Curriculum Vitae

Maria de Lurdes Marquês Serrazina

Data da última atualização »Last update : 22/07/2017


Maria de Lurdes Serrazina é doutora em Educação Matemática pela Universidade de Londres (UK) (1998), possui mestrado em Educação Matemática pela Universidade de Boston (USA) (1984) e licenciatura em Matemática pela Universidade de Lisboa (1972). É membro integrado da Unidade de Investigação em Educação e Formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, onde colabora no doutoramento em Didática da Matemática, orientando várias teses. Foi professora coordenadora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), Presidente do seu Conselho Científico (2002-2004) e Presidente do seu Conselho Directivo (2004-2009). Foi Vice-Presidente do Instituto Politécnico (2008-2012). Foi professora associada convidada do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e tem colaborado com várias universidades brasileiras. Coordenou diferentes projetos de investigação na área da Didática da Matemática e da Formação de Professores e orientou (e orienta) numerosas dissertações de mestrado e teses de doutoramento. A sua investigação atual é na área do ensino e aprendizagem da matemática nos primeiros anos, nomeadamente na área dos números e operações e da geometria e medida e do conhecimento profissional dos professores. Coordenou o Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º e 2.º ciclo (2005-2011), co-coordenou a equipa que elaborou o Programa de matemática do Ensino Básico (2007). Atualmente está aposentada, continuando a colaborar com a Escola Superior de Educação do IP de Lisboa na orientação de dissertações de mestrado e com o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa na orientação de teses de doutoramento.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=0339570254076810


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Maria de Lurdes Marquês Serrazina
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Serrazina, Lurdes
Categoria profissional
Position
Professor Coordenador
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Ciências Exactas-Matemática.
Endereço profissional
Professional address
Instituto Politécnico de Lisboa
Escola Superior de Educação de Lisboa
Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Campus de Benfica do IPL, 1549-003 Lisboa
Benfica
1549-003 Lisboa
Portugal
Telefone: (+351)217115500
Correio electrónico: lurdess@eselx.ipl.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
1993-1998 Doutoramento
Phd
Mathematics Education.
University of London, Reino Unido.
Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry : Universidade de Lisboa.
Com o tipo » With the type: Registo » Registry.

1983-1984 Mestrado
Master degree
Mathematics Education (1,5 anos » years) .
Boston University, Estados Unidos.
Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry : Universidade de Lisboa.
Com o tipo » With the type: Equivalência » Equivalence.

1966-1972 Licenciatura
Licentiate degree
Matemática (5 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade de Lisboa
Set/2013-Actual investigadora
Set/2000-Ago/2013 investigadora

Instituto Politécnico de Lisboa
Jan/2000-Actual Professor Coordenador

Ministério da Educação
Jun/2005-Set/2011 Professor Coordenador

Instituto Politécnico de Lisboa
Set/1988-Dez/1999 Professor Adjunto

Instituto Politécnico de Lisboa
Set/1988-Dez/1999 Professor Adjunto

Instituto Politécnico de Setúbal
Set/1987-Jan/1988 Professor Adjunto

Ministério da Educação
Out/1975-Set/1987 Professora do 1.º grupo do ensino secundário

Ministério da Educação
Out/1974-Set/1975 Professora estagiária

Ministério da Educação
Out/1971-Jan/1974 professora proviória 4.º grupo





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Universidade de Lisboa
Out/2004-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


Didáctica da Matemática






Atividades de Ensino (Teaching activities)


Instituto Politécnico de Lisboa
Jan/2000-Jan/2004
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Fundamentos da Matemática(Docente)
  • Geometria
  • Didática da Geometria
  • Materiais no Ensino da Matemática
  • Educação Matemática




Instituto Politécnico de Lisboa
Out/1988-Jan/2000
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Fundamentos da Matemática(Regente)
  • Educação Matemática(Regente)
  • Geometria(Regente)
  • Didática da Geometria(Regente)
  • Materiais no Ensino da Matemática(Regente)






Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)


Instituto Politécnico de Lisboa
Jun/2005-Set/2011
Consultor


Jul/2000-Dez/2003
Presidente Conselho Científico






Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)


Instituto Politécnico de Lisboa
Mar/2008-Jan/2012
- Vice-Presidente


Jan/2004-Dez/2008 Escola Superior de Educação de Lisboa
- Presidente do Conselho Directivo ESE




Instituto Politécnico de Lisboa
Jan/1993-Dez/1996






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Didáctica da Matemática

Domínio Científico: Ciências Sociais / Área Científica: Ciências da Educação.
Domínio Científico: Ciências Exactas / Área Científica: Matemática.
Palavras-chave: ensino da matemática; Formação de professores; desenvolvimento curricular; desenvolvimento profissional.




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável
Participation as responsible Researcher
2009-2011
Qualificação de professores em países lusófonos
Referência do projeto»Project reference: 9-ACP-RPR-118#28.
EU-ACP-EDULINK
Parceiro(s)»Partners: Instituto Politécnico de Viana do Castelo; Universidade de Cabo Verde; Universidade Pedagógica; Instituto Superior Politécnico de S. Tomé e Príncipe; Universidade Nacional de Timor Lorosae.

2001-2004
Professores do ensino básic e competências em Matemática-Teachers and New Competencies on Primary Mathematics
Referência do projeto»Project reference: POCTI/CED/355442000.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

2000-2001
Desenvolvimento profissional de professores em início de carreira e ensino da Matemática-Professional development for novice teachers and mathematics teaching
Referência do projeto»Project reference: IE2000.
Financiador(es)»Funding: Instituto de Inovação Educacional.

1992-1994
Utilização de materiais na resolução de problemas-Sing Materials in problem solving
Referência do projeto»Project reference: PCED/C/DCI/8/91.


Participação como Investigador
Participation as Researcher
2005-2007
Desenvolvendo o sentido do número: perspetivas e exigências curriculares-Developing number sense: Perspectives and curricular demands
Referência do projeto»Project reference: POCI/CED/59680/2004.
Parceiro(s)»Partners: Instituto Politécnico de Setúbal; Instituto Politécnico de Leiria.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

2002-2003
Sentido de número e competências de cálculo-Number sense and calculus competence
Referência do projeto»Project reference: IIE-10-02.
Parceiro(s)»Partners: Instituto Politécnico de Setúbal.
Financiador(es)»Funding: Instituto de Inovação Educacional.

1994-1996
Aprendizagens em Matemática: um estudo sobre construção de conceitos-Mathematics learning: a study about construction of concepts
Referência do projeto»Project reference: PCSH/C/CED/57/93.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco).

Reading
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual American Educational Research Association (AERA), Membro.
Jan/2012 - Actual Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Membro fundador.
Jan/1992 - Actual Sociedade Portuguesa de Matemática, Membro.
Out/1988 - Actual National Council of Teachers of Mathematics, Membro.
Set/1986 - Actual Associação de Professores de Matemática, Membro.
Presidente da Direcção.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Serrazina, L; Gomes, Fernanda; Rosa, joão; Portela, José. 2012. Formação Contínua: Relatos e Reflexões. ed. 1, 1 vol.. Lisboa: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa.
2. Pintassilgo, Joaquim; Serrazina, L. eds. 2009. A Escola Normal de Lisboa e a Formação de Professores, Arquivo, História e Memória ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-972-772-916-6. Lisboa: Edições Colibri, Centro de Investigação em Educação FCUL e ESE de Lisboa.
3. Dias, Mariana; Serrazina, L; Bettencourt, Beatriz; Sim Sim, I; Cotrim, J; Leitão, J.; Afonso, N.; Vasconcelos, T.; Patrocínio, T.. 2008. Educação e Formação: Prioridades e Estratégias (2007/2013). ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-95733-0-7. Lisboa: CIED da Escola Superior de Educação de Lisboa.
4. Brocardo, Joana; Serrazina, L; Rocha, Isabel. eds. 2008. O sentido do Número: reflexões que entrecruzam teoria e prática ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-972-592-232-3. Lisboa: Escolar Editora.
5. Serrazina, L. ed. 2007. Ensinar e aprender Matemática no 1.º ciclo ed. 1, 1 vol.. Cacém: Texto Editores.
6. Ponte, J. P; Serrazina, L; Guimarães, H.; Breda, A.; Guimarães, F.; Oliveira, P.; Graça-Martins, E.; Menezes, L.; Sousa, H.. 2007. Programa de Matemática do Ensino Básico. ed. 1. Lisboa: Ministério da Educação.
7. Albuquerque, C.; Veloso, E.; Rocha, Isabel; Santos, L.; Serrazina, L; Nápoles, S.. 2006. A Matemática na Formação Inicial de Professores. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-972-8768-32-4. Lisboa: Associação de Professores de Matemática.
8. Ponte, J. P; Boavida, A,; Canavarro, A. P; Guimarães, F.; Oliveira, H.; Guimarães, H.; Brocardo, J.; Santos, L.; Serrazina, L; Saraiva, M.. 2006. Programas de Matemática no 3º ciclo do ensino básico: Um estudo confrontando Espanha, França, Irlanda, Suécia e Portugal. ed. 1, 1 vol., ISBN: 989-95062-0-6. Lisboa: Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
9. Serrazina, L; Guimarães, H.. eds. 2005. V CIBEM Conferências ed. 1, 1 vol., ISBN: 972-8768-19-2. Lisboa: Associação de Professores de Matemática.
10. Serrazina, L. ed. 2002. A formação para o ensino da matemática na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico. Cadernos de Formação de Professores 3. ed. 1, ISBN: 972-0-34253-6. Porto: Porto Editora e INAFOP.
11. Ponte, J. P; Serrazina, L. 2000. Didáctica da Matemática do 1º ciclo. ed. 1, ISBN: 972-674-313-3. Lisboa: Universidade Aberta.
12. Ponte, J. P; Serrazina, L. eds. 2000. Educação Matemática em Portugal, Espanha e Itália: Actas da Escola de Verão - 1999 ed. 1. Lisboa: Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação.
13. Abrantes, p.; Serrazina, L; Oliveira, Isolina. 1999. A Matemática na Educação Básica. ed. 1. Lisboa: Ministério de Educação, DEB.
14. Ponte, J. P; Serrazina, L. eds. 1999. Educação Matemática em Portugal, Espanha e Itália ed. 1, 1 vol., ISBN: 972-8614-00-4. Lisboa: Secção de Educação Matemática, Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.
15. Serrazina, L. 1998. As novas tecnologias na formação inicial de professores. ed. 1, 1 vol.. Lisboa: Ministério da Educação, DAPP.
16. Serrazina, L; Matos, J. M. 1996. Didáctica da Matemática. ed. 1. Lisboa: Universidade Aberta.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Serrazina, L. 2012. A sala de aula e a escola. Desafios aos professores e ao ensino da matemática.  In Infância, Crianças, Internet Desafios na Era Digital, ed. Fundação Calouste Gulbenkian, 299 - 314. ISBN: 978-972-31-1464-5. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
2. Serrazina, L; Oliveira, Isolina. 2010. Trajectórias de aprendizagem e ensinar para a compreensão. .  In O Professor e o Programa de Matemática do Ensino Básico , ed. Associação de Professores de Matemática, 43 - 59. ISBN: 978-972-8768-44-7. Lisboa: Associação de Professores de Matemática.
3. Serrazina, L. 2008. A Matemática nos primeiros anos: alguns desafios.  In 20 anos de temas na EeM , ed. Ana Paula canavarro, 27 - 39. . Lisboa: Associação de Professores de Matemática.
4. Brocardo, Joana; Serrazina, L. 2008. O sentido do número no currículo de Matemática.  In O sentido do número: reflexões que entrecruzam teoria e prática, ed. J. Brocardo, L. Serrazina & I. Rocha, 97 - 115. ISBN: 978-972-592-232-3. Lisboa: Escolar Editora.
5. Serrazina, L. 2008. Projectos de escola: Uma realidade imperativa e possível.  In O professor de Matemática e os projectos de escola , ed. Grupo de Trabalho de Investigação, 297 - 306. ISBN: 978-972-8768-34-8. Lisboa: Associação de Professores de Matemática.
6. Serrazina, L. 2007. Ensinar e aprender Matemática nos primeiros anos.  In Ensinar e aprender Matemática no 1.º ciclo , ed. Maria de Lurdes Serrazina, 7 - 18. ISBN: 978-972-47-3512-2. Lisboa: texto Editores.
7. Brocardo, Joana; Delgado, C.; Mendes, F.; Rocha, Isabel; Serrazina, L. 2006. Números e Álgebra: Desenvolvimento Curricular.  In Números e Álgebra, ed. Isabel Vale et al. (Org.), 65 - 92. . Lisboa: Secção de Educação e Matemática da SPCE.
8. Serrazina, L; Rocha, Isabel. 2006. Reflexão sobre uma experiência de trabalho colaborativo e a distância..  In Números e Álgebra, ed. Isabel Vale et al, 165 - 175. . Lisboa: Secção de Educação e Matemática da SPCE.
9. Serrazina, L; Oliveira, Isolina. 2005. O currículo de Matemática do ensino básico sob o olhar da competência matemática.  In O professor e o desenvolvimento curricular, ed. Grupo de Trabalho de Investigação-GTI, 35 - 62. ISBN: 972-8768-16-8. Lisboa: Associação de Professores de Matemática.
10. Serrazina, L. 2004. Materiais manipuláveis.  In O Jogo e a Matemática, ed. D. Moreira e I. Oliveira, 92 - 116. . Lisboa: universidade Aberta.
11. Serrazina, L; C., Loureiro; Vasconcelos, T.; Grais, Fátima; Gaio, Anabela. 2002. Uma rede de formação em espiral.  In Gestão flexível do currículo: reflexões de formadores e de investigadores, ed. Ministério da Educação, Departamento de Educação Básica, 155 - 171. ISBN: 972-742-157-1. Lisboa: Editorial Ministério da Educação.
12. Serrazina, L; Oliveira, Isolina. 2002. O professor como investigador: Leitura crítica de investigações em educação matemática..  In Reflectir e Investigar sobre a Prática Profissional, ed. Grupo de Trabalho sobre Investigação, 283 - 308. . Lisboa: Associação de Professores de Matemática.
13. Serrazina, L. 2002. A formação para o ensino da Matemática: Perspectivas futuras.  In A formação para o ensino da matemática na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico, ed. Lurdes Serrazina, 9 - 19. ISBN: 972-0-34253-6. Porto: Porto Editora.
14. Serrazina, L; Oliveira, Isolina. 2002. A reflexão e o professor como investigador.  In Reflectir e Investigar sobre a Prática Profissional, ed. Grupo de Trabalho sobre Investigação, 29 - 42. ISBN: 972-8768-01-X. Lisboa: Associação de Professores de Matemática.
15. Gofree, F.; Oliveira, H.; Serrazina, L; Szendrei, J.. 1999. Good Practice.  In On Research in Teacher Education: from a study of teaching practices to issues in teacher education., ed. K. Krainer, F. Gofree & P. Berger, 149 - 169. ISBN: 3-925386-55-6. osnabruck: cerme.
16. Serrazina, L; C., Loureiro. 1999. Primary teachers and the using of materials in problem solving in Portugal..  In Mathematics Teacher education: Critical International Perspectives, ed. B. Jaworski, T. Wood and S. Dawson, 49 - 58. ISBN: 075070808 5. London: Falmer Press.
17. Serrazina, L. 1995. Professores do ensino elementar: que formação em Matemática.  In La formacion del professorado de Ciencias e Matemáticas en España y Portugal, ed. Lorenzo J. Blanco Nieto & Vicente Mellado Jiménez, 203 - 210. ISBN: 84-7796-802-0. Badajoz: Diputación Provincial de Badajoz.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Serrazina, L; Pereira, Maria G. B. 2015. "Propriedades e relações entre quadriláteros: contributos do geoplano e do GeoGebra - Um estudo no 4.º ano de escolaridade", Quadrante 24, 1: 29 - 57.
2. Serrazina, L; Silva, A n. F. G; Campos, Tânia M. M. 2014. "Formação Continuada de Professores que Lecionam Matemática: desenvolvendo a prática reflexiva docente", BOLEMA - Boletim de Educação Matemática 28, 50: 1505 - 1524.
3. Serrazina, L. 2014. "O Professor que Ensina Matemática e a sua Formação: uma experiência em Portugal.", Educação e Realidade 39, 4: 1051 - 1069.
4. Serrazina, L; Costa, Leila P.; Pavanello, Regina. 2014. "FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE OBSERVAÇÃO", Revista Paranaense de Educação Matemática 3, 4: 48 - 69.
5. Serrazina, L; Morais, Cristina. 2013. "O cálculo mental na resolução de problemas", Quadrante 22, 1: 53 - 76.
6. Serrazina, L. 2013. "O Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º ciclo e a melhoria do ensino da Matemática", Da Investigação às Práticas 3, 2: 75 - 97.
7. Serrazina, L. 2012. "Conhecimento matemático para ensinar: papel da planificação e da reflexão na formação de professores", Revista Electrónica de Educação 6, 1: 266 - 283.
8. Serrazina, L; Ribeiro, Deolinda. 2012. "As interações na atividade de resolução de problemas e a capacidade de comunicar no ensino básico", BOLEMA - Boletim de Educação Matemática 26, 44: 1347 - 1374.
9. Serrazina, L. 2012. "O sentido do número no 1.º ciclo: Uma leitura de investigação", Boletim Gepem , 61: 15 - 28.
10. Serrazina, L. 2010. "A Formação Contínua de Professores em Matemática: o conhecimento e a supervisão em sala de aula e a sua influência na alteração das práticas. ", International Journal for Studies in Mathematics Education 2, 1: 1 - 23.
11. Serrazina, L. 2009. "O programa de formação contínua em matemática para professores do 1º e 2º ciclo do ensino básico: balanço possível,", Revista Interacções 5, 12: 4 - 22.
12. Jesus, Ana; Serrazina, L. 2005. "Actividades de natureza investigativa nos primeiros anos de escolaridade,", Quadrante 14, 1: 3 - 35.
13. Ponte, J. P; Serrazina, L. 2004. "Práticas profissionais dos professores de Matemática. ", Quadrante 13, 2: 51 - 74.
14. Ponte, J. P; Serrazina, L. 2003. "Professores e formadores investigam a sua própria pr", Zetekité 11, 20: 51 - 84.
15. Serrazina, L; Oliveira, Isolina. 2002. "Novos professores: Primeiros anos de profissão", Quadrante 6, 1: 55 - 73.
16. Serrazina, L. 1999. "Reflexão, conhecimento e práticas lectivas em Matemática num contexto de reforma curricular no 1º ciclo", Quadrante, 8: 139 - 167.
17. Serrazina, L. 1993. " Concepções dos professores do 1.º ciclo relativamente à Matemática e práticas de sala de aula. ", Quadrante 2, 1: 127 - 138.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Serrazina, L; Rodrigues, Margarida. 2016. "Desenvolvendo a flexibilidade em rotinas de cálculo", Trabalho apresentado em Seminário de Investigação em Educação Matemática, In Atas SIEM 2016, Porto.
2. Rodrigues, Maria P; Serrazina, L. 2016. "RECONHECER ÂNGULOS AGUDOS EM TRIÂNGULOS: UM PROCESSO EXPERIMENTAL COM RECURSO AO “MEDIDOR INFORMAL DE ÂNGULOS”", Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática, In Atas do EIEM 2016, Évora.
3. Serrazina, L; Rodrigues, Margarida. 2016. "Diversidade de recursos como suporte da flexibilidade de cálculo numa turma do 1º ano", Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática, In Atas do EIEM 2016, Évora.
4. Serrazina, L; Rodrigues, Margarida. 2015. "Additive adaptive thinking in 1st and 2nd grades pupils", Trabalho apresentado em CERME 9, In Proceedings of CERME 9, Praga.
5. Serrazina, L; Rodrigues, Maria P. 2015. "Six years old pupils intuitive knowledge about triangles.", Trabalho apresentado em CERME 9, In Proceedings of CERME 9, Praga.
6. Silva, Cília; Serrazina, L. 2015. "Desvendadno o mistério da vírgula: As representações dos números decimais numa tarefa de 4.º ano", Trabalho apresentado em EIEM 2015, In Representações - Atas do EIEM 2015, Bragnça.
7. Guerreiro, Helena G; Serrazina, L. 2015. "A construção do conceito de número racional através de múltiplas representações", Trabalho apresentado em EIEM 2015, In Representações matemáticas, Atas do EIEM 2015, Brgança.
8. Rodrigues, Margarida; Serrazina, L. 2015. "Raciocínio quantitative aditivo de alunos de 2.º ano: A importância das representações. Representações matemáticas", Trabalho apresentado em EIEM2015, In Representações matemáticas, Atas do EIEM 2015, Bragnça.
9. Serrazina, L. 2014. "Conhecimento de Geometria de estudantes da Licenciatura em Educação Básica", Trabalho apresentado em XXV SIEM, In Atas do XXV SIEM, Braga.
10. Serrazina, L; Rodrigues, Maria P. 2014. "Identificação de figuras no plano por alunos do 1º ano de escolaridade", Trabalho apresentado em XXV SIEM, In Atas do XXV SIEM, Braga.
11. Serrazina, L. 2014. "Cálculo flexível e o raciocínio quantitativo aditivo em alunos dos 1.º e 2.º anos", Trabalho apresentado em XXV SIEM, In Atas do XXV SIEM, Braga.
12. Serrazina, L; Rodrigues, Margarida. 2014. "A TAREFA COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO DA FLEXIBILIDADE DE CÁLCULO", Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática 2014, In Tarefas matemáticas, Sesimbra.
13. Serrazina, L; Guerreiro, Helena G. 2014. "CONTRIBUTOS DE UM PROJETO DE TURMA PARA O DESIGN DE TAREFAS", Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática 2014, In Tarefas matemáticas, Sesimbra.
14. Serrazina, L. 2013. "A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UM NOVO OLHAR", Trabalho apresentado em XV Encontro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática da Baía, In Atas do XV SBEM Baia, Teixeira de Freitas.
15. Serrazina, L. 2013. "Propriedades e relações entre quadriláteros", Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática 2013, In Investigação em Educação Matemática 2013 - Raciocínio matemático, Penhas da Saúde.
16. Serrazina, L; Morais, Cristina. 2013. "MENTAL COMPUTATION STRATEGIES IN SUBTRACTION PROBLEM SOLVING", Trabalho apresentado em CERME8 - 8th congress of European Research in Mathematics Education, In Proceedings of CERME 8, Antalya.
17. Serrazina, L; Guerreiro, António. 2013. "Mathematical communication: Teachers' recognition of the singularity of student' knowledge", Trabalho apresentado em CERME8, In Proceedings of CERME 8, Antalya.
18. Serrazina, L. 2012. "O sentido do número no 1.º ciclo: uma leitura da investigação", Trabalho apresentado em XXIII SIEM, In Atas do XXIII SIEM, Coimbra.
19. Serrazina, L. 2012. "Contributo das práticas de formação para as práticas letivas: um estudo exploratório", Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática, In Práticas de Ensino da Matemática, Castelo de Vide.
20. Serrazina, L; Canavarro, A. P; Guerreiro, António; Rocha, Isabel; Portela, José. 2011. "O PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTÍNUA EM MATEMÁTICA: CONTRIBUTOS DA INVESTIGAÇÃO", Trabalho apresentado em XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática, In Actas do XXII SIEM, Lisboa.
21. Ferreira, Elvira; Serrazina, L. 2011. "STRATEGIES AND PROCEDURES: WHAT RELATIONSHIP WITH THE DEVELOPMENT OF NUMBER SENSE OF STUDENTS? ", Trabalho apresentado em CERME/ _ Seventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education , In Proceedings of CERME7, Rzeszów.
22. Guerreiro, António; Serrazina, L. 2011. "CONCEPTIONS AND PRACTICES OF MATHEMATICAL COMMUNICATION", Trabalho apresentado em CERME7 - Seventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education , In Proceedings of CERME 7, Rzeszów.
23. Serrazina, L; Ferreira, Elvira. 2010. "A importância da discussão colectiva no desenvolvimento do sentido de númer", Trabalho apresentado em XXI SIEM, In Actas do XXI SIEM, Aveiro.
24. Serrazina, L. 2010. "Teachers' initial glimpse of mathematics present in pupils' work and reflection with teacher educators about classroom practices: potential and challenges", Trabalho apresentado em PME 34, In Proceedings of PME34, Mathematics in different settings, Belo Horizonte.
25. Ferreira, Elvira. 2009. "O desenvolvimento do sentido de número no contexto de resoluçãao de problemas de subtracção no 2.º ano de escolaridade", Trabalho apresentado em XX SIEM (Seminário de Investigação em Educação Matemática, In Actas do XX SIEM, Viana do castelo.
26. Serrazina, L; Guerreiro, António. 2009. "Communication as social interaction. Primary School Teacher Practices", Trabalho apresentado em CERME6, In Proceedings of CERME6, Lyon.
27. Serrazina, L; Ferreira, Elvira. 2009. "O desenvolvimento do sentido de número no contexto de resoluçãao de problemas de adição e subtracção no 2.º ano de escolaridade", Trabalho apresentado em XIX SIEM, In Actas do XIX EIEM, Vila Real.
28. Serrazina, L; Brocardo, Joana. 2008. "Um projecto centrado no sentido do número", Trabalho apresentado em XII SEIEM, XIX SIEM, XVIII EIEM, In Investigación en educación matemática XII, Badajoz.
29. Serrazina, L. 2006. "O desenvolvimento do sentido do número e as competências de cálculo no ensino fundamental : A multiplicação", Trabalho apresentado em 4ª EEMAT, In Actas 4.º EEMAT, Rio de Janeiro, Macaé.
30. Serrazina, L; Brocardo, Joana; Rocha, Isabel. 2006. "Constructing multiplication: Can pupils develop ,models for thinking", Trabalho apresentado em PME30, In Proceedings of the 30th Conference of the International group for the Psychology of Mathematics Education, Praga.
31. Carrillo, J; Even, R.; Rowland, T.; Serrazina, L. 2005. "From a study of teaching practices to issues in teacher education - Thematic Group 12", Trabalho apresentado em CERME4, In Proceedings of the Fourth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, Sant Feliu de Guíxols.
32. Brocardo, Joana; Serrazina, L; Rocha, Isabel. 2007. "Constructing multiplication: Different strategies used by pupils", Trabalho apresentado em V Congress for Research in Matehmatics Education, In Proceedings of the V Congress for Research in Matehmatics Education, Lernarca.
33. Serrazina, L. 2005. "A formação para o ensino da Matemáticva : que perspectivas? ", Trabalho apresentado em Encontro Internacional de homenagem a Paulo Abrantes, In Caminhos e encruzilhadas, Lisboa.
34. Serrazina, L. 2005. "A formação para o ensino da Matemáticva : que perspectivas?", Trabalho apresentado em Encontro Internacional em homenagem a Paulo Abrantes, In Actas Educação Matemática: Caminhos e Encruzilhadas, Lisboa.
35. Serrazina, L; Peter-Koop, A.; Jaworski, B.; Krainer, K.. 2003. "Thematic Group 11: Inter-relating theory and practice in Mathematics Teacher Education", Trabalho apresentado em Third Conference of the European Society for Research in Mathematics Education, In Proceedings of the Third Conference of the European Society for Research in Mathematics Education, Bellaria.
36. Ponte, J. P; Serrazina, L; Sousa, O.; Fonseca, H.. 2003. "Professionals investigate their own practice", Trabalho apresentado em Third Conference of the European Society for Research in Mathematics Education, In Proceedings of the Third Conference of the European Society for Research in Mathematics Education, Bellaria.
37. Serrazina, L; Monteiro, C.. 2004. "Professores e novas competências em Matemática no 1º ciclo", Trabalho apresentado em XIV SIEM, In Actas do XIV SIEM, Santarém.
38. Serrazina, L. 2002. "Construção do conceito de divisão em alunos do 1.º ciclo do ensino básico", Trabalho apresentado em XIII SIEM, In Actas XIII SIEM, Viseu.
39. Serrazina, L; Vale, Isabel; Fonseca, Helena; Pimentel, Teresa. 2002. "Investigações matemáticas e profissionais na formação de professores", Trabalho apresentado em XI Encontro de Investigação em Educação Matemática, In Actividades de investigação na aprendizagem da matemática e na formação de professores, Coimbra.
40. Serrazina, L; Oliveira, Isolina. 1991. "O Professor como Investigador: Leitura Crítica da Investigação em Educação Matemática", Trabalho apresentado em SIEM 2001, In actas do XII SIEM, Vila Real.
41. Serrazina, L. 1998. "Desenvolvimento Profissional de Professores: Contributos para a reflexão", Trabalho apresentado em IX Seminário de Investigação em Educação Matemática, In Actas do IX SIEM, Guimarães.
42. Serrazina, L. 1998. "O professor e a Matemática", Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática, In Caminhos para a Investigação em Educação Matemática em Portugal, Mirandela.
43. Serrazina, L; Oliveira, Isolina; Santana, Inácia. 1996. "Será que todos pensamos o mesmo sobre a subtração?", Trabalho apresentado em ProfMat 96, In Actas do ProfMat 96, Almada.
44. Serrazina, L. 1995. "Os professores do 1.º ciclo e a Matemática: um estudo de caso", Trabalho apresentado em VI Seminário de Investigação em Educação Matemática, In Actas do VI SIEM, Portalegre.
45. Serrazina, L; C., Loureiro. 1995. "Teoria/Prática na Formação Inicial de Professores de Matemática na ESE de Lisboa", Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática, In Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática. Que Formação?, Luso.
46. Serrazina, L. 1995. "Ensinar/Aprender Matemática", Trabalho apresentado em ProfMat 95, In Actas ProfMat 95, Évora.
47. Serrazina, L. 1994. "Aprendizagem da subtracção: uma revisão de literatura", Trabalho apresentado em V Seminário de Investigação em Educação Matemática, In Actas V Seminário de Investigação em Educação Matemática, Leiria.
48. Serrazina, L; C., Loureiro. 1995. "Os professores do 1.º ciclo e a utilização de materiais no ensino da Matemática", Trabalho apresentado em V Seminário de Investigação em Educação Matemática, In Actas do V SIEM, Leiria.
49. Serrazina, L; C., Loureiro. 1993. "Utilização de materiais na resolução de problemas", Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática, In Resolução de Problemas: Processos Cognitivos de Professores e Desenvolvimento Curricular, Monfortinho.
50. Serrazina, L. 1990. "Teacher education and attitudes towards mathematics", Trabalho apresentado em CIEAEM 42, In Proceedings of CIAEM 42, Cracóvia.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Serrazina, L; Guerreiro, Helena G. 2015. "A socially built understanding of rational numbers.", Trabalho apresentado em CERME 9, In Proceedings of CERME 9, Praga.
2. Serrazina, L. 2000. "Comentário sobre a conferência "Tendência de investigação para a inovação em Itália: análise de um caso paradigmático", Trabalho apresentado em Escola de Verão Portuguesa, Espanhola e Italiana, In Atas da Escola de Verão Portuguesa, Espanhola e Italiana, Santarém.
3. Serrazina, L. 1989. "Teaching Strategies and Student's Attitudes towards Mathematics", Trabalho apresentado em CIEAEM 41, In Proceedings of CIEAEM 41, Bruxelas.
4. Serrazina, L. 1987. "Bases de dados na educação", Trabalho apresentado em Simposio Internacional de educación e informática, In Actas do Simposio Internacional de educación e informática, Madrid.
5. Serrazina, L. 1987. "Níveis, condicionantes e modalidades na formação de professores para a utilização de meios informáticos", Trabalho apresentado em Encontro O computador e o Ensino, In Actas do Encontro O computador e o Ensino, Barreiiro.

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Serrazina, L. 19 nov. 2015. "Os materiais e o ensino da Matemática" Educação e Matemática, 1 - 1.
2. Ponte, J. P; Guimarães, H.; Serrazina, L. 20 dez. 2012. "As metas curriculares de Matemática: Um tremendo retrocesso no ensino da disciplina" Educação e Matemática, 3 - 11.
3. Ponte, J. P; Serrazina, L. 20 set. 2011. "O Novo Programa de Matemática do Ensino Básico: Oportunidade de mudança." Educação e Matemática, 2 - 6.
4. Serrazina, L. 02 maio 2011. "Competência matemática e competência de cálculo no 1º ciclo" Educação e Matemática, 57 - 60.
5. Ponte, J. P; Serrazina, L. 20 abr. 2011. "As práticas do professor de matemática em Portugal" Educação e Matemática, 8 - 12.
6. Serrazina, L; Brocardo, Joana; Kraemer, J. M. 20 mar. 1911. "Algoritmos e sentido do número" Educação e Matemática, 11 - 15.

Prefácio, Posfácio
Preface, Postface
1. Serrazina, L. 2009. "Prefácio". Lisboa. (Prefácio)

Tradução
Translation
1. Serrazina, L. 2002. "Incentivar a aprendizagem matemática das crianças", 57 pp.. Lisboa: Fundação Calouste gulbenkian. (Artigo)



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Serrazina, L; Oliveira, H.. Metas de aprendizagem em matemática para o ensino básico,ProfMat2010,Aveiro,2010 (Congresso).
2. Serrazina, L; Breda, A.. Materiais para o ensino da Geometria - Brochura de apoio ao Programa de Matemática do Ensino Básico,Profmat2010,Aveiro,2010 (Congresso).
3. Serrazina, L. Como estamos de formação contínua? Balanço e perspetivas para o futuro,ProfMat2009,Viana do Castelo,2009 (Congresso).
4. Serrazina, L. Formação contínua para professores de Matemática: o que já aprendemos? Que desafios enfrentamos?,ProfMat2008,Elvas,2008 (Congresso).
5. Serrazina, L; Menezes, L.. O novo programa de Matemática para o 1º e 2º ciclos: oportunidades de mudança,ProfMat2008,Elvas,2008 (Congresso).
6. Serrazina, L. Que formação matemática na formação inicial de professores?,ProfMat2005,Évora,2005 (Congresso).
7. Serrazina, L; Oliveira, Isolina. Provas de aferição para que serviram (em)?,ProfMat2004,Covilhã,2004 (Congresso).
8. Serrazina, L. Sentido de número e competências de cálculo,ProfMat2003,Santarém,2003 (Congresso).

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Serrazina, L. INDICADORES DE EFECTIVIDADE, EFICIÊNCIA, QUALIDADE E EQUIDADE" , 2009 (Extensão), promovido por Inspeção-Geral de educação.
Duração: 3 dias. Local: Lisboa - Av 24 de Julho, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
2. Serrazina, L. INDICADORES DE EFECTIVIDADE, EFICIÊNCIA, QUALIDADE E EQUIDADE" , 2008 (Extensão), promovido por Inspeção-Geral de Educação.
Duração: 3 dias. Local: Coimbra, Cidade: Coimbra, Tipo de participação: Docente.
3. Serrazina, L. Formação Contínua de Professores do 1.º ciclo em Matemática, 2007 (Aperfeiçoamento), promovido por Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Lisboa.
Duração: 15 semanas. Local: Escola EB1 Silva Porto, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
4. Serrazina, L. Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º Ciclo, 2006 (Aperfeiçoamento), promovido por Escola Superior de Educação Instituto Poliécnico de Lisboa.
Duração: 15 semanas. Local: Escola Promária nº 17, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
5. Serrazina, L. Formação contínua em Matemática para professores do 1.º ciclo do ensino básico, 2005 (Aperfeiçoamento), promovido por Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa.
Duração: 15 semanas. Local: Escola Primária nº , Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.

Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico
Didactic and pedagogic material development
1. Breda, A.; Serrazina, L; Menezes, L.. Geometria e Medida no Ensino Básico,2011. 
2. Serrazina, L. Desenvolvendo o sentido do número: perspectivas e exigências curriculares,2007. 
3. Serrazina, L. Desenvolvendo o sentido do número: perpectivas e exigências curriculares,2005. 
4. Serrazina, L; Ponte, J. P. Didáctica da matemática no 1.º ciclo,2000. 
5. Serrazina, L; Matos, José M. Didáctica da Matemática,1996. 
6. Serrazina, L; C., Loureiro; Oliveira, Maria J; Delgado, Maria J. Matematicando, 6º ano,1993. 
7. Serrazina, L. Ensino da Geometria,1993. 
8. Serrazina, L; Ribeiro, Rosário. Ideias, desafios e materiais,1992. 
9. Serrazina, L; Monteiro, Cecília. Teacher education inLogo-based environment in Portugal,1990. 
10. Serrazina, L; Matos, José M. O geoplano na sala de aula,1988. 
11. Serrazina, L. Consulta e Classificação como Actividades Educativas: Utilização de Bases de Dados,1988. 

Organização de evento
Event organization
1. Serrazina, L. Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa,2015 (Conferência / Organização).
2. Serrazina, L. Escola e Comunidade,2011 (Encontro / Organização).
3. Serrazina, L; Ponte, J. P; Oliveira, H.. PROFMAT2011,2011 (Encontro / Organização).
4. Serrazina, L. Encontro de Investigação em Educação Matemática 2010,2010 (Encontro).
5. Serrazina, L. CERME 5 - Fifth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education,2007 (Congresso / Organização).
6. Serrazina, L. XVII SIEM, XVII Seminário de Investigação em Educação Matemática,2006 (Seminário / Organização).
7. Serrazina, L. XV Encontro de Investigação em Educação Matemática - Currículo e Desenvolvimento Curricular,2006 (Encontro / Organização).
8. Serrazina, L. V CIBEM - Congresso Ibero-americano de educação matemática,2005 (Congresso / Outra).
9. Serrazina, L. PROFMAT2003,2003 (Encontro / Organização).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Concluídas
Completed
1. Elvira Ferreira, O desenvolvimento do sentido de número num contexto de resolução de problemas de adição e subtracção no 2.º ano de escolaridade, 2012. Tese (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador).
2. António Manuel Guerreiro, Comunicação no ensino-aprendizagem da Matemática. Práticas no 1.º ciclo do ensino básico, 2012. Tese (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador).
3. Angélica Fontoura Garcia da Siva, O desafio do desenvolvimento profissional docente: análise da formação continuada de um grupo de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, tendo como objeto de discussão o processo de ensino e aprendizagem de frações, 2007. Tese (Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Bolseiro(a) de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Co-orientador).
a doutoranda realizou um estágio sanduiche na ESE de Lisboa.
Em curso
Ongoing
1. Cristina Maria da Silva Morais, Dos números naturais para os números racionais: Um estudo no 3.º ano de escolaridade, 2014. Tese (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa (Orientador).
2. Maria Paula Pereira Rodrigues, Classificação de figuras no plano: uma experiência de ensino no 1.º ano de escolaridade, 2013. Tese (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa (Orientador).
3. Marta Teixeira, Práticas letivas dos professores: o ensino da Medida – um trabalho no 1.º ciclo do ensino , 2011. Tese (Educação ) - Universidade de Lisboa (Orientador).
4. Isabel Velez, Práticas profissionais de professores do 1.º ciclo do ensino básico em Matemática, 2011. Tese (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa (Co-orientador).
5. Nuno Valério, Impacto do Programa de Formação Contínua em Matemática na implementação do Programa de Matemática do Ensino Básico, 2011. Tese (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa (Orientador).
6. Tiago Tempera, Práticas de ensino de futuros professores em geometria, 2011. Tese (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa (Orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Sandra Patrícia Tavares Cristovão, Cálcilo mental na resolução de problemas de multiplicação: Um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade, 2017. Dissertação (Educação Matemática ) - Instituto Politécnico de Lisboa (Co-orientador).
2. Sónia Cristina Oliveira Neto Lima, O desenvolvimento do raciocínio com tarefas de regularidades e sequências, 2017. (Orientador).
3. Rita Maria Neves Cruz, O ensino/aprendizagem da divisão com compreensão. Um estudo com o 4.º ano de escolaridade, 2016. Dissertação (Educação Matemática ) - Instituto Politécnico de Lisboa (Orientador).
4. Maria Helena Neves, Os conceitos dos alunos de 2.º e 4.º anos sobre triângulos e definições que utilizam, 2014. Dissertação (Educação Matemática ) - Instituto Politécnico de Lisboa (Orientador).
5. Maria Helena Alcobia, A divisão no 4.º ano de escolaridade, 2014. Dissertação (Educação Matemática ) - Instituto Politécnico de Lisboa (Orientador).
6. Cátia Susana Moreira Santos, Figuras bidimensionais Um estudo no 2.º ano de escolaridade, 2014. Dissertação (Educação Matemática ) - Instituto Politécnico de Lisboa (Orientador).
7. Nádia Alexandra P. Cobrado de Azevedo, Atividades de investigação em Geometria: uma experiência no 2.º ano de escolaridade, 2013. Dissertação (Educação Matemática ) - Instituto Politécnico de Lisboa (Orientador).
8. Maria da Graça Bruno Pereira, Contributos de ambientes de geometria dinâmica (Geogebra) e do geoplano na compreensão das propriedades e relações entre quadriláteros, 2012. Dissertação (Educação Matemática ) - Instituto Politécnico de Lisboa (Orientador).
9. Sílvia Caçador, O desenvolvimento do conceito de área: um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade, 2012. Dissertação (Educação Matemática ) - Instituto Politécnico de Lisboa (Orientador).
10. Cristina Morais, O cálculo mental na resolução de Problemas: Um estudo no 1º ano de escolaridade, 2011. Dissertação (Educação Matemática ) - Instituto Politécnico de Lisboa (Orientador).
11. Tiago Tempera, A geometria na formação inicial de professores, 2010. Dissertação (Educação Matemática ) - Instituto Politécnico de Lisboa (Orientador).
12. Susana Serra, Conceito de volume: uma experiência no 6.º ano de escolaridade, 2010. Dissertação (Educação Matemática ) - Instituto Politécnico de Lisboa (Orientador).
13. Maria João Lucena, A Matemática entre Jardim de Infância e 1.º ciclo: Trabalho colaborativo entre professores, 2009. Dissertação (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa (Co-orientador).
14. Marta Teixeira, O pensamento geométrico no 1.º ano de escolaridade, 2008. Dissertação (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa (Orientador).
15. Maria João Patrício Fernandes, Supervisão em Matemática - perspectivas e envolvimento dos professores do 1.º ciclo nas actividades matemáticas de natureza investigativa no âmbito da Geometria, 2007. Dissertação (Supervisão) - Universidade do Algarve (Orientador).
16. Mónica Capuchinho, O desenvolvimento dos conceitos de área e de perímetro: um estudo no 3.º ano de escolaridade, 2007. Dissertação (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa (Orientador).
17. Maria Celeste Ribeiro, A Matemática na sala amarela: contributo de um trabalho colaborativo para a valorização da prática educativa de uma Educadora de Infância no domínio da Matemática, 2006. Dissertação (Supervisão) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
18. Manuela Vicente, Desenvolvimento proffssional de professores do 1.º ciclo num contexto dum programa de formação contínua em Matemática, 2006. Dissertação (Educação Matemática) - Universidade de Évora (Orientador).
19. Mário José Duarte Silva, Concepções docentes sobre o conceito de continuidade nas práticas didácticas da Matemática na transição do 1.º para o 2.º ciclo do ensino básico, 2006. Dissertação (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa (Orientador).
20. Deolinda Ribeiro, A resolução de problemas e o desenvolvimento da comunicação matemática um estudo de caso no 4.º ano de escolaridade, 2005. Dissertação (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa (Orientador).
21. Ana Paula Catela, O ambiente de sala de aula e construção de significados matemáticos no 1.º ciclo do ensino básico, 2005. Dissertação (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa (Orientador).
22. Teresinha Nunes, Como lidam os professores do 1.º cilo com o currículo prescrito na matemática e qual o papel medador dos manuais nesse processo, 2005. Dissertação (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa (Orientador).
23. Isabel Moura, Relevância da formação inicial em Matemática nas concepções e práticas dos professores do 1.º ciclo: dois estudos de caso, 2005. Dissertação (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa (Orientador).
24. Nuno Valério, Papel das representações na construção da compreensão matemática dos alunos do 1.º ciclo, 2004. Dissertação (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa (Orientador).
25. Ana de Jesus, As actividades matemáticas de natureza investigativa nos primeiros anos de escolaridade - perspectivas e envolvimento dos alunos, 2004. Dissertação (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa (Orientador).
26. Eugénia Ferreira, A Matemática na hora do conto, 2003. Dissertação (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa (Orientador).
27. Helena Maria Amaral, Actividades investigativas na aprendizagem da Matemática no 1.º ciclo, 2003. Dissertação (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa (Orientador).
28. José Jacinto Castro Silva, Orientar e colaborar para melhor ensinar: três estudos de caso, 2002. Dissertação (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa (Orientador).
29. Noémia Ferreir, Caracterização do sentido de número: estudos de caso com alunos do 8.º ano de escolaridade, 2002. Dissertação (Ensino da Matemática) - Universidade do Porto (Orientador).
30. Ema Mamede, O papel da calculadora na resolução de problemas: um estudo de caso no 1.º ciclo do ensino básico, 2002. Dissertação (Educação Matemática) - Universidade do Minho (Orientador).
31. Elvira Ferreira, O desenvolvimento profissional dos proofessores do 1.º ciclo e as suas práticas de sala de aula, 2000. Dissertação (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa (Orientador).
Em curso
Ongoing
1. Rita Oliveira, O Desenvolvimento do pensamento geométrico num segundo ano de escolaridade, 2011. Dissertação (Educação Matemática ) - Instituto Politécnico de Lisboa (Orientador).
2. Cláudia Ribeiro, Estratégias de cálculo em problemas de mutiplicação e divisão, 2011. Dissertação (Educação Matemática ) - Instituto Politécnico de Lisboa (Orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Serrazina, Lurdes. A criatividade matemática no contexto de uma competição de resolução de problemas, 2016.
2. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Cláudia Cunha Nunes. A Gestão do currículo no Contexto de um Grupo de Professores de Matemática, 2014. Tese (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa.
3. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Lucília Rita Rocha Teles Rodrigues. Miniprojetos Interculturais na Aula de Matemática, 2013. Tese (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa.
4. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Elvira da Graça Ferreira. O desenvolvimento do sentido de número no âmbito da resolução de problemas de adição e subtração no 2.º ano de escolaridade, 2012. Tese (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa.
5. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Vera Maria Jarcovis Fernandes. Formação inicial de Professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental: a metemática em questão, 2012. Tese (Doutorado em Ensino das Ciências e da Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul.
6. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Maria de Fátima Pista Calado Mendes. A aprendizagem da multiplicação numa perspectiva de desenvolvimento do sentido de número : um estudo com alunos do 1.º ciclo, 2012. Tese (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa.
7. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de António Manuel da Conceição Guerreiro. Comunicação no ensino-aprendizagem da matemática : práticas no 1º ciclo do ensino básico, 2012. Tese (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa.
8. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Carolina Rey Mas. Construcción de conocimiento acerca de la intervención curricular en el aprendizaje de las matemáticas en un entorno virtual, 2011. Tese (Didáctica da Matemática) - Universidad de Alicante.
9. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Maria Cristina do Espírito Santo Martins. O desenvolvimento profissional de professores do 1º ciclo do ensino básico : contributo da participação num programa de formação contínua em matemática, 2011. Tese (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa.
10. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Marina Rodrigues. El sentido del número: una experiencia de aprendizaje y desarrollo en educación infantil, 2010. Tese (Educacão) - Universidad de Extremadura.
11. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Maria Helena Silva de Sousa Martinho. A comunicação na sala de aula de Matemática: um projecto colaborativo com três professoras do ensino básico, 2007. Tese (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa.
12. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de José Luís Menezes Correia. Investigar para ensinar Matemática: contributos de um projecto de investigação colaborativa para o desenvolvimento profissional de professores, 2005. Tese (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa.
13. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Edda Curi. Formação de Professores Polivalentes: uma análise de conhecimentos para ensinar Matemática e de crenças e atitudes que interferem na constituição desse conhecimento, 2004. Tese (Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
14. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Henrique Manuel Guimarães. Concepções sobre a Matemática e a actividade matemática, 2003. Tese (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa.
15. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de António Domingos. Compreensão de conceitos matemáticos avançados - a Matemática no início do superior, 2003. Tese (Educação Matemática) - Universidade Nova de Lisboa.
16. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Nuria Climent Rodríguez. Desarrollo Profesional del Maestro de Primaria Respecto de la Enseñanza de la Matemática. Un Estudo de Caso, 2002. Tese (Didáctica da Matemática) - Universidad Huelva.
17. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Manuel Joaquim Félix da Silva Saraiva. O conhecimento e o desenvolvimento profissional dos professores de Matemática, 2001. Tese (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa.
18. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Carlos Manuel Nogueira Fino. Novas Tecnologias, Cognição e Cultura: Um estudo no primeiro ciclo do ensino básico, 2000. Tese (Educação ) - Universidade de Lisboa.
19. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Pedro Manuel Baptista Palhares. Transição do Pré-Escolar para o 1.º Ano de Escolaridade: Análise do Ensino e das Aprendizagens em Matemática, 2000. Tese (Educação Matemática) - Universidade do Minho.
20. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Leonor Santos. As Práticas Lectivas como Actividade de Resolução de Problemas , 2000. Tese (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa.
21. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Susana Paula Graça Carreira. Significado e Aprendizagem da Matemática Dos problemas de aplicação à produção de metáforas conceptuais, 1998. Tese (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa.


Mestrado
Master degree
1. Serrazina, Lurdes. Cálculo mental na resolução de problemas de multiplicação: um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade, 2017. 
2. Serrazina, Lurdes. O desenvolvimento do raciocínio com tarefas de regularidades e sequências, 2017. 
3. Serrazina, Lurdes. A resolução de problemas geométricos por crianças de 5 anos, 2016. 
4. Serrazina, Lurdes. O Ensino/aprendizagem da divisão com compreensão. Um estudo no 4.º ano de escolaridade, 2016. 
5. Serrazina, Lurdes. Práticas de ensino envolvendo a resolução de problemas, 2016. 
6. Serrazina, Lurdes. A multiplicação e a divisão de números naturais: uma análise de manuais escolares, 2015. 
7. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Ana Cristina Caixeirinho da Costa. A resolução de problemas matemáticos no 4.º ano de escolaridade em contexto de trabalho de grupo, 2015.  Dissertação (Educação Pré-Escolar e 1.º ciclo) - Instituto Politécnico de Setúbal.
8. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Sandra Cristina Ramalho Cordeiro. Organização e Tratamento de Dados Recolhidos nas Rotinas das Crianças na sala dos quatro anos, 2014.  Dissertação (Educação Matemática ) - Instituto Politécnico de Lisboa.
9. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Maria João Ramalho Cordeiro. A Capacidade de subtizing em crianças de 4 anos, 2014.  Dissertação (Educação Matemática ) - Instituto Politécnico de Lisboa.
10. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Sara Raquel Roque Ventura. O geoplano na resolução de tarefas envolvendo os conceitos de área e perímetro: um estudo no 2.º ciclo do ensino básico, 2013.  Dissertação (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa.
11. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Aluska Dias Ramos de Macedo. As representações matemáticas em dois contextos: Portugal e Brasil, 2013.  Dissertação (Educação ) - Universidade de Lisboa.
12. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Carla Maneta. A exºlicitação do raciocínio na resolução de problemas no 2.º ciclo do ensino básico: contributos para o desenvolvimento das competências orais e escritas , 2013.  Dissertação (Língua Portuguesa) - Instituto Politécnico de Lisboa.
13. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Susana Alexandra Alvarez Gonçalves. A aprendizagem da multiplicação num contexto de resolução de problemas: um estudo com alunos do 1.º ciclo, 2013.  Dissertação (Educação Pré-Escolar e 1.º ciclo) - Instituto Politécnico de Setúbal.
14. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Bernadete Verónica Schaeffer Hoffman. O uso de diferentes formas de comunicação em aulas de Matemática do Ensino Fundamental, 2012.  Dissertação (Educação e Linguagens) - Universidade Federal do Espírito Santo.
15. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Carla Margarida Nunes Alpalhão. Os programas de Matemática do ensino básico de 1990 a 2007 e o processo de implementação do programa de 2007, no 1.º ciclo do ensino básico, 2011.  Dissertação (Educação Matemática ) - Instituto Politécnico de Lisboa.
16. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Cristina Maria da Silva Morais. O cálculo mental na resolução de problemas : um estudo no 1.º ano de escolaridade, 2011.  Dissertação (Educação Matemática ) - Instituto Politécnico de Lisboa.
17. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Maria Paula Pereira Rodrigues. Histórias com Matemática: Sentido espacial e ideias geométricas, 2011.  Dissertação (Educação Matemática ) - Instituto Politécnico de Lisboa.
18. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Ana Rita Guido da Silva. Programas de Matemática do 1.º Ciclo - uma pesquisa histórica desde 25 de Abril de 1974 até 1990, 2011.  Dissertação (Educação Matemática ) - Instituto Politécnico de Lisboa.
19. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Pedro da Cruz Almeida. Se não sabe, porque pergunta? : as perguntas dos alunos e a interpretação de problemas Authors: , 2011.  Dissertação (Educação Matemática ) - Instituto Politécnico de Lisboa.
20. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Nuno Jorge Gonçalves. Formação, 2011.  Dissertação (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa.
21. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Maria do Céu Gomes Dias Rodrigues . Estratégias para demonstrar o valor da biblioteca escolar e obter colaboração: Um estudo numa Escola Secundária com 3.º Ciclo, 2010.  Dissertação (Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares) - Universidade Aberta.
22. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Rute Sandra Marçal Ferreira Lopes. Contributos do Associativismo na (Re)Construção da Identidade Profissional dos Professores de Matemática do 2.º Ciclo, 2010.  Dissertação (Educação Matemática ) - Instituto Politécnico de Lisboa.
23. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Maria João Batalha Reis Vieira da Costa. A Noção de Percentagem no 2.º Ciclo do Ensino Básico: Uma Experiência de Ensino, 2010.  Dissertação (Educação Matemática) - Universidade de Lisboa.
24. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Marinês Yole Poloni. Formação do Professor do Ensino Fundamental - Ciclo I, 2010.  Dissertação (Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática) - Universidade Banderirante de São Paulo.
25. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Maria Elisa Calado Pinto. O Papel das Representações na Resolução de Problemas de Matemática: um estudo no 1.º ano de escolaridade, 2009.  Dissertação (Educação Matemática) - Universidade de Évora.
26. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Maria João Rodrigues da Silva. Os problemas de adição e subtracção nos manuais do 2.º ano de Matemática, 2007.  Dissertação (Mestrado em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
27. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Luís Pedro Gonçalves Novo Fornelos. A Internet na sala de aula de Matemática: um estudo de caso no 6.º ano de escolaridade, 2007.  Dissertação (Educação Matemática) - Universidade do Minho.
28. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Maria de Lurdes Monteiro Vaz Mendes Teodósio. Posições e atitudes de professores face às mudanças em educação: um caso no 1.º ciclo, 2006.  Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação ) - Universidade do Porto.
29. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Rosana Minitto. Compreensões de professores das séries iniciais sobre o ensino dos procedimentos envolvidos nos algoritmos convencionais da adição e da subtracção com reagrupamento, 2006.  Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Paraná.
30. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Emília de Lurdes Peste Palma Maria. Conexões matemáticas num contexto de actividades de aplicação, investigação e modelação matemática - um estudo no 2.º ciclo do ensino báasico, 2003.  Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação, Especialidade Educação e Desenvolvimento) - Universidade Nova de Lisboa.
31. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Ana Paula Marcelino Neto Leitão. As Dificuldades dos alunos do 6.º ano na resolução de problemas de Matemática, 2002.  Dissertação (Mestrado em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
32. Serrazina, Lurdes. Participação no júri de Maria José da Cruz Nunes Guerra. Estudos das dificuldades encontradas em 2000 pelos alunos na resolução da Prova de Aferição de Matemática - 4.º ano, 2002.  Dissertação (Mestrado em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.


Exame de qualificação de doutoramento
Phd qualification test
1. Serrazina, Lurdes. Flexibilidade em cálculo mental na adição e subtração numa perspetiva de sentido do número: um estudo nos 1.º e 2.º anos de escolaridade, 2017.


Participação em outros júris
Other jury participation


Concurso de Professor Associado
Associate professor tender
1. Serrazina, Lurdes. Professor coordenador de Matemática na ESE de Setúbal, 2003. Instituto Politécnico de Setúbal.


Concurso de Professor Coordenador
Coordinator professor tender
1. Serrazina, Lurdes. Professor coordenador de Matemática na ESE de Lisboa, 2008. Instituto Politécnico de Lisboa.
2. Serrazina, Lurdes. Professor Coordenador de Matemática no ISCAL, 2005. Instituto Politécnico de Lisboa.


Concurso de Professor Adjunto
Adjunt professor tender
1. Serrazina, Lurdes. concurso de professor adjunto na área de Educação de Infância, 2012. Instituto Politécnico de Lisboa.
2. Serrazina, Lurdes. Concurso de professor adjunto na área de Artes Plásticas, 2012. Instituto Politécnico de Lisboa.
3. Serrazina, Lurdes. Professor adjunto de Matemática na ESE de Lisboa, 2009. Instituto Politécnico de Lisboa.
4. Serrazina, Lurdes. Professor adjunto de Matemática na ESE da Guarda, 2008. Instituto Politécnico da Guarda.
5. Serrazina, Lurdes. Professor adjunto de Matemática na ESE de Setúbal, 2008. Instituto Politécnico de Setúbal.



Participação em eventos
Event participation
Participação como Keynote Speaker
Participation as Keynote Speaker
1. Conhecimento matemático do professor. Que desafios? , 2013 (Seminário).
Nome do evento: Seminário de Lançamento do Programa de Educação Matemática na Baia.; Nome da Instituição: Instituto Anísio Teixeira; Cidade do evento: Baía / Salvador da Baía.
2. A educação matemática na formação do professor: um novo olhar, 2013 (Congresso).
Nome do evento: XV Encontro da Sociedade Brasileira da Educação Matemática da Baía; Nome da Instituição: Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Baia - Brasil; Cidade do evento: Baia / Teixeira de Freitas.
3. O ensino da Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: as tarefas e a concretização do currículo de Matemática, 2012 (Seminário).
Nome do evento: Pesquisas e Práticas em Educação Matemática; Nome da Instituição: Universidade Cruzeiro do Sul; Cidade do evento: São Paulo / São Paulo.
4. O professor e o ensino da Matemática: planificação, reflexão e trabalho colaborativo, 2012 (Encontro).
Nome do evento: A Matemática nos primeiros anos; Nome da Instituição: Associação de Professores de Matemática; Cidade do evento: Vila Real / UTAD.
5. A Formação Inicial e Contínua em matemática para Professores dos Anos Iniciais em Portugal nos últimos 8 anos, 2011 (Conferência).
Nome do evento: Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade deEducação da UNICAMP; Nome da Instituição: Grupo de Pesquisa Prapem (Prática Pedagógica em Matemática) e do GEPFPM (Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Professores de Matemática; Cidade do evento: Campinas / Campinas.
6. A formação matemática do professor dos anos iniciais em Portugal, particularmente na ESE de Lisboa, 2011 (Conferência).
Nome do evento: DTPP convida; Nome da Instituição: Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, Universidade Federal de São Carlos; Cidade do evento: São Carlos / São Carlos.
7. Educação matemática nos anos iniciais, 2011 (Conferência).
Nome do evento: Encontro do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de São Francisco; Nome da Instituição: Universidade de São Francisco; Cidade do evento: Itatiba, SP / Itatiba, SP.
8. Conhecimento matemático para ensinar nos primeiros anos: o papel da reflexão e da planificação na formação de professores, 2011 (Conferência).
Nome do evento: I Encontro de Matemática nos anos iniciais; Nome da Instituição: Universidade Federal de S. Carlos, S. Paulo; Cidade do evento: S. Carlos, Brasil / S. Carlos.
9. As tarefas e a concretização do currículo de Matemática, 2011 (Conferência).
Nome do evento: Seminário: Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º e 2.º CEB; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação e Comunicação do Instituto Politécnico de Coimbra; Cidade do evento: Coimbra / Coimbra.
10. MATHEMATICS TEACHERS’ LEARNING THROUGH ENGAGEMENT IN ‘RESEARCH PROJECTS’: CHALLENGES, POTENTIAL, CONSTRAINTS, AND EXPERIENCES, 2010 (Simpósio).
Nome do evento: PME34 - Conference of the International Group for the Pshychlogy of Mathematics Education; Nome da Instituição: International Group for the Pshychlogy of Mathematics Education; Cidade do evento: Belo Horizonte / UFMG.
11. Programa de Matemática do Ensino Básico e Metas de Aprendizagem, 2010 (Seminário).
Nome do evento: Matemática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação de Viana do Castelo; Cidade do evento: Viana do castelo / Viana do Castelo.
12. O Programa de Formação Contínua em Matemática: contributos para o desenvolvimento profissional de professores, 2010 (Seminário).
Nome do evento: Seminário Final do Programa de Formação em Matemática para Professores dos dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico do Distrito de Santarém; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação de Santarém; Cidade do evento: Santarém / Santarém.
13. Programa de Matemática do Ensino Básico e Metas de Aprendizagem, 2010 (Conferência).
Nome do evento: Seminário "Matemática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico; Nome da Instituição: ESE de Viana de Castelo; Cidade do evento: Viana de Castelo / ESE de Viana de Castelo.
14. Desenvolvimento profissional dos professores das séries iniciais, 2010 (Conferência).
Nome do evento: Encontro satélite do PME 34; Nome da Instituição: UNIBAN; Cidade do evento: São Paulo / UNIBAN.
15. Materiais de apoio ao professor de Matemática: a brochura de Geometria, 2010 (Conferência).
Nome do evento: ProfMat2010; Nome da Instituição: Associação de Professores de Matemática; Cidade do evento: Aveiro / Universidade de Aveiro.
16. Metas de aprendizagem em Matemática, 2010 (Conferência).
Nome do evento: ProfMat2010; Nome da Instituição: Associação de Professores de Matemática; Cidade do evento: Aveiro / Aveiro.
17. Formação de Professores: Supervisão e Práticas, 2009 (Seminário).
Nome do evento: II Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática ; Nome da Instituição: UNIBAN; Cidade do evento: Brasil / São Paulo.
18. Formação de Professores: Supervisão e Práticas. , 2009 (Seminário).
Nome do evento: II SIEMAT - II Seminário de Investigação em Educação Matemática; Nome da Instituição: UNIBAN - Universidade Bandeirantes de S. Paulo; Cidade do evento: São Paulo / São Paulo.
19. To learn mathematics from the beginning , 2008 (Conferência).
Nome da Instituição: Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular e OCDE; Cidade do evento: Lisboa / ESE de Lisboa.
20. O novo Programa de Matemática para os 1.º e 2.º ciclos: Oportunidade de mudança. , 2008 (Encontro).
Nome do evento: ProfMat 2008; Nome da Instituição: Associação de Professores de Matemática; Cidade do evento: Elvas / Elvas.
21. An In-service Teacher Education Programme in Mathematics: Rewards and Challenges, 2008 (Conferência).
Nome do evento: ICME11; Nome da Instituição: ICMI; Cidade do evento: Monterrey / University of Monterrey.
22. O reajustamento do Programa do Ensino Básico, 2007 (Encontro).
Nome do evento: ProfMat 2007; Nome da Instituição: Associação de Professores de Matemática; Cidade do evento: Angra do Heroísmo / Angra do Heroísmo.
23 Future of Mathematics Education in Europe, Primary Education Panel, Number sense development. , 2007 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: Future of Mathematics Education in Europe ; Nome da Instituição: European Mathematical Society; Cidade do evento: Lisboa / Universidade de Lisboa.
24. O desenvolvimento do sentido do número e as competências de cálculo no ensino fundamental : A multiplicação. , 2006 (Conferência).
Nome do evento: 4º EEMAT-RJ - 4ª Encontro de Educação Matemática do Rio de Janeiro; Nome da Instituição: Sociedade Brasileira de Educação Matemática ; Cidade do evento: Macaé / Macaé.
25. A formação para o ensino da Matemáticva : que perspectivas? , 2005 (Encontro).
Nome do evento: Encontro internacionaal de homenagem a Paulo Abrantes; Nome da Instituição: Associação de Professores de Matemática; Cidade do evento: Lisboa / Universidade de Lisboa.
26. O professor como investigador: Leitura crítica de investigação em Educação Matemática, 2001 (Seminário).
Nome do evento: SIEM 2001; Nome da Instituição: Associação de Professores de Matemática; Cidade do evento: Vila Real / Escola Secundária de S. Pedro.
27. Desenvolvimento profissional dos professores: Contributos para reflexão, 1998 (Seminário).
Nome do evento: IX SIEM; Nome da Instituição: Associação de Professores de Matemática; Cidade do evento: Guimarães / Escola Secundária Francisco de Holanda.

Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. ProfMat2011, 2011 (Congresso).
Nome do evento: ProfMat 2011; Nome da Instituição: Associação de Professores de Matemática; Cidade do evento: Lisboa / Universidade de Lisboa.
2. CERME 5, 2007 (Congresso).
Nome do evento: V Congress of European Research in Matehamtics Education; Nome da Instituição: ERME - European Association Research of Mathematics Education; Cidade do evento: Lernarca.
3. XVII SIEM, 2006 (Seminário).
Nome do evento: XVII SIEM; Nome da Instituição: Associação de Professores de Matemática; Cidade do evento: Setúbal / ESE Setúbal.
4. XV Encontro de Investigação em Educação Matemática, 2006 (Encontro).
Nome do evento: Encontro de Investigação em Educação Matemática; Nome da Instituição: Secção de Educação Matemática, Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação; Cidade do evento: Faro / Monte Gordo.
5. V Congresso Ibero-americano de Educação Matemática, 2005 (Congresso).
Nome do evento: V CIBEM; Nome da Instituição: Federaçao Ibero-americana de Educação Matemática; Cidade do evento: Poro / Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
6. ProfMat2003, 2003 (Encontro).
Nome do evento: ProfMat2003; Nome da Instituição: Associação de Professores de Matemática; Cidade do evento: Santarém / ESE Santarém.

Participação como Moderador
Participation as Chairman
1. Números e Álgebra: Desenvolvimento Curricular, 2006 (Encontro).
Nome do evento: Encontro de Investigação em Educação Matemática; Nome da Instituição: Secção de Educação Matemática da SPCE; Cidade do evento: Caminha / Caminha.
2. CERME4, 2005 (Congresso).
Nome do evento: IV Congress of European Research of Mathematics Education ; Nome da Instituição: ERME - European Research Association of Mathematics Education; Cidade do evento: Barcelona / S. Felix.
3. CERME3, 2003 (Congresso).
Nome do evento: III Congress of European Research of Mathematics Education; Nome da Instituição: ERME - European Research Association of Mathematics Education; Cidade do evento: Bellaria / Bellaria.

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. The role of representations in promoting the quantitative reasoning, 2017 (Congresso).
Nome do evento: CERME10; Nome da Instituição: ERME; Cidade do evento: Dublin / Dublin.
2. Fostering rational numbers understanding through percentage, 2017 (Congresso).
Nome do evento: CERME10; Nome da Instituição: ERME; Cidade do evento: Dublin / Dublin.
3. Models’ use and adaptation aiming at conceptual understanding of decimal numbers., 2017 (Congresso).
Nome do evento: CERME10; Nome da Instituição: ERME; Cidade do evento: Dublin / Dublin.
4. Diversidade de recursos como suporte da flexibilidade de cálculo numa turma do 1º ano, 2016 (Encontro).
Nome do evento: Encontro de Investigação em Educação Matemática; Nome da Instituição: SPIEM; Cidade do evento: Évora / Évora.
5. RECONHECER ÂNGULOS AGUDOS EM TRIÂNGULOS: UM PROCESSO EXPERIMENTAL COM RECURSO AO “MEDIDOR INFORMAL DE ÂNGULOS, 2016 (Encontro).
Nome do evento: Encontro de Investigação em Educação Matemática; Nome da Instituição: SPIEM; Cidade do evento: Évora / Évora.
6. Learning rational numbers in the early years: The role of representations and the decimal numbers, 2016 (Congresso).
Nome do evento: ICME13; Nome da Instituição: ICMI; Cidade do evento: Hamburgo / Hamburgo.
7. Constructing Rational Numbers’ Understandings - A teaching experiment at primary school. 13th International , 2016 (Congresso).
Nome do evento: ICME13; Nome da Instituição: ICMI; Cidade do evento: Hamburgo / Hamburgo.
8. Day number: A Promoter routine of flexibility and conceptual understanding, 2016 (Congresso).
Nome do evento: ICME13; Nome da Instituição: ICMI; Cidade do evento: Hamburgo / Hamburgo.
9. Desenvolvendo a flexibilidade em rotinas de cálculo., 2016 (Seminário).
Nome do evento: Seminério de Investigação em Educação Matemática; Nome da Instituição: Associação de Professores de Matemática; Cidade do evento: Porto / Escola Artística Soares dos Reis.
10. Desvendadno o mistério da vírgula: As representações dos números decimais numa tarefa de 4.º ano, 2015 (Encontro).
Nome do evento: Encontro de Investigação em Educação Matemática; Nome da Instituição: Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemátics; Cidade do evento: Bragança / Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação.
11. A construção do conceito de número racional através de múltiplas representações, 2015 (Encontro).
Nome do evento: Encontro de Investigação em Educação Matemática; Nome da Instituição: Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática; Cidade do evento: Bragança / Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação.
12. Raciocínio quantitative aditivo de alunos de 2.º ano: A importância das representações, 2015 (Encontro).
Nome do evento: Encontro de Investigação em Educação Matemática; Nome da Instituição: Sociedade Portuguesa de nvestigação em Educação Matemática; Cidade do evento: ragança / Instituto Politécnico de Braçança, Escola Superior de Educação.
13. Identificar retângulos num conjunto de quadriláteros: que discussão? , 2015 (Seminário).
Nome do evento: Seminário de Investigação em Educação Matemática; Nome da Instituição: Associação de Professores de Matemática; Cidade do evento: Évota / Évora.
14. SPATIAL AND GEOMETRIC STRUCTURING - CONTRIBUTIONS FOR A COLLECTIVE CONSTRUCTION, 2015 (Congresso).
Nome do evento: CERME9 - Congress of European Research in Mathematics Education; Nome da Instituição: ERME - European Society for Research in Mathematics Education; Cidade do evento: Praga / Praga.
15. SIX YEARS OLD PUPILS INTUITIVE KNOWLEDGE ABOUT TRIANGLES , 2015 (Congresso).
Nome do evento: CERME9 - Congress of European Research in Mathematics Education; Nome da Instituição: ERME - European Society for Research in Mathematics Education; Cidade do evento: Praga / Praga.
16. ADDITIVE ADAPTIVE THINKING IN 1ST AND 2ND GRADES PUPILS, 2015 (Congresso).
Nome do evento: CERME9 - Congress of European Research in Mathematics Education; Nome da Instituição: ERME - European Society for Research in Mathematics Education; Cidade do evento: Praga / Praga.
17. Cálculo flexível e o raciocínio quantitativo aditivo em alunos dos 1.º e 2.º anos, 2014 (Seminário).
Nome do evento: XXV SIEM - Seminário de Investigação em Educação Matemática; Nome da Instituição: APM - Associação de Professores de Matemática; Cidade do evento: Braga / Braga.
18. Identificação de figuras no plano por alunos do 1º ano de escolaridade, 2014 (Seminário).
Nome do evento: XXV SIEM - XXV Seminário de Investigação em Educação Matemátics; Nome da Instituição: APM - Associação de Professores de Matemática; Cidade do evento: Braga / Braga.
19. Conhecimento de Geometria de estudantes da Licenciatura em Educação Básica, 2014 (Seminário).
Nome do evento: XXV SIEM _ Seminário de Investigação em Educação Matemática; Nome da Instituição: APM - Associação de Professores de Matemática; Cidade do evento: Braga / Braga.
20. In-service teacher education: the importance of classroom supervision., 2014 (Congresso).
Nome do evento: ECER 2014 - European Congress of Educational Research; Nome da Instituição: EERA - Eurpean Education Research Association; Cidade do evento: Porto / Universidade do Porto.
21. MENTAL COMPUTATION STRATEGIES IN SUBTRACTION PROBLEM SOLVING, 2013 (Congresso).
Nome do evento: CERME 8 - Congress of European Research in Mathematics Education; Nome da Instituição: European Society for Research in Mathematics Education; Cidade do evento: Antalya / Antalya.
22. Mathematical communication: Teachers' recognition of the singularity of student' knowledge, 2013 (Congresso).
Nome do evento: CERME 8 - 8 th Congress of European Research in Mathematics Education; Nome da Instituição: ERME - European Society for Research in Mathematics Education; Cidade do evento: Antalya / Antalya.
23. Propriedades e relações entre quadriláteros, 2013 (Encontro).
Nome do evento: Encontro de Investigação em Educação Matemática 2013; Nome da Instituição: SPIEM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática; Cidade do evento: Covilhã / Penhas da Saúde.
24. O sentido do número no 1.º ciclo: uma leitura da investigação, 2012 (Seminário).
Nome do evento: XXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM); Nome da Instituição: Associação de Professores de Matemática; Cidade do evento: Coimbra / Escola Secundária Quinta das Flores.
25. Porquê desenvolver o sentido do número ao longo do ensino básico?, 2012 (Congresso).
Nome do evento: ProfMat 2012; Nome da Instituição: Associação de Professores de Matemática; Cidade do evento: Coimbra / Escola Secundária Quinta das Flores.
26. O PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTÍNUA EM MATEMÁTICA: CONTRIBUTOS DA INVESTIGAÇÃO, 2011 (Seminário).
Nome do evento: SIEM _ Seminário de Investigaão em Educação Matemática; Nome da Instituição: Associação de Professores de Matemática; Cidade do evento: Lisboa / Universidade de Lisboa.
27. CONCEPTIONS AND PRACTICES OF MATHEMATICAL COMMUNICATION, 2011 (Congresso).
Nome do evento: CERME7 - 7th Conress of european Research on Mathematics education; Nome da Instituição: ERME - European Research Association of Mathematics Education; Cidade do evento: Rzeszow. / Rzeszow..
28. STRATEGIES AND PROCEDURES: WHAT RELATIONSHIP WITH THE DEVELOPMENT OF NUMBER SENSE OF STUDENTS?, 2011 (Congresso).
Nome do evento: CERME7 - 7th Congress of European Researchers of Mathematics Education; Nome da Instituição: ERME - European Research Association of Mathematics Education; Cidade do evento: Rzeszow / Rzeszow.
29. A importância da discussão colectiva no desenvolvimento do sentido de número, 2010 (Seminário).
Nome do evento: XXI Seminário de Investigação em Educação Matemática; Nome da Instituição: Associação de Professores de Matemática; Cidade do evento: Aveiro / Universidade de Aveiro.
30. Teachers' initial glimpse of mathematics present in pupils' work and reflection with teacher educators about classroom practices: potential and challenges. Research Forum 5. , 2010 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: PME34; Nome da Instituição: Psychological Mathematics Education Group; Cidade do evento: Belo Horizonte / Universidade Federal de Minas Gerais.
31. O desenvolvimento do sentido de número no contexto de resoluçãao de problemas de subtracção no 2.º ano de escolaridade, 2009 (Seminário).
Nome do evento: XX SIEM - XX Seminário de Investigação em Educação Matemática; Nome da Instituição: Associação de Professores de Matemática; Cidade do evento: Viana do Castelo / ESE de Viana do Castelo.
32. Constructing multiplication: Different strategies used by pupils, 2007 (Congresso).
Nome do evento: V CERME - V Congress European Research in Matehamtics Education; Nome da Instituição: ERME - European Research Association of Mathematics Education; Cidade do evento: Lernarca / Lernarca.
33. Constructing multiplication: Can pupils develop ,models for thinking, 2006 (Conferência).
Nome do evento: 30th Conference of the International group for the Psychology of Mathematics; Nome da Instituição: PME; Cidade do evento: Praga / Praga.
34. What mathematical and educational competencies should be developed on elementary prospective teachers? , 2004 (Congresso).
Nome do evento: ICME10 - 10th International Congress of Mathematics Education; Nome da Instituição: ICMI; Cidade do evento: Copenhaga / Copenhaga.
35. Professionals investigate their own practice, 2003 (Congresso).
Nome do evento: Third Conference of the European Society for Research in Mathematics Education; Nome da Instituição: ERME; Cidade do evento: Bellaria / Bellaria.
36. Good Practice, 1999 (Congresso).
Nome do evento: CERME1 - Congress of European Research in Mathematics Education; Nome da Instituição: ERME; Cidade do evento: Osnabruck / Osnabruck.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Serrazina, Lurdes. ZETEKITÉ, Função ou tipo de participação: Corpo editorial.
2. Serrazina, Lurdes. JIEEM - Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, Função ou tipo de participação: Corpo editorial.
3. Serrazina, Lurdes. Quadrante, Função ou tipo de participação: Editor.
4. Serrazina, Lurdes. Educação e Matemática, Função ou tipo de participação: Corpo editorial, Editora: Associação de Professores de Matemática.
5. Serrazina, Lurdes. Da Investigação às Práticas, desde 2015/11/13, Função ou tipo de participação: Corpo editorial, Editora: CIED - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa.
6. Serrazina, Lurdes. Revista UNIÓN, desde 2011/06/06, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: FISEM.
7. Serrazina, Lurdes. RIPEM - International Journal for Research in Mathematics Education, desde 2011/06/05, Função ou tipo de participação: Corpo editorial, Editora: Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM.
8. Serrazina, Lurdes. BOLEMA, desde 2011/06/05, Função ou tipo de participação: Conselho científico.
9. Serrazina, Lurdes. Journal of Mathematics Teacher Education, desde 2011/04/20, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Springer.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
113

Livros e capítulos
Books and book chapters
33
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
16
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
17
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
17
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
17
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
55
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
50
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
5
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
6
Revistas
Magazines
6
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
2

Total
Produção técnica
Technical production
33

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
33

Total
Dados complementares
(Additional data)
190

Orientações
Orientations
47
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
54
Participação em Outros Júris
Other jury participation
8
Participação em Eventos
Event participation
72
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
9


Visualizações do curriculum [ 7125 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 06-09-2019 às 14:38:17
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (7)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (2)
 Project collaboration in Degóis