Curriculum Vitae

Cecília do Rosário da Mota Aguiar

Data da última atualização »Last update : 25/07/2018


Cecília do Rosário da Mota Aguiar. Concluiu Doutoramento em Psicologia pela Universidade do Porto em 2006. É Professor Auxiliar - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Publicou 18 artigos em revistas especializadas e 8 trabalhos em actas de eventos, possui 2 capítulos de livros e 1 livro publicados. Orientou 1 tese de doutoramento, orientou 19 dissertações de mestrado e co-orientou 1 nas áreas de Psicologia, Ciências da Educação e Outras Ciências Médicas. Recebeu 2 prémios e/ou homenagens. Entre 2000 e 2012 participou em 2 projectos de investigação, sendo que coordenou 1 destes. Actualmente participa em 4 projectos de investigação, sendo que coordena 1 destes. Actua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Psicologia e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Nas suas actividades profissionais interagiu com 48 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Child care, Quality, Preschoolers, Toddlers, Disabilities, Engagement, Mothers' interaction behaviors, Inclusion, Interpretative intervention e Social participation.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=3899397207413212


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Cecília do Rosário da Mota Aguiar
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Aguiar, Cecília
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Avenida das Forças Armadas
1649-026 Lisboa
Portugal
Telefone: (+351)217903201
Fax: (+351)217964710
Correio electrónico: cdrma@iscte.pt
Homepage: www.iscte-iul.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2002-2006 Doutoramento
Phd
Doutoramento em Psicologia (5 anos » years) .
Universidade do Porto, Portugal.

1993-1998 Licenciatura
Licentiate degree
Licenciatura em Psicologia (Desenvolvimento e Educação) (5 anos » years) .
Universidade do Porto, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2006-2010 Pós-Doutoramento
Postdoctorate
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.

2000-2001 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Ano curricular do mestrado em Psicologia (Intervenção Precoce).
Universidade do Porto, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Mar/2012-Actual Professor Auxiliar

ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Mar/2010-Fev/2012 Investigador principal em projetos FCT (BDCC)

ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Out/2006-Fev/2010 Bolseiro de pós-doutoramento

Universidade do Porto
Set/2002-Set/2006 Bolseiro de doutoramento





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)


ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Out/2006-Fev/2010
Linhas de investigação»Research fields:


Participação social de crianças com incapacidades em contextos pré-escolares inclusivos






Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Mar/2015-Actual
Membro da Comissão Permanente do Conselho Pedagógico do ISCTE-IUL


Fev/2013-Actual
Membro do Plenário do Conselho Pedagógico do ISCTE-IUL


Fev/2013-Actual
Membro da Comissão Pedagógica da Escola de Ciências Sociais e Humanas do ISCTE-IUL






Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Out/2015-Actual
- Subdirectora do Departamento de Psicologia Social e das Organizações do ISCTE-IUL


Set/2015-Actual
- Subdirectora da Escola de Ciências Sociais e Humanas do ISCTE-IUL


Set/2012-Ago/2015
- Coordenador de Curso: Licenciatura em Psicologia






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Participação social de crianças com incapacidades em contextos pré-escolares inclusivos

Domínio Científico: Ciências Sociais / Área Científica: Psicologia.
Objectivos socio-económicos: Promoção geral dos conhecimentos.
Palavras-chave: Disabilities; Preschoolers; Child care; Quality; Inclusion; Social participation.




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável
Participation as responsible Researcher
2012-2015
Promover as relações entre pares: As ideias e as práticas de educadores de infância -Enhancing peer relationships: Preschool teachers' ideas and practices
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CPE-CED/117476/2010.
Parceiro(s)»Partners: Universidade do Porto.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

2010-2012
Promover a participação social de crianças com incapacidades em contexto de jardim de infância-Enhancing social participation of preschoolers with disabilities
Referência do projeto»Project reference: RIPD/QRD/109571/2009.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.


Participação como Investigador
Participation as Researcher
2016-
Como e sob que condições tem efeito a qualidade em educação de infância? Um estudo em quatro países europeus-QualityMatters: How and under what conditions does quality in early education and care matter? A study across four European countries
Referência do projeto»Project reference: PTDC/MHC-CED/5913/2014.
Parceiro(s)»Partners: Universidade do Porto; Jyväskylan Yliopisto; Utrecht University.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

2016-
Participação Social de alunos com NEE em escolas regulares -Social participation of students with SEN in inclusive schools
Referência do projeto»Project reference: PTDC/MHC-CED/4150/2014.
Parceiro(s)»Partners: Universidade de Lisboa.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

2017-2019
ISOTIS: Inclusive Education and Social Support to Tackle Inequalities in Society
Referência do projeto»Project reference: 727069.
H2020

2014-2016
CARE: Curriculum Quality Analysis and Impact Review of European ECEC
Referência do projeto»Project reference: Grant Agreement 613318 .
FP7-SSH-2013-2 (Collaborative project)
Parceiro(s)»Partners: Utrecht University; University of Oxford; Freie Universitat Berlin; Aarhus Universitet; Katholieke Universiteit Leuven; Universita Degli Studi di Milano; Hellenic Open University; Jyväskylan Yliopisto; Hogskolen I Vestfold; Uniwersytet Warszawski.
Financiador(es)»Funding: Comissão Europeia.


Participação como Doutorando
Participation as Phd student
2000-2004
A qualidade das interacções em contexto familiar e de creche e o desenvolvimento sociocognitivo da criança
Referência do projeto»Project reference: POCTI/PSI/35207/1999.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem).
Fala
Speaking
Inglês (Bem).

Reading
Inglês (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Bem).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2007 Doctoral dissertation selected for publication in the series University Texts on Social Sciences and Humanities, Fundação para a Ciência e a Tecnologia/Fundação Calouste Gulkenkian .
2015 Prémio Científico do ISCTE-IUL 2015, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa.
2016 Prémio Científico do ISCTE-IUL 2016, ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.
2016 Prémio Pedagógico do ISCTE-IUL 2016, ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Associação Portuguesa de Psicologia, Membro.
Actual Society for Research in Child Development, Membro.
Actual International Society on Early Intervention, Membro.
Actual Fórum de Estudos de Educação Inclusiva, Membro.
Actual Ordem dos Psicólogos Portugueses, Membro.
Actual Associação de Profissionais de Educação de Infância, Associado.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Aguiar, Cecília. 2009. Comportamentos interactivos maternos e envolvimento da criança. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-972-31-1276-4. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Pinto, Ana I; Pessanha, Manuela; Barros, Sílvia; Grande, Catarina; Aguiar, Cecília; Nunes, Cristina. 2009. Educação e Investigação em idades precoces.  In Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: O percurso e a presença de Joaquim Bairrão , ed. Gabriela Portugal, 63 - 76. . Aveiro: Universidade de Aveiro.
2. Aguiar, Cecília; Cruz, Orlanda; Barros, Sílvia; Bairrão, Joaquim. 2005. Perfis interactivos maternos e envolvimento das crianças em contexto de creche.  In Desenvolvimento: Contextos familiares e educativos, ed. Livpsic, 74 - 97. ISBN: 972-8082-76-3. Porto: Livpsic.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Cadima, Joana; Aguiar, Cecília; Barata, M.Clara. 2018. "Process quality in Portuguese preschool classrooms serving children at-risk of poverty and social exclusion and children with disabilities", Early Childhood Research Quarterly 45, 4: 93 - 105.
2. Ferreira, M.; AGUIAR, C; Correia, N.; Fialho, M.; Pimentel, J. S. 2017. "Social Experiences of Children With Disabilities in Inclusive Portuguese Preschool Settings", Journal of Early Intervention 39, 1: 33 - 50.
3. Correia, Nadine; Aguiar, Cecília. 2017. "Choosing classrooms: A structured interview on children's right to participate", International Journal of Educational Research 82, 1: 54 - 61.
4. Fialho, Margarida; Aguiar, Cecília. 2017. "Escala de Avaliação das Estratégias Sociais: Um estudo de validação com crianças em idade pré-escolar", Análise Psicológica 34, 1: 101 - 115.
5. Boavida, T.; AGUIAR, C; McWilliam, R. A; Correia, N.. 2016. "Effects of an In-Service Training Program Using the Routines-Based Interview", Topics in Early Childhood Special Education 2, 36: 67 - 77.
6. Lopes, Luísa; Correia, Nadine; Aguiar, Cecília. 2016. "Implementação do direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância: As perceções dos educadores", Revista Portuguesa de Educação 29, 2: 81 - 108.
7. Boavida, T.; AGUIAR, C; McWilliam, R. A. 2014. "A Training Program to Improve IFSP/IEP Goals and Objectives Through the Routines-Based Interview", Topics in Early Childhood Special Education 4, 33: 200 - 211.
8. Correia, Nadine; Daniel, João R; Aguiar, Cecília. 2014. "Desenhos de investigação A-B-A-B: Uma abordagem experimental para a avaliação de intervenções em contextos naturais", Laboratório de Psicologia 12, 1: 15 - 30.
9. Cadima, Joana; Aguiar, Cecília; Barata, Maria C. 2014. "Projeto CARE: Desafios de uma avaliação relevante e culturalmente sensível dos contextos educativos a nível europeu", Interacções 10, 31: 54 - 67.
10. Aguiar, Cecília; McWilliam, R. A. 2013. "Consistency of toddler engagement across two settings", Early Childhood Research Quarterly, 28: 102 - 110.
11. Pinto, Ana I; Pessanha, Manuela; Aguiar, Cecília. 2013. "Effects of home environment and center-based child care quality on children’s language, communication, and literacy outcomes", Early Childhood Research Quarterly, 28: 94 - 101.
12. Augusto, Helena; Aguiar, Cecília; Carvalho, Leonor. 2013. "Práticas atuais e ideais em intervenção precoce no Alentejo: Perceções dos profissionais", Análise Psicológica 31, 1: 49 - 68.
13. Almeida, Ana S; Aguiar, Cecília; Pinto, Ana I. 2012. "Comportamentos interactivos das educadoras de infância em salas de creche em função do tipo de actividades e das características estruturais do contexto", Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional 2, 1: 94 - 117.
14. Pinto, Ana I; Grande, Catarina; Aguiar, Cecília; de Almeida, I. C; Felgueiras, Isabel; Pimentel, Júlia S; Serrano, Ana M; Carvalho, Leonor; Brandão, Maria T; Boavida, Tânia; Santos, Paula; Lopes-dos-Santos, Pedro. 2012. "Early childhood intervention in Portugal: An overview based on the Developmental Systems Model. ", Infants & Young Children 25, 4: 310 - 322.
15. Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S; Moiteiro, Ana R; Correia, Nadine. 2011. "Desenhos de investigação de sujeito único em educação especial", Análise Psicológica 1, XXIX: 167 - 178.
16. Barros, Sílvia; Aguiar, Cecília. 2010. "Assessing the quality of Portuguese child care programs for toddlers", Early Childhood Research Quarterly 25, 4: 527 - 535.
17. Aguiar, Cecília; Moiteiro, Ana R; Pimentel, Júlia S. 2010. "Classroom Quality and Social Acceptance of Preschoolers With Disabilities", Infants & Young Children 23, 1: 34 - 41.
18. Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; McWilliam, R. A; Pimentel, Júlia S. 2010. "Quality of Individualized Education Program Goals of Preschoolers With Disabilities", Infants & Young Children 23, 3: 233 - 243.
19. Cruz, Orlanda; Aguiar, Cecília. 2009. "Mothers’ interactive behaviors and child engagement: The moderating effect of child care quality", Psicologia 2, XXIII: 87 - 101.
20. Cruz, O.; Aguiar, C.. 2008. "La consistance de l’intervention éducative parentale : la qualité de l’environnement familial et les comportements interactifs de la mère", Revue Européenne de Psychologie Appliquée/European Review of Applied Psychology 58, 3: 177 - 184.
21. Pessanha, Manuela; Aguiar, Cecília; Bairrão, Joaquim. 2007. "Influence of structural features on Portuguese toddler child care quality", Early Childhood Research Quarterly 2, 22: 204 - 214.
22. Aguiar, Cecília; Bairrão, Joaquim; Pessanha, Manuela; Barros, Sílvia; Pinto, Ana I. 2006. "Relações entre idade desenvolvimental, dimensões do comportamento adaptativo e envolvimento observado", Análise Psicológica 4, XXIV: 447 - 466.
23. Cruz, Orlanda; Aguiar, Cecília; Barros, Sílvia. 2004. "Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino: Qualidades psicométricas dos dados", Psico-USF 2, 9: 165 - 171.
24. Aguiar, Cecília; Bairrão, Joaquim; Barros, Sílvia. 2002. "Contributos para o estudo da qualidade em contexto de creche na Área Metropolitana do Porto", Infância e Educação: Investigação e Práticas, 5: 7 - 28.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Gamelas, Ana M; Aguiar, Cecília. 2013. "Preschool Teachers’ Ideas about Practices to Promote Peer Relations: Using Q Methodology to Determine Viewpoints", Trabalho apresentado em 4th World Conference on Learning, Teaching and Educational Leadership, In Procedia - Social and Behavioral Sciences, Barcelona.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Grande, Catarina; Aguiar, Cecília. 2011. "O Índice de Capacidades: Dois estudos", Trabalho apresentado em VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica. XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , In Actas do VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica. XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , Lisboa.
2. Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. 2008. "Medida da Qualidade das Experiências Inclusivas: Dados relativos às características psicométricas dos dados", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga.
3. Aguiar, Cecília; Bairrão, Joaquim. 2006. "Comportamentos interactivos maternos e envolvimento da criança", Trabalho apresentado em VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Actas do VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia: Vol. IV, Évora.
4. Barros, Sílvia; Aguiar, Cecília; Bairrão, Joaquim. 2006. "Escala de Avaliação do Ambiente de Creche – Edição Revista", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Vol. XI, Braga.
5. Pinto, Ana I; Nunes, Cristina; Cruz, Orlanda; Aguiar, Cecília. 2006. "O Sistema de Avaliação da Qualidade do Envolvimento III – Um estudo comparativo", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Vol. XI, In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Vol. XI, Braga.
6. Aguiar, Cecília; Cadima, Joana; Silva, Patrícia; Bairrão, Joaquim. 2004. "Escala de Envolvimento dos Pais/Prestadores de Cuidados: Interacções mãe-criança em situação diádica", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Vol. X, Braga.
7. Pinto, Ana I; Aguiar, Cecília; Barros, Sílvia; Cruz, Orlanda. 2004. "O Sistema de Avaliação da Qualidade do Envolvimento III: Um procedimento de avaliação do envolvimento da criança em contexto de creche.", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Vol. X, Braga.

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Barata, Maria C; Aguiar, Cecília; Cadima, Joana. 20 jan. 2015. "Projeto CARE – Curriculum and Quality Analysis and Impact Review of European Early Childhood Education and Care." Cadernos de Educação de Infância, 35 - 35.

Tradução
Translation
1. Lima, Isabel A; Aguiar, Cecília; Gamelas, Ana M; Leal, Teresa; Pinto, Ana I. 2008. "Escala de Avaliação do Ambiente em Educação de Infância – Edição Revista". Porto: LivPsic/Legis Editora. (Outra)





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Concluídas
Completed
1. Tânia Boavida, Promoting the quality of Individualized Education Programs (IEP) and Individualized Family Service Plans (IFSP) goals and objectives, 2013. Tese (Doutoramento em Psicologia do Desenvolvimento) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).
Em curso
Ongoing
1. Margarida Fialho, Sensibilidade materna, risco familiar e competência social em contexto pré-escolar: A mediação da regulação emocional e moderação da interação educador-criança, 2014. Tese (Psicologia) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).
2. Nadine Correia, Participação, qualidade e desenvolvimento sociocognitivo: do plano dos direitos às evidências empíricas, 2014. Tese (Psicologia) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).
3. Bárbara Tadeu, Vinculação e relações de amizade: O papel moderador da qualidade do contexto pré-escolar, 2013. Tese (Psicologia) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Co-orientador).
4. Milene Ferreira, Qualidade de processo, perfis de incapacidade e experiências sociais em contextos pré-escolares, 2012. Tese (Doutoramento em Psicologia da Educação) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Cristina Marques, Modus operandi dos abusadores sexuais: Características identificadas nas crianças abusadas. , 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Orientador).
2. Luísa Lopes, Construção e validação de um questionário de avaliação das perceções dos educadores de infância acerca da implementação do direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância, 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Orientador).
3. Joana Sampaio, As redes sociais das crianças com incapacidades em contextos pré-escolares inclusivos, 2013. Dissertação (Mestrado em Intervenção Precoce) - Instituto Superior de Educação e Ciências (Orientador).
4. Bárbara Alexandra Dinis Monteiro Tadeu, A qualidade das salas de berçário nos concelhos de Setúbal e de Palmela, 2012. Dissertação (Intervenção Precoce) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (Orientador).
5. Ana Catarina Pereira, Avaliação das práticas de ensino, jogo e envolvimento nas salas de actividade com crianças acompanhadas por uma equipa local de intervenção, 2012. Dissertação (Mestrado em Intervenção Precoce) - Instituto Superior de Educação e Ciências (Orientador).
6. Ana Lara Mendes, Construção de Boas Práticas em Intervenção Precoce, 2012. Dissertação (Mestrado em Intervenção Precoce) - Instituto Superior de Educação e Ciências (Orientador).
7. Ana Margarida Batista Fialho, Competência social e estratégias sociais de crianças com incapacidades e com desenvolvimento típico em contexto pré-escolar, 2012. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
8. Helena Augusto, Práticas atuais e ideais em intervenção precoce no Alentejo: Perceções dos profissionais, 2012. Dissertação (Mestrado em Intervenção Precoce) - Instituto Superior de Educação e Ciências (Orientador).
9. Ana Filipa Vargas Pereira, Incapacidade, participação e qualidade em contextos pré-escolares, 2011. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
10. Marta Rendeiro, Relações de amizade em crianças com incapacidade inseridas em contexto pré-escolar inclusivo, 2010. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
11. Sofia Cândido, Representações de vinculação parentais, 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
12. Cláudia Xavier, Aceitação social de crianças com necessidades educativas especiais em contexto pré-escolar inclusivo, 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
13. Rita Lourenço, A relação entre o bonding parental, o stress parental, os comportamentos de vinculação e a percepção de competência e aceitação da criança em idade escolar, 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
14. Luís Formas, Autonomia moral em crianças que frequentam uma escola pública do 1ºciclo: Diferenças entre género, 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
15. Marta Macário, Auto-estima e ausência paterna. , 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
16. Vanessa Cardoso, Crescer só…entre muitos. Autopercepções e emoções em crianças institucionalizadas, 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
17. Raquel Pinto, O envolvimento paterno: Factores que o influenciam. Estudo exploratório, 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
18. Maria Silva, Stress em pais de crianças com Síndrome de Asperger, 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
19. Carla Correia, Qualidade da relação familiar e crianças com perturbações de comportamento – Estudo de caso, 2008. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
20. Dina Somsen, A relação mãe-criança na infecção VIH/SIDA. , 2008. Dissertação (Infecção VIH/SIDA) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador).


Orientação de outra natureza
Other orientation
Concluídas
Completed
1. Ana Sofia Freire, Pós-Doutoramento: Inclusão, Participação Social e Desempenho Académico: Um estudo com alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 2015. ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).
2. Ana Madalena Gamelas, Pós-doutoramento: Promover as relações entre pares: As ideias e as práticas de educadores de infância, 2012. ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).
Em curso
Ongoing
1. Tânia Boavida, Pós-Doutoramento: Professional Development on Collaborative Consultation in Early Childhood Intervention, 2015. ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador).
2. Inês Peceguina, Pós-doutoramento: Qualidade e relações em contexto pré-escolar: Associações com competências de literacia e numeracia, 2013. ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).


Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Cecília Aguiar. Early Childhood Research Quarterly, Função ou tipo de participação: Reviewer.
2. Cecília Aguiar. Laboratório de Psicologia, Função ou tipo de participação: Reviewer.
3. Cecília Aguiar. Análise Psicológica, Função ou tipo de participação: Reviewer.
4. Aguiar, Cecília. Early Childhood Research Quarterly, desde 2016/01/01, Função ou tipo de participação: Editor, Editora: Elsiever.
5. Aguiar, Cecília. Journal of Early Childhood Education Research, desde 2015/07/16, Função ou tipo de participação: Reviewer.
6. Aguiar, Cecília. Investigar em Educação, desde 2015/05/31, Função ou tipo de participação: Reviewer.
7. Cecília Aguiar. Psicologia, desde 2012/07/04, Função ou tipo de participação: Reviewer.
8. Cecília Aguiar. Da Investigação às Práticas, desde 2011/10/13, Função ou tipo de participação: Reviewer.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
37

Livros e capítulos
Books and book chapters
3
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
1
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
2
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
24
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
24
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
8
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
1
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
7
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
1
Revistas
Magazines
1
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
1

Total
Dados complementares
(Additional data)
37

Orientações
Orientations
29
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
8


Visualizações do curriculum [ 4698 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 25-10-2019 às 18:12:43
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (9)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (4)
 Project collaboration in Degóis