Curriculum Vitae

Daniela Cristina Carneiro Pedrosa

Data da última atualização »Last update : 12/05/2018


Daniela Cristina Carneiro Pedrosa. Concluiu o Doutoramento em Didática de Ciências e Tecnologia, tendo obtido a classificação máxima (Muito Bom) pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro desde 2012. Concluiu Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra em 2012. Publicou 5 artigos em revistas especializadas e 5 trabalhos em actas de eventos, possui 1 livro publicado. Possui 31 itens de produção técnica. Participou em 2 eventos no estrangeiro e 15 em Portugal. Actua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação e Psicologia da educação, Engenharia e Tecnologia com ênfase em Tecnologias na Educação e em Engenharia Informática (educação). Nas suas actividades profissionais interagiu com 85 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Educação, E-learning, avaliação, engenharia civil, ensino, Moodle, Mundos Virtuais, Plataformas Sociais, Second Life e Tecnologias na educação. Domínios de interesse e investigação cientifica: Autorregulação e co-regulação das aprendizagens; Dificuldades na aprendizagem e ensino de programação; avaliação educacional; feedback e motivação.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=2328123815027097


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Daniela Cristina Carneiro Pedrosa
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Daniela Pedrosa
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Engenharia e Tecnologia-Outras Engenharias e Tecnologias.
Ciências Sociais-Psicologia.
Endereço profissional
Professional address
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Escola de Ciências e Tecnologia
Departamento de Engenharias
Apartado 1013
5001-801 Vila Real
Portugal
Correio electrónico: dpedrosa@utad.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2012-2017 Doutoramento
Phd
Doutoramento em Didática de Ciências e Tecnologias (3 anos » years) .
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal.

2010-2012 Mestrado
Master degree
Mestrado em Ciências da Educação (2 anos » years) .
Universidade de Coimbra, Portugal.

2007-2010 Licenciatura
Licentiate degree
Ciências da Educação (3 anos » years) .
Universidade de Coimbra, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2015-2015 Outros
Others
Peer Review Academy.
Springer, Part of Springer Science + Business Media , Alemanha.

2010-2011 Curso de curta duração
Short course
Curso Livre de Iniciação ao Alemão II.
Universidade de Coimbra, Portugal.

2010-2011 Curso de curta duração
Short course
Curso Livre de Iniciação ao Alemão II.
Universidade de Coimbra, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
Mai/2017-Actual Outra Situação

Universidade Aberta
Mar/2017-Actual Outra Situação

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Fev/2013-Jan/2017 Investigador Principal

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Set/2012-Mai/2015 Outra Situação

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Set/2011-Jul/2012 Estagiário

Projeto Especial de Ensino a Distância da Universidade de Coimbra
Jul/2011-Ago/2011 Estagiário

Museu Nacional Machado de Castro
Nov/2010-Jul/2011 Outra Situação

Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra
Nov/2010-Jun/2011 Outra Situação

Museu da CIência da Universidade de Coimbra
Mar/2011-Jun/2011 Outra Situação
Mar/2010-Jul/2010 Estagiário





Atividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade Aberta
Mar/2017-Actual
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Tutora na UC Seminário de Práticas Pedagógicas 550 - Informática.(Monitor)






Estágios realizados (Traineeships)


Projeto Especial de Ensino a Distância da Universidade de Coimbra
Jul/2011-Ago/2011 Escola de Ciências e Tecnologia




Museu da CIência da Universidade de Coimbra
Mar/2010-Jul/2010






Atividades de Serviços técnicos especializados (Specialized technical services activities)


Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra
Nov/2010-Jun/2011
Serviço realizado»Executed service:

Atividades de voluntariado, no âmbito do Programa de Voluntariado Social promovido pela Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra




Museu Nacional Machado de Castro
Nov/2010-Jun/2011
Serviço realizado»Executed service:

Atividades pontuais de voluntariado






Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)


Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Set/2012-Mai/2015 Departamento de Engenharias,Escola de Ciências e Tecnologia
Atividade realizada»Activity:

Colaboradora na unidade Metodologias de Programação III


Fev/2014-Jun/2014
Atividade realizada»Activity:

Colaboradora na unidade curricular de Metodologias de Programação III


Set/2013-Jan/2014 Departamento de Engenharias,Escola de Ciências e Tecnologia
Atividade realizada»Activity:

Tutora e colaboradora na unidade curricular de Metodologias de Programação IV


Fev/2013-Jun/2013 Departamento de Engenharias,Escola de Ciências e Tecnologia
Atividade realizada»Activity:

Colaboradora na unidade curricular de Plataformas Sociais e Cooperativas






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Razoavelmente), Alemão (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Inglês (Razoavelmente), Alemão (Pouco), Francês (Razoavelmente).

Reading
Inglês (Razoavelmente), Alemão (Pouco), Francês (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Inglês (Razoavelmente), Alemão (Pouco), Francês (Pouco).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2015 Best Paper Award in Videogames at Sciences and Technologies of Interaction Conference - SciTecIN'15, University of Coimbra.
2012 Bolsa de Investigação de Doutoramento, Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Morgado, Leonel; Sivan, Yesha; Maia, Ana; Cruz, Gonçalo; Pedrosa, Daniela; Marques, Fernando J. C; Fraga, Maria G; Loureiro, Vinicius. eds. 2012. Proceedings of the SLACTIONS 2012 research conference on virtual worlds – Life, imagination, and work using metaverse platforms: November 15-17, 2012 ed. 1, ISBN: 978-989-704-102-0. Vila Real, Portugal: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Pedrosa, Daniela; Morgado, Leonel; Cruz, Goncalo. 2018. O primeiro contacto com as Narrações Multimodais no âmbito de um curso de profissionalização docente em contexto on-line.  In Melhorar Práticas de Ensino de Ciências e Tecnologia Registar e Investigar com Narrações Multimodais, ed. J. Bernardino Lopes, Clara Viegas, Alexandre Pinto, 141 - 158. ISBN: 978-972-618-944-2. Lisboa: Edições Sílabo.
2. Pedrosa, Daniela; Cravino, José; Morgado, Leonel; Barreira, Carlos. 2016. Self-regulated Learning in Computer Programming: Strategies Students Adopted During an Assignment.  In Immersive Learning Research Network, ed. Colin Allison, Leonel Morgado, Johanna Pirker, Dennis Beck, Jonathon Richter, Christian Gütl, 87 - 101. ISBN: 978-3-319-41768-4. Cham: Springer International Publishing.
3. Nunes, Ricardo R; Pedrosa, Daniela; Fonseca, Benjamim; Paredes, Hugo; Cravino, José; Morgado, Leonel; Martins, Paulo. 2015. Enhancing Students Motivation to Learn Software Engineering Programming Techniques: A Collaborative and Social Interaction Approach.  In Universal Access in Human-Computer Interaction. Access to Learning, Health and Well-Being, ed. Margherita Antona, Constantine Stephanidis, 189 - 201. ISBN: 978-3-319-20683-7. Cham: Springer International Publishing.
4. Dominguez, Caroline; Payan, Rita; Morais, Maria F; Nascimento, Maria M; Maia, Ana; Pedrosa, Daniela; Cruz, Gonçalo. 2014. Revisão entre pares e pensamento crítico: percurso para uma metodologia transversal..  In Pensamento Crítico na Educação: Perspetivas atuais no panorama internacional, ed. Rui Marques Vieira, Celine Tenreiro-Vieira, Idália Sá Chaves, Celeste Machado, 357 - 378. ISBN: 978-972-789-424-6. Aveiro: UA Editora.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Pedrosa, Daniela; Cravino, José; Morgado, Leonel; Barreira, Carlos. 2017. "Self-regulated learning in higher education: strategies adopted by computer programming students when supported by the SimProgramming approach", Production/Produção 27, (spe): e20162255 - 15.
2. Nunes, Ricardo R; Pedrosa, Daniela; Morgado, Leonel; Paredes, Hugo; Martins, Paulo; Cravino, José; Barreira, Carlos. 2017. "SimProgramming: uma abordagem motivacional para a aprendizagem de alunos intermediários de programação", Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação 6, 1: 1099 - 1110.
3. Dominguez, Caroline; Nascimento, Maria; Maia, Ana; Pedrosa, Daniela; Cruz, Goncalo. 2014. "Come Together: Peer Review with Energy Engineering Students", International Journal of Engineering Pedagogy (iJEP) 4, 5: 34 - 34.
4. Pinheiro, André; Fernandes, Paulo; Maia, Ana; Cruz, Gonçalo; Pedrosa, Daniela; Fonseca, Benjamim; Paredes, Hugo; Martins, Paulo; Morgado, Leonel; Rafael, Jorge. 2014. "Development of a mechanical maintenance training simulator in OpenSimulator for F-16 aircraft engines", Entertainment Computing 5, 4: 347 - 355.
5. Cruz, Gonçalo; Dominguez, Caroline; Maia, Ana; Pedrosa, Daniela; Grams, Gordon. 2013. "Web-based Peer Assessment: A Case Study with Civil Engineering Students", International Journal of Engineering Pedagogy (iJEP) 3, S1: 64 - 70.
6. Cruz, Gonçalo; Dominguez, Caroline; Maia, Ana; Pedrosa, Daniela; Grams, Gordon. 2013. "Web-based peer assessment: a case study with civil engineering students", International Journal of Engineering Pedagogy (iJEP) 3, 0: 64 - 70.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Pedrosa, Daniela; Cravino, José; Morgado, Leonel; Barreira, Carlos; Nunes, Ricardo R; Martins, Paulo; Paredes, Hugo. 2016. "SIMPROGRAMMING: THE DEVELOPMENT OF AN INTEGRATED TEACHING APPROACH FOR COMPUTER PROGRAMMING IN HIGHER EDUCATION", Trabalho apresentado em International Technology, Education and Development Conference, In INTED2016 Proceedings, Valencia, Spain.
2. Pedrosa, Daniela; Cravino, José; Morgado, Leonel; Barreira, Carlos. 2016. "Self-Regulated Learning in Higher Education: Strategies Adopted by Computer Programming Students", Trabalho apresentado em PAEE/ALE’2016, 8th International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE), In Proceedings of the PAEE/ALE’2016, 8th International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE) and 14th Active Learning in Engineering Education Workshop (ALE), Guimarães.
3. Nunes, Ricardo R; Pedrosa, Daniela; Fonseca, Benjamim; Paredes, Hugo; Cravino, Jose; Morgado, Leonel; Martins, Paulo. 2015. "Enhancing students’ motivation to learn software engineering programming techniques: a collaborative and social interaction approach", Trabalho apresentado em HCI International, In Proceedings of HCI International 2015, Los Angeles.
4. Fernandes, Luís; Nunes, Ricardo R; Matos, Gonçalo; Azevedo, Diogo; Pedrosa, Daniela; Morgado, Leonel; Paredes, Hugo; Barbosa, Luis; Fonseca, Benjamim; Martins, Paulo; Cardoso, Bernardo; de Carvalho, F. 2015. "Bringing User Experience empirical data to gesture-control and somatic interaction in virtual reality videogames: an Exploratory Study with a multimodal interaction prototype", Trabalho apresentado em Conferência Ciências e Tecnologias da Interação 2015 - SciTecIn15, In Conference Proceedings - SciTecIN'15 - Sciences and Technologies of Interaction - 12-13 November 2015 - Departamento de Engenharia Electrotécnica - Polo II da Universidade de Coimbra, Coimbra.
5. Cruz, Gonçalo; Dominguez, Caroline; Pedrosa, Daniela; Maia, Ana. 2012. "A avaliação entre pares com recurso ao Google Docs: um estudo de caso exploratório num curso de Licenciatura em Engenharia Civil", Trabalho apresentado em IIª Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC - ieTIC 2012, In In Livro de Atas - Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC - Bragança - 1 e 2 de junho de 2012, Bragança.
6. Pinheiro, André; Fernandes, Paulo; Maia, Ana; Cruz, Goncalo; Pedrosa, Daniela; Fonseca, Benjamim; Paredes, Hugo; Martins, Paulo; Morgado, Leonel; Rafael, Lt. J. 2012. "Development of a mechanical maintenance training simulator in OpenSimulator for F-16 aircraft engines", Trabalho apresentado em 4th International Conference on Games and Virtual Worlds for Serious Applications (VS-GAMES’12), In VS-GAMES'12 - 4th International Conference on Games and Virtual Worlds for Serious Applications proceedings, Genoa.
7. Pedrosa, Daniela; Morgado, Leonel; Cruz, Gonçalo; Barroso, João; Maia, Ana; Pessoa, Teresa. 2012. "E-learning no Ensino Superior: Os contributos do consultor pedagógico para o uso das novas tecnologias pelos docentes universitários", Trabalho apresentado em Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC, ieTIC 2012, In Livro de Atas - Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC - Bragança - 1 e 2 de junho de 2012, Bragança.
8. Cruz, Gonçalo; Dominguez, Caroline; Pedrosa, Daniela; Maia, Ana. 2012. "A avaliação entre pares com recurso ao Google Docs: um estudo de caso exploratório num curso de licenciatura em Engenharia Civil", Trabalho apresentado em Inovação na educação com TIC, In Inovação na Educação com TIC, Bragança.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Pinheiro, A.; Fernandes, P.; Maia, A.; Cruz, G.; Pedrosa, D.; Fonseca, B.; Paredes, H.; Martins, P.; Morgado, L.; Rafael, J.. 2012. "Development of a mechanical maintenance training simulator in opensimulator for F-16 aircraft engines", Procedia Computer Science 15, 1: 248 - 255.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Pedrosa, Daniela; Morgado, Leonel; Nunes, Ricardo R. Gamification: strategies for interaction and pedagogic assessment,GREAT Lisbon International Conference on Games&TEL,Lisboa,2013 (Conferência ou palestra).
2. Pedrosa, Daniela; Nunes, Ricardo R. SimProgramming: gamification como estratégias de interação e de avaliação pedagógica,Videojogos2013 – Conferência de Ciências e Artes dos Videojogos,Coimbra,2013 (Comunicação).
3. Pedrosa, Daniela. SimProgramming,codeEU.UTAD,Guimarães,2013 (Comunicação).
4. Cruz, Gonçalo; Pedrosa, Daniela. O e-learning na UTAD,II Seminário elearning@UTAD - Plataformas Sociais na Educação,Vila Real,2012 (Seminário).
5. Pedrosa, Daniela C. C; Morgado, Leonel; Cruz, Gonçalo; Maia, Ana; Barroso, João; Pessoa, Teresa. E-learning no ensino superior: os contributos do consultor pedagógico para o uso das novas tecnologias pelos docentes universitários,Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC, In Livro de Atas - Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC - Bragança ,Bragança,2012 (Conferência ou palestra).
6. Pedrosa, Daniela; Pessoa, Teresa. Tecnologias na Educação - O Projeto de e-learning da UTAD,V Encontro Nacional de Estudantes de Ciências da Educação (ENECE),Coimbra,2012 (Outra).
7. Pedrosa, Daniela; Cruz, Gonçalo. II Seminário elearning@UTAD - Plataformas Sociais na Educação,II Seminário elearning@UTAD - Plataformas Sociais na Educação,Vila Real,2012 (Seminário).
8. Cruz, Gonçalo; Dominguez, Caroline; Pedrosa, Daniela; Maia, Ana. A avaliação entre pares com recurso ao Google Docs: um estudo de caso exploratório num curso de Licenciatura em Engenharia Civil, IIª Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC - ieTIC 2012,Bragança,2012 (Conferência ou palestra).
9. Pedrosa, Daniela. Três histórias, três viagens ao Património,Conversa de Ir e Voltar, Visitas ao Patrimonio (dos 3 aos 9 anos), argila para o imáginário infantil?,Coimbra,2010 (Outra).

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Pedrosa, Daniela. Workshop Prezi, 2013 (Aperfeiçoamento), promovido por Câmara Municipal de Vila Real.
Duração: 3 horas. Local: UTAD, Cidade: Vila Real, Tipo de participação: Docente.
2. Cruz, Gonçalo; Pedrosa, Daniela. Conceção, planificação e avaliação de cursos a distância: o e-formador e o e-portfólio, 2013 (Especialização), promovido por Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Duração: 24 horas., Tipo de participação: Docente.
3. Cruz, Gonçalo; Pedrosa, Daniela; Maia, Ana. As Novas Tecnologias na Formação Pedagógica para Docentes no Ensino Superior, 2012 (Especialização), promovido por Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Duração: 12 horas., Tipo de participação: Docente.
4. Pedrosa, Daniela; Carvalho, António J. A Plataforma Moodle, 2012 (Outra).
5. Pedrosa, Daniela; Cruz, Gonçalo. Moodle: Recursos, testes e avaliações, 2012 (Outra), promovido por Câmara Municipal de Vila Real.
Duração: 3 horas. Local: Engenharias I - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Cidade: Vila Real, Tipo de participação: Docente.
6. Pedrosa, Daniela. A Plataforma Moodle, 2011 (Outra), promovido por Gabinete de Formação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Duração.
Duração: 8 horas. Local: Engenharias I - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Cidade: Vila Real, Tipo de participação: Docente.
7. Pedrosa, Daniela; Cruz, Gonçalo. A Plataforma Moodle, 2011 (Outra), promovido por Gabinete de Formação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro..
Duração: 12 horas. Local: Engenharias I - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Cidade: Vila Real, Tipo de participação: Docente.

Edição técnica
Technical edition
1. Lopes, J. B; Cravino, J. P; Gütl, Christian; Martins, Paulo; Maia, Ana; Pedrosa, Daniela; Cruz, Goncalo; Cassola, Fernando; Nunes, Ricardo R. Book abstracts of the SLACTIONS - Life, imagination, and work using metaverse platforms,2013 (Livro).
2. Morgado, Leonel; Sivan, Yesha; Maia, Ana; Cruz, Goncalo; Nunes, Ricardo; Pedrosa, Daniela; Cassola, Fernando; Fraga, Maria G; Loureiro, Vinícius. Proceedings of the SLACTIONS 2012 International research conference on virtual worlds – Life, imagination, and work using metaverse platforms,2012 (Actas).

Organização de evento
Event organization
1. Gardner, Michael; Gütl, Christian; Richter, Jonathon; Allison, Colin; Pirker, Johanna; Khosmood, Foaad; Beck, Dennis; O’Shea, Patrick; Peña-Rios, Anasol; Felemban, Samah; Morgado, Leonel; Carvalho, Ana A; Caetano, João; Cruz, Goncalo; Pedrosa, Daniela; Cassola, Fernando; Nunes, Ricardo R; Sequeira, Luis; Fernandes, Luís; Machado, Cristiane T; Godinho, Wilson M; Mamede, Renato. iLRN 2017 - 3rd Immersive Learning Research Network Conference,2017 (Conferência / Organização).
2. Fernandes, Luís M. A; Vasconcelos, Alberto; Meira, César; Gonçalves, Luis; Freitas, Jorge; Cruz, Ricardo; Rocha, Tânia; Pinheiro, André; Pedrosa, Daniela; Fernandes, Hugo; Morgado, Leonel; Nunes, Ricardo R; Martins, Paulo; Sousa, André; Azevedo, Diogo; Loreto, João; Barbosa, Luís F; Bastardo, Rute; Lima, Maria; Cleto, Barbara; Fernandes, Filipe; Nascimento, João; Ribeiro, Sónia; Lourenço, Emanuel. codeEU - UTAD,2013 (Conferência).
3. Maia, Ana; Cruz, Goncalo; Pedrosa, Daniela; Martins, Paulo; Cassola, Fernando; Nunes, Ricardo; Lopes, J. B; Cravino, J. P; Gütl, Christian. SLACTIONS 2013: Research conference on virtual worlds – Learning with simulations,2013 (Conferência).
4. Maia, Ana; Pedrosa, Daniela; Cassola, Fernando; Cruz, Gonçalo; Nunes, Ricardo R. SLACTIONS - Research conference on virtual worlds – Learning with simulations,2013 (Conferência / Organização).
5. Pedrosa, Daniela; Cruz, Gonçalo; Silva, Helena; Lopes, José. O Professor faz a diferença no desempenho escolar,2012 (Congresso / Organização).
6. Morgado, Leonel; Maia, Ana; Cruz, Gonçalo; Pedrosa, Daniela; Fraga, Glória; Nunes, Ricardo; Pinheiro, André; Loureiro, Vinicius. SLACTIONS 2012 - Research conference on virtual worlds – Life, imagination, and work using metaverse platforms,2012 (Conferência).
7. Maia, Ana; Cruz, Goncalo; Barroso, João; Pedrosa, Daniela; Fraga, Maria G; Carvalho, Jorge. II Seminário de E-learning@UTAD: Plataformas Sociais na Educação,2012 (Seminário / Organização).
8. Cruz, Gonçalo; Pedrosa, Daniela; Lopes, José; Silva, Helena. Jornadas Pedagógicas 'O Professor faz a diferença no desempenho escolar',2012 (Congresso / Organização).
9. Pedrosa, Daniela; Cruz, Gonçalo. Os mapas conceptuais como instrumentos de aprendizagem significativa no ensino superior e investigação,2012 (Oficina / Organização).
10. Maia, Ana; Cruz, Gonçalo; Nunes, Ricardo; Pedrosa, Daniela; Morgado, Leonel; Fraga, Glória; Pinheiro, André; Loureiro, Vinicius; Sivan, Yesha. SLACTIONS - Life, imagination, and work using metaverse platforms,2012 (Conferência / Organização).
11. Pedrosa, Daniela; Cruz, Gonçalo. Os mapas conceptuais como instrumentos de aprendizagem significativa no ensino superior e investigação.,2012 (Oficina / Organização).
12. Pedrosa, Daniela; Cruz, Gonçalo; Fraga, Glória; Carvalho, Jorge; Maia, Ana. II Seminário de e-Learning@UTAD - Plataformas Sociais na Educação,2012 (Seminário).
13. Maia, Ana; Cruz, Gonçalo; Morgado, Leonel; Pedrosa, Daniela; Nunes, Ricardo. SLACTIONS - Life, imagination, and work using metaverse platforms ,2011 (Conferência / Organização).
14. Morgado, Leonel; Maia, Ana; Cruz, Gonçalo; Pedrosa, Daniela; Nunes, Ricardo; Martins, Paulo; Fonseca, Benjamim; Paredes, Hugo. SLACTIONS 2011 - Research conference in the Second Life world - Life, imagination, and work using metaverse platforms,2011 (Conferência).





Dados Complementares (Additional data)


Participação em eventos
Event participation
Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. EURAXESS Roadshow 2015, 2015 (Outra).
2. EUNIS'12 A 360° perspective on IT/IS in Higher Education, 2012 (Congresso).
Nome do evento: EUNIS'12 A 360° perspective on IT/IS in Higher Education; Cidade do evento: Vila Real / Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
3. IIª Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC - ieTIC 2012, 2012 (Conferência).
Nome do evento: IIª Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC - ieTIC 2012; Nome da Instituição: Departamento de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança; Departamento de didática, Organización y Métodos de Investigación da Universidade de Salamanca; Cidade do evento: Brangança / IPB.
4. ATEE Winter Conference 2012 - Professional development of teacher educators: Bringing together policy, practice and research, 2012 (Conferência).
Nome do evento: ATEE Winter Conference 2012 - Professional development of teacher educators: Bringing together policy, practice and research; Nome da Instituição: Association of Teacher Education in Europe (ATEE); The University of Coimbra ; The MOFET Institute, Tel Aviv; Cidade do evento: Coimbra / Faculdade de Psicologia e de CIências da Educação.
5. Aprender nas Redes Sociais: Ampliar e Colaborar, 2011 (Seminário).
Nome do evento: VII Seminário e-Learning: Aprender nas Redes Sociais: Ampliar e Colaborar; Nome da Instituição: Centro e-learning da TecMinho/Gabinete de Formação Contínua da Universidade do Minho.
6. Formação em Suporte Básico de Vida, 2011 (Outra).
Nome do evento: Formação em Suporte Básico de Vida; Nome da Instituição: Faculdade de Medicina - UC, INEM; Cidade do evento: Coimbra.
7. eL@IES 2011: 1º Encontro de Instituições e Unidades de E-learning do Ensino Superior, 2011 (Encontro).
Nome do evento: eL@IES 2011: 1º Encontro de Instituições e Unidades de E-learning do Ensino Superior; Nome da Instituição: e-Learning Lab da Universidade de Lisboa; Laboratório de Educação a Distância e E-learning da Universidade Aberta; Cidade do evento: Lisboa / Universidade de Lisboa.
8. III Jornadas de Educação e Formação , 2011 (Outra).
Nome do evento: III Jornadas de Educação e Formação; Nome da Instituição: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - UC; Chaire de Formation de Adultes do Concervatoire des Artes et Métiers; Cidade do evento: Coimbra / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - UC.
9. Educar para não discriminar, 2010 (Seminário).
Nome do evento: Educar para não discriminar; Nome da Instituição: APF- Centro; Cidade do evento: Coimbra / Instituto Português da Juventude.
10. Protecção de Crianças e Jovens: desafios e respostas de uma comissão, 2009 (Outra).
Nome do evento: V Aula de Educação Social; Nome da Instituição: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - UC; Cidade do evento: Coimbra / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - UC.
11. Desafios da Interculturalidade à investigação e à educação os casos das comunidades indígenas brasileiras, 2009 (Outra).
Nome do evento: I Aula Aberta de Educação Social; Nome da Instituição: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - UC; Cidade do evento: Coimbra / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - UC.
12. Escola Intercultural de Verão, 2009 (Outra).
Nome do evento: Escola Intercultural de verão; Nome da Instituição: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - UC; Cidade do evento: Coimbra / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - UC.
13. Sou Diferente! Porque não?, 2009 (Workshop).
Nome do evento: Workshop de Educação Intercultural; Nome da Instituição: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - UC; Cidade do evento: Coimbra / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - UC.
14. Atelier de Educação Social "Ver, Ouvir e Sentir Interculturalidades", 2009 (Outra).
Nome do evento: XI Semana Cultural da Universidade de Coimbra; Nome da Instituição: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - UC; Cidade do evento: Coimbra / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - UC.
15. Problemas Sociais: Em "rede" por estas respostas, 2009 (Outra).
Nome do evento: III Aula Aberta de Educação Social; Nome da Instituição: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - UC; Cidade do evento: Coimbra / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - UC.
16. Processos de inclusão/exclusão social e violência, 2009 (Outra).
Nome do evento: II Aula Aberta de Educação Social/2009; Nome da Instituição: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação; Cidade do evento: Coimbra / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.
17. Atelier Métodos de Estudo, 2008 (Workshop).
Nome do evento: InterRail dos Exames III... Não percas o Comboio!; Nome da Instituição: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - UC; Cidade do evento: Coimbra / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - UC.
18. Iniciativa - "1ºPasso" um projeto de educação pelos pares para apoiar a transição à universidade, 2008 (Outra).
Nome do evento: 1º Passo; Nome da Instituição: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - UC; Cidade do evento: Coimbra / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - UC.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Daniela Pedrosa. European Journal of Engineering Education, de 2015/09/16 até 2015/09/29, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Taylor & Francis Group.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
20

Livros e capítulos
Books and book chapters
5
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
1
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
4
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
7
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
6
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
8
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
8

Total
Produção técnica
Technical production
32

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
32


Outras informações relevantes
Daniela Cristina Carneiro Pedrosa.
Concluiu o Doutoramento em Didática de Ciências e Tecnologia, tendo obtido a classificação máxima (Muito Bom) pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro desde 2012.
Concluiu Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra em 2012.
Publicou 5 artigos em revistas especializadas e 5 trabalhos em actas de eventos, possui 1 livro publicado.
Possui 31 itens de produção técnica.
Participou em 2 eventos no estrangeiro e 15 em Portugal.
Actua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação e Psicologia da educação, Engenharia e Tecnologia com ênfase em Tecnologias na Educação e em Engenharia Informática (educação).
Nas suas actividades profissionais interagiu com 85 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.
No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Educação, E-learning, avaliação, engenharia civil, ensino, Moodle, Mundos Virtuais, Plataformas Sociais, Second Life e Tecnologias na educação.
Domínios de interesse e investigação cientifica: Autorregulação e co-regulação das aprendizagens; Dificuldades na aprendizagem e ensino de programação; avaliação educacional; feedback e motivação.


Visualizações do curriculum [ 3980 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 27-10-2019 às 16:00:47
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (14)
 Co-authors listed in Degóis