| 
               
                  | Maria Luísa da Mota Teixeira Ribeiro Trigo |  
                  |  | Data da última atualização
                        												»Last update
                        												:
                        												29/01/2015 |  
 
 Dados pessoais (Personal data)  
               
                  
                     | Nome completo Full name
 | Maria Luísa da Mota Teixeira Ribeiro Trigo |  
                     | Nome em citações bibliográficas Quoting name
 | Trigo, L. |  
                     | Categoria profissional Position
 | Assistente Regente |  
                     | Domínio científico de atuação Scientific domain
 | Ciências Sociais-Psicologia. Ciências Sociais-Ciências da Educação.
 
 |  
                  
                     | Endereço profissional Professional address
 | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e psicologia
 Rua Diogo Botelho, 1327
 4169--005 Porto
 Portugal
 Telefone: (+351)226196200Extensão: 151
 Fax: (+351)226107454
 Correio electrónico: lrtrigo@porto.ucp.pt
 |  
                  
                     | Sexo Gender
 | Feminino»Female |  
 
                  			Graus Académicos
                  			 (Academic Degrees) 
               
                  
                     | 2012 | Doutoramento Phd
 |  
                     | Ciências da Educação. Universidade do Minho,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 2002 | Mestrado Master degree
 |  
                     | Psicologia. Universidade do Porto,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 1997 | Licenciatura Licentiate degree
 |  
                     | Psicologia. Universidade do Porto,
                        			Portugal.
 |  
 Vínculos profissionais
                  				 (Professional Positions) 
               
                  
                     | Universidade Católica Portuguesa |  
                  
                     | Set/2004-Actual | Assistente Regente |  
 Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership) 
               
                  
                     | Actual | Ordem dos Psicólogos Portugueses, Membro efetivo. |  
                     | Actual | GUIA - Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação, Membro. |  
                     | Actual | Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, Outros (especifique). Membro integrado.
 |  
 
                  											Produção científica, técnica e artística/cultural
                  											 (Scientific, technical and artistical/cultural
                     													production) 
               
                  
                     | Capítulos de livros publicados Published book chapters
 |  
                  
                     | 1. | Trigo, Luísa.  2014. Entre o estudante, o aprender e o estudar no século XXI: Desafios para professores, alunos, psicólogos e famílias.  In Cordenação, Supervisão e Liderança: Escola, projetos e aprendizagens, ed. Machado, J. & Alves, J. M. (Coord.). , 68 - 84. . Porto: Universidade Católica Editora. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. |  Trigo, Luísa; Negrão, Mariana; Barbosa, Mariana.  2014. Intervenção com crianças e jovens em acolhimento institucional: Da teoria à prática.  In Clínica Universitária de Psicologia: Contributos para a prática psicológica, 83 - 113. . Porto: Universidade Católica Editora. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Trigo, Luísa.  2010. Irmãos: (In)separáveis.  In Aprender a educar - Guia para pais e educadores, ed. Luísa Campos & Lurdes Veríssimo (Org.), 59 - 76. ISBN: 978-989-8151-16-2. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Trigo, Luísa; Alberto, Isabel.  2010. As múltiplas faces da institucionalização de crianças e jovens: Risco e/ou oportunidade?.  In Intervenção com crianças, jovens e famílias, ed. Ana Tomás de Almeida & Natália Fernandes (Ed.), 125 - 143. . Coimbra: Almedina. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. | Ferreira, Pedro; Ribeiro, Luísa; Menezes, Isabel.  2003. The political development of adolescents: The impact of family background and opportunities for participation in and out-of-school,
                        and the implications for citizenship education projects.  In A Europe of many cultures, ed. A. Ross, 341 - 346. . London: CiCe. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. |  Rosário, Pedro; Núñez, José C; Trigo, Luisa; Guimarães, Carina; Fernández, Estrella; Cerezo, Rebeca; Fuentes, Sonia; Orellana, Marcela; Santibáñez, América; Fulano, Celso; Ferreira, Ângelo; Figueiredo, Mirela.  2014. "Transcultural analysis of the effectiveness of a program to promote self-regulated learning in Mozambique, Chile, Portugal,
                        and Spain", Higher Education Research & Development, 33: 1 - 15. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Alves, José M; Palmeirão, Cristina; Trigo, Luísa; Cabral, Ilídia.  2014. "A aprendizagem em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária: A visão dos alunos", Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 14: 1 - 37. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Alves, José M; Melo, Ana L; Trigo, Luísa; Vieira, Ilídia.  2012. "Formação de professores no ensino superior: ecos de um modelo de formação pedagógica numa universidade portuguesa", Revista de Educação, Ciência e Cultura 17, 1: 107 - 122. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. |  Rosário, Pedro; Mourão, Rosa; Trigo, Luísa; Suárez, Natalia; Fernández, Estrella; Tuero-Herrero, Ellián.  2011. "Uso de diarios de tareas para casa en el inglés como lengua extranjera: Evaluación de pros y contras en el aprendizaje autorregulado
                        y rendimiento. ", Psicothema 23, 4: 681 - 687. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. |  Rosário, Pedro; Núñez, José C; González-Pienda, Julio; Valle, Antonio; Trigo, Luísa; Guimarães, Carina.  2010. "Enhancing self-regulation and approaches to learning in first-year college students: a narrative-based programme assessed
                        in the Iberian Peninsula", European Journal of Psychology of Education 25, 4: 411 - 428. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 6. | Silva, Marianela S; Trigo, Luísa; Fonseca, António.  2010. " Influência da participação em atividades extra-curriculares na percepção de adaptação ao ensino superior e da aquisição de
                        competências profissionais", Revista Portuguesa de Investigação Educacional 9, 1: 105 - 123. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 7. | Trigo, Luísa; Menezes, Isabel.  2007. "Efeitos do contexto educativo nas concepções, atitudes e comportamentos políticos dos jovens – Comparando o ensino secundário
                        regular com o ensino profissional de aprendizagem em alternância", Revista Portuguesa de Investigação Educacional 6, 1: 85 - 109. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Trigo, Luísa; Ramalho, Sofia; Baldaque, Margarida R; Cabral, Ana; Dias, Teresa; Quintas, Rita; Sequeira, Cristiana; Cabral, Leonor; Cunha, Rosário.  2014. "Ensinar e aprender no século XXI: Um olhar sobre as preocupações relatadas por professores", Trabalho apresentado em IX Congresso Iberoamericano de Psicologia e 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, In IX Congresso Iberoamericano de Psicologia e 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Lisboa. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Rosário, Pedro; Mourão, Rosa; Núñez, José C; González-Pienda, Julio; Guimarães, Carina; Trigo, Luísa.  2008. "Promoting First Year Learning Strategies through Instructional Narratives: a Portuguese experience", Trabalho apresentado em ICET 53rd World Assembly, In Actas do ICET 53rd World Assembly, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Relatório de investigação Technical report
 |  
                  
                     | 1. | Trigo, L.; Seabra, Daniela. Relatório de avaliação do interesse numa licenciatura de duplo grau. Análise dos dados de um grupo de discussão focalizada
                        com pais e encarregados de educação de estudantes do ensino secundário,2014. |  
 Dados Complementares (Additional data) 
               
                  
                     | Tese de Doutoramento Phd Thesis
 |  
                  
                     | 1. | Miguel dos Santos Patrício Peixoto, Contributos dos conteúdos e das práticas curriculares da Educação Moral e Religiosa Católica para o desenvolvimento integral
                        dos alunos, 2017. Tese (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |  
                  
                     | Dissertação de Mestrado Master degree dissertation
 |  
                  
                     | 1. | Inês Soares da Rocha, Autorregulação da aprendizagem em adolescentes em acolhimento institucional: Implementação e avaliação de um projeto de tutoria
                        autorregulatória  , 2014. Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |  
                  
                     | 2. | Catarina Isabel Moura de Oliveira, Autorregulação da aprendizagem e variáveis académicas em contexto de acolhimento institucional  , 2014. Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |  
                  
                     | 3. | Anabela Cristina Mendes Gonçalves, Ensinar e aprender Matemática: Refletindo sobre um percurso, em busca de novos horizontes, 2013. Dissertação (N/D) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |  
                  
                     | 4. | Célia Maria da Costa Estrada, O ensino tradicional e o ensino atual, 2013. Dissertação (N/D) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |  
                  
                     | 5. | Maria Luísa de Moura Leitão Marques, Pensar o aprender e o ensinar: Da reflexão à filosofia da ação, 2013. Dissertação (N/D) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |  
                  
                     | 6. | Joana Martins Castro Malheiro, Competências sociais e emocionais em contexto de acolhimento institucional: Implementação e avaliação da eficácia de um programa
                        de intervenção, 2013. Dissertação (N/D) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |  
                  
                     | 7. | Anabela Leite Alves, Refletir no passado preparando o futuro, 2013. Dissertação (N/D) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |  
                  
                     | 8. | Diana Maria Silva Chaves de Almeida, Autorregulação da aprendizagem no domínio da História: Um estudo com alunos do 9.º ano de escolaridade, 2013. Dissertação (N/D) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |  
                  
                     | 9. | Margarida Isabel Colaço de Faria, Estágio e supervisão, que relações?, 2013. Dissertação (N/D) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |  
                  
                     | 10. | Aida Maria Pereira Antunes, "Isto de ser professor!..." - A arte de envolver os alunos nas suas aprendizagens, 2013. Dissertação (N/D) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |  
                  
                     | 11. | João António Fernandes Vieira, Refletir na ação para melhorar o ensino e a aprendizagem, 2013. Dissertação (N/D) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |  
                  
                     | 12. | Maria Leonor Pereira Coutinho Ferreira Cabral, Contributos da universidade para a promoção do potencial empreendedor dos estudantes, 2012. Dissertação (N/D) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |  
                  
                     | 13. | Ana Cláudia das Dores, Promoção do desenvolvimento de competências emocionais: Um programa de intervenção no pré-escolar, 2011. Dissertação (N/D) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |  
                  
                     | 14. | Cristina Alexandra de Azevedo Sousa Cruz, O processo de ensino-aprendizagem no 1º ano da universidade - Congruência entre as ideias ensinadas pelo professor e as ideias
                        aprendidas pelo aluno, 2010. Dissertação (N/D) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |  
                  
                     | 15. | Marianela da Fonseca Oliveira Santos Silva , Influência do envolvimento em actividades extra-curriculares na percepção de adaptação ao ensino superior e da aquisição de
                        competências profissionais: Estudo de caso junto de um grupo de estudantes voluntários de uma instituição de ensino superior
                        pública, 2010. Dissertação (N/D) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |  
                  
                     | 16. | Raquel Ferreira Pinto Tavares, Estudar o estudar: Impacto de um programa de promoção de competências de auto-regulação da aprendizagem no 12.º ano de escolaridade, 2010. Dissertação (N/D) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |  
                  
                     | 17. | Inês Salgueiro Basto Moreira, O processo de ensino-aprendizagem no 1.º ano da universidade: O papel do questionamento na sala de aula, 2010. Dissertação (N/D) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |  
                  
                     | 18. | Ana Doroteia Barbosa Moreira, Abordagens à aprendizagem em alunos do 1.º ano do ensino superior: Variáveis pessoais, sociais e académicas, 2009. Dissertação (N/D) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |  
                  
                     | 19. | Patrícia Alexandra Brochado Costa, Auto-regulação da aprendizagem em alunos do 1.º ano do ensino superior, 2009. Dissertação (N/D) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |  
                  
                     | 20. | Ana Filipa Teiga Mano Coelho, Auto-regulação da aprendizagem: Um programa de intervenção no pré-escolar, 2009. Dissertação (N/D) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |  
                  
                     | 1. | Maria do Rosário de Valadares Serrão Brito da Cunha, Caracterização dos perfis de inteligências múltiplas de alunos dos 5.º, 7.º e 9.º anos de escolaridade e sua utilidade para
                        o processo de ensino-aprendizagem, na perspetiva de professores, 2015. Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |  
                  
                     | 2. | Carolina Chaves, Adolescentes em acolhimento institucional: Perceções, significados e participação no processo judicial, 2015. Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |  
                  
                     | 3. | Bruno Ricardo Correia da Silva, Programa Estuda +: Contributos para a promoção da autorregulação da aprendizagem em contexto escolar, 2014. Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |  
                  
                     | 4. | Maria Joana Vila Verde de Carvalho, Conceções de aprendizagem e (in)sucesso escolar de crianças e jovens em acolhimento institucional, 2014. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |  
                  
                     | Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation
 |  
                  
                     | 1. | Trigo, Luísa; Dias, Pedro; Alves, José Matias; Baptista, Isabel; Lagarto, José; Barreto, Maria Antónia; Amorim, José Pedro. Participação no júri de Príncipe Lino Uataia . Tecnologias de Informação e Comunicação como fator de Inclusão Social, 2014. Tese (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa. |  
                  
                     | 1. | Trigo, Luísa; Campos, Luísa; Cunha, Liliana. Participação no júri de Luísa Albuquerque Almeida. Trabalho em Call Center e Vínculo Contratual, 2014.  Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa. |  
                  
                     | 2. | Trigo, Luísa; Gonçalves, Carlos; Torres, Sandra. Participação no júri de Gabriela Barbosa Gomes Longo. Psicólogo na comunidade: Sentido, orientações e práticas, 2014.  Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto. |  
                  
                     | 3. | Trigo, Luísa; Palmeirão, Cristina; Veríssimo, Lurdes. Participação no júri de Miguel Pontes Moreno. Fatores de risco e fatores protetores na delinquência juvenil: O papel do envolvimento escolar, 2014.  Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa. |  
                  
                     | 4. | Trigo, Luísa; Marques Teixeira, João; Duarte, Cidália; Gonçalves, Carlos; Carvalho, Helena. Participação no júri de Daniela Camarinha Vieira da Costa. Vivências, significados e desafios desenvolvimentistas do estágio curricular em Psicologia: Estudo exploratório com estagiários
                        da FPCEUP, 2013.  Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto. |  
                  
                     | 5. | Trigo, Luísa; Veríssimo, Lurdes; Palmeirão, Cristina. Participação no júri de Miriam Emanuel Varandas Marques . Empreendedorismo e competências sociais: Avaliação do impacto de um programa de promoção do empreendedorismo em contexto escolar
                        , 2013.  Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa. |  
                  
                     | 6. | Trigo, Luísa; Cunha, Liliana; Lima, Vânia S.. Participação no júri de Ana Raquel Gomes dos Reis Ferreira de Sousa . Formas emergentes de trabalho e emprego: O caso do duplo-emprego , 2013.  Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa. |  
                  
                     | 7. | Trigo, Luísa; Vasconcelos e Sousa, Gonçalo; Veríssimo, Lurdes. Participação no júri de Katerina Mikusova . Impacto das crenças de autoeficácia no desempenho dos alunos de música , 2013.  Dissertação (Ensino da Música) - Universidade Católica Portuguesa. |  
                  
                     | 8. | Trigo, Luísa; Rosário, Pedro; Martins, Carla. Participação no júri de Armanda Sofia Carvalho Santos Pereira . Estudantes não-tradicionais na Universidade: Um modelo explicativo a intenção de continuar a estudar , 2013.  Dissertação (Psicologia) - Universidade do Minho. |  
                  
                     | Exame de qualificação de doutoramento Phd qualification test
 |  
                  
                     | 1. | Trigo, Luísa; Alves, José Matias; Veríssimo, Lurdes. Participação no júri de Daniela Gomes Cardoso de Sá Cachada. O insucesso na disciplina de Português no ensino secundário, 2013. Exame de qualificação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa. |  
 
 
 
                  											Indicadores de produção
                  											 (Production indicators) 
               
                  
                     | Produção científica Scientific production
 |  
                     | Produção técnica Technical production
 |  
                     | Dados complementares data
 |  
 
                     
                        | Produção científica Scientific production
 | 14 |  
 
                     
                        | Livros e capítulos Books and book chapters
 | 5 |  
                     
                        | Capítulos de livros publicados Published book chapters
 | 5 |  
                     
                        | Artigos científicos em revistas Papers in periodics
 | 7 |  
                     
                        | Com arbitragem científica With scientific refereeing
 | 7 |  
                     
                        | Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings
 | 2 |  
                     
                        | Com arbitragem científica With scientific refereeing
 | 2 |  
 
                     
                        | Produção técnica Technical production
 | 1 |  
 
                     
                        | Outros tipos de produção técnica Other technical production
 | 1 |  
 
                     
                        | Dados complementares (Additional data)
 | 35 |  
 
                     
                        | Orientações Orientations
 | 25 |  
                     
                        | Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation
 | 10 |  
               
                  | Visualizações do curriculum [
                     												3620
                     												] |  
               
                  | Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
                     											em
                     											01-09-2019
                     											às
                     											11:16:06 |  
                  | Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |  |