Curriculum Vitae

Fábio Mauro Garcês de Freitas

Data da última atualização »Last update : 02/08/2018


Fábio Mauro Garcês de Freitas. Concluiu Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário pela Universidade de Aveiro em 2012. Frequenta Multimédia em Educção pela Universidade de Aveiro desde 2013. É da Universidade de Aveiro. Publicou 2 artigos em revistas especializadas e 5 trabalhos em actas de eventos, possui 1 livro publicado. Possui 19 itens de produção técnica. Participou em 1 evento no estrangeiro e 4 em Portugal. Actua nas áreas de Humanidades com ênfase em Artes e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Nas suas actividades profissionais interagiu com 14 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Manual Escolar, Criatividade, Identidade Visual, Inventory, Matemática, Questioning, Questioning Styles, Tablet, TIC em Educação e Cor.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=8830896051004758


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Fábio Mauro Garcês de Freitas
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Freitas, F.
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Engenharia e Tecnologia-Outras Engenharias e Tecnologias.
Endereço profissional
Professional address
Universidade de Aveiro
Campus Universitário Santiago
Aveiro
3810-193 Aveiro
Portugal
Correio electrónico: fabiomauro@ua.pt
Homepage: www.ua.pt
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2010-2012 Mestrado
Master degree
Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (2 anos » years) .
Universidade de Aveiro, Portugal.

2007-2010 Licenciatura
Licentiate degree
Design (3 anos » years) .
Universidade de Aveiro, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Officina Digital
Set/2003-Jul/2007 Técnico Especialista Principal





Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Bem).
Fala
Speaking
Português (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Razoavelmente).

Reading
Português (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Bem).
Escreve
Writing
Português (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Mai/2015 - Actual Associação Brasileira de Educação a Distância, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Freitas, F.. 2016. webQDA: manual de utilização rápida. ed. 1. Aveiro: UA Editora.
2. Freitas, F.. ed. 2012. Abordagem da identidade visual no ensino artístico profissional ed. 1. Aveiro: Universidade de Aveiro.
Dissertação de Mestrado.


Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Freitas, Fábio; Ribeiro, Jaime; Brandão, Catarina; de Souza, F. N; Costa, António P; Reis, Luís P. 2018. In Case of Doubt See the Manual: A Comparative Analysis of (Self)Learning Packages Qualitative Research Software.  In Computer Supported Qualitative Research, ed. António Pedro CostaLuís Paulo ReisFrancislê Neri de SouzaAntónio Moreira, 176 - 192. ISBN: 978-3-319-61120-4. Cham: Springer International Publishing.
2. Freitas, Fábio; Ribeiro, Jaime; Brandão, Catarina; de Souza, F. N; Costa, António P. 2017. Experiência do Utilizador em Pacotes de Software de Análise Qualitativa: da usabilidade à (Auto)aprendizagem.  In A prática na Investigação Qualitativa: exemplos de estudos, 147 - 172. ISBN: 978-972-8914-73-8. Oliveira de Azemeis: Ludomedia.
3. Freitas, F.; Costa, Leandro. 2013. Estimular a criatividade no contexto da multidisciplinaridade.  In Ferramentas TIC na escola: Aplicações práticas, 161 - 192. ISBN: 978-989-97392-6-0. Aveiro: Departamento de Educação da Universidade de Aveiro.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Freitas, F.; Ribeiro, Jaime; Brandão, Catarina; Reis, Luís P; Souza, Francislê N.; Souza, Dayse N.. 2017. "Learn for Yourself: The Self-Learning Tools for Qualitative Analysis Software Packages", Digital Education Review, 23: 97 - 117.
2. Dutra, Alexander; Luz, Edgard; Freitas, F.; Souza, Francislê N.. 2015. "Expectativas de professores quanto a inclusão do livro didático digital na sala de aula do ensino médio", Revista EDaPECI 15, 2: 340 - 353.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Freitas, F.; Souza, Francislê N.; Costa, A.P.. 2016. "Manual do Utilizador vs Utilizador do Manual: o caso do webQDA", Trabalho apresentado em CIAIQ - Congresso Ibero-Americano de Investigação Qualitativa, In Atas - Investigação Qualitativa em em Engenharia e Tecnologia, Porto.
2. Costa, A.P.; Souza, Francislê N.; Reis, Luís P; Freitas, F.; Souza, Dayse N.. 2016. "“Estou nas Nuvens”: Trabalho Colaborativo em Investigação Qualitativa através do software webQDA", Trabalho apresentado em Congresso Ibero-Americano de Investigação Qualitativa, In Atas CIAIQ2016 - Investigação Qualitativa em em Engenharia e Tecnologia, Porto.
3. Freitas, F.; Almeida, Patricia; Souza, Francislê N.. 2010. "Questioning Styles Inventory - an exploratory study", Trabalho apresentado em Annual Conference of the European Learning Styles Information Network, In Exploring styles to enhance learning and teaching in diverse contexts, Aveiro.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Freitas, F.; Costa, A.P.; de Souza, F. 2016. "Teachers? perception of the WEBMAT? platform | La perception des enseignants vis-{\`a", Revista Lusofona de Educacao 33, 33: 161 - 177.
2. Freitas, F.; de Souza, F; Costa, A.P.; Mendes, S.. 2016. "The user manual of qualitative data analysis software: The perceptions of webQDA users | O manual de utilizador de um software de an{\'a", RISTI - Revista Iberica de Sistemas e Tecnologias de Informacao 19, 2016: 107 - 117.
3. Costa, A.P.; Coelho, E.B.; Tavares, L.C.; Freitas, F.. 2015. "Users involvement in defining of requirements: The case of WEBMAT plataform | Envolvimento dos utilizadores na defini??{\~a", RISTI - Revista Iberica de Sistemas e Tecnologias de Informacao 2015, E4: 92 - 106.
4. Costa, Ant{\'{o. 2015. "{Envolvimento dos Utilizadores na defini{\c{c", RISTI - Revista Ib{\'{e 2015, E4: 92 - 106.
5. Costa, A.P.; Coelho, E.B.; Tavares, L.C.; Freitas, F.. 2015. "Users involvement in defining of requirements: The case of WEBMAT plataform | Envolvimento dos utilizadores na defini??{\~a", RISTI - Revista Iberica de Sistemas e Tecnologias de Informacao 2015, E4: 92 - 106.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Costa, A.P.; Souza, Francislê N.; Reis, Luís P; Freitas, F.. 2016. "Funcionalidades para a Promoção do Trabalho Colaborativo em Investigação Qualitativa: O caso software webQDA", Trabalho apresentado em Iberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI, In berian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI, Las Palmas.
2. Freitas, F.; Costa, António P; Souza, Francislê N.. 2015. "Usability and User Experience of the Plataform WEBMAT®", Trabalho apresentado em 4º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, In Atas do Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa - Engenharia e Tecnologia , Aracajú.
3. Cavalcanti, Carolina M. C; Souza, Francislê N.; Freitas, F.; Dutra, Alexander. 2015. "INTEGRAÇÃO DAS TIC NA EDUCAÇÃO: Inovação na Formação de Professores Online", Trabalho apresentado em 21° CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, In Actas do 21° CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, Bento Gonçalves.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Freitas, fábio M. G.; Souza, Francislê N.; Reis, Luís P. 2016. "O Papel dos Pacotes de Software na Investigação Qualitativa". Porto: Sessão Especial do 5º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Freitas, F.. Tenho um software de Análise Qualitativa. E agora? Potencialidades e limitações das ferramentas de (auto)aprendizagem,2017 (Outra).
2. Freitas, F.. Metodologia de Investigac¸a~o & Desenvolvimento aplicada em parcerias entre Empresas e Universidades: o caso do webQDA,2017 (Outra).
3. Freitas, F.. A (self)learning of Qualitative Data Analysis Software (QDAS),2017 (Poster).
4. Freitas, F.. “Estou nas Nuvens”: Trabalho Colaborativo em Investigação Qualitativa através do software webQDA,CIAIQ2016 - Congresso Ibero-Americano de Investigação Qualitativa,Porto,2016 (Congresso).
5. Freitas, F.. Manual do Utilizador vs Utilizador do Manual: o caso do webQDA,CIAIQ2016 - Congresso Ibero-Americano de Investigação Qualitativa,Porto,2016 (Congresso).
6. Freitas, F.; Souza, Francislê N.. O Papel dos Pacotes de Software na Investigação Qualitativa,CIAIQ2016 - Congresso Ibero-Americano de Investigação Qualitativa,Porto,2016 (Congresso).
7. Freitas, F.. Design de Interação como estratégia de autoaprendizagem,2016 (Poster).
8. Freitas, F.; Almeida, P.; Neri de S. F. Questioning Styles Inventory - an exploratory study,XV Annual Conference of the European Learning Styles Information Network,Aveiro,2010 (Poster).

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Freitas, F.. Introdução ao software de Análise Qualitativa webQDA, 2017 (Especialização), promovido por Unidade Curricular de Investigação Avançada do Mestrado em Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológica.
Duração: 2 horas. Local: Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, Cidade: Aveiro.
2. Freitas, F.. Introdução ao software de Análise Qualitativa webQDA, 2016 (Especialização), promovido por Unidade Curricular de Prática de Investigação I.
Duração: 2 horas. Local: Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, Cidade: Aveiro.
3. Freitas, F.. Gestão de Bibliografia com o Software Mendeley, 2016 (Aperfeiçoamento), promovido por Unidade Curricular: "TIC na Construção e Partilha de Conhecimento em Saúde e Desporto".
Duração: 2 horas., Tipo de participação: Docente.
4. Souza, Francislê N.; Freitas, F.; Souza, Dayse N.. Integração das TIC na Educação Adventista, 2014 (Especialização), promovido por Divisão Sul Americana da Igreja Adventista .
Duração: 36 horas., Tipo de participação: Docente.
5. Freitas, F.; Costa, Leandro. Módulos da Cor e Identidade Visual, 2012 (Outra), promovido por Universidade de Aveiro.
Duração: 12 semanas. Local: Escola Artística e Profissional Árvore, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
Prática de Ensino Supervisionada (PES) realizada no âmbito do mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo no Ensino Básico e Ensino Secundário.

Edição técnica
Technical edition
1. Freitas, F.. Investigação Qualitativa: Inovação, Dilemas e Desafios,2014 (Livro).
2. Freitas, F.. Manual do Aluno Química 12º ano de escolaridade,2013 (Livro).
3. Freitas, F.. Manual do Aluno Química 10º ano de escolaridade,2012 (Livro).
Paginação de Manual Escolar para o Ministério da Educação de Timor-Leste no âmbito do Projeto Reestruturação Curricular do Ensino Secundario Geral em Timor-Leste.
4. Freitas, F.. Manual do Aluno Química 11º ano de escolaridade,2012 (Livro).
5. Freitas, F.. Caderno de Trabalho Onda de Matemática - 5º Ano,2000 (Livro).
Ilustração de Caderno de trabalho.
6. Freitas, F.. Onda Matemática - 5º Ano,2000 (Livro).
Ilustrações de manual escolar.

Organização de evento
Event organization
1. Freitas, F.. CIAIQ2016 - Congresso Ibero-Americano de Investigação Qualitativa,2016 (Congresso / Organização).
2. Freitas, F.. 4º Congresso Ibero Americano de Investigação Qualitativa,2015 (Congresso / Organização).
3. Freitas, F.. "Sê o que és: princípios para o desenvolvimento de uma Identidade Visual",2015 (Oficina / Organização).
4. Freitas, F.. WEBMAT: manipulando (TIC@Portugal’15),2015 (Oficina / Organização).
5. Freitas, F.. 3º Congresso Ibero Americano de Investigação Qualitativa,2014 (Congresso / Organização).
6. Freitas, F.. Congresso Nacional de Universitários,2013 (Congresso / Organização).
7. Freitas, F.. Arqueologia do Médio Oriente e a Interpretação do Texto Bíblico,2013 (Conferência / Organização).

Relatório de investigação
Technical report
1. Freitas, F.. IARS - Isabel Alarcão Research Software®,2014.
2. Freitas, F.. Inventário sobre Estilos de Questionamento (IEQ),2010.
Relatório de Investigação desenvolvido no contexto da Bolsa de Integração à Investigação (BII) da FCT.



Curso de curta duração
Short duration course
1. Freitas, F.. Introdução ao software de Análise Qualitativa webQDA,2016 (Especialização).
2. Freitas, F.. Research Methods in HCI,2014 (Especialização).
Equivalência a 4 ECTS.
3. Freitas, F.. Plein Air 2010,2010 (Aperfeiçoamento).

Obra de artes visuais
Visual art production
1. Freitas, F.. Castanheta Dourada,2009 (Escultura).





Dados Complementares (Additional data)


Participação em eventos
Event participation
Participação como Moderador
Participation as Chairman
1. CIAIQ2016 - CongressoIbero-Americano de Investigação Qualitativa, 2016 (Congresso).
Nome do evento: CIAIQ2016 - CongressoIbero-Americano de Investigação Qualitativa; Cidade do evento: Porto / Universidade Lusófona.

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. 78º Tech Day, 2015 (Conferência).
Nome do evento: Usability & UX: Creating an User Centric Culture; Nome da Instituição: PT Inovação; Cidade do evento: Aveiro / PT Inovação.
2. Congreso Ibero-Americano en Investigación Cualitativa, 2014 (Congresso).
Nome do evento: Congreso Ibero-Americano en Investigación Cualitativa; Nome da Instituição: Universidad de Extremadura; Cidade do evento: Badajoz / Faculdad de Educación.
3. Apple Leadership Tour, 2013 (Encontro).
Nome do evento: Reformular conteúdo. Motivar os estudantes; Nome da Instituição: Apple; Cidade do evento: Lisboa / Hotel Pestana Palace.
4. III Jornadas Internacionais de Educação, 2012 (Outra).
Nome do evento: Identidade e Filosofia da Educação Adventista; Nome da Instituição: Departamento de Educação da UPASD; Cidade do evento: Vila Nova de Gaia / CAOD.
5. 2nd International Seminar on Research on Questioning, 2009 (Seminário).
Nome do evento: 2nd International Seminar on Research on Questioning; Nome da Instituição: CIDTFF (Universidade de Aveiro); Cidade do evento: Aveiro / Universidade de Aveiro.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
19

Livros e capítulos
Books and book chapters
5
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
2
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
3
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
7
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
2
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
5
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
6
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
3
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
3
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
1

Total
Produção técnica
Technical production
28

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
28

Total
Produção artística/cultural
Artistical/cultural production
4


Total
Dados complementares
(Additional data)
6

Participação em Eventos
Event participation
6


Visualizações do curriculum [ 572 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 06-09-2019 às 15:56:29
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (1)
 Co-authors listed in Degóis