Curriculum Vitae

Margarida do Rosário Domingos Terraço Figueiredo

Data da última atualização »Last update : 28/02/2019


Margarida do Rosário Domingos Terraço Figueiredo. Concluiu Química pela Universidade de Évora em 2004. É Professor Auxiliar na Universidade de Évora. Publicou 6 artigos em revistas especializadas, possui 9 capítulos de livros e 1 livro publicados. Entre 2006 e 2014 participou em 5 projectos de investigação, sendo que coordenou 2 destes. Nas suas actividades profissionais interagiu com 29 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Ensino, Química, Chemistry, Divulgação, Experimental Work, Learning, Case Based Reasoning, Centro de Química de Évora, Jornadas e Knowledge Representation.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=4450904854428265


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Margarida do Rosário Domingos Terraço Figueiredo
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Figueiredo, Margarida
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Endereço profissional
Professional address
Universidade de Évora
Escola de Ciências e Tecnologia
Departamento de Química
Rua Romão Ramalho, 59 Colégio Luís António Verney
Évora
7000-671 Évora
Portugal
Telefone: (+351)266745315Extensão: 25315
Fax: (+351)266745303
Correio electrónico: mtf@uevora.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
1998-2004 Doutoramento
Phd
Química.
Universidade de Évora, Portugal.

1994 Provas de Aptidão Pedagógica/Capacidade Científica
Evaluation of Pedagogic Readiness/Cientific Ability
Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica (2 anos » years) .
Universidade de Évora, Portugal.

1983-1988 Licenciatura
Licentiate degree
Ensino de Física e Química (5 anos » years) .
Universidade de Évora, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade de Évora
Abr/2004-Actual Professor Auxiliar
Jul/1994-Abr/2004 Assistente
Fev/1990-Jul/1994 Assistente Estagiário

Ministério da Educação
Set/1988-Fev/1990 Professor efetivo
Set/1987-Jul/1988 Estagiário
Out/1980-Jul/1983 Professor contratado





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)


Linhas de Investigação (Research fields)
1. Educação em Química
2. Abordagens CTS no Ensino da Química
3. Utilização de ferramentas da área de data-mining ao tratamento de dados relativos à Educação em Química




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável
Participation as responsible Researcher
2013-2014
Uma Química entre nós
Referência do projeto»Project reference: CV/ PEC217.
Ciência Viva- Escolher Ciência

2006-2009
C3-Crescer Com Ciência-C3 - Growing with science
Referência do projeto»Project reference: CV/PVI/0255.
Ciência Viva


Participação como Investigador
Participation as Researcher
2016-2019
Educación de las competencias científica, tecnológica y pensamiento crítico mediante la enseñanza de temas de naturaleza de ciencia y tecnología” (CYTPENCRI)-Education of scientific, technological and critical thinking competences by teaching nature of science and technology themes (CYTPENCRI)
Referência do projeto»Project reference: EDU2015-64642-R MINECO/ FEDER.
MINECO/ FEDER - Financiamento dol Ministerio de Economía y Competitividad de España y el Fondo Euro
Financiador(es)»Funding: Ministerio de Economía y Competitividad de España y el Fondo Europeo de De.

2011-2014
Projeto Estratégico UI0619 2011-2012
Referência do projeto»Project reference: PEst-OE/QUI/UI0619/2011.

2010-2013
Enseñanza y Aprendizaje sobre la Naturaleza de la Ciencia y Tecnología: una Investigación Experimental y Longitudinal (EANCYT)
Referência do projeto»Project reference: EDU2010-16553.
Plan Nacional de I+D del Ministerio de Ciencia e Innovación

2007-2010
Projecto Ibero-Americano de Avaliação de Atitudes Relacionadas com a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade (PIEARCTS)
Referência do projeto»Project reference: SEJ2007-67090/EDUC.
Ministerio de Ciencia e Innovación (España)






Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jan/2016 - Actual Associação Ibero-Americana Ciência-Tecnologia-Sociedade na Educação em CiênciaAIA-CTS, Membro.
Jan/2015 - Actual Associação Portuguesa de Educação em Ciências - APEduC, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Figueiredo, Margarida; Ramalho, J. P; Carvalho, A.; Galacho, C.; Marques, J.; Gomes, J. R; Mendes, Paulo J; Martins, L.; Ferreira, T.. eds. 2016. Book of Abstracts of XII Encontro Nacional de Química-Física/ I Simpósio de Química Computacional ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-8550-32-3. Évora: Universidade de Évora.
2. Conde, A. F; Galacho, C.; Rosado, F.; Figueiredo, Margarida; Valente, M.; Mendes, Paulo J; Ferreira, T.. eds. 2013. Chimica: a arte de transformar a matéria ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-8550-10-1. Évora: Universidade de Évora.
3. Figueiredo, Margarida; Ferreira, T.; Galacho, C.; Teixeira, A.P.S.; Mendes, Paulo J; Pereira, A.. eds. 2013. Jornadas do Departamento de Química de Évora 2013 ed. 1, 100 vols., ISBN: 978-989-8550-12-5. Évora, Portugal: Universidade de Évora.
4. Figueiredo, Margarida; Carrott, P.J.M.; Ferreira, T.; Galacho, C.; Mendes, Paulo J; Teixeira, A.P.S.. eds. 2011. Jornadas do Centro de Química de Évora 2011 | Livro de Resumos ed. 1, 100 vols., ISBN: ISBN 978-972-778-. Évora, Portugal: Universidade de Évora.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Fernandes, Ana; Vicente, Henrique; Figueiredo, Margarida; Ribeiro, Jorge; Neves, José. 2019. Quality Management in Training Companies.  In Innovation, Engineering and Entrepreneurship, ed. José Machado, Filomena Soares & Germano Veiga, 384 - 390. ISBN: 978-3-319-91333-9. Cham: Springer International Publishing.
2. Figueiredo, Margarida; Rafael, Catarina; Neves, José; Vicente, Henrique. 2017. Assessing the Role of Computer Simulation in Chemistry Learning.  In Methodologies and Intelligent Systems for Technology Enhanced Learning, ed. Pierpaolo Vittorini, Rosella Gennari, Tania Di Mascio, Sara Rodríguez, Fernando De la Prieta, Carlos Ramos, Ricardo Azambuja Silveira, 47 - 56. ISBN: 978-3-319-60818-1. Cham: Springer International Publishing.
3. Figueiredo, Margarida; Neves, José; Vicente, Henrique. 2016. A Soft Computing Approach to Quality Evaluation of General Chemistry Learning in Higher Education.  In Methodologies and Intelligent Systems for Technology Enhanced Learning, 6th International Conference, ed. Mauro Caporuscio, Fernando De la Prieta, Tania Di Mascio, Rosella Gennari, Javier Gutiérrez, Rodríguez, Pierpaolo Vittorini, 81 - 89. ISBN: 978-3-319-40164-5. Cham: Springer International Publishing.
4. Fernandes, Ana; Vicente, Henrique; Figueiredo, Margarida; Maia, Nuno; Marreiros, Goreti; Neves, Mariana; Neves, José. 2016. A Case-Base Approach to Workforces’ Satisfaction Assessment.  In Research and Practical Issues of Enterprise Information Systems, ed. A Min Tjoa; Li Da Xu; Maria Raffai; Niina Maarit Novak, 191 - 206. ISBN: 978-3-319-49943-7. Cham: Springer International Publishing.
5. Fernandes, Ana; Vicente, Henrique; Figueiredo, Margarida; Neves, Mariana; Neves, José. 2016. An Evaluative Model to Assess the Organizational Efficiency in Training Corporations.  In Future Data and Security Engineering, ed. Tran Khanh Dang; Roland Wagner; Josef Küng; Nam Thoai; Makoto Takizawa; Erich Neuhold, 415 - 428. ISBN: 978-3-319-48056-5. Cham: Springer International Publishing.
6. Neves, José; Figueiredo, Margarida; Vicente, Lídia; Vicente, Henrique. 2016. A Case Based Reasoning View of School Dropout Screening.  In Information Science and Applications, Lecture Notes in Electrical Engineering, Vol. 376, ed. K. J. Kim & N. Joukov, 953 - 964. ISBN: 978-981-10-0556-5. Singapore: Springer Singapore.
7. Neves, J.; Figueiredo, Margarida; Vicente, Lidia; Gomes, G.; Macedo, J.; Vicente, Henrique. 2015. Quality of Learning under an All-inclusive Approach.  In Methodologies and Intelligent Systems for Technology Enhanced Learning, Advances in Intelligent and Soft Computing, ed. T. Di Mascio, R. Gennari, P. Vittorini, & F. De la Prieta, 41 - 50. ISBN: 978-3-319-19631-2. Switzerland: Springer International Publishing.
8. Figueiredo, Margarida; Vicente, Henrique; Neves, J.. 2014. School Dropout Screening through Artificial Neural Networks based Systems.  In Advances in Educational Technologies, Educational Technologies Series, ed. Mastorakis, P. Dondon & P. Borne, 22 - 27. ISBN: 978-1-61804-238-5. Grécia: INASE.
9. Figueiredo, Margarida; Esteves, M. L; Neves, José; Vicente, Henrique. 2014. Lab Classes in Chemistry Learning an Artificial Intelligence View.  In International Joint Conference SOCO’14-CISIS’14-ICEUTE’14, Advances in Intelligent Systems and Computing, ed. J. G. Puerta, I. G. Ferreira, P. G. Bringas, F. Klett, A. Abraham, A. C. Carvalho, Á. Herrero, B. Baruque, H. Quintián & E. Corchado, 565 - 575. ISBN: 978-3-319-07994-3. Cham: Springer International Publishing.
10. Paixão, Fátima; Figueiredo, Margarida. 2014. ¿Ciencia, Tecnología y Sociedad - Qué Interacción? Las Minas de São Domingos.  In Secuencias de Enseñanza - Aprendizaje sobre la Naturaleza de la Ciencia y la Tecnología, ed. Ángel Vázquez Alonso, María Antonia Manassero Mas & Antoni Bennàssar Roig, 1 - 20. ISBN: 978-84-697-0825-5. Palma de Mallorca, Espanha: Ministerio de Ciencia e Innovación do Gobierno de España.
11. Paixão, Fátima; Figueiredo, Margarida. 2014. ¿Existe dependencia entre la Ciencia y la Tecnología? ¡Y no había agua!.  In Secuencias de Enseñanza - Aprendizaje sobre la Naturaleza de la Ciencia y la Tecnología, ed. Ángel Vázquez Alonso, María Antonia Manassero Mas & Antoni Bennàssar Roig, 1 - 14. ISBN: 978-84-697-0825-5. Palma de Mallorca, Espanha: Ministerio de Ciencia e Innovación do Gobierno de España.
12. Paixão, Fátima; Figueiredo, Margarida. 2014. ¿Lo que observamos corresponde a la Naturaleza tal como realmente es? Después de todo, ¿qué vemos?.  In Secuencias de Enseñanza - Aprendizaje sobre la Naturaleza de la Ciencia y la Tecnología, ed. Ángel Vázquez Alonso, María Antonia Manassero Mas & Antoni Bennàssar Roig, 1 - 24. ISBN: 978-84-697-0825-5. Palma de Mallorca, Espanha: Ministerio de Ciencia e Innovación do Gobierno de España.
13. Figueiredo, Margarida; Vicente, Lidia; Vicente, Henrique; Alves, Victor; Neves, José. 2013. An Extension of the Eindhoven Classification Model to the Educational Sector.  In Advances in Intelligent Systems Research, ed. Deyao Tan, 596 - 603. ISBN: 978-90786-77-79-6. Paris, France: Atlantis Press.
14. Figueiredo, Margarida; Paixão, Fátima. 2011. Opiniões sobre a natureza da ciência e da tecnologia de estudantes portugueses do ensino superior.  In Ciencia, tecnologia y sociedad en Iberoamerica: una evaluación de la comprensión de la naturaleza de ciencia y tecnologia, ed. A. Bennássar, A. Vázquez, M.A. Manassero & A. García Carmona, 77 - 89. ISBN: 978-84-7666-228-1. Madrid, Espanha: Centro de Altos Estudos Universitários, OEI (Organización de los Estados Iberoamericanos).

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Figueiredo, Margarida; Paixão, Fátima; Rufino, Maria R. 2017. "A Natureza da Ciência e da Tecnologia: um estudo sobre as ideias dos alunos baseado num recurso da História da Química", Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, extra: 3689 - 3695.
2. Figueiredo, M.; Esteves, L.; Neves, J.; Vicente, H.. 2016. "A data mining approach to study the impact of the methodology followed in chemistry lab classes on the weight attributed by the students to the lab work on learning and motivation", Chem. Educ. Res. Pract. 17, 1: 156 - 171.
3. Figueiredo, Margarida; Neves, José; Gomes, Guida; Vicente, Henrique. 2016. "Assessing the Role of General Chemistry Learning in Higher Education", Procedia - Social and Behavioral Sciences 228, -: 161 - 168.
4. Figueiredo, M.; Paixão, Fátima. 2015. "História da Química na sala de Aula para Ensinar sobre a Natureza da Ciência: O Exemplo da Interdependência entre Ciência e Tecnologia", Interacções 11, 34: 292 - 311.
5. Figueiredo, M.; Paixão, Fátima. 2013. "“E fez-se água!” Uma proposta didática baseada na História da Ciência para abordar a Interdependência entre a Ciência e a Tecnologia", Enseñanza de las Ciencias, Extra: 1283 - 1289.
6. Figueiredo, M.; Paixão, Fátima; Silveira, P.. 2009. "Opiniões sobre CTS de alunos de ciências do ensino superior português e de professores em formação inicial", Enseñanza de las Ciencias, Extra: 3357 - 3360.
7. Figueiredo, M.; Maia, M. E. 2005. "Uma abordagem investigativa do Trabalho Experimental no Ensino da Química a Alunos não-químicos na Universidade", Enseñanza de las Ciencias, Extra: 1 - 6.
8. Figueiredo, M.; Maia, M. E; Viana, C.. 2001. "O Papel Motivador do Trabalho Experimental no Ensino da Química a Alunos Universitários", Ensenanza de las Ciencias, Extra: 164 - 164.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Figueiredo, M.; Paixão, Fátima. 2015. "O Papel da Observação na Compreensão da Natureza do Conhecimento Científico: Uma Proposta Didática Baseada nas Reações de Combustão", Trabalho apresentado em Encontro Nacional de Educação em Ciências – ENEC 2015- Ciência com Cultura, In Proceedings do Encontro Nacional de Educação em Ciências – ENEC 2015- Ciência com Cultura, Lisboa.
2. Figueiredo, M.; Paixão, Fátima. 2013. "As Minas de São Domingos”, uma proposta didática para melhorar a compreensão da Interdependência entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade", Trabalho apresentado em Jornadas do Departamento de Química 2013, In Jornadas do Departamento de Química 2013 - Livro de resumos , Évora.
3. Figueiredo, M.; Conde, A. F; Ferreira, T.; Galacho, C.; Mendes, Paulo J; Nabais, J.M.V.; Rosado, F.; Caldeira, A. T; Candeias, António. 2013. "Scientific objects in the exhibition “Chimica”| the art of transforming matter", Trabalho apresentado em Jornadas do Departamento de Química 2013, In Livro de Resumos, Jornadas do Departamento de Química 2013, Évora.
4. Figueiredo, M.; Candeias, António; Conde, A. F; Ferreira, T.; Galacho, C.; Mendes, Paulo J; Nabais, J.M.V.; Rosado, F.; Valente, M.. 2013. "Scientific objects in the exhibition CHIMICA| the art of transforming Matter", Trabalho apresentado em Colóquio Internacional “O Património Industrial: dos objetos ao território, In Colóquio Internacional “O Património Industrial: dos objetos ao território”, Book of Abstracts, Évora.
5. Figueiredo, M.; Candeias, António; Caldeira, A. T; Conde, A. F; Ferreira, T.; Galacho, C.; Mendes, Paulo J; Nabais, J.M.V.; Rosado, F.. 2013. "Scientific objects in the exhibition “Chimica”| the art of transforming matter", Trabalho apresentado em InArt´13 - 1st International Conference on Innovation in Art Research and Technology, In Book of Abstracts InArt´13 - 1st International Conference on Innovation in Art Research and Technology, Évora.
6. Figueiredo, M.; Paixão, Fátima. 2012. "A Natureza da Ciência nos Programas do Ensino Secundário Português", Trabalho apresentado em VII Seminário Ibérico/III Seminário Ibero-americano CTS no ensino das Ciências, In VII Seminário Ibérico/III Seminário Ibero-americano CTS no ensino das Ciências “Ciência, Tecnologia e Sociedade no futuro do ensino das ciências, La historia de la ciencia y la naturaleza de la ciencia en CTS, Madrid.
7. Figueiredo, M.; Paixão, Fátima. 2012. ""As Minas de São Domingos”, um recurso didático para melhorar a compreensão sobre a Interação CTS", Trabalho apresentado em VII Seminário Ibérico/III Seminário Ibero-americano CTS no ensino das Ciências , In Actas do VII Seminário Ibérico/III Seminário Ibero-americano CTS no ensino das Ciências , Madrid.
8. Figueiredo, M.; Cordeiro, G. 2011. "Análise comparativa de duas metodologias de ensino na Química de oitavo ano: vantagens e desvantagens da metodologia tradicional e da metodologia Investigativa", Trabalho apresentado em Jornadas do Centro de Química de Évora, In Jornadas do Centro de Química de Évora, Évora.
9. Figueiredo, M.; Vicente, Henrique; Esteves, L.. 2011. "Caracterização do Trabalho Experimental Realizado no Ensino Secundário e Estudo da Importância do mesmo na Aprendizagem da Química", Trabalho apresentado em Jornadas do Centro de Química de Évora 2011, In Livro de resumos-Jornadas do Centro de Química de Évora 2011, Évora.
10. Figueiredo, M.; Carrott, P.J.M.; Ferreira, T.; Mendes, Paulo J; Nabais, J.M.V.. 2011. "AIQ2011: E se de repente Évora lhe oferecer Química?", Trabalho apresentado em XXII Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química/XXIIENSPQ, In Book of Abstracts of XXII Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química/XXIIENSPQ, Braga.
11. Figueiredo, M.; Paixão, Fátima. 2010. "Percepções de Alunos do Ensino Superior Português sobre a Influência da Ciência e da Tecnologia na Sociedade - Um estudo integrado no projecto PIEARCTS", Trabalho apresentado em II Seminário Ibero-americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências/VI Seminário Ibérico CTS no Ensino das Ciências, In Actas do II Seminário Ibero-americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências/VI Seminário Ibérico CTS no Ensino das Ciências, Brasília.
12. Figueiredo, M.; Oliveira, V.; Cid, Marília; Valente, M.. 2009. "Da criação de perplexidades à produção de sentidos no Ensino Experimental das Ciências no 1º ciclo do Ensino Básico", Trabalho apresentado em XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências, In Actas do XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências, Castelo Branco.
13. Figueiredo, M.; Vázquez, Ángel; Manassero, Maria-Antonia; Paixão, Fátima. 2008. "El Proyeto de Investigación en Evaluación de Actitudes Relacionadas con la Ciencia, la Tecnología y la Sociedad (PIEARCTS): una acción cooperativa iberoamericana", Trabalho apresentado em V Seminário Ibérico/I Seminário Ibero-Americano Ciência - Tecnologia - Sociedade no Ensino das Ciências. Educação Científica e Desenvolvimento Sustentável, In Actas do V Seminário Ibérico/I Seminário Ibero-Americano Ciência - Tecnologia - Sociedade no Ensino das Ciências. Educação Científica e Desenvolvimento Sustentável, Aveiro.
14. Figueiredo, M.; Candeias, António; Martins, Maria R; Castanheiro, José. 2007. "REDE C3 – Crescer Com Ciência. Uma Rede Regional para Promover o Ensino Experimental das Ciências nas Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico", Trabalho apresentado em 5º Encontro da Divisão de Educação e Divulgação da Química da Sociedade Portuguesa de Química, In Livro de Resumos do 5º Encontro da Divisão de Educação e Divulgação da Química da Sociedade Portuguesa de Química, Braga.
15. Figueiredo, M.; Viana, César; Maia, M. E. 2004. "What can Students Learn in the Chemistry Laboratory?", Trabalho apresentado em 7th ECRICE/3rd ECCE, In Proccedings of 7th ECRICE/3rd ECCE, Ljubljana.
16. Figueiredo, M.; Viana, César; Maia, Maria E. 2001. "Experimental work and the teaching of Chemistry at University", Trabalho apresentado em 6th European Conference on Research in Chemical Education /2nd European Conference on Chemical Education, In Proceedings of 6th European Conference on Research in Chemical Education /2nd European Conference on Chemical Education, Aveiro.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Carrott, P.J.M.; Galacho, C.; Mendes, Paulo J; Figueiredo, M.R.D.T.; Ferreira, T.; Teixeira, A.P.S.. 2011. "Jornadas do Centro de Química de Évora 2011", 78 pp.. Universidade de Évora, Évora: Centro de Química de Évora.
2. Figueiredo, Margarida; Candeias, António; Martins, Maria R; Castanheiro, José. 2007. "REDE C3 - Crescer com Ciência. Uma rede regional para promover o ensino experimental das Ciências nas escolas do 1º ciclo do Ensino Básico". Évora: Universidade de Évora.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Maria Manuela de Lemos Moio, A importância do ozono e de outros filtros solares - uma abordagem experimental, 2014. Dissertação (Mestrado em Química em Contexto Escolar) - Universidade de Évora (Orientador).
2. Maria do Rosário Martins Rufino, O Ensino e a Aprendizagem sobre a Natureza da Ciência e Tecnologia: Contributo para o estudo das ideias dos alunos sobre a interdependência entre a ciência e a Tecnologia, 2013. Dissertação (Mestrado em Química em Contexto Escolar) - Universidade de Évora (Orientador).
3. Maria da Luz Martinho Fernandes, O Ensino da Física e Química numa perspetiva Ciência - Tecnologia - Sociedade - Ambiente, 2013. Dissertação (Mestrado em Química em Contexto Escolar) - Universidade de Évora (Orientador).
4. Maria Amélia Fialho Gancho Coelho, A Aprendizagem das Ciências em contextos Não Formais e suas implicações pedagógicas. Contributo do "Cantinho das Ciências" para o aumento da motivação na disciplina de Ciências Fisico-Químicas, 2012. Dissertação (Mestrado em Química em Contexto Escolar) - Universidade de Évora (Orientador).
5. Maria de Lurdes Azevedo e Silva da Cruz Esteves, Caracterização do Trabalho Experimental Realizado no Ensino Secundário e Estudo da Importância do mesmo na Aprendizagem da Química, 2011. Dissertação (Mestrado em Química em Contexto Escolar) - Universidade de Évora (Orientador).
6. Maria da Glória Garcia Cordeiro, Análise comparativa de duas metodologias de ensino na Química de oitavo ano: vantagens e desvantagens da metodologia tradicional e da metodologia investigativa, 2011. Dissertação (Mestrado em Química em Contexto Escolar) - Universidade de Évora (Orientador).
7. Florbela Isabel Pereira Martins, Desenvolvimento e implementação de uma abordagem CTSA do conceito de acidez, 2010. Dissertação (Mestrado em Química em Contexto Escolar) - Universidade de Évora (Orientador).


Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Figueiredo, Margarida. REnCiMA - Revista de Ensino de Ciências e Matemática, de 2010/09/13 até 2017/10/09, Função ou tipo de participação: Corpo editorial, Editora: Universidade Cruzeiro do Sul.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
44

Livros e capítulos
Books and book chapters
18
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
4
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
14
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
8
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
8
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
16
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
16
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
2

Total
Dados complementares
(Additional data)
8

Orientações
Orientations
7
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1


Visualizações do curriculum [ 1852 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 28-10-2019 às 03:09:29
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (1)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (1)
 Project collaboration in Degóis