Curriculum Vitae

Pedro Filipe Ribeiro de Moura

Data da última atualização »Last update : 01/12/2018


Pedro Moura é doutorando em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho, integrando o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=9468691161592522


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Pedro Filipe Ribeiro de Moura
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Moura, Pedro
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Comunicação.
Endereço profissional
Professional address
Universidade do Minho
Instituto de Ciências Sociais
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), Campus de Gualtar
Gualtar
4710-057 Braga
Portugal
Correio electrónico: id7013@alunos.uminho.pt
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2011-2013 Mestrado
Master degree
Ciências da Comunicação (2 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.

2008-2011 Licenciatura
Licentiate degree
Ciências da Comunicação (3 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade do Minho
Jun/2016-Ago/2017 Outra Situação
Out/2013-Jun/2015 Outra Situação





Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2016-2018
Transmedia literacy: Exploiting transmedia skills and informal learning strategies to improve formal education
Referência do projeto»Project reference: 645238 / H2020 Research and In.

2013-2015
Competências de Literacia Mediática: Estudo Exploratório com Jovens do 12.º ano
Referência do projeto»Project reference: CECS/GMCS/RBE.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Francês (Pouco), Espanhol (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Inglês (Razoavelmente), Francês (Pouco), Espanhol (Pouco).

Reading
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Inglês (Razoavelmente), Francês (Pouco), Espanhol (Pouco).




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Pereira, Sara; Fillol, Joana; Moura, Pedro. 2018. Levar os media para a escola. Agenda de atividades de transliteracia. ed. 1. Braga: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade / MILOBS.
2. Pereira, Sara; Pinto, Manuel; Moura, Pedro. 2015. Níveis de Literacia Mediática: Estudo Exploratório com Jovens do 12.º Ano. ed. 1. Braga: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Pereira, Sara; Moura, Pedro. 2018. Production Skills.  In Teens, media and collaborative cultures: exploiting teens' transmedia skills in the classroom, ed. Carlos A. Scolari, 22 - 32. . Barcelona: Universitat Pompeu Fabra.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Moura, Pedro. 2018. "Go Rogue: A Case Study of an Official Fan Contest", Kinephanos 8, 1: 81 - 97.
2. Pereira, Sara; Moura, Pedro. 2018. "Assessing media literacy competences: A study with Portuguese young people", European Journal of Communication, Online: 1 - 18.
3. Pereira, Sara; Moura, Pedro; Masanet, Maria-José; Taddeo, Gabriella; Tirocchi, Simona. 2018. "Media uses and production practices: case study with teens from Portugal, Spain and Italy", Comunicación y Sociedad, 33: 89 - 114.
4. Ribeiro, Fábio; Moura, Pedro; Santos, Luís A. 2018. "Conhecer as extensões da esfera dos média: Testando conhecimentos a partir de um quiz", Chasqui. Revista Latinoamericana de Comunicación, 137: 155 - 170.
5. Pereira, Sara; Moura, Pedro; Fillol, Joana. 2018. "The YouTubers phenomenon: What makes YouTube stars so popular for young people?", Fonseca, Journal of Communication, 17: 107 - 123.
6. Lopes, Paula; Pereira, Sara; Moura, Pedro; Carvalho, Amália. 2015. "Avaliação de competências de literacia mediática : o caso português", Revista Observatório 1, 2: 42 - 61.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Moura, Pedro; Pereira, Sara. Mapeamento das comunidades online portuguesas de fãs: O caso de Star Wars e do Marvel Cinematic Universe,VI Jornadas Doutorais em Comunicação e Estudos Culturais,2018 (Comunicação).
2. Moura, Pedro; Ribeiro, Fábio. Níveis de clickbait nas homepages dos média em Portugal: entre a procura de atenção e a confusão,VI Congresso Internacional de Ciberjornalismo,2018 (Comunicação).
3. Moura, Pedro; Pereira, Sara; Fillol, Joana. The informal meets the formal: Portuguese outcomes of the Transliteracy research project,Transmedia Literacy International Conference,2018 (Comunicação).
4. Pereira, Sara; Fillol, Joana; Moura, Pedro. Media production in everyday practices: What and how are teenagers producing?,ECREA 2018,2018 (Comunicação).
5. Pereira, Sara; Moura, Pedro; Fillol, Joana. Vidas online em escolas offline: aprender com os media fora da sala de aula,III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação,2018 (Comunicação).
6. Pereira, Sara; Moura, Pedro. Competências de literacia mediática: o caso de alunos portugueses no final da escolaridade obrigatória,III Congreso Internacional de Educación Mediática y Competencia Digital,2017 (Comunicação).
7. Ribeiro, Fábio; Moura, Pedro; Santos, Luís A. Conhecer as extensões da esfera dos média: testando conhecimentos a partir de um quiz,4.º Congresso Literacia, Media e Cidadania,2017 (Comunicação).
8. Lobo, Andreia; Moura, Pedro. Conta-me uma história: A criação de narrativas nos media por crianças e jovens,VII Encontro Anual da AIM,2017 (Comunicação).
9. Pereira, Sara; Moura, Pedro. Criação de fan fiction e gameplays: motivações e restrições de jovens do ensino básico e secundário,4.º Congresso Literacia, Media e Cidadania,2017 (Comunicação).
10. Pereira, Sara; Moura, Pedro; Tirocchi, Simona; Taddeo, Gabriella; Scolari, Carlos A. Usos dos media e práticas de produção e participação: estudo de caso com jovens de Portugal, Itália e Espanha,10.º Congresso Sopcom,2017 (Comunicação).
11. Pereira, Sara; Moura, Pedro. They Tube, I watch, we talk: YouTube's relevance in the lives of Portuguese teenager,Audiences 2030 – Imagining a future for audiences,2017 (Comunicação).
12. Pereira, Sara; Moura, Pedro; Fillol, Joana. As novas celebridades: análise de YouTubers destacados por adolescentes portugueses,III Congresso Internacional sobre Culturas – Interfaces da Lusofonia,2017 (Comunicação).
13. Pereira, Sara; Moura, Pedro. Práticas e Competências transmediáticas: estudo com adolescentes portugueses,III Congreso Internacional de Educación Mediática y Competencia Digital,2017 (Comunicação).

Relatório de investigação
Technical report
1. Pereira, Sara; Pinto, Manuel; Moura, Pedro. e-MEL Project - Output 2: Transnational evaluation analysis report (Portugal national report),2017.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
9

Livros e capítulos
Books and book chapters
3
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
2
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
6
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
6

Total
Produção técnica
Technical production
14

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
14


Visualizações do curriculum [ 279 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 27-10-2019 às 23:43:39
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (1)
 Co-authors listed in Degóis