José Pinto Lopes
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
15/02/2016 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
José Pinto Lopes |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Lopes, José Pinto |
Categoria profissional
Position |
Professor Associado |
Endereço profissional
Professional address |
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais Departamento de Educação e Psicologia Quinta dos Prados 5000 Vila Real Portugal Correio electrónico: jlopes@utad.pt Homepage: utad.pt |
Sexo
Gender |
Masculino»Male |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
1995-1998 |
Doutoramento Phd |
Psicologia.
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro |
Out/1998-Actual |
Professor Associado |
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Lopes, José P; Silva, Helena. 2015. Eu, Professor, Pergunto. 18 respostas sobre necessidades e capacidades dos alunos, Gestão da sala de aula e Desenvolvimento
profissional do docente. ed. 1, ISBN: 978-989-693-046-2. Lisboa: PACTOR - Edições de Ciências Sociais, Forenses e da Educação . |
|
|
|
2. |
Lopes, José P; Silva, Helena. 2015. Eu, Professor, Pergunto. 20 Respostas sobre Planificação do Ensino-Aprendizagem, Estratégias de Ensino e Avaliação. ed. 1, ISBN: 978-989-693-041-7. Lisboa: LIDEL – Edições Técnicas, Lda. |
|
|
|
3. |
Lopes, José P; Silva, Helena. 2012. 50 Técnicas de Avaliação Formativa. ed. 1, ISBN: 9 789727 578283. Lisboa: LIDEL – Edições Técnicas, Lda. |
|
|
|
4. |
Lopes, José P; Silva, Helena. 2010. O Professor Faz a Diferença. Na aprendizagem dos alunos. Na realização escolar dos alunos. No sucesso dos alunos. ed. 1, ISBN: 9 789727 577224. Lisboa: LIDEL – Edições Técnicas, Lda. |
|
|
|
5. |
Lopes, José P; Silva, Helena. 2009. Aprendizagem cooperativa na sala de aula. Um guia prático para o Professor. ed. 1, ISBN: 9 789727 575909. Lisboa: LIDEL – Edições Técnicas, Lda.. |
|
|
|
6. |
Lopes, José P; Silva, Helena S. 2008. Métodos de aprendizagem cooperativa para o Jardim-de-Infância. Um guia prático para os Educadores de Infância e para os Pais. ed. 1, ISBN: 978-989-647-038-8. Porto: Areal Editores. |
|
|
|
7. |
Lopes, José P. 2003. Psicologia do adolescente: Implicações para o ensino. ed. 1, ISBN: 972-669-528-7. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. |
|
|
|
8. |
Lopes, José P. 2002. Desenvolvimento durante a 3.ª Infância. Implicações para o Ensino . ed. 2, ISBN: 972-669-404-3. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. |
|
|
|
9. |
Lopes, José P. 2002. Gestão da Sala de Aula: Como prevenir e lidar com problemas de Indisciplina . ed. 4, ISBN: 972-669-440-X. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. |
|
|
|
10. |
Lopes, José P. 2002. Alunos com dificuldades de aprendizagem: Da teoria à prática (5ª ed.). Vila Real: Série Didáctica - UTAD. ed. 5. Lisboa: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Lopes, José P; Silva, Helena. 2014. Feedback professor-aluno/aluno-professor como estratégia para a melhoria da aprendizagem dos alunos. In Práticas Educativas: Teorização e Formas de Intervenção, 4 - 18. ISBN: 978-989-175-4. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Chaves, Eduardo; Pulido, Ramon; Lopes, José. 2015. "Psychometric Analysis and Normative data for the portuguese adaptation of conners' Ctrs-28", Revista Eletrónica de Educação e Psicologia - EduPsi 1, 1: 14 - 44. |
|
|
|
2. |
Silva, Helena; Lopes, José. 2015. "O professor faz a diferença no desempenho escolar dos seus alunos O que nos diz a investigação educativa", Revista Eletrónica de Educação e Psicologia - EduPsi, 1: 62 - 81. |
|
|
|
3. |
Lopes, José P; Silva, Helena; Rocha, Magda. 2014. "Escala de Benefícios da Aprendizagem Cooperativa: Construção e estudos de validação (EBAC)", Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 1: 15 - 25. |
|
|
|
4. |
Lopes, José P; Silva, Helena; Ramos, Rita. 2013. "A aprendizagem no ensino-aprendizagem das Ciências Naturais através de um método de aprendizagem cooperativa", Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciências, 12: 334 - 346. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Dominguez, Caroline; Nascimento, Maria M; Payan-Carreira, Rita; Cruz, Gonçalo; Silva, Helena; Lopes, José; Morais, Maria F. A; Morais, Eva. 2014. "Adding value to the learning process by online peer review activities: towards the elaboration of a methodology to promote
critical thinking in future engineers", European Journal of Engineering Education, 1: 1 - 19.
|
|
|
|
2. |
PINHO, Eduardo M.; FERREIRA, Carlos A. A. S; Lopes, José P. 2013. "As opiniões de professores sobre a aprendizagem cooperativa", Revista Diálogo Educacional 13, 457: 913 - 913.
|
|
|
|
Dados Complementares (Additional data)
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Lopes, José Pinto; Silva, Helena. Revista Eletrónica de Educação e Psicologia.
|
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção científica Scientific production |
17 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
11 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
10 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
6 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
4 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
2 |
Visualizações do curriculum [
1698
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
27-10-2019
às
20:08:41
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|