Curriculum Vitae

Eduardo Zilles Borba

Data da última atualização »Last update : 27/04/2016


Eduardo Zilles Borba actua na área de Ciências da Comunicação e Informação. Em 2013 concluiu Doutorado (Ph.D.) em Ciências da Informação (Comunicação Publicitária) com linha de pesquisa em tecnologias, estéticas e narrativas digitais pela Universidade Fernando Pessoa (Portugal), sendo bolsista da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Em 2008, Mestrado em Ciências da Comunicação (Marketing e Comunicação Estratégica) pela mesma universidade portuguesa, sendo bolsista do Programa Alban (Comissão Européia) - título reconhecido no Brasil pelo Mestrado em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 2005, Pós-Graduado em Comunicação com o Mercado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Em 2004, formado em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos). Atualmente está vinculado ao Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da Universidade de São Paulo (CITI-USP), através do programa CNPq-Atração de Jovens Talentos. Entre as atividades exercidas no CITI-USP, destaque para o desenvolvimento tecnológico de produtos e conteúdos em realidade virtual imersiva (Caverna Digital, Spheree, Oculus Rift, USP 360º Video) e apoio na docência na Escola Politécnica em disciplinas como Realidade Virtual e Meios Eletrônicos Interativos. É Pós-Doutorando em Engenharia de Sistemas Eletrônicos na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PSI-USP). Também é Professor-Convidado do Mestrado em Indústria Criativa da Universidade Feevale, onde leciona a disciplina Percepção e Cognição em Realidade Virtual, Híbrida e Aumentada. É pesquisador-colaborador no Centro de Estudos Culturais, da Linguagem e do Comportamento da Universidade Fernando Pessoa (CECLICO-UFP) e no Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa (CLEPUL-UL). Participa como sócio-membro das organizações científicas IAMCR (International Association for Media and Communication Research), ECREA (European Communication Research and Education Association), INTERCOM (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) e SOPCOM (Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação), nas quais integra GTs de Publicidade, Cultura Visual, Cibercultura e Mídias Digitais. Entre 2006 e 2013 cooperou na docência, produção criativa e técnica junto à Agência Experimental de Comunicação da Universidade Fernando Pessoa. Possui 15 anos de experiência como profissional da Comunicação (Publicidade e Propaganda, Design, Marketing, Jornalismo, Agências Digitais). Na pesquisa científica vem atuando em temáticas como a) Narrativas, estéticas, conteúdos e mídias digitais; b) Simulações, animações, design, jogos digitais e vídeo 360º; c) Psicologia da comunicação (imersão, percepção, realidade virtual, híbrida e aumentada); d) Cibercultura, comportamento, gerações XYZ, opinião pública na Era Digital; e) Teoria da Comunicação, Metodologias.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=8985617618435339


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Eduardo Zilles Borba
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Zilles Borba, Eduardo
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Comunicação.
Ciências Exactas-Ciências da Computação e da Informação.
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2009-2013 Doutoramento
Phd
Doutoramento em Ciências da Informação (3 anos » years) .
Universidade Fernando Pessoa, Portugal.

2006-2008 Mestrado
Master degree
Mestrado em Ciências da Comunicação (2 anos » years) .
Universidade Fernando Pessoa, Portugal.

2000-2004 Licenciatura
Licentiate degree
Licenciatura em Jornalismo (4 anos » years) .
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil.
Com o tipo » With the type: Equivalência » Equivalence.





Formação complementar ( studies)
2014-2014 Curso de curta duração
Short course
Autodesk 3D Studio Max.
Centro de Formações Flag, Portugal.

2011-2011 Curso de curta duração
Short course
PhD Summer School (Metodologias de Investigação Científica).
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal.

2011-2011 Curso de curta duração
Short course
Tipografia: o universo dos caracteres.
Universidade Fernando Pessoa, Portugal.

2009-2009 Curso de curta duração
Short course
Treinamento Adobe Ilustrator CS3.
Universidade Fernando Pessoa, Portugal.

2009-2009 Curso de curta duração
Short course
Treinamento Adobe Photoshop CS3.
Universidade Fernando Pessoa, Portugal.

2008-2008 Curso de curta duração
Short course
Design Editorial e Infografia.
Universidade Fernando Pessoa, Portugal.

2007-2007 Curso de curta duração
Short course
Design gráfico e Publicidade.
Universidade Fernando Pessoa, Portugal.

2005-2006 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Pós-Graduação em Comunicação com o Mercado.
Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brasil.

2005-2005 Curso de curta duração
Short course
Criatividade na criação de interfaces digitais.
Alfamídia, Brasil.

2005-2005 Curso de curta duração
Short course
Usabilidade e Arquitetura da Informação.
Simples Consultoria e Formação, Brasil.

2004-2004 Curso de curta duração
Short course
Webmarketing (SEO, e-Nesletter, Google Adwords).
Web Business Inteligence Brazil, Brasil.

2004-2004 Curso de curta duração
Short course
Fotografia Documental.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil.

2003-2003 Curso de curta duração
Short course
Design Multimedia (Flash, A.Script, DreamWeaver).
Alfamídia, Brasil.

2003-2003 Curso de curta duração
Short course
Design Gráfico (Photoshop, Corel).
Alfamídia, Brasil.

2002-2002 Curso de curta duração
Short course
Webwrtiting: escrita jornalística para a web.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade Feevale
Jul/2015-Actual Professor Auxiliar

Universidade de São Paulo
Ago/2014-Actual Investigador Principal

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Abr/2016-Actual Professor Auxiliar
Set/2003-Set/2004 Estagiário (designer editorial)

Universidade Fernando Pessoa
Nov/2010-Dez/2013 Assistente de Investigação

EZB Creations
Out/2005-Dez/2013 Consultor e formador

Universidade de São Paulo
Jul/2012-Set/2012 Assistente de Investigação

Patamar de Ideias Inc. Corp.
Ago/2009-Nov/2010 Coordenador de Comunicação

Universidade Fernando Pessoa
Set/2006-Set/2008 Assistente de Investigação

Grupo Editorial Sinos
Dez/2004-Set/2006 Repórter (impresso, web)

Connective Media - Soluções para Web
Jan/2004-Mar/2005 Designer (Criativo/DA)

Grupo Editorial Sinos
Jun/2001-Jun/2002 Estagiário (Jornalismo)





Atividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade de São Paulo
Ago/2014-Actual
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Meios Eletrônicos e Interativos (MEI)(Monitor)






Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2014-
Paradigmas da Percepção em Simuladores Digitais: a noção do híbrido na experiência publicitária com a paisagem (urbana) projetada em realidade virtual imersiva
Referência do projeto»Project reference: 305084/2014-3.
Parceiro(s)»Partners: Universidade de São Paulo.
Financiador(es)»Funding: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

2014-
Núcleo de Realidade Virtual - NRV
Referência do projeto»Project reference: http://www.lsi.usp.br/.

2011-2014
A génese do jornalismo: Periódicos noticiosos do século XVII em Portugal e na Europa
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CCI-JOR/110038/2009.
Parceiro(s)»Partners: Universidade Fernando Pessoa; Fundação para a Ciência e a Tecnologia; Centro de Investigação Media e Jornalismo; Universidade da Beira Interior.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

2009-2013
Bigposter. A cidade através do grande cartaz: um registo em imagens, análises e estudos
Referência do projeto»Project reference: UFP.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia; Universidade Fernando Pessoa.

2006-2011
A Teorização do Jornalismo em Portugal: Das origens a Abril de 1974
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CCI-JOR/100266/2008.
Parceiro(s)»Partners: Universidade Fernando Pessoa; Fundação para a Ciência e a Tecnologia; Centro de Investigação Media e Jornalismo; Universidade da Beira Interior.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia; Universidade Fernando Pessoa.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem).
Fala
Speaking
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente).

Reading
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem).
Escreve
Writing
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2006 Prêmio Assintecal / Interpares de Jornalismo, Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefato).
2006 Bolseiro de Investigação Científica (Mestrado), Alban Programme - Comissão Europeia para Educação.
2007 Finalista no Concurso do Logotipo e Identidade Visual, AEIOU Multimédia.
2007 Finalista no Concurso do Logotipo e Identidade Visual (menção honrosa), MVM TV.
2010 Bolseiro de Investigação Científica (Doutoramento), Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
2004 3º Lugar (Agência Experimental de Comunicação), 11º Expocom - Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação.
2014 Atração de Jovens Talentos, CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Brasil).
2016 3º Lugar (3DUI Contest) - "Batmen: Hybrid Collaborative Object Manipulation Using Mobile Devices", IEEE VR.




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jan/2014 - Actual IAMCR - Internation Association for Media and Communication Research, Membro fundador.
GT - Visual Culture.
Jan/2012 - Actual CLEPUL, Membro.
Membro colaborador.
Jan/2011 - Actual SOPCOM - Sociedade Portuguesa de Ciêcias da Comunicação, Membro.
GT - Publicidade.
Jan/2011 - Actual INTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação , Membro.
Jan/2011 - Actual ECREA - European Communication Research and Education Association, Membro.
GT - Digital Culture, GT - Media & City, GT - Audience & Reception Studies.
Set/2006 - Actual CECLICO, Membro.
Membro colaborador.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Sousa, Jorge P; Castelo Branco, M. C; Pinto, Mario; Zilles Borba, E; Teixeira, Patrícia; Pernes, Duarte; Moreira, Cláudio. 2012. Estudos sobre o Mercúrio Português (1663-1667). Discurso e Contexto.. ed. 1, ISBN: 978-989-654-099-9. Covilhã: Livros LabCom.
2. Sousa, Jorge P; Zilles Borba, E; Machado, Liliana; Silva, Nair; Teixeira, Patrícia. 2011. Achegas à construção do Pensamento Jornalístico Português. ed. 1, ISBN: 978-989-654-076-0. Covilhã: LabCom / Universidade da Beira Interior.
3. Sousa, Jorge P; Zilles Borba, E; Pinto, Mario; Lima, Maria E; Tuna, Sandra; Machado, Liliana; Teixeira, Patrícia. 2011. António Rodrigues Sampaio: jornalista (e) político no Portugal oitocentista. ed. 1, ISBN: 978-989-654-061-4. Covilhã: LabCom.
4. Sousa, Jorge P; Castelo Branco, M. C; Pinto, Mario; Zilles Borba, E; Tuna, Sandra; Silva, Gabriel; Silva, Nair; Delicato, Mônica; Duarte, Carlos; Teixeira, Patrícia. 2011. A Gazeta “da Restauração” - Primeiro Periódico Português: Uma análise do discurso. ed. 1, 2 vols., ISBN: 978-989-654-060-9. Covilhã: LabCom / Universidade da Beira Interior.
5. Sousa, Jorge P; Zilles Borba, E; Pinto, Mario; Pinto, Ricardo J; Silva, Gabriel; Silva, Nair; Teixeira, Patrícia; Ciancio, Patrísia; Duarte, Carlos; Delicato, Mônica. 2010. O Pensamento Jornalístico Português: Das Origens a Abril de 1974. ed. 1, 2 vols., ISBN: 978-989-654-057-9. Covilhã: LabCom / Universidade da Beira Interior.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Zilles Borba, E; Mesquita, Francisco. 2014. BigPoster: construção imagética do grande cartaz na transposição físico-virtual.  In Literatura & Jogo: narrativas, discursos, representações e mitos, ed. Patim, I; Hilário, F.; Seabra, D.; Estrada, R. , 319 - 324. . Lisboa: Esfera do Caos.
2. Zilles Borba, E. 2014. Imersão visual e corporal. Paradigmas da imersão em simuladores.  In Narrativas Comunicacionais Complexificadas, ed. Demétrio Soster e Fabiana Piccinin, 239 - 256. ISBN: 978-85-7578-400-6. Santa Cruz do Sul: Edunisc.
3. Zilles Borba, E. 2014. Simulação tecnológica como instrumento para o estudo da publicidade.  In Líneas emergentes en la investigación de vanguardia, ed. Mendieta Ramírez, A.; Martínez, C., 691 - 705. ISBN: 978-84-4819-741-4. Madrid: McGraw Hill.
4. Zilles Borba, E; Mesquita, Francisco. 2014. A comunicação da marca através dos advergames. O caso da Coca-Cola Zero.  In Literatura & Jogo: narrativas, discursos, representações e mitos, ed. Patim, I; Hilário, F.; Seabra, D.; Estrada, R., 305 - 318. . Lisboa: Esfera do Caos.
5. Sousa, Jorge P; Zilles Borba, E. 2012. Jornalismo e cultura impressa na segunda metade do século XVII.  In Estudos sobre o Mercúrio Português (1663-1667). Discurso e Contexto., 107 - 197. ISBN: 978-989-654-099-9. Covilhã: Livros LabCom.
6. Sousa, Jorge P; Zilles Borba, E; Silva, Nair; Teixeira, Patrícia; Machado, Liliana. 2011. Discurso metajornalístico na "Gazeta Literária", um jornal de jornalistas para os jornalistas do Porto..  In Achegas à Construção do Pensamento Jornalístico Português., ed. Sousa, Jorge P., 357 - 421. ISBN: 9789896540760. Covilhão: Livros LabCom/Universidade da Beira Interior.
7. Sousa, Jorge P; Zilles Borba, E; Teixeira, Patrícia; Machado, Liliana. 2011. O Pensamento Jornalístico Português nos alvores dos anos 40: O contributo do "Boletim do Sindicato nacional dos Jornalistas" (1941-1945).  In Achegas à Construção do Pensamento Jornalístico Português, ed. Sousa, Jorge P., 4 - 144. ISBN: 9789896540760. Covilhã: LabCom/Universidade da Beira Interior..
8. Borba, Eduardo Z; Sousa, Jorge P. 2010. O advento do estudo do jornalismo em Portugal: 1644 – 1910.  In O Pensamento Jornalístico Português, 58 - 176. . Covilhã: LabCom.
9. Borba, Eduardo Z; Sousa, Jorge P; Silva, Nair; Duarte, Carlos; Teixeira, Patrícia. 2010. Gazeta "da Restauração" - análise do discurso.  In Gazeta "da Restauração": primeiro periódico português, 102 - 347. . Covilhã: LabCom.
10. Sousa, Jorge P; Zilles Borba, E. 2010. A teorização do jornalismo em Portugal: Estado Novo - 2ª parte (de Junho de 1958 a Abril de 1974.  In O Pensamento Jornalístico Português, 354 - 438. . Covilhã: LabCom.
11. Sousa, Jorge P; Zilles Borba, E; Silva, Nair; Duarte, Carlos; Delicato, Mônica. 2010. Indicadores de produção bibliográfica portuguesa sobre jornalismo até à Revolução de 25 de Abril de 1974..  In O Pensamento Jornalístico Português: Das Origens a Abril de 1974., ed. Sousa, Jorge P., 1 - 22. ISBN: 9789896540579. Covilhã: LabCom / Universidade da Beira Interior..
12. Sousa, Jorge P; Zilles Borba, E; Teixeira, Patrícia; Delicato, Mônica; Silva, Gabriel; Silva, Nair; Duarte, Carlos. 2010. A teorização do jornalismo em Portugal até 1974: Uma visão global..  In O Pensamento Jornalístico Português: Das Origens a Abril de 1974., ed. Sousa, Jorge P., 23 - 152. ISBN: 9789896540579. Covilhã: LabCom / Universidade da Beira Interior.
13. Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda; Zilles Borba, E. 2009. Migrações e Publicidade.  In Literatura e Geografia: IV Encontro de Estudos sobre Ciências e Culturas - da Geografia das palavras à Geografia das Migrações, ed. Pantim, Isabel (Ed.), 473 - 486. . Porto: Edições UFP.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Zilles Borba, E. 2014. "Percepção visual em mundos virtuais. Consumindo mensagens publicitárias através dos olhos do avatar", Rizoma - Midiatização, Cultura, Narrativas 2, 1: 48 - 25.
2. Zilles Borba, E. 2014. "A computação gráfica no anúncio publicitário: estudo de casos aplicados durante a Copa do Mundo 2014", Anuário Internacional da Comunicação Lusófona, 1: 83 - 104.
3. Zilles Borba, E; Mesquita, Francisco; Faria, Luis P. 2012. "Ciber-urbanidade: um ambiente cognitivo e interativo para exploração do Outdoor personalizado", Anuário Internacional de Comunicação Lusófona 2013, 5: 203 - 213.
4. Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda; Zilles Borba, E. 2011. "Outdoor Personalizado:base de dados on-line e perspectivas de análise", Revista de Ciência da Comunicação da UM, 2: 120 - 132.
5. Zilles Borba, E. 2009. "O cibermarketing no futebol", Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação (BOCC), 1: 1 - 10.
6. Borba, Eduardo Z; Sousa, Jorge P; Silva, Nair; Silva, Gabriel; Delicato, Mônica. 2007. "Indicadores de produção bibliográfica portuguesa sobre jornalismo até à Revolução de 25 de Abril de 1974", Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa, 4: 20 - 33.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Zilles Borba, E; Cabral, Márcio; Lopes, Roseli D; Zuffo, Marcelo; Araujo, Astolfo; Kopper, Regis. 2016. " Virtual Excavations: Using Immersive Technologies to Visualize and Interact with Itapeva´s Archaeological Sites", Trabalho apresentado em IEEE VR 2016, In IEEEVR 2016 Proceedings, Greenville (Estados Unidos).
2. Zilles Borba, E; Cabral, Márcio; Roque, Gabriel; Nagamura, Mario; Kurashima, Celso; Zuffo, Marcelo. 2016. "Hybrid Collaborative Object Manipulation Using Mobile Devices", Trabalho apresentado em 3DUI - IEEE Symposium on 3D User Interfaces, In 3DUI 2016 Proceedings, Greenville (Estados Unidos).
3. Zilles Borba, E; Cabral, Márcio; Belloc, Olavo; Zuffo, Marcelo. 2016. "VR THOR - Virtual Reality Training with Hotstick on Operations Risks", Trabalho apresentado em IEEE VR 2016, In IEEEVR 2016 Proceedings, Greenville (Estados Unidos).
4. Zilles Borba, E; Cabral, Márcio; Nagamura, Mario; Roque, Gabriel; Kurashima, Celso; Zuffo, Marcelo. 2016. "Batmen - Hybrid Collaborative Object Manipulation Using Mobile Devices", Trabalho apresentado em IEEE VR 2016, In IEEEVR 2016 Proceedings, Greenville (Estados Unidos).
5. Zilles Borba, E; Cabral, Márcio; Lopes, Roseli D; Zuffo, Marcelo. 2016. "A Fully Immersive Virtual Model to Explore Archaeological Sites", Trabalho apresentado em IEEE VR 2016, In IEEEVR 2016 Proceedings, Greenville (Estados Unidos).
6. Zilles Borba, E. 2016. " Eu-avatar: apontamentos sobre a simbiose utilizador-personagem ao explorar cenários eletrônicos com óculos de realidade virtual", Trabalho apresentado em Dias da Investigação na UFP, In Actas do Dias da Investigação UFP, Porto (Portugal).
7. Zilles Borba, E. 2015. "Do monitor à Caverna Digital: experiências de imersão no contexto virtual", Trabalho apresentado em Dias da Investigação na UFP, In Actas - Dias da Investigação na UFP, Porto.
8. Zilles Borba, E; Zuffo, Marcelo. 2015. "Do Modus Operandi ao Modus Vivendi: uma nova percepção de interfaces", Trabalho apresentado em XIV Congresso Internacional Ibercom 2015, In Actas Ibercom 2015 (DTI Comunicação e Cultura Digital), São Paulo.
9. Zilles Borba, E; Zuffo, Marcelo. 2015. "Natural to the human interactions with digital interfaces: a new perspective to understand the virtual experiences", Trabalho apresentado em IAMCR 2015 Conference, In Proceeding IAMCR 2015, Montreal.
10. Zilles Borba, E; Mesquita, Francisco; Zuffo, Marcelo. 2015. "Tecnologias e dispositivos imersivos: captação, integração, percepção e ação no contexto publicitário", Trabalho apresentado em 14º Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#.ART), In Actas do 14ºArtMedia, Aveiro.
11. Zilles Borba, E; Mesquita, Francisco. 2015. "O Cartaz camaleónico de Álvaro de Campos e Carlos Drummond de Andrade: perspetivas de design", Trabalho apresentado em 14º Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#.ART), In Actas do 14ºArtMedia, Aveiro.
12. Zilles Borba, E; Mesquita, Francisco; Zuffo, Marcelo. 2015. " Realidade Virtual Imersiva: fundamentos, características e perspectivas de aplicação na comunicação publicitária", Trabalho apresentado em IX SOPCOM (Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Comunicação), In Actas do IX SOPCOM, Coimbra.
13. Zilles Borba, E; Mesquita, Francisco. 2015. "O cartaz camaleónico-interactivo em Àlvaro de Campos e Carlos Drummond de Andrade", Trabalho apresentado em IX SOPCOM (Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Comunicação), In Actas do IX SOPCOM, Coimbra.
14. Zilles Borba, E. 2014. "Construindo um modelo digital: proposta de metodologia para o estudo do cartaz publicitário através de narrativas digitais", Trabalho apresentado em Dias da Investigação na UFP, In Actas do Dias da Investigação na UFP, Porto (Portugal).
15. Zilles Borba, E; Mesquita, Francisco. 2014. "O grande cartaz de rua no ciberespaço: desafios de representação, memória e identidade", Trabalho apresentado em II Confibercom - Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana, In Actas do II Confibercom, Braga (Portugal).
16. Zilles Borba, E. 2014. "Body, image and (urban) space. Illusions of the physical presence in out-of-home advertising observation experience through a computer screen", Trabalho apresentado em IAMCR 2014 Conference, In IAMCR 2014 Proceedings, Hyderabad (Índia).
17. Zilles Borba, E. 2014. "A simulação tecnológica como ferramenta para o estudo da publicidade em espaços urbanos", Trabalho apresentado em Congreso Universitario Internacional sobre la Comunicación en la Profesión y en la Universidad Hoy: Contenidos, Investigación, Innovación y Docencia, In Actas CUICIID 2014 Virtual y en Línea, Madrid (Espanha).
18. Zilles Borba, E; Mesquita, Francisco. 2014. "Comunicação Visual", Trabalho apresentado em VI Jornadas de Publicidade & Comunicação - SOPCOM, In Actas das VI Jornadas de Publicidade & Comunicação, Lisboa.
19. Zilles Borba, E; Mesquita, Francisco. 2014. "Uma análise aos cartazes da Copa do Mundo 2014", Trabalho apresentado em VI Jornadas de Publicidade & Comunicação - SOPCOM, In Actas das Jornadas de Publicidade & Comunicação, Lisboa.
20. Zilles Borba, E; Mesquita, Francisco; Faria, Luis P. 2014. "Beyond time and space: a digital model to preserve, explore and optimize the advertising image in the contemporaty city", Trabalho apresentado em 5th Ecrea - European Communication Conference, In Actas 5th ECREA - Communication for Empowerment, Lisboa.
21. Zilles Borba, E; Mesquita, Francisco; Faria, Luis P. 2013. "Outdoor personalizado: um ambiente digital para explorara a mídia exterior", Trabalho apresentado em Encuentro Latinoamericano de Diseño 2013, In Diseño 2013, Buenos Aires (Argentina).
22. Zilles Borba, E; Mesquita, Francisco. 2012. "A comunicação da marca através dos advergames. O caso da Coca-Cola Zero.", Trabalho apresentado em V Encontro de Estudos sobre Ciências e Culturas - Literatura & Jogo - Narrativas, Discursos, Representações e Mitos, In Actas do V Encontro de Estudos sobre Ciências e Culturas, Ponte de Lima (Portugal).
23. Mesquita, Francisco; Zilles Borba, E. 2012. "BigPoster: construção imagética do grande cartaz na transposição físico-virtual.", Trabalho apresentado em V Encontro de Estudos Ciências e Cultura - Literatura & Jogo - Narrativas, Discursos, Representações e Mitos., In Actas do V Encontro de Estudos Ciencias e Cultura, Ponte de Lima (Portugal).
24. Zilles Borba, E; Mesquita, Francisco; Faria, Luis P. 2012. "Urban space design in virtual worlds. An analyses to the aesthetic-spatial and narrative-functional communication of out-of-home advertising in cybercities, metaverses and videogames (urban) landscape.", Trabalho apresentado em 4th Ecrea - European Communication Conference, In Actas 4th ECREA - Social Media and Global Voices, Istanbul (Turquia).
25. Zilles Borba, E; Mesquita, Francisco; Faria, Luis P. 2012. "Outdoor personalizado: um quadro teórico sobre a sua comunicação no espaço físico", Trabalho apresentado em Encuentro Latinoamericano de Diseño 2012, In Actas Diseño 2012, Buenos Aires (Argentina).
26. Zilles Borba, E; Mesquita, Francisco; Faria, Luis P. 2012. "Outdoor personalizado: a experiência do flâneur com suas componentes de comunicação", Trabalho apresentado em Encuentro Latinoamericano de Diseño 2012, In Actas Diseño 2012, Buenos Aires (Argentina).
27. Zilles Borba, E; Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda. 2011. "Outdoor personalizado: uma nomenclatura para a mídia exterior adaptada aos espaços arquitetônicos urbanos", Trabalho apresentado em IX Congresso Lusocom - Federação Lusófona de Ciências da Comunicação, In Actas do IX Congresso Lusocom, São Paulo (Brasil).
28. Zilles Borba, E. 2011. "Infografia de imprensa: do papel ao digital", Trabalho apresentado em Congresso Internacional de História dos Media e do Jornalismo, In Actas on-line (textos completos das comunicações), Lisboa (Portugal).
29. Zilles Borba, E; Mesquita, Francisco. 2011. "Uma exploração empírica ao Outdoor personalizado no cenário físico: perspectivas par a sua virtualização.", Trabalho apresentado em 7º Sopcom - Meios Digitais e Indústrias Criativas, In Actas do VII SOPCOM, Porto (Portugal).
30. Zilles Borba, E. 2011. "Visual perception in metaverse. Consuming advertising through the avatar's eyes.", Trabalho apresentado em SLActions 2011 - Research Conference in the Second Life world, In Papers SLActions 2011, Hong Kong (China).
31. Mesquita, Francisco; Zilles Borba, E. 2011. "BigPoster, o portal da publicidade exterior personalizada", Trabalho apresentado em 7º Sopcom - Meios Digitais e Indústrias Criativas, In Actas do VII SOPCOM, Porto (Portugal).
32. Zilles Borba, E. 2009. "Infografia Multimedia: reflexões sobre uma ferramenta para o jornalismo digital", Trabalho apresentado em IV Jornadas Internacionais de Jornalismo, In Actas do evento: IV Jornadas Internacionais de Jornalismo, Porto (Portugal).
33. Zilles Borba, E. 2009. "Ciberadepto: o perfil do cibernauta português nos websites dos clubes de futebol", Trabalho apresentado em 6ºSOPCOM / 8ºLUSOCOM, In Sociedade dos Media: Comunicação, Política e Tecnologia, Lisboa (Portugal).
34. Borba, Eduardo Z; Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda. 2008. "Migrações e Publicidade", Trabalho apresentado em IV Encontro de Estudos sobre Ciências e Culturas - Literatura e Geografia, In Actas do IV Encontro de Estudos sobre Ciências e Culturas - Literatura e Geografia - Da Geografia das Palavras a Geografia das Migrações, Ponte de Lima (Portugal).
35. Zilles Borba, E. 2008. "Online trends for the football sector", Trabalho apresentado em 2nd Ecrea - European Communication Conference, In Actas 2nd ECREA - Policies and Culture in Europe, Barcelona (Espanha).
36. Zilles Borba, E. 2008. "Bola na Rede: uma metodologia para investigação de websites de clubes de futebol", Trabalho apresentado em III Jornadas de Publicidade e Comunicação, In Multimedia III Jornadas de Publicidade e Comunicação: , Porto (Portugal).
37. Sousa, Jorge P; Zilles Borba, E. 2008. "O contributo de José Agostinho de Macedo para a crítica ao jornalismo em Portugal", Trabalho apresentado em VI SBPJor - Encontro Nacional de Pesquisadores de Jornalismo, In Actas VI SBPJor, São Paulo (Brasil).

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Zilles Borba, E. 2010. "La publicidad exterior adaptada a una realidad virtual", Trabalho apresentado em Encuentro Latinoamericano de Diseño 2010, In Actas do evento, Buenos Aires (Argentina).
2. Zilles Borba, E. 2009. "Diseño para Internet: arquitecturación de los contenidos en las paginas web de clubs de fútbol", Trabalho apresentado em Encuentro Latinoamericano de Diseño 2010, In Actas Diseño 2009, Buenos Aires (Argentina).

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Zilles Borba, E. 13 mar. 2006. "O aumento das exportações brasileiras de calçados para a Europa tem gerado uma grande expectativa para os fabricantes nacionais" Exclusivo, 4 - 5.
2. Borba, Eduardo Z. 02 mar. 2006. "Otimize processos com os fornecedores através da web" Gestão & Negócios (Suplemente Jornal Exclusivo), 5 - 5.
3. Borba, Eduardo Z. 16 jan. 2006. "Europeus suspeitam que calçado chinês tenha produtos tóxicos" Jornal Exclusivo, 14 - 15.
4. Borba, Eduardo Z. 05 jan. 2006. "Cuidados com a utilização do e-mail marketing" Gestão & Negócios (Suplemento do Jornal Exclusivo), 5 - 5.
5. Borba, Eduardo Z. 05 jan. 2006. "Venezuela, uma incógnita: participação do país no Mercosul causa divergências entre empresários e países-membros" Gestão & Negócios (Suplemento do Jornal Exclusivo), 4 - 4.
6. Zilles Borba, E. 25 nov. 2005. "Comunicação na Internet requer planejamento" Exclusivo, 5 - 5.
7. Borba, Eduardo Z. 21 nov. 2005. "Posicionamento é fundamental em ambientes digitais" Jornal Exclusivo, 8 - 9.
8. Borba, Eduardo Z; Kröff, Sílvia; Stumm, Vera. 01 nov. 2005. "Administrando corporações em momentos turbulentos" Gestão & Negócios (Suplemento do Jornal Exclusivo), 8 - 11.
9. Borba, Eduardo Z. 01 nov. 2005. "A caravana da internet percorre o Brasil" Gestão & Negócios (Suplemento do Jornal Exclusivo), 5 - 5.
10. Borba, Eduardo Z. 03 ago. 2005. "Usabilidade colabora no aumento das vendas" Gestão & Negócios (Suplemento do Jornal Exclusivo), 4 - 5.
11. Borba, Eduardo Z. 18 abr. 2005. "A hora é de investimentos em automação" Jornal Exclusivo, 22 - 23.
12. Borba, Eduardo Z. 18 abr. 2005. "Calçado brasileiro está cada vez mais presente na Espanha" Jornal Exclusivo , 25 - 26.
» Esta publicação é resultado de uma série de reportagens produzidas por Eduardo Zilles Borba quando foi jornalista enviado especial do Grupo Editorial Sinos para a Espanha. .
13. Borba, Eduardo Z. 23 jan. 2005. "Produto brasileiro pode se beneficiar com impasse entre China e UE" Jornal Exclusivo, 18 - 19.



Software sem registo ou patente
Software without patent or official record
1. Zilles Borba, E; Mesquita, Francisco; Faria, Luis P. Ciber-urbanidade: modelo digital de exploração ao Outdoor personalizado,2014.
2. Borba, Eduardo Z. You Got News,2009.
3. Borba, Eduardo Z. Furniture Traders Tracking System,2004.

Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Zilles Borba, E; Zuffo, Marcelo. Imersão digital: paradigmas inovadores em mídias digitais,23º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP),São Paulo,2015 (Conferência ou palestra).
2. Zilles Borba, E; Mesquita, Francisco; Zuffo, Marcelo. Tecnologias e dispositivos imersivos: captação, integração, percepção e ação no contexto publicitário,14º Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#.ART),Aveiro,2015 (Comunicação).
3. Zilles Borba, E. Do monitor à Caverna Digital: experiências de imersão no contexto virtual,Dias da Investigação na UFP 2015,Porto,2015 (Outra).
4. Zilles Borba, E; Mesquita, Francisco. O Cartaz camaleónico de Álvaro de Campos e Carlos Drummond de Andrade: perspetivas de design e interatividade,14º Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#.ART),Aveiro,2015 (Comunicação).
5. Zilles Borba, E; Zuffo, Marcelo. Do modus operandi ao modus vivendi: uma nova percepção de interfaces,XIV Congresso Internacional Ibercom 2015,,São Paulo,2015 (Congresso).
6. Zilles Borba, E. A simulação tecnológica como ferramenta para o estudo da publicidade em espaços urbanos,Congreso Universitario Internacional sobre la Comunicación en la Profesión y en la Universidad Hoy: Contenidos, Investigación, Innovación y Docencia,Madrid,2014 (Comunicação).
7. Zilles Borba, E. Beyond time and space: a digital model to preserve, explore and optimize the advertising image in the contemporaty city,5th Ecrea - European Communication Conference,Lisboa,2014 (Comunicação).
8. Zilles Borba, E. Body, image and (urban) space. Illusions of the physical presence in out-of-home advertising observation experience through a computer screen,IAMCR 2014 Conference,Hyderabad,2014 (Comunicação).
9. Zilles Borba, E. Construindo um modelo digital: proposta de metodologia para o estudo do cartaz publicitário através de narrativas digitais,Dias da Investigação na UFP,Porto,2014 (Comunicação).
10. Zilles Borba, E; Mesquita, Francisco. Comunicação Visual,VI Jornadas de Publicidade & Comunicação,Lisboa,2014 (Comunicação).
11. Zilles Borba, E; Mesquita, Francisco. Uma análise aos cartazes da Copa do Mundo 2014,VI Jornadas de Publicidade e Comunicação,Lisboa,2014 (Comunicação).
12. Zilles Borba, E; Mesquita, Francisco. O grande cartaz de rua no ciberespaço: desafios de representação, memória e identidade,II Confibercom - Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana,Braga,2014 (Comunicação).
13. Zilles Borba, E; Mesquita, Francisco; Faria, Luis P. Outdoor personalizado: um ambiente digital para explorar a mídia exterior,Encuentro Latinoamericano de Diseño 2013,Buenos Aires,2013 (Poster).
14. Zilles Borba, E; Mesquita, Francisco; Faria, Luis P. Outdoor personalizado: a experiência do flâneur com suas componentes de comunicação,Encuentro Latinoamericano de Diseño,Buenos Aires,2012 (Poster).
15. Zilles Borba, E. A comunicação da marca através dos advergames. O caso da Coca-Cola Zero,V Encontro de Estudos Ciências e Cultura " Literatura & Jogo - Narrativas, Discursos, Representações e Mitos",Ponte de Lima,2012 (Comunicação).
16. Zilles Borba, E; Mesquita, Francisco; Faria, Luis P. Urban space design un virtual worlds. An analyses to the aesthetic-spatial and narrative-functional communication of out-of-home advertising in cybercities, metaverses and videogames (urban) landscape,4th ECREA,Istambul,2012 (Comunicação).
17. Zilles Borba, E; Mesquita, Francisco; Faria, Luis P. Outdoor personalizado: um quadro teórico sobre sua comunicação no espaço físico,Encuentro Latinoamericano de Diseño,Buenos Aires,2012 (Poster).
18. Mesquita, Francisco; Zilles Borba, E. Bigposter: construçáo imagética do grande cartaz na transposição físico-virtual,V Encontro de Estudos Ciências e Cultura " Literatura & Jogo - Narrativas, Discursos, Representações e Mitos",Ponte de Lima,2012 (Comunicação).
19. Zilles Borba, E. Visual Perception in metaverse. Consuming advertising through the avatar's eyes.,SL Actions 2011,Hong Kong,2011 (Conferência ou palestra).
20. Zilles Borba, E; Mesquita, Francisco. Uma exploração empírica ao Outdoor personalizado no espaço físico: perspectivas para a sua virtualização,7ºSOPCOM,Porto,2011 (Comunicação).
21. Zilles Borba, E. Infografia de Imprensa: do papel ao digital,Congresso Internacional de História dos Media e do Jornalismo 2011,Lisboa,2011 (Comunicação).
22. Zilles Borba, E; Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda. Outdoor personalizado: uma nomenclatura para a mídia exterior adaptada aos espaços arquitetônicos urbanos,IX LusoCom,São Paulo,2011 (Comunicação).
23. Zilles Borba, E. La publicidad exterior adaptada a una realidad virtual,Encuentro Latinoamericano de Diseño 2010,Buenos Aires,2010 (Poster).
24. Zilles Borba, E. Diseño para Internet: arquitectura de los contenidos en las paginas web de los clubs de futbol,Encuentro Latinoamericano de Diseño 2009,Buenos Aires,2009 (Poster).
25. Zilles Borba, E. Ciberadepto: o perfil do cibernauta português nos websites dos clubes de futebol,6ºSOPCOM / 8ºLUSOCOM,Lisboa,2009 (Comunicação).
26. Zilles Borba, E. Infografia Multimédia: Reflexões sobre uma ferramenta para o Jornalismo on-line,IV Jornadas Internacionais de Jornalismo,Porto,2009 (Comunicação).
27. Zilles Borba, E. Bola na Rede: uma metodologia para investigação de websites de clubes de futebol,III Jornadas de Publicidade e Comunicação,Porto,2008 (Comunicação).
28. Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda; Zilles Borba, E. Super Bock: análise estratégica da mensagem publicitária patente nos outdoors,IV Encontro de Estudos Sobre Ciências e Cultura,IV Encontro e Estudos Sobre Ciências e Cultura: Migrações e Publicidade,Ponte de Lima,2008 (Congresso).
29. Zilles Borba, E; Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco. Migrações e Publicidade,IV Encontro de Estudos sobre Ciências e Culturas,Ponte de Lima,2008 (Comunicação).
30. Zilles Borba, E. Online trends for the football sector,2ºECREA,Barcelona,2008 (Comunicação).
31. Zilles Borba, E. Comunicação interactiva: reflexões sobre a interface web centrada no internauta,Seminário em Comunicação Estratégica,Porto,2007 (Seminário).

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Zilles Borba, E. Criatividade em Realidade Virtual e Aumentada: Reflexões e Práticas com Dispositivos de Comunicação Digital Emergentes, 2016 (Extensão), promovido por Universidade Feevale.
Duração: 16 horas. Local: Universidade Feevale - Campus II, Cidade: Novo Hamburgo, Tipo de participação: Docente.
2. Zilles Borba, E. Imersão Tecnológica: Comunicação e Marketing Pós-Digital, 2016 (Extensão), promovido por Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS).
Duração: 16 horas. Local: Unisinos-POA, Cidade: Porto Alegre, Tipo de participação: Docente.
3. Zilles Borba, E. Uma conversa sobre agências de comunicação digital, 2014 (Outra), promovido por Disciplina "Empresas de Comunicação e Direitos de Imagem".
Duração: 4 horas. Local: Universidade Fernando Pessoa, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
4. Borba, Eduardo Z. Infografia Multimédia, 2010 (Extensão), promovido por Universidade Fernando Pessoa.
Duração: 4 horas. Local: Agência de Comunicação da UFP, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
5. Borba, Eduardo Z. Criatividade com o Adobe Flash, 2008 (Extensão), promovido por Universidade Fernando Pessoa.
Duração: 4 horas. Local: Agência de Comunicação da UFP, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.

Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico
Didactic and pedagogic material development
1. Zilles Borba, E; Mesquita, Francisco; Tuna, Sandra; Viana, Fernanda. Portal Bigposter,2011. 
Trata-se de um portal de Publicidade exterior com os seguintes objectivos: 1. Sistematizar a Publicidade Exterior Personalizada, na cidade do Porto. Num segundo momento será alargado a outras cidades. 2. Construir um banco de imagens de Publicidade Exterior, tendo como critério de selecção o CAE (Códigos de Actividade Económica. 3. Disponibilizar um corpus sobre Publicidade Exterior rico em informação (textos, fotografias, vídeos e infografias) que permita uma abordagem multidisciplinar. 4. Reunir e disponibilizar todos os estudos que sejam efectuados, tendo por base o corpus que o portal disponibiliza. 5. Contribuir para o estudo e problematização da Publicidade Exterior Personalizada. 6. Produzir investigação que permita inovar na Publicidade Exterior. Conta-se para já, nesta fase, a colaboração valiosa da Escola de Engenharia da Universidade do Minho. 7. Disponibilizar informação sobre os estudos de Doutoramento, Mestrado, Graduação e outros, em curso. 8. Disponibilizar informação genérica sobre Publicidade Exterior. 9. Permitir uma pesquisa rápida e eficiente de todos os conteúdos que o portal disponibiliza. 10. Propagar o conhecimento sobre a Publicidade Exterior para profissionais, investigadores, estudantes e outros interessados. 11. Destacar as valências da Publicidade Exterior. 12. Envolver outras universidades estrangeiras.


Organização de evento
Event organization
1. Zilles Borba, E; Cabrera, Ana; Baptista, Carla; Martins, Carla; Castilho, Fernanda; Ferin, Isabel; Sousa, Jorge P; Brites, Maria; Manso, Natalia H; Contreiras, Patrícia; Lamy, Sonia. IV Seminário Internacional em Media, Jornalismo e Democracia.,2012 (Seminário / Organização).
2. Zilles Borba, E; Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda. Tipografia - o universo dos caracteres: reflexões sobre a publicidade exterior.,2011 (Seminário / Organização).
3. Zilles Borba, E; Seabra, Daniel. Convivências e Lazeres, Espaços de Sociabilidade Total,2011 (Seminário / Organização).
4. Mesquita, Francisco; Zilles Borba, E; Viana, Fernanda; Tschimmel, Katja. Concurso dos trabalhos desenvolvidos no estágio de Marketing e Publicidade: melhor campanha de publicidade, logótipo, nome e blogue.,2011 (Concurso / Organização).
5. Zilles Borba, E; Mesquita, Francisco; Viana, Fernanda. O cartaz no estágio de comunicação integrada.,2011 (Seminário / Organização).
6. Borba, Eduardo Z; Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco. Adobe Ilustrator CS3,2009 (Seminário / Outra).
7. Borba, Eduardo Z; Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco. Adobe Photoshop CS3,2009 (Seminário / Outra).
8. Borba, Eduardo Z; Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco. Design Editorial e Infografia,2008 (Seminário / Outra).
9. Borba, Eduardo Z; Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco. Criatividade com o Adobe Flash,2008 (Seminário / Outra).
10. Zilles Borba, E; Patim, Isabel; Mesquita, Francisco; Hilario, Fernando; Cabral, Alcinda; Ponce de L. I. IV Encontro de Estudos sobre Ciências e Culturas – da Geografia das Palavras à Geografia das Migrações,2008 (Encontro / Organização).
11. Borba, Eduardo Z; Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco. Recursos Hídricos - uma perspectiva global,2008 (Seminário / Outra).
12. Borba, Eduardo Z. III Jornadas de Publicidade e Comunicação,2008 (Congresso / Outra).
13. Borba, Eduardo Z; Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco. Design Gráfico,2007 (Seminário / Outra).

Programa de rádio ou TV
Radio or TV show
1. Zilles Borba, E; Behrend, Martin; Giacomet, Rodrigo. 50 minutos,2012 (Mesa redonda).
2. Zilles Borba, E; Feijó, Alceu. Panorama,2010 (Mesa redonda).
3. Borba, Eduardo Z; Ferreira, Nelson. Sociedade Anónima,2006 (Entrevista).
4. Zilles Borba, E. A história da guitarra elétrica,2005 (Outra).



Obra de artes visuais
Visual art production
1. Borba, Eduardo Z. Australásia: uma viagem pela Austrália, Nova Zelândia e Indonésia com Eduardo Zilles Borba,2004 (Fotografia).





Dados Complementares (Additional data)


Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
1. Avaliador/Revisor de artigos para Intercom Sul 2015, 2015, Universidade da Região de Joinville.
2. Avaliador/Revisor de artigos para Intercom Nordeste 2015, 2015, Universidade Potiguar.
3. Avaliador/Revisor de artigos para Intercom Sudeste 2015, 2015, Universidade Federal de Uberlândia.
4. Avaliador/Revisor de artigos para Intercom Norte 2015, 2015, Centro Universitário do Norte.
5. Avaliador/Revisor de artigos para ECREA - Communication for Empowerment: Citizens, Markets, Innovations, 2014, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
6. Avaliador/Revisor de artigos para Revista Rizoma - Midiatização, Cultura, Narrativas, 2014, Universidade de Santa Cruz do Sul.
7. Concurso dos trabalhos desenvolvidos no estágio de Marketing e Publicidade: melhor campanha de publicidade, logótipo, nome e blogue., 2011, Universidade Fernando Pessoa.


Participação em eventos
Event participation
Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. ECREA, 2014 (Congresso).
Nome do evento: ECREA - Communication for Empowerment: Citizens, Markets, Innovations; Nome da Instituição: ECREA - European Communication Research and Education Association; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Lusofona.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Zilles Borba, Eduardo. RIZOMA, de 2014/07/01 até 2015/03/01, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Edunisc.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
76

Livros e capítulos
Books and book chapters
18
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
5
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
13
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
6
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
6
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
39
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
37
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
2
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
13
Jornais de notícias
Newspapers
13

Total
Produção técnica
Technical production
57

Software 3
Software sem registo ou patente
Software without patent or official record
3
Outros tipos de produção técnica
Other technical production
54

Total
Produção artística/cultural
Artistical/cultural production
1


Total
Dados complementares
(Additional data)
9

Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
7
Participação em Eventos
Event participation
1
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1


Visualizações do curriculum [ 2853 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 28-10-2019 às 08:37:33
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (8)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (4)
 Project collaboration in Degóis