Maria Leonor de Almeida Domingues dos Santos
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
25/03/2014 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Maria Leonor de Almeida Domingues dos Santos |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Santos, Leonor |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
1998-2001 |
Doutoramento Phd |
Educação.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
1989-1992 |
Mestrado Master degree |
Metodologia do Ensino das Ciências, variante Ensino da Matemática.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
Dez/2011-Actual |
Professor Associado |
Jan/2010-Dez/2011 |
Professor Auxiliar |
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa |
Jul/2006-Dez/2009 |
Professor Auxiliar |
Jul/2001-Jun/2006 |
Professor Auxiliar |
Nov/1995-Jun/2001 |
Assistente |
Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
Nov/2011-Actual |
|
Presidente da Comissão de Avaliação Interna do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
Jan/2010-Actual |
|
Membro da Assembleia do Instituto de Educação da universdiade de Lisboa |
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável Participation as responsible Researcher |
2003-2006 A formação matemática na formação inicial de professores-Mathematics in pre-service teacher training |
Referência do projeto»Project reference: FMFIP. Parceiro(s)»Partners:
Associação de Professores de Matemática; Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação; Sociedade Portuguesa de Matemática.
|
Participação como Investigador Participation as Researcher |
1998-1999 Estudo sobre a Avaliação dos Docentes do Ensino Superior: Desenvolvimento de instrumentos de avaliação de desempenho-Assessment of teachers from university: Development of assessment instruments |
Referência do projeto»Project reference: EADES. Parceiro(s)»Partners:
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; Escola Superior de Educação de Setúbal.
|
Outro Tipo de Participação Other kind of participation |
2005-2011 Projeto AREA, avaliação reguladora do ensino e da aprendizagem-Project AREA, regulated assessment for teaching and learning |
Referência do projeto»Project reference: AREA. Parceiro(s)»Partners:
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; Escola Superior de Educação de Setúbal. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Português (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Bem). |
Fala Speaking |
Português (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Bem). |
Lê Reading |
Português (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Bem). |
Escreve Writing |
Português (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Pouco), Inglês (Razoavelmente). |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual |
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Membro.
|
Jul/2011 - Actual |
International Group for the Psychology of Mathematics Education, Membro.
Membro do International Committee.
|
Mai/2010 - Actual |
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Membro fundador.
Presidente.
|
Jul/1995 - Actual |
Commission Internationale pour l´Étude et l´Amélioration de l´Enseignement des Mathématiques, Membro.
Membro da Comissão por eleição.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Santos, Leonor; Rio, Fernanda; Pinto, Filomena; Pinto, Jorge; Varandas, José M; Moreirinha, Otília; Bondoso, Teresa. 2010. Avaliar para aprender. Relatos de experiências de sala de aula do pré-escolar ao ensino secundário. ed. 1, ISBN: 978-972-0-34326-0. Porto: Porto Editora e Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. |
|
|
|
2. |
Santos, Leonor; Nápoles, Suzana; Albuquerque, Carlos; Rocha, Isabel; Serrazina, Lourdes; Veloso, Eduardo. 2008. A matemática na formação inicial de professores. ed. 1, ISBN: 978-972-8768-32-4. Lisboa: Associação de Professores de Matemática, Secção de Educação Matemática da SPCE. |
|
|
|
3. |
Pinto, Jorge; Lopes, José; Santos, Leonor; Brilha, João P. 2007. Diferenciação pedagógica na formação. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-972-732-996-0. Lisboa: Instituto de Emprego e Formação Profissional. |
|
|
|
4. |
Pinto, Jorge; Santos, Leonor. eds. 2006. Modelos de avaliação das aprendizagens ed. 1, 1 vol., ISBN: 972-674-470-9. Portugal: Universidade Aberta. |
|
|
|
5. |
Ponte, João P.; Boavida, Ana M; Canavarro, Ana P; Guimarães, Fátima; Guimrães, Henrique; Oliveira, Hélia; Brocardo, Joana; Santos, Leonor; Serrazina, Lourdes; Saraiva, Manuel. 2006. Programas de Matemática no 3.º ciclo do ensino básico. Um estudo confrontando Espanha, França, Irlanda, Suécia e Portugal. ed. 1, 1 vol., ISBN: 989-95062-0-6. Lisboa: Centro de Investigação em Educação da FCUL e Associação de Professores de Matemática. |
|
|
|
6. |
Santos, Leonor; Pinto, Jorge. 2003. Avaliação das aprendizagens. ed. 1, ISBN: 972-732-808-3. Lisboa: Instituto de Emprego e Formação Profissional. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Santos, Leonor. 2013. Os testes internacionais, o sistema de avaliação externa e a promoção das aprendizagens. In Avaliações internacionais e desempenho dos alunos portugueses, ed. Conselho Nacional de Educação , 150 - 161. ISBN: 978-972-8360-77-1. Lisboa: Conselho Nacional de Educação .
|
|
|
|
2. |
Santos, Leonor. 2013. Impacto da avaliação externa nas práticas docentes. In Avaliação das aprendizagens na avaliação da Educação, ed. Conselho Nacional de Educação, 111 - 127. ISBN: 978-972-8360-72-6. Lisboa, Portugal: Conselho Nacional de Educação.
|
|
|
|
3. |
Pinto, Jorge; Santos, Leonor. 2012. Avaliar para aprender nos primeiros anos. In Avaliação na Educação de Infância , ed. Maria João Cardona e Célia Maria Guimarães, 334 - 352. ISBN: 978-972-8994-42-6. Viseu, Portugal: Psicoma.
|
|
|
|
4. |
Santos, Leonor. 2011. Que critérios de qualidade para a avaliação formativa?. In Avaliação em Educação. Olhares sobre uma prática social incontornável, ed. Luciana de Andrade Ribeiro Melo, 155 - 165. ISBN: 978-85-60911-42-4. Brasil: Editora Melo Ltda.. |
|
|
|
5. |
Santos, Leonor. 2008. Dilemas e desafios da avaliação reguladora. In Dilemas e desafios da avaliação reguladora, 11 - 35. . Tip. Beira Alta: Secção de Educação Matemática .
|
|
|
|
6. |
Dias, Sónia; Santos, Leonor. 2008. Por que razão é importante identificar e analisar os erros e dificuldades dos alunos? O feedback regulador. In Por que razão é importante identificar e analisar os erros e dificuldades dos alunos? O feedback regulador, 133 - 143. . Tip. Beira Alta: Secção de Educação Matemática .
|
|
|
|
7. |
Dias, Paulo; Santos, Leonor. 2008. Reflectir antes de agir. In Avaliação em Matemática: Problemas e desafios, ed. Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 163 - 178. . Tip. Beira Alta: Secção de Educação Matemática .
|
|
|
|
8. |
Santos, Leonor. 2008. Avaliação das aprendizagens: funções, formas e conteúdos. In Avaliação das aprendizagens: funções, formas e conteúdos, 60 - 71. . Lisboa: Associação de Professores de M.
|
|
|
|
9. |
Santos, Leonor. 2002. Auto-avaliação regulada: porquê, o quê e como?. In Auto-avaliação regulada: porquê, o quê e como?, 75 - 84. . Lisboa: Ministério de Educação, Depart.
|
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Santos, Leonor; Pinto, Jorge. 2014. "The development of self-regulation through assessment criteria", Procedia Social and Behavioral Sciences, 112: 907 - 915. |
|
|
|
2. |
Dias, Paulo; Santos, Maria L. A. D.. 2013. "Práticas avaliativas para a promoção da autorregulação da aprendizagem matemática: O feedback escrito em relatórios escritos
em duas fases", Quadrante, revista de investigação em educação matemática, XXII: 109 - 136.
|
|
|
|
3. |
Martins, Cristina; Santos, Leonor. 2012. "O programa de formação contínua em Matemática como contexto favorável para o desenvolvimento da capacidade de reflexão de
professores do 1.º ciclo. ", Quadrante, Revista de Investigação em Educação Matemática, XXI: 95 - 119.
|
|
|
|
4. |
Santos, Leonor; Berg, Claire; Brown, Laurinda; Malara, Nicolina; Potari, Despina; Turner, Fay. 2012. "WG17: FROM A STUDY OF TEACHING PRACTICES TO ISSUES IN TEACHER EDUCATION", Journal for Research in Mathematics Education, 14: 215 - 216. |
|
|
|
5. |
Santos, Leonor. 2011. "Evaluar para aprender matemáticas", UNO, Evaluación desde el centro escolar y matemáticas, 57: 32 - 42. |
|
|
|
6. |
Machado, Sílvia; Santos, Leonor. 2011. "A demonstração matemática no 8.º ano no contexto de utilização do Geometer’s Sketchpad", Revista de Educação 18, 1: 49 - 82.
|
|
|
|
7. |
Santos, Leonor; Pinto, Jorge. 2011. "Is assessment for learning possible in early school years?", Procedia Social and Behavioral Sciences, 1: 283 - 289.
|
|
|
|
8. |
Ribeiro, Catarina; Santos, Leonor. 2011. "Um professor, um currículo? Um estudo com duas professoras de Matemática do 3.º ciclo", Revista Portuguesa de Educação, 24: 159 - 182. |
|
|
|
9. |
Bruno, Inês; Santos, Leonor. 2010. "Evolução da escrita avaliativa num contexto de trabalho colaborativo", Revista de Educação, 1: 1 - 10.
|
|
|
|
10. |
Santos, Leonor; Bruno, Inês. 2010. "Written comments as a form of feedback", Studies in Educational Evaluation 36, 3: 111 - 120. |
|
|
|
11. |
Martins, Cristina; Santos, Leonor. 2010. "Programa de Formação Contínua em Matemática: Um contexto rico de supervisão", EDUSER, Revista de Educação, 1: 52 - 68.
|
|
|
|
12. |
Santos, Leonor; Pinto, Jorge. 2010. "The use of feedback in written reports and portfolio: an assessment for learning strategy. ", Journal of the Korean Society of Mathematical Education. Series D: Research in Mathematical Education 14, 3: 281 - 297. |
|
|
|
13. |
Santos, Leonor; Pinto, Jorge. 2009. "Auto-avaliação regulada em Matemática: dizer antes de fazer", Bolema, 1: 51 - 68.
|
|
|
|
14. |
Santos, Leonor; Moreira, Darlinda; Menezes, Luís; Oliveira, Isolina; Ponte, João P.; Martins, Cristina; Guerreiro, António; Cunha, Helena; Duarte, José; Martinho, Helena; Pinto, Hélia; Menino, Hugo; Varandas, José M; Veia, Luciano; Viseu, Floriano. 2008. "Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos", Revista de Educação, 1: 33 - 64.
|
|
|
|
15. |
Ponte, João P.; Guerreiro, António; Cunha, Helena; Duarte, José; Martinho, Helena; Martins, Cristina; Menezes, Luís; Menino, Hugo; Pinto, Hélia; Santos, Leonor; Varandas, José M; Veia, Luciano; Viseu, Floriano. 2007. "A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática", Revista Portuguesa de Educação, 1: 39 - 74.
|
|
|
|
16. |
Ponte, João P.; Santos, Leonor. 2005. "A distance in-service teacher education setting focused on mathematics investigations: The role of reflection and collaboration", Interactive Educational Multimedia, 1: 104 - 126.
|
|
|
|
17. |
Santos, Leonor; Ponte, João P.. 2002. "A prática lectiva como actividade de resolução de problemas: Um estudo com três professoras do ensino secundário", Quadrante 11, 1: 29 - 54.
|
|
|
|
18. |
Santos, Leonor. 2002. "O trabalho em colaboração entre professores de Matemática do ensino secundário num contexto de mudança curricular", Revista de Educação 11, 2: 127 - 143.
|
|
|
|
19. |
Ponte, João P.; Santos, Leonor. 1998. "Práticas lectivas num contexto de reforma curricular", Quadrante, 1: 3 - 33.
|
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Santos, Leonor. 2009. "Diferenciação pedagógica: Um desafio a enfrentar", Noesis, 1: 52 - 57. |
|
|
|
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Santos, Leonor; Pinto, Jorge. 2010. "The evolution of feedback practice of a mathematics teacher". Brasil: Pinto, M. F. & Kawasaki, T. F.
|
2. |
Semana, Sílvia; Santos, Leonor. 2010. "Self-assessment in written reports". Brasil: Pinto, M. F. & Kawasaki, T. F..
|
3. |
Dias, Sónia; Santos, Leonor. 2010. "Feedback and different mathematical tasks". Brasil: Pinto, M. F. & Kawasaki, T. F.. |
4. |
Semana, Sílvia; Santos, Leonor. 2010. "Written report in learning geometry: explanation and argumentation". Lyon, France: Viviane Durand-Guerrier, Sophi.
|
5. |
Martins, Cristina; Santos, Leonor. 2010. "Reflection on Practice: content and depth". Lyon, France: Viviane Durand-Guerrier, Sophi.
|
6. |
Santos, Leonor; Carrillo, José; Hospesova, Alena; Abboud-Blanchard, Maha. 2010. "From a study of teaching practices to issues in teacher education". Lyon, France: Viviane Durand-Guerrier, Sophi. |
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Maria Cristina do Espírito Santo Martins da Escola Superior , O desenvolvimento profissional de professores do 1.º ciclo do Ensino Básico: Contributo da participação num programa de formação
contínua em Matemática, 2011. Tese (Didáctica da Matemática) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador). |
2. |
Alberto Quitembo, A formação inicial de professores de Matemática. Uma reflexão do seu desenvolvimento no Instituto Médio Normal de Educação
em Angola, 2010. Tese (Didáctica da Matemática) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação Calouste Gulbenkian (Orientador). |
1. |
Nélida Martins Filipe , Ensinar Matemática nos cursos profissionais: desafios ao desenvolvimento profissional dos professores num contexto de trabalho
colaborativo, 2011. Tese (Didáctica da Matemática) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Co-orientador). |
2. |
Paula Vieira da Silva , O Raciocínio Geométrico em Contexto de Avaliação Externa, 2011. Tese (Didáctica da Matemática) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Orientador). |
3. |
Maria do Rosário Contente Monteiro , Práticas avaliativas da capacidade de argumentação matemática de alunos do ensino secundário: Um estudo com professores de
Matemática A, 2010. Tese (Didáctica da Matemática) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Orientador). |
4. |
Joaquim Colôa Dias, Avaliação para as aprendizagens de alunos com necessidades educativas especiais. Da diversidade da avaliação á avaliação da
diversidade, 2010. Tese (Avaliação) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Orientador). |
5. |
Isabel Afonso, Do currículo de Física e Química instituído ao aplicado nas escolas: avaliação de metodologias e instrumentos de avaliação, 2010. Tese (Avaliação) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Orientador). |
6. |
Paulo Dias, Práticas letivas promotoras da regulação das aprendizagens pelos alunos, 2009. Tese (Didáctica da Matemática) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Orientador). |
7. |
Sílvia Maria dos Santos Semana , O questionamento oral na regulação das aprendizagens dos alunos em Matemática, no 3.º ciclo do Ensino Básico, 2009. Tese (Didáctica da Matemática) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador). |
8. |
Inês Bruno, Os critérios de avaliação para o desenvolvimento da auto-regulação, 2008. Tese (Didáctica da Física e da Química) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador). |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Fátima Marques , O trabalho colaborativo na aplicação do novo programa de Matemática do ensino básico, 2011. Dissertação (Didáctica da Matemática) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Orientador). |
2. |
Maria Luísa de Sousa Vale , O erro como ponte para a aprendizagem em Matemática: um estudo com alunos do 7.º ano do ensino básico, 2010. Dissertação (Didáctica da Matemática) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Co-orientador). |
3. |
Carla Marques da Silva, O Currículo de Matemática do 1.º ciclo do Ensino Secundário de Cabo Verde na perspectiva de professores, 2009. Dissertação (Didáctica da Matemática) - Universidade de Évora (Orientador). |
4. |
Cristina Maria de Macedo, Concepções dos alunos sobre a avaliação das aprendizagens na disciplina de Matemática em anos terminais dos 1.º e 2.º ciclos
do ensino básico, 2009. Dissertação (Didáctica da Matemática) - Universidade de Évora (Orientador). |
5. |
Maria Cristina Bizarro Nascimento Oliveira , As aulas de assessoria em Matemática: Factor de sucesso escolar?, 2009. Dissertação (Supervisão e Orientação Profissional) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Orientador). |
6. |
Isabel Ramada , O papel do professor coordenador no desenvolvimento do projeto de escola estabelecido no âmbito do plano da matemática, 2009. Dissertação (Supervisão e Orientação Profissional) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Orientador). |
7. |
Nuno David Palma Longle , Avaliação sumativa em diferentes contextos de prática: um estudo de caso, 2008. Dissertação (Didáctica da Matemática) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Orientador). |
8. |
Sílvia Maria dos Santos Semana, O relatório escrito como instrumento de avaliação reguladora das aprendizagens dos alunos do 3.º ciclo em Matemática, 2008. Dissertação (Didáctica da Matemática) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Orientador). |
9. |
Sónia Dias , O papel do feedback escrito na avaliação reguladora do ensino e das aprendizagens , 2008. Dissertação (Didáctica da Matemática) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Orientador). |
10. |
Catarina Ribeiro , Um professor de Matemática, um currículo? , 2008. Dissertação (Didáctica da Matemática) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Orientador). |
11. |
Sara Eugénia Ramos de Faria Monteiro , A Avaliação Enquanto Processo de Comunicação, em Particular Através dos Critérios de Avaliação, na Disciplina de Matemática, 2007. Dissertação (Didáctica da Matemática) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Orientador). |
12. |
Roberta Manso, Origami: Uma abordagem pedagógica para o ensino de Geometria no 9.º ano, 2007. Dissertação (Didáctica da Matemática) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Orientador). |
13. |
Inês Bruno, Avaliação das aprendizagens: o processo de regulação através do feedback, 2006. Dissertação (Didáctica das Ciências) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Orientador). |
14. |
Anabela Andrade Gomes, Auto-avaliação das aprendizagens dos alunos e investimento na apropriação de critérios, 2006. Dissertação (Didáctica da Matemática) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Orientador). |
15. |
Alexandra Margarida Manique Gonçalves Bento, O Trabalho de Projeto e as Aprendizagens do Professor no Ano de Estágio Pedagógico, 2006. Dissertação (Didáctica da Matemática) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Orientador). |
16. |
Augusta Domingas, O currículo de Matemática do III nível do Ensino de Base Regular da República de Angola: um estudo sobre a sua contemporaneidade, 2005. Dissertação (Didáctica da Matemática) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Orientador). |
17. |
Paulo Jorge Ribeiro Dias, Avaliação reguladora no Ensino Secundário: Processos usados pelos alunos em investigações matemáticas, 2005. Dissertação (Didáctica da Matemática) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Orientador). |
18. |
Alberto Domingos Jacinto Quitembo , A formação inicial de professores de Matemática. Uma reflexão do seu desenvolvimento no Instituto Médio Normal de Educação
em Angola., 2005. Dissertação (Didáctica da Matemática) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Orientador). |
19. |
Sílvia do Rosário Zuzarte Machado , A demonstração matemática no 8.º ano no contexto de utilização do Geometer’s Sketchpad, 2005. Dissertação (Didáctica da Matemática) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Orientador). |
20. |
Célia Sofia Silva, Uma análise de manuais escolares de Matemática do 9.º ano de escolaridade, 2004. Dissertação (Matemática para o Ensino) - Universidade do Porto (Orientador). |
21. |
Nuno Miguel Castelinho Garção, Reorganização curricular do Ensino Básico: Perspectivas, decisões e dificuldades de três professoras de Matemática, 2004. Dissertação (Didáctica da Matemática) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Orientador). |
22. |
Hugo Menino , O Relatório Escrito, o Teste em Duas Fases e o Portefólio como Instrumentos de Avaliação das Aprendizagens em Matemática , 2004. Dissertação (Didáctica da Matemática) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Orientador). |
1. |
Ana Cristina Tudella, Diferenciação pedagógica - Um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade, 2011. Dissertação (Didáctica da Matemática) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Orientador). |
2. |
Ana Maria Alves Fraga Mota , A avaliação em matemática através de portefólios: Uma prática avaliativa com alunos do 3.º ciclo de escolaridade , 2011. Dissertação (Didáctica da Matemática) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Orientador). |
3. |
Andreia Tomé Dias Perez, O contributo dos critérios de avaliação no desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas, em alunos do 1.º ciclo
do Ensino Básico , 2011. Dissertação (Didáctica da Matemática) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Orientador). |
4. |
Maria Emília F. Montenegro Beirão, O desenvolvimento do raciocínio matemático apoiado pelo uso continuado de critérios de avaliação, 2011. Dissertação (Didáctica da Matemática) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Orientador). |
5. |
- Ana Alexandra Fernandes Augusto, O erro como caminho para a aprendizagem das operações com números naturais: Um estudo com alunos do 1.º ciclo de escolaridade, 2011. Dissertação (Didáctica da Matemática) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Orientador). |
6. |
Patrícia Martins, Comunicação escrita matemática de alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico, 2010. Dissertação (Didáctica da Matemática) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Orientador). |
7. |
Paula Fonseca , Interações avaliativas na prática do professor em contexto de Congresso Matemático, 2010. Dissertação (Didáctica da Matemática) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Orientador). |
8. |
Célia Dias , Portefólio Reflexivo de Matemática enquanto instrumento de avaliação reguladora das aprendizagens. Um estudo com incidência
no 10.º Ano de um Curso Científico Humanístico, 2010. Dissertação (Didáctica da Matemática) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Orientador). |
9. |
Isabel Fonseca, Formação Contínua: Relação entre as dimensões da teoria e da prática, num grupo de professores de Inglês, 2009. Dissertação (Supervisão e Orientação Profissional) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Orientador). |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
1. |
Avaliadora externa de um projeto franco-québécois proposto a financiamento ao Fonds québécois de la recherche sur la société
et la culture (FQRSC) e à l’Agence nationale de la recherche de France (ANR) a convite da FQRSC, 2011, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
41 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
15 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
6 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
9 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
20 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
19 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
1 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
6 |
Dados complementares (Additional data) |
42 |
Orientações Orientations |
41 |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
1 |
Visualizações do curriculum [
4579
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
01-09-2019
às
12:40:18
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|