Curriculum Vitae

Carla Sofia Rodrigues Dias Fernandes

Data da última atualização »Last update : 26/06/2019


Carla Sofia Rodrigues Dias Fernandes. Concluiu Doutoramento em Psicologia do Desenvolvimento - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida em 2015. É Leitor e Leitor - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. Publicou 11 artigos em revistas especializadas e 4 trabalhos em actas de eventos. Possui 55 itens de produção técnica. Orientou 1 trabalho de iniciação científica na área de Psicologia. Recebeu 4 prémios e/ou homenagens. Entre 2006 e 2015 participou em 4 projectos de investigação. Actualmente participa em 1 projecto de investigação. Nas suas actividades profissionais interagiu com 42 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=4000586272830692


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Carla Sofia Rodrigues Dias Fernandes
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Fernandes, C.
Categoria profissional
Position
Leitor
Endereço profissional
Professional address
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Unidade de Investigação Psicologia Cognitiva do Desenvolvimento e Educação
Linha Psicologia do Desenvolvimento
Rua Jardim do Tabaco, 34
Lisboa
1100 Lisboa
Portugal
Telefone: (+351)218811700
Correio electrónico: csfernandes@ispa.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2010-2015 Doutoramento
Phd
Doutoramento em Psicologia do Desenvolvimento (4 anos » years) .
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.

2007-2009 Mestrado
Master degree
Psicologia Educacional (2 anos » years) .
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.

2004-2007 Licenciatura
Licentiate degree
Psicologia (3 anos » years) .
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2017-2017 Curso de curta duração
Short course
Introdução a Análise de dados em R. .
ISPA- Instituto Universitário, Portugal.

2017-2017 Curso de curta duração
Short course
Longitudinal SEM - Todd D. Little. .
Euro Stats Camp Lisbon, Portugal.

2017-2017 Curso de curta duração
Short course
Multilevel Analysis - Joop Hox.
Euro Stats Camp Lisbon, Portugal.

2016-2016 Curso de curta duração
Short course
Advanced stats: How to perform and report mediation, moderation and planned.
ISPA- Instituto Universitário, Portugal.

2016-2016 Curso de curta duração
Short course
Data Modelling..
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.

2013-2013 Curso de curta duração
Short course
Growth Curve Analysis. .
Universidade do Porto, Portugal.

2012-2012 Curso de curta duração
Short course
Escala de Interação do Prestador de Cuidados - CIS..
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.

2010-2010 Curso de curta duração
Short course
Person-Oriented approach methods - Lars Bergman. .
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.

2009-2009 Outros
Others
Alone Again, Naturally: Social Withdrawal, K.Rubin..
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.

2009-2009 Outros
Others
Dealing with feelings - Susanne Denham..
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.

2006-2006 Outros
Others
Vinculação: Métodos de Avaliação (Attachment Q-sort) , B. Vaughn..
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Set/2017-Actual Leitor

ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Mar/2016-Actual Leitor

ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Mar/2017-Dez/2017 Outra Situação

ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Jun/2016-Fev/2017 Assistente de Investigação

ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Set/2015-Dez/2015 Assistente

ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Jan/2015-Dez/2015 Assistente de Investigação

ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Set/2014-Set/2015 Assistente

ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Jan/2010-Out/2014 Outra Situação

ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Set/2009-Dez/2009 Outra Situação

ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Set/2008-Jul/2009 Outra Situação





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Mar/2017-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


William James Center for Research (WJCR)






Atividades de Ensino (Teaching activities)
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Set/2017-Actual
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia do Desenvolvimento(Docente)


ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Set/2015-Actual
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Métodos Qualitativos de Investigação(Monitor)




ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Mar/2016-Jun/2016
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia do Desenvolvimento(Docente)




ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Set/2014-Set/2015
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia do Desenvolvimento I(Monitor)
  • Psicologia do Desenvolvimento II(Monitor)






Linhas de Investigação (Research fields)
1. William James Center for Research (WJCR)




Projetos de Investigação (Research projects)
Outro Tipo de Participação
Other kind of participation
2016-2017
Attachment, sleep quality, and socio emotional development in preschool children-Attachment, sleep quality, and socio emotional development in preschool children
Referência do projeto»Project reference: PTDC/MHC-PED/0838/2014..

2012-2015
Qualidade da vinculação, amizade e auto-estima em crianças de idade pré-escolar
Referência do projeto»Project reference: PTDC/MHC-PED/3929/2012.

2009-2011
Avaliação do programa: RIF-Rede de Intervenção na Família (Associação Arisco)
Referência do projeto»Project reference: Fundação Calouste Gulbenkian.

2008-2009
Children’s Attachment Security, Parental Secure-Base Scripts and Mother-Child/ Father-Child Narrative Styles.
Referência do projeto»Project reference: PTDC/PSI/64149/2006..

2006-2009
Positive Affect and the Socio-Emotional Development of Preschool Children
Referência do projeto»Project reference: PTDC/PSI/66172/2006..






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Pouco), Espanhol (Pouco).

Reading
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Pouco), Espanhol (Pouco).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2009 Diploma de Mérito por Aproveitamento Académico Excepcional, ISPA - IU.
2016 Diploma de Mérito Académico - Conclusão de Doutoramento com classificação final de Muito Bom com Distinção e Louvor, ISPA-IU.
2010 Phd Fellowship, FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
2017 Pós-doc Fellowship, WJCR / FCT.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Daniel, João R; Santos, António J; Fernandes, Carla; Vaughn, Brian E. 2019. "Network dynamics of affiliative ties in preschool peer groups", Social Networks 57, .: 63 - 69.
2. Fernandes, C.; Verissimo, M; Monteiro, L.; Antunes, M.; Vaughn, B. E; Santos, António J. 2018. "Mothers, Fathers, Sons, and Daughters: Are there Sex Differences in the Organization of Secure Base Behavior During Early Childhood?", Infant Behavior and Development, 50C: 213 - 223.
3. Coelho, L.; Torres, N.; Fernandes, C.; Santos, António J. 2017. "Quality of Play, Social Acceptance and Reciprocal Friendship in Preschool Children.", European Early Childhood Education Research Journal 6, 26: 1 - 12.
4. Verissimo, M; Torres, N.; Silva, F.; Fernandes, C.; Vaughn, B. E; Santos, António J. 2017. "Children’s Representations of Attachment and Positive Teacher-Child Relationships.", Frontiers in Psychology, section Educational Psychology 8, 2270: 0 - 0.
5. Santos, António J; Monteiro, Ligia; Sousa, Tânia; Fernandes, Carla; Torres, Nuno; Vaughn, Brian. 2015. "O reduzido envolvimento social: implicações para o ajustamento psicossocial de crianças em contexto pré-escolar", Psicologia: Reflexão e Crítica 28, 1: 186 - 193.
6. Santos, António J; Daniel, João R; Fernandes, Carla; Vaughn, Brian E. 2015. "Affiliative Subgroups in Preschool Classrooms: Integrating Constructs and Methods from Social Ethology and Sociometric Traditions", PLOS ONE 10, 7: e0130932 - e0130932.
7. Pinto, Alexandra; Gatinho, Ana; Fernandes, Carla; Veríssimo, Manuela. 2015. "Efeitos de Idade e Sexo no Autoconceito de Crianças Pré-Escolares", Psicologia: Reflexão e Crítica 28, 3: 632 - 638.
8. Verissimo, M; Santos, A. J; Fernandes, C.; Shin, N.; Vaughn, B. E. 2014. "Associations between Attachment Security and Social Competence in Preschool Children", MERRILL-PALMER QUARTERLY-JOURNAL OF DEVELOPMENTAL PSYCHOLOGY, 60: 80 - 99.
9. Ferreira, B.; Monteiro, L.; Fernandes, C.; Cardoso, J.; Verissimo, M; Santos, A. J. 2014. "Percepção de competência parental: exploração de domínio geral de competência e domínios específicos de auto-eficácia, numa amostra de pais e mães portuguesas.", Analise Psicológica, 32,2: 155 - 166.
10. Verissimo, M; Fernandes, C.; Santos, A. J; Peceguina, I.; Vaughn, B. E; Bost, K.. 2011. "A relação entre a qualidade da vinculação à mãe e o desenvolvimento da competência social em crianças de idade pré-escolar", Psicologia: Reflexão e Crítica 24, 2: 292 - 299.
11. Ferreira, B.; Verissimo, M; Santos, A. J; Fernandes, C.; Cardoso, J.. 2011. "Escala de Sentimento de Competência Parental. Análise confirmatória do modelo de medida numa amostra de pais portugueses", Laboratório de Psicologia 9, 2: 151 - 159.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Coelho, Leandra; Fernandes, C.; Fernandes, M.; Silva, F.; Monteiro, L.; Santos, António J. 2013. "Diferentes visões sobre a Competência Social de crianças em idade Pré-escolar: as descrições de mães, pais e educadoras", Trabalho apresentado em VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Aveiro.
2. Ferreira, B.; Verissimo, M; Santos, A. J; Cardoso, J.; Fernandes, C.. 2012. "Estilos e Práticas Parentais em idade pré-escolar: estudo da estrutura facto-rial (MEE) da Escala de Estilos e Dimensões Parentais (PSDQ; Robinson, et al., 2001)", Trabalho apresentado em 1.º Congresso Internacional de Parentalidade do IPNP, In Actas do 1.º Congresso Internacional de Parentalidade do IPNP, Porto.
3. Fernandes, C.; Ferreira, B.; Verissimo, M; Santos, A. J; Cardoso, J.. 2012. "Eficácia da Formação Parental no Projecto RIF ao nível do Sentimento de Competência Parental", Trabalho apresentado em 1.º Congresso Internacional de Parentalidade do IPNP, In Actas do 1.º Congresso Internacional de Parentalidade do IPNP, Porto.
4. Ferreira, B.; Maia, J.; Pinto, A.; Fernandes, C.; Santos, A. J; Verissimo, M. 2010. "All that glitters is not gold! - Emotional Expression in Attachment Representations of Young Children", Trabalho apresentado em 12th World Congress of the World Association for Infant Mental Health, In Infant Mental Health Journal, Leipzig.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Sousa, T.; Santos, António J; Daniel, João R; Sousa, D.; Ramos, C.; Fernandes, C.. Social Engagement, Social Acceptance and Emotional Regulation in Preschool Children,Society for Research in Child Development Biennial Meeting,Baltimore,2019 (Comunicação).
2. Perpétuo, C.; Fernandes, C.; Antunes, M.; Fernandes, M.; Bernardino, L.; Verissimo, M. Qualidade do sono e representações de vinculação em crianças de idade pré-escolar,X Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,2019 (Poster).
3. Antunes, M.; Fernandes, C.; Fernandes, M.; Perpétuo, C.; Santos, António J; Verissimo, M. Links Between use of the Secure Base Script and Preschool Children’s Knowledge About Emotions,,Society for Research in Child Development Biennial Meeting,Baltimore,2019 (Poster).
4. Fernandes, M.; Verissimo, M; Fernandes, C.; Antunes, M.; Santos, António J. Correlated Trait–Correlated Method Minus One Analysis of the Three SCBE-30 Traits Across Multiple Raters,Society for Research in Child Development Biennial Meeting,Baltimore,2019 (Poster).
5. Fernandes, C.; Verissimo, M; Sousa, T.; Monteiro, L.; Santos, António J; Vaughn, B. E. Early Mother-child and Father-child Attachment Relationships: Contributes to Preschoolers’ Self-Regulation Competencies. In: The Role of the Father: Links between Parent-Child Interactions and Children’s Social-Emotional Development,Society for Research in Child Development Biennial Meeting,Baltimore,2019 (Comunicação).
6. Fernandes, M.; Verissimo, M; Fernandes, C.; Antunes, M.; Santos, António J. Secure base script scores predict social competence in portuguese preschoolers,25th Biennial Metting of International Society for the Study of Behavioural Development - ISSBD,Queensland,2019 (Simpósio).
7. Fernandes, C.; Antunes, M.; Fernandes, M.; Perpétuo, C.; Verissimo, M. Quality of sleep and attachment representations in portuguese preschool children.,16th World Association for Infant Mental Health World Congress,Roma,2018 (Poster).
8. Perpétuo, C.; Pohl, M.; Rodrigues, I.; Fernandes, C.; Fernandes, M.; Antunes, M.; Verissimo, M. Attachment figures activated during ASCT situations: "Who" and "When",16th World Association for Infant Mental Health World Congress,2018 (Poster).
9. Monteiro, L.; Fernandes, C.; Verissimo, M; Fernandes, M.; Antunes, M.; Vaughn, B. E; Santos, António J. Implicaciones de las relaciones tempranas para el desarrollo de la competencia social,V Congresso de la RIA,Montevideo,2018 (Comunicação).
10. Fernandes, M.; Verissimo, M; Fernandes, C.; Antunes, M.; Santos, António J. Secure Base Script Scores Predict Social Competence in Portuguese Preschoolers,25th Biennial Metting of International Society for the Study of Behavioural Development - ISSBD,Queensland,2018 (Simpósio).
11. Fernandes, C.; Verissimo, M. Early Father-child and Mother-child Attachment Relationships: Contributes to Preschoolers' Social Competence,Ciência 2018 - Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal,2018 (Comunicação).
12. Fernandes, C.; Fernandes, M.; Antunes, M.; Sousa, T.; Santos, A. J; Verissimo, M. Parent-child attachment and preschoolers' self-regulation: Secure base support to emotional regulation and autonomy in preschool classrooms,IAC,London,2017 (Poster).
13. Fernandes, M.; Antunes, M.; Fernandes, C.; Coelho, L.; Verissimo, M; Santos, A. J; Vaughn, B. E; Sousa, T.. Quality of Attachment Representations and Teachers’ Ratings on Preschoolers’ Social Adjustment,IAC,London,2017 (Poster).
14. Gatinho, A.; Fernandes, C.; Fernandes, M.; Vaughn, B. E; Santos, António J; Verissimo, M. Quality of Sleep and Attachment Representations in Portuguese Preschool Children,Biennial Meeting of the Society for Research in Child Development,Austin,2017 (Poster).
15. Fernandes, C.; Fernandes, M.; Daniel, J.R.; Verissimo, M; Vaughn, B. E; Santos, António J. Early Father-child and Mother-child Attachment Relationships: Contributes to Preschoolers’ Social Competence , SRCD Biennial Meeting ,Austin,2017 (Poster).
16. Verissimo, M; Fernandes, M.; Fernandes, C.; Antunes, M.; Posada, G.; Vaughn, B. E. Scripted Secure Base Attachment Representations Predict Social Competence in a Portuguese Sample of Preschool-age Children, 2017 Biennial Meeting of the Society for Research in Child Development,Austin,2017 (Simpósio).
17. Fernandes, M.; Fernandes, C.; Antunes, M.; Verissimo, M; Santos, António J. Parents and Teachers Perspectives of Pre-School Children’s Social Behavior ,SRCD Biennial Meeting ,Austin,2017 (Poster).
18. Antunes, M.; Cardoso, J.; Fernandes, M.; Fernandes, C.; Sousa, T.; Santos, A. J; Verissimo, M. Attachment security and socioemotional adjustment in middle childhood,IAC,London,2017 (Poster).
19. Fernandes, C.; Verissimo, M; Torres, N.; Silva, F.; Santos, A. J; Vaughn, B. E. The role of child verbal development on Children's Representations of Attachment and Positive Teacher-Child Relationships,In Spinelly & Borelli Symposium: Is attachment shaping language or language shaping attachment? A closer look into the reciprocal influences between the two domains.,IAC,London,2017 (Simpósio).
20. Fernandes, C.. Contributos das relações de vinculação mãe-criança e pai-criança para a posterior competência social nos grupos pré-escolares.,2016 (Conferência ou palestra).
21. Fernandes, C.; Antunes, M.; Silva, F.; Figueiredo, M.; Daniel, J.R.; Santos, A. J. Links between early attachment security and social competence in preschool years: The mediating role of attachment representations.,17th Europeen Conference of Developmental Psychology,Braga,2015 (Comunicação).
22. Pinto, A.; Fernandes, C.; Gatinho, A.; Antunes, M.; Verissimo, M. Effects of age and sex in preschooler's self-concept,17th Europeen Conference of Developmental Psychology,Braga,2015 (Poster).
23. Daniel, J.R.; Santos, A. J; Santos, O.; Fernandes, C.; Vaughn, B. E. Co-evolution of positive and negative networks in preschool peer groups.,Biennial Meeting of the Society for Research in Child Development,Philadelphia,2015 (Poster).
24. Daniel, J.R.; Santos, A. J; Fernandes, C.; Fernandes, M.; Sousa, T.. Affiliative structures and social competence in preschool children.,23th meeting of the International Society for the Study of Behavioural Development, Xangai,2014 (Poster).
25. Pinto, A.; Torres, N.; Ferreira, B.; Fernandes, C.; Verissimo, M. Attachment representations and preschoolers’ peer relationships. ,IAC- 6th International Attachment conference,,Padua,2013 (Poster).
26. Sousa, T.; Monteiro, L.; Fernandes, C.; Antunes, M.; Cardoso, J.; Santos, A. J. O reduzido envolvimento social: Implicações para o ajustamento psicossocial de crianças em contexto pré-escolar,VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro,2013 (Poster).
27. Fernandes, C.; Verissimo, M; Santos, A. J; Shin, N.; Vaughn, B. E; Fernandes, M.; Pinto, A.. Social competence in preschool children: Replication of results and clarification of a hierarchical measurement model., 2013 Biennial Meeting of the Society for Research in Child Development,Seatle,2013 (Poster).
28. Fernandes, C.; Silva, F.; Antunes, M.; Santos, A. J; Verissimo, M; Vaughn, B. E. Associations between attachment security and social comptence in preschool children, 2013 Biennial Meeting of the Society for Research in Child Development,2013 (Poster).
29. Monteiro, L.; Santos, A. J; Fernandes, C.; Torres, N.. O papel da qualidade da vinculação às figuras parentais e os níveis de envolvimento social de crianças em contexto de jardim-de-infância. In: Implicações da qualidade da vinculação para o desenvolvimento socioemocional,VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,2013 (Simpósio).
30. Fernandes, C.; Santos, A. J; Antunes, M.; Daniel, J.R.; Vaughn, B. E. Associações entre a expressividade dos afectos e a competência social de crianças em idade pré-escolar,VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro,2013 (Poster).
31. Santos, A. J; Fernandes, C.; Fernandes, M.; Antunes, M.; Cardoso, J.; Shin, N.; Vaughn, B. E. Longitudinal Stability and Growth of Child Social Competence During the Preschool Years, Poster presented at 10º Congresso de Etologia,Lisboa,2013 (Poster).
32. Ferreira, B.; Monteiro, L.; Fernandes, C.; Verissimo, M; Santos, A. J. Análise da escala de percepção de eficácia das tarefas parentais (Coleman & Karraker, 2003) para amostras portuguesas,VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro,2013 (Poster).
33. Peceguina, I.; Santos, A. J; Daniel, J.R.; Fernandes, C.; Vaughn, B. E. Explorations of a Model of Social Competence for Preschool Children: Testing the Moderating Effects of Age, Sex, and Culture.,9º Congresso Nacional de Etologia.,Lisboa,2012 (Comunicação).
34. Fernandes, C.; Fernandes, M.; Antunes, M.; Cardoso, J.; Torres, N.; Santos, A. J; Vaughn, B. E. Affect Expressions and Social Competence in Preschool Children,9º Congresso Nacional de Etologia,Lisboa,2012 (Poster).
35. Ferreira, B.; Verissimo, M; Santos, A. J; Fernandes, C.; Cardoso, J.. Eficácia da Formação Parental no Projecto RIF ao nível do Sentimento de Competência Parental.,1.º Congresso Internacional de Parentalidade do IPNP,Porto,2012 (Poster).
36. Ferreira, B.; Verissimo, M; Santos, A. J; Cardoso, J.; Fernandes, C.. Estilos e Práticas Parentais em idade pré-escolar: estudo da estrutura factorial (MEE) da Escala de Estilos e Dimensões Parentais (PSDQ; Robinson, et al., 2001).,1.º Congresso Internacional de Parentalidade do IPNP,Porto,2012 (Poster).
37. Ferreira, B.; Fernandes, C.; Pinto, A.; Maia, J.; Sousa, T.; Santos, A. J. From Emotional Expression to the Attachment Security During the Preschool Period or the Other Way Around,9º Congresso de Etologia,2012 (Poster).
38. Ferreira, B.; Fernandes, C.; Santos, A. J; Verissimo, M; Cardoso, J.. Sentimento de competência parental: Análise confirmatória do modelo de medida,I Congresso Internacional em Psicologia do Desenvolvimento,Lisboa,2011 (Poster).
39. Fernandes, C.; Pinto, A.; Monteiro, L.; Cardoso, J.; Verissimo, M; Santos, A. J. Qualidade da vinculação ao pai e à mãe e o desenvolvimento da competência social, I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento,Lisboa,2011 (Comunicação).
40. Fernandes, C.; Pinto, A.; Daniel, J.R.; Peceguina, I.; Santos, A. J; Verissimo, M; Vaughn, B. E. Quality of attachment to father and mother and later social competence,SRCD Biennial Meeting,Montreal,2011 (Poster).
41. Ferreira, B.; Fernandes, C.; Santos, A. J; Verissimo, M. Estudo sobre os estilos e dimensões parentais numa população de pais portugueses: Análise das propriedades do instrumento PSDQ. ,I Congresso Internacional em Psicologia do Desenvolvimento,Lisboa,2011 (Poster).
42. Fernandes, C.; Verissimo, M; Santos, A. J; Peceguina, I.; Vaughn, B. E; Bost, K.. A qualidade da vinculação e o desenvolvimento da competência social em crianças de idade pré escolar. , VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação).
43. Maia, J.; Verissimo, M; Ferreira, B.; Fernandes, C.; Pinto, A.. Vantagens e Desvantagens da avaliação da vinculação na forma categorial ou contínua,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação).
44. Ferreira, B.; Maia, J.; Santos, A. J; Verissimo, M; Pinto, A.; Fernandes, C.. All that glitters is not gold! - Emotional Expression in attachment Representations of Young Children,12th World Congress of the World Association for Infant Mental Health,Leipzig,2010 (Poster).
45. Ferreira, B.; Fernandes, C.; Verissimo, M; Santos, A. J; Cardoso, J.; Sobrinho, S.. O que funciona e para quem? Avaliação da efectividade de programas para pais. Poster presented at Encontro Parentalidade e Comunidade,Lisboa., Encontro Parentalidade e Comunidade,Lisboa,2010 (Poster).
46. Ferreira, B.; Maia, J.; Pinto, A.; Santos, A. J; Fernandes, C.. Qualidade dos modelos internos de vinculação e a expressividade emocional em crianças de idade pré-escolar,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação).
47. Ferreira, B.; Fernandes, C.; Verissimo, M; Santos, A. J; Cardoso, J.; Sobrinho, S.. Avaliação de Efectividade no Programa RIF. Operacionalizacão quasi-experimental do paradigma ecológico. Poster presented at Encontro Parentalidade e Comunidade,Lisboa., Poster presented at Encontro Parentalidade e Comunidade,Lisboa,2010 (Poster).
48. Maia, J.; Ferreira, B.; Fernandes, C.; Santos, A. J; Verissimo, M. The relation between attachment representations and children's representation of Self.,SRCD Biennial Meeting,Denver,2009 (Poster).
49. Ferreira, B.; Fernandes, C.; Santos, A. J; Verissimo, M; Cardoso, J.; Sobrinho, S.. Workshop sobre Evidência de Eficácia das Intervenções RIF,Encontro de Parentalidade e Prevenção ,Lisboa.,2009 (Outra).
50. Verissimo, M; Vaughn, B. E; Santos, A. J; Monteiro, L.; Fernandes, C.. Quality of attachment and later social competence, XIV European Conference on Developmental Psychology,Vilnius,2009 (Comunicação).
51. Maia, J.; Verissimo, M; Santos, A. J; Correia, J.; Fernandes, C.. Self Perceptions, attachment representations and social competence in preschoolers. ,The 2009 International Attachment Conference,Barcelona,2009 (Poster).
52. Ferreira, B.; Maia, J.; Verissimo, M; Santos, A. J; Pinto, A.; Fernandes, C.. The use of emotional knowledge and expression in attachment representations of young children.,The 2009 International Attachment Conference,Barcelona,2009 (Poster).
53. Ferreira, B.; Fernandes, C.; Cardoso, J.; Santos, A. J; Verissimo, M; Sobrinho, S.. Reflexões sobre o papel da Investigação-Acção de Programas de Base Comunitária para a Parentalidade, Encontro de Parentalidade e Comunidade, Lisboa,2009 (Comunicação).

Organização de evento
Event organization
1. Fernandes, C.. I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento.,2011 (Congresso).

Relatório de investigação
Technical report
1. Ferreira, B.; Fernandes, C.; Verissimo, M; Santos, A. J; Cardoso, J.. Relatório Externo de Avaliação da RIF-Rede de Intervenção na Família.,2011.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Em curso
Ongoing
1. Sara Carvalho, Influência do Burnout em agentes educativos no desenvolvimento infantil, 2017. Tese (Doutoramento em Psicologia) - ISPA- Instituto Universitário (Orientador).


Iniciação científica
Scientific initiation
Concluídas
Completed
1. Márcia Arnaud, Programa de Desenvolvimento de Competências de Investigação, 2017. (Orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Mestrado
Master degree
1. Fernandes, C.. Participação no júri de Joana Vilar Pereira. A relação entre o conhecimento emocional e a competência social em crianças de idade pré-escolar, 2018.  Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
2. Fernandes, C.. Participação no júri de Ana Carolina Azevedo Jardim. Os hábitos de sono e o uso de tecnologias antes de dormir: Influências na saúde infantil, 2018.  Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
3. Fernandes, C.. Participação no júri de Marta Canadinho. Desenvolvimento emocional e competências sociais em idade pré-escolar, 2017.  Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
4. Fernandes, C.. Participação no júri de Cláudia Valentim. Relação entre a qualidade da vinculação e o auto conceito., 2016.  Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
5. Fernandes, C.. Participação no júri de Ana Rita Gomes Bigas. A relação entre a qualidade da vinculação aos pais, auto-estima, auto-conceito em pré-adolescentes., 2016.  Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.


Participação em eventos
Event participation
Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento. Nome do evento: I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento; Nome da Instituição: UIPCDE; Cidade do evento: Lisboa / ISPA, 2011 (Congresso).
Nome do evento: I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento; Nome da Instituição: UIPCDE; Cidade do evento: Lisboa / ISPA.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Fernandes, C.. Temas em Psicologia.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
15

Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
11
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
11
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
4
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
4

Total
Produção técnica
Technical production
55

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
55

Total
Dados complementares
(Additional data)
9

Orientações
Orientations
2
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
5
Participação em Eventos
Event participation
1
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1


Visualizações do curriculum [ 2950 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 25-10-2019 às 16:07:21
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (10)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (7)
 Project collaboration in Degóis