Curriculum Vitae

Sílvia Teresa de Azevedo Pina Neves

Data da última atualização »Last update : 22/07/2014


Sílvia Pina-Neves (área científica: Psicologia). Atualmente é Professora Auxiliar Convidada na Universidade da Madeira (UMa). Nas suas actividades de docência e investigação, tem-se dedicado às áreas da Psicologia da Educação, Psicologia Médica e também às áreas da Metodologia da Investigação em Psicologia e das Técnicas de Análise de Dados Qualitativos e Quantitativos. Publicou até ao momento 4 livros em co-autoria, 5 capítulos, 10 artigos em revistas científicas com revisor e 18 artigos em atas de eventos científicos. Participou já em mais de 2 dezenas de eventos científicos nacionais e internacionais com 21 comunicações orais (9 delas por convite) e 22 posters. Em 2012, terminou o seu Pós-Doutoramento em Psicologia na Faculdade de Psicologia e da Educação da Universidade do Porto (Portugal) e na Universidade de Eastern Finland (Joensuu, Finlândia). ------------ ENGLISH ------------ Sílvia Pina-Neves (scientific domain: Psychology). She is currently an Invited Assistant Professor at the University of Madeira (UMa). As a teacher and a researcher, she has been working on specific areas such as Educational Psychology, Medical Psychology, and also on areas such as Research Methods in Psychology and Qualitative and Quantitative Data Analysis. She has published 4 books as a co-author, 5 chapters, 10 peer-reviewed scientific papers, and 18 papers on proceedings of scientific events. She has been in over 20 national and international scientific events, presenting 21 oral communications (9 of them by invitation) and 22 posters. In 2012, she has finished her Post-Doctoral Research in Psychology at the FPCEUP (Portugal) and at the University of Eastern Finland (Joensuu, Finland).


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=9046937491311634


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Sílvia Teresa de Azevedo Pina Neves
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Pina-Neves, S.
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar Convidado
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Psicologia.
Endereço profissional
Professional address
Universidade da Madeira
CAH - Centro de Artes e Humanidades
Caminho da Penteada - Campus Universitário
9020-105 Funchal
Portugal
Correio electrónico: stpneves@uma.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2003-2008 Doutoramento
Phd
Doutoramento em Psicologia.
Universidade do Porto, Portugal.

1995-2001 Licenciatura
Licentiate degree
Psicologia Social e do Trabalho (4 anos » years) .
Universidade Fernando Pessoa, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2008-2012 Pós-Doutoramento
Postdoctorate
3 anos » years. Universidade do Porto (PT) / University of Eastern Finland (Finlândia), Portugal.

2011-2011 Curso de curta duração
Short course
Multilevel Analysis.
Instituto de Ciências Sociais - Universidade de Lisboa, Portugal.

2010-2010 Curso de curta duração
Short course
Introduction to multilevel modeling.
Universidade do Porto, Portugal.

2009-2009 Curso de curta duração
Short course
QSR Hosted NVivo 8 Workshop.
QA-IQ Birmingham, Reino Unido.

2008-2008 Curso de curta duração
Short course
Decisions that make a difference in detecting DIF.
Universidad de Oviedo, Espanha.

2008-2008 Curso de curta duração
Short course
Beginning to advanced methods in Structural Equation Modeling.
Universität Duisburg-Essen, Alemanha.

2007-2007 Curso de curta duração
Short course
Structural Equation Models: 11th Course of the ECAS Programme.
Université Pierre-Mendès - Grenoble, França.

2007-2007 Curso de curta duração
Short course
Modelos de equação estrutural: Teste de hipóteses de mediação e moderação.
Universidade do Minho, Portugal.

2007-2007 Curso de curta duração
Short course
Growth curve modeling and multilevel analysis using HLM 5 software.
Universidade do Porto, Portugal.

2006-2006 Curso de curta duração
Short course
Testing for multigroup invariance: Basic concepts and applications.
Universite Catholique de Louvain, Bélgica.

2005-2005 Curso de curta duração
Short course
Estratégias de análise de dados qualitativos e quantitativos.
Universidade do Porto, Portugal.

2005-2005 Curso de curta duração
Short course
O que nos torna uma espécie inteligente? Em busca de novos rumos.
Universidade do Porto, Portugal.

2005-2005 Curso de curta duração
Short course
Análise Qualitativa de Dados com o NUD IST 6.0.
Universidade do Porto, Portugal.

2005-2005 Curso de curta duração
Short course
Introdução à Análise Factorial Confirmatória com o EQS.
Universidade do Porto, Portugal.

2004-2004 Curso de curta duração
Short course
Aplicaciones de los modelos tipo-Rasch en la medición psicológica.
Universidade do Minho, Portugal.

2000-2000 Curso de curta duração
Short course
S.P.S.S. for Windows.
Universidade Fernando Pessoa, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade da Madeira
Mai/2014-Actual Professor Auxiliar Convidado

Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto
Set/2010-Set/2013 Professor Auxiliar Convidado

Universidade Fernando Pessoa
Set/2008-Jul/2011 Professor Auxiliar

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Set/2008-Jul/2011 Docente
Jan/2001-Dez/2002 Bolseira Técnica de Investigação

Associação Empresarial de Portugal
Out/2000-Set/2001 Consultora de Formação Profissional

Colégio Nossa Senhora da Paz
Jan/1998-Jul/1999 Estagiária





Atividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade da Madeira
Mai/2014-Actual
Curso»Academic program: 1.º Ciclo em Psicologia

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Teorias da Motivação e da Personalidade(Regente)


Mai/2014-Actual
Curso»Academic program: Mestrado em Psicologia da Educação

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Avaliação Psicológica em Psicologia da Educação(Regente)




Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto
Set/2010-Set/2013
Curso»Academic program: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia II(Regente)
  • Psicologia I(Docente)


Set/2010-Set/2013
Curso»Academic program: Doutoramento em Medicina Dentária

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Diagnóstico e Terapêutica I(Docente)




Universidade Fernando Pessoa
Set/2008-Jul/2011
Curso»Academic program: Mestrado em Psicologia - 2.º Ciclo de Estudos e Mestrado de Transição

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Questões Aprofundadas de Métodos, Técnicas e Análise de Dados Qualitativos(Docente)
  • Questões Aprofundadas de Métodos, Técnicas e Análise de Dados Quantitativos(Docente)


Set/2008-Jul/2011
Curso»Academic program: Licenciatura em Criminologia

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Técnicas Quantitativas de Análise de Dados(Docente)
  • Técnicas Qualitativas de Análise de Dados(Docente)


Set/2008-Jul/2011
Curso»Academic program: Mestrado em Psicologia Jurídica

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Metodologia da Investigação(Docente)
  • Métodos, Técnicas e Análise de Dados Quantitativos e Qualitativos(Docente)




Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Set/2008-Jul/2011
Curso»Academic program: Mestrado em Temas de Psicologia

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia I(Docente)
  • Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia II(Docente)






Atividades de Serviços técnicos especializados (Specialized technical services activities)


Associação Empresarial de Portugal
Out/2000-Set/2001
Serviço realizado»Executed service:

Avaliação de projectos de formação profissional






Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)


Colégio Nossa Senhora da Paz
Nov/1998-Jul/1999
Atividade realizada»Activity:

Estágio nos Serviços de Psicologia e Orientação






Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2009-2010
Concepções pessoais de competência de alunos e eficácia colectiva de turmas, professores e escolas: Contributos para a promoção do sucesso escolar no ensino secundário
Referência do projeto»Project reference: Ref.: FSE/CED/83522/2008.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia; Ministério da Educação.

2001-2002
Motivação e realização escolar. Desenvolvimento diferencial de padrões adaptativos em contextos educativos
Referência do projeto»Project reference: Ref.: POCTI/PSI/36447/99.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Francês (Bem), Alemão (Razoavelmente), Italiano (Bem), Espanhol (Bem), Português (Bem).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Alemão (Pouco), Italiano (Razoavelmente), Espanhol (Bem), Português (Bem).

Reading
Inglês (Bem), Francês (Bem), Alemão (Razoavelmente), Italiano (Bem), Espanhol (Bem), Português (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Francês (Bem), Alemão (Razoavelmente), Italiano (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente), Português (Bem).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
2010- Actual Ordem dos Psicólogos Portugueses, Membro efectivo.
2006- Actual International Test Commission, Membro.
Membro individual.
2002- Actual Associação Portuguesa de Psicologia, Membro.
Sócia Efectiva.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Faria, L.; Pina-Neves, S.; Stocker, J.; Costa, A.; Costa, M.. 2010. Concepções pessoais de competência de alunos e eficácia colectiva de escolas: Que contributos para o sucesso no ensino secundário?. ed. 1, ISBN: 978-989-8148-60-5. Porto: Livpsic/Legis Editora.
2. Lima Santos, N; Pina-Neves, S.. 2004. Avaliação do impacto organizacional de estratégias de consultoria formativa em PME: Da concepção de uma metodologia à reflexão sobre boas práticas. ed. 1. Leça da Palmeira: EURISKO / AEP.
3. Lima Santos, N; Pina-Neves, S.; Anjos Ribeiro, C. 2003. O papel das chefias intermédias nas organizações: cenários e desafios – Caderno temático publicado no âmbito do Programa Nacional de Qualificação de Chefias Intermédias (PRONACI). ed. 1. Leça da Palmeira: AEP.
4. Lima Santos, N; Pina-Neves, S.. 2001. Formação e Assistência Técnica às Micro Empresas 2000/01: Divulgação dos Resultados do Projecto CONSOLIDAR. ed. 1. Leça da Palmeira: AEP.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Pina-Neves, S.; Teixeira, V.; Corrêa, F. N. P; Guedes Pinto, A. C; Andrade, David J. C. 2014. Contributos da Psicologia para a Odontopediatria.  In Odontopediatria (Vol. I), ?? - ??. . Lisboa: LIDEL (Aceite para publicação).
2. Pina-Neves, S.; Faria, L.. 2008. Papel das concepções pessoais de competência na realização escolar: Análise do impacto do nível sócio-económico com modelos de equações estruturais.  In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos (Volume XIII), 2515 - 2530. . Braga: Disponível em CD-ROM.
3. Lima Santos, N; Magalhães, S.; Pina-Neves, S.. 2004. Escala de Auto Conceito de Competência (E.A.C.C.): Novo estudo das qualidades psicométricas.  In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos (Volume X), 454 - 462. . Braga: Psiquilíbrios Edições.
4. Lima Santos, N; Pina-Neves, S.. 2004. Questionário sobre Valores Associados ao Trabalho (Q.V.A.T.): Qualidades psicométricas revisitadas.  In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos (Volume X), 251 - 260. . Braga: Psiquilíbrios Edições.
5. Pina-Neves, S.; Faria, L.. 2004. Auto-eficácia académica: Definição conceptual e recomendações metodológicas para a construção de instrumentos de avaliação.  In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos (Volume X), 391 - 399. . Braga: Psiquilíbrios Edições.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Pina-Neves, S.; Faria, Luísa; Räty, Hannu. 2013. "Students’ individual and collective efficacy: Joining together two sets of beliefs for understanding academic achievement", European Journal of Psychology of Education 28, 2: 453 - 474.
2. Stocker, J.; Pina-Neves, S.; Faria, L.. 2010. "Competência percebida e realização escolar: Que relações em alunos do ensino secundário?", Psychologica, 52 (1): 427 - 446.
3. Pina-Neves, S.; Faria, L.. 2009. "Auto-conceito e auto-eficácia: Semelhanças, diferenças, inter-relação e influência no rendimento escolar", Revista da FCHS da UFP, 6: 215 - 226.
4. Pina-Neves, S.; Faria, L.. 2008. "Atribuições e dimensões causais: Reformulação, adaptação e validação de um questionário", Psychologica, 48: 47 - 75.
5. Pina-Neves, S.; Faria, L.. 2007. "Auto-eficácia académica e atribuições causais em Português e Matemática", Análise Psicológica 25, 4: 635 - 652.
6. Pina-Neves, S.; Faria, L.. 2006. "Construção, adaptação e validação da Escala de Auto-Eficácia Académica (EAEA)", Psicologia 20, 2: 45 - 68.
7. Pina-Neves, S.; Faria, L.. 2006. "Escala de Concepções Pessoais de Inteligência (ECPI): Contributos para a validade de construto através da análise factorial confirmatória", Psicologia e Educação 5, 1: 5 - 19.
8. Pina-Neves, S.; Faria, L.. 2005. "Concepções pessoais de competência: Da integração conceptual à intervenção psicopedagógica", Psicologia 18, 2: 101 - 128.
9. Magalhães, S.; Pina-Neves, S.; Lima Santos, N. 2003. "Auto-conceito de competência: Diferenças entre cursos de carácter geral e profissional no ensino secundário português", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación 8, 10: 263 - 272.
10. Pina-Neves, S.; Faria, L.. 2003. "Concepções pessoais de competência e realização escolar: Apresentação de um modelo integrador", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación 8, 10: 283 - 294.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Pina-Neves, S.; Faria, L.. 2012. "Developmental changes in academic efficacy beliefs: A latent growth curve model", Trabalho apresentado em 1st International Conference on Time Perspective, In 1st International Conference on Time Perspective: Book of Abstracts, Coimbra.
2. Pina-Neves, S.; Faria, L.. 2012. "Exploring developmental changes in students’ individual and collective efficacy beliefs", Trabalho apresentado em 16th European Conference on Personality Psychology, In 16th European Conference on Personality Psychology: Book of Abstracts, Trieste.
3. Magalhães, S.; Lima Santos, N; Pina-Neves, S.. 2011. "Auto-conceito de competência e auto-aprendizagem no ensino secundário português: Diferenças em função do género e do ano de escolaridade", Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, In Libro de Actas do XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, A Coruña.
4. Magalhães, S.; Lima Santos, N; Pina-Neves, S.. 2011. "Auto-conceito de competência e auto-aprendizagem: Comparação entre alunos de cursos científico-humanísticos e cursos profissionais", Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, In Libro de Actas do XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, A Coruña.
5. Passeira Torres, D; Pina-Neves, S.. 2010. "Estratégias de aprendizagem, auto-eficácia académica e rendimento escolar: Estudo de um modelo de inter-relações", Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga.
6. Pina-Neves, S.; Faria, L.. 2010. "A influência das crenças de eficácia individual e colectiva no rendimento escolar: Estudo com alunos do ensino público e privado", Trabalho apresentado em I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos” , In Actas do I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos” , Braga.
7. Pina-Neves, S.; Faria, L.. 2009. "Concepções pessoais de competência e rendimento escolar: Análise dos efeitos moderadores do sexo e do ano de escolaridade através de equações estruturais", Trabalho apresentado em X Congresso Internacional Galego Português de Psicopedagogia , In Actas do X Congresso Internacional Galego Português de Psicopedagogia , Braga.
8. Pina-Neves, S.; Faria, L.. 2007. "Diferenciação das concepções de inteligência, das atribuições, do auto conceito e da auto eficácia académica na transição do ensino básico para o ensino secundário", Trabalho apresentado em IX Congreso Internacional Galego Portugués de Psicopedagoxia , In Libro de Actas do Congreso Internacional Galego Portugués de Psicopedagoxia , Coruña.
9. Lima Santos, N; Pina-Neves, S.; Quintela, A.. 2006. "Auto-aprendizagem, auto-regulação e estratégias de organização pessoal no contexto dos e-cursos: Qualidades psicométricas de dois instrumentos de avaliação", Trabalho apresentado em XI Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , In Actas da XI Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , Braga.
10. Lima Santos, N; Pina-Neves, S.; Quintela, A.. 2006. "E-learning: Das características dos e-aprendizes à avaliação de estratégias organização pessoal, de auto-regulação e de auto-aprendizagem", Trabalho apresentado em VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Actas do VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Évora.
11. Pina-Neves, S.; Faria, L.. 2005. "Questionário de Atribuições e Dimensões Causais (QADC): Análises factoriais exploratórias e diferenças entre 9º e 10º anos", Trabalho apresentado em VIII Congresso Galaico Português de Psicopedagogia , In Actas do VIII Congresso Galaico Português de Psicopedagogia , Braga.
12. Pina-Neves, S.; Faria, L.. 2003. "Contribuições para o desenvolvimento de um modelo integrador das concepções pessoais de competência", Trabalho apresentado em V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Livro de Resumos do V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Lisboa.
13. Pina-Neves, S.; Lima Santos, N. 2003. "Emergência de novos perfis de valores profissionais em função do género", Trabalho apresentado em V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia , In Livro de Resumos do V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia , Lisboa.
14. Lima Santos, N; Magalhães, S.; Pina-Neves, S.. 2003. "Auto-conceito de competência, aspirações e expectativas de alunos de cursos de carácter geral e profissional", Trabalho apresentado em VII Congresso Galego Portugués de Psicopedagoxia, In Actas do VII Congresso Galego Portugués de Psicopedagoxia, Coruña.
15. Lima Santos, N; Pina-Neves, S.. 2002. "Questionário sobre Valores Associados ao Trabalho (Q.V.A.T.): Estudo de adaptação no contexto sócio-laboral do norte de Portugal", Trabalho apresentado em V Simpósio sobre Comportamento Organizacional da Associação Portuguesa de Psicologia, In Actas do V Simpósio sobre Comportamento Organizacional da Associação Portuguesa de Psicologia, Braga.
16. Lima Santos, N; Pina-Neves, S.. 2002. "Teorias e práticas de concepção, execução e avaliação da Formação Profissional", Trabalho apresentado em V Simpósio sobre Comportamento Organizacional da Associação Portuguesa de Psicologia, In Actas do V Simpósio sobre Comportamento Organizacional da Associação Portuguesa de Psicologia, Braga.
17. Pina-Neves, S.; Lima Santos, N. 2002. "Valores profissionais no contexto sócio-laboral português: Diferenças em função do sexo", Trabalho apresentado em V Simpósio sobre Comportamento Organizacional da Associação Portuguesa de Psicologia, In Actas do V Simpósio sobre Comportamento Organizacional da Associação Portuguesa de Psicologia, Braga.
18. Lima Santos, N; Pina-Neves, S.. 2001. "O Projecto CHANCE – Competências e Habilidades Adquiridas Numa Comunidade Empresarial", Trabalho apresentado em Modelos e Práticas em Educação de Adultos, In Modelos e Práticas em Educação de Adultos. Actas das II Jornadas, Coimbra.
19. Lima Santos, N; Pina-Neves, S.. 2001. "Questionário sobre Valores da Vida Profissional (Q.V.V.P.): Estudo de adaptação com adolescentes portugueses", Trabalho apresentado em VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, In Actas do VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, Braga.
20. Pina-Neves, S.; Lima Santos, N. 2001. "Estudo diferencial dos valores profissionais entre adolescentes portugueses", Trabalho apresentado em VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, In Actas do VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, Braga.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Lima Santos, N; Pina-Neves, S.. 2001. "Da valorização e centralidade do trabalho à emergência de novos perfis de valores profissionais", Revista da UFP, 6: 215 - 226.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Pina-Neves, S.. 2007. "Concepções pessoais de competência: Contributos para a construção e validação de um modelo compreensivo no contexto de realização escolar", 500 pp.. Tese não Publicada: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Tese de Doutoramento.
2. Pina-Neves, S.. 2000. "Estudo dos valores profissionais em contexto escolar". Monografia não Publicada: Universidade Fernando Pessoa.
Trabalho Monográfico de Licenciatura.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Pina-Neves, S.; Leitão, M.; Bronze, M.; Ramos, M.; Marchão, N.; Bernardo, R.. Beliefs and representations in dentistry: A small study with children and elderly people,6.º Encontro de Investigação Jovem da Universidade do Porto,Porto,2013 (Comunicação).
2. Pina-Neves, S.; Teixeira, V.. "Persona": Uma experiência pedagógica na FMDUP,Workshop Anual de Inovação e Partilha Pedagógica da Universidade do Porto,Porto,2013 (Comunicação).
3. Pina-Neves, S.; Faria, L.. Exploring developmental changes in students’ individual and collective efficacy beliefs,16th European Conference on Personality Psychology,Trieste,2012 (Poster).
4. Pina-Neves, S.; Jorge, A.; Teixeira, V.. Psicologia e Medicina Dentária: Um encontro de saberes para uma visão mais compreensiva do ser humano e uma intervenção mais eficaz,1.º Congresso Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses,Lisboa,2012 (Comunicação).
5. Mota, M.; Pina-Neves, S.. Crenças de eficácia pessoal dos professores: Proposta e pré validação de um modelo explicativo,1.º Congresso Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses,Lisboa,2012 (Comunicação).
6. Pina-Neves, S.; Faria, L.. Developmental changes in academic efficacy beliefs: A latent growth curve model,1st International Conference on Time Perspective,Coimbra,2012 (Poster).
7. Pina-Neves, S.; Faria, L.. Crenças de eficácia académica individual e colectiva: Estudo da invariância configuracional e métrica de dois instrumentos,VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica e XV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Lisboa,2011 (Comunicação).
8. Passeira Torres, D; Pina-Neves, S.. Estratégias de aprendizagem, auto-eficácia académica e rendimento escolar: Estudo de um modelo de inter-relações,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,2010 (Comunicação).
9. Pina-Neves, S.; Stocker, J.; Faria, L.. Students´ individual and collective efficacy: Joining together two sets of beliefs for understanding academic achievement,12th International Conference on Motivation,Braga,2010 (Poster).
10. Faria, L.; Pina-Neves, S.. Personal conceptions of competence and academic achievement: Testing the predictive power of motivational beliefs using structural equation modeling,12th International Conference on Motivation,Porto,2010 (Comunicação).
11. Pina-Neves, S.; Faria, L.. A influência das crenças de eficácia individual e colectiva no rendimento escolar: Estudo com alunos do ensino público e privado,I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contexto Educativos”,Braga,2010 (Comunicação).
12. Pina-Neves, S.; Faria, L.. Concepções pessoais de competência e rendimento escolar: Análise dos efeitos moderadores do sexo e do ano de escolaridade através de equações estruturais,X Congresso Internacional Galego-Português de Picopedagogia,Braga,2009 (Poster).
13. Pina-Neves, S.; Faria, L.. Papel das concepções pessoais de competência na realização escolar: Análise do impacto do nível sócio-económico com modelos de equações estruturais,XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga ,2008 (Poster).
14. Pina-Neves, S.. Escala de Auto-Eficácia Académica (EAEA): Passos dados na construção, adaptação e validação do instrumento,Seminário: “Concepções pessoais de inteligência: Do enquadramento conceptual às práticas de investigação”,Porto,2008 (Comunicação).
15. Pina-Neves, S.; Faria, L.. Diferenciação das concepções de inteligência, das atribuições, do auto conceito e da auto eficácia académica na transição do ensino básico para o ensino secundário,IX Congreso Internacional Galego Portugués de Psicopedagoxia,A Coruña,2007 (Poster).
16. Lima Santos, N; Pina-Neves, S.. Recent findings on gender differences in work values of Portuguese workers,10th European Congress of Psychology,Prague ,2007 (Poster).
17. Faria, L.; Pina-Neves, S.. Personal Conceptions of Intelligence Scale (PCIS): Contributions to the construct validity using confirmatory factor analysis,10th European Congress of Psychology,Prague ,2007 (Poster).
18. Pina-Neves, S.; Faria, L.. The comparison of conceptions of intelligence, attributional patterns, self concept and academic self efficacy in the transition from basic to secondary school,13th European Conference on Developmental Psychology,Jena,2007 (Poster).
19. Lima Santos, N; Pina-Neves, S.; Quintela, A.. E-learning: Das características dos e-aprendizes à avaliação de estratégias organização pessoal, de auto-regulação e de auto-aprendizagem,VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Évora,2006 (Poster).
20. Pina-Neves, S.; Faria, L.. Academic self-efficacy expectancies in the Portuguese context: An exploratory study using confirmatory factor analysis,4th Biennial SELF Research Conference: Self concept, Motivation, Social and Personal Identity for the 21st Century,Ann Arbor,2006 (Poster).
21. Pina-Neves, S.; Faria, L.. Escala de Concepções Pessoais de Inteligência (ECPI): Contributos para a validade de construto através da análise factorial confirmatória,XI Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2006 (Poster).
22. Lima Santos, N; Pina-Neves, S.; Quintela, A.. Auto aprendizagem, auto regulação e estratégias de organização pessoal no contexto dos e cursos: Qualidades psicométricas de dois instrumentos de avaliação,XI Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2006 (Poster).
23. Pina-Neves, S.; Faria, L.. Concepções pessoais de competência no contexto escolar: Contributos para a compreensão do (in)sucesso em Português e Matemática,XI Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2006 (Comunicação).
24. Pina-Neves, S.; Lima Santos, N. Avaliação do impacto de acções de consultoria formativa em PME,VI Simpósio sobre Comportamento Organizacional,Lisboa,2005 (Comunicação).
25. Pina-Neves, S.; Faria, L.. Auto-eficácia académica e atribuições causais na Língua Portuguesa e na Matemática: Estudo com alunos dos 9º e 10º anos,VIII Congresso Galaico Português de Psicopedagogia,Braga,2005 (Comunicação).
26. Pina-Neves, S.; Faria, L.. Questionário de Atribuições e Dimensões Causais (QADC): Análises factoriais exploratórias e diferenças entre 9º e 10º anos,VIII Congresso Galaico Português de Psicopedagogia,Braga,2005 (Poster).
27. Pina-Neves, S.; Faria, L.. Auto-eficácia académica: Definição conceptual e recomendações metodológicas para a construção de instrumentos de avaliação,X Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga ,2004 (Comunicação).
28. Lima Santos, N; Magalhães, S.; Pina-Neves, S.. Escala de Auto Conceito de Competência (E.A.C.C.): Novo estudo das qualidades psicométricas,X Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2004 (Poster).
29. Lima Santos, N; Pina-Neves, S.. Questionário sobre Valores Associados ao Trabalho (Q.V.A.T.): Qualidades psicométricas revisitadas,X Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2004 (Comunicação).
30. Magalhães, S.; Pina-Neves, S.; Lima Santos, N. Auto-conceito de competência: Diferenças entre cursos de carácter geral e profissional no ensino secundário português,VII Congreso Galego Portugués de Psicopedagoxia,A Coruña,2003 (Comunicação).
31. Pina-Neves, S.; Faria, L.. Concepções pessoais de competência e realização escolar: Apresentação de um modelo integrador,VII Congreso Galego-Portugués de Psicopedagoxia,A Coruña,2003 (Comunicação).
32. Pina-Neves, S.; Faria, L.. Contribuições para o desenvolvimento de um modelo integrador das concepções pessoais de competência,V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia da Associação Portuguesa de Psicologia,Lisboa,2003 (Comunicação).
33. Pina-Neves, S.; Lima Santos, N. Emergência de novos perfis de valores profissionais em função do género,V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia da Associação Portuguesa de Psicologia,Lisboa,2003 (Poster).
34. Lima Santos, N; Magalhães, S.; Pina-Neves, S.. Auto-conceito de competência, aspirações e expectativas de alunos de cursos de carácter geral e profissional,VII Congreso Galego-Portugués de Psicopedagoxia,A Coruña,2003 (Poster).
35. Pina-Neves, S.; Lima Santos, N. Valores profissionais no contexto sócio laboral português: Diferenças em função do sexo,V Simpósio sobre Comportamento Organizacional da Associação Portuguesa de Psicologia,Braga,2002 (Comunicação).
36. Lima Santos, N; Pina-Neves, S.. Teorias e práticas de concepção, execução e avaliação da Formação Profissional,V Simpósio sobre Comportamento Organizacional da Associação Portuguesa de Psicologia,Braga,2002 (Poster).
37. Lima Santos, N; Pina-Neves, S.. Questionário sobre Valores Associados ao Trabalho (Q.V.A.T.): Estudo de adaptação no contexto sócio-laboral do norte de Portugal,V Simpósio sobre Comportamento Organizacional da Associação Portuguesa de Psicologia,Braga,2002 (Poster).
38. Lima Santos, N; Pina-Neves, S.. Questionário sobre Valores da Vida Profissional (Q.V.V.P.): Estudo de adaptação com adolescentes portugueses,VI Congresso Galaico Português de Psicopedagogia,Braga,2001 (Poster).
39. Pina-Neves, S.; Lima Santos, N. Estudo diferencial dos valores profissionais entre adolescentes portugueses,VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia,Braga,2001 (Poster).
40. Lima Santos, N; Pina-Neves, S.. O Projecto CHANCE – Competências e Habilidades Adquiridas Numa Comunidade Empresarial,2as Jornadas “Modelos e Práticas em Educação de Adultos”,Coimbra,2001 (Poster).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Ana Alexandra Sousa Valente, Qualidade de vida, autoestima, autoimagem e perceções de saúde oral em crianças e adolescentes, 2013. Dissertação (Mestrado Integrado em Medicina Dentária) - Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (Orientador).
2. Bruna Passeado Branco Ribeiro, Contributos para compreender, avaliar e gerir a ansiedade em Medicina Dentária, 2012. Dissertação (Mestrado Integrado em Medicina Dentária) - Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (Orientador).
3. Maria Susana Nogueira Magalhães, Auto-conceito de competência e auto-aprendizagem em alunos do ensino secundário: Diferenças entre cursos de prosseguimento de estudos e cursos profissionais , 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Ramo de Saúde e Intervenção Comunitária)) - Universidade Fernando Pessoa (Co-orientador).
4. Susana Maria Veiga de Sousa Vieira, Impacto do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) na auto-estima e na auto-aprendizagem de adultos, 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Ramo de Educação e Intervenção Comunitária)) - Universidade Fernando Pessoa (Orientador).
5. Diana Isabel Passeira Torres, Estratégias de aprendizagem e auto-eficácia académica: Contributos para a explicação do rendimento em Língua Portuguesa e Matemática, 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Ramo de Educação e Intervenção Comunitária)) - Universidade Fernando Pessoa (Orientador).
6. Maria de Fátima Vieira Caetano Ferreira da Mota, Crenças de eficácia individual e colectiva de professores: Estudo num estabelecimento de ensino particular e cooperativo do Norte de Portugal, 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Ramo de Educação e Intervenção Comunitária)) - Universidade Fernando Pessoa (Orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Mestrado
Master degree
1. Pina-Neves, S.. Participação no júri de Ana Cláudia Marques de Pinho Assis. Estudo da qualidade de vida de pacientes portadores de prótese dentária removível, 2013.  Dissertação (Mestrado Integrado em Medicina Dentária) - Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto.
2. Sílvia Teresa de Azevedo Pina Neves. Participação no júri de Marisa Raquel da Silva Costa. Competência emocional no contexto de saúde: Estudo exploratório com enfermeiros e voluntários, 2008.  Dissertação (Psicologia, Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde) - Universidade do Porto.
3. Pina-Neves, S.. Participação no júri de Ana Cristina Fontes da Costa. A inteligência emocional no contexto de enfermagem: Estudo exploratório com o Emotional Skills and Competence Questionnaire (ESCQ), 2008.  Dissertação (Psicologia, Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde) - Universidade do Porto.


Bacharelato/Licenciatura
Degree of licentiate
1. Sílvia Teresa de Azevedo Pina Neves. Participação no júri de Cristiano Dias da Silva. Avaliar a formação profissional: Contributos do modelo de Kirkpatrick, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Psicologia Social e do Trabalho) - Universidade Fernando Pessoa.


Outra
Other
1. Pina-Neves, S.. Participação no júri de Manuela Vasconcelos Rodrigues. Relatório de Atividades de Estágio - Mestrado em Psicologia da Educação, 2014. Outra, Universidade da Madeira.
2. Pina-Neves, S.. Participação no júri de Frederico Sérgio Correia de Nóbrega Freitas Teixeira. Relatório de Atividades de Estágio - Mestrado em Psicologia da Educação, 2014. Outra, Universidade da Madeira.


Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Pina-Neves, S.. Revista Portuguesa de Educação, de 2010/12/01 até 2011/01/31, Função ou tipo de participação: Reviewer.
2. Pina-Neves, S.. Psicologia, de 2009/06/01 até 2009/07/31, Função ou tipo de participação: Reviewer.
3. Pina-Neves, S.. Psicologia, de 2009/03/01 até 2009/04/30, Função ou tipo de participação: Reviewer.
4. Pina-Neves, S.. Psicologia, de 2007/06/01 até 2007/07/31, Função ou tipo de participação: Reviewer.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
42

Livros e capítulos
Books and book chapters
9
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
4
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
5
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
11
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
10
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
20
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
20
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
2

Total
Produção técnica
Technical production
40

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
40

Total
Dados complementares
(Additional data)
16

Orientações
Orientations
6
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
6
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
4


Visualizações do curriculum [ 3566 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 28-10-2019 às 00:46:59
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (2)
 Co-authors listed in Degóis