Curriculum Vitae

Fernando António Albuquerque Costa

Data da última atualização »Last update : 17/01/2017


Fernando Albuquerque Costa é doutorado em Ciências da Educação e licenciado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, onde foi docente e investigador entre 1988 e 2009. A partir de 2010 exerce funções de Professor Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Integra o Grupo de Investigação Educação, Tecnologia e Sociedade, da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação do Instituto de Educação da Lisboa. Tendo trabalhado desde o início da atividade académica na área do Currículo e da Avaliação, dedicou-se, a partir de meados dos anos 90, às questões mais diretamente relacionadas com a utilização das tecnologias digitais em contexto educativo. Coordenou a nível nacional diferentes projetos europeus nesta área, nomeadamente os projetos PEDACTICE (1997-2000), sobre avaliação de software multimédia educativo, IPETCCO (2001-2004), sobre inovação das práticas pedagógicas, DIGIFOLIO (2005-2008), sobre portefólios electrónicos e desenvolvimento profissional de professores, TACCLE2 (Teachers’ Aids on Creating Content for Learning Environments) (2011-2014), dedicado ao desenvolvimento de recursos e materiais de suporte à atividade dos professores para estímulo da aprendizagem com tecnologias. Para o Ministério da Educação de Portugal coordenou a equipa interuniversitária responsável pelo estudo sobre as Competências TIC de docentes e não docentes (2008/2009)) e a equipa de especialistas responsável pela elaboração das Metas de Aprendizagem na área das TIC (2010) e o Ensino a Distância para a Itinerância (2010-2013). Mais recentemente, coordenou o Projeto escol@digit@l (2012-2015), um projeto de investigação-ação com o propósito de compreender os processos de mudança em direção a uma escola do Século XXI, e o Projeto LIDIA (Literacia Digital de Adultos) resultante do Prémio atribuído pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (Rede TIC e Sociedade) à proposta de extensão do trabalho desenvolvido no seio do Projeto TACCLE2. O prémio veio permitir estender o trabalho realizado, desta feita produzindo atividades para formadores e visando a inclusão digital de adultos. Integrou o Conselho Científico do Observatório do Plano Tecnológico da Educação, da Universidade Católica Portuguesa, e foi responsável pela criação do Portal Aprender Com Tecnologias, um portal pioneiro dedicado, desde 2002, às questões relacionadas com a utilização das TIC para fins educativos. Editou várias obras e tem dezenas de artigos publicados sobre a problemática do ensino e da aprendizagem com tecnologias e da formação de professores nesse domínio. É diretor-adjunto e cofundador da Revista Educação, Formação e Tecnologias e integra os corpos editoriais de outras revistas científicas como a Digital Education Review ou a E-Curriculum. Coordena o Curso de Mestrado em Educação, na área de Educação e Tecnologias Digitais.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=1247034578630181


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Fernando António Albuquerque Costa
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Costa, Fernando Albuquerque
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2008 Doutoramento
Phd
Desenvolvimento Curricular e Avaliação Educacional.
Universidade de Lisboa, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Set/2010-Actual Professor Auxiliar

Universidade de Lisboa
Set/1988-Ago/2010 Assistente





Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Costa, Fernando A; Jorge, Milena. eds. 2011. Aprender e inovar com TIC em Portugal. Propostas e Desafios ed. 1. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Costa, Fernando A. 2011. Digital e Currículo no início do Século XXI.  In Digital e Currículo no início do Século XXI, 119 - 142. . Braga: Centro de Competência da Unive.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Costa, Fernando. 1999. "Concepción de Sistemas Multimedia para Formación. Elaboración de una Guía de Autor", Revista de Informatica Educativa, 1: 53 - 68.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Costa, Fernando A. 2012. "Comunidades Virtuais de Aprendizagem.Traços, perspectivas de estudo e desafios às instituições educativas", Perspetiva, 30: 59 - 75.
2. Costa, Fernando A. 2011. "Para uma definição de metas de aprendizagem na área das TIC em Portugal", Revista e-Curriculum, 1: 2 - 12.
3. Gomes, Mª. J; Costa, Fernando A. 2011. "O papel das TIC na Inovação Curricular", Educação, Formação & Tecnologias, Extra: 1 - 3.
4. Gomes, Mª. J; Costa, Fernando A. 2011. "Inovar e partilhar experiências", Educação, Formação & Tecnologias 4, 1: 1 - 3.
5. Gomes, Maria J; Costa, Fernando A. 2010. "Mobilidade, acessibilidade e inclusão. Editorial", EFT – Educação, Formação & Tecnologias, número ext: 1 - 3.
6. Gomes, Fernando A. 2010. "A Escola e a Agenda Digital Europeia. Editorial", EFT – Educação, Formação & Tecnologias, 5: 1 - 5.
7. Gomes, Maria J; Costa, Fernando A. 2010. "A Comunicação Científica e o Acesso Livre ao Conhecimento. Editorial", EFT – Educação, Formação & Tecnologias, 6: 1 - 4.
8. Gomes, Maria J; Costa, Fernando A. 2009. "Editorial", EFT – Educação, Formação & Tecnologias, 3: 1 - 4.
9. Gomes, Maria J; Costa, Fernando A. 2008. "Editorial", EFT – Educação, Formação & Tecnologias, 1: 2 - 3.
10. Gomes, Maria J; Costa, Fernando A. 2008. "Editorial", EFT – Educação, Formação & Tecnologias, 2: 1 - 2.
11. Costa, Fernando A. 2007. "A aprendizagem como critério de avaliação de conteúdos educativos on-line", Cadernos SACAUSEF, 2: 45 - 54.
12. Costa, Fernando A; Peralta, Helena. 2007. "Comunidades virtuales de aprendizaje: El punto de vista de los participantes.", Revista Electrónica Teoría de la Educación. Educación y Cultura en la Sociedad de la Información, 1: 23 - 59.
13. Costa, Fernando A. 2007. "Tecnologias Educativas: Análise das dissertações de Mestrado realizadas em Portugal", Sísifo – Revista de Ciências da Educação, 1: 7 - 24.
14. Costa, Fernando A. 2007. "Educational Technologies. Analysis of Master dissertations carried out in Portugal", Sísifo - Educational Sciences Journal, 3: 7 - 24.
15. Peralta, Helena; Costa, Fernando A. 2007. "Competência e confiança dos professores no uso das TIC Síntese de um estudo internacional", Sísifo – Revista de Ciências da Educação, 3: 77 - 86.
16. Peralta, Helena; Costata, Fernando A. 2007. "Teachers's competence and confidence regarding the use of ICT", Sísifo - Educational Sciences Journal, 3: 75 - 84.
17. Costa, Fernando A; Peralta, Helena. 2007. "TIC e Inovação Curricular. Nota de Apresentação", SÍSIFO. Revista de Ciências da Educação, 3: 3 - 6.
18. Cardoso, Abílio; Peralta, Helena; Costa, Fernando A. 2005. "The students' point of view about quality of educational multimedia software", III Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 11: 38 - 59.
19. Costa, Fernando A. 2005. "About the portuguese reality of ICT in education", Interactive Educational Multimedia 11, 1: 1 - 10.
20. Costa, Fernando A. 2004. "O que justifica o fraco uso dos computadores na escola?", Revista Polifonia, 7: 19 - 32.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Costa, Fernando A; Fradão, Sandra. 2012. "Challenges and Competences of the e-Teacher: A higher education experience in Portugal". Samos, Greece: Chrysovaladis Prachalias.
2. Costa, Fernando A; Cruz, Elisabete; Viana, Joana. 2011. "A gestão de um PLE na perspectiva de estudantes do ensino superior". Braga: Centro de Competência da Unive.
3. Costa, Fernando A; Viana, Joana; Cruz, Elisabete. 2011. "Recursos educativos para uma aprendizagem autónoma e significativa. Algumas características essenciais". A Coruña: Universidade de A Coruña.
4. Costa, Fernando A; Cruz, Elisabete; Fradão, Sandra; Soares, Francisca; Belchior, Margarida; Trigo, Vasco. 2010. "Metas de Aprendizagem na área das TIC: Aprender Com Tecnologias". Lisboa: Ministério da Educação/DGIDC.
5. Costa, Fernando A. 2010. "Metas de Aprendizagem na área das TIC: Aprender Com Tecnologias". Instituto de Educação da Unive: Instituto de Educação da Unive.
6. Costa, Fernando A. 2007. "O Currículo e o Digital. Onde está o elo mais fraco?". Braga: Centro de Competência da Unive.
7. Costa, Fernando A; Carvalho, Ana A. 2006. "WebQuests: Oportunidades para Alunos e Professores". Universidade do Minho, Braga, : Universidade do Minho. Institu.
8. Costa, Fernando A. 2005. "About the portuguese reality of ICT in education". Barcelona: Universidat de barcelona.
9. Costa, Fernando. 1999. "Contributos para um Modelo de Avaliação de Produtos Multimédia Centrado na Participação dos Professores". Aveiro: Universidade de Aveiro.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
32

Livros e capítulos
Books and book chapters
2
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
1
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
21
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
1
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
20
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
9


Visualizações do curriculum [ 4930 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 26-10-2019 às 00:34:35
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (1)
 Co-authors listed in Degóis