Curriculum Vitae

Maria da Esperança de Oliveira Martins

Data da última atualização »Last update : 04/01/2018


Maria da Esperança de Oliveira Martins é licenciada em ensino de Português, Latim e Grego, desde 2004, pela Universidade de Aveiro (UA), e doutorada, em 2012, em Didática, sob a orientação científica de Cristina Manuela Sá, na mesma instituição, e com o financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), com um trabalho intitulado Manuais e transversalidade da língua portuguesa na leitura: um estudo no ensino. Tem lecionado Português no Ensino Básico e Secundário e desenvolvido investigação sobre a interação leitura escrita e a promoção da literacia. É membro do Centro de Investigação "Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, desde 2006. De entre os seus atuais interesses de investigação/formação/ensino, salientam-se os seguintes: Didática de Línguas; Literacia plural Interação Plurilingue Desenvolvimento profissional Desenvolvimento curricular


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=1199935960473604


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Maria da Esperança de Oliveira Martins
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Martins, Maria da Esperança de Oliveira
Categoria profissional
Position
Assistente de Investigação
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Humanidades-Línguas e Literaturas.
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
Universidade de Aveiro
Centro de Inv. Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores - CIDTFF
Campus Universitário de Santiago
Aveiro
3810--193 Aveiro
Portugal
Correio electrónico: esperancamartins@ua.pt
Homepage: https://www.ua.pt/cidtff/lale/
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2006-2012 Doutoramento
Phd
Doutoramento em Didática.
Universidade de Aveiro, Portugal.

1999-2004 Licenciatura
Licentiate degree
Licenciatura em Ensino de Português, Latim e Grego (5 anos » years) .
Universidade de Aveiro, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2008-2008 Outros
Others
Didáticas Específicas (C05).
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade de Aveiro
Out/2017-Actual Assistente de Investigação

Universidade de Aveiro
Jun/2016-Jul/2017 Assistente de Investigação

Universidade de Aveiro
Set/2014-Mar/2015 Assistente de Investigação

Universidade de Aveiro
Nov/2013-Dez/2013 Assistente de Investigação

Universidade de Aveiro
Fev/2013-Set/2013 Assistente de Investigação

Escola Secundária de Carvalhos
Out/2011-Ago/2012 Professora Contratada

Universidade de Aveiro
Jan/2006-Jun/2012 Bolseira

Escola Secundária Mário Sacramento
Set/2009-Ago/2010 Professora Contratada

Escola Secundária Homem Cristo
Set/2003-Ago/2004 Professora Estagiária





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)


Linhas de Investigação (Research fields)
1. CIDTFF - Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores; Linha de Investigação - Intercompreensão, sustentabilidade e desafios societais Educação para a sustentabilidade e intercompreensão (dimensões ética e ideológica)
Objectivos»Goals: Desenvolver planos de trabalho de referência acerca das teorias e práticas educativas que potenciam aprendizagens ao longo da vida em diferentes contextos, em diversas literacias e estilos de vida mais sustentáveis; Perspectiva global de cidadania crítica, intercompreensão e desenvolvimento sustentável; Perceber de que forma a diversidade contribui para propósitos desenvolvimentais relativos à educação e de que forma diferentes práticas e teorias influenciam as actividades dos indivíduos nos vários meios em que circula. https://www.ua.pt/cidtff/page/21604 .
Domínio Científico: Ciências Sociais / Área Científica: Ciências da Educação.
Palavras-chave: Educação em Línguas; Didática da Leitura; Transversalidade da Língua Portuguesa; Competências de Leitura; Motivação para a Leitura; Recursos Didáticos.
2. “Desenvolvimento de competências em língua do território – para uma educação em Português”
3. Protocolos com os Municípios de Oliveira do Bairro, Albergaria-a-Velha e Vagos para a elaboração de Planos Estratégicos Educativos Municipais
4. Laboratório Aberto para a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (LALE), CIDTFF
Objectivos»Goals: A missão do LALE centra-se na construção de conhecimento, em colaboração com outros parceiros, sobre a educação em línguas com enfoque na educação plurilingue e intercultural, apostando na articulação entre a investigação, a formação de formadores e de investigadores e a intervenção em contextos diversificados e numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida. Assim, o LALE tem por objetivos: • Produzir conhecimento sobre o processo de educação em línguas • Partilhar conhecimento com a comunidade de investigadores em didática de línguas e com docentes e formadores de línguas • Conceber, experimentar e avaliar estratégias e materiais de ensino-aprendizagem de línguas, bem como de formação de professores • Fomentar a articulação entre o CIDTFF e as instituições educativas, nomeadamente através de propostas fundamentadas de ensino-aprendizagem de línguas e de recomendações de política linguística educativa • Intervir nas políticas de educação e de formação em línguas. https://www.ua.pt/cidtff/lale/.




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2010-2013
Xplika Internacional análise comparada do mercado das explicações em cinco cidades capitais
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CPE-CED/104674/2008.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem).
Fala
Speaking
Português (Bem), Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Bem), Francês (Pouco).

Reading
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem).
Escreve
Writing
Português (Bem), Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco), Francês (Pouco).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jan/2006 - Actual Associação de Professores de Português, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Andrade, Ana I; Pereira, Luísa Á; Sá, Helena A. e; Bastos, Mónica; Canha, Manuel B; Cardoso, Inês; Espinha, Ângela; Gomes, Sílvia; Gonçalves, Lurdes; Martins, Maria E. O; Martins, Filomena; Pinho, Ana S; Sá, Cristina M; Sá, Susana; Santos, Leonor. 2008. Línguas e educação: orientações para um projecto. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-972-99314-4-4. Aveiro: Universidade de Aveiro.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Martins, Maria E. O. 2013. Manuais e promoção da transversalidade na leitura. .  In Transversalidade da língua portuguesa II – representações, instrumentos, práticas e formação, ed. Cristina Sá, 49 - 63. ISBN: 978-972-789-375-1. Aveiro: Universidade de Aveiro.
2. Martins, Maria E. O; Mesquita, Luciana. 2010. Leituras em debate: os “nós” da colaboração e do desenvolvimento profissional.  In Línguas e educação: práticas e percursos de trabalho colaborativo. Perspectivas a partir de um projecto, ed. Ana Isabel Andrade & Ana Sofia Pinho, 229 - 246. . Aveiro: Universidade de Aveiro.
3. Sá, Cristina M; Martins, Maria E. O; Mesquita, Luciana. 2009. Refazer o caminho do laboratório à sala de aula: leituras solidárias e colaborativas..  In Línguas e Educação: uma comunidade de desenvolvimento profissional em construção? (pp. 39-58), ed. Ana Isabel Andrade & Ângela Espinha, 39 - 58. . Aveiro: Universidade de Aveiro.
4. Sá, Cristina M; Martins, Maria E. O; Mesquita, Luciana. 2009. Refazer o caminho do laboratório à sala de aula: leituras solidárias e colaborativas.  In Línguas e Educação: uma comunidade de desenvolvimento profissional em construção? , ed. Ana Isabel Andrade & Ângela Espinha, 39 - 58. ISBN: 978-972-99314-5-1. Aveiro: Universidade de Aveiro.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Martins, Maria E. O. 2016. "A leitura como passaporte para a cidadania.", Palavras, 48-49: 13 - 23.
2. Costa, Jorge A; Ventura, Alexandre; Neto-Mendes, António; Martins, Maria E. 2013. "Reforço escolar: análise comparada dos meandros de um fenômeno em crescimento", Educação Unisinos, 17(3): 205 - 214.
3. Martins, Maria E. O. 2008. "Ser leitor no séc. XXI. Importância da compreensão na leitura para o exercício de uma cidadania responsável e activa.", Saber (e) Educar, 13: 235 - 246.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Martins, Maria E. O; Sá, Cristina M. 2011. "Literacy in mother tongue through new textbooks", Trabalho apresentado em 2nd Baltic Sea Reading Conference – 15th Nordic Reading Conference, In Proceedings of the 2nd Baltic Sea Reading Conference – 15th Nordic Reading Conference, Turku.
2. Martins, Maria E. O; Sá, Cristina M. 2009. "Textbooks and the development of transversal competences through mother tongue reading comprehension", Trabalho apresentado em 10th International Conference on Textbooks and Educational Media, In Proceedings of the 19th International Conference on Textbooks and Educational Media, Santiago de Compostela.
3. Martins, Maria E. O. 2009. "Mother tongue textbooks and acquisition/development of reading comprehension competences", Trabalho apresentado em 16th European Conference on Reading and 1st Ibero-American Forum on Literacies, In Discovering Worlds of Literacy. Proceedings of the 16th European Conference on Reading and 1st Ibero-American Forum on Literacies, Braga.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Neto-Mendes, António; Martins, Maria E. O. 2014. "Aprender na escola e fora da escola – o poder das explicações. Investigar em Educação", Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 1: 117 - 139.
2. Martins, Maria E. O. 2010. "O manual escolar de Língua Portuguesa e o seu papel na promoção da leitura e da literacia", Exedra, 2: 209 - 223.
3. Martins, Maria E. O. 2008. "Contribution of mother tongue textbooks in the acquisition/development of transversal competences in reading comprehension, Education-line Journal, http://www.leeds.ac.uk/educol/documents/174884.pdf ", Education-line Journal, SN: 1 - 14.
4. Martins, Maria E. O; Sá, Cristina M. 2008. " Importância da compreensão na leitura para o exercício de uma cidadania responsável e activa. Saber (e) Educar. nº 13, pp. 235-246. ", Saber (e) Educar, 13: 235 - 246.
5. Martins, Maria E. O; Sá, Cristina M. 2007. "Os manuais de Língua Portuguesa e o desenvolvimento de competências transversais em compreensão na leitura. ", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Éducación, Extra1: 220 - 231.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Martins, Maria E. O; Sá, Cristina M. 2009. "Que promoção da compreensão na leitura esperar do manual de Língua Portuguesa?", Trabalho apresentado em Colóquio “Os Manuais Escolares e a Dinâmica da Aprendizagem”, In Actas do Colóquio “Os Manuais Escolares e a Dinâmica da Aprendizagem”, Lisboa.
2. Martins, Maria E. O; Sá, Cristina M. 2008. "As crianças e a leitura na pós-modernidade: contributo dos manuais escolares de Língua Portuguesa do 1º Ciclo", Trabalho apresentado em I Congresso Internacional em Estudos da Criança, In Infâncias Possíveis, Mundos Reais. Actas do I Congresso Internacional em Estudos da Criança, Braga.
3. Martins, Maria E. O. 2008. "O papel dos manuais de Língua Portuguesa no desenvolvimento de competências transversais associadas à compreensão na leitura", Trabalho apresentado em Seminário Transversalidade da Língua Portuguesa: representações, instrumentos e práticas, In Actas do Seminário Transversalidade da Língua Portuguesa: representações, instrumentos e práticas. , Aveiro.
4. Martins, Maria E. O. 2008. "Ler… para ser. A vertente transversal da compreensão na leitura em Língua Portuguesa", Trabalho apresentado em Colóquio "Da Investigação à Prática: Interacções e Debates", In Actas do Colóquio "Da Investigação à Prática: Interacções e Debates", Aveiro.
5. Martins, Maria E. O; Sá, Cristina M. 2007. "Martins, M. E. & Sá, C. M. (2008). O contributo dos manuais de Língua Portuguesa para o desenvolvimento da compreensão leitora numa perspectiva de interdisciplinaridade. In Jesus Maria Sousa (org.), Livro de Actas do IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Educação para o Sucesso: Políticas e Actores. Lisboa: SPCE, vol 2, pp. 972-984. ", Trabalho apresentado em IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Educação para o Sucesso: Políticas e Actores, In Livro de Actas do IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Educação para o Sucesso: Políticas e Actores, Funchal.
6. Martins, Maria E. O. 2007. "A aquisição e desenvolvimento da compreensão leitora nos manuais de Língua Portuguesa do Ensino Básico", Trabalho apresentado em 2.º Congresso sobre Aquisição da Linguagem. Guarda: Escola Superior de Educação da Guarda, In Actas do 2.º Congresso sobre Aquisição da Linguagem, Guarda.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Martins, Maria E. O. 2012. "Textbooks and cross curriculum approach of reading in Portuguese as a Mother Tongue. A study in Basic Education". Aveiro: Universidade de Aveiro.
Poster apresentado no Research Day 2012, Universidade de Aveiro.
2. Sá, Cristina M; Martins, Maria E. O; Mesquita, Luciana. 2009. "Colaborar em práticas de ensino da leitura: que possibilidades de desenvolvimento profissional?". Aveiro: Universidade de Aveiro.
Poster apresentado no Encontro “Línguas e Educação: uma comunidade de desenvolvimento profissional em construção?”. Universidade de Aveiro, 10 de Julho. Disponível em: http://linguaseeducacao.web.ua.pt/.

3. Martins, Maria E. O; Pinto, Paula; Cerqueira, Ricardo. 2009. "Pelo labirinto da poesia… Que estratégias de motivação para a leitura de poesia utilizar no ensino Básico?". Aveiro: Universidade de Aveiro.
Poster apresentado na VII Sessão Plenária do Projecto "Línguas e Educação: construir e partilhar a formação". Aveiro: Universidade de Aveiro/Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa.
4. Sá, Cristina M; Martins, Maria E. O. 2008. "Actas do Seminário “Transversalidade da língua portuguesa: representações, instrumentos e práticas. ". Aveiro: Universidade de Aveiro.
Edição de Atas.
5. Cardoso, Inês; Martins, Maria E. O; Paiva, Zilda. 2008. "Actas do Colóquio “Da Investigação à Prática: Interacções e Debates.". Aveiro: Universidade de Aveiro.
Edição de Atas.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Martins, Maria E. O; Sá, Cristina M. Leituras e leitores (im)possíveis através do Manual de Língua Portuguesa,Encontro do Leip “Ensinar Português hoje: problemas e desafios”,Aveiro,2011 (Conferência ou palestra).
2. Martins, Maria E. O; Sá, Cristina M; Mesquita, Luciana. Teaching reading comprehension in Portugal: conceptions, instruments, practices and teacher training,17th European Conference on Reading, Literacy and diversity,Mons,2011 (Simpósio).

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Martins, Maria E. O. Oficina de Formação Colaborar em práticas de ensino da leitura: que possibilidades de desenvolvimento profissional?, 2008 (Extensão).

Organização de evento
Event organization
1. Martins, Maria E. O. Encontro Ensinar Português hoje: problemas e desafios,2011 (Encontro / Organização).
2. Martins, Maria E. O. Membro da comissão organizadora do I Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação - ENJIE2010,2010 (Encontro / Organização).
3. Sá, Cristina M; Martins, Maria E. O. Seminário Transversalidade da Língua Portuguesa ,2008 (Seminário / Organização).
4. Martins, Maria E. O. Colóquio Da Investigação à Prática. Interações e debate.,2008 (Encontro / Organização).
5. Martins, Maria E. O. Manuais e transversalidade da Língua Portuguesa na compreensão na leitura. Um estudo no ensino Básico,2007 (Seminário).





Dados Complementares (Additional data)


Participação em eventos
Event participation
Participação como Keynote Speaker
Participation as Keynote Speaker
1. Leituras e leitores (im)possíveis através do manual de Língua Portuguesa., 2011 (Encontro).
Nome do evento: Encontro Ensinar Português hoje: problemas e desafios; Nome da Instituição: Laboratório de Investigação em Educação em Português (LEIP); Cidade do evento: Aveiro / Departamento de Educação.
2. Teaching Reading comprehension in Portugal: conceptions, instruments, practices and teacher training., 2011 (Congresso).
Nome do evento: 17th European Conference on Reading; Nome da Instituição: IDEC; FELA; ABLF; Cidade do evento: Mons / Umons, Campus de la Plaine.
3. Leituras em debate: os “nós” da colaboração e do desenvolvimento profissional., 2010 (Encontro).
Nome do evento: Línguas e Educação: práticas e percursos de trabalho colaborativo.; Nome da Instituição: Universidade de Aveiro; Cidade do evento: Aveiro / Departamento de Educação.
4. Literacy in Mother Tongue through new textbooks., 2010 (Congresso).
Nome do evento: 2nd Baltic Sea Conference on Reading/15th Nordic Reading Conference; Nome da Instituição: FINRA; Cidade do evento: Turku/Åbo.
5. Que promoção da compreensão na leitura esperar do manual de Língua Portuguesa?, 2009 (Conferência).
Nome do evento: Que promoção da compreensão na leitura esperar do manual de Língua Portuguesa? Comunicação apresentada em coautoria com Cristina Manuela Sá no Colóquio Os Manuais Escolares e a Dinâmica da Aprendizagem, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (; Nome da Instituição: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias; Cidade do evento: Lisboa.
6. Textbooks and the development of transversal competences on reading comprehension in mother tongue., 2009 (Congresso).
Nome do evento: 10th International Conference on Textbooks and Educational Media.; Nome da Instituição: IARTEM; Cidade do evento: Santiago de Compostela / Universidade de Santiago de Compostela.
7. Mother tongue textbooks and acquisition/development of reading comprehension competences., 2009 (Congresso).
Nome do evento: 16th European Conference on Reading and 1st Ibero-American Forum on Literacies.; Nome da Instituição: International Reading Association; Littera; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
8. As crianças e a leitura na pós-modernidade: contributo dos manuais escolares de Língua Portuguesa do 1º Ciclo., 2008 (Conferência).
Nome do evento: 1º Congresso Internacional em Estudos da Criança.; Nome da Instituição: Instituto de Estudos da Criança; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
9. Ler… para ser. A vertente transversal da compreensão na leitura em Língua Portuguesa., 2008 (Congresso).
Nome do evento: Colóquio Da Investigação à Prática: interacções e debates.; Nome da Instituição: CIDTFF; Cidade do evento: Aveiro / Departamento de Educação.
10. O papel dos manuais de Língua Portuguesa no desenvolvimento de competências transversais associadas à compreensão na leitura., 2008 (Seminário).
Nome do evento: Transversalidade da Língua Portuguesa: representações, instrumentos e práticas.; Nome da Instituição: Laboratório de Investigação em Educação em Português; Cidade do evento: Aveiro / Departamento de Educação .
11. O manual escolar de Língua Portuguesa e o seu papel na promoção da leitura e da literacia., 2008 (Conferência).
Nome do evento: I Encontro Internacional do Ensino da Língua Portuguesa, Escola Superior de Educação de Coimbra; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação de Coimbra; Cidade do evento: Coimbra.
12. Contribution of Mother Tongue textbooks for the acquisition/development of transversal competences in reading comprehension., 2008 (Congresso).
Nome do evento: ECER 2008 - The European Conference on Educational Research - From teaching to learn; Nome da Instituição: European Educational Research Association; Cidade do evento: Gotemburgo / Universidade de Gotemburgo.
13. A aquisição e desenvolvimento da compreensão leitora nos manuais de Língua Portuguesa do Ensino Básico., 2007 (Congresso).
Nome do evento: 2º Congresso de Aquisição da Linguagem; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação da Guarda ; Cidade do evento: Guarda.
14. O contributo dos manuais de Língua Portuguesa para o desenvolvimento da compreensão leitora numa perspectiva de interdisciplinaridade., 2007 (Congresso).
Nome do evento: IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Educação para o sucesso: políticos e actores.; Nome da Instituição: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação; Cidade do evento: Funchal / Madeira Tecnopolo.
15. Importância da compreensão na leitura para o exercício de uma cidadania responsável e ativa., 2007 (Congresso).
Nome do evento: Congresso Internacional de Educação Básica (CIEB) Do Berlinde à PlayStation: problemas e perplexidades do Ensino Básico.; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação Paula Frassinetti; Cidade do evento: Porto.
16. Os Manuais de Língua Portuguesa e o desenvolvimento de competências transversais em compreensão na leitura., 2007 (Congresso).
Nome do evento: IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía.; Nome da Instituição: Universidade da Corunha; Universidade do Minho; Cidade do evento: Corunha / Universidade da Corunha.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
27

Livros e capítulos
Books and book chapters
5
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
1
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
4
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
8
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
3
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
5
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
9
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
3
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
6
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
5

Total
Produção técnica
Technical production
8

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
8

Total
Dados complementares
(Additional data)
16

Participação em Eventos
Event participation
16


Outras informações relevantes
Sou licenciada em Ensino de Português, Latim e Grego pela Universidade de Aveiro e doutorada em Didática pela mesma instituição.
Dedico-me à investigação no Centro de Investigação "Didática e Tecnologia na Formação de Formadores" (CIDTFF) desde 2006.
Desenvolvi o projeto de doutoramento no Laboratório de Investigação em Educação em Português (LEIP) e, como bolseira de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), fiz parte da equipa do Projeto Desenvolver Competências em Língua do Território – para uma Educação em Português e do Projeto Línguas e Educação (2007-2010), coordenado pela professora Ana Isabel Andrade e colaborei com o Projeto Protextos - Ensino da Produção Textual no Ensino Básico (2010-2013), coordenado pela professora Luísa Álvares Pereira.
Posteriormente, como Bolseira de Investigação (BI) integrei a equipa do Projeto Xplika Internacional – Análise comparada do mercado das explicações em cinco cidades capitais (2010-2014), coordenado pelo professor Jorge Adelino Costa.
De setembro de 2014 a março de 2015 fui Bolseira Técnica de Investigação (BTI) no âmbito do Projeto PEST-C/CED/UI0194/2013 do CIDTFF.
De maio de 2016 a julho do presente ano fui BI no CIDTFF, no âmbito dos protocolos do Departamento de Educação e Psicologia com as Câmaras de Oliveira do Bairro e Albergaria-aVelha e Vagos para elaboração de Planos Estratégicos Educativos Municipais (Programa Aproximar Educação).
Atualmente sou BTI no âmbito do Projeto PEST-C/CED/UI0194/2013 do CIDTFF no Laboratório Aberto para a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (LALE).
Às experiências de investigação acima referidas acrescento a integração da Comissão Organizadora do Colóquio Da Investigação à Prática: interações e debates (DE, 2008), do Seminário Transversalidade da Língua Portuguesa (DE, 2008), do I Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (ENJIE2010, DE), do I Encontro Ensinar Português hoje: problemas e desafios (DE, 2011), do VIII Simpósio de Organização e Gestão Escolar: Rede Escolar (re)configurações, tensões e desafios (DEP, 2017) e do do 5.
º Colóquio Internacional Ler e Ser: Cooperar e Partilhar o Bem Comum, promovido pela Ajudaris, em parceria com a Escola Superior de Educação Paula Frassinetti (Biblioteca Almeida Garrett, 2017).
Colaborei ainda na organização do Seminário O mercado das explicações: panorâmica internacional (DE, 2013) e da 14.
ª edição da Conferência Internacional da International Association for Languages and Intercultural Communication – IALIC 2014 (DE, 2014).<br> Desde 2006 tenho também participado e apresentado trabalhos em vários congressos, seminários, workshops, conferências sobre Educação, nacionais e internacionais.


Visualizações do curriculum [ 752 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 26-10-2019 às 01:44:26
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team