Curriculum Vitae

Paulo Alexandre Rodrigues Simões Rodrigues

Data da última atualização »Last update : 16/12/2018


Paulo Alexandre Rodrigues Simões Rodrigues. Concluiu História da Arte pela Universidade de Évora em 2009. É Professor Auxiliar na Universidade de Évora. Publicou 19 artigos em revistas especializadas e 12 trabalhos em actas de eventos, possui 15 capítulos de livros e 2 livros publicados. Possui 93 itens de produção técnica. Participou em 11 eventos em Portugal. Co-orientou 1 tese de doutoramento, orientou 3 dissertações de mestrado e co-orientou 4 nas áreas de Outras Humanidades, História e Arqueologia e Artes. Actua nas áreas de Humanidades com ênfase em Outras Humanidades e Humanidades com ênfase em História e Arqueologia. Nas suas actividades profissionais interagiu com 34 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: História da Arte, Património, História, Arquitectura, Memória, Cidade, Teoria da Arte, Restauro, Urbanismo e Museologia.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=0192834640227578


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Paulo Alexandre Rodrigues Simões Rodrigues
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Rodrigues, Paulo Simões
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Humanidades-História e Arqueologia.
Humanidades-Artes.
Endereço profissional
Professional address
Universidade de Évora
Escola de Ciências Sociais
Departamento de História
Palácio do Vimioso, Largo Marquês de Marialva, 8
Évora
7000-554 Évora
Portugal
Apartado: 94
Telefone: (+351)266706561
Fax: (+351)266744677
Correio electrónico: psr@uevora.pt
Homepage: dhis@uevora.pt
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2003-2009 Doutoramento
Phd
História da Arte.
Universidade de Évora, Portugal.

1995-2000 Mestrado
Master degree
História da Arte (2 anos » years) .
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

1990-1994 Licenciatura
Licentiate degree
História, Variante de História da Arte (4 anos » years) .
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade de Évora
Mar/2009-Actual Professor Auxiliar

Universidade de Évora
Abr/2000-Mar/2009 Assistente

Universidade de Évora
Fev/1997-Fev/2000 Outra Situação

Fundação Calouste Gulbenkian
Jan/1997-Mai/1998 Outra Situação





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)


Universidade de Évora
Abr/2000-Mar/2009
Linhas de investigação»Research fields:


História da Arte


Património






Atividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade de Évora
Mar/2009-Actual
Curso»Academic program: História da Arte

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • História da Arte (Docente)
  • História Geral da Arte I(Docente)
  • História Geral da Arte II(Docente)
  • História da Arte em Portugal I(Docente)
  • História da Arte em Portugal II(Docente)
  • Iconologia e Iconografia(Docente)




Universidade de Évora
Abr/2000-Mar/2009
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • História da Arte Contemporânea(Docente)
  • História da Arte em Portugal(Docente)
  • História Contemporânea(Docente)
  • História Geral da Arte I(Docente)
  • História Geral da Arte II(Docente)
  • História e Teoria da Conservação e Restauro(Docente)






Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Universidade de Évora
Abr/2012-Actual
- Director de Unidade






Linhas de Investigação (Research fields)
1. História da Arte
2. Património




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2012-
APOLLO
Referência do projeto»Project reference: ALENT-07-0224-FEDER-001760.

2012-2015
LARES
Referência do projeto»Project reference: ALENT-07-0224-FEDER-001761.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Francês (Bem).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente).

Reading
Inglês (Bem), Francês (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Razoavelmente), Francês (Pouco).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Abr/2017 - Actual Association of Heritage Critical Studies, Membro.
Jun/2012 - Actual Forum UNESCO - University and Heritage, Membro.
Dez/2010 - Actual Plataforma Transfronteiriça Mouseion, Membro.
Mai/2009 - Actual Associação Portuguesa dos Historiadores da Arte, Membro.
2º Secretário do Conselho Fiscal.
Jan/2009 - Actual HERCULES - Herança Cultural, Estudos e Salvaguarda, Membro.
Investigador Integrado.
Mar/2008 - Actual Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (Universidade de Lisboa e Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva , Membro.
Gabinete de Estudos de Teoria e Crítica de Arte (GETCA)..
Jan/1998 - Actual CHAIA - Centro de História da Arte e Investigação Científica, Membro.
Investigador Integrado e Director.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. André, Paula; Rodrigues, Paulo S. eds. 2017. Antologia de Textos. Laboratório Colaborativo: dinâmicas urbanas, património, artes. II - Seminário de investigação, ensino e difusão. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-8876-99-7. Lisboa: DINÂMIA'CET-IUL.
2. André, Paula; Rodrigues, Paulo S. eds. 2017. Laboratório Colaborativo. Dinâmicas urbanas, património e artes. Investigação, ensino e difusão. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-8550-53-8. Évora: CHAIA, DINÂMIA'CET-LAN.
3. Bezelga, Isabel; Cruz, Hugo; Rodrigues, Paulo S. eds. 2017. Práticas Artísticas Comunitárias ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-8550-42-2. Porto: PELE – Espaço de Contacto Social e Cultural CHAIA – Centro de História da Arte e Investigação Artíst.
4. Rodrigues, Paulo S; Matos, Ana C.; Bernardo, Maria A. 2010. Évora. Roteiros Republicanos. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-554-725-8. Matosinhos: QUIDNOVI.
5. Ferreira, Luísa N; Rodrigues, Nuno S; Rodrigues, Paulo S. 2010. Plutarco e as Artes. Pintura, Cinema e Artes Decorativas. ed. 1, ISBN: 978-989-26-0280-6. Coimbra: Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos e Imprensa da Universidade de Coimbra.
6. Rodrigues, Paulo S. 2005. Lisboa, A Construção da Memória da Cidade. Do Monumento ao Lugar,. ed. 1, 1 vol., ISBN: 972-8661-23-1. Évora: Casa do Sul Editora / CHA - Centro de História da Arte da Universidade de Évora.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Varela, Julia Z; Rodrigues, Paulo S; Silva, Raquel H.. 2017. “Palacete Mendonça: de legado familiar a legado patrimonial”.  In Laboratório Colaborativo. Dinâmicas urbanas, património e artes. Investigação, ensino e difusão., ed. Paula André, Paulo Simões Rodrigues, 19 - 34. ISBN: 978-989-8550-53-8. Évora: CHAIA, DINÂMIA'CET-LAn.
2. Val-Flores, Gustavo; Schiavottiello, Nicola; Rodrigues, Paulo S. 2017. Évora 3D – Processos, decisões e objectivos.  In Antologia de Textos. Laboratório Colaborativo: dinâmicas urbanas, património, artes. II - Seminário de investigação, ensino e difusão, ed. Paula André, Paulo Simões Rodrigues, 28 - 46. ISBN: 978-989-8876-99-7. Lisboa: DINÂMIA'CET-LAN.
3. Telles, Patricia D; Rodrigues, Paulo S. 2017. O retrato pintado em Portugal e no Brasil nas três primeiras décadas do século XIX.  In Antologia de Ensaios. Laboratório Colaborativo: dinâmicas urbanas, património, artes II. Seminário de investigação, ensino e difusão, ed. Paula André, Paulo Simões Rodrigues, 99 - 111. ISBN: 978-989-8876-99-7. Lisboa: DINÂMIA'CET-LAN.
4. Trindade, Milene; Rodrigues, Paulo S; Ferreira, Teresa; Alves, Alice N. 2017. “Ex-votos fotográficos: objetos de culto na região do Alentejo”.  In Laboratório Colaborativo. Dinâmicas urbanas, património e artes. Investigação, ensino e difusão., ed. Paula André, Paulo Simões Rodrigues, 75 - 86. ISBN: 978-989-8550-53-8. Évora: CHAIA, DINÂMIA'CET-LAN.
5. Cangarato, Carmen; Rodrigues, Paulo S. 2017. “Conceito de património: o caso dos documentos gráficos da S.O.I.R. Joaquim António D ´Aguiar”.  In Laboratório Colaborativo. Dinâmicas urbanas, património e artes. Investigação, ensino e difusão., ed. Paula André, Paulo Simões Rodrigues, 36 - 44. ISBN: 978-989-8550-53-8. Évora: CHAIA, DINÂMIA'CET-IUL.
6. Rodrigues, Paulo S; Câmara, Alexandra G.; Murteira, Maria H; Sequeira, Luis. 2017. Lost Cities as a Virtual Experience: The exemple of pre-earthquake Lisbon.  In Memories of a City, ed. Jonathan Westin, Ingrid Martins Holmberg, 57 - 88. ISBN: 978-91-88101-03-7. Gothenburg: University of Gothenburg.
7. Rodrigues, Paulo S. 2016. Das Origens da Arquitectura Popular em Portugal no Século XIX: Arqueologia de uma Ideia.  In Arquitectura Popular. Tradição e Vanguarda, ed. Paula André, Carlos Sambricio, 19 - 48. ISBN: 978-989-732-973-9. Lisboa: DINÂMIA’CET-IUL, ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.
8. Rodrigues, Paulo S; Câmara, Alexandra G.; Murteira, Maria H. 2016. City & Spectacle: A Vision of Lisbon Before the 1755 Great Earthquake.  In Virtual Palaces, Part II. Lost Palaces and their Afterlife Virtual Reconstruction between Science and Media., ed. Stephan Hoppe, Stefan Breitling, 245 - 266. ISBN: 978-94-6018-538-0. Munchen: Palatium.
9. Rodrigues, Paulo S; Murteira, Maria H. 2016. Lost Cities in the Digital Era: The Case of Pre-Earthquake Lisbon.  In Space and Time Visualization, ed. Bostenaru Dan, Maria, Craciun, Cerasella, 151 - 171. ISBN: 978-3-319-24940-7. Cham: Springer International Publishing.
10. Rodrigues, Paulo S; Câmara, Alexandra G.; Murteira, Maria H. 2016. A cidade virtual: um modelo de pesquisa.  In Contributos para o estudo e salvaguarda do azulejo de Lisboa, ed. Alcântara, Dora; Barros Veloso, A., 65 - 79. ISBN: 978-972-8543-26-6. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa.
11. Rodrigues, Paulo S. 2014. Urbanismo / Arquitectura da Cidade.  In Dicionário da História da I República e do Republicanismo, ed. Maria Fernanda Rollo, 1071 - 1078. . Lisboa: Assembleia da República.
12. Rodrigues, Paulo S. 2014. O Paradoxo da Cidade Moderna: demolição criadora e conservação renovadora nos jardins públicos eborenses.  In Global-art-scapes (series). Cidadania, Paisagem Urbana e Jardim Público., ed. SERRA, Filomena, 25 - 33. ISBN: 978-989-20-5115-4. Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
13. Rodrigues, Paulo S; Telles, Patricia D. 2014. Alexander and the eternal body of the king.  In The sage and the image: studies on Plutarch and art, ed. Carlos Alcalde MartínLuísa de Nazaré Ferreira, 113 - 121. ISBN: 9789892609348. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
14. Rodrigues, Paulo S. 2013. “Patrimóniotopia: o Património como Lugar Imaginário”..  In Arte e Utopia, ed. ACCIAIUOLI, Margarida, ANDRÉ, Paula, CASTRO, Maria João, RODRIGUES, Ana Duarte, RODRIGUES, Paulo Simões, 101 - 110. ISBN: 978-989-95584-8-9. Lisboa: CHAIA, FCSH-UNL, DINÂMIA'CET -IUl.
15. Rodrigues, Paulo S. 2012. Da Viagem do Olhar à Viagem das Formas. Percursos da identidade artística portuguesa no século XIX..  In Arte & Viagem, ed. Margarida Acciaiuoli, Ana Duarte Rodrigues, 117 - 129. ISBN: 978-989-95291-7-5. Lisboa: Instituto de História da Arte. Estudos de Arte Contemporânea..
16. Rodrigues, Paulo S. 2012. Património, Tempo, Espaço e Civilização: o "património de origem portuguesa no mundo" como pretexto para uma nova cultura patrimonial.  In Tópicos Transatlânticos. Emergência da Lusofonia num Mundo Plural, ed. Silvério da Rocha-Cunha, Noémi Marujo, Cláudia Teixeira, Marco Martins, Paulo Rodrigues, Maria do Rosário Borges, 109 - 112. ISBN: 978-989-8550-04-0. Évora: Universidade de Évora - Escola de Ciências Sociais.
17. Rodrigues, Paulo S; Conde, Antónia F; Soares, João. 2012. Os Colégios da Universidade de Évora: recriação, evocação e capricho.  In Universidade de Évora (1554-2005). 450 Anos de Modernidade Educativa, ed. Sara Marques Pereira, Francisco Lourenço Vaz, 447 - 472. . Évora: Chiado Editora.
18. Rodrigues, Paulo S. 2010. A Muralha, o Templo e o Aqueduto na Tradição de Sertório Construtor da Évora Romana (Sécs. XVI-XIX).  In Espaços e Paisagens. Antiguidade Clássica e Heranças Contemporâneas. História, Arqueologia e Arte., ed. Francisco de Oliveira, Jorge Oliveira, Manuel Patrocínio, 255 - 263. ISBN: 978-989-8281-68-5. Coimbra: Associação Portuguesa de Estudos Clássicos - APEC, Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da UC.
19. Câmara, Maria A. T. G.; Murteira, Helena; Rodrigues, Paulo S. 2010. Presentation of the collaborative project: City and Spectacle: a vision of pre-earthquake Lisbon.  In Recreating Renaissance and Baroque Spectacle: the Hispanic Habsburg Dynasty in Context, 30 - 31. . Edimburgo: University of Edinburgh.
20. Rodrigues, Paulo S. 2010. A cerâmica nas exposições universais: nacionalismo, historicismo e renovação artística.  In A Cerâmica Portuguesa da Monarquia à República, ed. Museu Nacional do Azulejo, 22 - 42. . Lisboa: Museu Nacional do Azulejo.
21. Rodrigues, Nuno S; Rodrigues, Paulo S; Ferreira, Luísa N. 2010. Least that's what Plutarch says. Plutarco no Cinema.  In Plutarco e as Artes. Pintura, Cinema e Artes Decorativas, 139 - 272. . Coimbra: Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra/Classica Digitalia.
22. Rodrigues, Paulo S. 2010. O Longo Tempo do Património. Os Antecedentes da República (1721-1910).  In 100 Anos de Património. Memória e Identidade. Portugal 1910-2010, ed. IGESPAR - Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, 19 - 30. ISBN: 978-989-8052-20-9. Lisboa: IGESPAR .
23. Rodrigues, Paulo S. 2010. Um Percurso Temático no Tempo: as Vidas Paralelas de Plutarco e a Pintura Europeia do Século XVI ao XIX. Primeiras Abordagens..  In Plutarco e as Artes. Pintura, Cinema e Artes Decorativas, ed. Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, 69 - 138. ISBN: 978-989-8281-56-2. Coimbra: Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos.
24. Rodrigues, Paulo S. 2009. “The Debate Between Engineers and Architects in the Second Half of the 19th Century: What is Architecture”..  In Jogos de Identidade Profissional: os engenheiros entre a formação e a acção. Les Enjeux Identitaires des Ingénieures: entre la formation et l’ action. The Quest for a Professional Identity: engineers between training and action, ed. Edições Colibri, CIDHEUS/UE – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedade da Universidade de Évora, CIUHCT – Centro Interuniversitário de História, das Ciências e da tecnologia, 343 - 356. ISBN: 978-972-772-879-4. Lisboa: Colibri.
25. Rodrigues, Paulo S. 2007. "Da História da Conservação e do Restauro: das origens ao Portugal Oitocentista".  In 40 Anos do Instituto José de Figueiredo, 17 - 38. ISBN: 972-99476-6-x. Lisboa: Instituto Português de Conservação e Restauro.
26. Rodrigues, Paulo S. 2007. “Urbanismo, Arquitectura e Monumentos Nacionais na Évora Oitocentista: Balanço Historiográfico”.  In Seminários de Estudos de Arte: Estados de Forma I,, ed. Sandra Leandro , 141 - 161. ISBN: 978-989-95584-3-4. Évora: CHAIA - Centro de História da Arte e Investigação Científica.
27. Rodrigues, Paulo S. 2005. “Entre Arte e Publicidade. A Imagem do Gás na Publicidade”.  In As Imagens do Gás, ed. Fundação EDP, 195 - 213. ISBN: 972-99898-0-x. Lisboa: Fundação EDP.
28. Rodrigues, Paulo S. 2001. "IV. Recriações. Só aos olhos do pintor a pintura era pintura;...".  In João Vieira. Percursos 1960-2001, 98 - 99. ISBN: 972-97444-7-5. Lisboa: ACD- Edições.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. VEIGA, Alfredina; Teixeira, Dora M; Candeias, António J; Mirão, José; Manhita, Ana; Miguel, Catarina; Rodrigues, Paulo; Teixeira, Jorge G. 2015. "Micro-analytical study of two 17th century gilded miniature portraits on copper", Microchemical Journal 123, SN: 51 - 61.
2. Veiga, A.; Mirão, J.; Candeias, A.; Rodrigues, P.; Teixeira, D. M; Teixeira, J. G. 2015. "A SEM/EDS non invasive study of small portraits on copper support of the 17th and 18th centuries", Microscopy and Microanalysis 21, S6: 150 - 151.
3. VEIGA, Alfredina; Mirão, José; Candeias, António J; Simões Rodrigues, P; Martins Teixeira, D; Muralha, Vânia S. F; Ginja Teixeira, J. 2014. "Pigment analysis of Portuguese portrait miniatures of 17th and 18th centuries by Raman Microscopy and SEM-EDS", Journal of Raman Spectroscopy 45, 10: 947 - 957.
4. Rodrigues, Paulo S. 2012. "The Science of Architecture. Representations of Portuguese national architecture in the 19th century World Exhibitions: archetypes, models and images", Quaderns d'Història de l'Enginyeria 13, 22: 25 - 34.
5. Rodrigues, Paulo S. 2011. "O Conde Athanasius Rackzynski e a Historiografia da Arte em Portugal", Revista de História da Arte, 8: 264 - 275.
6. Da Camara, A; Murteira, H.; Rodrigues, P.. 2009. "City and spectacle: A vision of pre-earthquake Lisbon", VSMM 2009 - Proceedings of the 15th International Conference on Virtual Systems and Multimedia, 1: 239 - 243.
7. Rodrigues, Paulo S; Matos, Ana C.. 2007. ""Restaurar para renovar na Évora do século XIX"", Revista Monumentos, 26: 134 - 143.
8. Rodrigues, Paulo S. 2007. "“O Passado é uma Cidade Ideal: um olhar sobre a patrimonização de Évora”", Revista de História da Arte do Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 4: 271 - 296.
9. Matos, Ana C.; Rodrigues, Paulo S. 2007. "Restaurar para renovar na Évora do século XIX", Monumentos, 26: 134 - 143.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Rodrigues, Paulo S. 2017. "LEGADO BARAHONA: A ARQUEOLOGIA DE UMA COLECÇÃO PRIVADA DE ARTE ENTRE A INTIMIDADE E A REPRESENTAÇÃO SOCIAL”", Trabalho apresentado em VIII Seminário do Museu D. João VI / IV Colóquio Internacional Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX, In Anais do VIII Seminário do Museu D. João VI / IV Colóquio Internacional Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX, Rio de Janeiro.
2. Rodrigues, Paulo S. 2014. "Arte, arqueologia e Identidade nacional na valorização da arte rupestre em Portugal (1880-1930)", Trabalho apresentado em Conferencia Internacional Antropologia, In Memorias. Conferencia Internacional Antropologia 2010-2012-2014, Havana.
3. Rodrigues, Paulo S; André, Paula. 2013. "Ritmos e Ciclos das Narrativas do Urbanismo Português", Trabalho apresentado em PNUM 2013, the 2013 Annual Conference of Portuguese Network of Urban Morphology, In Book of Abstracts of PNUM 2013, the 2013 Annual Conference of Portuguese Network of Urban Morphology, Coimbra.
4. Rodrigues, Paulo S; André, Paula; Marat-Mendes, Teresa. 2012. "ALFRED-DONAT AGACHE URBAN PROPOSAL FOR COSTA DO SOL. FROM THE TERRITORY TO THE CITY.", Trabalho apresentado em 1 5 t h IN TE RN ATION AL P LAN NIN G HI STORY SOC I ETY CON F ER EN C E, In 1 5 t h IN TE RN ATION AL P LAN NIN G HI STORY SOC I ETY CON F ER EN C E, Brasilia.
5. Rodrigues, Paulo S; Câmara, Alexandra G.; Murteira, Maria H. 2012. "City and Spectacle: a vision of pre-earthquake Lisbon", Trabalho apresentado em Virtual Palaces Part II. Lost Palaces and their afterlife. Virtual Reconstruction, Science and Media., In Virtual Palaces Part II. Lost Palaces and their afterlife. Virtual Reconstruction, Science and Media. Proceedings of the European Science Foundation Research Network Program Palatium, Munique.
6. Murteira, Maria H. C; Câmara, Alexandra G.; Rodrigues, Paulo S. 2012. "City & Spectacle: a vision of pre-earthquake Lisbon", Trabalho apresentado em Virtual Palaces, Part II. Lost Palaces and their Afterlife. Virtual Reconstruction between Science and Media , In Virtual Palaces, Part II. Lost Palaces and their Afterlife. Virtual Reconstruction between Science and Media , Munique.
7. Matos, Ana C.; Rodrigues, Paulo S; Pereira, João M. 2010. "O edifício dos Armazéns do Chiado em Évora. Da afirmação da modernidade ao regresso à tradição", Trabalho apresentado em Caminhos e Identidades da Modernidade 1910. O edifício Chiado em Coimbra. , In Caminhos e Identidades da Modernidade 1910. O edifício Chiado em Coimbra. Actas, Coimbra.
8. Rodrigues, Paulo S; Murteira, Maria H; Câmara, Maria A. G.. 2009. "«City and Spectacle: a vision of pre-earthquake Lisbon»", Trabalho apresentado em 15th International Conference on Virtual Systems and Multimedia VSMM – II Workshop Serious Games on Cultural Heritage, In 15th International Conference on Virtual Systems and Multimedia VSMM – II Workshop Serious Games on Cultural Heritage, Viena.
9. Camara, Alexandra G.; Murteira, Helena; Rodrigues, Paulo. 2009. "City and Spectacle: A Vision of Pre-earthquake Lisbon", Trabalho apresentado em 2009 15th International Conference on Virtual Systems and Multimedia (VSMM), In 2009 15th International Conference on Virtual Systems and Multimedia, Vienna, Austria.
10. Murteira, Helena; da Camara, A. G; Rodrigues, Paulo. 2009. "City and Spectacle: A Vision of Pre-Earthquake Lisbon", Trabalho apresentado em 15th International Conference on Virtual Systems and Multimedia, In 2009 15TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON VIRTUAL SYSTEMS AND MULTIMEDIA PROCEEDINGS (VSMM 2009), Vienna, AUSTRIA.
11. Rodrigues, Paulo S. 2005. ""O Terramoto e a génese da consciência de património em Portugal"", Trabalho apresentado em O Grande Terramoto de Lisboa. Ficar Diferente, In ACT 14. 1755: Catástrofe, Memória e Arte, Lisboa.
12. Rodrigues, Paulo S; Souto, Maria H. 2005. "“Architecture and Engineering Practice in the second half of the nineteenth century”", Trabalho apresentado em Pride & Predesign – The Cutural Heritage and the Science of Design. 2nd International Meeting, Science of Design, In Pride & Predesign – The Cutural Heritage and the Science of Design. 2nd International Meeting, Science of Design, Lisboa.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Rodrigues, Paulo S. 2016. "Destruição Criadora, Dinamismo Urbano e Modernidade na Évora Oitocentista: o caso do Concento-Palácio de S. Francisco", A Cidade de Évora. Boletim de Cultura da Câmara Municipal de Évora, 1: 132 - 141.
2. Rodrigues, Paulo S. 2012. "Afinidades Electivas: História e Historiografia na Construção da Identidade Artística Portuguesa", Hesperia. Culturas del Mediterráneo 1, 16: 11 - 39.
3. Fialho Conde, A; Simões Rodrigues, P; Soares, João. 2012. "Os Colégios da Universidade de Évora: Recriação, Evocação e Capricho", Universidade de Évora (1559-2009) - 450 anos de modernidade, 1ª: 447 - 472.
4. Rodrigues, Paulo S. 2011. "Conservação e Restauro do Património. Linhas de Reflexão sobre a sua prática nos últimos 100 anos.", Binocular - Revista da Associação Profissional dos Conservadores-Restauradores de Portugal, 1: 2 - 5.
5. Rodrigues, Paulo S; Barata, Ana. 2010. "A propósito da "Caixa de Arte Pipxou" de Ernesto de Sousa, refelxões sobre a morte da Arte e a Caixa de Pandora", Arte Teoria. Revista do Mestrado em Teorias da Arte da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 12/13: 75 - 82.
6. Rodrigues, Paulo S. 2010. "O Paradigma da Reconstituição - a prática do restauro no século XIX", Revista Memória em Rede 2, 4: 46 - 57.
7. Rodrigues, Paulo S. 2007. "“A fixação da imagem da cidade na origem do conceito de património urbano: o exemplo de Évora”", Arte Teoria. Revista do Mestrado em Teorias da Arte da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 9: 144 - 152.
8. Rodrigues, Paulo S. 2005. "“A Arquitectura como Memória da Cidade: o exemplo de Lisboa (1834-1944)”", Arte Teoria. Revista do Mestrado em Teorias da Arte da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 7: 108 - 123.
9. Rodrigues, Paulo S. 2005. "“A descoberta de Pompeios sob o olhar de um português. António José Dias Guimarães e a Memória sobre as Ruínas e Antiguidades de Pompeia”", Boletim de Estudos Clássicos, Associação Portuguesa de Estudos Clássicos, Instituto de Estudos Clássicos da Universidade de Coimbra, 43: 139 - 158.
10. Rodrigues, Paulo S. 2003. "“Do Sentido das Euménides em Francis Bacon”", Boletim de Estudos Clássicos, Associação Portuguesa de Estudos Clássicos, Instituto de Estudos Clássicos da Universidade de Coimbra, 39: 141 - 151.
11. Rodrigues, Paulo S. 2003. "“O Fresco de Santa Maria de Marvão: Santa Madalena, São Bartolomeu e Santa Margarida”", Ibn Maruan. Revista Cultural do Conselho de Marvão, 12: 237 - 261.
12. Rodrigues, Paulo S. 2001. ""Monumentos e identidade nacional no Portugal oitocentista"", História, 39: 64 - 67.
13. Rodrigues, Paulo S. 2001. ""Évora, urbanismo e arquitectura: os projectos para o bairro Cenáculo"", A Cidade de Évora, 5: 75 - 88.
14. Rodrigues, Paulo S. 2000. ""Josefa d' Óbidos (c. 1630-1684): da lenda à biografia"", Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher, 4: 165 - 172.
15. Rodrigues, Paulo S. 2000. ""Giuseppe Cinatti e o restauro do Templo Romano de Évora"", A Cidade de Évora, 4: 273 - 287.
16. Rodrigues, Paulo S. 1999. ""As intervenções neoclássicas na Quinta do Duque, em Alpriate"", Cira. Boletim Cultural da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira- Pelouro da Cultura, 8: 163 - 171.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Murteira, Helena; Sequeira, Luis; Rodrigues, Paulo S; da Camara, A. G. 2015. "Virtual lost cities: The case of pre-earthquake Lisbon", Trabalho apresentado em 2015 Digital Heritage, In 2015 Digital Heritage, Granada, Spain.
2. Rodrigues, Paulo S; Câmara, Alexandra G.; Murteira, Maria H. 2011. "A Cidade Virtual: um modelo de pesquisa", Trabalho apresentado em I Encontro de Património Azulejar, In Lisboa: o azulejo e a cidade, Lisboa.
3. Rodrigues, Paulo S; Matos, Ana C.; Pereira, João M. 2009. "O Edifício dos Armazéns do Chiado de Évora: da afirmação da modernidade ao regresso à tradição.", Trabalho apresentado em Caminhos e Identidades da Modernidade: 1910, O Edíficio Chiado em Coimbra, In Caminhos e Identidades da Modernidade: 1910, O Edíficio Chiado em Coimbra, Coimbra.
4. Rodrigues, Paulo S. 2008. ""A defesa, a conservação e a classificação dos monumentos históricos militares no reinado de D. Carlos"", Trabalho apresentado em XVIII Colóquio de História Militar. Política Diplomática, Militar e Social do Reinado de D. Carlos no Centenário da sua Morte, In XVIII Colóquio de História Militar. Política Diplomática, Militar e Social do Reinado de D. Carlos no Centenário da sua Morte, Lisboa.
5. Rodrigues, Paulo S. 2005. "“O Paradigma da Reconstituição. Restaurar no Século XIX”.", Trabalho apresentado em 4º Encontro do IPCR. A Formação e as Boas Práticas em Conservação e Restauro. Nos 40 anos da criação do Instituto José de Figueiredo., In 4º Encontro do IPCR. A Formação e as Boas Práticas em Conservação e Restauro. Nos 40 anos da criação do Instituto José de Figueiredo., Lisboa.
Actas em suporte CD. O texto tem 10 páginas.
6. Rodrigues, Paulo S. 1998. ""A Arte como metáfora da História"", Trabalho apresentado em Ciclo de Conferências "Garrett e as Artes",, In "Garrett e as Artes",, Évora.

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Rodrigues, Paulo S. 28 nov. 2011. "Nos 25 anos de Évora, Cidade Património Mundial" Ueline - jornal on line da Universidade de Évora, 0 - 0.
2. Rodrigues, Paulo S; Câmara, Alexandra G.; Murteira, Maria H. 12 abr. 2011. "Um novo método de estudo. A Lisboa pré-terramoto em mundo virtual" Newsletter da Associação Portuguesa de Historiadores da Arte, 6 - 6.
3. Rodrigues, Paulo S. 01 mar. 2010. "A História do Património em Portugal no Bicentenário de Alexandre Herculano" Associação Portuguesa dos Historiadores de Arte - Newsletter, 9 - 9.
4. Rodrigues, Paulo S. 16 abr. 2000. ""Imagens dos Anos 90"" Público / El Pais, 746 - 747.
Públicado no destacável "Século XX. 1992-1994", nº 31, coordenado por Fernando Martins.
5. Rodrigues, Paulo S. 02 mar. 2000. "“Evolução e continuidade nas Artes Plásticas”" Público / El Pais, 506 - 507.
Publicado no destacável "Século XX. 1963-1967", n.º 21, coordenado por Fernando Martins.

Prefácio, Posfácio
Preface, Postface
1. Rodrigues, Paulo S. 2016. "Museus, Discurso e Poder". Lisboa. (Editorial)
2. Rodrigues, Paulo S. 2015. "Os Pelourinhos da Lusitânia entre a memória e a história.". Lisboa. (Posfácio)
3. Rodrigues, Paulo S. 2009. "Introdução". Évora. (Introdução)

Outra produção científica
Other scientific production
1. Rodrigues, Paulo S. 2013. "A Memória das Pequenas Coisas", 2 pp.. Évora: Museu de Évora.
2. Rodrigues, Paulo S. 2012. "A Pintura enquanto Segunda Natureza em João Vieira", 2 pp.. Lisboa: Galeria Valbom.
In João Vieira. Década. Lisboa: Galeria Valbom, pp. 67 e 68 (catálogo da exposição).
3. Rodrigues, Paulo S. 2009. "O artista no seu labirinto", 3 pp.. Amarante: Câmara Municipal de Amarante, Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso.
Catálogo da Exposição realizada por ocasião da atribuição do Grande Prémio Amadeo Souza-Cardoso a João Vieira.
4. Rodrigues, Paulo S. 2008. "“O artista no seu labirinto”. João Vieira. No princípio era o verbo. ", 3 pp.. Montijo: Câmara Municipal do Montijo.
Tanto a edição impressa como a on-line são bilingues. O texto está inserido no catálogo da exposição "João Vieira. No princípio era o verbo", organizada pela Câmara Municipal do Montijo em Julho de 2008. .

5. Rodrigues, Paulo S. 2007. ""Em busca da Cidade Perdida. Condição e destino dos monumentos históricos eborenses (1834-1920)", Évora Desaparecida. Fotografia e Património 1839 ... 1919,", 14 pp.. Évora: Câmara Municipal de Évora, CIDEHUS e CHAIA da Universidade de Évora.
6. Rodrigues, Paulo S. 2005. "“Raul Lino e a DGEMN. Património edificado e arquitectura pública: avaliar, superintender e projectar (1934-1974)”", 10 pp.. Lisboa: DGEMN - Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais.
Texto integrado no guia da exposição "Raul Lino. Cem anos depois", Lisboa, DGEMN, 2005.
7. Rodrigues, Paulo S. 2004. "“Mulheres Artistas Alentejanas: «especulações» para uma possível investigação histórica»", 5 pp.. Évora: CIDEHUS.
Publicado no Boletim NEHM (Núcleo de Estudos de História da Mulher), CIDEHUS, Ano 3, nº. 4, Setembro – Março.
8. Rodrigues, Paulo S. 2002. ""Os coretos no contexto da Arquitectura do ferro (1750-1900)"", 17 pp.. Portalegre: Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre.
Publicado na obra: "Coretos do Norte Alentejano".
9. Rodrigues, Paulo S. 2000. "A Cidade de Évora. Referências Bibliográficas", 25 pp.. Évora: Universidade de Évora, Departamento de História.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Rodrigues, Paulo S. Legado Barahona: a arqueologia de uma colecção privada de arte entre a intimidade e a representação social.,Arte e seus lugares: coleções em espaços reais. VIII Seminário do Museu D. João VI / IV Colóquio Internacional Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX,Rio de Janeiro (Brasil),2017 (Comunicação).
2. Rodrigues, Paulo S. Património e Investigação Transdisciplinar na construção de novas fronteiras para o conhecimento,Ciência 2017,Lisboa,2017 (Comunicação).
3. Rodrigues, Paulo S. Das Origens da Arquitectura Popular em Portugal no Século XIX: Arqueologia de uma Ideia,Arquitectura Popular: Tradição e Vanguarda,Lisboa,2016 (Conferência ou palestra).
4. Rodrigues, Paulo S; Câmara, Alexandra G.. An urban history turn: digital historic cities as digital facts,EAUH 2016, 13th Internacional Conference on Urban History Reinterpreting Cities. Session M38 – Digital Cities: a New Paradigm for Urban Historical Research,,Helsínquia,2016 (Comunicação).
5. Rodrigues, Paulo S. Cidades Virtuais e as novas fronteiras da Investigação em História,Ciência 2016,Lisboa,2016 (Comunicação).
6. Rodrigues, Paulo S; Murteira, Maria H; Câmara, Alexandra G.. O Património digital: Perspetivas de investigação entre a pratica e a crítica.,Jornadas Internacionais da Idade Média, Painel Virtualization medieval towns: the e-heritage preservation,Castelo de Vide,2016 (Comunicação).
7. Rodrigues, Paulo S. Through the Looking-Glass: Gaming Pre-Earthquake Lisbon, Posthuman Heritage and the Crisis of Humanities.,Game-On 2016,Lisboa,2016 (Conferência ou palestra).
8. Rodrigues, Paulo S; Grácio, Maria C; Fernandes, Sara; Ramos, Carlos C; Nogueira, Pedro; Simplício, Domingas. Évora como cidade multidimensional: um projecto transdisciplinar para um novo conhecimento das cidades,Palácios e Dinâmicas Urbanas: Centros de Poder e de Conhecimento na Europa.,Évora,2015 (Comunicação).
9. Rodrigues, Paulo S. Destruição Criadora, Dinamismo Urbano e Modernidade na Évora Oitocentista: o caso do Convento-Palácio de S. Francisco,Palácios e Dinâmicas Urbanas. Espaços de Poder e Conhecimento na Europa,Évora (Portugal),2015 (Comunicação).
10. Rodrigues, Paulo S; Câmara, Alexandra G.; Murteira, Maria H. “City and Spectacle: a vision of pre-earthquake Lisbon”,InArt’13. 1st International Conference on Innovationin Art Research and Technology,Évora,2013 (Conferência ou palestra).
11. Rodrigues, Paulo S. “O Paradoxo da Cidade Moderna: demolição criadora e conservação renovadora nos jardins públicos eborenses”. ,Workshop Cidadania, Paisagem Urbana, Jardim Público,,Lisboa,2013 (Comunicação).
12. Rodrigues, Paulo S; VEIGA, Alfredina; Mirão, José; Candeias, António; Martins Teixeira, D; Ginja Teixeira, J. The Carbon Nanotubes Film Coated Electrode as Electrochemical Sensor in Archaeometric Studies of Inorganic Pigments,InArt’13. 1st International Conference on Innovationin Art Research and Technology,Évora,2013 (Poster).
13. Rodrigues, Paulo S; Murteira, Maria H; Câmara, Alexandra G.. Lisbon 1755: revisiting the memory of a lost city,Seminário Internacional Património, Novas Tecnologias e Criatividade,Lisboa,2013 (Conferência ou palestra).
14. Rodrigues, Paulo S; Câmara, Alexandra G.; Murteira, Maria H. “Myth and Reason: Lisbon's image before and after the 1755 earthquake”,International Conference The Image of the City Transformed 15th – 18th Century,Antuérpia,2013 (Conferência ou palestra).
15. Rodrigues, Paulo S; André, Paula. Ritmos e Ciclos das Narrativas do Urbanismo Português”,PNUM2013. Portuguese Network of Urban Morphology. Urban Form in Territories of¿Portuguese Heritage¿Analysis, Design, Quantification,Coimbra,2013 (Congresso).
16. Rodrigues, Paulo S. “A investigação em Artes: da arqueologia de uma prática à origem de um problema”,Perspectivas. Investigação em Artes,Évora,2013 (Conferência ou palestra).
17. Rodrigues, Paulo S. “A Educação Sentimental dos Monumentos”.,II Ciclo de Conferências Lisboa XXI: Espaços Resilientes. Memorar e Inventar. ,Lisboa,2013 (Conferência ou palestra).
18. Rodrigues, Paulo S. INVESTIGAÇÃO TRANSDISCIPLINAR APLICADA NA CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA CULTURA PATRIMONIAL: O EXEMPLO DE ÉVORA,II Congreso Internacional sobre Ciudades Históricas Patrimonio Mundial,Córdoba,2012 (Congresso).
Em representação da Universidade de Évora - 23-26 de Abril. Comunicação e participação em Mesa Redonda.

19. Rodrigues, Paulo S. Da "cabana primitiva" à "caixa" portuguesa: arqueologia da ideia de casa como objecto arquitectónico e historiografia da sua valorização,Seminário Internacional A Casa: recuperação e usos,Cascais,2012 (Seminário).
Realizada a 13 de Julho, no âmbito do XI Congresso Internacional de Reabilitação do Património Arquitectónico e Edificado. O Património Ibérico, 12-14 de Julho.

20. Rodrigues, Paulo S; Câmara, Alexandra G.; Murteira, Maria H. Cidade e Espectáculo: recriar Lisboa nas Vésperas do Terramoto de 1755 - um projecto de investigação em curso,Colóquio Internacional O desenvolvimento dos Estudos do Século XVIII em Portugal. Percursos 1982-2012,Lisboa,2012 (Comunicação).
Realizada a 4 de Dezembro.
21. Rodrigues, Paulo S. Da viagem do olhar à viagem das formas: percursos da identidade artística portuguesa no século XIX.,Colóquio Internacional Arte & Viagem,Lisboa,2012 (Comunicação).
Realizada no dia 15 de Outubro.
22. Rodrigues, Paulo S. O Passado como Futuro: Património e Progresso no Portugal da década de 1880.,Conferências World Legend Gallery Artes & Letras,Lisboa,2012 (Conferência ou palestra).
31 de Maio.

23. Rodrigues, Paulo S; Câmara, Alexandra G.; Murteira, Maria H. City and Spectacle: a vision of pre-earthquake Lisbon.,Ciclo de Conferências Património, Multimédia e Sociedade de Informação,Coimbra,2012 (Conferência ou palestra).
Realizada no dia 28 de Junho.
24. Rodrigues, Paulo S; Câmara, Alexandra G.; Murteira, Maria H. History and Virtuality: recreating pre-earthquake Lisbon,11th International Conference on Urban History. Cities & Societies in Comparitive Perspective,Prague,2012 (Congresso).
Apresentada na sessão Virtual Historic Cities: a Laboratory in Urban History. Realizada de 29 de Agosto a 1 de Setembro, comunicação a 30 de Agosto.

25. Rodrigues, Paulo S; Câmara, Alexandra G.; Murteira, Maria H. City and Spectacle: a vision of pre-earthquake Lisbon,Virtual Palaces. Part II. Lost Palaces and their Afterlife. Virtual Reconstruction between Science and Media.,Munique,2012 (Comunicação).
13 e 14 de Abrill.
26. Rodrigues, Paulo S; Murteira, Maria H; Câmara, Alexandra G.. City and Spectacle: a Vision of Pre-Earthquake Lisbon,Conferência Internacional PNUM2012 - Portuguese Network of Urban Morphology. Urban Morphology in the Portuguese Speaking Countries,Lisboa,2012 (Poster).
27. Rodrigues, Paulo S. “No Tempo e com Água, tudo Muda”: A Água como motivo transformador da Arte Ocidental (sécs. XV-XXI),I Jornadas de Ambiente da Associação de Estudantes da Universidade de Évora,Évora,2012 (Outra).
22 de Março.
28. Rodrigues, Paulo S. Cidade, antiguidade e poder: o passado e a memória das cidades como legitimação do poder no século XVI.,Congresso Internacional D. Henrique e as múltiplas dimensões do poder mo século XVI,Évora,2012 (Comunicação).
Realizada no dia 17 de Outubro.
29. Rodrigues, Paulo S. A Cor como Identidade na Historiografia da Arte Portuguesa,XVI Circuito Internacional de Arte Brasileira,Évora,2011 (Conferência ou palestra).
30. Rodrigues, Paulo S. O Tempo Longo da Cidade Medieval: Memória e Património,II Seminário Internacional: Imagem, Identidade e Memória da Cidade Medieval,Évora,2011 (Seminário).
31. Rodrigues, Paulo S. Património, Tempo, Espaço e Civilização: o património de "origem portuguesa no mundo" como pretexto para uma nova cultura patrimonial,Congresso do 1º Curso Internacional de Verão da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora,Évora,2011 (Congresso).
32. Rodrigues, Paulo S; Câmara, Alexandra G.; Murteira, Maria H. Cidade e Espectáculo,VI Encontro Nacional dos Estudantes de História. História XXI: "Tecnologicar" o Passado,Lisboa,2011 (Comunicação).
33. Rodrigues, Paulo S. Da Ideia de Cidade Museu à Cidade Património Mundial,Os Espaços da Memória e a Memória dos Espaços,Évora,2011 (Comunicação).
34. Rodrigues, Paulo S. Da Ideia de Cidade Museu à Cidade Património Mundial,Conferência no âmbito da Comemoração dos 25 anos da Classificação de Évora como Património Mundial,Évora,2011 (Conferência ou palestra).
35. Rodrigues, Paulo S; Souto, Maria H. The Portuguese Architects in the 19th Century Europe: training, exchange of ideas and new architectonic paradigms,Internacional Workshop - La Mobilité des experts: circulation des hommes, transfort des techniques, diffusion des idées en Europe XVIIIeme-XXéme siécles,Évora,2011 (Comunicação).
36. Rodrigues, Paulo S; Câmara, Alexandra G.; Murteira, Maria H. A Cidade Virtual: um modelo de pesquisa,I Encontro de Património Azulejar,Lisboa,2011 (Comunicação).
37. Rodrigues, Paulo S. Pintura,I Seminário Contemporaneidade Vs. Antiguidade,Lisboa,2011 (Seminário).
38. Rodrigues, Paulo S; Barata, Ana. Atlantis, motherland of all architectonic styles. The Portuguese Architect A. R. Silva Júnior and the Atlantean Style of the 1930s,Imagining Spaces and Places,Helsínquia,2011 (Congresso).
39. Rodrigues, Paulo S. The Science of Architecture. Representations of the Portuguese national architecture in the 19th century World Exhibitions: archetypes, models and images.,4th International Conference of the European Society for the History of Science. The Circulation of Science and Technology,Barcelona,2010 (Congresso).
Comunicação integrada no Symposium reference 3: THE WORLD EXHIBITIONS AND THE DISPLAY OF SCIENCE, TECHNOLOGY AND CULTURE: MOVING BOUNDARIES. Ana Cardoso de Matos (CIDEHUS/ University of Évora), Maria Helena Souto (Institute of Art and Design (IADE),Universidade Católica Portuguesa) e Christiane Demeulenaere-Douyere (Archives Nationales - Paris).

40. Rodrigues, Paulo S; Câmara, Alexandra G.; Murteira, Maria H. City and Spectacle: A vision of pre-earthquake Lisbon,Virtual Historic Cities: reinventing urban research,Lisboa,2010 (Comunicação).
41. Rodrigues, Paulo S. As Artes em Portugal ao tempo da implantação da República: Identidade, Modernidade e Modernismo,Conferências do Centenário - ciclo de conferências comemorativas da implantação da República,Évora,2010 (Conferência ou palestra).
42. Rodrigues, Paulo S. A Imagem da Cidade como Imagem do Poder,1ª Semana de História e Arqueologia,Évora,2010 (Conferência ou palestra).
43. Rodrigues, Paulo S; Matos, Ana C.; Pereira, João M. "O edifício dos Grandes Armazéns do Chiado de Évora: da afirmação da modernidade ao regresso à tradição",Caminhos e Identidades da Modernidade: 1910, o edifício Chiado em Coimbra,Coimbra,2009 (Conferência ou palestra).
44. Rodrigues, Paulo S; Souto, Maria H. “L’État libéral portugais et la formation à l'étranger de cadres techniques modernes (1851-1900)”,XXIII International Congress of History of Science and Technology, Symposium S-31: Les ingénieurs au service des princes et des Etats : un regard sur la mobilité professionnelle en Europe, XVIe-XXe siècle” ,Budapeste,2009 (Congresso).
45. Rodrigues, Paulo S; Conde, Antónia F; Soares, João. "Os Colégios da Universidade de Évora: recriação, evocação e capricho",Universidade de Évora, 450 Anos (1559-2009). Um Passado com Futuro ,Évora,2009 (Comunicação).
46. Rodrigues, Paulo S; Matos, Ana C.. “Les rapports des ingénieurs et des architectes au Portugal au XIXe siècle”,Colloque/Workshop Ingénieurs et Achitectes / Engineers and Architects (XVIII-XIX),Évora,2009 (Seminário).
47. Rodrigues, Paulo S. “O Património Edificado a norte do Tejo nos relatos dos viajantes estrangeiros (1800-1900)”,Viagens, Turismo e Património Cultural em Perspectiva Histórica,Évora,2008 (Conferência ou palestra).
48. Rodrigues, Paulo S. “A Tradição como fundamento da Modernidade: a defesa do património artístico religioso no tempo de D. Carlos”, ,Tradição & Modernidade. Arte Religiosa no Tempo de D. Carlos (1863-1908),Lisboa,2008 (Comunicação).
49. Rodrigues, Paulo S. “Da cidade como monumento ao património urbano”,Colóquio de Estudos do Património. O Património de Lisboa. Discursos e Práticas (Sécs. XIX e XX),Lisboa,2008 (Conferência ou palestra).
50. Rodrigues, Paulo S. “O Teatro Garcia de Resende”,A História do Monumento como História,Évora,2008 (Conferência ou palestra).
51. Rodrigues, Paulo S. “A Muralha, o Templo e o Aqueduto na tradição de Sertório construtor da Évora Romana (sécs. XVI-XIX)”,VII Congresso Internacional da APEC (Associação Portuguesa de Estudos Clássicos). Espaços e Paisagens. Antiguidade Clássica e Heranças Contemporâneas,,Évora,2008 (Congresso).
52. Rodrigues, Paulo S; Barata, Ana. “Da operacionalidade de fotografia como documento. Exemplos das colecções fotográficas da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian”,Fotografia e Património Arquitectónico: memória e documento,Lisboa,2008 (Comunicação).
53. Rodrigues, Paulo S. “A defesa, a conservação e a classificação dos monumentos históricos militares no reinado de D. Carlos”,XVIII Colóquio de História Militar, subordinado ao tema “Política Diplomática, Militar e Social do Reinado de D. Carlos no Centenário da Sua Morte”,Lisboa,2008 (Comunicação).
54. Rodrigues, Paulo S. “Estado Liberal e Restauro Monumental: um longo e difícil processo de institucionalização”,Jornadas de Arqueologia e Património da Associação dos Arqueólogos Portugueses,Lisboa,2007 (Conferência ou palestra).
55. Rodrigues, Paulo S. «“Dos arcos dos quartéis que foram já conventos” - Évora e a extinção das Ordens Religiosas»,Jornadas Académicas das Comemorações do Dia do Exército,Évora,2006 (Conferência ou palestra).
56. Rodrigues, Paulo S; Matos, Ana C.. “Património Urbano e Preservação da Memória”,Évora 20 Anos Depois. Património e Renovação Urbana: conhecer para intervir nas cidades Património Mundial”,Évora,2006 (Simpósio).
57. Rodrigues, Paulo S. “Évora Contemporânea”,Cidades Históricas e Turismo Cultural. O Caso de Évora, cidade Património Mundial,Lisboa,2006 (Conferência ou palestra).
58. Rodrigues, Paulo S. “O que é o Património?”,Gestão e Valorização do Património Cultural,Évora,2006 (Seminário).
59. Rodrigues, Paulo S. “O Passado é uma Cidade Ideal: um olhar sobre a patrimonização de Évora”,X Curso Livre de História da Arte do Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa,Lisboa,2006 (Conferência ou palestra).
60. Rodrigues, Paulo S. «La “forme artistique” du pays. L’ identité du Portugal dans l’ histoire de l’ art européenne (XIX et XX siècles)»,Séminaire du Groupe Anthropologie du Portugal. Images et Représentations du Portugal à l’étranger,Paris,2005 (Conferência ou palestra).
61. Rodrigues, Paulo S. “O Paradigma da Reconstituição. Restaurar no Século XIX”,4º Encontro do IPCR. A Formação e as Boas Práticas em Conservação e Restauro. Nos 40 anos da criação do Instituto José de Figueiredo,Lisboa,2005 (Conferência ou palestra).
62. Rodrigues, Paulo S. “O Terramoto e a Génese da Consciência de Património em Portugal”,Colóquio Internacional O Grande Terramoto de Lisboa. Ficar Diferente,Lisboa,2005 (Comunicação).
63. Rodrigues, Paulo S; Souto, Maria H. “Architecture and Engineering Practice in the second half of the nineteenth century”,Pride & Predesign – The Cutural Heritage and the Science of Design. 2nd International Meeting, Science of Design,Lisboa,2005 (Comunicação).
64. Rodrigues, Paulo S. “A Paisagem como Património”,Encontros A Escrita na Paisagem,Évora,2004 (Conferência ou palestra).
65. Rodrigues, Paulo S. “Património e Ordens Religiosas”,169 anos da Convenção de Evoramonte,Evoramonte,2003 (Conferência ou palestra).
66. Rodrigues, Paulo S. “The Debate Between Architects and Engineers in Portugal on the second half of the 19th Century: What is Architecture?”,Jogos de Identidade. Os Engenheiros, a Formação e a Acção,Évora,2003 (Comunicação).
67. Rodrigues, Paulo S. “Évora no Século XIX: Transformações Urbanas e Novas Tipologias”,Curso livre História e Património da Cidade de Évora,Évora,2003 (Conferência ou palestra).
68. Rodrigues, Paulo S. “Património Artístico de Lisboa,“A Cidade de Lisboa e a sua Memória. Edifícios e Espaços Urbanos”,Lisboa,2002 (Outra).
69. Rodrigues, Paulo S. “Património e Identidade Histórica no Portugal de Oitocentos”,O Centro de História da Arte apresenta os seus projectos ,Évora,2001 (Conferência ou palestra).
70. Rodrigues, Paulo S. “O Rossio de S. Brás na História Urbana de Évora dos séculos XIX e XX: projectos e prática municipal”,Évora,2001 (Conferência ou palestra).
71. Rodrigues, Paulo S. "Évora, urbanismo e arquitectura: os projectos para o bairro Cenáculo",O Século XX em Évora,Évora,2000 (Comunicação).
72. Rodrigues, Paulo S. «A arquitectura como “livro de pedra”: o valor didáctico dos monumentos históricos na primeira metade do século XIX», ,Alcipe e o Romantismo,Lisboa,1999 (Seminário).
73. Rodrigues, Paulo S. “As Artes Plásticas na 1ª Metade do Século XX”,Évora,1999 (Outra).
74. Rodrigues, Paulo S. “As Primeiras Vanguardas Artísticas”,Sines,1999 (Conferência ou palestra).
75. Rodrigues, Paulo S. “Cinatti e o restauro do templo romano de Évora”,O Centro de História da Arte apresenta os seus projectos,Lisboa,1998 (Conferência ou palestra).
76. Rodrigues, Paulo S. “A figuração da inocência: Josefa d’Óbidos e a pintura em Portugal no Século XVII”,Lisboa,1998 (Conferência ou palestra).
77. Rodrigues, Paulo S; André, Paula; Ferreira, Emília. “Arquitectura e Memória: museus e monumentos e cemitérios”,I Curso Livre de História da Arte: Arte e Quotidiano,Lisboa,1997 (Outra).
78. Rodrigues, Paulo S. “A Quinta do Duque em Alpriate, um exemplo da Arquitectura Neoclássica em Portugal”,Encontro Quintas do Concelho de Vila Franca de Xira,Vila Franca de Xira,1996 (Comunicação).

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Rodrigues, Paulo S. 11º Curso Sobre Ordens Militares. As Ordens Militares e o Sul da Paninsula Ibérica: A Criação de um Património: da nacionalização à valorização da Arte e da Arquitectura das Ordens Militares., 2012 (Extensão), promovido por Câmara Municipal de Palmela.
Duração: 2 dias. Local: Biblioteca Municipal de Palmela, Cidade: Palmela, Tipo de participação: Docente.
Organização em colaboração com o CIDHEUS da Universidade de Évora e nos dias 11 e 12 de Fevereiro. Intervenção a 11 de Fevereiro.
2. Rodrigues, Paulo S. O Colégio do Espírito Santo: de Colégio Jesuíta a Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora, 2011 (Outra), promovido por Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora.
Duração: 4 horas. Local: Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora, Cidade: Évora, Tipo de participação: Docente.
3. Rodrigues, Paulo S; Cardoso, Isabel L; Matos, Rute S; Carapinha, Aurora; Santos, Ilda M.; Barata, Ana. Paisagem e Património - Seminário Interdisciplinar de Investigação, 2011 (Especialização), promovido por CHAIA - Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora.
Duração: 17 horas. Local: Universidade de Évora, Cidade: Évora, Tipo de participação: Organizador.
4. Rodrigues, Paulo S. 1º Curso Internacional de Verão da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora, 2011 (Extensão), promovido por Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora.
Duração: 42 horas. Local: Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora, Cidade: Évora, Tipo de participação: Organizador.
5. Rodrigues, Paulo S. Restauro de Arquitectura, 2011 (Extensão), promovido por Associação Portuguesa de Estudos Clássicos.
Duração: 3 horas. Local: Universidade de Coimbra, Cidade: Coimbra, Tipo de participação: Docente.
6. Rodrigues, Paulo S. Lisboa, a Imagem da Cidade, 2011 (Outra), promovido por ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.
Duração: 3 horas. Local: ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
7. Rodrigues, Paulo S. Curso Livre de História da Arte e Património Artístico, 2010 (Especialização), promovido por Departamento de História da Universidade de Évora.
Duração: 50 horas. Local: Universidade de Évora, Cidade: Évora, Tipo de participação: Docente.
8. Rodrigues, Paulo S; André, Paula. As Variações da Pintura ou o Diálogo com o Passado , 2009 (Extensão), promovido por Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa.
Duração: 21 horas. Local: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
9. Rodrigues, Paulo S. A História do Monumento como História do Lugar, 2008 (Extensão), promovido por Departamento de História da Universidade de Évora.
Duração: 3 horas. Local: Palácio do Vimioso, Cidade: Évora, Tipo de participação: Docente.
10. Rodrigues, Paulo S; Câmara, Alexandra G.; Carapinha, Aurora. A Geografia do Azulejo Barroco no Sul de Portugal, 2005 (Extensão), promovido por CHAIA da Universidade de Évora.
Duração: 4 dias. Local: Universidade de Évora, Cidade: Évora, Tipo de participação: Organizador.
Evento realizado em associção com o Museu Nacional de Azlulejo.
11. Rodrigues, Paulo S; Vilar, Hermínia V. História e Património da Cidade de Évora, 2003 (Extensão), promovido por Departamento de História da Universidade de Évora.
Duração: 9 semanas. Local: Palácio do Vimioso, Cidade: Évora, Tipo de participação: Organizador.
12. Rodrigues, Paulo S. As Tendências Artísticas em Portugal na Segunda Metade , 2001 (Aperfeiçoamento), promovido por Associação dos Professores de História.
Duração: 4 semanas. Local: Escola Secundária David Mourão Ferreira, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.

Edição técnica
Technical edition
1. Rodrigues, Paulo S; Brigola, João; Tavares, André. Os Viajantes e o livro dos Museus,2010 (Livro).
2. Rodrigues, Paulo S. Garrett e as Artes. Actas do Ciclo de Conferências,2002 (Actas).

Organização de evento
Event organization
1. Rodrigues, Paulo S. Laboratório Colaborativo: dinâmicas urbanas, património, artes. Seminário de investigação, ensino e difusão. II,2017 (Seminário / Organização).
2. Rodrigues, Paulo S; André, Paula. Laboratório Colaborativo: dinâmicas urbanas, património e artes. Seminário de investigação, ensino e difusão I,2017 (Seminário / Organização).
3. Rodrigues, Paulo S; Manso, Maria D. I Seminário História, Arte e Diálogos Interculturais: Práticas e Representações.,2015 (Seminário / Organização).
4. Rodrigues, Paulo S; Manso, Maria D. II Seminário História, Arte e Diálogos Interculturais: Práticas e Representações.,2015 (Seminário / Organização).
5. Rodrigues, Paulo S; Almeida, Carmen; Nunes, Maria F; Matos, Ana C.; Candeias, António. Palácios e Dinâmicas Urbanas: Centros de Poder e de Conhecimento na Europa.,2015 (Congresso / Organização).
6. Rodrigues, Paulo S; André, Paula; Câmara, Alexandra G.; Murteira, Maria H. Seminário Internacional Património, Novas Tecnologias e Criatividade,2013 (Seminário / Organização).
7. Rodrigues, Paulo S; Matos, Rute S; Cardoso, Isabel L; Santos, Ilda M.; Carapinha, Aurora; Barata, Ana. Paisagem e Património. Seminário Interdisciplinar de Investigação,2012 (Seminário / Organização).
Línguas utilizadas no seminário: português, castelhano, inglês e françês.

8. Rodrigues, Paulo S; Câmara, Alexandra G.; Murteira, Maria H. Virtual Historic Cities: reinventing urban research,2010 (Oficina / Organização).
9. Rodrigues, Paulo S; Matos, Ana C.. Ingénieurs et Achitectes / Engineers and Architects (XVIII-XIX,2009 (Oficina / Organização).
10. Rodrigues, Paulo S; Matos, Ana C.; Almeida, Carmen. Évora Desaparecida. Fotografia e Património 1839 ... 1919,2007 (Exposição / Outra).
11. Rodrigues, Paulo S; Matos, Ana C.; Oliveira, Manuela. “Évora 20 Anos Depois. Património e Renovação Urbana: conhecer para intervir nas cidades Património Mundial”,2006 (Simpósio / Organização).
12. Rodrigues, Paulo S; Matos, Ana C.. Entre a Formação e a Acção. Os Engenheiros em Portugal no século XIX e início do século XX,2003 (Exposição / Curadoria).
13. Rodrigues, Paulo S; Olival, Fernanda. O Foral de Évora e o Devir Quinhentista,2001 (Simpósio / Organização).
14. Rodrigues, Paulo S. O Centro de História da Arte apresenta os seus projectos,2001 (Conferência / Organização).
15. Rodrigues, Paulo S; Branco, Regina. Sismos e Património,2000 (Simpósio / Organização).
16. Rodrigues, Paulo S. Garrett e as Artes,1998 (Conferência / Organização).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Concluídas
Completed
1. Maria de Lurdes Moura Lopes Esteves Brito, Estudo do fabrico e da degradação de azulejos portugueses históricos, 2017. Tese (História da Arte) - Universidade de Évora, Bolseiro(a) de Universidade de Évora (Co-orientador).
2. Alfredina de Jesus da Cunha Veiga, Estudo Arqueométrico de Pinturas a óleo sobre cobre dos séculos XVII/XVIII do Museu de Évora, 2016. Tese (Química) - Universidade de Évora, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador).
Orientador - Jorge Manuel Ginja Teixeira Co-orientador - Dora Maria Fonseca Martins Ginja Teixeira.
3. Genoveva Oliveira, Museus e Escolas: os serviços educativos dos museus de arte moderna e contemporânea., 2012. Tese (História da Arte) - Universidade de Évora (Co-orientador).
Orientador: João Carlos Pires Brigola. Classificação: 18 valores.
4. Ana Alexandra Rodrigues Carvalho, Diversidade Cultural e Museus no Século XXI: o Emergir de Novos Paradigmas, 2010. Tese (Museologia) - Universidade de Évora, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador).
Orientador: Filipe Themudo Barata.
5. Patrícia Delayti Telles, “Retrato entre baionetas: prestígio, política e saudade na pintura do retrato em Portugal e no Brasil entre 1804 e 1834”, 2010. Tese (História da Arte) - Universidade de Évora, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).
Co-orientação de Gonçalo de Vasconcelos e Sousa (Universidade Católica Portuguesa).
Em curso
Ongoing
1. Ana Cristina da Cunha Machado, Fitas adesivas em desenhos dos séculos XIX e XX. Contributo para história técnica e material da arte e sua conservação., 2018. Tese (História da Arte) - Universidade de Évora, Bolseiro(a) de Universidade de Évora (Co-orientador).
2. Silvana Raquel Vieira de Sousa, Arquitectura doméstica em Évora (séc. XIV-XVI)., 2018. Tese (História da Arte) - Universidade de Évora, Bolseiro(a) de Universidade de Évora (Orientador).
3. Gustavo Val-Flores, Arquitectura Palaciana em Évora Sécs. XVI-XVIII, 2018. Tese (História da Arte) - Universidade de Évora (Orientador).
4. Milene Carla Russo Trindade, Devoção, arte e técnica: Ex-votos fotográficos no Alentejo dos séculos XIX e XX, 2017. Tese (História da Arte) - Universidade de Évora, Bolseiro(a) de Universidade de Évora (Orientador).
5. José Manuel Valbom Gil, O Teatro Dom Roberto: uma forma popular tradicional na contemporaneidade, 2016. Tese (História da Arte) - Universidade de Évora (Co-orientador).
6. Custódia Maria Freixal Araújo, Pintura sécs. XVI-XVIII, 2016. Tese (História da Arte) - Universidade de Évora (Co-orientador).
7. Julia Zurbach Varela, Arquitectura, Sociedade e encomenda: as casas dos roceiros de S. Tomé e Principe na metrópole e o apogeu do ciclo do cacau (1880-1922), 2015. Tese (História da Arte) - Universidade de Évora, Bolseiro(a) de Universidade de Évora (Orientador).
8. Carmen Maria de Assunção Cangarato, Proposições Estéticas. Análise icónica de documentos gráficos para a convenção da sua (i)/materialidade e valor cultural: O caso da S.O.I.R. Joaquim António D´Aguiar (1915-2015), 2015. Tese (História da Arte) - Universidade de Évora (Orientador).
9. António Celso Hunyady Mangucci, Azulejaria Portuguesa; Iconografia; História da Ciência Arte em Portugal nos Séculos XVII e XVIII, 2014. Tese (História da Arte) - Universidade de Évora, Bolseiro(a) de Universidade de Évora (Co-orientador).
10. Ana Rita Penado Rodrigues, Amadeo de Souza-Cardoso no contexto da modernidade europeia: contributo para o conhecimento das suas conceções estéticas e plásticas, 2014. Tese (História da Arte) - Universidade de Évora (Co-orientador).
11. Ulrike Korber, A viagem dos artefactos: caracterização e estudo de um núcleo de peças lacadas luso-asiáticas dos séculos XVI e XVII, 2012. Tese (História da Arte) - Universidade de Évora (Orientador).
Co-orientação de Cristina Maria Barrocas Dias (Universidade de Évora).
12. José Wellington do Nascimento, A Coleção de Arte Africana do Museu Carlos Machado, 2012. Tese (História da Arte) - Universidade de Évora, Bolseiro(a) de Governo Regional dos Açores (Orientador).
Co-orientação de Maria Manuela Cantinho Pereira (Universidade de Lisboa).
13. Isabel Vaz Belchior, O Dr. Cayolla Zagalo e o Museu Diocesano de Arte Sacra do Funchal: a Protecção do Património Artístico da Ilha da Madeira entre 1934 e 1955, 2010. Tese (História da Arte) - Universidade de Évora (Co-orientador).
Orientador: Coutinho Gouveia.
14. Margarida José Vicente Pires Sanches Cavaco , Estudo do Mobiliário de Sacristia: arcazes, amitários e armários de encastrar, do século XVII, na região de Lisboa, 2008. Tese (História da Arte) - Universidade de Évora (Co-orientador).
Orientador: José Alberto Gomes Machado.


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Maria do Carmo Machado da Silva Marques, O Políptico da Vida da Virgem: proposta de reordenamento da obra e sua valorização no espaço da Catedral de Évora, 2012. Dissertação (Gestão e Valorização do Património Histórico e Cultural) - Universidade de Évora (Orientador).
Co-orientação de Rui Oliveira Lopes, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
2. Maria Nélia Castelo, Estágio na Casa dos Patudos, Museu de Alpiarça, 2012. Dissertação (Gestão e Valorização do Património Histórico e Cultural) - Universidade de Évora (Orientador).
Co-orientação de Nuno Prates, diretor da Casa dos Patudos, Museu de Alpiarça.
3. Márcia Quintas Carvalho, Narrativas Contemporâneas. Discursos em Museus de Arte Contemporânea, 2012. Dissertação (Museologia) - Universidade de Évora (Orientador).
4. Claudino Borges, Uma Proposta de valorização para o Museu de Resistência do Tarrafal - Santiago de Cabo Verde, 2012. Dissertação (Gestão e Valorização do Património Histórico e Cultural) - Universidade de Évora (Orientador).
5. Maria de Lurdes Pascoal Reis Vacas de Carvalho, Simão da Veiga ( 1878-1963) - Retrospectiva sobre o pintor e a sua obra, 2011. Dissertação (Gestão e Valorização do Património Histórico e Cultural) - Universidade de Évora (Orientador).
6. Rui Lobo, As influênciais orientais nos tapetes de Arraiolos, 2011. Dissertação (Museologia) - Universidade de Évora (Orientador).
7. Maria do Carmo Nunes de Oliveira, A Difusão do Estudo e Salvaguarda do Património: o caso da pintora Josefa d'Óbidos, 2011. Dissertação (Museologia) - Universidade de Évora (Orientador).
Co-orientadora: Cristina Dias (Química).
8. Junancy Wanderley , Os Guias de Évora do Séc. XX: Imagem, Fotografia e Património, 2010. Dissertação (Gestão e Valorização do Património Histórico e Cultural) - Universidade de Évora (Co-orientador).
Orientador: Manuel Patrocínio.
9. Teresa Rosa Silva , O Palacete dos Condes de Sampayo na Moita do Ribatejo: Conservação e Valorização Patrimonial, Mestrado de Gestão e Valorização do Património Cultural, 2010. Dissertação (Gestão e Valorização do Património Histórico e Cultural) - Universidade de Évora (Co-orientador).
Orientadora: Ana Cardoso de Matos.
10. Carla Sofia Caetano Barreiros , Inventário e Estudo da Colecção de Registos da Pousada dos Lóios, 2010. Dissertação (Gestão e Valorização do Património Histórico e Cultural) - Universidade de Évora, Bolseiro(a) de Fundação Eugénio de Almeida (Co-orientador).
Orientador: Antónia Fialho Conde.
11. Irina Coelho, De Praça a Praça - Praças de Toiros Portuguesas (1850-1950): Contributo para a sua salvaguarda e divulgação, 2010. Dissertação (Gestão e Valorização do Património Histórico e Cultural) - Universidade de Évora (Co-orientador).
Orientadora: Antónia Fialho Conde.
Em curso
Ongoing
1. Nuno António de Oliveira Prates, Da Casa a Museu: o colecionador José Relvas e a Casa dos Patudos, 2012. Dissertação (Museologia) - Universidade de Évora (Orientador).
2. Maria Madalena Espada de Torres Vaz Freire, A Colecção de Desenhos da Biblioteca Pública de Évora: Estudo e Inventário, 2011. Dissertação (Museologia) - Universidade de Évora (Co-orientador).
Orientador: José Alberto Gomes Machado.
3. Maria do Céu Franco Dez-Réis Grilo, Desenhos e esboços na colecção da Biblioteca Pública de Évora, 2009. Dissertação (Gestão e Valorização do Património Histórico e Cultural) - Universidade de Évora (Orientador).


Orientação de outra natureza
Other orientation
Concluídas
Completed
1. Jaylson Monteiro, Relatório estágio na Direcção Regional da Cultura de Lisboa e Vale do Tejo, 2010. Universidade de Évora (Orientador).


Outros Trabalhos
Other production
1. Rodrigues, Paulo S. Exame nacional de História da Cultura e das Artes, 2007.



Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Rodrigues, Paulo Simões; Neto, Maria João; Vítor Serrão; Lúcia Rosas; Clara Moura Soares; Fernando Grilo; Sérgio Campos Matos. Participação no júri de Rute Andreia Massano Rodrigues. Entre a salvaguarda e a destruição: a extinção das ordens religiosas em Portugal e as suas consequências para o património artístico dos conventos (1834-1868), 2017. Tese (História - Arte, Património e Restauro) - Universidade de Lisboa.
2. Rodrigues, Paulo Simões; Barata, Filipe Themudo; Machado, José Alberto Gomes; Carvalho, Ana; Pereira, Manuel Collares; Pereira, Fernando António Baptista; Jacobs, Marc. Participação no júri de Monalisa Maharjan. “Linking Heritage: Yenya Punhi Festival a Path to Reinforce Identity. The Kathmandu Experience, 2016. Tese (História da Arte) - Universidade de Évora.
3. Rodrigues, Paulo Simões; Câmara, Alexandra Gago da; Sandra Saldanha; Alexandre Pais; Susana Goulart; José Alberto Machado. Participação no júri de Duarte Nuno Chaves. As imagens de vestir na Procissão dos Terceiros: história, conceitos, tipologias e tradições - um legado patrimonial franciscano na ilha de São Miguel, Açores, séculos XVII a XIX, 2016. Tese (História da Arte) - Universidade de Évora.
4. Rodrigues, Paulo Simões; Raquel Henriques da Silva; Maria João Neto; António Lamas; António Nunes Pereira. Participação no júri de Mariana Pimentel Fragoso Schedel. Palácio da Pena 1839-1885 - Casa de D. Fernando de Saxe-Coburgo, morada e museu, 2016. Tese (História da Arte) - Universidade Nova de Lisboa.
5. Rodrigues, Paulo Simões; Câmara, Alexandra Gago da; Paulo Oliveira Ramos. Participação no júri de Manuel Almeida Carneiro. "Sine bene aedificaveris, bene habitareis". Entre a casa agrícola e a quinta de recreio no espaço rural do Porto (sécs. XVII-XIX), 2016. Tese (História - Estudos Avançados em Património) - Universidade Aberta.
6. Rodrigues, Paulo Simões. Participação no júri de Paula Simões. Guardiões da Paisagem - Os Montes Alentejanos. Lugares da Memória, 2015. Tese (Artes e Técnicas da Paisagem) - Universidade de Évora.
7. Rodrigues, Paulo Simões. Participação no júri de Hugo André de Almeida Vale Pereira. O Marquês de Sousa-Holstein e a criação da Galeria Nacional de Pintura, 2015. Tese (História da Arte) - Universidade Nova de Lisboa.
8. Rodrigues, Paulo Simões. Participação no júri de Agostinho Santos. Paleta Contemporânea ? Museu de Causas. Bases para um projecto museológico solidário: Eu e os Outros, 2015. Tese (Museologia) - Universidade do Porto.
9. Rodrigues, Paulo Simões; Neto, Maria João. Participação no júri de José Pedro Aboim Borges. Marques de Abreu: a fotografia e a edição fotográfica na defesa do património cultural, 2014. Tese (História da Arte) - Universidade Nova de Lisboa.
10. Rodrigues, Paulo Simões; Silva, Raquel Henriques da. Participação no júri de Adélia Maria Caldas Carreira. Lisboa de 1731 a 1830: da “Desordem” à “Ordem” do Espaço Urbano, , 2013. Tese (História da Arte) - Universidade Nova de Lisboa.
11. Rodrigues, Paulo Simões. Participação no júri de Armando Duarte Senra Martins. Studium uidendi, studium aedificandi em Enea Silvio Piccolomini, Papa Pio II, 2013. Tese (Literatura) - Universidade de Évora.
12. Rodrigues, Paulo Simões. Participação no júri de HELENA CRSITINA MARQUES DA SILVA PEDREIRINHO. A DEFESA DO PATRIMÓNIO IMÓVEL HISTÓRICO-ARTÍSTICO NO ESTADO NOVO. A CONTRIBUIÇÃO DA LEGISLAÇÃO PARA A DEFINIÇÃO DE UMA POLÍTICA PATRIMONIA, 2013. Tese (História) - Universidade Lusíada de Lisboa.
13. Rodrigues, Paulo Simões; Rodrigues, Nuno Simões; Varandas, Angélica; Avelar, Mário; Silva, Mário Jorge Ferreira. Participação no júri de Elsa Maria Carneiro Mendes. A cruz, o gládio e a espada: representação da história no cinema de Cecil B. DeMille (1881-1959), 2012. Tese (Estudos de Literatura e de Cultura (Estudos Americanos)) - Universidade de Lisboa.
Realizada a 23 de Outubro.
14. Rodrigues, Paulo Simões; Semedo, Alice; Padro, Carla; Charréu, Leonardo; Ferreira, Maria Emília; Machado, José Alberto Gomes. Participação no júri de Maria Genoveva Moreira Oliveira. Museus e Escolas: os serviços educativos dos museus de arte moderna e contemporânea, 2012.
Aprovada com a classificação final de 18 valores. Prova pública realizada no dia 24 de Fevereiro.


Mestrado
Master degree
1. Rodrigues, Paulo Simões; André, Paula. Participação no júri de Arlindo Potes . Os Painéis de Azulejos da Igreja do Convento do Bom Jesus de Monforte , 2016.  Dissertação (Empreendorismo e Estudos de Cultura) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.
2. Rodrigues, Paulo Simões; André, Paula. Participação no júri de Nádia Pais Antunes de Almeida Luís. Refuncionalização da Arquitectura. Abordagens Patrimoniais da Cidade, 2016.  Dissertação (Empreendorismo e Estudos de Cultura) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.
3. Rodrigues, Paulo Simões; André, Paula; Pina, Ana Maria Ferreira. Participação no júri de Maria Margarida Perdigão Festas Mariño Ucha. “Português Suave” e “Arquitetura Doce”: contributos para uma historiografia da arquitetura portuguesa, 2015.  Dissertação (História Moderna e Contemporânea) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.
4. Rodrigues, Paulo Simões. Participação no júri de António Manuel Amaro Rosa. Os pelourinhos da Lusitânia (1820-1974): do vandalismo oitocentista à reabilitação pelo Estado Novo, 2014.  Dissertação (Estudos do Património) - Universidade Aberta.
5. Rodrigues, Paulo Simões. Participação no júri de Patrícia Isabel Batista Leite. Falcoaria Real: Processo de Inclusão no Património Cultural Imaterial da UNESCO, 2013.  Dissertação (Museologia) - Universidade de Évora.
6. Rodrigues, Paulo Simões. Participação no júri de Carla Sofia Barco Barroseiro. Tesouros Humanos vivos e a Patrimonialização da Memória. Um olhar desde Arraiolos, 2013.  Dissertação (Museologia) - Universidade de Évora.
7. Rodrigues, Paulo Simões. Participação no júri de Custódia Maria Freixial Araújo. O Fresco de Monsaraz: o espelho social, artístico e político entre o Tejo e Odiana, em finais do século XV, 2013.  Dissertação (O Sul Ibérico e o Mediterrâneo - Estudos Árabes e História Medieval) - Universidade de Évora.
8. Rodrigues, Paulo Simões. Participação no júri de Nevena Markovic. Les enjeux d'une patrimonilisation de la mémoire de l'eau et de la terre: le cas d'îlot de Vido et île de Corfou en Grèce - le mythe et l'histoire des deux Odyssées, 2013.  Dissertação (Techniques, Patrimoine, Territoires de l'Industrie - ERASMUS MUNDUS) - Universidade de Évora.
9. Rodrigues, Paulo Simões. Participação no júri de Maria Antónia Valentim Ventura Ermitão Ferreira. Da Memória de Espaço Régio a Escola Prática de Artilharia – Um Património a Conhecer, Preservar e Valorizar, 2013.  Dissertação (Gestão e Valorização do Património Histórico e Cultural) - Universidade de Évora.
10. Rodrigues, Paulo Simões. Participação no júri de Rosária Maria Valadas Leal. Salvaguardar para Conhecer – Proposta de Criação de uma Reserva Arqueológica em Évora, 2013.  Dissertação (Arqueologia) - Universidade de Évora.
11. Rodrigues, Paulo Simões. Participação no júri de Patrícia Santos Batista. Monchique - Identidade e Património: Estratégias para o desenvolvimento local, 2013.  Dissertação (Museologia) - Universidade de Évora.
12. Rodrigues, Paulo Simões; Matos, Ana Cardoso de; Conde, Antónia Fialho; Barata, Filipe Themudo; Zuconni, Guido. Participação no júri de Isabel Lofita. L'Étude et la valorisation du Patrimoine Bâti de Benguela-Angola, 2012.  Dissertação (Techniques, Patrimoine, Territoires de l'Industrie - ERASMUS MUNDUS) - Universidade de Évora.
Classificação: 14 valores.
13. Rodrigues, Paulo Simões; Brigola, João; Carneiro, André; Filipe, Graça. Participação no júri de Luis Miguel Pinel Banha. A utilização dos audiovisuais num projecto de comunicação expositiva sobre um sítio arqueológico na exposição temporária "Quinta do Rouxinol: uma olaria romana"., 2012.  Dissertação (Museologia) - Universidade de Évora.
Realizada a 3 de Dezembro.
14. Rodrigues, Paulo Simões; Matos, Ana Cardoso de; Carapinha, Aurora; Conde, Antónia Fialho; Gouveia, António Camões. Participação no júri de Beatriz Susana Baptista Dinis. Convento de Santo António de Portalegre - uma proposta de valorização, 2012.  Dissertação (Gestão e Valorização do Património Histórico e Cultural) - Universidade de Évora.
Vogal, realizada a 24 de Junho.
15. Rodrigues, Paulo Simões; Barata, Filipe Themudo; Câmara, Alexandra Gago da. Participação no júri de Purificação Maria Pinela Pereira. Museu Virtual de Santa Margarida da Serra (Grândola), 2012.  Dissertação (Museologia) - Universidade de Évora.
Classificação: 18 valores.
16. Rodrigues, Paulo Simões; Patrocínio, Manuel Soares; Domingos, Nuno; Rocha, Leonor; Teixeira, Cláudia. Participação no júri de Rita Valente. Centro Interpretativo de Évora Romana, 2012.  Dissertação (Museologia) - Universidade de Évora.
Relatório de Estágio. Classificação: 17 valores.
17. Rodrigues, Paulo Simões; Gouveia, António Camões; Matos, Ana Cardoso de; Lourenço, Marta; Camacho, Clara. Participação no júri de Liliana Manuel Maia Pina. O Museu das Comunicações: contributos e perspectivas para uma proposta de gestão, 2012.  Dissertação (Museologia) - Universidade de Évora.
Classificação: 16 valores.
18. Rodrigues, Paulo Simões; Câmara, Alexandra Gago da. Participação no júri de Maria Elisabete Gromicho Serol. O campo de Santa Clara, em Lisboa: cidade, história e memória. Um roteiro cultural., 2012.  Dissertação (Estudos do Património) - Universidade Aberta.
Vogal Arguente.
19. Rodrigues, Paulo Simões; Brigola, João; Curvelo, Alexandra. Participação no júri de Rita Cid-Torres Portugal Azevedo. Relatório de Estágio no Serviço de Educação do Museu Nacional de Arte Antiga, 2012.  Dissertação (Museologia) - Universidade de Évora.
Classificação: 17 valores.
20. Rodrigues, Paulo Simões; Barata, Filipe Themudo; Dias, Cristina; Gouveia, António Camões; André, Paula. Participação no júri de Maria do Carmo Nunes de Oliveira . A arte da ciência ou a ciência da arte: uma proposta para divulgação online do estudo material das obras de Baltazar Gomes Figueira e Josefa de Ayalla, 2012.  Dissertação (Museologia) - Universidade de Évora.
Orientador, com co-orientação de Cristina Dias. Realizada a 24 de Junho. Classificação final de 19 valores.
21. Rodrigues, Paulo Simões; Carapinha, Aurora; Branco, Jorge Freitas. Participação no júri de Maria João Lança Pinto Alho. O Museu da Luz e a Reconstrução do Lugar. Objeto(s) de um percurso, 2012.  Dissertação (Museologia) - Universidade de Évora.
Presidente do júri. Realizada a 4 de Outubro. 18 valores.
22. Rodrigues, Paulo Simões; Matos, Ana Cardoso de; Conde, Antónia Fialho; Barata, Filipe Themudo; Bernardo, Maria Ana. Participação no júri de Ana Isabel Cachapa Candeias. Os Vestígios Patrimoniais da Actividade Oleira no Concelho de Viana do Alentejo., 2012.  Dissertação (Gestão e Valorização do Património Histórico e Cultural) - Universidade de Évora.
Classificação: 16 valores.
23. Rodrigues, Paulo Simões; Dias, Cristina; Candeias, António. Participação no júri de Ana Cristina Botelho da Silva Nóbrega. Museu Municipal de Faro. Estudo das Condições-Ambiente, 2011.  Dissertação (Museologia) - Universidade de Évora.
Presidente do Júri.
24. Rodrigues, Paulo Simões; António Camões Gouveia; Leandro, Sandra; Barata, Filipe Themudo; Pinharanda, João. Participação no júri de Margarida Alexandra Torres Mourato Pais Ribeiro. Museu de Arte Contemporânea de Elvas - Percurso Museológico, 2011.  Dissertação (Museologia) - Universidade de Évora.
Presidente.
25. Rodrigues, Paulo Simões; Oliveira, Jorge; Rocha, Leonor. Participação no júri de Paula Cristina Currais Morgado . Museu Municipal de Marvão: Colecções e Inventário, 2011.  Dissertação (Museologia) - Universidade de Évora.
Presidente do Júri.
26. Rodrigues, Paulo Simões; Brigola, João; Barata, Filipe Themudo. Participação no júri de Carla Marina Duarte Braz Ventura. O Palácio Nacional da Pena: história de uma instituição museológica, 2011.  Dissertação (Museologia) - Universidade de Évora.
Vogal Arguente.
27. Rodrigues, Paulo Simões; Abreu, Laurinda; Santos, Maria José Moutinho. Participação no júri de Duarte Nuno Tomé Guerreiro. Os Presos em Évora durante o Liberalismo: Realidade e Representações, 2011.  Dissertação (Políticas de Bem-Estar em Perspectiva:Evolução,Conceitos eActores(E.MUNDUS)) - Universidade de Évora.
Presidente do Júri.
28. Rodrigues, Paulo Simões; Matos, Ana Cardoso de; Souto, Maria Helena; Barata, Filipe Themudo; Garçon, Anne Françoise. Participação no júri de Claudia Donaji Jiménez Rodríguez. La fiesta que transforma a la ciudad industrial: Lisboa (Portugal), la Expo 98 y el "Parque de las Nacions" - Monterrey (Mexico), el Forum de las Culturas 2007 e el "Parque Fundidora", 2011.  Dissertação (Techniques, Patrimoine, Territoires de l'Industrie - ERASMUS MUNDUS) - Universidade de Évora.
Vogal.
29. Rodrigues, Paulo Simões; Matos, Ana Cardoso de; Barata, Filipe Themudo; Barros, Maria Filomena de; Garçon, Anne Françoise. Participação no júri de Jean-Baptiste Coulibaly. Sculpture et Culture Matérielle sur Bois chez les Toussian de l'Ouest du Burkina Faso, 2011.  Dissertação (Techniques, Patrimoine, Territoires de l'Industrie - ERASMUS MUNDUS) - Universidade de Évora.
Vogal arguente.
30. Rodrigues, Paulo Simões; Matos, Ana Cardoso de; Conde, Antónia Fialho. Participação no júri de Paulo Gabriel Falcão Silva Tavares. O Real Convento de São Domingos (Nossa Senhora da Consolação) de Abrantes: uma proposta de Salvaguarda e Valorização, 2011.  Dissertação (Gestão e Valorização do Património Histórico e Cultural) - Universidade de Évora.
Vogal Arguente.
31. Rodrigues, Paulo Simões; Matos, Ana Cardoso de; Conde, Antónia Fialho; Bernardo, Maria Ana; João, Maria Isabel. Participação no júri de Celeste Maria Almeida do Carmo Tomé Guerreiro. Valorização Patrimonial da Cerca do Convento de Nossa Senhora dos Remédios em Évora, 2011.  Dissertação (Gestão e Valorização do Património Histórico e Cultural) - Universidade de Évora.
Presidente do Júri.
32. Rodrigues, Paulo Simões; Sousa, Gonçalo Vasconcelos e; Câmara, Alexandra Gago da. Participação no júri de Ana Maria Magalhães Fernandes. O LEQUE DOS SÉCULOS XVIII-XIX NAS COLECÇÕES PORTUGUESAS , 2011. 
33. Rodrigues, Paulo Simões; Pereira, António Baptista; Arruda, Luísa. Participação no júri de Ana Cláudia Vespeira de Almeida. Da Cidade ao Museu e do Museu à Cidade: uma proposta de itinerário pela azulejaria de autor na Lisboa da Segunda Metade do Século XX, 2010.  Dissertação (Museologia) - Universidade de Lisboa.
34. Rodrigues, Paulo Simões; Pereira, João Nasi; Rocha, João. Participação no júri de Susana Ferreira. O Pátio de São Miguel: análise do complexo arquitectónico, 2010.  Dissertação (Arquitectura) - Universidade de Évora.
35. Rodrigues, Paulo Simões; Patrocínio, Manuel Soares; Machado, José Alberto Gomes. Participação no júri de Rafael Bezerra Carvão. A Eliminação dos Muxarabis, Rótulas e Gelosias do Brasil - um caso de dominação económica, 2010.  Dissertação (Gestão e Valorização do Património Histórico e Cultural) - Universidade de Évora.
36. Rodrigues, Paulo Simões; Brigola, João; Barata, Filipe Themudo. Participação no júri de Isabel da Conceição Almeida Pinto. Museu de Arte Contemporânea de Elvas: para o conhecimento do(s) seu(s) público(s)., 2010.  Dissertação (Museologia) - Universidade de Évora.
37. Rodrigues, Paulo Simões; Soares, João; Pereira, João Nasi. Participação no júri de Humberto Miguel Aguiar Pereira. Vazios Úteis. O Espaço Público de Évora, 2010.  Dissertação (Arquitectura) - Universidade de Évora.
38. Rodrigues, Paulo Simões; Câmara, Alexandra Gago da; Rocha, João; Pereira, João Nasi; Rodeia, João Belo. Participação no júri de Vítor Rocha. O Colégio do Espírito Santo no contexto da cultura arquitectónica jesuítica, 2010.  Dissertação (Arquitectura) - Universidade de Évora.
39. Rodrigues, Paulo Simões; Carapinha, Aurora; Jorge, Virgolino. Participação no júri de Gustavo Silva VAL-FLORES. O Paço Real de Évora: Apogeu e Declínio de um espaço régio, 2009.  Dissertação (Recuperação do Património Arquitectónico e Paisagístico) - Universidade de Évora.


Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
1. Membro de CAE - Comissão de Avaliação Externa da A3Es - Agência de Avaliação de Acreditação do Ensino Superior (área de História da Arte, Património e Estudos Artísticos), 2016, Universidade de Évora.
2. Membro do Painel de Museologia e História da Arte do Concurso de Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento da FCT - Fundação para a Ciência e ecnologia, 2016.
3. Programa especial de apoio à formação avançada de docentes do ensino superior politécnico - PROTEC, 2010, Fundação para a Ciência e a Tecnologia.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Keynote Speaker
Participation as Keynote Speaker
1. Through the Looking-Glass: Gaming Pre-Earthquake Lisbon, Posthuman Heritage and the Crisis of Humanities., 2016 (Conferência).
Nome do evento: Game-On 2016; Nome da Instituição: Eurosis - CICS.Nova - FCSH-UNL ; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. Arquiteturas da Alma: a Construção do Ermo dentro e fora da Cidade, 2017 (Seminário).
Nome do evento: Arquiteturas da Alma: a Construção do Ermo dentro e fora da Cidade; Nome da Instituição: DINÂMIA'CET, ICSTE, CHAIA, IEM/FCSH/UNL; Cidade do evento: Lisboa / ISCTE-Iul.
2. O património digital em contexto ibérico: entre a prática e a crítica., 2017 (Encontro).
Nome do evento: O património digital em contexto ibérico: entre a prática e a crítica.; Nome da Instituição: CHAIA, Sociedade de Geografia de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Sociedade de Geografia de Lisboa.
3. Género na Arte de Países Lusófonos. Corpo, Sexualidade, Identidade, Resistência, 2017 (Conferência).
Nome do evento: http://www.chaia.uevora.pt/uploads/events/files/a876941ae3078d98e1c68b1ed991adacbe643c31.pdf; Nome da Instituição: CHAIA, CICS-NOVA, ONVG, Direção Geral do Património Cultural, Universidade Lusófona; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa.
4. CROSS MEDIA ARTS 2016 ? 1st International Conference on Social Arts and Transdiciplinarity, 2017 (Congresso).
Nome do evento: http://www.chaia.uevora.pt/pt/event/232/xmedia-arts-2016.html; Nome da Instituição: CHAIA - Universidade de Évora; Escola de Artes - Universidade de Évora; CIAUD - Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa; CICSNOVA - Universidade Nova de Lisboa; Fundação Eugénio de Almeida; Cidade do evento: Évora / Fundação Eugénio de Almeida.
5. Lost and Transformed Cities: A Digital Perspective., 2016 (Encontro).
Nome do evento: https://lostcitiesconference2016.wordpress.com; Nome da Instituição: CHAIA - Universidade de Évora; IHC - Universidade Nova de Lisboa; CITCEM - Universidade do Porto; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
6. Palácios e Dinâmicas Urbanas: Espaços de Poder e Conhecimento na Europa, 2015 (Congresso).
Nome da Instituição: Câmara Municipal de Évora; Cidade do evento: Évora / Universidade de Évora.
7. D. Henrique e as Múltiplas Dimensões do Poder no Século XVI, 2012 (Congresso).
Nome do evento: Congresso Internacional D. Henrique e as Múltiplas Dimensões do Poder; Nome da Instituição: CIDHEUS da Universidade de Évora; Cidade do evento: Évora / Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora.
17 e 18 de Outubro.
8. Desenho e Imaginação, 2011 (Outra).
Nome do evento: Desenho e Imaginação; Nome da Instituição: Universidade de Évora (Escola das Artes / CHAIA); Cidade do evento: Évora / Escola das Artes da Universidade de Évora.
9. Virtual Historic Cities: Reinventing Urban Research, 2010 (Workshop).
Nome do evento: Virtual Historic Cities: Reinventing Urban Research; Nome da Instituição: CHAIA - Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora; Cidade do evento: Lisboa / Lisbon Welcome Centre - Associação de Turismo de Lisboa.

Participação como Moderador
Participation as Chairman
1. História da Cidade: novas fronteiras epistemológicas para o século XXI., 2012 (Congresso).
Nome do evento: IV Congresso História da Arte Portuguesa. Homenagem a José-Augusto França; Nome da Instituição: APHA - Associação Portuguesa dos Historiadores da Arte; Cidade do evento: Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian.
Proponente e coordenador da sessão. Realizada a 21 de Novembro (21-24 de Novembro).
2. Urban Morphology in the Portuguese Speaking Countries, 2012 (Congresso).
Nome do evento: PNUM2012; Nome da Instituição: Portuguese Network of Urban Morphology; Cidade do evento: Lisboa / ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (IUL).
A 5 de Julho (5 e 6 de Julho).
3. Conferência Internacional PNUM2012 - Portuguese Network of Urban Morphology. Urban Morphology in the Portuguese Speaking Countries, 2012 (Congresso).
Nome da Instituição: Portuguese Network of Urban Morphology.; Cidade do evento: Lisboa / ISCTE-IUL (Instituto Universitário de Lisboa).
Apresentação de poster. Datas: 5 e 6 de Julho.
4. Colloque International La Formation des ingénieurs à la Péninsule Ibérique: Promoteurs, Instituitions, manuels (XVIe-XXe siécles), 2012 (Conferência).
Nome da Instituição: Master Erasmus Mundus TPTI - Techniques, Patrimoine, Territoires de l'Industrie: gestion, valorisation et didactique; Cidade do evento: Évora / Universidade de Évora.
2 de Março. Organizado ainda pelo CIDEHUS da Universidade de Évora e pela Cátedra UNESCO - Técnica y Cultura.
5. "Dos Eremitérios da pobre vida ao Convento de S. Paulo de Serra d'Ossa", 2012 (Conferência).
Nome do evento: II Ciclo de Conferências Cultura a Sul:; Nome da Instituição: CIDEHUS - Universidade de Évora; Cidade do evento: Redondo / Câmara Municipal do Redondo.
21 de Abril.

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. Habitar a Cidade, Construir o Espaço Público. Arte Pública, 2012 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: Évora, Cidade Educadora. Ciclo de Debates; Nome da Instituição: Universidade de Évora; Cidade do evento: Évora / Condestável.
Organizado pelo CIDEHUS e Departamento de Filosofia da Universidade de Évora. 23 de Fevereiro.
2. I Seminário Contemporaneidade Vs. Antiguidade, 2011 (Seminário).
Nome do evento: I Seminário Contemporaneidade Vs. Antiguidade; Nome da Instituição: ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / ISCTE.
3. Évora 20 Anos Depois. Património e Renovação Urbana: conhecer para intervir nas cidades Património Mundial, 2006 (Outra).
Nome do evento: Évora 20 Anos Depois. Património e Renovação Urbana: conhecer para intervir nas cidades Património Mundial”,; Nome da Instituição: Universidade de Évora e Câmara Municipal de Évora; Cidade do evento: Évora / CCDR.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Rodrigues, Paulo Simões. Cadernos do Arquivo Municipal, desde 2014/06/01, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Câmara Municipal de Lisboa.
2. Rodrigues, Paulo Simões. Gardens and Landscapes of Portugal, desde 2013/05/22, Função ou tipo de participação: Corpo editorial.
3. Rodrigues, Paulo Simões; Silva, Raquel Henriques da; Semedo, Alice; Casaleiro, Pedro; Carvalho, Ana. MIDAS - Museus e Estudos Interdisciplinares, desde 2012/10/01, Função ou tipo de participação: Corpo editorial.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
94

Livros e capítulos
Books and book chapters
34
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
6
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
28
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
25
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
9
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
16
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
18
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
12
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
6
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
5
Jornais de notícias
Newspapers
3
Revistas
Magazines
2
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
12

Total
Produção técnica
Technical production
108

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
108

Total
Dados complementares
(Additional data)
112

Orientações
Orientations
34
Outros Trabalhos
Other production
1
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
53
Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
3
Participação em Eventos
Event participation
18
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
3


Outras informações relevantes
Coordenador da Rede Doutoral (Programa Doutoral FCT) HERITAS - Estudos de Património (Universidade de Évora e Universidade de Lisboa)


Visualizações do curriculum [ 11537 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 28-10-2019 às 05:53:14
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (8)
 Co-authors listed in Degóis