Curriculum Vitae

Patrícia Raquel da Silva Fernandes

Data da última atualização »Last update : 18/06/2019


Patrícia Raquel da Silva Fernandes. Professora Adjunta c/ Coordenação. Foi a responsável pelo pedido à A3ES e Coordenadora do Mestrado em Educação Especial, Domínio cognitivo e motor na ESE de Fafe, ano lectivo 2017/2018. Doutorada em Estudos da Criança, especialidade em Educação Especial pela Universidade do Minho em 2016. Publicou 4 artigos em revistas especializadas e 23 trabalhos em actas de eventos, co-autora de 20 capítulos de livros e autora de 4 livros já publicados. Participou em 4 eventos no estrangeiro e 56 em Portugal. Orientou 4 dissertações de Mestrado na área de Ciências da Educação, orientou 29 monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização na área de Ciências da Educação, Educação Especial, domínio cognitivo-motor e intervenção precoce. Recebeu 1 prémio e/ou homenagem. Entre 2012 e 2016 participou em 2 projectos de investigação, sendo que coordenou 1 destes. Nas suas actividades profissionais interagiu com 34 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Cronista no RV Jornal. Desde abril de 2017, colabora como Conselheira Editorial Internacional da Equipa Editorial do periódico Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar Brazilian Journal of Occupational Therapy (ISSN Impresso 0104-4931, ISSN Eletrônico 2238-2860), sendo também, autora e avaliadora do mesmo. Link Books: https://www.amazon.co.uk/s/ref=dp_byline_sr_book_1?ie=UTF8&text=Patr%C3%ADcia+Raquel+da+Silva+Fernandes&search-alias=books-uk&field-author=Patr%C3%ADcia+Raquel+da+Silva+Fernandes&sort=relevancerank


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=8381319222487369


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Patrícia Raquel da Silva Fernandes
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Fernandes, Patrícia Raquel da Silva
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
Universidade do Porto
Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade (CEPESE)
R. do Campo Alegre, 1055
4169-004 Porto
Portugal
Telefone: (+351)22 600 151
Fax: (+351)22 600 151
Correio electrónico: praquelinha@gmail.com
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2012-2016 Doutoramento
Phd
Doutoramento em Estudos da Criança - Educação Especial (3 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.

2010-2012 Mestrado
Master degree
IIº Ciclo de Estudos em Ciências da Educação - Educação Especial (2 anos » years) .
Universidade Católica Portuguesa, Portugal.

2005-2009 Licenciatura
Licentiate degree
Educação de Infância (4 anos » years) .
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2009-2010 Curso de curta duração
Short course
Língua Gestual Portuguesa.
Associação de Desenvolvimento e Formação, Portugal.

2008-2009 Curso de curta duração
Short course
Língua Gestual Portuguesa.
Associação de Desenvolvimento e Formação, Portugal.

2006-2006 Curso de curta duração
Short course
Educação infantil.
Universidade do Minho, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Escola Superior de Educação de Fafe
Fev/2018-Nov/2018 Coordenadora Mestrado Educação Especial

Escola Superior de Educação de Fafe
Set/2017-Nov/2018 Professora Adjunta c/ Coordenação

Facultad de Educación Social y Trabajo Social Pere Tarrés
Out/2018-Out/2018 Professor Adjunto c/ Coordenação

Universitat de Valencia
Abr/2018-Abr/2018 Professora Adjunta c/ Coordenação

Universidade do Minho
Jun/2012-Nov/2016 Investigadora Principal

FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS DO CENTRO REGIONAL DE BRAGA UCP
Abr/2015-Abr/2016 Assistente/Professora

Universidade do Minho
Set/2012-Out/2015 Investigadora Principal

RHT - Desenvolvimento Pessoal e Formação, Unipessoal, Lda
Set/2014-Jan/2015 Técnico Superior Principal

FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS DO CENTRO REGIONAL DE BRAGA UCP
Set/2013-Dez/2013 Assistente

Escola Superior de Educação de Fafe
Set/2008-Mai/2009 Estagiária Investigadora

Escola Superior de Educação de Fafe
Set/2007-Mai/2008 Estagiária Investigadora





Atividades de Ensino (Teaching activities)


Escola Superior de Educação de Fafe
Out/2018-Nov/2018
Curso»Academic program: Curso de Especialização em Educação Especial, domínio cognitivo-motor

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicopedagogia das NEE


Out/2018-Nov/2018
Curso»Academic program: Curso de Especialização em Educação Especial, domínio cognitivo-motor

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Perturbações no Domínio Cognitivo-Motor


Set/2018-Nov/2018
Curso»Academic program: Mestrado em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Perturbações no Domínio Cognitivo e Motor


Set/2018-Nov/2018
Curso»Academic program: Mestrado em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Tecnologias de Apoio e Comunicação Alternativa e Aumentativa




Universitat de Valencia
Abr/2018-Abr/2018
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Intervención trastornos voz y habla


Abr/2018-Abr/2018
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Auto-regulación y problemas de conducta


Abr/2018-Abr/2018
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Desarrollo habilidades comunicativas




Escola Superior de Educação de Fafe
Fev/2018-Jul/2018
Curso»Academic program: Mestrado Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Didática do Português


Fev/2018-Jul/2018
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação Social

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Intervenção Socioeducativa com Crianças e Jovens


Jun/2018-Jun/2018
Curso»Academic program: Pós-graduação em Educação Especial, Domínio Cognitivo-Motor

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicopedagogia das NEE


Abr/2018-Mai/2018
Curso»Academic program: Pós-graduação em Educação Especial, Domínio Cognitivo-Motor

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Perturbações no Domínio Cognitivo-Motor


Jan/2018-Fev/2018
Curso»Academic program: Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicopedagogia das Necessidades Educativas Especiais


Set/2017-Fev/2018
Curso»Academic program: Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Perturbações do Domínio Cognitivo-Motor
  • Educação Parental e Intervenção Precoce


Set/2017-Jan/2018
Curso»Academic program: Curso técnico superior profissional de Acompanhamento de Crianças e Jovens

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Observação e Análise de Práticas Educativas


Set/2017-Jan/2018
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação Básica

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Contextos Educativos e Práticas Profissionais


Set/2017-Jan/2018
Curso»Academic program: Mestrado Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Investigação Educacional I


Set/2017-Jan/2018
Curso»Academic program: Mestrado Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Prática de Ensino Supervisionada I






Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)


Escola Superior de Educação de Fafe
Fev/2018-Nov/2018
- Coordenadora Mestrado em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor


Jan/2018-Nov/2018
- Secretária do Conselho Técnico-Científico 2017-2018






Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)


Escola Superior de Educação de Fafe
Dez/2017-Nov/2018
Atividade realizada»Activity:

Secretária do Conselho Técnico-Científico 2017-2018






Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável
Participation as responsible Researcher
2012-2016
Diálogos sobre a Intervenção Precoce em Portugal e no Brasil: clarificação nacional e internacional sobre práticas profissionais -Dialogues on Early Intervention in Portugal and Brazil: national and international clarification on professional practices
Referência do projeto»Project reference: DEC.
Programa de Doutoramento
Parceiro(s)»Partners: Universidade do Minho.


Outro Tipo de Participação
Other kind of participation
2015-2016
Departamento de Relações Internacionais
Referência do projeto»Project reference: Colaboração.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Inglês (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Português (Bem), Inglês (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente).

Reading
Português (Bem), Inglês (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Português (Bem), Inglês (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Set/2017 - Actual Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade (CEPESE), Membro.
Investigadora .
Set/2017 - Actual Centro de Desenvolvimento Humano - CIEDH, Membro.
Mai/2015 - Actual EAECI - European Association on Early Childhood Intervention, Membro.
Set/2012 - Actual Centro de Investigação em Educação - CIEd, Membro.
Set/2012 - Actual International Association of Special Education - IASE, Membro.
Set/2012 - Actual Council for Exceptional Children Division of Intervention Special Education and Services - DISES, Membro.
Jun/2012 - Actual International Society of Early Intervention, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Paulo, Estrela; Pascoinho, João; Fernandes, Patrícia R. S; Martins, Rosa. 2018. Diálogos em Educação Especial. ed. 1, ISBN: 978-989-20-8393-3. Fafe: ESEF.
2. Fernandes, Patrícia R. S. 2018. Diálogos sobre a Intervenção Precoce. ed. 1, ISBN: 978-613-9-71842-9. MoreBooks: Novas Edições Acadêmicas.
3. Fernandes, Patrícia R. S. 2017. Sons, Silêncios: A Importância Da Musicoterapia Em Pessoas Com PEA. ISBN: 978-3-330-73810-2 . ed. 333, 1 vol., ISBN: 978-3-330-73810-2. Novas Edições Académicas: Novas Edições Académicas .
4. Fernandes, Patrícia R. S. 2014. Atas do I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação. ed. 1, ISBN: 978-989-98314-7-6. IEUL: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Santos, Daniela M; Fernandes, Patrícia R. S. 2018. A DANÇA NA INTERVENÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS COM PERTURBAÇÕES DO ESPETRO DO AUTISMO .  In Diálogos em Educação Especial, ed. Estrela Paulo, João Pascoinho, Patrícia Raquel da Silva Fernandes, & Rosa Martins, 12 - 12. ISBN: 978-989-20-8393-3. Fafe: Escola Superior de Educação de Fafe.
2. Martins, Mariline; Fernandes, Patrícia R. S. 2018. A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NO ENSINO REGULAR .  In Diálogos em Educação Especial, ed. Estrela Paulo, João Pascoinho, Patrícia Raquel da Silva Fernandes, & Rosa Martins, 34 - 34. ISBN: 978-989-20-8393-3. Fafe: Escola Superior de Educação de Fafe.
3. Faria, Sandra M; Fernandes, Patrícia R. S. 2018. A UTILIZAÇÃO DA HIPOTERAPIA COMO MEIO DE APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS COM PERTURBAÇÕES DO ESPETRO DO AUTISMO: ESTUDO DE CASO .  In Diálogos em Educação Especial, ed. Estrela Paulo, João Pascoinho, Patrícia Raquel da Silva Fernandes, & Rosa Martins, 39 - 39. ISBN: 978-989-20-8393-3. Fafe: Escola Superior de Educação de Fafe.
4. Teixeira, Lucília; Fernandes, Patrícia R. S. 2018. EFEITOS DA MUSICOTERAPIA NA COMUNICAÇÃO, SOCIALIZAÇÃO E IMAGINAÇÃO EM CRIANÇAS COM PERTURBAÇÃO DO ESPECTRO DO AUTISMO .  In Diálogos em Educação Especial, ed. Estrela Paulo, João Pascoinho, Patrícia Raquel da Silva Fernandes, & Rosa Martins, 30 - 30. ISBN: 978-989-20-8393-3. Fafe: Escola Superior de Educação de Fafe.
5. Rodrigues, Maria F; Fernandes, Patrícia R. S. 2018. O PAPEL DA FAMÍLIA E DO EDUCADOR DE INFÂNCIA NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR.  In Diálogos em Educação Especial, ed. Estrela Paulo, João Pascoinho, Patrícia Raquel da Silva Fernandes, & Rosa Martins, 45 - 45. ISBN: 978-989-20-8393-3. Fafe: Escola Superior de Educação de Fafe.
6. Ferreira, Maria A; Fernandes, Patrícia R. S. 2018. AS TERAPIAS COMPLEMENTARES EM CRIANÇAS E JOVENS COM PERTURBAÇÕES DO ESPECTRO DO AUTISMO.  In Diálogos em Educação Especial, ed. Estrela Paulo, João Pascoinho, Patrícia Raquel da Silva Fernandes, & Rosa Martins, 31 - 31. ISBN: 978-989-20-8393-3. Fafe: Escola Superior de Educação de Fafe.
7. Xavier, Miguel; Fernandes, Patrícia R. S. 2018. A MÚSICA NA INCLUSÃO DOS ALUNOS COM PERTURBAÇÕES DO ESPETRO DO AUTISMO .  In Diálogos em Educação Especial, ed. Estrela Paulo, João Pascoinho, Patrícia Raquel da Silva Fernandes, & Rosa Martins, 36 - 36. ISBN: 978-989-20-8393-3. Fafe: Escola Superior de Educação de Fafe.
8. Assunção, Mónica; Fernandes, Patrícia R. S. 2018. INCLUSÃO E DESAFIOS DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS - A CRIANÇA COM AUTISMO - ESTUDO DE CASO EM CRECHE.  In Diálogos em Educação Especial, ed. Estrela Paulo, João Pascoinho, Patrícia Raquel da Silva Fernandes, & Rosa Martins, 37 - 37. ISBN: 978-989-20-8393-3. Fafe: Escola Superior de Educação de Fafe.
9. Pinto, Odete; Fernandes, Patrícia R. S. 2018. A IMPORTÂNCIA DA TERAPIA ASSISTIDA COM CÃES NO COMPORTAMENTO SOCIAL E AFETIVO NAS PERTUBAÇÕES DO ESPECTRO DO AUTISMO .  In Diálogos em Educação Especial, ed. Estrela Paulo, João Pascoinho, Patrícia Raquel da Silva Fernandes, & Rosa Martins, 38 - 38. ISBN: 978-989-20-8393-3. Fafe: Escola Superior de Educação de Fafe.
10. Fernandes, Patrícia R. S. 2018. INCLUSION: CHALLENGE THE LIMITS, REDUCE THE DIFERENCES.  In CROSSCUT 2018 International Congress of Cross-Curricular Teaching Curriculum Flexibility and innovation, ed. Isabel Carvalho Viana, Ana Margarida Teixeira, Ana Maria Serrano, Carlos Silva, Isabel Candeias, Joana Sousa, José Carlos Morgado, Luís de Miranda Correia, Maria José Magalhães, Teresa Vilaça, 35 - 35. ISBN: 978-972-8952-53-2. IE Universidade do Minho: Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC).
11. Guimarães, Mariana A; Fernandes, Patrícia R. S. 2018. ADAPTAÇÃO PARENTAL A CRIANÇAS PORTADORAS DE SÍNDROME DE DOWN .  In Diálogos em Educação Especial, ed. Estrela Paulo, João Pascoinho, Patrícia Raquel da Silva Fernandes, & Rosa Martins, 34 - 34. ISBN: 978-989-20-8393-3. Fafe: Escola Superior de Educação de Fafe.
12. Gomes, Maria M; Fernandes, Patrícia R. S. 2018. DEFICIÊNCIA MENTAL E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA.  In Diálogos em Educação Especial, ed. Estrela Paulo, João Pascoinho, Patrícia Raquel da Silva Fernandes, & Rosa Martins, 32 - 32. ISBN: 978-989-20-8393-3. Fafe: Escola Superior de Educação de Fafe.
13. Santos, Maria M; Fernandes, Patrícia R. S. 2018. AS EMOÇÕES PARENTAIS FACE À PERTURBAÇÃO DO ESPECTRO DO AUTISMO: UM ESTUDO DE CASO .  In Diálogos em Educação Especial, ed. Estrela Paulo, João Pascoinho, Patrícia Raquel da Silva Fernandes, & Rosa Martins, 34 - 34. ISBN: 978-989-20-8393-3. Fafe: Escola Superior de Educação de Fafe.
14. Ferreira, Esperança F; Fernandes, Patrícia R. S. 2018. ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE ALUNOS COM DIFICULDADES E PERTURBAÇÕES DE APRENDIZAGEM.  In Diálogos em Educação Especial, ed. Estrela Paulo, João Pascoinho, Patrícia Raquel da Silva Fernandes, & Rosa Martins, 24 - 24. ISBN: 978-989-20-8393-3. Fafe: Escola Superior de Educação de Fafe.
15. Ramos, Fernanda; Fernandes, Patrícia R. S. 2018. ESTIMULAÇÃO SENSORIAL/SNOEZELEN COMO INTERVENÇÃO NAS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS.  In Diálogos em Educação Especial, ed. Estrela Paulo, João Pascoinho, Patrícia Raquel da Silva Fernandes, & Rosa Martins, 25 - 25. ISBN: 978-989-20-8393-3. Fafe: Escola Superior de Educação de Fafe.
16. Pires, Ana C; Fernandes, Patrícia R. S. 2018. A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS PARA O DESENVOLVIMENTO GLOBAL DAS CRIANÇAS COM TRISSOMIA 21: PERCEÇÃO DOS PROFESSORES DO 2.º/3.º CICLO E DE EDUCAÇÃO ESPECIAL.  In Diálogos em Educação Especial, 16 - 16. ISBN: 978-989-20-8393-3. Fafe: Escola Superior de Educação de Fafe.
17. Carvalho, Ana C. V; Fernandes, Patrícia R. S. 2018. A INTERAÇÃO COM CAVALOS COMO FACILITADORA DAS APRENDIZAGENS DE ALUNOS COM DIFICULDADES INTELECTUAIS E DESENVOLVIMENTAIS: ESTUDO DE CASO .  In Diálogos em Educação Especial, ed. Estrela Paulo, João Pascoinho, Patrícia Raquel da Silva Fernandes, & Rosa Martins, 19 - 19. ISBN: 978-989-20-8393-3. Fafe: Escola Superior de Educação de Fafe.
18. Magalhães, Maria M; Fernandes, Patrícia R. S. 2018. INTERVENÇÃO PRECOCE – DA REFERENCIAÇÃO À INTERVENÇÃO – RESPOSTA ATEMPADA? PERSPETIVA DOS PROFISSIONAIS E DA FAMÍLIA .  In Diálogos em Educação Especial, ed. Estrela Paulo, João Pascoinho, Patrícia Raquel da Silva Fernandes, & Rosa Martins, 9 - 9. ISBN: 978-989-20-8393-3. Fafe: Escola Superior de Educação de Fafe.
19. Varanda, Ester; Fernandes, Patrícia R. S. 2018. PERCEÇÃO DOS PROFISSIONAIS SOBRE O PROCESSO DE TRANSIÇÃO DA INTERVENÇÃO PRECOCE PARA O 1.º CICLO.  In Diálogos em Educação Especial, ed. Estrela Paulo, João Pascoinho, Patrícia Raquel da Silva Fernandes, & Rosa Martins, 10 - 10. ISBN: 978-989-20-8393-3. Fafe: Escola Superior de Educação de Fafe.
20. Rocha, Rossana; Fernandes, Patrícia R. S. 2018. A INCLUSÃO DE ALUNOS COM PERTURBAÇÃO DO ESPECTRO DO AUTISMO NA SALA DE AULA .  In Diálogos em Educação Especial, ed. Estrela Paulo, João Pascoinho, Patrícia Raquel da Silva Fernandes, & Rosa Martins, 39 - 39. ISBN: 978-989-20-8393-3. Fafe: Escola Superior de Educação de Fafe.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Fernandes, Patrícia R. S. 2018. "INTERVENÇÃO PRECOCE: UMA REVISÃO DA LITERATURA ENTRE PORTUGAL E BRASIL ", Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade 5, 9: 134 - 164.
2. Fernandes, Patrícia R. S; Serrano, Ana M. S. P. H; Barba, Patrícia D. 2016. "DIÁLOGOS SOBRE A INTERVENÇÃO PRECOCE", Journal of Research in Special Educational Needs 16, s1: 373 - 377.
3. Fernandes, Patrícia R. S. 2016. "MUSICOTERAPIA E PERTURBAÇÃO DO ESPETRO DO AUTISMO", Journal of Research in Special Educational Needs 16, s1: 725 - 730.
4. Fernandes, Patrícia R. S. 2015. "Sons e Silêncios: A Importância da Musicoterapia em Indivíduos com Perturbação do Espetro do Autismo ", Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, v.2, n. 3, jan.-jun. 2015 2, 3: 18 - 38.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Mendes, Sara; Oliveira, Íris M; Mateus, Cristina; Noronha-Sousa, Dulce; Paulo, Estrela; Martins, Rosa; Fernandes, Patrícia R. S. 2018. "Envolvimento afetivo na escola e desempenho académico: Estudo preliminar no 2.º ano de escolaridade.", Trabalho apresentado em III COLÓQUIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA EDUCAÇÃO, In Infância(s) e Juventude(s) na Sociedade e Educação Contemporâneas, Braga.
2. Oliveira, Íris M; Mateus, Cristina; Noronha-Sousa, Dulce; Paulo, Estrela; Martins, Rosa; Fernandes, Patrícia R. S. 2018. "Cuidados Metodológicos na Investigação com Crianças", Trabalho apresentado em III COLÓQUIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA EDUCAÇÃO, In Childhood (s) and Youth(s) in the Society and Contemporary Education, Braga .
3. Noronha-Sousa, Dulce; Fernandes, Patrícia R. S. 2018. "Contextos Educativos: Brincar porquê e para quê?", Trabalho apresentado em III COLÓQUIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA EDUCAÇÃO, In Childhood (s) and Youth(s) in the Society and Contemporary Education, Braga .
4. Fernandes, Patrícia R. S. 2018. "INCLUSION: CHALLENGE THE LIMITS, REDUCE THE DIFERENCES", Trabalho apresentado em CROSSCUT 2018 International Congress of Cross-Curricular Teaching Curriculum Flexibility and innovation, In CROSSCUT 2018 International Congress of Cross-Curricular Teaching Curriculum Flexibility and innovation, Guimarães.
5. Fernandes, Patrícia R. S; Serrano, Ana M. S. P. H; Barba, Patrícia D; Marini, Bruna P. R. 2016. "Dialogues on Early Intervention Between Portugal and Brazil", Trabalho apresentado em International Society on Early Intervention Conference-“Children’s Rights and Early Intervention” Held in conjuction with Stockholm University Conference location: Stockholm, Sweden, In Dialogues on Early Intervention Between Portugal and Brazil, Stockholm, Sweden.
6. Marini, Bruna P. R; Lourenço, Mariane C; Barba, Patrícia D; Fernandes, Patrícia R. S. 2016. "Práticas e modelos de Intervenção Precoce no Brasil: um estudo de Revisão sistemática integrativa da literatura", Trabalho apresentado em XII Congresso Nacional de Intervenção Precoce, In Práticas recomendadas para a Intervenção Precoce na Infância , Lisboa.
7. Fernandes, Patrícia R. S; Serrano, Ana M. S. P. H; Barba, Patrícia D. 2015. "Intervenção Precoce: clarificação Portugal e Brasil", Trabalho apresentado em 8th Inclusive and Supportive Education Congress - ISEC2015 Lisbon Equidade e Inclusão em Educação, In 8th Inclusive and Supportive Education Congress - ISEC2015 Lisbon "Equidade e Inclusão em Educação, Lisboa.
8. Fernandes, Patrícia R. S. 2015. "Musicoterapia e Perturbação do Espetro do Autismo", Trabalho apresentado em 8th Inclusive and Supportive Education Congress - ISEC2015 Lisbon Equidade e Inclusão em Educação, In 8th Inclusive and Supportive Education Congress - ISEC2015 Lisbon Equidade e Inclusão em Educação, Lisboa.
9. Fernandes, Patrícia R. S; Serrano, Ana M. S. P. H; Barba, Patrícia D. 2015. "Diálogos sobre a intervenção precoce", Trabalho apresentado em 8th Inclusive and Supportive Education Congress - ISEC2015 Lisbon Equidade e Inclusão em Educação, In 8th Inclusive and Supportive Education Congress - ISEC2015 Lisbon Equidade e Inclusão em Educação, Lisboa.
10. Fernandes, Patrícia R. S; Serrano, Ana M. S. P. H. 2014. "Early intervention: interpretation of professional practices", Trabalho apresentado em Braga 2014 EMBRACING INCLUSIVE APPROACHES: The voice and vision of special education, In Early intervention: interpretation of professional practices, Braga.
11. Fernandes, Patrícia R. S; Ponte, Filomena E. F. B.. 2014. "THE IMPORTANCE OF MUSIC THERAPY IN INDIVIDUALS WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER", Trabalho apresentado em 2nd Internacional Congresso of Educacional Sciences AMD Development, In THE IMPORTANCE OF MUSIC THERAPY IN INDIVIDUALS WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER, Granada.
12. Fernandes, Patrícia R. S; Serrano, Ana M. S. P. H; Barba, Patrícia D. 2014. "INTERVENÇÃO PRECOCE EM PORTUGAL E NO BRASIL: CLARIFICAÇÃO NACIONAL E INTERNACIONAL SOBRE PRÁTICAS PROFISSIONAIS", Trabalho apresentado em Congresso Brasileiro de Educação Especial, In Anais do Congresso Brasileiro de Educação Especial, Campinas SP Brasil.
13. Fernandes, Patrícia R. S. 2014. "Sons e silêncios: a importância da musicoterapia em indivíduos com transtorno do espetro do autismo", Trabalho apresentado em I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação, In Atas do I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação, Lisboa.
14. Fernandes, Patrícia R. S. 2013. "Sons e silêncios: a importância da musicoterapia em indivíduos com PEA", Trabalho apresentado em I Congresso de Educação Especial: Intervenção, Inovação e Empreendedorismo Social, In I Congresso de Educação Especial: Intervenção, Inovação e Empreendedorismo Social, Alfândega da Fé.
15. Fernandes, Patrícia R. S. 2013. "A importância da Musicoterapia no tratamento de indivíduos com a perturbação do espectro do autismo", Trabalho apresentado em I Seminário Educa e Alerta, In I Seminário Educa e Alerta, Barcelos.
16. Fernandes, Patrícia R. S; Serrano, Ana M. S. P. H. 2013. "Diálogos sobre a Intervenção Precoce em Portugal e no Brasil: clarificação nacional e internacional sobre práticas profissionais", Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galeco - Português de Psicopedagogia, Universidade do Minho, Braga, In Diálogos sobre a Intervenção Precoce em Portugal e no Brasil: clarificação nacional e internacional sobre práticas profissionais, Braga.
17. Fernandes, Patrícia R. S. 2013. "Importância da Musicoterapia em indivíduos com PEA", Trabalho apresentado em I Congresso Internacional de "Psicologia, Educação e Cultura", In Importância da Musicoterapia em indivíduos com PEA, Vila Nova de Gaia.
18. Fernandes, Patrícia R. S. 2013. "Importância da Musicoterapia em indivíduos com TEA", Trabalho apresentado em I Congresso Internacional dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação, In Importância da Musicoterapia em indivíduos com TEA, Lisboa.
19. Fernandes, Patrícia R. S. 2013. "Sons e Silêncios: A importância da Musicoterapia em indivíduos com Perturbação do Espectro do Autismo", Trabalho apresentado em III Congresso Internacional "Educação Inclusiva e Equidade", In Sons e Silêncios: A importância da Musicoterapia em indivíduos com Perturbação do Espectro do Autismo, Almada.
20. Fernandes, Patrícia R. S; Serrano, Ana M. S. P. H. 2013. "Diálogos sobre a Intervenção Precoce em Portugal e no Brasil: clarificação nacional e internacional sobre práticas profissionais", Trabalho apresentado em III Congresso Internacional "Educação Inclusiva e Equidade", In Diálogos sobre a Intervenção Precoce em Portugal e no Brasil: clarificação nacional e internacional sobre práticas profissionais, Almada.
21. Fernandes, Patrícia R. S. 2012. "Sons e Silenciamentos: A importância da Musicoterapia em indivíduos com Perturbação do Espetro do Autismo", Trabalho apresentado em II Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contexto Educativo, In II Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contexto Educativo, Braga.
22. Fernandes, Patrícia R. S. 2012. "Sounds and silences: autism spectrum disorders", Trabalho apresentado em 21 st annual world congress on learning disabilities, In 21 st annual world congress on learning disabilities, Oviedo.
23. Fernandes, Patrícia R. S. 2012. "A importância da musicoterapia em indivíduos com pertubações do espetro do autismo", Trabalho apresentado em II jornadas de educação especial , In II jornadas de educação especial , Braga.

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Fernandes, Patrícia R. S. 23 nov. 2017. "Língua Gestual Portuguesa" RVJornal, 1 - 2.
2. Fernandes, Patrícia R. S. 09 nov. 2017. "Síndrome de Tourette: o que é?" RVJornal, 1 - 2.
3. Fernandes, Patrícia R. S. 26 out. 2017. "Greve!" RVJornal, 1 - 2.
4. Fernandes, Patrícia R. S. 12 out. 2017. "Educação Especial" RVJornal, 1 - 2.
5. Fernandes, Patrícia R. S. 27 jul. 2017. "Subsídio de Educação Especial versus Princípio da Igualdade" RVJornal, 1 - 2.
6. Fernandes, Patrícia R. S. 13 jul. 2017. "Algo vai mal no M(in)istério da Educação!" RVJornal, 1 - 2.
7. Fernandes, Patrícia R. S. 29 jun. 2017. "Modelo Touchpoints – princípios e pressupostos parentais" RVJornal, 1 - 2.
8. Fernandes, Patrícia R. S. 22 jun. 2017. "Muito esquece a quem não sabe!" RVJornal , 1 - 2.
9. Fernandes, Patrícia R. S. 01 jun. 2017. "A propósito da “Conferência Parlamentar sobre Intervenção Precoce e Inclusão”" RVJornal, 1 - 2.
10. Fernandes, Patrícia R. S. 11 maio 2017. "Número de Alunos com Necessidades Educativas Especiais volta a aumentar" RVJornal, 1 - 2.
11. Fernandes, Patrícia R. S. 27 abr. 2017. "Indiscutivelmente, a Depressão está aí!" RV Jornal , 1 - 2.
12. Fernandes, Patrícia R. S. 13 abr. 2017. "Acendam-se as luzes de AZUL, pois de AUTISMO se fala!" RV Jornal , 1 - 2.
13. Fernandes, Patrícia R. S. 30 mar. 2017. "SÍNDROME DE DOWN - A (In) Capacidade do Cromossoma 21" RVJornal , 1 - 2.
14. Fernandes, Patrícia R. S. 16 mar. 2017. "BULLYING: O Limite do (Des) Respeito ao Outro!" RV Jornal , 1 - 2.
15. Fernandes, Patrícia R. S. 02 mar. 2017. "DIA MUNDIAL DAS DOENÇAS RARAS (RARE DISEASE DAY)" RV Jornal, 1 - 2.
16. Fernandes, Patrícia R. S. 23 fev. 2017. "Mas o que é isso da Síndrome de Asperger?" RV Jornal , 1 - 2.
17. Fernandes, Patrícia R. S. 16 fev. 2017. "Intervenção Precoce" RV Jornal, 1 - 2.
18. Fernandes, Patrícia R. S. 29 jul. 2015. "Musicoterapia e Perturbação do Espetro do Autismo" Journal of Research in Special Educational Needs (JORSEN), 1 - 15.
19. Fernandes, Patrícia R. S; Serrano, Ana M. S. P. H; Barba, Patrícia D. 29 jul. 2015. "Diálogos sobre a Intervenção Precoce" Journal of Research in Special Educational Needs (JORSEN), 1 - 15.



Produto sem registo ou patente
Product without patent or official record
1. Fernandes, Patrícia R. S. Diálogos sobre a Intervenção Precoce em Portugal e no Brasil: Clarificação Nacional e Internacional sobre Práticas Profissionais,2016.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Outra.
2. Fernandes, Patrícia R. S. Sons e Silêncios: A importância da Musicoterapia em indivíduos com Perturbação do Espectro do Autismo,2012.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Outra.

Trabalho técnico
Technical work
1. Fernandes, Patrícia R. S. Propostas de alteração ao Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro, alterado pela Lei n.º 21/2008, de 12 de maio,2016 (Parecer).

Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Fernandes, Patrícia R. S. A MUSICOTERAPIA E A PERTURBAÇÃO DO ESPECTRO DO AUTISMO TESTEMUNHOS REAIS E INCLUSIVOS!,Congresso Internacional As Artes na Educação Especial: teorias, metodologias e práticas sociais, culturais e educativas para a inclusão.,Vila Nova de Famalicão ,2019 (Conferência ou palestra).
2. Fernandes, Patrícia R. S; Noronha-Sousa, Dulce. CONTEXTOS EDUCATIVOS: BRINCAR PORQUÊ E PARA QUÊ? ,IIICICSE Infância(s) e Juventude(s) na Sociedade e Educação Contemporâneas,Braga,2018 (Comunicação).
3. Fernandes, Patrícia R. S. Educação Especial, Realidade & Desafios,Educação Especial, Realidade & Desafios,Fafe,2018 (Conferência ou palestra).
4. Fernandes, Patrícia R. S. A EDUCAÇÃO EMOCIONAL EM CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS,Educação Emocional no Contexto Educativo da Educação Pré-Escolar,Póvoa de Lanhoso,2017 (Conferência ou palestra).
5. Fernandes, Patrícia R. S. Diálogos sobre a Intervenção Precoce: Clarificação Nacional e Internacional sobre práticas profissionais,I Seminário da ELI de Mogadouro, Um novo olhar sobre a Intervenção Precoce,Mogadouro,2016 (Seminário).
6. Fernandes, Patrícia R. S. Intervenção Precoce,I Congresso Multidisciplinar e V jornadas científicas,Huíla,2015 (Congresso).
7. Fernandes, Patrícia R. S. Bullying,Sessão de esclarecimento aos pais dos alunos da Casa do Pessoal do Hospital S. João de Deus,Vila Nova de Famalicão,2015 (Comunicação).
8. Fernandes, Patrícia R. S. Musicoterapia como estratégia de intervenção,Seminário,Braga,2013 (Seminário).
9. Fernandes, Patrícia R. S. Importância da Musicoterapia em indivíduos com TEA,I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação,Lisboa,2013 (Comunicação).
10. Fernandes, Patrícia R. S. Importância da Musicoterapia em indivíduos com PEA,I Congresso Internacional de “Psicologia, Educação e Cultura”,Vila Nova de Gaia,2013 (Comunicação).
11. Fernandes, Patrícia R. S. A importância da Musicoterapia em indivíduos com Transtorno do Espetro do Autismo,VIII Congresso Neurociências & Educação Especial,Viseu,2013 (Comunicação).
12. Fernandes, Patrícia R. S. A Importância da Musicoterapia em indivíduos com Transtorno do Espetro do Autismo,III Congresso Internacional “Educação Inclusiva e Equidade,Lisboa,2013 (Comunicação).

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Fernandes, Patrícia R. S. Musicoterapia e Perturbação do Espetro do Autismo, 2015 (Extensão), promovido por RHT, Desenvolvimento e Formação Pessoal.
Duração: 4 horas. Local: Rua Da Fabrica, nº 38, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
2. Fernandes, Patrícia R. S. Intervenção Precoce: interpretação das práticas profissionais, 2015 (Extensão), promovido por Universidade Católica Portuguesa.
Duração: 2 horas. Local: Braga, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente.
3. Fernandes, Patrícia R. S. Musicoterapia e Perturbação do Espetro do Autismo, 2014 (Extensão), promovido por RHT - Desenvolvimento Pessoal e Formação, Unipessoal, Lda.
Duração: 4 horas. Local: Rua da Fábrica, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.

Relatório de investigação
Technical report
1. Fernandes, Patrícia R. S. Relatório de Atividades do 2.º semestre do 2.º ano do Doutoramento em Estudos da Criança,2014.
2. Fernandes, Patrícia R. S. Relatório de Atividades do 1.º semestre do 2.º ano do Doutoramento em Estudos da Criança,2014.
3. Fernandes, Patrícia R. S. Relatório Anual 1º ano curricular do Doutoramento em Estudos da Criança,2013.
4. Fernandes, Patrícia R. S. Sons e Silêncios: a Musicoterapia como tratamento de indivíduos com Perturbação do Espetro do Autismo,2012.



Curso de curta duração
Short duration course
1. Fernandes, Patrícia R. S. Musicoterapia em Perturbação do Espetro do Autismo,2015 (Extensão e Divulgação Científica).
2. Fernandes, Patrícia R. S. Musicoterapia e Perturbação do Espetro do Autismo,2014 (Extensão e Divulgação Científica).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Catarina Isabel Costa Alves, A Criança e a Diferença: Impacto de Práticas na Educação Pré-Escolar, 2018. Dissertação (Mestrado Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo) - Escola Superior de Educação de Fafe (Orientador).
2. Diana Rodrigues Pinto, Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação Inicial e Contínua de Educadores(as) de Infância, 2018. Dissertação (Mestrado Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo) - Escola Superior de Educação de Fafe (Orientador).
3. Diana Pires Mota Leite, Papel do(a) Educador(a) de Infância com Crianças Autistas, 2018. Dissertação (Mestrado Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo) - Escola Superior de Educação de Fafe (Orientador).


Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
Specialization course conclusion monograph
Concluídas
Completed
1. Ana Cristina Vilhena Raminhos Ferreira Veiga Carvalho , A Interação com Cavalos como facilitadora das Aprendizagens de alunos com Dificuldades Inteletuais e Desenvolvimentais: Um Estudo de Caso, 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe (Orientador).
2. Fernanda Manuela Cunha Ramos , Estimulação Sensorial/Snoezelen como Intervenção nas Necessidades Educativas Especiais, 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe (Orientador).
3. Maria Manuela Alves dos Santos , As Emoções Parentais face à Perturbação do Espectro do Autismo: Um Estudo de Caso, 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe (Orientador).
4. Mariana de Afonseca Guimarães , Adaptação Parental a Crianças portadoras de Síndrome de Down , 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe (Orientador).
5. Miguel Ângelo Valido Xavier , A Música na Inclusão dos alunos com Perturbações do Espectro do Autismo, 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe (Orientador).
6. Odete Maria Campos Pinto , A importância da Terapia Assistida com Cães no Comportamento Social e Afetivo nas Perturbações do Espectro do Autismo , 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe (Orientador).
7. Maria de Fátima dos Santos Rodrigues , O Papel da Família e do Educador de Infância na Inclusão de crianças com NEE na Educação Pré-Escolar , 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe (Orientador).
8. Ester Filomena da Silva Moreiras Varanda, Perceção dos Profissionais sobre o Processo de Transição da Intervenção Precoce para o 1.º Ciclo, 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe (Orientador).
9. Ana Cristina dos Santos Pires , A importância das Atividades Lúdicas para o Desenvolvimento Global das Crianças com Trissomia 21: Perceção dos Professores do 2.º/3.º Ciclo e de Educação Especial , 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe (Orientador).
10. Mónica Alexandra Carneiro Faia de Assunção , Inclusão e desafios de crianças com Necessidades Educativas Especiais, a criança com Autismo - Estudo de Caso em Creche , 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe (Orientador).
11. Sandra Mónica Alves Faria , A Utilização da Hipoterapia como Meio de Aprendizagem em Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo: Estudo de Caso, 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe (Orientador).
12. Mariline Pinheiro Moutinho Martins , A Inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais no Ensino Regular , 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe (Orientador).
13. Mónica Raquel Sepúlveda da Silva Cruz, A importância da Musicoterapia no Desenvolvimento das Capacidades Globais de jovens com Autismo, 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Educação Especial, Domínio Cognitivo-Motor) - Escola Superior de Educação de Fafe (Orientador).
14. Maria Amélia Gomes Ferreira, As Terapias Complementares em Crianças e Jovens com Perturbação do Espectro do Autismo , 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe (Orientador).
15. Diogo André Vieira Martins, Importância dos Pais no Processo Educativo de Crianças com Necessidades Educativas Especiais – Perspetiva dos Professores de 1.º Ciclo, 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Educação Especial, Domínio Cognitivo-Motor) - Escola Superior de Educação de Fafe (Orientador).
16. Rui André Duarte Sousa, O papel do professor face à integração de alunos com Trissomia 21 na sala de aula, 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Educação Especial, Domínio Cognitivo-Motor) - Escola Superior de Educação de Fafe (Orientador).
17. Daniela Moura Santos , A Dança na Intervenção do Desenvolvimento de alunos com Perturbações do Espectro do Autismo, 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe (Orientador).
18. Maria Manuela de Queirós Magalhães , Intervenção Precoce - da Referênciação à Intervenção - Resposta atempada? Perspetiva dos Profissionais e da Família, 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe (Orientador).
19. Rossana Carina Teixeira Morgado da Rocha, A Inclusão de alunos com Perturbação do Espectro do Autismo dentro da sala de aula, 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe (Orientador).
20. Maria Manuela Marques Soares Ribeiro Veloso Gomes , Deficiência Mental e Dificuldades de Aprendizagem em Vítimas de Violência Doméstica: Uma abordagem Pedagógica , 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe (Orientador).
21. Esperança Félix Ferreira, Estratégias Pedagógicos para o Ensino de alunos com Dificuldades e Perturbações de Aprendizagem , 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe (Orientador).
22. Lucília Maria Dias Teixeira , Efeitos da Musicoterapia na Comunicação, Socialização e Imaginação em crianças com Perturbações do Espectro do Autismo, 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe (Orientador).
23. Maria Angelina Oliveira Pereira, Os Efeitos da Terapia em Meio Aquático em Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo - A Perspetiva dos Pais, 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Educação Especial, Domínio Cognitivo-Motor) - Escola Superior de Educação de Fafe (Co-orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Mestrado
Master degree
1. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; Íris Martins Oliveira; Cristina Mateus. Participação no júri de Flávia Andreia Silva Rebelo. Conhecimento dos(as) Educadores(as) sobre o Desenvolvimento Vocacional na Infância, 2018.  Dissertação (Mestrado Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo) - Escola Superior de Educação de Fafe.
2. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; Íris Martins Oliveira; Dulce Noronha-Sousa. Participação no júri de Patrícia Regina Teixeira da Mota. Opiniões de Encarregados(as) de Educação quanto à Sesta na Educação Pré-Escolar, 2018.  Dissertação (Mestrado Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo) - Escola Superior de Educação de Fafe.
3. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; Íris Martins Oliveira; Cristina Mateus. Participação no júri de Ana Rita Cunha Pereira. Conhecimento das Profissões dos Pais: Impacto de Práticas na Educação Pré-Escolar, 2018.  Dissertação (Mestrado Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo) - Escola Superior de Educação de Fafe.
4. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; Dulce Noronha-Sousa; Cristina Machado. Participação no júri de Diana Pires Mota Leite. Papel do(a) Educador(a) de Infância com Crianças Autistas, 2018.  Dissertação (Mestrado Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo) - Escola Superior de Educação de Fafe.
5. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; Cristina Mateus; Eusébio Costa. Participação no júri de Diana Rodrigues Pinto. Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação Inicial e Contínua de Educadores(as) de Infância, 2018.  Dissertação (Mestrado Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo) - Escola Superior de Educação de Fafe.
6. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; Cristina Mateus; Dulce Noronha-Sousa. Participação no júri de Catarina Isabel Costa Alves. A Criança e a Diferença: Impacto de Práticas na Educação Pré-Escolar, 2018.  Dissertação (Mestrado Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo) - Escola Superior de Educação de Fafe.


Curso de especialização
Specialization course
1. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; Estrela Paulo; Ana Isabel Carvalho. Participação no júri de Esperança Félix Ferreira . Estratégias Pedagógicas para o ensino de alunos com Dificuldades e Perturbações de Aprendizagem, 2018. Monografia (Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe.
2. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; Estrela Paulo; Rosa Martins. Participação no júri de Maria de Fátima dos Santos Rodrigues . O Papel da Família e do Educador de Infância na Inclusão de crianças com NEE na Educação Pré-Escolar , 2018. Monografia (Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe.
3. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; Estrela Paulo; Rosa Martins. Participação no júri de Miguel Ângelo Valido Xavier . A Música na Inclusão dos alunos com Perturbações do Espectro do Autismo, 2018. Monografia (Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe.
4. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; João Pascoinho; Celeste Lopes. Participação no júri de Liliana Maria Barroso do Gonçalo . Satisfação com imagem corporal em indivíduos adultos com dificuldade motora e/ou inteletual desenvolvimental , 2018. Monografia (Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe.
5. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; Estrela Paulo; João Pascoinho. Participação no júri de Mariline Pinheiro Moutinho Martins . A Inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais no Ensino Regular , 2018. Monografia (Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe.
6. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; Rosa Martins; Ana Isabel Carvalho. Participação no júri de Susana Teresa Costa Mendes da Cunha . O Brincar e o Jogo na Intervenção Precoce: representações da família e profissionais , 2018. Monografia (Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe.
7. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; Estrela Paulo; Ana Isabel Carvalho. Participação no júri de Lucília Maria Dias Teixeira . Efeitos da Musicoterapia na Comunicação, Socialização e Imaginação em crianças com Perturbações do Espectro do Autismo, 2018. Monografia (Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe.
8. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; Estrela Paulo; Rosa Martins. Participação no júri de Maria Manuela Marques Soares Ribeiro Veloso Gomes . Deficiência Mental e Dificuldades de Aprendizagem em Vítimas de Violência Doméstica: Uma abordagem pedagógica , 2018. Monografia (Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe.
9. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; Estrela Paulo; Rosa Martins. Participação no júri de Mónica Alexandra Carneiro Faia de Assunção . Inclusão e desafios de crianças com Necessidades Educativas Especiais, a criança com Autismo - Estudo de Caso em Creche , 2018. Monografia (Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe.
10. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; Estrela Paulo; Ana Isabel Carvalho. Participação no júri de Fernanda Manuela Cunha Ramos. Estimulação Sensorial/Snozelen como Intervenção nas Necessidades Educativas Especiais, 2018. Monografia (Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe.
11. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; João Pascoinho; Celeste Lopes. Participação no júri de Helena Cristina de Oliveira Pires Rechena . O processo de transição para a vida pós escolar dos alunos com NEE - uma abordagem à prática profissional , 2018. Monografia (Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe.
12. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; Rosa Martins; Estrela Paulo. Participação no júri de Odete Maria Campos Pinto . A Importância da Terapia Assistida com Cães no Comportamento Social e Afetivo nas Perturbações do Espectro do Autismo , 2018. Monografia (Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe.
13. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; Dulce Noronha-Sousa; Estrela Paulo. Participação no júri de Mónica Raquel Sepúlveda da Silva Cruz. A importância da Musicoterapia no Desenvolvimento das Capacidades Globais de jovens com Autismo, 2018. Monografia (Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe.
14. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; Rosa Martins; Olívia Carvalho. Participação no júri de Telma Andreia Santos Oliveira e Caldeira. Perceção dos professores da Região Autónoma da Madeira sobre a importância das TIC na Educação Especial, 2018. Monografia (Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe.
15. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; Estrela Paulo; Ana Isabel Carvalho. Participação no júri de Rossana Carina Teixeira Morgado da Rocha. A Inclusão de alunos com Perturbação do Espectro do Autismo dentro da sala de aula, 2018. Monografia (Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe.
16. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; Estrela Paulo; Rosa Martins. Participação no júri de Maria Amélia Gomes Ferreira . As Terapias Complementares em Crianças e Jovens com Perturbação do Espectro do Autismo, 2018. Monografia (Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe.
17. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; João Pascoinho; Celeste Lopes. Participação no júri de Vânia Madalena Sampaio Faria . A prática de Yoga no quotidiano das crianças com Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) na perceção de pais e profissionais , 2018. Monografia (Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe.
18. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; Estrela Paulo; Rosa Martins. Participação no júri de Mariana de Afonseca Guimarães . Adaptação Parental a crianças portadoras de Síndrome de Down, 2018. Monografia (Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe.
19. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; Estrela Paulo; Rosa Martins. Participação no júri de Sandra Mónica Alves Faria. A Utilização da Hipoterapia como meio de Aprendizagem em crianças com Perturbações do Espectro do Autismo: Estudo de Caso, 2018. Monografia (Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe.
20. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; Estrela Paulo; Rosa Martins. Participação no júri de Carla Susana Domingues Gonçalves . Efeitos do nascimento de uma criança com Paralisia Cerebral na dinâmica familiar , 2018. Monografia (Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe.
21. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; Rosa Martins; João Pascoinho. Participação no júri de Maria Amália Rodrigues Monteiro. Autoperceção e Qualidade de Vida em Indivíduos Cegos, 2018. Monografia (Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe.
22. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; João Pascoinho; Estrela Paulo. Participação no júri de Ana Cristina dos Santos Pires. A Importância das Atividades Lúdicas para o Desenvolvimento Global das Crianças com Trissomia 21: Perceção dos Professores do 2.º/3.º Ciclo e de Educação Especial , 2018. Monografia (Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe.
23. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; Estrela Paulo; Rosa Martins. Participação no júri de Vera Lúcia Henriques Martins . A comunicação na relação entre irmãos com desenvolvimento típico e com Perturbação do Espectro do Autismo, 2018. Monografia (Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe.
24. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; Rosa Martins; Ana Isabel Carvalho. Participação no júri de Daniela Moura Santos . A Dança na Intervenção do Desenvolvimento de alunos com Perturbações do Espectro do Autismo, 2018. Monografia (Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe.
25. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; Rosa Martins; Ana Isabel Carvalho. Participação no júri de Inês Soares Vaz . Trabalho colaborativo em intervenção precoce no discurso da família e da educadora de infância - Um Estudo de Caso , 2018. Monografia (Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe.
26. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; Estrela Paulo; Vitor Sil. Participação no júri de Nuno Maurício Pires Gonçalves. Um olhar sobre a Trissomina 21 Estudo de Caso, 2018. Monografia (Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe.
27. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; Estrela Paulo; Vitor Sil. Participação no júri de Marta Brígida Baeta Agrela. Estratégias para Crianças com Autismo nas Escolas do Ensino Regular da Região Autónoma da Madeira, 2018. Monografia (Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe.
28. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; Estrela Paulo; Rosa Martins. Participação no júri de Maria Manuela Alves dos Santos . As Emoções Parentais face à Perturbação do Espectro do Autismo: Um Estudo de Caso, 2018. Monografia (Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe.
29. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; Celeste Lopes; João Pascoinho. Participação no júri de Clara Madalena Leitão Martins . Dificuldades sentidas pelos profissionais no trabalho com famílias em situação de negação , 2018. Monografia (Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe.
30. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; Celeste Lopes; João Pascoinho. Participação no júri de Carina Filipa Oliveira Pereira Silva . Apoio social e qualidade de vida em famílias de crianças com paralisia cerebral - estudo de caso de famílias residentes em Portugal e no Luxemburgo , 2018. Monografia (Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe.
31. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; Rosa Martins; Ana Isabel Carvalho. Participação no júri de Maria Magalhães de Queirós Magalhães . Intervenção Precoce - da Referenciação à Intervenção - Resposta atempada? Perspetiva dos Profissionais e da Família , 2018. Monografia (Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe.
32. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; Rosa Martins; Ana Isabel Carvalho. Participação no júri de Rosa Maria Viana Martins . Processo de Inclusão em ambiente de Jardim de Infância de uma criança com Trissomia 21 - Um Estudo de Caso , 2018. Monografia (Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe.
33. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; Rosa Martins; João Pascoinho. Participação no júri de Marta Isabel Santos Araújo . A formação dos profissionais em Intervenção Precoce , 2018. Monografia (Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe.
34. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; Estrela Paulo; Vitor Sil. Participação no júri de Maria Angelina Oliveira Pereira. Os Efeitos da Terapia em Meio Aquático em Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo - A Perspetiva dos Pais, 2018. Monografia (Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe.
35. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; Ana Isabel Carvalho; Estrela Paulo. Participação no júri de Ana Cristina Vilhena Raminhos Ferreira Veiga Carvalho . A Interação com Cavalos como facilitadora das Aprendizagens de alunos com Dificuldades Inteletuais e Desenvolvimentais: Um Estudo de Caso, 2018. Monografia (Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe.
36. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; Ana Isabel Carvalho; João Pascoinho. Participação no júri de Sara Maria Rodrigues de Sá Gabriel Pedro. Barreiras e facilitadores existentes no processo de transição para a vida pós escolar dos alunos com plano individual de transição - escola secundária do Seixal, 2018. Monografia (Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe.
37. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; Rosa Martins; Ana Isabel Carvalho. Participação no júri de Ester Filomena da Silva Moreiras Varanda . Perceção dos profissionais sobre o processo de transição da Intervenção Precoce para o 1.º Ciclo , 2018. Monografia (Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão) - Escola Superior de Educação de Fafe.


Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
1. IV Workshop para Atuação em Contextos Educacionais Inclusivos do Mato Grosso do Sul estratégias educacionais diferenciadas para o público-alvo da Educação Especial, 2019, Universidade Federal de Mato Grosso.
2. Diálogos em Educação Especial , 2018, Escola Superior de Educação de Fafe.
3. III Seminário Educação da Primeira Infância, 2017, Escola Superior de Educação de Fafe.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Keynote Speaker
Participation as Keynote Speaker
1. Early Intervention: national (Portugal) and international (Brazil) clarification on Professional Practices, 2017 (Conferência).
Nome do evento: Conferência Internacional “Addressing and Supporting Family and Child Wellbeing | 15 years of Touchpoints in Portugal”; Nome da Instituição: Faculdade de Medicina Dentária da UL | Auditório Prof. Armando Simões dos Santos | Cidade Universitária ; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Medicina Dentária da UL | Auditório Prof. Armando Simões dos Santos | Cidade Universitária .
2. Intervenção Precoce: interpretação das práticas profissionais, 2015 (Seminário).
Nome do evento: Intervenção Precoce: interpretação das práticas profissionais; Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa; Cidade do evento: Braga / Universidade Católica Portuguesa.
3. Sensibilizar para a diferença, 2015 (Conferência).
Nome do evento: Sensibilizar para a diferença; Nome da Instituição: Escola Secundária de Felgueiras; Cidade do evento: Felgueiras / Felgueiras.
4. Seminário de Comemoração do dia Internacional das Pessoas com Deficiência, 2015 (Seminário).
Nome do evento: Seminário de Comemoração do dia Internacional das Pessoas com Deficiência; Nome da Instituição: Escola Secundária de Póvoa de Lanhoso; Cidade do evento: Póvoa de Lanhoso / Póvoa de Lanhoso.
5. Seminário Regional do Norte de Apresentação do Guia, Práticas Recomendadas em Intervenção Precoce na Infância Um Guia para Profissionais, 2015 (Seminário).
Nome do evento: Seminário Regional do Norte de Apresentação do Guia, Práticas Recomendadas em Intervenção Precoce na Infância Um Guia para Profissionais; Nome da Instituição: ANIP, SNIPI; Cidade do evento: Gondomar / Porto.
6. I Congresso Multidisciplinar e V jornadas científicas, 2015 (Congresso).
Nome do evento: I Congresso Multidisciplinar e V jornadas científicas; Nome da Instituição: Hospital Central do Lubango; Cidade do evento: Lubango / Huíla.
7 Sessão de esclarecimento aos pais dos alunos da Casa do Pessoal do Hospital S. João de Deus, 2015 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: Sessão de esclarecimento aos pais dos alunos da Casa do Pessoal do Hospital S. João de Deus; Nome da Instituição: Polícia Municipal de Vila Nova de Famalicão; Cidade do evento: Vila Nova de Famalicão / Vila Nova de Famalicão.
8. 8th Inclusive and Supportive Education Congress - ISEC2015 Lisbon "Equidade e Inclusão em Educação", 2015 (Congresso).
Nome do evento: 8th Inclusive and Supportive Education Congress - ISEC2015 Lisbon Equidade e Inclusão em Educação; Nome da Instituição: Pro Inclusão Associação Nacional Docentes Educação Especial; Cidade do evento: Lisboa / Universidade de Lisboa.
9. INTERVENÇÃO PRECOCE EM PORTUGAL E NO BRASIL: CLARIFICAÇÃO NACIONAL E INTERNACIONAL SOBRE PRÁTICAS PROFISSIONAIS, 2014 (Congresso).
10. Musicoterapia como estratégia de intervenção, 2013 (Seminário).

Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. III Seminário Educação da Primeira Infância "Desenvolvimento, Autonomia e Aprendizagem: uma Janela de Oportunidade", 2018 (Seminário).
Nome do evento: III Seminário Educação da Primeira Infância "Desenvolvimento, Autonomia e Aprendizagem: uma Janela de Oportunidade"; Nome da Instituição: ESEF; Cidade do evento: Fafe / Fafe.
2. Seminário "Diálogos em Educação Especial", 2018 (Seminário).
Nome do evento: Seminário "Diálogos em Educação Especial"; Nome da Instituição: IESF - Escola Superior de Educação de Fafe; Cidade do evento: Fafe / Braga.
3. III Seminário de Educação da Primeira Infância “Desenvolvimento, Autonomia e Aprendizagem: Uma Janela de Oportunidades”, 2017 (Seminário).
Nome do evento: III Seminário de Educação da Primeira Infância “Desenvolvimento, Autonomia e Aprendizagem: Uma Janela de Oportunidades”; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação de Fafe; Cidade do evento: Fafe / IESF.

Participação como Membro da Comissão de Honra
Participation as Member of the Honour Committee
1. Família: da biologia ao afecto, 2014 (Simpósio).
Nome do evento: Seminário; Nome da Instituição: Faculdade de Ciências Sociais; Cidade do evento: Braga / Braga.

Participação como Moderador
Participation as Chairman
1. Diálogos em Educação Especial , 2018 (Seminário).
Nome do evento: Intervenção Precoce na Infância - Natureza Preventiva e Reabilitativa - Profissionais e Família; Nome da Instituição: ESEF; Cidade do evento: Fafe / Fafe.
2. III Seminário de Educação da Primeira Infância “Desenvolvimento, Autonomia e Aprendizagem: Uma Janela de Oportunidades”, 2017 (Seminário).
Nome do evento: III Seminário de Educação da Primeira Infância “Desenvolvimento, Autonomia e Aprendizagem: Uma Janela de Oportunidades”; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação de Fafe; Cidade do evento: Fafe / IESF.
3. Ciência, Inovação e Tecnologia na Era Global, 2017 (Encontro).
Nome do evento: III Colóquio da JP Distrital de Braga; Nome da Instituição: III Colóquio da JP Distrital de Braga; Cidade do evento: Vizela / Braga.

Participação como Relator
Participation as Commentator
1. What is Response to Intervention (RTI)? How does it work in schools with inclusion? , 2015 (Seminário).
Nome do evento: What is Response to Intervention (RTI)? How does it work in schools with inclusion? ; Nome da Instituição: Instituto de Educação; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
2. THE IMPORTANCE OF MUSIC THERAPY IN INDIVIDUALS WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER, 2014 (Congresso).
Nome do evento: 2nd Internacional Congresso of Educacional Sciences AMD Development; Cidade do evento: Granada / Espanha.

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. II Encontro do Serviço Social "Criança e Jovem, Hoje!", 2018 (Encontro).
Nome do evento: II Encontro do Serviço Social "Criança e Jovem, Hoje!"; Nome da Instituição: Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães; Cidade do evento: Guimarães / Guimarães.
2. Criança, arte e educação: mediações e apropriação da cultura artística popular, 2015 (Conferência).
Nome do evento: Ciclo de Conferências Doutorais em Estudos da Criança 2014/2015 ; Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga / Braga.
3. Desenvolvimento de Currículo e Formação Docente: uma articulação necessária à aprendizagem em Educação em Saúde e Ciências da Natureza, 2015 (Conferência).
Nome do evento: Ciclo de Conferências Doutorais em Estudos da Criança 2014/2015 ; Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga / Braga.
4. Situação de Estudo: Interação Universidade e Escola de Educação Básica na Educação em Saúde, 2015 (Conferência).
Nome do evento: Ciclo de Conferências Doutorais em Estudos da Criança 2014/2015 ; Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga / Instituto de Educação - Braga.
5. Direitos Humanos, outras Vozes: debate com crianças, 2014 (Conferência).
Nome do evento: Ciclo de Conferências Doutorais em Estudos da Criança 2014/2015 ; Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga / Instituto de Educação - Braga.
6. Crianças, infâncias e Educação Infantil no Brasil hoje: pesquisas e desafios, 2014 (Conferência).
Nome do evento: Ciclo de Conferências Doutorais em Estudos da Criança 2014/2015 ; Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga / Instituto de Educação - Braga.
7. "O que está feito...o que falta fazer...", 2014 (Seminário).
Nome do evento: Encontro das Instituições Sociais de Apoio à Deficiência do Distrito de Braga; Nome da Instituição: Segurança Social.
8. III Jornadas: Deficiência Visual & Intervenção Precoce - "Baixa Visão: VER+ em idades precoces", 2013 (Outra).
9. Leitura Educação Literária Mediação, 2013 (Conferência).
10. Jornadas Doutorais em Estudos da Criança, 2013 (Outra).
11. Dificuldades de Aprendizagem: Cérebro, Cognição e Emoção, 2013 (Conferência).
12. Reflexões sobre a evolução dos curriculos na educação básica, 2013 (Conferência).
13. XII Encontro de Literatura Infantil "Os contos de Grimm: 200 anos nas bocas do mundo", 2012 (Outra).
14. Desenvolvimento, Educação e Direitos Humanos, 2012 (Conferência).
Nome do evento: Desenvolvimento, Educação e Direitos Humanos.
15. Libertação, Etnociência e Investigação Educacional, 2012 (Conferência).
Nome do evento: Libertação, Etnociência e Investigação Educacional; Nome da Instituição: UM; Cidade do evento: Braga / UM.
16. 1st international early childhood intervention conference and eurlyaid annual conference - 2012: Families and Early Childhood Intervention: Ecology of Development, 2012 (Conferência).
Nome do evento: 1st international early childhood intervention conference and eurlyaid annual conference - 2012: Families and Early Childhood Intervention: Ecology of Development; Nome da Instituição: ANIP, UM; Cidade do evento: Braga / UM.
17. I Seminário Tecnologias e Perturbações do Espectro do Autismo, 2012 (Seminário).
Nome do evento: I Seminário Tecnologias e Perturbações do Espectro do Autismo; Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Guimarães / Campus de azurém.
18. I Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança: perspectivas sociológicas e educacionais, 2012 (Simpósio).
Nome do evento: I Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança: perspectivas sociológicas e educacionais; Nome da Instituição: Instituto de Educação, CIEC, FEUFRGS, CAPES; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
19. O Acordo Ortográfico - Prós e Contras, 2012 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: O Acordo Ortográfico - Prós e Contras; Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
20. Simpósio sobre a obra de Luísa Ducla Soares, 2012 (Simpósio).
Nome do evento: Simpósio sobre a obra de Luísa Ducla Soares; Nome da Instituição: Instituto da Educação; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
21. Intervenção social com famílias: explorando o papel da aprendizagem social na contrução/ativação da cidadania, participação e democracia, 2012 (Outra).
Nome do evento: Intervenção social com famílias: explorando o papel da aprendizagem social na contrução/ativação da cidadania, participação e democracia; Nome da Instituição: Faculdade de Ciências Sociais; Cidade do evento: Braga / Braga.
22. Envelhecimento: estratégias e políticas sociais, 2012 (Seminário).
Nome do evento: Seminário Envelhecimento: estratégias e políticas sociais; Nome da Instituição: Faculdade de Ciências Sociais; Cidade do evento: Braga / Braga.
23. Sounds and Silences: The importance of music therapy in children and teens with autism spectrum disorders, 2012 (Congresso).
24. Sons e Silenciamentos: A importância da Musicoterapia em Indivíduos com Perturbação do Espectro do Autismo, 2012 (Seminário).
25. Musicoterapia na Deficiência: Atraso Mental, 2011 (Workshop).
Nome do evento: Musicoterapia na Deficiência: atraso mental; Nome da Instituição: Associação de Solidariedade e Acção Social de Santo Tirso; Cidade do evento: Santo Tirso / Santo Tirso.
26. Musicoterapia na Terceira Idade, 2011 (Workshop).
Nome do evento: Musicoterapia na Terceira Idade; Nome da Instituição: Associação de Solidariedade e Acção Social de Santo Tirso; Cidade do evento: Santo tirso / Santo Tirso.
27. A Problemática do Envelhecimento na Sociedade Moderna, 2011 (Conferência).
Nome do evento: Conferência A Problemática do Envelhecimento na Sociedade Moderna; Nome da Instituição: Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco; Cidade do evento: Vila Nova de Famalicão / Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco.
28. Sobredotação e Talento: atenção da escola à diversidade, 2011 (Congresso).
Nome do evento: Congresso Internacional da A.N.E.I.S. 2011 - Sobredotação e Talento: atenção da escola à diversidade; Nome da Instituição: Associação nacional para o estudo e intervenção na sobredotação; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
29. Derrubar Barreiras, Facilitar Percursos, 2011 (Conferência).
Nome do evento: Congresso Internacional Derrubar Barreiras. Facilitar Percursos; Nome da Instituição: Pró-Inclusão Associação Nacional de Docentes de Educação Especial; Cidade do evento: Porto / Universidade Portucalense .
30. Inclusão Social e Direitos Humanos, 2011 (Conferência).
Nome do evento: Conferência Inclusão Social e Direitos Humanos; Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
31. Crianças que vivem em contexto de perturbações de saúde mental, 2011 (Seminário).
Nome do evento: Seminário Internacional de Projeto "Kids Strenghts"; Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
32. Introdução à Musicoterapia, 2011 (Workshop).
Nome do evento: Introdução à Musicoterapia; Nome da Instituição: Associação de Solidariedade e Acção Social de Santo Tirso; Cidade do evento: Santo Tirso / Santo Tirso.
33. A indisciplina na Sala de aula, 2008 (Seminário).
Nome do evento: Seminário A Indisciplina na Sala de Aula; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação de Fafe; Cidade do evento: Fafe / Escola Superior de Educação de Fafe.
34. Bullying, 2007 (Seminário).
Nome do evento: Seminário Bullying; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação de Fafe; Cidade do evento: Fafe / Escola Superior de Educação de Fafe.
35. Desporto, Mulher, Sociedade, 2007 (Conferência).
Nome do evento: Conferência Desporto, Mulher e Sociedade; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação de Fafe; Cidade do evento: Fafe / Escola Superior de Educação de Fafe.
36. Dislexia, 2007 (Seminário).
Nome do evento: Seminário Dislexia; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação de Fafe; Cidade do evento: Fafe / Escola Superior de Educação de Fafe.
37. Cuentos Contados, Leídos, Representados, Compartidos, Soñados, .... Una experiencia en Educación Infantil, 2006 (Workshop).
Nome do evento: 6º Encontro Nacional (4º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil & Ilustração; Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga / Instituto de Estudos da Criança.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar , desde 2017/04/07, Função ou tipo de participação: Corpo editorial.
2. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar , desde 2017/04/07, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: publisher .







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
70

Livros e capítulos
Books and book chapters
24
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
4
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
20
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
4
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
4
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
23
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
23
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
19
Jornais de notícias
Newspapers
19

Total
Produção técnica
Technical production
22

Produtos
Products
2
Produtos sem registo ou patente
Products without patent or official record
2
Trabalhos técnicos
Technical works
1
Outros tipos de produção técnica
Other technical production
19

Total
Produção artística/cultural
Artistical/cultural production
2


Total
Dados complementares
(Additional data)
130

Orientações
Orientations
26
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
43
Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
3
Participação em Eventos
Event participation
56
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
2


Outras informações relevantes
Patrícia Raquel da Silva Fernandes, Doutorada em Ciências da Educação, Educação Especial pela Universidade do Minho, é atualmente Professora Adjunta na ESE de Fafe.
Os seus interesses de investigação incidem, sobretudo, com questões ligadas ao modelo de atendimento para o aluno com necessidades educativas especiais, incluindo aquele com problemáticas severas, até ao papel que o professor do ensino regular e da educação especial, os pais e demais agentes educativos devem desempenhar na sua educação, tudo são questões em aberto a que, com certeza, a investigação e a literatura especializada têm de dedicar especial atenção.
Conta com publicações e comunicações nacionais e internacionais nestas áreas.
No âmbito dos serviços à comunidade, tem conduzido práticas educacionais, actuado como revisora em revistas internacionais e dinamizado ações de formação dirigidas a professores.


Visualizações do curriculum [ 15693 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 28-10-2019 às 00:08:40
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (1)
 Co-authors listed in Degóis