Curriculum Vitae

MARIA MANUEL DA SILVA NASCIMENTO

Data da última atualização »Last update : 15/03/2018


MARIA MANUEL DA SILVA NASCIMENTO. É Professor Auxiliar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Publicou 30 artigos em revistas especializadas e 33 trabalhos em actas de eventos, possui 12 capítulos de livros e 8 livros publicados. Possui 1 item de produção técnica. Actua na área de Ciências da Educação Nas suas actividades profissionais interagiu com 100 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=7575553463584825


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
MARIA MANUEL DA SILVA NASCIMENTO
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
NASCIMENTO, MARIA MANUEL DA SILVA
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Ciências Exactas-Outras Ciências Exactas.
Endereço profissional
Professional address
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Qta dos Prados - Ed.C.Florestais
5001-801 Vila Real
Portugal
Telefone: (+351)259350816
Fax: (+351)259350048
Correio electrónico: mmsn@utad.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
1995-1999 Doutoramento
Phd
Matemática.
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal.

1990 Provas de Aptidão Pedagógica/Capacidade Científica
Evaluation of Pedagogic Readiness/Cientific Ability
PROVAS DE APTIDÃO PEDAGÓGICA E CAPACIDADE CIENTÍFICA (0,5 anos » years) .
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal.

1980-1985 Licenciatura
Licentiate degree
Engenharia Silvícola (produção Florestal) (0,5 anos » years) .
Universidade Técnica de Lisboa, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Jul/1999-Actual Professor Auxiliar

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Fev/1990-Jul/1999 Assistente

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Abr/1985-Fev/1990 Assistente Estagiário





Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Doutorando
Participation as Phd student
2014-2015
Inovação e Didática-Pensamento crítico em rede no Ensino Superior-Critical Thinking network in higher education
Referência do projeto»Project reference: 131/ID/2014.
FCT-Inovação Didática:Sharing and Disseminating Experiences of Innovative Teaching in Portuguese Hig


Outro Tipo de Participação
Other kind of participation
2016-2018
Crithinkedu-Critical Thinking Across the European Higher Education Curricula
Referência do projeto»Project reference: N.º 2016-1-PT01-KA203-022808..
Ação Chave 203 no setor do Ensino Superior do Programa Erasmus+






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem).
Fala
Speaking
Português (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente), Inglês (Bem).

Reading
Português (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem).
Escreve
Writing
Português (Bem), Espanhol (Pouco), Francês (Razoavelmente), Inglês (Bem).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Investigação Oprecional (APDIO), Membro.
2012- Actual Sociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia (SPEE), Membro.
2007- Actual International Association for Statistical Education (IASE), Membro.
2001- Actual Associação de Professores de Matemática (APM), Membro.
1993- Actual Ordem dos Engenheiros, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Cerveira, A.; Nascimento, M. M. 2016. Programação Linear. ed. 1, ISBN: 972-978-704-002-3. Vila Real: Novas Edições da UTAD, C. Tecnologia.
2. Dominguez, C.; Morais, E.; Cruz, G.; Lopes, J. P; Rocha, M.; Morais, Maria F; Silva, H. S; Monteiro, M. J; Nascimento, M.; Catarino, P.; Payan-Carreira, R.; Vieira, R.. 2015. Livro de Resumos do II Seminário Internacional sobre Pensamento Crítico - Desafios Atuais para o Pensamento Crítico: Formação, Desenvolvimento e Avaliação. ed. 1, ISBN: 978-989-704-203-. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
3. Dominguez, Caroline; Morais, Eva; Morais, Maria F. A; Cruz, Gonçalo; Lopes, José; Silva, Helena; Monteiro, Maria J; Nascimento, Maria M; Catarino, Paula; Payan-Carreira, Rita; Vieira, Rui M. eds. 2015. Pensamento Crítico na Educação: Desafios Atuais. ed. 000, ISBN: 978-989-704-207-2. Vila Real: UTAD.
4. Dominguez, Caroline; Morais, Eva; Cruz, Gonçalo; Lopes, José; Rocha, Magda; Morais, Maria F; Silva, Helena; Monteiro, Maria J; Nascimento, Maria; Catarino, Paula; Payan-Carreira, Rita; Vieira, Rui M. eds. 2015. Livro de Resumos do II Seminário Internacional sobre Pensamento Crítico - Desafios Atuais para o Pensamento Crítico: Formação, Desenvolvimento e Avaliação ed. 1, ISBN: 978-989-704-203-4. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
5. Dominguez, Caroline; Morais, Eva; Morais, Maria F; Cruz, Gonçalo; Lopes, José; Silva, Helena; Monteiro, Maria J; Nascimento, Maria; Catarino, Paula; Payan-Carreira, Rita; Vieira, Rui M. eds. 2015. Pensamento Crítico na Educação: Desafios Atuais ed. 1, ISBN: 978-989-704-207-2. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
6. Costa, C.; Nascimento, M.; Catarino, P.. 2008. E se a Matemática transformasse a minha terra na "capital do universo"? (singela homenagem ao algebrista José Morgado Júnior, natural de Pegarinhos). ed. 1, ISBN: 978-972-8546-19-9. Vila Real: Minerva Transmontana, Tipografia, Lda.
7. Costa, C.; Nascimento, M.; Catarino, P.. 2008. E se a Matemática transformasse a minha terra na "capital do universo"? (singela homenagem ao algebrista José Morgado Júnior, natural de Pegarinhos). ed. 1, ISBN: 978-972-8546-19-9. Vila Real: Minerva Transmontana, Tipografia, Lda.
8. Costa, C.; Nascimento, M.; Catarino, P.. 2008. E se a Matemática transformasse a minha terra na "capital do universo"? (singela homenagem ao algebrista José Morgado Júnior, natural de Pegarinhos). ed. 1, ISBN: 978-972-8546-19-9. Vila Real: Minerva Transmontana, Tipografia, Lda.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Catarino, Paula; NASCIMENTO, MARIA M. D. S; Costa, Cecília. 2017. Provesende nas aulas de Matemática no 2º ciclo: contributos para o estudo do património numa aldeia vinhateira do Douro.  In Enomemórias, Museologia e património do vinho (Território, Sociedade e Desenvolvimento), ed. Alberto Guerreiro, António Maduro, Jorge Custódio e Eduardo Gonçalves, 65 - 75. ISBN: 99789899999701. Maia: CEDTUR/ISMAI & CETRAD/UTAD.
2. Nascimento, M.; Catarino, P.; Campos, H.. 2015. As representações matemáticas no ensino da "Geometria" da 3.ª e 4.ª classes do Ensino Primário Elementar de 1938 a 1941: um estudo descritivo de dois livros..  In Investigação em Educação Matemática 2015 - Representações Matemáticas, ed. Manuel Vara Pires; Rosa Tomás Ferreira; António Domingos; Cristina Martins; Helena Martinho; Isabel Vale; Nélia Amado; Susana Carreira; Teresa Pimentel; Leonor Santos, 293 - 310. ISBN: 2182-0023. Bragança: Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática.
3. Dominguez, Caroline; Payan-Carreira, Rita; Cruz, Goncalo; Nascimento, Maria M; Silva, Helena; Morais, Eva; Morais, Felicidade; Lopes, José. 2015. Pensamento Crítico em Rede no Ensino Superior: Reflexões de um Projeto de Partilha e Divulgação de Experiências em Inovação Didática da UTAD .  In Experiências de Inovação Didática no Ensino Superior, ed. Ministério de Educação e Ciência, 149 - 164. ISBN: 978-972-729-087-1. Lisboa: Gabinete do Secretário de Estado do Ensino Superior.
4. Teixeira, Isabel; Costa, C.; Catarino, P.; Nascimento, M.. 2015. As representações matemáticas nos sistemas de equações: análise de três manuais escolares de épocas diferentes.  In Investigação em Educação Matemática 2015 - Representações Matemáticas, ed. Manuel Vara Pires; Rosa Tomás Ferreira; António Domingos; Cristina Martins; Helena Martinho; Isabel Vale; Nélia Amado; Susana Carreira; Teresa Pimentel; Leonor Santos, 341 - 354. ISBN: 2182-0023. Bragança: Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática.
5. Dominguez, Caroline; Payan-Carreira, Rita; Cruz, Goncalo; Nascimento, Maria M; Silva, Helena; Morais, Eva; Morais, Felicidade; Lopes, José. 2015. Pensamento Crítico em Rede no Ensino Superior: Reflexões de um Projeto de Partilha e Divulgação de Experiências em Inovação Didática da UTAD .  In Experiências de Inovação Didática no Ensino Superior, ed. Ministério de Educação e Ciência, 149 - 164. ISBN: 978-972-729-087-1. Lisboa: Gabinete do Secretário de Estado do Ensino Superior.
6. Silva, Helena; Lopes, J.; Dominguez, Caroline; Payan-Carreira, Rita; Morais, Eva; Nascimento, Maria M; Morais, Maria F. A. 2015. Learn to cooperate and cooperate to learn: Empowering critical thinking skills through cooperative peer review.  In Pensamento Crítico na Educação: Desafios Atuais, ed. Caroline Dominguez (Coord.ed.), Eva Morais, Felicidade Morais, Gonçalo Cruz, Maria Helena Silva, Maria João Monteiro, Maria Manuel Nascimento, Paula Catarino, Rita Payan-Carreira, Rui Marques Vieira, 175 - 185. ISBN: 978-989-704-207-2. Vila REal: UTAD.
7. Nascimento, M.; Catarino, P.; Campos, H.. 2015. As representações matemáticas no ensino da "Geometria" da 3.ª e 4.ª classes do Ensino Primário Elementar de 1938 a 1941: um estudo descritivo de dois livros..  In Investigação em Educação Matemática 2015 - Representações Matemáticas, ed. Manuel Vara Pires; Rosa Tomás Ferreira; António Domingos; Cristina Martins; Helena Martinho; Isabel Vale; Nélia Amado; Susana Carreira; Teresa Pimentel; Leonor Santos, 293 - 310. ISBN: 2182-0023. Bragança: Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática.
8. Dominguez, Caroline; Payan-Carreira, Rita; Cruz, Goncalo; Nascimento, Maria M; Silva, Helena; Morais, Eva; Morais, Felicidade; Lopes, José. 2015. Pensamento Crítico em Rede no Ensino Superior: Reflexões de um Projeto de Partilha e Divulgação de Experiências em Inovação Didática da UTAD .  In Experiências de Inovação Didática no Ensino Superior, ed. Ministério de Educação e Ciência, 149 - 164. ISBN: 978-972-729-087-1. Lisboa: Gabinete do Secretário de Estado do Ensino Superior.
9. Dominguez, Caroline; Payan, Rita; Morais, Maria F; Nascimento, Maria M; Maia, Ana; Pedrosa, Daniela; Cruz, Gonçalo. 2014. Revisão entre pares e pensamento crítico: percurso para uma metodologia transversal..  In Pensamento Crítico na Educação: Perspetivas atuais no panorama internacional, ed. Rui Marques Vieira, Celine Tenreiro-Vieira, Idália Sá Chaves, Celeste Machado, 357 - 378. ISBN: 978-972-789-424-6. Aveiro: UA Editora.
10. Morais, Maria F; Payan-Carreira, Rita; Dominguez, Caroline; Nascimento, Maria; Silva, Helena; Lopes, José; Morais, Eva; Maia, Ana; Cruz, Gonçalo; Catarino, Paula; Rocha, Magda. 2014. Pensamento Crítico e revisão entre pares em Ciências da Comunicação: um estudo de caso.  In Revista de Letras, ed. Centro de Estudos em Letras - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 1 - 9. . Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
11. Costa, C.; Catarino, P.; Nascimento, M.. 2008. Tanoeiros em Trás-os-Montes e Alto Douro.  In Etnomatemática-Um olhar sobre a Diversidade Cultural e a Aprendizagem Matemática, ed. Pedro Palhares, 193 - 233. ISBN: 978-989-8139-04-7. Vila Nova de Famalicão: Edições Húmus.
12. Costa, C.; Catarino, P.; Nascimento, M.. 2008. Latoeiros em Trás-os-Montes e Alto Douro.  In Etnomatemática - Um Olhar sobre a Diversidade Cultural e a Aprendizagem Matemática, ed. Pedro Palhares, 235 - 264. ISBN: 978-989-8139-04-7. Vila Nova de Famalicão: Edições Húmus.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Costa, Cecília; Nascimento, Maria M; Catarino, P.. 2017. "Sinopse dos estudos sobre (etno)saberes matemáticos efetuados no nordeste português e sua aplicação didática", Revista Latinoamericana de Etnomatemática 10, 1: 128 - 136.
2. R, Payan-Carreira; T, Sargo; MM, Nascimento. 2015. "Canine obesity in Portugal: perceptions on occurrence and treatment determinants.", Acta Veterinaria Scandinavica  57, Suppl.1: P8 - P8.
3. Silva, M. H. R. S; Lopes, José; Dominguez, Caroline; Payan-Carreira, Rita; Morais, Eva; Nascimento, Maria M; Morais, Maria F. A. 2015. "Learn to Cooperate and Cooperate to Learn: Peer Review Thought Cooperative Work and the improvement of Critical Thinking", Pensamento Crítico na Educação . Desafios Atuais 1, 1: 1 - 311.
4. NASCIMENTO, MARIA M. D. S. 2014. "Do you need to see it to believe it? Let's see statistics and geometry dynamically together!", European Journal of Science and Mathematics Education  2, 1: 39 - 52.
Abstract Statistical graphs, measures of central tendency and measures of spread are key concepts in the statistics curriculum, so we present here a dynamic method (software) that may be used in the classroom. In this work we begin with an introductory approach. This is done to emphasize the importance of stimulating the visualization of statistical measures by using available technology as a means of overcoming difficulties and errors related to interpretations and also to motivate students in the classroom.

5. Dominguez, Caroline; Nascimento, Maria M; Payan, Rita; Cruz, Gonçalo; Silva, Helena; Lopes, José; Morais, Maria F; Morais, Eva. 2014. "Adding value to the learning process by on-line peer review activities: towards the elaboration of a methodology to promote critical thinking for future engineers", European Journal of Engineering Education, 0: 120 - 130.
6. Dominguez, Caroline; Nascimento, Maria M; Maia, Ana; Cruz, Gonçalo. 2014. "Come together: peer review with energy engineering students", iJEP 4, 5: 34 - 41.
7. Catarino, P.; Costa, C.; Nascimento, M.. 2014. "Etnomatemática de um artefacto de latoaria do nordeste transmontano português: a almotolia", Revista Latinoamericana de Etnomatemática 7, 1: 126 - 154.
8. Catarino, P.; Costa, C.; Nascimento, M.. 2014. "A Note on Alto Douro’s Wine Coopers’s ¿", International Mathematical Forum 9, 4: 183 - 188.
9. Dominguez, C.; Nascimento, M.; Maia, A.; Pedrosa, D.; Cruz, G.. 2013. "Insights on web-based peer review: A case study with energy engineering students", Proceedings - 2013 1st International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education, CISPEE 2013 0, 0: 1 - 10.
10. Catarino, P.; Vasco, P.. 2013. "Some basic properties and a two-by-two matrix involving the k-Pell numbers", International Journal of Mathematical Analysis 7, 45: 2209 - 2215.
11. Payan-Carreira, Rita. 2013. "Immunohistochemical Expression of Cyclooxygenase-2 (COX-2) in Feline Endometrial Adenocarcinomas: A Preliminary Study", J. Comp. Pathol. 148 (1): 67 148, 1: 67 - 67.
12. Goncalves, G.; Afonso, L.; Ferreira, M.; Ferro, T.; Nascimento, M.M.. 2012. "Experience of learning apply to confidence intervals with recourse to the software R for students of higher education of the polytechnic school: Motivation, results and recomendations", 2012 International Symposium on Computers in Education, SIIE 2012, 0: 1 - 4.
13. Catarino, P.; Costa, C.; Nascimento, M.. 2012. "O Nónio de Pedro Nunes no 1º Ciclo do Ensino Básico", Educação e Matemática, 116: 36 - 41.
14. Nascimento, M.; Catarino, P.; Costa, C.. 2010. "Douro, poema geométrico: vertente de sentido matemático", Revista de Letras, 9: 271 - 283.
15. Costa, C.; Nascimento, M.; Catarino, P.; Fernandes, R.. 2010. "Trabalhando os jugos em Trás-os-Montes e Alto Douro", Quadrante - Revista de Investigação em Educação Matemática 9, 1: 93 - 113.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Cruz, Gonçalo; Nascimento, Maria M; Payan, Rita; Dominguez, Caroline; Silva, Helena; Morais, Felicidade. 2017. "From labor market needs to critical thinking across the European High Education Curricula", Trabalho apresentado em EAIR 39th Annual Forum in Portugal, In EAIR 39th Annual Forum in Portugal, Porto.
2. Marques, Carla S; Mestre, M.; Nascimento, M.. 2017. "Profile of women entrepreneurs in healthcare sector: an exploratory study", Trabalho apresentado em 10th Annual Conference of the EuroMed Academy of Business , In Vrontis, D.; Weber, Y. & Tsoukatos, E. (eds.), Global and national business theories and practice: bridging the past with the future. (index ISI/SCOPUS), Rome.
3. Cruz, Gonçalo; Dominguez, Caroline; Payan, Rita; Silva, Helena; Nascimento, Maria M; Morais, Maria F. 2017. "Human Capital, Higher Education and Regional Development in Southern Europe: Should we invest in Critical Thinking across the Higher Education Curricula?", Trabalho apresentado em Edulog 2017, Belmiro de Azevedo Foundation's think tank, Economic Development in Southern European Regions: Policies and Higher Education, In Edulog 2017, Belmiro de Azevedo Foundation's think tank, Economic Development in Southern European Regions: Policies and Higher Education, Porto.
4. Martins, José A; Estrada, Assumpta; NASCIMENTO, MARIA M. D. S. 2017. "¿GIGANTES O MOLINOS? ACTITUDES HACIA LA ESTADÍSTICA DE PROFESORES PORTUGUESES DE EDUCACIÓN PRIMARIA", Trabalho apresentado em VIII CONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, In Actas VIII CONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, Madrid.
5. Catarino, P.; Nascimento, M.; Morais, E.; Silva, H. S; Payan-Carreira, R.. 2015. "TAKE THIS WALTZ ON CREATIVITY: THE ENGINEERING STUDENTS’ CONCEPTIONS", Trabalho apresentado em II Internacional Seminar on Critical Thinking: Current challenges for Critical Thinking: Education, Development and Assessment , In Book of Abstracts: II International Seminar on Critical Thinking: Current challenges for Critical Thinking: Education, Development and Assessment , Vila Real.
6. Catarino, P.; Costa, C.; Nascimento, M.. 2015. "Ciência Viva com Pedro Nunes: uma experiência com alunos do ensino secundário no ensino superior", Trabalho apresentado em 1.º Encontro de História da Ciência no Ensino, In 1º Encontro de História da Ciência no Ensino, Vila Real.
7. Teixeira, Isabel; Costa, C.; Catarino, P.; Nascimento, M.. 2015. "A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO: ANÁLISE DE UM MANUAL DO FINAL DO SÉC. XX", Trabalho apresentado em 1.º Encontro de História da Ciência no Ensino, In 1.º Encontro de História da Ciência no Ensino, Vila Real.
8. Teixeira, Isabel; Costa, C.; Catarino, P.; Nascimento, M.. 2015. "Quando começa a formação do professor que ensina Matemática no Ensino Básico?", Trabalho apresentado em CiEMeLP 2015 - Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa, In CiEMeLP 2015 - Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa - Grupos de Discussão, Coimbra.
9. Nascimento, M.; Catarino, P.; Costa, C.. 2014. "Aritmética e Geometria nos programas do Ensino Primário Português: de 1928 a 1960", Trabalho apresentado em 7.º Encontro Luso Brasileiro de História da Matemática, In Atas do 7.º Encontro Luso Brasileiro de História da Matemática, Óbidos.
10. NASCIMENTO, MARIA M. D. S. 2013. "Using applets for training statistics with future primary teachers.", Trabalho apresentado em Eighth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education , In Proceedings of the Eighth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education , Side, Antalya - Turkey.
11. NASCIMENTO, MARIA M. D. S. 2013. "Pegada ecológica: tarefas estatísticas", Trabalho apresentado em 1ª Jornadas Virtuales en Didáctica de la Estadística, Probabilidad y Combinatoria, In Actas de las 1ª Jornadas Virtuales en Didáctica de la Estadística, Probabilidad y Combinatoria, Granada.
12. Martins, J.A.; Estrada, A.; Nascimento, M.. 2013. "Magic Mirror on the Wall, Is the Mean Dynamic Classroom the Better Of All?", Trabalho apresentado em International Conference on Education and New Developments 2013, In Book of Proceeding from the International Conference on Education and New Developments 2013, Lisboa.
13. Dominguez, Caroline E; Payan, Rita; Morais, Felicidade; Nascimento, Maria M. 2013. "Revisão entre pares e pensamento crítico: percurso para uma metodologia transversal", Trabalho apresentado em I Seminário Internacional Pensamento Crítico na Educação, In Poster, Aveiro.
14. Costa, C.; Lopes, I.; Nascimento, M.; Catarino, P.. 2012. "O ensino de Matemática no Ensino Primário, no séc. XX: uma escola, em contexto rural, no Norte de Portugal", Trabalho apresentado em III Fórum Ibérico de Museologia da Educação, In III Fórum Ibérico de Museologia da Educação, Múrcia.
15. Fernandes, José A; Nascimento, Maria M; Cunha, Maria C; Contreras, José M. 2011. "Desenvolvimento do conceito de probabilidade condicionada em alunos do 12º ano através do ensino", Trabalho apresentado em XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, In Anais da XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, Recife.
16. Costa, C.; Catarino, P.; Nascimento, M.. 2011. "O Pi dos Tanoeiros", Trabalho apresentado em International Conference New Horizons in Education, In International Conference New Horizons in Education - Reis C., Isman A. & Neves, F. S. (editores), Guarda.
17. Costa, C.; Nascimento, M.; Catarino, P.. 2010. "The yoke: (ethno)materials for math classes.", Trabalho apresentado em History and Epistemology in Mathematics Education of ESU 6 – Sixth European Summer University, In History and Epistemology in Mathematics Education of ESU 6 – Sixth European Summer University, Viena.
18. Catarino, P.; Costa, C.; Nascimento, M.. 2008. "Geometria!? – Aprende fazendo", Trabalho apresentado em IX Congresso da SPCE – Educação para o sucesso: Políticas e Actores, In J. M. Sousa (Org.) Actas do IX Congresso da SPCE – Educação para o sucesso: Políticas e Actores, Funchal.
19. Nascimento, M.; Costa, C.; Catarino, P.. 2008. "Uma primeira reflexão sobre a avaliação (também) como prática de formação", Trabalho apresentado em SIEM - Seminário de Investigação em Educação Matemática, In (Menezes, Santos, Gomes e Rodrigues) Avaliação em Matemática – Problemas e desafios, Viseu.
20. Costa, C.; Nascimento, M.; Catarino, P.. 2008. "E se a Matemática transformasse a minha terra na “Capital do Universo ?", Trabalho apresentado em IX Congresso da SPCE – Educação para o sucesso: Políticas e Actores, In J. M. Sousa (Org.) Actas do IX Congresso da SPCE – Educação para o sucesso: Políticas e Actores, Funchal.
21. Costa, C.; Nascimento, M.; Catarino, P.. 2007. "Could mathematics transform my land in the capital of universe?", Trabalho apresentado em Fifth European Summer University on the History and Epistemology in Mathematics Education, ESU 5, 2007, In Fifth European Summer University on the History and Epistemology in Mathematics Education, ESU 5, 2007, Praga.
22. Costa, C.; Nascimento, M.; Catarino, P.. 2007. "Matematizando em Trás-os-Montes e Alto Douro: uma primeira tentativa", Trabalho apresentado em ElementaryMathematics Education, 2nd International Meeting - EME06 - (Elementary Mathematical Education), In Proceedings of ElementaryMathematics Education, 2nd International Meeting - EME06 - (Elementary Mathematical Education), Isabel Vale, José Portela, (eds.), Viana do Castelo.
23. Nascimento, Maria M; Teixeira, Carlos A; Bentes, Isabel; Guerra, Paulo. 2005. "A importância de um estudo estatístico preliminar na avaliação de desempenho de sistemas de resíduos sólidos urbanos", Trabalho apresentado em I Congresso de Estatística e Investigação Operacional da Galiza e Norte de Portugal, VII Congresso Galego de Estatística e Investigación de Operacións, In I Congresso de Estatística e Investigação Operacional da Galiza e Norte de Portugal, VII Congresso Galego de Estatística e Investigación de Operacións, Guimarães.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Díez, J. G; Moura, D.; Nascimento, M. M; Saraiva, C.. 2017. "Web information for food operators: is it enough to comply with the food safety and public heath policy?", Public Health 1 4 9, 1: 39 - 44.
2. NASCIMENTO, MARIA M. D. S. 2017. "Study of Attitudes Toward Statistics in Psychology Students.", Bolema 31, 57: 479 - 496.
3. Catarino, Paula; Nascimento, Maria M; Morais, Eva; Campos, Helena; Vasco, Paulo. 2017. "Breaking the habit: engineering students' understanding of mathematical creativity", European Journal of Engineering Education 0, 0: 1 - 12.
4. Comas, Carles; Martins, José A; Nascimento, Maria M; Estrada, Assumpta. 2017. "Estudio de las Actitudes hacia la Estadística en Estudiantes de Psicología", Bolema: Boletim de Educação Matemática 31, 57: 479 - 496.
5. Gonçalves, Gabriela; Fernandes, José A; Nascimento, Maria M. 2017. "Perceções sobre o trabalho de projeto na aprendizagem de testes de hipóteses", Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 10: 011 - 011.
6. Silva, H. S; Lopes, J.; Dominguez, C.; Payan-Carreira, R.; Morais, E.; Manuel Nascimento, M; Morais, F.. 2016. "Fostering critical thinking through peer review between cooperative learning groups | D{\'e", Revista Lusofona de Educacao 32, 32: 31 - 45.
7. Silva, H. S; Lopes, J.; Dominguez, Caroline; Payan Carreira, R; Morais, E.; Manuel Nascimento, M; Morais, F.. 2016. "Fostering critical thinking through peer review between cooperative learning groups [Développer la pensée critique à travers la révision par les pairs et en groupes d’apprentissage coopératif] [Desenvolver o pensamento crítico através da revisão entre pares em grupos de aprendizagem cooperativa] [Desarrollar el pensamiento crítico a través de la revisión por pares en grupos de aprendizaje coopera", Revista Lusofona de Educacao 32, 32: 31 - 45.
Educational policies keep stressing the importance of critical thinking skills for promotion of academic success in Higher Education, to facilitate transition into the labour market and to foster livelong learning. Curricula in Higher Education Institutions gradually meet this necessity, integrating strategies foreseeing the development of critical thought in students. However, at this level, we still commonly found teaching and learning strategies emphasizing a more or less passive knowledge transfer, focusing on the student’s ability to memorize information. Peer review and feedback, allied to cooperative work, are important components of active learning and development of critical thinking skills process. It is therefore important to understand the role and influence of feedback provision in peer review activities between cooperative groups. This study analyses the perceptions and attitudes of 27 students in two Masters Courses on the feedback given in peer review activities (between groups), based on their responses to a survey. Results showed, among other aspects, that collaborative work and feedback exchange between groups fostered the contact with different perspectives towards the same situation, and that its critical analysis allowed the students to enhance different skills, the most referred one being the critical thinking.

8. Silva, H. S; Lopes, J.; Dominguez, C.; Payan-Carreira, R.; Morais, E.; Manuel Nascimento, M; Morais, F.. 2016. "Fostering critical thinking through peer review between cooperative learning groups | D{\'e", Revista Lusofona de Educacao 32, 32: 31 - 45.
9. Silva, H. S; Lopes, J.; Dominguez, Caroline; Payan Carreira, R; Morais, E.; Manuel Nascimento, M; Morais, F.. 2016. "Fostering critical thinking through peer review between cooperative learning groups [Développer la pensée critique à travers la révision par les pairs et en groupes d’apprentissage coopératif] [Desenvolver o pensamento crítico através da revisão entre pares em grupos de aprendizagem cooperativa] [Desarrollar el pensamiento crítico a través de la revisión por pares en grupos de aprendizaje coopera", Revista Lusofona de Educacao, 31: 31 - 45.
Educational policies keep stressing the importance of critical thinking skills for promotion of academic success in Higher Education, to facilitate transition into the labour market and to foster livelong learning. Curricula in Higher Education Institutions gradually meet this necessity, integrating strategies foreseeing the development of critical thought in students. However, at this level, we still commonly found teaching and learning strategies emphasizing a more or less passive knowledge transfer, focusing on the student’s ability to memorize information. Peer review and feedback, allied to cooperative work, are important components of active learning and development of critical thinking skills process. It is therefore important to understand the role and influence of feedback provision in peer review activities between cooperative groups. This study analyses the perceptions and attitudes of 27 students in two Masters Courses on the feedback given in peer review activities (between groups), based on their responses to a survey. Results showed, among other aspects, that collaborative work and feedback exchange between groups fostered the contact with different perspectives towards the same situation, and that its critical analysis allowed the students to enhance different skills, the most referred one being the critical thinking.

10. Silva, H. S; Lopes, J.; Dominguez, C.; Payan-Carreira, R.; Morais, E.; Manuel Nascimento, M; Morais, F.. 2016. "Fostering critical thinking through peer review between cooperative learning groups | D{\'e", Revista Lusofona de Educacao 32, 32: 31 - 45.
11. Dominguez, Caroline; Nascimento, Maria M; Payan-Carreira, Rita; Cruz, Gon\c{c. 2015. "Adding value to the learning process by online peer review activities: towards the elaboration of a methodology to promote critical thinking in future engineers", European Journal of Engineering Education 0, 0: 1 - 19.
12. Morais, Maria F. A; Dominguez, Caroline; Nascimento, Maria M; Payan-Carreira, Rita; Silva, Helena; Lopes, José; Cruz, Gonçalo; Morais, Eva. 2014. "Revisão entre pares em estudantes do ensino superior: dados de uma metodologia em desenvolvimento", Pensamento crítico na educação: perspetivas atuais no panorama internacional, 0: 347 - 378.
13. NASCIMENTO, MARIA M. D. S. 2013. "Portugal na Competição internacional de posters", Educação e Matemática 0, 123: 44 - 46.
14. Martins, J.A.; Nascimento, M.M.; Estrada, A.. 2012. "Looking back over their shoulders: A qualitative analysis of portuguese teachers' attitudes towards statistics", Statistics Education Research Journal 11, 2: 26 - 44.
15. Roeva, Olympia; Pencheva, Tania; Bentes, Isabel; Nascimento, Maria M. 2005. "Modelling of temperature control system in fermentation processes using generalized nets and intuitionistic fuzzy logics", Proceedings of the 9th international conference on intuitionistic fuzzy sets 11, 4: 151 - 157.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Dominguez, Caroline; Payan, Rita; Silva, Helena; Nascimento, Maria M; Morais, Maria F; Cruz, Gonçalo. 2017. "CRITHINKEDU: the “Critical Thinking across the European Higher Education Curricula” project overview", Trabalho apresentado em I Forum CIDTFF , In I Forum CIDTFF-Livro de posters, Aveiro.
2. Catarino, P.; Nascimento, MM; Morais, E.; Campos, H.; Vasco, P.. 2016. "Mathematical creativity's understanding in engineering students of a Portuguese university", Trabalho apresentado em 2nd International Conference (CISPEE 2016) under the theme: “(Re)Thinking Higher Engineering Education”, In 2nd International Conference (CISPEE 2016) under the theme: “(Re)Thinking Higher Engineering Education”, Vila Real, PT.
Among today's attributes required to engineers is creativity. From the creativity domain, this work focused in mathematical creativity, since we teach students in Mathematics courses. This paper presents the study of 61 students' understanding of mathematical creativity of four engineering degrees that were in first year of a northeastern Portuguese university and we analyzed their texts to an open question in a Google Drive Form: "What do you understand by mathematical creativity?" Data collection was done in the first semester of 2014/2015 in the Linear Algebra course. The content analysis of students' answers focused on their texts led to three main categories that were crossed with students' gender, age, degree, and their liking for Mathematics. The results showed that "problem solving" category had the majority of the references, and there were no differences between the proportions of the categories by gender, age or liking mathematics or even independency. This exploratory study leaves clues about the connection that needs to be made between mathematical creativity and solving problems, in order to foster it in Mathematics courses in engineering degrees.

3. Nascimento, MM; Morais, E.; Martins, JA. 2016. "Skyfall: Representations in Probability Problems in Engineering", Trabalho apresentado em 2nd International Conference (CISPEE 2016) under the theme: “(Re)Thinking Higher Engineering Education”, In 2nd International Conference (CISPEE 2016) under the theme: “(Re)Thinking Higher Engineering Education”, Vila real.
Probabilities, conditional probabilities, total probability theorem, and Bayes' formula are contents of higher education Probability and Statistics courses in Engineering degrees. Students' difficulties in learning these probability concepts were already discussed in previous researches. In this work, we present an attempt to use a reference matrix to analyze students' representations in a probability problem. In what concerns the results to our first analysis, when considering only the students with correct or partially correct answers, they revealed a better performance in the written language representation. Among students with a better overall performance in the correct and partially correct answers, the worst results were the answers with the symbolic representation. The tests analysis needs additional development including the wrong cases and the reference matrix of analysis needs further improvement so that in future students may overcome their difficulties in learning these concepts.

4. Catarino, P.; Nascimento, MM; Morais, E.; Silva, H. S; Payan Carreira, R. 2016. "Take this Waltz on Creativity The Engineering Students' Conceptions", Trabalho apresentado em 2nd International Conference (CISPEE 2016) - “(Re)Thinking Higher Engineering Education”, In 2nd International Conference (CISPEE 2016) - “(Re)Thinking Higher Engineering Education”, 2nd International ConferenceV .
The definition of creativity is not simple, because there are different conceptions, which are also in constant changing. This paper presents a study on the conceptions of creativity in students of the first year of university, in the engineering area. This study considered the answers of 67 undergraduates originating from four different courses to an open question available online on Google Drive - "What is creativity?". Data were collected in the first semester of the 2014/2015 among students at a Portuguese university in the Linear Algebra program. The analysis of the students' answers focused on the content analysis using the categories of Vernon's definition of creativity; we considered the variables gender and undergraduate courses into the analysis. The results show that gender and the undergraduate courses were independent from the analyzed group categories. However, the descriptive analysis by gender showed that the predominant group was the implicit group category (using the terms creation, imagination, and originality) while in the undergraduate course it prevailed the explicit group category (using the terms inventions, innovations and thinking). This exploratory study leaves clues on the approach to other definitions and constructs of creativity, as well as their implementation for teaching in higher education.

5. Catarino, Paula; Nascimento, Maria M; Morais, Eva; Silva, Helena; Payan-Carreira, Rita. 2016. "Take this waltz on creativity: The engineering students' conceptions", Trabalho apresentado em 2016 2nd International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education (CISPEE), In 2016 2nd International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education (CISPEE), Vila Real, Portugal.
6. Nascimento, Maria M; Morais, Eva; Martins, Jose A. 2016. "Skyfall: Representations in probability problems in Engineering", Trabalho apresentado em 2016 2nd International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education (CISPEE), In 2016 2nd International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education (CISPEE), Vila Real, Portugal.
7. NASCIMENTO, MARIA M. D. S. 2009. " Contributos para uma discussão em investigação em educação Estatística. Texto Orientador do Grupo de Discussão Estatística – Ensino e Aprendizagem. ", Trabalho apresentado em XIX Encontro de Investigação em Educação Matemática - EIEM 2009 , In Actas do XIX Encontro de Investigação em Educação Matemática - EIEM 2009 , VILA REAL.
8. NASCIMENTO, MARIA M. D. S. 2013. "Conflitos semióticos na resolução de um problema de testes de hipóteses para a proporção por estudantes do ensino superior", Trabalho apresentado em XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática, In Atas do XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática, Braga.
9. NASCIMENTO, MARIA M. D. S. 2013. "A vida é feita de pequenos nadas!", Trabalho apresentado em II Encontro de Probabilidades e Estatística na Escola, In Atas do III Encontro de Probabilidades e Estatística na Escola, Braga.
10. Dominguez, Caroline; Nascimento, Maria M; Maia, Ana; Pedrosa, Daniela; Cruz, Goncalo. 2013. "Insights on web-based peer review: A case study with energy engineering students", Trabalho apresentado em 2013 1st International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education (CISPEE), In 2013 1st International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education (CISPEE), Porto.

Prefácio, Posfácio
Preface, Postface
1. Nascimento, M.; Catarino, P.. 2015. "Era uma vez... as Histórias nas paisagens do saber das Ciências e Matemática.". Cáceres-MT. (Prefácio)

Outra produção científica
Other scientific production
1. Comas, C.; Martins, J. A; Estrada, A.; Nasicmento, Maria M. 2017. "Estudio de las Actitudes hacia la Estadística en Estudiantes de Psicología". Rio Claro: Sem editor definido.
2. Gabriela, Gonçalves; Fernandes, José A; Nascimento, Maria M. 2015. "Compreensão dos testes de hipóteses por alunos do curso de Engenharia Informática". Granada, España: Grupo de Investigación en Didá.
3. Costa, C.; Nascimento, M.; Catarino, P.. 2013. "Ano da Matemática do Planeta Terra 2013". Lisboa: APM - Associação de Professores de Matemática.
4. Gonçalves, Gabriela; Fernandes, José A; Nascimento, Maria M. 2013. "Conflitos semióticos na resolução de um problema de testes de hipóteses para a proporção por estudantes do ensino superior". Braga: Centro de Investigação em Educ.
5. Costa, C.; Nascimento, M.; Aires, AP; Catarino, P.. 2009. "Livro das Atas do EIEM2008-Encontro em Investigação em Educação Matemática 2008". Vila Real: APM- Associação dos Professores de Matemática.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. NASCIMENTO, MARIA M. D. S. Wonderland…. attitudes towards statistics of portuguese university students,2013 (Poster).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. NASCIMENTO, MARIA MANUEL DA SILVA. Participação no júri de José Alexandre dos Santos Vaz Martins. Estudo das atitudes em relação à Estatística dos professores do 1º ciclo e dos professores de Matemática do 2º ciclo do ensino básico, 2015. Tese (Didática das Ciências e Tecnologia) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Composição do Júri: Professor Doutor Joaquim Bernardino Lopes Professora Doutora Carmen Batanero Professor Doutor Jaime Maria Monteiro de Carvalho e Silva Professor Doutor José António Silva Fernandes Professor Doutor Carlos Miguel da Silva Ribeiro Professora Doutora Ana Paula Florêncio Aires Professora Doutora Assumpta Estrada Roca Professora Doutora Maria Manuel da Silva Nascimento.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. NASCIMENTO, MARIA MANUEL DA SILVA. Revista Latinoamericana de Etnomatemática.
2. NASCIMENTO, MARIA MANUEL DA SILVA. European Journal of Engineering Education, Função ou tipo de participação: Reviewer.
3. NASCIMENTO, MARIA MANUEL DA SILVA. Journal of Media and Communication Studies.
4. NASCIMENTO, MARIA MANUEL DA SILVA. IASE Satellite Conference, in Rio de Janeiro, Brazil, July 22–24, 2015, de 2015/04/08 até 2015/05/23, Função ou tipo de participação: Outro, Editora: IASE.
Referee.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
89

Livros e capítulos
Books and book chapters
20
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
8
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
12
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
30
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
15
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
15
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
33
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
23
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
10
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
6

Total
Produção técnica
Technical production
1

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
1

Total
Dados complementares
(Additional data)
6

Orientações
Orientations
1
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
1
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
4


Outras informações relevantes
Maria Manuel da Silva Nascimento concluiu Doutoramento em Matemática na UTAD em 1999 e é Professora Auxiliar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Publicou artigos em revistas especializadas, em atas de eventos, possui 2 capítulos de livros e 1 livro publicado.
Participou em Conferências e Seminários no estrangeiro e em Portugal.
Orientou 2 relatórios de estágio, 5 dissertações de mestrado nas áreas de Ensino da Matemática e um na área das Ciências Florestais e foi orientadora de um doutoramento em Didática das Ciências e Tecnologia, especialização em Ciências de Matemática.
Leciona nas áreas de Ciências Exatas em Probabilidades e Estatística, Delineamento de Experiências, Investigação Operacional, Análise de Dados em Licenciaturas e Mestrados de Ciências do Desporto.
Também leciona no doutoramento de Didática das Ciências e Tecnologia (DC&T), Métodos de Investigação em DC&T, Análise de dados em DC&T, Didática da Estatística e Métodos Estatísticos.
Neste curriculum os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Probabilidades, Estatística, Didática da Estatística, Atitudes face à Estatística e Etnomatemática.
A área do Pensamento Crítico no Ensino Superior também tem vindo a ser objeto de investigação.


Visualizações do curriculum [ 1827 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 06-09-2019 às 16:39:05
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (16)
 Co-authors listed in Degóis