Curriculum Vitae

João Tiago Pinheiro Neto Jacob

Data da última atualização »Last update : 13/07/2018


João Tiago Pinheiro Neto Jacob. Concluiu Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação pela Universidade do Porto em 2010. É Assistente Estagiário na Universidade do Porto. Publicou 3 artigos em revistas especializadas e 5 trabalhos em actas de eventos. Possui 1 item de produção técnica. Recebeu 6 prémios e/ou homenagens. Actua na área de Engenharia e Tecnologia com ênfase em Engenharia Electrotécnica, Electrónica e Informática. Nas suas actividades profissionais interagiu com 10 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Location-based games, Serious Games, Indoor e Mobile.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=6242641609912194


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
João Tiago Pinheiro Neto Jacob
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Jacob, João Tiago Pinheiro Neto
Categoria profissional
Position
Investigador Auxiliar
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Engenharia e Tecnologia-Engenharia Electrotécnica, Electrónica e Informática.
Endereço profissional
Professional address
Universidade do Porto
Faculdade de Engenharia
Departamento de Engenharia Informática
Rua Dr. Roberto Frias, s/n
Porto
4200-465 Porto
Portugal
Correio electrónico: joao.jacob@fe.up.pt
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2010-2016 Doutoramento
Phd
Programa Doutoral em Engenharia Informática e Computação.
Universidade do Porto, Portugal.

2005-2010 Mestrado
Master degree
Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação (5 anos » years) .
Universidade do Porto, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade do Porto
Jul/2018-Actual Investigador Auxiliar
Dez/2016-Jun/2018 Professor Auxiliar
Set/2011-Set/2016 Assistente

Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto
Mar/2011-Out/2017 Outra Situação





Atividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade do Porto
Mar/2012-Actual
Curso»Academic program: Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Computação Gráfica(Docente)


Set/2011-Fev/2012
Curso»Academic program: Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Fundamentos de Programação(Docente)






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Espanhol (Pouco), Francês (Pouco).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Espanhol (Pouco), Francês (Pouco).

Reading
Inglês (Bem), Espanhol (Pouco), Francês (Pouco).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2010 First Certificate in English, University of Cambridge.
2010 Certificate in Advanced English, University of Cambridge.
2011 Certificate of Proficiency in English, University of Cambridge.
2º Prémio no concurso de fotografia no âmbito da Mascararte 2003, Organização da Câmara Municipal de Bragança.
Menção Honrosa na modalidade de Imagem Digital no âmbito da Mascararte 2003, Organização da Câmara Municipal de Bragança.
2º Prémio no concurso de fotografia a cor no âmbito da Mascararte 2003, Organização da Câmara Municipal de Bragança.
2017 Prémio de Reconhecimento Pedagógico, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Out/2017 - Actual Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores, Membro.
Post-Doc no âmbito do projecto H2020 SIMUSAFE.
Set/2017 - Actual Laboratório de Criação para a Literacia em Saúde, Membro.
Consultor na área de Jogos e Ludificação.
Out/2010 - Actual Graphics Interaction and Games, Membro.
Investigador e Orientador de teses no âmbito de Jogos Sérios, Gamificação e Game Design.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Jacob, João T. P. N; Lopes, Ana; Nóbrega, Rui; Rodrigues, Rui; Coelho, António F. 2018. Player Adaptivity and Safety in Location-Based Games.  In Advances in Computer Entertainment Technology, ed. Adrian David CheokMasahiko InamiTeresa Romão, 219 - 238. ISBN: 978-3-319-76269-2. Cham: Springer International Publishing.
2. Jacob, João T. P. N; Lopes, Ana; Nóbrega, Rui; Rodrigues, Rui; Coelho, António F. 2018. Player Adaptivity and Safety in Location-Based Games.  In Advances in Computer Entertainment Technology, ed. Adrian David CheokMasahiko InamiTeresa Romão, 219 - 238. ISBN: 978-3-319-76269-2. Cham: Springer International Publishing.
3. Jacob, João T. P. N; Lopes, Ana; Nóbrega, Rui; Rodrigues, Rui; Coelho, António F. 2018. Towards Player Adaptivity in Mobile Exergames.  In Advances in Computer Entertainment Technology, ed. Adrian David CheokMasahiko InamiTeresa Romão, 278 - 292. ISBN: 978-3-319-76269-2. Cham: Springer International Publishing.
4. Jacob, João T. P. N; Lopes, Ana; Nóbrega, Rui; Rodrigues, Rui; Coelho, António F. 2018. Towards Player Adaptivity in Mobile Exergames.  In Advances in Computer Entertainment Technology, ed. Adrian David CheokMasahiko InamiTeresa Romão, 278 - 292. ISBN: 978-3-319-76269-2. Cham: Springer International Publishing.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Almeida, João E; Rossetti, Rosaldo J. F; Jacob, João T. P. N; Faria, Brígida M; Leça Coelho, A. 2017. "Serious games for the human behaviour analysis in emergency evacuation scenarios", Cluster Computing 20, 1: 707 - 720.
2. Jacob, João T. P. N; Coelho, António F. 2011. "Issues in the Development of Location-Based Games", International Journal of Computer Games Technology 2011, N/A: 1 - 7.
3. Jacob, João T. P. N; Fernandes, Tiago P. 2011. "Virtual Location-Based Indoor Guide", SERIOUS GAMES DEVELOPMENT AND APPLICATIONS - Lecture Notes in Computer Science, 6944/2011: 36 - 48.
4. Jacob, João T. P. N; Coelho, António F. 2010. "Geo Wars - The development of a location-based game", Revista Prisma, 14: 1 - 14.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Jacob, Joao; Nobrega, Rui; Coelho, Antonio; Rodrigues, Rui. 2017. "Adaptivity and safety in location-based games", Trabalho apresentado em 2017 9th International Conference on Virtual Worlds and Games for Serious Applications (VS-Games), In 2017 9th International Conference on Virtual Worlds and Games for Serious Applications (VS-Games), Athens, Greece.
2. Nobrega, Rui; Jacob, Joao; Coelho, Antonio; Weber, Jessika; Ribeiro, Joao; Ferreira, Soraia. 2017. "Mobile location-based augmented reality applications for urban tourism storytelling", Trabalho apresentado em 2017 24<sup>o</sup> Encontro Portugues de Computacao Grafica e Interacao (EPCGI) [2017 24th Portuguese Meeting of Computer Graphics and Interaction], In 2017 24º Encontro Português de Computação Gráfica e Interação (EPCGI), Guimaraes.
3. Jacob, Joao; Nobrega, Rui; Coelho, Antonio; Rodrigues, Rui. 2017. "Adaptivity and safety in location-based games", Trabalho apresentado em 2017 9th International Conference on Virtual Worlds and Games for Serious Applications (VS-Games), In 2017 9th International Conference on Virtual Worlds and Games for Serious Applications (VS-Games), Athens, Greece.
4. Nobrega, Rui; Jacob, Joao; Coelho, Antonio; Weber, Jessika; Ribeiro, Joao; Ferreira, Soraia. 2017. "Mobile location-based augmented reality applications for urban tourism storytelling", Trabalho apresentado em 2017 24<sup>o</sup> Encontro Portugues de Computacao Grafica e Interacao (EPCGI) [2017 24th Portuguese Meeting of Computer Graphics and Interaction], In 2017 24º Encontro Português de Computação Gráfica e Interação (EPCGI), Guimaraes.
5. Meira, Joao; Marques, Joao; Jacob, Joao; Nobrega, Rui; Rodrigues, Rui; Coelho, Antonio; de Sousa, A. A. 2016. "Video annotation for immersive journalism using masking techniques", Trabalho apresentado em 2016 23&#xB0; Encontro Portugu&#xEA;s de Computa&#xE7;&#xE3;o Gr&#xE1;fica e Intera&#xE7;&#xE3;o (EPCGI), In 2016 23&#xB0; Encontro Portugu&#xEA;s de Computa&#xE7;&#xE3;o Gr&#xE1;fica e Intera&#xE7;&#xE3;o (EPCGI), Covilha, Portugal.
6. Dias de B. C. M; Pinheiro Neto J. J. T; Nóbrega, Rui; Nogueira Santos, A. M. 2015. "Balance Assessment in Fall-Prevention Exergames", Trabalho apresentado em the 17th International ACM SIGACCESS Conference, In Proceedings of the 17th International ACM SIGACCESS Conference on Computers & Accessibility - ASSETS '15, Lisbon, Portugal.
7. Dias de B. C. M; Pinheiro Neto J. J. T; Nóbrega, Rui; Nogueira Santos, A. M. 2015. "Balance Assessment in Fall-Prevention Exergames", Trabalho apresentado em the 17th International ACM SIGACCESS Conference, In Proceedings of the 17th International ACM SIGACCESS Conference on Computers & Accessibility - ASSETS '15, Lisbon, Portugal.
8. Almeida, Joao E; Jacob, Joao T. P. N; Faria, Brigida M; Rossetti, Rosaldo J. F; Coelho, Antonio L. 2014. "Serious games for the Elicitation of way-finding behaviours in emergency situations", Trabalho apresentado em 2014 9th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), In 2014 9th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), Barcelona, Spain.
9. Goncalves, Joao S; Rossetti, Rosaldo J. F; Jacob, Joao; Goncalves, Joel; Olaverri-Monreal, C.; Coelho, Antonio; Rodrigues, Rui. 2014. "Testing Advanced Driver Assistance Systems with a serious-game-based human factors analysis suite", Trabalho apresentado em 2014 IEEE Intelligent Vehicles Symposium (IV), In 2014 IEEE Intelligent Vehicles Symposium Proceedings, MI, USA.
10. Almeida, Joao E; Jacob, Joao T. P. N; Faria, Brigida M; Rossetti, Rosaldo J. F; Coelho, Antonio L. 2014. "Serious games for the Elicitation of way-finding behaviours in emergency situations", Trabalho apresentado em 2014 9th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), In 2014 9th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), Barcelona, Spain.
11. Goncalves, Joao S; Rossetti, Rosaldo J. F; Jacob, Joao; Goncalves, Joel; Olaverri-Monreal, C.; Coelho, Antonio; Rodrigues, Rui. 2014. "Testing Advanced Driver Assistance Systems with a serious-game-based human factors analysis suite", Trabalho apresentado em 2014 IEEE Intelligent Vehicles Symposium (IV), In 2014 IEEE Intelligent Vehicles Symposium Proceedings, MI, USA.
12. Jacob, João T. P. N; Rossetti, Rosaldo; Coelho, António F; Rodrigues, Rui. 2012. "Towards the implementation of a handball player agent framework", Trabalho apresentado em EMSS: European Modelling & Simulation Symposium, 24rd Edition, Part of I3M2012, In Proceedings of EMSS: European Modelling & Simulation Symposium, 24rd Edition, Part of I3M2012, Viena.
13. Jacob, João T. P. N; Machado, Hugo; Coelho, António F; Rodrigues, Rui. 2012. "2C - Mobile Collaborative Fire Hazard Detection System", Trabalho apresentado em 12th International Conference on Construction Applications of Virtual Reality, In Proceedings of the 12th International Conference on Construction Applications of Virtual Reality (CONVR 2012), Taipei.
14. Jacob, João T. P. N; Machado, Hugo; Coelho, António F; Rodrigues, Rui. 2012. "Towards Location Based Augmented Reality Games", Trabalho apresentado em 4th International Conference on Games and Virtual Worlds for Serious Applications, In Proceedings of the 4th International Conference on Games and Virtual Worlds for Serious Applications (VS-GAMES’12), Genova.
15. Jacob, João T. P. N. 2011. "A Mobile Location-based Game Framework", Trabalho apresentado em Doctoral Symposium in Informatics Engineering (DSIE 11), In DSIE'11 Proceedings, Porto.
16. Jacob, João T. P. N; Fernandes, Tiago P. 2011. "Virtual Indoor Location-Based Guide", Trabalho apresentado em International Conference on Serious Games Development and Applications - SGDA 11, In N/A, Lisboa.
17. Jacob, João T. P. N; Fernandes, Tiago P; Silva, Pedro; Teófilo, Luís. 2011. "Imagine City", Trabalho apresentado em 4th Annual Conference in Science and Art of Video Games - Videojogos 2011, In Proceedings of the 4th Annual Conference in Science and Art of Video Games, Porto.
18. Jacob, João T. P. N; Anileiro, Júlia; Leitão, Roxanne; Neves, Jorge. 2011. "Recycling Monster - A Mobile Serious Game", Trabalho apresentado em 4th Annual Conference in Science and Art of Video Games - Videojogos 2011, In Proceedings of the 4th Annual Conference in Science and Art of Video Games, Porto.
19. Jacob, João T. P. N; Coelho, António F. 2010. "Geo Wars - The development of a location based game", Trabalho apresentado em VideoJogos 2010, In Actas da 3ª Conferência de Ciências e Artes dos VideoJogos, Lisboa.



Relatório de investigação
Technical report
1. Jacob, João T. P. N; Adão, Telmo. Avaliação de usabilidade em ambientes virtuais,2011.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Outros Trabalhos
Other production
1. Jacob, João T. P. N. Augmenting Physical Maps: an AR Platform for Geographical Information Visualization, 2016.
2. Jacob, João T. P. N. A Physics Simulation Tool for the Container Loading Problem, 2014.
3. Jacob, João T. P. N. Towards a Mobile-based ADAS Simulation Framework, 2014.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
27

Livros e capítulos
Books and book chapters
4
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
4
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
4
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
4
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
19
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
19

Total
Produção técnica
Technical production
1

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
1

Total
Dados complementares
(Additional data)
11

Orientações
Orientations
8
Outros Trabalhos
Other production
3


Visualizações do curriculum [ 1530 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 26-10-2019 às 04:03:30
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (1)
 Co-authors listed in Degóis