. Ensino Superior e novos públicos. Uma perspectiva internacional..  In Aprendizagem ao Longo da Vida e politicas educativas europeias, ed. Alves et al, 107 - 137. ISBN: ISBN:978-989-691-. Lisboa: UIED.
14. Pires, A. L. R. O. 2010. Reconhecimento e Validação de Competências. Políticas, Teorias e Práticas. .  In Competências - Cadernos Sociedade e Trabalho, ed. GEP - MTSS, 49 - 66. ISBN: 978-972-704-358-3. lisboa: GEP-MTSS.
15. Pires, A. L. R. O. 2009. Novos públicos no Ensino Superior em Portugal: contributos para uma problematização.  In Políticas de Formação de Jovens e Adultos no Brasil e em Portugal. , ed. Sonia Rummert, Rui Canário e Gaudêncio Frigotto, 191 - 212. ISBN: 978-85-228-0538-9. Rio de Janeiro: Editora da UFF.
16. Pires, A. L. R. O. 2008. Dinâmicas de Educação e Formação ao Longo da Vida: a perspectiva dos pós-graduados do ensino superior.  In Universidade e Formação ao Longo da Vida, ed. Celta / UIED, 115 - 144. ISBN: 978-972-774-254-7. Lisboa: Celta.
17. Oliveira Pires, A. L. 2008. Recognition of Prior Learning in HE in Portugal: emerging practices and discourses from an empirical researchhttp://hdl.handle.net/10400.26/17301.  In Anais da UIED, ed. UIED, 171 - 183. ISBN: 1645-1775. Lisboa: UIED, FCT-UNL.
18. Pires, A. L. R. O. 2007. Como vamos melhorar a educação nos próximos anos, tendo em vista construir um Portugal mais moderno e mais justo?.  In Aprendizagem ao Longo da Vida no Debate Nacional sobre Educação, ed. Conselho Nacional de Educação, 31 - 38. ISBN: 978-972-8360-46-9. Lisboa: CNE.
19. Pires, A. L. R. O. 2006. O reconhecimento e validação das aprendizagens adquiridas pela experiência e a investigação.  In Evaluation des Compétences et Apprentissages Experientiels. Savoirs, modèles et méthodes, ed. Educa, 437 - 450. ISBN: 972-8036-81-7. lisboa: educa.
20. Pires, A. L. R. O. 2006. O reconhecimento e validação das aprendizagens adquiridas pela experiência e a investigação.  In Evaluation des Compétences et Apprentissages Experientiels. Savoirs, modèles et méthodes, ed. Educa, 437 - 450. ISBN: 972-8036-81-71. Lisboa: Educa.
21. Pires, A. L. R. O. 2002. Dimensions of Work Process Knowledge.  In Work Process Knowledge, ed. Routledge, 106 - 118. ISBN: 0-415-27929-1. londres: Routledge.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Oliveira Pires, A. L; Rodrigues, Maria r; Pessoa, Ana M. 2018. "Transforming Pedagogy in Higher Education", HAMK Unlimited Journal 26.1.2018 1, 1: 1 - 10.
2. Oliveira Pires, A. L; Pinheiro, Augusto. 2018. "A investigação como eixo estruturante da formação de educadores de infância. Um balanço crítico do dispositivo posto em prática no Mestrado em Educação Pré-Escolar na ESE-IPS", Revista Mediaç@es, ESE-IPS 6, 2: 20 - 34.
3. Oliveira Pires, A. L; do Rosario R. M. 2018. "Teachers' work in a student-centred approach to ePortfolio", HAMK Unlimited Journal  1, 1: 1 - 1.
4. Oliveira Pires, A. L; do Rosario R. M. 2018. "Interests of the world of work and transparency in ePortfolio", Employers’ perspectives on ePortfolios. HAMK Unlimited Professional  1, 1: 1 - 10.
5. do Rosario R. M; Oliveira Pires, A. L. 2018. "An employer’s perspective on the use of ePortfolio – The Randstad Case", Employers’ perspectives on ePortfolios. HAMK Unlimited Professional  1, 1: 1 - 10.
6. Pinto, Jorge; do Rosario R. M; Oliveira Pires, A. L. 2018. "ePortfolio as a Learning and Assessment Tool", HAMK Unlimited Journal  1, 1: 1 - 10.
7. Oliveira Pires, A. L; do Rosario R. M. 2018. "Researching ePortfolios in Higher Education: Challenges and Possibilities.", HAMK Unlimited Journal  1, 1: 1 - 10.
8. Kunnari, Irma; Laurikainen, Marja; Oliveira Pires, A. L; Rodrigues, Maria r. 2017. "Supporting students’ ePortfolio process in Higher Education", HAMK Unlimited Journal 12.12.2017, 1: 1 - 6.
9. Oliveira Pires, A. L; Gomes, Elisabete; Gonçalves, Teresa. 2016. "Práticas pedagógicas e práticas artísticas na construção da escola como espaço tempo da democracia", MEDI@ÇÕES - Revista Online da ESE/IPS 4, 2: 6 - 23.
10. Oliveira Pires, A. L. 2016. "Recensão crítica do livro Fa(r)do Escolar", Revista Da Investigação ás Práticas 6, 2: 104 - 108.
11. Oliveira Pires, A. L. 2015. "EXPERIENCIALIDADE E COMPLEXIDADE. CONTRIBUTOS PARA PENSAR A FORMAÇÃO DE ADULTOS ", INTERACÇÕES Nº 37, PP. 83-99 (2015) 1, 37: 83 - 99.
12. Pires, A. L. R. O. 2012. "Educação e Formação ao Longo da Vida, das políticas às práticas educativas: o reconhecimento de adquiridos no Ensino Superior ", Actas do FORGES 2.ª Conferência Fórum do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa  1, 1: 1 - 14.
13. Pires, A. L. R. O. 2010. "Reconhecimento e validação das aprendizagens não formais e informais no ensino superior. Problemas e perspectivas", Revista Mediações, ESE- IPS 1, 2: 148 - 161.
14. Oliveira Pires, A. L. 2010. "Reconhecimento e Validação de Competências", Cadernos Sociedade e Trabalho nº XIII 1, 4: 81 - 90.
15. Pires, A. L. R. O. 2009. "Assessing, recognizing and certifying non-formal and informal learning: a contribution to its understanding. ", European Journal of Vocational Training nº 48  1, 48: 4 - 11.
16. Pires, A. L. R. O. 2009. "Adult Education and Lifelong learning. An empirical analysis of university post-graduates perspective", European Journal of Vocational Training  1, 46: 129 - 150.
17. Pires, A. L. R. O. 2007. "Reconhecimento e Validação das Aprendizagens Experienciais. Uma problemática educativa. ", Revista Sísifo, 2: 5 - 20.
18. Pires, A. L. R. O. 2007. "Aprendizagem ao Longo da Vida. Conceitos e Tendências.", Revista Meintegra nº3, Universidade do Minho 1, 3: 1 - 1.
19. Pires, A. L. R. O. 2004. "O reconhecimento e a validação das aprendizagens dos adultos: contributos para a reflexão educativa", Revista Trajectos, nº 4, ISCTE, Lisboa 1, 4: 1 - 1.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Oliveira Pires, A. L; do Rosario R. M. 2017. "Empowering students in Higher Education. Perspectives on ePorfolios contributions", Trabalho apresentado em European Association for Practitioner Research on Improving Learning 2017 , In EAPRIL Proceedings 2017, Hameenlinna, Finlândia.
2. Oliveira Pires, A. L. 2018. "Estratégias de investigação em formação inicial de educadores e professores em Portugal. Reinventando Paulo Freire nas práticas educativas", Trabalho apresentado em II Congresso Internacional Paulo Freire: o legado global , In Actas do II Congresso Internacional Paulo Freire: o legado global – 28 Abril - 1 Maio 2018., Belo Hozonte, Minas Gerais.
3. Rodrigues, Maria r; Oliveira Pires, A. L; Pessoa, Ana M. 2017. "O papel da interação entre pares e da tecnologia na aprendizagem: perceção de estudantes do ensino superior", Trabalho apresentado em X Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2017 - Aprender nas Nuvens, Learning in the Clouds, In Livro de Atas da X Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2017, Braga.
4. Rodrigues, Maria r; Oliveira Pires, A. L; Pessoa, Ana M. 2017. "Perspetivas de estudantes do ensino superior sobre a utilização de portefólios digitais. Um estudo exploratório na Licenciatura em Educação Básica", Trabalho apresentado em XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional, In Atas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional, Lisboa.
5. Rodrigues, Maria r; Oliveira Pires, A. L; Pessoa, Ana M. 2017. "Higher education students’ perspectives on the use of ePortfolios. An exploratory study in the context of the Degree in Basic Education", Trabalho apresentado em International Symposium on Computers in Education XIX, Simpósio Internacional de Informática Educativa, In Actas do Simpósio Internacional de Informática Educativa, Lisboa.
6. Gomes, Elisabete; Oliveira Pires, A. L; Gonçalves, Teresa. 2016. "Composições Interdiscursivas com as linguagens Pedagógica e Artística", Trabalho apresentado em XIII SPCE: fronteiras, diálogos e transições na educação . Viseu: Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação, In XIII SPCE: fronteiras, diálogos e transições na educação. Viseu: Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação. (Coords) Gomes, C. A., Figueiredo, M., Ramalho, H., & Rocha, J. , Viseu.
7. Duarte, Rogério; Oliveira Pires, A. L; Lacerda, Angela. 2016. "Increasing adult students’ learning opportunities with flexible learning pathways", Trabalho apresentado em TICAI 2016 -2nd International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education, In Engineering Education (CISPEE), 2016 2nd International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education, Vila Real.
8. Duarte, Rogério; Oliveira Pires, A. L; Lacerda, Angela. 2016. "Flexibilização do percurso de aprendizagem num curso de licenciatura dirigido a trabalhadores estudantes", Trabalho apresentado em Actas do TICAI 2016, In Actas do TICAI 2016, Vigo.
9. Oliveira Pires, A. L. 2014. "Experience, experientiality and complexity: a pertinent discussion to adult education?", Trabalho apresentado em ESREA International Conference — Between Global and Local: Adult Learning and Development, In Local Change, Social Actions and Adult Learning: Challenges and responses - Proceedings of the Conference, Lisboa.
10. Oliveira Pires, A. L. 2013. "O não-formal e o formal no Ensino Superior: valorização das aprendizagens adquiridas em contexto de trabalho e de vida", Trabalho apresentado em I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação/III Encontro de Sociologia da Educação, In O não-formal e o informal em educação: Centralidades e periferias. Atas do I colóquio internacional de ciências Sociais da Educação / III Encontro de Sociologia da Educação, Braga.
11. Pires, A. L. R. O. 2012. "Educação e Formação ao Longo da Vida, das políticas às práticas educativas: o reconhecimento de adquiridos no Ensino Superior ", Trabalho apresentado em 2.ª Conferência FORGES Fórum do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa , In Actas da 2.ª Conferência FORGES, Macau.
12. Oliveira Pires, A. L. 2011. "Ensino Superior e Mudança Educativa: as questões do acesso e do sucesso de novos públicos", Trabalho apresentado em CONLAB - XI Congresso Luso-Afro Brasileiro de Ciências Sociais , In Actas do CONLAB - XI Congresso Luso-Afro Brasileiro de Ciências Sociais, Bahia.
13. Pires, A. L. R. O. 2008. "Adult Learners and Entry to Higher Education: Motivation, Prior Experience and Entry Requirements", Trabalho apresentado em International Conference Teaching and Learning 2008 , In Proceedings of the International Association for the Scientific Knowledge, International Conference Teaching and Learning 2008, Aveiro.
14. Pires, A. L. R. O; Alves, Mariana. 2008. "Aprendizagem ao longo da Vida e Ensino Superior. Novos públicos, novas oportunidades?", Trabalho apresentado em International Sociological Association Conference, Universidade Federal da Paraíba, Brasil, In Actas da International Sociological Association Conference, João Pessoa, Brasil.
15. Pires, A. L. R. O. 2007. "O reconhecimento da experiência no Ensino Superior. Um estudo de caso nas universidades públicas portuguesas", Trabalho apresentado em XV Colóquio da Afirse “Complexidade: um novo paradigma para investigar e intervir em educação?, In Actas do XV Colóquio da Afirse “Complexidade: um novo paradigma para investigar e intervir em educação?", Lisboa.
16. Pires, A. L. R. O. 2005. "Complexité de la Reconnaissance des Acquis et Éducation / Formation", Trabalho apresentado em 6ème Congrès Européen de Science des Systèmes, 19/22 Setembro 2005, In Actas du 6ème Congrès Européen de Science des Systèmes, Paris, Paris.
17. Oliveira Pires, A. L. 2004. "Educação/ Formação e Trabalho: uma abordagem educativa sobre a problemática das competências", Trabalho apresentado em Actas do XIII Colóquio da Afirse/AIPELF, Regulação da Educação e Economia – Organização, Financiamento e Gestão, In Actas do XIII Colóquio da Afirse/AIPELF, Regulação da Educação e Economia – Organização, Financiamento e Gestão, Lisboa.
18. Oliveira Pires, A. L. 2003. "L’Education/Formation tout au long de la vie et la formation des enseignants et formateurs: nouveuax défis, nouvelles questions?", Trabalho apresentado em Midterm Conference Europe 2003 – Critical Education and Utopia. Emergent Perspectives for the 21st century. , In Anais da UIED, Lisboa.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Oliveira Pires, A. L; do Rosario R. M. 2018. "How can ePortfolios promote employment?", Employers’ perspectives on ePortfolios. HAMK Unlimited Professional  1, 1: 1 - 10.
2. Oliveira Pires, A. L. 2014. "Educação formal, não-formal e informal: transversalidades e inter-relações", Revista Medi@ções Nº 2 - 2ª série, número temático 1, 2: 1 - 9.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Oliveira Pires, A. L; Alves, Mariana; Gomes, Elisabete. 2019. "Entre escolas e equipamentos de arte e cultura: em busca de outros tempos e espaços de educação", Trabalho apresentado em Colóquio da AFIRSE 2019, In Actas do Colóquio da AFIRSE 2019, Lisboa.
2. Oliveira Pires, A. L; do Rosario R. M. 2018. "Transformando práticas pedagógicas no Ensino Superior: o ePortfolio como estratégia de desenvolvimento académico e profissional", Trabalho apresentado em Congresso Nacional de Avaliação e Práticas Profissionais do Ensino Superior, In Transformando práticas pedagógicas no Ensino Superior: o ePortfolio como estratégia de desenvolvimento académico e profissional, Braga.



Trabalho técnico
Technical work
1. Oliveira Pires, A. L. Balanço do Processo RVC-IPS,2011 (Relatório de acessoria).
2. Pires, A. L. R. O. European Inventory on Validation of Informal and Non-formal learning,2010 (Relatório de consultoria).
3. Oliveira Pires, A. L; Ferreira, Ana M. Relatório do Processo Maiores de 23 anos 2008/09, IPS,2010 (Relatório técnico).

Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Oliveira Pires, A. L. Estratégias de investigação em formação inicial de educadores e professores em Portugal. Reinventando Paulo Freire nas práticas educativas,II Congresso Internacional Paulo Freire: o legado global – 28 Abril - 1 Maio 2018,Belo Horizonte, Brasil,2018 (Comunicação).
2. Oliveira Pires, A. L; do Rosario R. M. Transformando práticas pedagógicas no Ensino Superior: o ePortfolio como estratégia de desenvolvimento académico e profissional,Congresso Nacional de Avaliação e Práticas Profissionais do Ensino Superior 2018,Braga,2018 (Poster).
3. Oliveira Pires, A. L; Gomes, Elisabete. Práticas pedagógicas e práticas artísticas na construção da escola como espaço e tempo da democracia,6th INTERNATIONAL CONGRESS of EDUCATIONAL SCIENCES and DEVELOPMENT,Setúbal,2018 (Simpósio).
4. Oliveira Pires, A. L. Práticas pedagógicas e práticas artísticas. A investigação como estratégia de acompanhamento, análise e partilha de práticas pedagógicas inovadoras. ,Seminário Artes, Educação e Inclusão Social,Setúbal,2018 (Seminário).
5. Oliveira Pires, A. L. A Investigação na formação de educadores e professores. Contributos para (re)pensar as práticas de formação inicial,6th INTERNATIONAL CONGRESS of EDUCATIONAL SCIENCES and DEVELOPMENT,Setúbal,2018 (Simpósio).
6. Oliveira Pires, A. L. Entre a retórica e as práticas da Educação ao Longo da Vida. Qual o lugar do Reconhecimento de Adquiridos no Ensino Superior? ,Encontro Semana ALV 2018,Lisboa,2018 (Comunicação).
7. Oliveira Pires, A. L; do Rosario R. M. How do we strengthen the use of ePortfolio in Education and Guidance? Lessons learned from the EEP Project.,How do we strengthen the use of ePortfolio in Education and Guidance?,Aahrus,2018 (Seminário).
8. Oliveira Pires, A. L. Empowering students in Higher Education. Perspectives on ePortfolios’ contributions,EAPRIL Conference 2017 ,Hameennlinna,2017 (Comunicação).
9. Oliveira Pires, A. L. A investigação como eixo estruturante da formação de educadoras de infância: caracterização e análise do dispositivo implementado no Mestrado em Educação Pré-Escolar na ESE-IPS,Seminário Entre a Teoria, os dados e o Conhecimento,Lisboa,2017 (Seminário).
10. Oliveira Pires, A. L. Making Competences visible with ePortfolios. An experience with ePortfolios at ESE-IPS: sharing the International Semester practices,International Seminar Making Competencies Visible with ePortfolio,Dublin,2017 (Comunicação).
11. Oliveira Pires, A. L; Rodrigues, Maria r; Pessoa, Ana M. How to promote students’ engagement? A collaborative perspective on the creation of ePortfolios,International Seminar What triggers students to create ePortfolios? Understanding and sharing innovative practices,Setúbal,2017 (Comunicação).
12. Gomes, Elisabete; Oliveira Pires, A. L. Composições interdiscursivas com as linguagens pedagógica e artística,XIII Congresso SPCE,Viseu,2016 (Comunicação).
13. Oliveira Pires, A. L; Rodrigues, Maria r; Pessoa, Ana M. Skills Development Package,Meeting of the Project Empowering ePortfolio Process,Hameenlinna,2016 (Comunicação).
14. Oliveira Pires, A. L. Teorizando Espaços entre Arte e Educação: Perspetivas sobre o Trabalho de Investigação,Seminário Internacional ESPAÇOS ENTRE ARTE E EDUCAÇÃO,Caparica,2015 (Comunicação).
15. Oliveira Pires, A. L. Dialogues between pedagogy and arts: perceptions on pedagogical strategies created within the Project 10X10 by FCG (Fundação Calouste Gulbenkian),ECER 2015,BUDAPEST,2015 (Comunicação).
16. Oliveira Pires, A. L; Gonçalves, Teresa; Gomes, Elisabete. Formação Contínua de Professores e construção de saberes pedagógicos em contexto: o projecto 10x10 da Fundação Calouste Gulbenkian,Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento (III): Investigar práticas em contexto.,Setúbal,2015 (Comunicação).
17. Oliveira Pires, A. L. Experience, experientiality and complexity: a pertinent discussion to adult education?,ESREA 2014,Lisboa,2014 (Comunicação).
18. Gomes, Elisabete; Gonçalves, Teresa; Oliveira Pires, A. L. Challenging Teachers’ Continuing Professional Development: the Project 10X10 by Fundação Calouste Gulbenkian,ECER 2014 - European Conference on Educational Research,Porto,2014 (Comunicação).
19. Oliveira Pires, A. L; Gomes, Elisabete; Gonçalves, Teresa. Challenging teachers’ continuing professional development: the Project 10X10 by Fundação Calouste Gulbenkian,ECER 2014,PORTO,2014 (Comunicação).
20. Oliveira Pires, A. L. Experiential knowledge as a way to becoming: exploring new paths in adult learnin,European Conference Education,Brighton,2014 (Comunicação).
21. Oliveira Pires, A. L. Experiential knowledge as a way to becoming: exploring new paths in adult learning,ECE 2014 - European Conference on Education - Transforming and Changing Education: Borderlands of Becoming and Belonging,Brighton,2014 (Poster).
22. Oliveira Pires, A. L. Formação ao longo da vida e dinâmicas motivacionais de adultos no Ensino Superior. Considerações metodológicas.,Seminário de Investigação Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento (II): olhares para uma realidade. ,Setúbal,2013 (Comunicação).
23. Oliveira Pires, A. L. Innovative approaches in Higher Education: linking learning, community and professional practices,RWL8 - 8th International Conference on Researching Work and Learning,Stirling,2013 (Poster).
24. Oliveira Pires, A. L. Novos públicos e novas práticas no Ensino Supeiror. O Reconhecimento e Validação de Competências no Instituto Politécnico de Setúbal. ,Seminário Vidas de Aprendizagem e Qualificação, Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, 3 Novembro 2010,Lisboa,2010 (Comunicação).
25. Oliveira Pires, A. L. A certificação de competências dos Adultos”, Jornadas Anuais do Instituto de Orientação profissional,A certificação de competências dos Adultos - Jornadas Anuais do Instituto de Orientação profissional,Lisboa,2009 (Conferência ou palestra).
26. Oliveira Pires, A. L. A creditação das aprendizagens informais e não-formais no Ensino Superior. Problemas e Perspectivas,Conferência Internacional sobre a creditação de qualificações não-formais e informais no Ensino Superior,Lisboa,2009 (Conferência ou palestra).
27. Oliveira Pires, A. L. Lifelong Learning in European Union: Discourses, concepts and evidence in practice (Round Table),ECER 2008 - European Conference on Educational Research ,Goteborg, Sweden,2008 (Comunicação).
28. Oliveira Pires, A. L. Novos públicos no Ensino Superior em Portugal. Contributos para uma problematização. ,III Seminário Luso-Brasileiro 2008: Trabalho, Educação e Movimentos Sociais Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, UL,Lisboa,2008 (Comunicação).
29. Oliveira Pires, A. L. Aprendizagem ao Longo da Vida na União Europeia - Mesa/ Grupo de Discussão,II Conferência Internacional “Educando o Cidadão Global. Globalização, Educação e Novos Modos de Governação. ,Lisboa,2008 (Comunicação).
30. Oliveira Pires, A. L. Do Porquê e Para Quê do Reconhecimento e Validação de Competências às Questões Metodógicas,Encontro Nacional ANEFA "Reconhecimento de Competências – O Valor do que Aprendemos ao Longo da Vida,Lisboa,2002 (Conferência ou palestra).
31. Oliveira Pires, A. L. As competências no contexto da Educação/Formação ao Longo da Vida,1º Encontro de Psicologia Aplicada da Universidade Lusíada – Adolescência e Ensino,lisboa,2001 (Comunicação).

Organização de evento
Event organization
1. Oliveira Pires, A. L. XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - FPCEUC,2018 (Congresso / Outra).
2. Oliveira Pires, A. L. International Seminar "What triggers students to create eportfolios? Understanding and sharing innovative practices",2017 (Seminário / Organização).
3. Oliveira Pires, A. L; Gomes, Elisabete; Gonçalves, Teresa. Espaços entre Arte e Educação,2015 (Seminário / Organização).
4. Oliveira Pires, A. L; Figueiredo, Carla C; Vasconcelos, António A; Alves, Mariana G. Trabalhar (s)em Rede em Educação: dinâmicas de cooperação ,2014 (Seminário / Organização).
5. Oliveira Pires, A. L. Cidades Criativas, Cidades Educadoras,2013 (Seminário / Organização).
6. Oliveira Pires, A. L. Os Maiores de 23 Anos no IPS,2008 (Seminário / Organização).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Ana Beatriz Marques de Oliveira, O Envolvimento das Famílias nas Salas de Creche e Jardim de Infância, 2018. (Orientador).
2. Ana Raquel Roboredo Helena Vidó Fraústo, A relação de colaboração com a família em contexto de creche e jardim de infância, 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
3. Vanessa Aljustrel, A relação com a família em contexto de creche e jardim de infância, 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
4. Margarida Maria Fernandes Loureiro Paulino, A Relação Creche/Jardim de Infância com a Família, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
5. Joana Rita Ferreira da Silva, O trabalho colaborativo em Equipa. Concepções e Práticas das Equipas pedagógicas, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
6. Catarina Janeiro, O processo de integração-inclusão, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
7. Maria Isabel Paulino, Um estudo de práticas pedagógicas visando o desenvolvimento de competências no ensino das Ciências da Natureza, 2010. Dissertação (Mestrado Ciências da Educação / Educação e Desenvolvimento) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador).
8. Alda Miguel, O Conselheiro de Orientação Profissional – Formação e Construção de uma Identidade Profissional, 2009. Dissertação (mestrado em formação de adultos) - Universidade de Lisboa (Orientador).
9. Luis Castanheira Pinto, Educação Não-Formal. Um contributo para a compreensão do conceito e das práticas em Portugal, 2008. Dissertação (Mestrado Educação e Sociedade) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Orientador).
10. Marta Pereira, Aprender, Orientando. As aprendizagens dos enfermeiros orientadores em ensino clínico, 2007. Dissertação (mestrado em formação de adultos) - Universidade de Lisboa (Orientador).


Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
Specialization course conclusion monograph
Concluídas
Completed
1. Alexandre Costa, Formação profissional Contínua em Enfermagem. Caracterização do dispositivo de formação. Estudo de caso. (Projecto de Investigação do curso de formação avançada em Formação de Adultos), 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Doutoramento em Educação) - Universidade de Lisboa (Orientador).
2. Filipa Martinho, O processo de Reconhecimento, Validação e Certicação de Competências. Que implicações para os adultos? Projecto de Investigação do curso de formação avançada em Formação de Adultos, 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Doutoramento em Educação) - Universidade de Lisboa (Orientador).
3. Cláudia Maria da Fonte Simões , Nova Oportunidade frustrada? Razões para a não continuidade do processo RVCC. Projecto de Investigação do curso de formação avançada em Formação de Adultos, 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Doutoramento em Educação) - Universidade de Lisboa (Orientador).
4. Ana Paula Trigo, Quem são e como aprendem as equipas das Novas Oportunidades? Projecto de Investigação do curso de formação avançada em Formação de Adultos, 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Doutoramento em Educação) - Universidade de Lisboa (Orientador).
5. Catarina Pereira, Quando os jovens começam a trabalhar: percursos de inserção profissional dos diplomados de cursos profissionais. Projecto de Investigação do curso de formação avançada em Formação de Adultos, 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Doutoramento em Educação) - Universidade de Lisboa.
6. Katian Caria, As competências e a Identidade do mediador de conflitos. O caso do Julgado de Paz de Lisboa. Projecto de Investigação do curso de formação avançada em Formação de Adultos, 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Doutoramento em Educação) - Universidade de Lisboa (Orientador).
7. Àgueda Piedade Ramos, Projecto de Dinamização da Plataforma Moodle, 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Formação Avançada de Professores (Profissionalização)) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de José António de Freitas Campos. Os Museus como Parceiros na Educação e Formação de Adultos. , 2018. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação) - Universidade Nova de Lisboa.
2. Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Isabel Sofia Fernandes Moio. Reconhecimento de competências no Ensino Superior: uma realidade reconhecida ou a reconhecer?, 2018.
3. Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Ana Paula Faria Ferreira. Os cursos de educação e formação de adultos, nível secundário: impacto e novos desafios, 2016. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação) - Universidade Nova de Lisboa.
4. Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Zulmira de Jesus Rodrigues. Escolas que trabalham em parceria com Empresas no âmbito da Formação de Adultos e Jovens: um estudo multicaso, 2016. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação) - Universidade Nova de Lisboa.
5. Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Lúcio Cabral Mendes. A Formação profissional na criação de auto-emprego nas regiões periféricas: cabo Verde — Ilha de Santiago (2005-2010), 2014. Tese (doutoramento em educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
6. Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Filipa Alexandra Monteiro Canelas. O impacto do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências de nível secundário: estudo de caso, 2013. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação) - Universidade Nova de Lisboa.
7. Pires, Ana Luisa Rebelo de Oliveira. Participação no júri de Carmén Cavaco. Adultos pouco-escolarizados. Diversidade e interdependência de lógicas de formação, 2009. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade de Lisboa.
8. Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Luis Rothes. Recomposição induzida do campo da educação básica de adultos. Lógicas de apropriação local num contexto politico-institucional redefinido, 2006.


Mestrado
Master degree
1. Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Beatriz Costa. A experiência de transição em contexto de creche e Jardim de Infância, 2018.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Politécnico de Setúbal.
2. Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Joana Santos, . A importância de brincar na creche e jardim de infância, 2018.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Politécnico de Setúbal.
3. Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Mónica Sofia Condinho . Os Momentos de Transição Entre as Etapas da Rotina Diária na Educação de Infância, 2018.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Politécnico de Setúbal.
4. Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Ana Beatriz Pereira Marques . O envolvimento das Famílias nas Salas de Creche e Jardim de Infância”, 2018.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Politécnico de Setúbal.
5. Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Jennifer da Costa. A disciplina na Creche e Jardim-de-Infância – Instauração e regulação, 2017.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Politécnico de Setúbal.
6. Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Andreia Esperança. A Expressão Musical na Creche e no Jardim de Infância”, Mestrado Educação Pré-Escolar, 2017.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Politécnico de Setúbal.
7. Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Andreia Sofia Portela.  Conceções e Práticas das Educadoras Cooperantes face à Disciplina em Contextos de Creche e de Jardim-de-Infância, 2016.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Politécnico de Setúbal.
8. Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Maria Rita Prates Roseta. A utilização de guiões de texto narrativo, o feedback e textos escritos pelos alunos, 2015.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal.
9. Oliveira Pires, Ana Luisa. (Mafalda Sofia Gomes da Silva Alves) A Relação com a Família nos Contextos de Creche e Jardim de Infância, 2015. 
10. Oliveira Pires, Ana Luisa. (Sofia Isabel Da Silva Leitão) A disciplina e a indisciplina na Creche e no Jardim-de-Infância , 2015. 
11. Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Telma Ferreira. Momentos de Repouso, actividades sossegadas e relaxação, 2015.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Politécnico de Setúbal.
12. Oliveira Pires, Ana Luisa. (Margarida Maria Fernandes Loureiro Paulino) A Relação Creche/Jardim de Infância com a Família, 2015. 
13. Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Margarida Fonseca Rodrigues. A Expressão Musical em Creche e em Jardim-de-Infância, 2015.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Politécnico de Setúbal.
14. Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Rafaela Alexandra Gervásio Viegas. Os livros de histórias na Creche e no Jardim de Infância, 2015.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Politécnico de Setúbal.
15. Oliveira Pires, Ana Luisa. (Catarina Neves) A disciplina na educação de infância, 2015. 
16. Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Nádia Mártires Correia. A relação da Creche/Jardim de Infância com a família, 2015.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Politécnico de Setúbal.
17. Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Andreia Filipa Fernandes Pires. A gestão da dimensão afectiva na relação pedagógica, 2014.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Politécnico de Setúbal.
18. Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Ana Rita Ferreira Tavares. A exploração de materiais na creche e no jardim de infância, 2014. 
19. Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Maria Rita Prates Roseta . A utilização de guiões de texto narrativo, o feedback e textos escritos pelos alunos, 2014. 
20. Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Sara de Jesus Luiz. Relação pedagógica na Creche e jardim de Infância. Clima apoiante. , 2014.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Politécnico de Setúbal.
21. Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Catarina Miranda. A Expressão Plástica. A reflexão pedagógica nos momentos de trabalho com a expressão plástica. Uso dos objectos de quotidiano como potenciadores da expressão plástica, 2014.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Politécnico de Setúbal.
22. Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Rita Isabel Gomes Mauzinho. Expressão Gráfico-Plástica. Concepções e Práticas das Educadoras, 2014.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Politécnico de Setúbal.
23. Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Marisa Lurdes Bordalo Ferreira. A Relação entre a Equipa Pedagógica e as Famílias em Creche e Jardim-de-Infância, 2014.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Politécnico de Setúbal.
24. Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Ana Filipa da Mota Viegas. As actividades lúdicas simbólicas na construção da percepção de si e dos outros. Concepções e práticas das educadoras, 2014.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Politécnico de Setúbal.
25. Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Ana Rita Vaz. O trabalho com as famílias. Práticas e concepções de participação na educaçãod e infância, 2014.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Politécnico de Setúbal.
26. Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Sandra Sofia Rodrigues Nobre Simplício. Percepções sobre os impactos do processo RVCC a nível pessoal, profissional e social: estudo de caso desenvolvido num CNO, junto de adultos inscritos pelas entidades patronais e adultos inscritos por iniciativa própria, 2013.  Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade Aberta.
27. Pires, Ana Luisa Rebelo de Oliveira. Participação no júri de Sandrina Vieira. A APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA NA INCIATIVA NOVAS OPORTUNIDADES: ENTRE A IGUALDADE E A DESIGUALDADE DE OPORTUNIDADES RUMO AO ENSINO SUPERIOR. UM ESTUDO DE CASO NA REGIÃO NORTE DE PORTUGAL, 2012.  Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade do Minho.
28. Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Andreia Filipa Rodrigues Antunes. TRABALHO DE EQUIPA EM CONTEXTO DE CRECHE E JARDIM DE INFÂNCIA, 2012.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Politécnico de Setúbal.
29. Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Ana Teresa Gonçalves. O trabalho em equipa. A reflexão pedagógica nos momentos de trabalho em equipa, 2012.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Politécnico de Setúbal.
30. Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Isabel Maria da Silva Arrais. TRABALHO EM EQUIPA PEDAGÓGICA. CONCEPÇÕES E PRÁTICAS, 2012.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal.
31. Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Sara Cordeiro Duarte Silva. O Trabalho com as Famílias. A participação e as expetativas das famílias em contextos de Educação de Infância, 2012.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal.
32. Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Teresa Raquel Ramos Cardim. O Portefólio: uma aprendizagem integradora da escrita, 2012.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal.
33. Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Ana Raquel Marquês Coelho. A adaptação e a Experiência transicional na crèche e no jardim de infância, 2012.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Politécnico de Setúbal.
34. Pires, Ana Luisa Rebelo de Oliveira. Participação no júri de Isabel Paulino. Desenvolvimento de competências no ensino das Ciências da Natureza. Um estudo sobre as práticas pedagógicas dos professores., 2010.  Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Nova de Lisboa.
35. Pires, Ana Luisa Rebelo de Oliveira. Participação no júri de Rita Santos Silva. Porque ingressam e como se integram no ES os estudantes maiores de 23 anos comparativamente aos estudantes do Acesso Regular, 2010.  Dissertação (mestrado em psicologia) - Universidade do Porto.
36. Pires, Ana Luisa Rebelo de Oliveira. Participação no júri de Alda Miguel. O Conselheiro de Orientação Profissional – Formação e Construção de uma Identidade Profissional, 2009.  Dissertação (mestrado em formação de adultos) - Universidade de Lisboa.
37. Pires, Ana Luisa Rebelo de Oliveira. Participação no júri de Carla Fidalgo. Pela mão de Ariadne, desenrolando um fio…, 2008.  Dissertação (mestrado em formação de adultos) - Universidade de Lisboa.
38. Pires, Ana Luisa Rebelo de Oliveira. Participação no júri de Marta Pereira. Aprender, Orientando. As aprendizagens dos enfermeiros orientadores em ensino clínico”. Marta Pereira, 2007, Mestrado “Educação e Formação de Adultos, 2008.  Dissertação (mestrado em formação de adultos) - Universidade de Lisboa.
39. Pires, Ana Luisa Rebelo de Oliveira. Participação no júri de Cecília Abreu. Educação de Adultos: conceitos, fundamentos e representações”, Cecilia Abreu, 2008.  Dissertação (mestrado em educação) - Universidade de Lisboa.
40. Pires, Ana Luisa Rebelo de Oliveira. Participação no júri de Ana Filipa Damas. Aprender a Viver num Lar de Idosos, 2008.  Dissertação (mestrado em formação de adultos) - Universidade de Lisboa.
41. Pires, Ana Luisa Rebelo de Oliveira. Participação no júri de Ana Cristina Prata. Cuidar em Fim de Vida. Percursos de Aprendizagem de Enfermeiros, 2008.  Dissertação (mestrado em formação de adultos) - Universidade de Lisboa.
42. Pires, Ana Luisa Rebelo de Oliveira. Participação no júri de Luis Pinto. Educação Não-Formal. Um contributo para a compreensão do conceito e das práticas em Portugal, 2008.  Dissertação (Mestrado Educação e Sociedade) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.
43. Pires, Ana Luisa Rebelo de Oliveira. Participação no júri de Rui Soares da Costa. Diagnóstico de Necessidades de Formação Contínua de Professores do 1º ciclo do Ensino Básico. Um estudo sobre as percepções dos promotores e utentes do Concelho de Alenquer, 2008.  Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Técnica de Lisboa.
44. Pires, Ana Luisa Rebelo de Oliveira. Participação no júri de Carlos Picado. A coordenação na construção da identidade pedagógica do sistema de aprendizagem. Estudo de caso no Instituto tecnológico de Cascais, 2007.  Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Nova de Lisboa.


Exame de qualificação de doutoramento
Phd qualification test
1. Pires, Ana Luisa Rebelo de Oliveira. Participação no júri de Lúcio Cabral Mendes. FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA CRIAÇÃO DE AUTO-EMPREGO NAS REGIÕES PERIFÉRICAS: CABO VERDE – ILHA DE SANTIAGO DE 2005 A 2010, 2012. Exame de qualificação (doutoramento em educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
2. Pires, Ana Luisa Rebelo de Oliveira. Participação no júri de Cláudia Simões. (Cláudia Simões) Nova Oportunidade frustrada? Razões para a não continuidade do processo RVCC., 2011. Exame de qualificação (Doutoramento em Educação) - Universidade de Lisboa.
3. Pires, Ana Luisa Rebelo de Oliveira. Participação no júri de Filipa Martinho. O processo de Reconhecimento, Validação e Certicação de Competências. Que implicações para os adultos?, 2011. Exame de qualificação (Doutoramento em Educação) - Universidade de Lisboa.
4. Pires, Ana Luisa Rebelo de Oliveira. Participação no júri de Alexandre Costa. Formação profissional Contínua em Enfermagem. Caracterização do dispositivo de formação. Estudo de caso, 2011. Exame de qualificação (Doutoramento em Educação) - Universidade de Lisboa.
5. Pires, Ana Luisa Rebelo de Oliveira. Participação no júri de Ludovina Rosa. Maiores de 23 na Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Lisboa: Mudanças e Resistências, 2010. Exame de qualificação (Doutoramento em Educação) - Universidade de Lisboa.
6. Pires, Ana Luisa Rebelo de Oliveira. Participação no júri de Ana Rita Sulz. Desenho Técnico e Formação do Trabalhador: um estudo comparado entre o Brasil e Portugal, na Indústria de Automóveis, 2010. Exame de qualificação (doutoramento em educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
7. Pires, Ana Luisa Rebelo de Oliveira. Participação no júri de Catarina Pereira. Quando os jovens começam a trabalhar: percursos de inserção profissional dos diplomados de cursos profissionais, 2010. Exame de qualificação (Doutoramento em Educação) - Universidade de Lisboa.
8. Pires, Ana Luisa Rebelo de Oliveira. Participação no júri de Ana Paula Trigo. Quem são e como aprendem as equipas das Novas Oportunidades?, 2010. Exame de qualificação (Doutoramento em Educação) - Universidade de Lisboa.
9. Pires, Ana Luisa Rebelo de Oliveira. Participação no júri de Katian Caria. As competências e a Identidade do mediador de conflitos. O caso do Julgado de Paz de Lisboa, 2010. Exame de qualificação (Doutoramento em Educação) - Universidade de Lisboa.


Curso de especialização
Specialization course
1. Pires, Ana Luisa Rebelo de Oliveira. Participação no júri de Ana Rita Sulz. O Desenho Técnico na Formação Profissional do Trabalhador da Indústria: um estudo sobre competências, 2008. Monografia (Especialização em Mestrado em Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.


Participação em outros júris
Other jury participation


Concursos de aquisição
Aquisition concourse
1. Oliveira Pires, Ana Luisa. Presidente do Juri Maiores de 23 Anos da Escola Superior de Educação, 2013.
2. Oliveira Pires, Ana Luisa. Presidente do Juri Maiores de 23 Anos da Escola Superior de Educação, 2012.
3. Oliveira Pires, Ana Luisa. Membro do Juri de Avaliação das Candidaturas aos Regimes Especiais de Acesso na Escola Superior de Educação, 2011.
4. Oliveira Pires, Ana Luisa. Membro do Júri do concurso de seleção e recrutamento de um técnico superior para a área do Reconhecimento e Validação de Competências, 2011.
5. Oliveira Pires, Ana Luisa. Presidente do Juri Maiores de 23 Anos da Escola Superior de Educação, 2011.
6. Oliveira Pires, Ana Luisa. Membro do Juri Maiores de 23 Anos da Escola Superior de Educação, 2010.
7. Oliveira Pires, Ana Luisa. Membro do Juri de Concurso para Contratação de Doutorados, UIED (FCT-UNL), 2009.
8. Oliveira Pires, Ana Luisa. Membro do Juri Maiores de 23 Anos da Escola Superior de Educação, 2009.
9. Oliveira Pires, Ana Luisa. Membro do Juri de Avaliação das Candidaturas aos Regimes Especiais de Acesso na Escola Superior de Educação, 2009.
10. Oliveira Pires, Ana Luisa. Membro do Juri de Avaliação das Candidaturas aos Regimes Especiais de Acesso na Escola Superior de Educação, 2008.
11. Oliveira Pires, Ana Luisa. Membro do Juri Maiores de 23 Anos da Escola Superior de Educação, 2008.
12. Oliveira Pires, Ana Luisa. Membro do Júri do concurso de seleção e recrutamento de um técnico superior para a área do Reconhecimento e Validação de Competências, 2008.



Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
1. Comissão de Especialistas para a Formação de Professores, Direcção Geral do Ensino Superior (DGES), 2009, MCTES.
2. Comissão de Especialistas para a Formação de Professores, Direcção Geral do Ensino Superior (DGES), 2008, MCTES.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Keynote Speaker
Participation as Keynote Speaker
1. How to promote students’ engagement? A collaborative perspective on the creation of ePortfolios, 2017 (Seminário).
Nome do evento: International Seminar What triggers students to create ePortfolios? Understanding and sharing innovative practices; Nome da Instituição: ESE-IPS; Cidade do evento: Setúbal / ESE-IPS.
2. Making Competences visible with ePortfolios. An experience with ePortfolios at ESE-IPS: sharing the International Semester practices, 2017 (Seminário).
Nome do evento: International Seminar Making Competencies Visible with ePortfolio; Nome da Instituição: Marino Institute of Education; Cidade do evento: Dublin / Marino Institute of Education.
3. Empowering students in Higher Education. Perspectives on ePortfolios’ contributions, 2017 (Conferência).
Nome do evento: EAPRIL 2017; Nome da Instituição: European Association for Practitioner Research on Improving Learning ( EAPRIL); Cidade do evento: Hameenlinna, Finlândia / HAMK University of Applied Sciences.
4. A investigação como eixo estruturante da formação de educadoras de infância: caracterização e análise do dispositivo implementado no Mestrado em Educação Pré-Escolar na ESE-IPS, 2017 (Seminário).
Nome do evento: Seminário Entre a Teoria, os dados e o Conhecimento, ESE-IPS, 23 Novembro 2017; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação, IPS; Cidade do evento: Setúbal / Instituto Politécnico de Setúbal.
5. Composições interdiscursivas com as linguagens pedagógica e artística, 2016 (Congresso).
Nome do evento: XIII Congresso SPCE; Nome da Instituição: SPCE; Cidade do evento: Viseu / Instituto Politécnico de Viseu.
6. Skills Development Package. Meeting of the Project Empowering ePortfolio Process, 2016 (Seminário).
Nome do evento: Current Best Practices in Engaging ePortfolio Process; Nome da Instituição: HAMK University of Applied Sciences; Cidade do evento: Hameenlinna / HAMKUniversity of Applied Sciences.
7. Formação Contínua de Professores e construção de saberes pedagógicos em contexto: o projecto 10x10 da Fundação Calouste Gulbenkian, 2015 (Seminário).
Nome do evento: Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento (III): Investigar práticas em contexto. ; Nome da Instituição: ESE-IPS; Cidade do evento: Setúbal / ESE.
8. Teorizando Espaços entre Arte e Educação: Perspetivas sobre o Trabalho de Investigação, 2015 (Seminário).
Nome do evento: Seminário Internacional ESPAÇOS ENTRE ARTE E EDUCAÇÃO; Nome da Instituição: UIED / FCG; Cidade do evento: Caparica / Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. Nova de Lisboa.
9. Dialogues between pedagogy and arts: perceptions on pedagogical strategies created within the Project 10X10 by FCG (Fundação Calouste Gulbenkian), 2015 (Congresso).
Nome da Instituição: EERA; Cidade do evento: Budapeste / Corvinus University of Budapest .
10. Experiential knowledge as a way to becoming: exploring new paths in adult learning, 2014 (Conferência).
Nome do evento: European Conference on Education ECE 2014; Nome da Instituição: IAFOR; Cidade do evento: Brighton / Brighton.
11. Experience, experientiality and complexity: a pertinent discussion to adult education? , 2014 (Simpósio).
Nome do evento: Conference on “Local Change, Social Action and Adult Learning: Challenges and Responses”; Nome da Instituição: ESREA; Cidade do evento: Lisboa / Universidade de Lisboa.
12. Challenging teachers’ continuing professional development: the Project 10X10 by Fundação Calouste Gulbenkian, 2014 (Congresso).
Nome do evento: ECER 2014European Conference on Educational Research; Nome da Instituição: EERA; Cidade do evento: Porto / Universidade do Porto.
13. The visible and invisible in work and learning. Innovative approaches in Higher Education: linking learning, community and professional practices, 2013 (Conferência).
Nome do evento: International Conference on Researching Work and Learning (RWL8); Nome da Instituição: RWL ; Cidade do evento: Stirling / University of Stirling.
14. Higher Education and recognition of prior experiential learning: looking for a knowledge ecology?, 2013 (Conferência).
Nome do evento: ECER 2013 - European Conference on Educational Research; Nome da Instituição: EERA; Cidade do evento: Istambul / Bahçesehir University.
15. Formação ao longo da vida e dinâmicas motivacionais de adultos no Ensino Superior. Considerações metodológicas, 2013 (Seminário).
Nome do evento: Seminário de Investigação Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento (II): olhares para uma realidade; Nome da Instituição: ESE-IPS; Cidade do evento: Setúbal / ESE-IPS.
16. Lifelong learners and recognition of prior experiential learning: a challenge? EAIR Annual forum 2012 , 2012 (Conferência).
Nome do evento: EAIR Annual forum 2012 – Linking research, policy and practice; Nome da Instituição: EAIR - European Higher Education Society; Cidade do evento: Stavanger / University of Stavanger.
17. Novos públicos no Ensino Superior em Portugal. Contributos para uma problematização., 2011 (Seminário).
Nome do evento: no III Seminário Luso-Brasileiro 2008: Trabalho, Educação e Movimentos Sociais; Nome da Instituição: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Lisboa.
18. Learning from experience. The impact of recognition of students prior learning practices on academics, 2011 (Conferência).
Nome do evento: ECER 2011 - Urban Education; Nome da Instituição: EERA; Cidade do evento: Berlim / Freie Universität Berlin, Germany.
19. Das Políticas às Práticas Educativas: o Reconhecimento de Adquiridos no Ensino Superior., 2011 (Seminário).
Nome do evento: 3ºas Jornadas de Educação e Formação de Adultos Em Políticas, Práticas e Investigação; Nome da Instituição: Universidade de Coimbra; Cidade do evento: Coimbra / Universidade de Coimbra.
20. A certificação de competências dos Adultos”, Jornadas Anuais do Instituto de Orientação profissional, 2009 (Encontro).
Nome do evento: Jornadas Anuais do Instituto de Orientação Profissional; Nome da Instituição: Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Universidade de Lisboa.
21. A creditação das aprendizagens informais e não-formais no Ensino Superior. Problemas e Perspectivas, 2009 (Conferência).
Nome do evento: Conferência Internacional sobre a creditação de qualificações não-formais e informais no Ensino Superior; Nome da Instituição: Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Universidade de Lisboa.
22. Recognition of prior learning in H.E. in Portugal: presentation of a research design, 2009 (Conferência).
Nome do evento: ECER; Nome da Instituição: EERA; Cidade do evento: Vienna / Vienna.
23. Avaliação das Aprendizagens não-formais e informais, 2008 (Seminário).
Nome do evento: Seminário “Avaliação das Aprendizagens não-formais e informais – da Teoria à Prática”, ; Nome da Instituição: IEFP, MTSS.
24. Higher Education and mature students. A case study on students learning and organizational experience, 2007 (Conferência).
Nome do evento: Society for Research into Higher Education / SRHE Annual Conference - December 2007; Nome da Instituição: SRHE; Cidade do evento: Brighton / Brighton .
25. O reconhecimento da experiência no Ensino Superior. Um estudo de caso nas universidades públicas portuguesas, 2007 (Conferência).
Nome do evento: XV Colóquio da AFIRSE “Complexidade: um novo paradigma para investigar e intervir em educação?” ; Nome da Instituição: FPCE-UL; Cidade do evento: Lisboa / Lisboa.
26. Higher Education and knowledge transformation – Adult perspectives about Lifelong Learning, 2006 (Conferência).
Nome do evento: European Conference on Educational Research, ECER 2006; Nome da Instituição: EERA; Cidade do evento: Genève / Univ. Genève.
27. Higher Education and the Adult motivations towards lifelong learning, 2006 (Conferência).
Nome do evento: Society for Research into Higher Education / SRHE Annual Conference - December 2006; Nome da Instituição: SRHE; Cidade do evento: Brighton / Brighton.
28. Complexité de la Reconnaissance des Acquis et Éducation / Formation, 2005 (Congresso).
Nome do evento: 6ème Congrès Européen de Science des Systèmes; Nome da Instituição: AFSCET; Cidade do evento: Paris / École Nationale Supérieure d’Arts et Métiers .
29. O Reconhecimento e a Validação da Experiência e a Investigação, 2004 (Conferência).
Nome do evento: XIII Colloque da ADMEE Europe – L’Évaluation des Compétences. Entre Reconnaissance et validation des Acquis de l’Expeerience; Nome da Instituição: AFIRSE; Cidade do evento: Lisboa / Fac. Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Lisboa.
30. Educação/ Formação e Trabalho: uma abordagem educativa sobre a problemática das competências, 2004 (Conferência).
Nome do evento: XIII Colóquio da Afirse/AIPELF, Regulação da Educação e Economia – Organização, Financiamento e Gestão; Nome da Instituição: Ed. Educa / Soc. Portuguesa de Ciências de Educação; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade Psicologia e Ciências da Educação da Univ. Lisboa.
31. L’ Éducation / Formation tout au Long de la Vie et la formation des enseignants et formateurs: nouveaux défis, nouvelles questions? , 2003 (Conferência).
Nome do evento: Colloque International de l’AFIRSE/UNESCO; Nome da Instituição: AFIRSE/UNESCO; Cidade do evento: Paris / UNESCO.
32. Formação de Adultos, Aprendizagem ao Longo da Vida e mudança educativa, 2003 (Conferência).
Nome do evento: Conferência Internacional Midterm Conference Europe 2003, “Critical Education & Utopia. Emergent perspectives for the 21st century; Nome da Instituição: International Sociological Association; Cidade do evento: Lisboa / Universe. Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
33. Do Porquê e Para Quê do Reconhecimento e Validação de Competências às Questões Metodógicas, 2002 (Encontro).
Nome do evento: Encontro Nacional ANEFA "Reconhecimento de Competências – O Valor do que Aprendemos ao Longo da Vida"; Nome da Instituição: ANEFA; Cidade do evento: Lisboa / FIL.
34. As competências no contexto da Educação / Formação ao Longo daVida, 2002 (Encontro).
Nome do evento: 1º Encontro de Psicologia Aplicada “Adolescência e Ensino; Nome da Instituição: Univ. Lusiada; Cidade do evento: Lisboa / Univ. Lucida.
35. Do Porquê e Para quê do Reconhecimento e Validação de Competências às Questões Metodológicas., 2002 (Congresso).
Nome do evento: Encontro Nacional de Avaliação “Reconhecimento de Competências – o valor do que aprendemos ao longo da vida; Nome da Instituição: ANEFA/DGFV; Cidade do evento: Lisboa / FIL.
36. What is Work Process Knowledge? Contribution for the understanding of its development., 2002 (Conferência).
Nome do evento: ECER 2002; Nome da Instituição: EERA; Cidade do evento: Lisboa / Fac. Psicologia e Ciências da Educação da Univ.Lisboa.
37. Competencies, work and training processes: looking for a dynamic coheerence, 1998 (Encontro).
Nome do evento: Encontro do Projecto Work Process Knowledge; Nome da Instituição: Project WPK; Cidade do evento: Leuven / Leuven.
38. Formação: que desafios?, 1997 (Congresso).
Nome do evento: Fórum "Emprego, Formação e Trabalho"; Nome da Instituição: Ministério para a Qualificação e o Emprego; Cidade do evento: Lisboa / FIL.
39. Situações paradoxais no desenvolvimento das novas competências profissionais, 1995 (Encontro).
Nome do evento: Colóquio Estado Actual da Investigação em Formação; Nome da Instituição: Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação; Cidade do evento: Lisboa / Uni. Lisboa.

Participação como Relator
Participation as Commentator
1. Formação de Adultos e Ensino Superior. Dinâmicas de Aprendizagem ao Longo da Vida, 2006 (Conferência).
Nome do evento: XIV Colóquio da Afirse ; Nome da Instituição: Fac. Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Fac. Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Lisboa.

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. Theorizing spaces between art and education: the project 10x10 by FCG, 2016 (Congresso).
Nome do evento: ECER - European Conference on Educational Research; Nome da Instituição: EERA; Cidade do evento: Dublin / University College, Dublin.
2. Mais oportunidades de aprendizagem para estudantes adultos: O caso da Licenciatura em Tecnologia e Gestão Industrial do IPS, 2016 (Congresso).
Nome do evento: 3º congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, CNaPES; Nome da Instituição: CNaPES; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa.
3. Redefining the conceptions of traditional and non-traditional student: a challenge to Higher Education in a Lifelong learning society?, 2010 (Conferência).
Nome da Instituição: ECER, EERA; Cidade do evento: Helsinquia / Finlândia.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Pires, Ana Luisa Rebelo de Oliveira. Book Series Challenges in Vocational Education – Theoretical Approaches and Empirical Evidence, de 2011/01/31 até 2018/04/08, Função ou tipo de participação: Conselho científico, Editora: Barbara Budrich (http://www.budrich-verlag.de/).
2. Pires, Ana Luisa Rebelo de Oliveira. ANAIS da UIED, de 1904/12/10 até 2012/12/31, Função ou tipo de participação: Conselho científico, Editora: UIED, FCT-UNL.
3. Pires, Ana Luisa Rebelo de Oliveira. Revista Mediaç@es, de 2010/03/16 até 2011/03/16, Função ou tipo de participação: Corpo editorial.
4. Pires, Ana Luisa Rebelo de Oliveira. European Journal of Vocational training, de 2003/03/20 até 2009/12/31, Função ou tipo de participação: Corpo editorial.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
67

Livros e capítulos
Books and book chapters
26
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
5
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
21
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
21
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
19
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
2
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
20
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
18
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
2

Total
Produção técnica
Technical production
40

Trabalhos técnicos
Technical works
3
Outros tipos de produção técnica
Other technical production
37

Total
Dados complementares
(Additional data)
147

Orientações
Orientations
24
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
62
Participação em Outros Júris
Other jury participation
12
Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
2
Participação em Eventos
Event participation
43
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
4


Outras informações relevantes
Realização de missões de mobilidade internacional ao abrigo do Programa Erasmus+: 2011 - University of Turku, Finlandia 2015 - HAMK University of Applied Sciences, School of Professional Teacher Education (Finlandia) 2016 - HAMK University of Applied Sciences, School of Professional Teacher Education (Finlandia) 2017 - HAMK University of Applied Sciences, School of Professional Teacher Education (Finlandia) Membro da Comissão Científica do XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação “Ciências, Culturas e Cidadanias”, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, 11-13 Outubro 2018


Visualizações do curriculum [ 2742 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 01-09-2019 às 08:59:56
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (2)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (1)
 Project collaboration in Degóis